segunda-feira, fevereiro 5

Dia Mundial do Rádio

163 itens na pauta da 1ª sessão 2018 da CMFor

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realiza amanhã, a partir das nove da manhã, sua primeira sessão legislativa de 2018. Na pauta constam 163 itens.
Estão inscritos para falar no Grande Expediente os vereadores Acrísio Sena (PT), Adail Júnior (PDT), Adriano Bento (Patriota), Bá (PTC), Benigno Júnior (PSD) e Carlos Alberto Mesquita (Pros).

Santos x Ceará abre Brasileirão

O Ceará estreia, em 14 de abril, contra o Santos (SP), na Vila Belmiro, na Série A do Campeonato Brasileiro 2018.

Ainda em abril, o Ceará recebe o São Paulo (SP) e o Flamengo (RJ), na Arena Castelão.
Em maio joga contra o Corinthians (SP), no Itaquerão; América (MG), na Arena Castelão; Vitória (BA), no Barradão; Grêmio (RS), na Arena Castelão; e Chapecoense (SC), na Arena Condá.
Em junho antes da parada para Copa do Mundo da Rússia, o Ceará pega o Cruzeiro (MG), na Arena Castelão; Botafogo (RJ), no Nilton Santos; Palmeiras (SP), na Arena Castelão; e Atlético (MG), no Mineirão.
Depois da Copa, em julho, recebe o Sport (PE), na Arena Castelão; vai ao Beira-Rio enfrentar o Internacional (RS); recebe o Bahia (BA) e Fluminense (RJ), na Arena Castelão.
Em agosto encerrando o primeiro turno pega o Paraná (PR), em Curitiba; recebe o Atlético (PR), na Arena Castelão; e vai a São Januário enfrentar o Vasco (RJ).
Pelo Returno ainda em agosto enfrenta o Santos, na Arena Castelão; e o São Paulo, no Morumbi.
Para setembro seis jogos para o Ceará: Flamengo, no Maracanã; Corinthians, na Arena Castelão; América (MG), no Independência; Vitória, na Arena Castelão; Grêmio, no Olímpico; e Chapecoense, na Arena Castelão.
Em outubro, quatro partidas: Cruzeiro, no Mineirão; Botafogo, na Arena Castelão; Palmeiras, no Allianz Parque; e Atlético (MG), na Arena Castelão.
Para novembro, seis jogos: Sport, na Ilha do Retiro; Internacional, no Castelão; Bahia, na Fonte Nova; Fluminense, no Maracanã; Paraná, no Castelão; e Atlético (PR), na Arena da Baixada.
O último jogo da Série A 2018 do Ceará será em dois de dezembro contra o Vasco, na Arena Castelão.
A tabela básica da Série A do Brasileirão 2018 foi divulgada hoje, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), após reunião do Conselho Arbitral dos 20 times participantes.

Simulação da Enel no CEU

A Enel Distribuição Ceará, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realiza na próxima quarta-feira (7), uma simulação de situações de risco com a energia elétrica no período de carnaval. A ideia é orientar os foliões sobre o uso seguro da energia e como prestar os primeiros socorros em caso de acidentes com a rede elétrica. A ação será realizada a partir das 9 horas no espaço do Instituto Intervalo, localizado no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), na Avenida Alberto Craveiro, 2222 - Castelão.

Entre as situações de risco simuladas estarão os paredões de som. Muito comum nas praias do Ceará, ao mesmo tempo em que animam os foliões com músicas de todos os estilos, podem ser palco de graves acidentes. Com freqüência se vêem pessoas empolgadas dançando sobre eles. Por isso, a Enel orienta que se evite fazer algo semelhante. Além de queda, que pode ser fatal, o folião corre o risco de tocar em fios da rede elétrica que estejam próximos e sofrer um choque. 
Postes abalroados, que não são comuns somente no período do Carnaval, será outro tema de destaque na simulação. Em 2017, foram registradas 1130 ocorrências no Ceará. Só em Fortaleza, foram registrados 426 incidentes, o que representa cerca de 37,7% do estado. Especialmente em função da bebida alcoólica, esse tipo de acidente pode até levar à morte do passageiro ou de pedestres.

