quarta-feira, dezembro 17

CNI Ibope: aumenta popularidade de Dilma

A presidente Dilma Rousseff encerra o primeiro mandato com 52% de aprovação. O número de pessoas que aprovam a maneira de governar da presidente subiu quatro pontos percentuais e passou de 48% em setembro para 52% neste mês, enquanto que o percentual dos que desaprovam baixou de 46% para 41%.
No mesmo período, o número dos que consideram o governo ótimo ou bom cresceu pouco, de 38% para 40%, e o dos que acham o governo ruim ou péssimo baixou de 28% para 27%, ambos dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais.
As informações são da pesquisa CNI-Ibope, divulgada hoje, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Entre os entrevistados, 51% disseram que confiam na presidente, seis pontos percentuais acima dos 45% registrados em setembro. A confiança em Dilma Rousseff aumentou principalmente entre as pessoas que moram na periferia, onde alcançou 56%. Nas capitais, mesmo com o crescimento de oito pontos percentuais frente a setembro, o número dos que confiam na presidente, que é de 45%, é inferior aos 48% que não confiam. 
A pesquisa revela ainda que a avaliação positiva do governo melhorou sobretudo na região Sudeste, onde o número dos que consideram o governo ótimo ou bom cresceu oito pontos percentuais entre setembro e dezembro. A aprovação da maneira de governar da presidente recuou 13 pontos percentuais nos municípios com até 20 mil habitantes e ficou em 56%. Nas cidades com mais de cem mil habitantes, esse número aumentou 8 pontos percentuais e alcançou 45%.
Segundo o gerente executivo da Unidade de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, apesar da melhora da popularidade no terceiro trimestre, o governo ainda não recuperou os níveis de aprovação anteriores aos protestos de julho de 2013. Antes das manifestações populares, o percentual de pessoas que considerava o governo ótimo ou bom oscilou entre 48% (julho de 2011) e 63% (março de 2013). Depois dos protestos, variou de 32% em julho de 2013 a 40% em dezembro deste ano. A aprovação da maneira de governar da maneira de governar da presidente, que oscilava de 67% (julho de 2011) a 79% (março de 2013) recuou para os atuais 52%.
ÁREAS DE ATUAÇÃO - Conforme a pesquisa, as áreas de atuação do governo com as piores avaliações em dezembro deste ano são: impostos, saúde, segurança pública, combate à inflação e juros. Entre os entrevistados, 71% desaprovam a ação do governo na área de saúde, o mesmo percentual dos que reprovam o trabalho na área de segurança pública. Entre os entrevistados, 69% desaprovam a atuação no combate à inflação.
"Com relação a setembro, o percentual da população que aprova as ações relativas a impostos aumentou de 20% para 24%, mas esta continua sendo a área com menor percentual de aprovação", diz a pesquisa. Entre os entrevistados 72% reprovam a atuação do governo com os impostos.
PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS - Nesta edição da pesquisa, os entrevistados também elegeram os pontos positivos e negativos do primeiro mandato de Dilma Rousseff. "A percepção da população é que o governo tem uma atenção especial com a questão social e com a assistência aos mais pobres", avalia Renato da Fonseca. "O combate à fome e à pobreza é considerado, espontaneamente, o principal aspecto positivo do primeiro mandato, citado como um dos três principais por 24% da população", afirma o levantamento. Em segundo lugar, com 17%, aparecem os investimentos em programas sociais. Depois, com 15%, a população elegeu o investimento na área de educação.
Entre os aspectos negativos, destaca-se o item poucos investimentos na área da saúde, citado, espontaneamente, por 30% dos entrevistados. Em seguida, com 26%, aparece o não combate à corrupção, e, com 21%, o baixo investimento em segurança pública.
A pesquisa CNI-Ibope foi feita entre cinco e oito de dezembro com 2.002 pessoas em 142 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Coletiva na Fiec


  • A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) convoca para logo mais, às duas da tarde, coletiva de imprensa, na Casa da Indústria (Avenida Barão de Studart, 1980).
  • Na pauta: impactos causados pelo atraso de três meses no repasse dos recursos do programa do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida.
  • Representantes de sindicatos da cadeia da Construção Civil estarão presentes para falar sobre o assunto.

De olho no lance

Blog do Lauriberto : De olho no lance: O Basquete Cearense perdeu, ontem, para o Macaé (RJ) por 78 a 77, no Novo Basquete Brasil (NBB) 2014-2015. O próximo jogo será amanhã, ...

Reforma Administrativa

O vereador Evaldo Lima (PCdoB), líder da prefeito Roberto Cláudio (Pros), na Câmara Municipal de Fortaleza, fala sobre a Reforma Administrativa da Prefeitura.

