O vereador Fábio Braga (PTN), falou hoje, em discurso na Câmara Municipal sobre os problemas urbanos do excesso de lixo nas ruas e das fiações irregulares.
terça-feira, fevereiro 3
Agenda em Brasília
O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) está em Brasília hoje:
- 10 horas - Reunião com o ministro da Educação, Cid Gomes.
- Local: Ministério da Educação (MEC)
- 15 horas - Reunião com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.
- Local: Ministério da Integração Nacional.
- 17 horas - Reunião com o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
- Local: Ministério da Saúde.
Reeleito para Sinditaxi
- Vicente de Paula Oliveira reeleito presidente do Sindicato dos Taxistas do Ceará.
- Ganhou com 1.872 votos contra 197 da chapa 2, nove votos em branco e seis nulos.
- Vai para o quarto mandato consecutivo e administrará o Sinditaxi para o quadriênio 2015-2018.
Na Devassa
Quando o assunto é folia, a Cervejaria Devassa Aldeota sabe bem como animar fortalezenses e visitantes da Capital. Para esperar a festa do Rei Momo, a casa promove, dia 6 de fevereiro, o Ensaio Carnaval Devassa Aldeota. A animação começa a partir das 18 horas com a banda Samba Partido Novo. A partir das 20 horas, enquanto os clientes se deliciam com o open bar de whisky, vodka e chope, a música ficará por conta do cantor Neto Rodrigues e os meninos da P14.
SERVIÇO
Cervejaria Devassa Aldeota
Rua Júlio Abreu, 175
Informações: (85) 2181.1669
Aids
A Secretaria da Saúde do Estado fará testagem rápida para o vírus HIV neste sábado, 7 de fevereiro, das 8 às 13 horas, na Praça do Ferreira. Adolescentes e jovens de 15 a 24 anos, população-alvo da atual campanha de prevenção, mulheres casadas que nunca realizaram teste para aids, trabalhadoras do sexo e a população que tem dificuldade de ir a um posto de saúde devem realizar o teste para HIV antes do carnaval. Durante a ação de prevenção e controle da aids também haverá vacinação contra hepatite B e entrega de preservativos. Quem for atendido na praça também receberá abanadores com informações que vão além da prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. Nos abanadores, dois alertas importantes: a necessidade de hidratação, com o consumo de pelo menos dois litros de águas por dia, e do uso de protetor solar para evitar câncer de pele.
No Ceará, assim como no Brasil, o número de casos de aids em jovens vem aumentando. Entre adolescentes e jovens de 15 a 24 anos o número de casos passou de 521 em 2006 para 1.212 em 2012, um aumento de 136,7%. A Secretaria da Saúde do Estado desenvolve ações para facilitar e ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do HIV, através de capacitações para profissionais de saúde do Estado em testagem rápida para o HIV e sífilis, em parceria no Projeto Fique Sabendo Jovem/Unicef e na realização de campanhas do "Fique Sabendo" que ocorrem em espaços públicos
Na nova campanha para o controle da aids, lançada em 1º de dezembro do ano passado, o Ministério da Saúde apresentou pela primeira vez a estratégia de prevenir, testar e tratar, com foco no público jovem. A mensagem geral da campanha busca incentivar o jovem a se prevenir contra o vírus da aids, usar camisinha, fazer o teste e, se der positivo, começar logo o tratamento. A campanha reforça o slogan com a gíria “#partiuteste”, linguagem típica desta faixa etária prioritária.
O incentivo à testagem e tratamento (prevenção combinada) é a nova abordagem da política pública de controle da aids e estará em destaque durante o ano de 2015, ressaltando o incentivo a testar e tratar, com enfoque na adesão ao tratamento precoce. O objetivo é o aumento do foco estratégico em ambientes e populações prioritárias para acelerar a expansão do tratamento. A campanha vai ao encontro das metas do UNAIDS/OMS. A meta é testar 90% da população brasileira e, das pessoas que apresentarem resultado positivo, tratar 90%. Como resultado, conseguir que 90% das pessoas tratadas apresentem carga viral indetectável.
De acordo com o novo boletim epidemiológico, atualmente cerca de 734 mil pessoas vivem com HIV e aids no país. Desde os anos 1980, foram notificados 757 mil casos de aids no país. No Ceará foram registrados cerca de 17 mil casos nesse mesmo período. A epidemia no Brasil está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 20,4 casos, a cada 100 mil habitantes, em 2013. No Estado essa taxa é de 14 casos a cada 100 mil habitantes.
Aids
A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV e que é transmitida através da troca de secreções (sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno) entre uma pessoa infectada e uma pessoa sadia, em situações como relações sexuais desprotegidas ou transfusões de sangue. Por isso, hábitos simples como o uso do preservativo durante o sexo e a utilização de seringas e agulhas descartáveis são a melhor forma para evitar a transmissão do vírus.
O teste rápido de HIV é feito a partir da coleta de uma pequena quantidade de sangue da ponta do dedo. Os exames, colocados em um dispositivo de testagem, dão o resultado minutos depois. Dependendo do diagnóstico, os encaminhamentos para os serviços de atendimento em doenças sexualmente transmissíveis já são feitos na hora. O resultado do teste rápido tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.
O teste de Aids não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame. Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. Por conta disso, é melhor fazer o exame após esse período.
Hepatite B
As hepatites são doenças que atacam o fígado. A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, mas também pode ser transmitida pelo contato com sangue e por materiais cortantes contaminados, como alicate de unha. Por isso, o Ministério da Saúde alerta que, além do uso da camisinha em todas as relações sexuais, não se deve compartilhar escova de dente, alicates de unha, lâminas de barbear ou depilar. É importante também sempre usar materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e piercing, serviços de saúde, acupuntura, procedimentos médicos, odontológicos e hemodiálise.
Nem sempre a hepatite B apresenta sintomas. Quando aparecem, podem provocar cansaço, tontura ou ânsia de vômito. A pessoa pode levar anos para perceber que está doente. O diagnóstico e o tratamento precoce podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado, por exemplo. O teste, o tratamento e o acompanhamento das hepatites virais estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina contra hepatite B é de rotina e está disponível nos postos de vacinação dos municípios durante todo o ano para que a população de zero a 49 anos não deixe de completar o esquema.
Manifestação na Câmara
Manifestantes ocuparam hoje (03), o plenário da Câmara Municipal de Fortaleza. Entre eles estavam membros do sindicato de vigilantes da Kioma, empresa de segurança.
Entre as reivindicações estavam a cassação do vereador Aonde É (PTC), preso por usar o salário de seu assessor, mas que foi solto no final de 2014. O vereador estava presente na sessão. Eles também queriam melhores condições de trabalho para os vigilantes.
José do Carmo (PSL), vice-presidente da casa, pediu para que os manifestantes apresentassem suas pautas em reunião com alguns vereadores. João Alfredo (Psol) e Deodato Ramalho (PT), apoiam às reivindicações.
Assinar:
Postagens (Atom)
Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos
Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...
.jpg)
-
CONVENÇÃO MUNICIPAL DA FEDERAÇÃO PSOL/REDE FORTALEZA. O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, e a Rede Sustentabilidade, que compõem a Fede...
-
Com o compromisso de buscar a inovação de políticas públicas que garantam soluções e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara ...
-
Com o lema "Amar e cuidar de Caucaia", o pré-candidato a prefeito do município pelo partido dos trabalhadores, Waldemir Catanho, r...