Babado de Natal

Organizadores do 'Babado de Natal': Dadji Alves, Bárbara Cariry e Diego Pontes
Com o tema "Babado de Natal" e uma proposta que mescla em seu cerne economia criativa e cooperatividade, acontecerá no próximo sábado (20), a partir das quatro da tarde, a sétima edição do evento Babado Coletivo. O cenário escolhido para reunir moda, arte, música e gastronomia foi o Mercado dos Pinhões, que abrigará pela segunda vez o evento itinerante.
Capitaneado pelos jovens empreendedores Hadji Aires (diretor de marketing da marca de moda Ahaze), Bárbara Cariry e Diego Pontes (sócios da loja-galeria O Mercador), além de Tiago Lopes e Gabriel Baquit (projeto editorial Amaré), o evento contará com a participação de 26 marcas autorais, visando destacar o diálogo promovido entre as diferentes linguagens produtivas, aproximando-as do público com o objetivo de impulsionar o consumo consciente e a cultura de colaboração comercial.
Assim, para viabilizar a realização do evento, a captação de recursos é feita a partir de uma plataforma de financiamento colaborativo, em que todos os custos são divididos pelos expositores: aluguel de equipamento de som; material gráfico; decoração; iluminação; cenografia; logística; banda e etc.
"Nosso objetivo é que nesse período natalino possamos proporcionar uma experiência de compra que agregue valor à vida das pessoas, fugindo dos padrões dos grandes centros comerciais e valorizando a produção local. O Babado Coletivo faz parte de uma crescente tendência global que leva a marca da cooperatividade e busca fomentar a economia criativa dando força à ousadia das marcas autorais cearenses”, afirmou Hadji Aires.
Na programação, o público também poderá conferir uma intervenção urbana realizada pelos artistas Juliana Araripe e Max Uchoa, fazendo um live painting de grafitti (pintura ao vivo), em fachadas que cercam o Mercado dos Pinhões. Quem for ao "Babado de Natal" contará ainda com playlist do DJ Ney Filho, Desenroladas e com show do cantor Filipe Flakes.
Uma das novidades desta edição será o Bingo Solidário. Cada uma das marcas participantes doará uma de suas peças para ser sorteada. O valor total arrecadado beneficiará a Companhia de Dança Edisca - ONG que desde 1991 promove o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social, por meio de uma educação interdimensional com centralidade na Arte.
Para finalizar a programação, haverá uma exposição autoral assinada pelo fotógrafo Tiago Lopes. Também haverá a exposição do editorial conceitual produzido pelas marcas Amaré, Desenroladas e Projeto Jubiloso com peças de alguns expositores.
MARCAS PARTICIPANTES
Moda: AHAZE, ENSEMBLE, MOOD, KALA, LE SERGIC, ALLIKA, BANANA ENJOY, LIÁ, CASA DO ZÉ, LADY B, FLÁVIA RODRIGUES, SIEG, CASA DO ZÉ, SEVERINA, VOVÔ QUEM FEZ. 
Acessórios: CHÁPEU TORTO, AWA ACESSÓRIOS, FLORA ACESSÓRIOS, MENAH.
Joias: BONE CERAMICS, NATHALIA CANAMARY.
Calçados: FRIDÍSSIMA, DIEGO PANASSOL.
Cadernos e agendas: ATELIER PATRICIA VERAS. 
Decoração: ERÊ DESIGN, PROJETO FÁBRICA-ESCOLA.
Editorial: REVISTA AMARÉ, DESENROLADAS, PROJETO JUBILOSO.
Arte e design: O MERCADOR, EFEITOS VISUAIS. 
SERVIÇO
Babado Coletivo – edição de Natal
Onde? Mercado dos Pinhões - Praça Visconde de Pelotas.
Quando? Dia 20 de dezembro, das 16 às 22 horas.
Mais informações: 8618-2415 / 9666-5232

Ditadura Militar


Ramon Pessoa

Que tal iniciar o ano com metas e projetos para 2015 e ter segurança de que serão realizados? Pensando nessa programação que é feita por diversas pessoas, foi que o coach Ramon Pessoa preparou um encontro sobre “A arte de realizar 2015”. O coaching acontecerá no próximo sábado (20).
Quem participar vai ficar por dentro de alguns pontos: criando e estabelecendo visões estratégicas, descobrindo a minha missão de vida, formatando sonhos em objetivos, valores X metas e PDCA da vida. O evento acontecerá na Faculdade Uniamericas, localizada no Shopping Avenida, das 8h30 às 17h30.
Pessoa é diretor executivo da R7 Coaching, empresa que vem qualificando alguns dos principais empresários do Ceará. Com o propósito de fazer vendas e conduzir o cliente até o objetivo desejado, de maneira sintética e objetiva, ele já esteve à frente de mais de 100 processos de Personal Coaching (individual) e mais de 180 pessoas no processo de Team Coaching (em grupo).
SERVIÇO
Coaching A arte de realizar 2015
Data: 20 de dezembro de 2014
Local: Faculdade Uniamericas no Shopping Avenida - Fortaleza
Horário: 8h30 - às 17h30

Copa do Brasil 2015

  • Os clubes, que vão disputar a Copa do Brasil de 2015 conheceram seus adversários na primeira fase da competição, por meio de sorteio realizado, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.
  • O Ceará pega o Confiança (SE).
  • O Fortaleza enfrenta o Ríver (PI).
  • O Icasa faz confronto com o Independente (PA).
  • A dinâmica do sorteio foi semelhante a de 2014.
  • Divididos em oito grupos, os 86 clubes foram alocados em cada um via ranking da CBF.
  • Para sorteio, cada grupo cederia a cada rodada uma dupla.
  • Primeiro se definia em que lado do diagrama cada equipe ficaria e em sequência a chave que o time ficaria

S11 para o Cearensão 2015

Com cores vibrantes, vermelho, roxo, laranja, amarelo, além do branco, a nova bola oficial do Campeonato Cearense (Cearensão) 2015, traz um novo desenho que marca o dinamismo do futebol e a vibração do torcedor.
A bola oficial da Pênalty foi confeccionada com novo laminado e 100% em microfibra, tornando-a mais macia.
A bola S11 Pró teve um desempenho, excepcional nos testes de absorção de água, forma, tamanho, quique, circunferência, esfericidade, abrasão de laminados e perda de pressão. Resultado prático: Selo APPROVED da Fifa.
O modelo, com oito gomos, proporciona menos áreas de atrito, devido ao número reduzido de junções, por isso, tornou-se mais rápida. A bola possui maior precisão graças ao laminado, com textura especial, em formato de microbolha, com função anti - impacto, que reduz o atrito da bola com o ar deixando-a muito mais precisa.
Além disso, o modelo S11 Pró é totalmente impermeável devido a tecnologia Termotec que mantém a parte interna da bola , completamente seca, conservando o mesmo peso sob chuva intensa, além de possuir o miolo removível e lubrificado. O design proporciona melhor visibilidade em campo.
Informações:
- Medidas : 68 – 70 cm
- Peso : 420 – 445 g
- Câmara Airbility
- Matéria prima: NeoGel.

Estácio e Qranio

A Estácio, segunda maior companhia de Educação de capital aberto do país, e o Qranio, aplicativo de educação e entretenimento que tem mais de 1 milhão de usuários, anunciam parceria que promete incentivar, de forma educativa e divertida, o aprendizado e o ingresso no ensino superior. A partir dessa parceria, o Qranio, uma startup de Juiz de Fora (MG), estará conectado ao sistema da universidade e, ao final de cada período, os alunos poderão ter sua performance acadêmica recompensada em Qi’$ (moedas virtuais do jogo) e trocá-las por produtos disponíveis na plataforma. O projeto-piloto começa já em 2015 pela unidade da Estácio de Juiz de Fora.
Entre os benefícios concedidos pela Estácio estão bolsas de estudos de 30%, 50% e 100%, que poderão ser resgatadas por meio dos Qi$ acumulados pelo jogador, conforme critérios a serem divulgados. A universidade oferece 86 diferentes cursos presenciais e a distância de Graduação e Graduação Tecnológica nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Ciências Humanas. 
“A parceria com a Estácio será a primeira no setor de educação e mostra a soma de forças de uma instituição de ensino de grande porte e uma startup para a criação do primeiro grande programa de reconhecimento e milhagens do conhecimento. Temos convicção de que esta será uma parceria de muito sucesso e com retornos efetivos no desempenho dos alunos. Acreditamos que muito mais que ensinar, é preciso tornar o ato de aprender algo divertido e que gere engajamento. Essa é a proposta do Qranio”, comemora Samir Iásbeck, CEO e fundador do Qranio.
Para diretora de Inovação da Estácio, Lindália Reis, a Estácio sempre inovou, desde a criação de um sistema de ensino colaborativo único em todo Brasil e no uso de novas tecnologias para facilitar o processo de aprendizagem, como games, aplicativos, simuladores e também o Leitor Estácio, nova plataforma de material didático interativo gratuito para os alunos, acessível em todos os dispositivos móveis. “Neste universo de inovação na educação, temos que construir soluções em conjunto com startups que fazem a diferença no mercado e evoluem constantemente, como é o caso do Qranio. Essa parceria para criação de um programa de incentivo e reconhecimento da performance dos alunos é apenas o primeiro passo de muitos outros projetos impactantes que podemos fazer juntos."
Consolidada no Brasil como uma das startups de maior sucesso do país, o Qranio é disponibilizado nas mais variadas plataformas. Quem participa do game pode trocar moedas virtuais, os chamados Qi$, por benefícios reais. Em três anos de operação, mais de seis mil produtos e serviços já foram resgatados pelos participantes.
Sobre o Qranio
O Qranio quer tornar o aprendizado divertido para estimular todas as pessoas a aprenderem a qualquer momento. Isso através de um conteúdo educacional qualificado, divertido e com possibilidade de se ganhar benefícios reais. O Qranio é um aplicativo que pode ser acessado via internet, celulares comuns (via SMS), smartphones iOS, Android, Windows Phone e FirefoxOS, e já conta com mais de 1 milhão de usuários inscritos e 18 milhões de perguntas respondidas. Em março de 2012, a empresa recebeu o investimento Wayra Brasil, aceleradora global do Grupo Telefônica, que trabalha para identificar e reter talentos no país nas áreas de inovação e tecnologia, além do investimento Gui Affonso, investidor-anjo reconhecido no país por incentivo a ações que impactem positivamente a vida da população em geral.
Sobre a Estácio
Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio atua há 44 anos no país. A instituição possui cerca de 5 mil funcionários, corpo docente de 9 mil professores e 468,9 mil alunos matriculados. Está presente em 22 estados e no Distrito Federal. Com um total de 84 campi, a instituição oferece diversos cursos presenciais e a distância de Graduação Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e a distância, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação), avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (Capes), educação corporativa e cursos de extensão. A Estácio aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais que ampliam e transformam as oportunidades de aprendizado dos seus alunos e proporcionam as melhores soluções para as empresas e seus colaboradores.

Aeroporto de Jeri

Aeroporto de Jericoacoara tem inauguração marcada para sábado dia 20

No Seu Boteco

Neste final de ano, os grupos que buscam um ambiente charmoso, atendimento personalizado, qualidade gastronômica e produtos importados encontram no Seu Boteco, franquia da Ambev, o lugar ideal. Até o final de dezembro é possível fazer reserva para ter a festa garantida. O bar funciona na Av. Dom Luís de terça a domingo e possui toda a linha de cervejas Premium da Ambev, como a clássica Original, além de Bohemia, Serramalte, Stella Artois, Norteña, Quilmes, Franziskaner, Hoegaarden, Leffe, entre outras. No cardápio, a “Sugestão Seu Boteco” traz dicas para harmonizar a cerveja preferida com o petisco que mais agrada o paladar, além da culinária local, que inclui a tradicional caranguejada às quintas.
Com arquitetura inspirada nos bares da Lapa no Rio de Janeiro e no Recife Antigo, o Seu Boteco resgata a tradição dos botequins da década de 50 e 60. O ambiente sofisticado com lustres retrô e pôsteres completam a decoração, deixando o ambiente descontraído e informal.
Promoções do Seu Boteco para o mês de dezembro:
Terça à quinta – Cerveja Skol 600ml por R$ 4,50
Terças-feiras – Open Bar de 18:00 às 23:00 por R$ 29,90 por pessoa (válido para cervejas Original e Skol Beats)
Domingo – Long neck por R$ 4,90 (válido para Bohemia, Budweiser e Skol)
Programação musical:
Terça – Voz e violão com Juninho e Alisson, a partir das 21h30
Quarta – Pagode com Sou Fã, a partir das 21h30
Quinta – Pop Rock 80 e 90 com Daylan e Dayana, a partir das 21h30
Sexta – Pagode com Sou Fã e Sertanejo com Ticiano, a partir das 20h30
Sábado – Sertanejo com Ticiano e Forró com Harlênio, a partir das 21h
Calendário de funcionamento Natal/Réveillon:
22/12 – Fechado
23/12 – Funcionamento normal
24/12 – Funciona até 22h (sujeito à alterações)
25/12 – Fechado
26,27, 28/12 – Funcionamento normal
29/12 – Fechado
30/12 – Funcionamento normal
31/12 – Funciona até 22h (sujeito à alterações)
01/01 – Fechado
A partir de 02/01 – Funcionamento normal
Serviço
Seu Boteco
Avenida Dom Luis, 575
www.seuboteco.com.br
Sobre a Franquia
A franquia Seu Boteco é uma releitura dos botecos do passado. É uma mistura do que há de melhor em um barzinho moderno e um tradicional botequim. Os móveis e engradados de cerveja de madeira, balcão com vitrine, piso de ladrilho hidráulico e azulejos coloridos são alguns exemplos de como a tradição é resgatada em um ambiente charmoso e descontraído.

Natal 2014


Processo Civil

Eunício comemora aprovação do texto principal do Novo Código do Processo Civil

Após amplo acordo de líderes o plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) o texto base do Projeto de Lei (166/10) que institui um novo Código de Processo Civil. A proposta deve agilizar as decisões judiciais já que busca eliminar boa parte dos recursos que, hoje, podem ser apresentados durante o andamento dos processos. O novo texto ainda amplia as multas para quem abusa do direito de recorrer. Além disso, inova com um dispositivo, o incidente de resolução de demandas repetitivas, que possibilita uma mesma decisão para milhares de ações iguais que muitas vezes abarrotam as varas de Justiça. Também estimula a solução consensual dos conflitos, com fase prévia para a tentativa de composição entre as partes.

Para Eunício Oliveira, líder do PMDB e da Maioria, a matéria é urgente, necessária e dará mais agilidade ao processo jurídico.  “Precisamos tanto ampliar o acesso à justiça como também garantir mais agilidade a esse processo. O cidadão clama por essa atualização”, disse.

O peemedebista ainda destacou o trabalho desempenhado pelo relator da matéria em plenário, Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), além de fazer referência a iniciativa do senador José Sarney (PMDB-AC), que quando presidente do Senado instituiu a comissão especial de juristas para a elaboração da proposta, através do trabalho do então presidente do colegiado, o agora ministro do STF, Luiz Fux.

Apesar de registrar o empenho do relator para acatar as emendas dos senadores, Eunício defendeu em plenário que todos os destaques sejam discutidos e votados separadamente. “É uma matéria muito importante e que merece uma maior discussão dos destaques apresentados. Cada observação em plenário é fundamental para apresentarmos um texto final satisfatório e que esteja afinado com a nossa realidade”, argumentou.

O senado retoma nesta quarta-feira (17) sessão para discutir e votar os 19 destaques apresentados pelos parlamentares.

A proposta foi debatida em audiências públicas em Brasília e em diferentes capitais. A população participou também encaminhando sugestões por meio de canais eletrônicos abertos especialmente para debater o tema.
 

Natal 2014


CNI avalia Mercosul

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) avalia que a falta de avanços na agenda econômica do Mercosul prejudica o empresariado brasileiro. As decisões e discussões do bloco tem se voltado para temas políticos e sociais e excluíram assuntos econômicos importantes para a ampliação dos negócios intrablocos e, principalmente, o acesso a novos mercados. Na última reunião de cúpula do Mercosul, na Venezuela, os 47 parágrafos do Comunicado Conjunto dos presidentes tratou dos direitos de crianças e adolescente migrantes não acompanhados, apoio à Argentina na reestruturação da dívida soberana, nomeação post mortem dos ex-presidentes Hugo Chávez e Néstor Kirchner. O encontro não conseguiu avançar em resultados na área comercial.
A CNI entende que esse cenário precisa mudar a partir do próximo dia 17 de dezembro, quando o Brasil assume a presidência pro tempore do bloco. “Retomar a agenda de acordos comerciais e explorar parcerias com a Aliança do Pacífico, União Europeia, Estados Unidos, Canadá, México, África do Sul, Índia, e Japão torna-se uma prioridade e uma estratégia fundamental para o Mercosul”, diz o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi.
As negociações de acordos preferenciais de comércio são um instrumento para facilitar o fluxo de mercadorias, bens e serviços e eliminar barreiras não-tarifárias. Segundo Abijaodi, as empresas brasileiras precisam de mais oportunidades de negócios com segurança jurídica e previsibilidade, o que ficará cada vez mais difícil se Mercosul se afastar da agenda de livre comércio.
O bloco precisa ainda resolver pendências históricas como acordos em serviços e compras governamentais dentro do bloco e a persistência de barreiras não-tarifárias e de instrumentos de comércio administrado, a exemplo da exigência de Declaração Jurada Antecipada de Importação (DJAI) imposta pela Argentina. Além disso, corrigir distorções que levam seus dois maiores sócios, Argentina e Brasil, a aumentar cada vez mais pedidos de exceções à Tarifa Externa Comum (TEC) no âmbito da União Aduaneira.
Há ainda a necessidade de acabar com a bitributação da TEC entre os países do Mercosul e de estabelecer um cronograma para a convergência de tarifas para produtos dos setores de Bens de Capital e Bens de Informática e Telecomunicações. Atualmente, esses bens não estão submetidos à TEC. Na avaliação da indústria, para voltar a ser um bloco estratégico, o Mercosul deve ainda se tornar uma área efetiva de livre comércio, reorganizar a TEC e criar novas agendas, como a negociação de acordos de investimento.
“O Mercosul é importante para a indústria manufatureira do Brasil, mas seus sócios precisam pensar em estratégias de política comercial e inserção internacional, corrigindo ao mesmo tempo os equívocos que impedem a consolidação do bloco”, diz Abijaodi.

Fábrica Escola

Em menos de dois anos de atividades, o projeto Fábrica Escola – Teoria e Prática para a Vidafoi classificado entre milhares de ações sociais apresentadas por todo o país e recebeu a única menção honrosa da terceira edição do Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos. A iniciativa beneficia cerca de 200 pessoas, entre presos cumprindo pena nos regimes aberto ou semiaberto, recém-saídos do regime penitenciário e ainda seus familiares e dependentes.
A premiação é promovida pela Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) em homenagem à juíza carioca conhecida por lutar incansavelmente pela justiça social. A cerimônia aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e contou com a apresentação da bailarina Ana Botafogo e do ator Mateus Solano, além da presença da apresentadora Xuxa Meneghel.
“Este é um reconhecimento que nos encoraja a reforçar nossos esforços diante de um projeto tão gratificante como o Fábrica Escola. Ele é de vital importância para a sociedade, pois trabalhamos com uma alternativa para pessoas que se encontram em situação considerada por muitos como sem solução”, afirma Vicente Pereira, responsável pela Fundação Deusmar Queirós, principal mantenedora do projeto.
O responsável pelo projeto comenta que chegar a um patamar desses, em tão pouco tempo, foi a maior recompensa obtida durante esse período. Ele lembrou que o projeto obteve o reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por seu alto alcance social, recebendo o selo do programa Começar de Novo. Ainda no mês de dezembro, o Fábrica Escola também foi qualificado ao Prêmio Innovare, que busca identificar, premiar e disseminar práticas inovadoras realizadas por magistrados, membros do Ministério Público estadual e federal, defensores públicos e advogados de todo o Brasil.
Em seu primeiro módulo, o projeto já atendeu 83 apenados, além de seus familiares e dependentes, em um total de 200 pessoas. Segundo Pereira, cerca de 20% dos assistidos já foram reinseridos no mercado e trabalham com carteira assinada. Os reeducandos do programa recebem um conjunto de esforços, incluindo cursos de alfabetização, empreendedorismo, educação financeira, informática e diversas oficinas de trabalhos específicos. Os participantes também têm direito a 3/4 de um salário mínimo, vale-transporte, alimentação e cesta básica, além de acompanhamento social, pedagógico, psicológico, assistência médico-dentária e jurídica.
“Mostramos um caminho de ressocialização que pode ser seguido pela iniciativa privada. Somente no Estado do Ceará temos cerca de 18 mil encarcerados, que custam em média R$ 3 mil por indivíduo ao poder público. Estimamos que nesse projeto gastamos R$ 1,5 mil por participante. Se descontarmos a parte que é investida pela iniciativa privada, como a locação do espaço que é provida pela Fundação Deusmar Queirós e outras doações, esse valor cai para cerca de R$ 1 mil”, explica Pereira.
Com a visibilidade conquistada por meio das premiações, a intenção dos realizadores é expandir a ação para um número maior de pessoas. Atualmente, o espaço tem capacidade para atender 300 pessoas. “É um caminho difícil de se trilhar até chegar a essas pessoas e convencê-las a se adequarem a um conjunto de normas, já que elas muitas vezes convivem em um ambiente bastante desfavorável. Mas cremos que, com essa projeção e com uma maior visibilidade, poderemos ampliar esse trabalho até nos tornarmos autossuficientes em três anos de atividades”, acredita.

Harafah Horse Fest

Começa hoje o período mais esperado do ano para os amantes do hipismo no Ceará. Já consolidado no calendário esportivo do Estado e realizado pelo terceiro ano consecutivo, o Harafah Horse Fest, maior evento hípico de Fortaleza, toma conta do Centro Hípico Harafah de hoje (17) a sábado (20), com diversos eventos na programação. 
Para começar, hoje, amanhã e sexta-feira, o cavaleiro Rodrigo Chaves Nunes vai ministrar uma clínica para os principais cavaleiros e amazonas do Ceará. Seguindo a tradição de sempre trazer grandes e renomados atletas, o Centro Hípico Harafah seleciona os principais nomes do hipismo nacional para compartilhar conhecimentos de forma intensiva durante os três dias de curso. 
Rodrigo Chaves Nunes é cavaleiro profissionais e instrutor de hipismo em São Paulo, participando de grandes concursos ao longo do ano. Entre seus principais títulos, está a seletiva de cinco, seis e sete anos da categoria Cavalos Novos de 2012, da qual foi campeão, resultado que o levou a representar o Brasil no Mundial de Cavalos Novos, realizado na Bélgica. Em 2014, ele foi vice-campeão no Campeonato Brasileiro de Cavalos Novos (seis anos). 
Para finalizar os dias de aprendizado, os atletas do Centro Hípico Harafah participam, no sábado (20), da prova TOP Riders, uma belíssima disputa entre os melhores cavaleiros e amazonas do Estado. As competições começam às 9 horas e prosseguem durante todo o dia. 
Além da programação com os cavalos, o Centro Hípico Harafah recebe, no dia 20, uma mostram com quadros de grandes artistas locais, entre eles Vando Figueiredo, Cláudio César, Fernando França, Tarcísio Viriato, Brigitte von Humboldt, Mariola Landowska, Mateus e o Sérgio Helle. Durante o Harafah Horse Fest, o Café Padock, restaurante da hípica, vai estar com cardápio especialmente montado para o período. 
Para finalizar, a noite de sábado (20) será reservada para a festa Melhores do Ano, com a entrega da premiação do Ranking Harafah 2014. A solenidade acontece no Buffet Full Time e será uma grande confraternização entre os atletas cearenses. 
SERVIÇO
Harafah Horse Fest 2014
Data: 17, 18 e 19 (Clínica de Rodrigo Chaves Nunes), 20 (Top Riders, exposição de arte e festa Melhores do Ano de 2014).
Local: Centro Hípico Harafah (Rua Itaboraí, 560, próximo à Arena Castelão)
Entrada franca para assistir à competição

Cid inaugura CDR amanhã

Usuários de drogas, dependentes químicos e familiares passam a contar a partir de amanhã (18), com uma unidade ambulatorial de referência para apoio e orientação sobre acolhimento na rede de atenção à saúde. Criado e implantado com base no Termo de Cooperação Técnica entre a Assessoria Especial de Políticas sobre Drogas e a Secretaria da Saúde do Estado, o Centro de Referência sobre Drogas (CRD) será inaugurado às 10 horas pelo governador Cid Gomes, o secretário da saúde do Estado, Ciro Gomes, e a assessora especial de políticas sobre drogas, Socorro França, na Rua Oto de Alencar, 193, Jacarecanga, antiga sede da Escola de Ensino Fundamental e Médio Juvenal Galeno, espaço cedido pela Secretaria da Educação do Estado.
Pelo decreto 31.531, de 14 de julho de 2014, o CRD é a mais nova unidade da estrutura da Secretaria da Saúde do Estado e vai integrar as políticas públicas intersetoriais sobre uso de álcool e outras drogas. Com esse objetivo, vai promover ações de prevenção e fortalecer a atenção integral aos usuários e suas famílias, acolher e encaminhar dependentes e seus familiares para as redes assistencial e de reinserção social, além de capacitar recursos humanos e fomentar a realização de pesquisas de dados epidemiológicos no Estado.
O CRD está estruturado em quatro núcleos. O Núcleo de Atendimento fará o acolhimento presencial, com funcionamento das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, no teleatendimento, pelo número 0800 2751475, e em duas Unidades Móveis de Prevenção e Orientação sobre Drogas. O Núcleo de Capacitação em Assistência a Dependentes Químicos desenvolverá ações de qualificação teórico-prática de profissionais para atuar na área, enquanto o Núcleo de Prevenção Sobre Drogas vai articular ações preventivas junto com os municípios.
Setor estratégico do CRD, o Núcleo do Observatório Estadual Sobre Drogas tem a missão de reunir, gerenciais, analisar e divulgar conhecimentos e informações sobre temas relacionados às drogas, bem como oferecer espaços para estudos e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento de novos conhecimentos aplicados às atividades de prevenção, atenção e reinserção social. O Núcleo já realizou o mapeamento de 46 Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (COMADs) e de 21 órgãos municipais de drogas em todo o Ceará.
Para cumprir as atribuições, o CRD vai manter banco de dados sobre o perfil epidemiológico da dependência química, disponibilizar informações sobre substâncias psicoativas a estudantes, educadores, famílias, trabalhadores da rede de assistência, educação, segurança pública, saúde e comunidade em geral, implementar parcerias com as instituições de ensino superior para serviços de extensão acadêmica e capacitação e manter a rede de atenção integrada com qualidade no atendimento aos usuários e familiares. Além das pessoas que fazem uso ou são dependentes, o CRD tem como público as instituições públicas e privadas, igrejas, comunidades terapêuticas, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e grupos de ajuda, como Alcoólicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA), Amor Exigente (AE), Celebrando Restauração, entre outras.
A criação do CRD foi uma demanda identificada pelo Movimento Pacto pela Vida, da Assembleia Legislativa, e durante a I Jornada de Políticas Públicas do Estado do Ceará, realizada em 2013 pela AESPD, resultado dos encontros regionais envolvendo os 184 municípios do Estado. Para a implantação, a Assessoria Especial de Políticas sobre Drogas. reformou o prédio da Escola Juvenal Galeno com recursos Tesouro do Estado, no valor de R$ 250.000,00. Com recursos de R$ 710.762,87, previsto em convênio com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), sendo R$ 639.137,27 do Governo Federal e R$ 71.625,60 do fonte Tesouro estadual, o CRD foi mobilizado e equipado. Foram adquiridos, ainda, três veículos, eles eles duas unidades móveis.

Um minuto de silêncio

  1. Vereadora Cláudia Gomes (PTC) lamenta morte de seu assessor parlamentar Luciano Evangelista Vieira, ocorrida ontem, durante audiência pública na Câmara Municipal de Fortaleza.
  2. Cláudia chorou ao abrir a sessão hoje.
  3. Agora na CMFor é prestado um minuto de silêncio em homenagem a Luciano Evangelista.
  4. É com muito pesar que noticiamos o falecimento do assessor da vereadora Cláudia Gomes, Luciano Evangelista Vieira, após sofrer uma parada cardíaca.

    A vereadora Claudia Gomes, seu marido Marcílio Gomes e toda sua equipe ainda profundamente consternados com o ocorrido lamentam profundamente esse fato, e se solidarizam com os familiares e amigos de Luciano, rogando a Deus que lhes deem força para suportar esse momento de imensa dor.

    #assessoria
    Foto: É com muito pesar que noticiamos o falecimento do assessor da vereadora Cláudia Gomes, Luciano Evangelista Vieira, após sofrer uma parada cardíaca.

A vereadora Claudia Gomes, seu marido Marcílio Gomes e toda sua equipe ainda profundamente consternados com o ocorrido lamentam profundamente esse fato, e se solidarizam com os familiares e amigos de Luciano, rogando a Deus que lhes deem força para suportar esse momento de imensa dor.

#assessoria

Blog do Lauriberto : Em cartaz na Caixa Cultural

Blog do Lauriberto : Em cartaz na Caixa Cultural: A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta até 18 de janeiro de 2015, a exposição inédita no Brasil Ron English - Do estúdio para a rua. O tra...

Parangaba Fest

Sinônimo de comodidade, conforto, segurança e variedade, o Shopping Parangaba é o espaço ideal para compras e diversão com toda a família. Por isso, e por muitos outros bons motivos, na noite do último sábado de 2014, dia 27 de dezembro, três grandes atrações do estilo musical mais admirado na região, o Forró, estão a caminho do centro comercial para brindar com muita diversão as festividades de fim de ano e muito mais.
Wesley Safadão, Simone e Simaria e Banda Encantu’s chegam ao Shopping Parangaba para também celebrar o primeiro ano de sucesso do funcionamento do único shopping center do Ceará com acesso a diferentes modais de transporte público, capaz de unir beleza e funcionalidade, características do moderno projeto arquitetônico de alto padrão.
Os artistas prometem muitos sucessos! Wesley Safadão não deixará de fora de seu repertório músicas como “Poderosa” e “Gelo na Balada”. Simone e Simaria, por sua vez, cantam “Rainhas da Balada”, “Pássaro Noturno” e “Eu te Esperarei”. Já a banda Encatu’s chega direto de João de Pessoa (Paraíba), para apresentar músicas como “Estrela”, “Lua”, “Dá um Oi” e “Não te quero mais” da vocalista Mel Rios, para romantizar ainda mais os corações apaixonados.
O show acontece no estacionamento, que receberá qualificada e grandiosa estrutura de palco, som e luz para deixar a comemoração para lá de especial.
Quem desejar adquirir ingressos, os mesmos estão sendo comercializados no stand montado no segundo piso, logo em frente às Lojas Americanas e C&A, aberto de acordo com os horários de funcionamento do Shopping Parangaba.
Serviço - Parangaba Fest em 27 de dezembro:
Horário de Abertura: 22h30
Classificação etária: 16 anos
Tipos de Ingressos:
PISTA – meia e inteira
CAMAROTE FRONSTAGE – meia e inteira
Valores de 1º Lote:
Pista Meia - R$ 30,00
Camarote Frontstage Meia - R$ 50,00

Economia em 2015

A Economia Brasileira crescerá 1% em 2015, acima do 0,3% projetado para este ano. A indústria, que deve fechar 2014 com uma retração de 1,5%, terá uma expansão de 1%. As previsões estão no Informe Conjuntural - Economia Brasileira, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). "A nossa expectativa é que a indústria e o país cresçam um pouco no próximo ano e ganhem competitividade", disse o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade. Segundo ele, o aumento da competitividade depende, entre outras coisas, da revisão do sistema tributário, da modernização das leis trabalhistas, da redução da burocracia e dos investimentos em infraestrutura.
O gerente executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, acrescentou que o Brasil teve um ano difícil em 2014 e que haverá dificuldades na travessia de 2015. Mas as perspectivas são de que haja uma melhora na economia. "A recuperação da credibilidade da política econômica, em especial no cumprimento da meta fiscal, assim como o realinhamento dos preços e da taxa de câmbio, restabelecerão os sinais de mercado necessários para a melhora da confiança dos agentes produtivos. Com isso, projetamos a retomada da produção da indústria e do investimento na segunda metade do ano", diz a edição especial do Informe Conjuntural.
Na avaliação da CNI, o aumento dos juros e os efeitos do ajuste fiscal frearão o consumo e os investimentos. A expectativa é que o consumo das famílias cresça apenas 0,7% em 2015, metade do previsto para 2014. Depois da queda estimada em 6,7% neste ano, os investimentos ficarão estagnados.
O estudo também projeta a queda do valor das exportações, por causa da redução dos preços internacionais, sobretudo das commodities. "A tendência é que a queda nos preços supere o aumento do volume exportado e, com isso, as exportações recuem 2% em 2015, para US$ 219,5 bilhões. As importações somarão US$ 212 bilhões, valor 7% inferior ao de 2014. Com isso, o saldo comercial será positivo em US$ 7,5 bilhões. 
JUROS E CÂMBIO - O estudo assinala que o foco da política econômica no próximo ano será a recuperação dos fundamentos e da estabilidade. A estimativa é que o governo alcance a meta de superávit primário de 1,2%, por meio do controle de gastos e da recomposição das receitas com o fim de algumas desonerações tributárias. Com isso, o déficit nominal deve cair de 5,4% para 4,2% do Produto Interno Bruto (PIB). A dívida líquida será equivalente a 37,6% do PIB.
Os juros continuarão em alta e fecharão 2015 na casa dos 12,5% ao ano, acima dos 11,75% de 2014. A inflação ficará em 6,2%, quase no limite superior da meta, mas abaixo dos 6,4% estimados para 2014. Além disso, a CNI avalia que a tendência de desvalorização do real em relação ao dólar se manterá. A cotação do dólar em dezembro de 2015 será de R$ 2,70, com média de R$ 2,60 no ano.
ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO - Segundo o estudo, depois do desempenho frustrante da economia em 2014, o Brasil tem dois desafios para enfrentar: restaurar os fundamentos macroeconômicos e aumentar a competitividade. "Não há escolha entre esses dois objetivos. Ambos são cruciais para a retomada do crescimento sustentado", recomenda a CNI.
O restabelecimento dos fundamentos econômicos depende de um ajuste fiscal que permita a geração de superávits consistentes e o controle da dívida pública. É preciso quebrar as estimativas inflacionárias e atingir as metas de inflação, reequilibrar as contas externas e recuperar a competitividade dos produtos brasileiros.
Além disso, a CNI destaca que o aumento da competitividade depende da recuperação da confiança dos agentes econômicos, do aumento da taxa de investimento, da redução dos custos de produção e da criação de um ambiente mais favorável aos negócios, com regulação de qualidade e segurança jurídica. Passa, ainda, pela retomada da reforma tributária, com a simplificação dos impostos, a desburocratização, a criação de mecanismos de financiamento de longo prazo, a modernização das relações de trabalho e a redução dos custos dos investimentos.

Imagem Narrativa


Réveillon Vila das Águas

Viver a magia do Réveillon em um local paradisíaco! Esta é a proposta do Réveillon Vila das Águas para festejar a chegada de 2015 em grande estilo. A festa que acontece tradicionalmente no Aquaville Resort, localizado na Praia do Porto das Dunas, em Fortaleza, dará boas-vindas ao ano que está chegando, ao som de muito pop rock da banda Jota Quest e do forró do poeta Dorgival Dantas. 
Todo requinte e sofisticação do Aquaville Resort, o clima de praia, as belezas naturais, gente bonita, grande estrutura, segurança, show pirotécnico, buffet completo, bebida liberada e, até, parque infantil, fazem do Réveillon Vila das Águas – há 15 anos - uma das festas de virada do ano mais disputadas do Ceará. 
O axé de Ivo Brown e a banda Marajazz completam a noite.
Serviços
Local: Aquaville Resort – Porto das Dunas
Horário: 21h30
Atrações: Jota Quest, Dorgival Dantas, Ivo Brown e Marajazz
Ingressos: individual: R$ 390 Adulto / R$ 195 (Criança de 7 a 12 anos); mesa 4 lugares - R$ 1.560; mesa 6 lugares - R$ 2.340; mesa 10 lugares - R$ 3.900.
Show pirotécnico, buffet completo e bebida liberada (cerveja, água e refrigerante).
Informações: 85 3452.0800

No Arena Hits

Camilla Uckers apresenta em Fortaleza, nesta sexta-feira (19), sua turnê “Camilla Uckers Tour”, lançando o novo sucesso que já ultrapassa as 2 milhões de visualizações em seu canal no Youtube ‘Quem Nasceu Piriga’, no Arena Hits Brasil.

Camilla Uckers ficou conhecida por seus vídeos na Internet e por participar de quadros no Programa da Eliana. Recentemente, decidiu se tornar funkeira e acaba de lançar seu primeiro clipe chamado Quem Nasceu Piriga, uma composição dos mesmos criadores de Beijinho No Ombro, um verdadeiro sucesso nacional
.
A turnê teve inicio no dia 15 de Novembro, na boate Victoria Haus em Brasilia (DF) e foi um verdadeiro sucesso, com total aprovação dos fãs e carinho do público presente.

Em Fortaleza, a festa contará ainda com a presença do Dj Adriel Saul (SP), Dj Lorenna Ferreira, Dj’s Allan vs. Pedro, Fábio Balack vs. Italo Bergmann e os Dj’s da FUÁ Crew.


Serviço: 

Camilla Uckers Tour
Data: 19 de dezembro de 2014 as 22 horas.
Local: Arena Hits Brasil (Rua Almirante Jaceguai, Fortaleza/CE)
Ingressos: Pista – R$ 25,00 | Camarote – R$ 40,00 (Com direito a camarim)

Pontos de Venda: Lojas Clickks (North Shopping e Via Sul)
Informações: (85) 8918.9757
Estacionamento próprio: Não 

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...