Na Rede Cuca em fevereiro

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Juventude, celebra o aniversário de quatro anos da Rede Cuca Barra, Mondubim e Jangurussu, em fevereiro, com a oferta de 5.560 vagas, entre cursos de formação e práticas. 

O período de inscrição inicia-se sempre na primeira terça-feira de cada mês. Para se matricular, são necessárias cópias e originais de um documento de identificação com foto e comprovante de residência. Os jovens menores de 18 anos deverão apresentar, além dos documentos citados, o termo de responsabilidade assinado pelos pais ou responsável disponível na sala de matrícula ou pelo link http://bit.ly/2sJhDJT, acompanhado da identidade dos mesmos. Os interessados podem se dirigir ao Cuca, de terça a sexta-feira, das 8 às 21 horas, e, aos sábados, de 8 às 12 horas.
As atividades são destinadas, prioritariamente, para jovens com idades entre 15 e 29 anos. Os jovens que já praticam alguma modalidade esportiva em um dos Cucas e que possuem 75% de presença no mês anterior possuem preferência nas vagas das práticas esportivas.
Vagas em fevereiro de 2018 - No Cuca Barra, serão disponibilizadas 220 oportunidades entre oficinas de teatro básico; fotografia de rua; fotografia básica; planilha eletrônica; técnicas de dança e expressão corporal. Já na área de práticas esportivas, serão 1.205 vagas para turmas de futsal; triathlon; handebol; treinamento funcional, entre outros, totalizando 1.425 vagas ofertadas na Rede Cuca Barra.
No Jangurussu, serão ofertadas 185 vagas em cursos de hip hop e voz e violão, além de oficinas de canto e Libras. Na área esportiva, serão 1.875 vagas em turmas de natação; futsal; muay thai; triathlon; karatê e judô. Ao todo, são 2.060 vagas no Jangurussu.
Já no Cuca Mondubim, os jovens poderão se inscrever nas 235 vagas ofertadas para cursos de fotografia de retrato; formação de banda, oficina de digitação; de cinema documentário e de filme de animação, e serão disponibilizadas 1.840 vagas para natação; basquetebol; futebol de praia; jiu-jitsu; beach hand e hidroginástica, totalizando 2.075 vagas no Cuca Mondubim.
Nos três equipamentos, os jovens podem se inscrever para participar da 5ª edição da Maratona de Rádio, que conta com 60 vagas e terá como foco a produção de áudio voltado para a Internet.

Convenção da Aliança de Ouro

A Aliança de Ouro realizou sua Convenção Anual, no Centro de Convenções do Hotel Diogo. O encontro reuniu toda a equipe de colaboradores da marca, que atualmente conta com 11 lojas nos principais shoppings e corredores econômicos de Fortaleza.
O evento contou com a presença do educador Vicente Ximenes, membro da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL Jovem), coaching e consultor empresarial, que conversou com os convidados acerca do mercado de varejo e do perfil atual dos consumidores. Além desse momento, aconteceu a premiação dos destaques de performance em 2017.
Erivan Ferreira, diretor do grupo, agradeceu a presença de todos os colaboradores e contou a história dos mais de meio século de história da Aliança de Ouro. “Mantemos a nossa tradição de preservar os valores e o profissionalismo, temos orgulho de construirmos diariamente uma empresa que busca a valorização de toda a equipe. Cada membro que está na convenção é peça importante na nossa marca e na nossa trajetória”, afirma Erivan.

Petrobras Biocombustíveis

A Petrobras, em continuidade ao Fato Relevante divulgado em 14 de dezembro de 2017, informa o início da fase não vinculante referente ao processo de alienação de 100% da sua participação das ações detidas pela Petrobras Biocombustíveis (“PBIO”), subsidiária integral da Petrobras, na empresa BSBios, que correspondem a 50% do capital da companhia.
Nesta etapa do projeto, os interessados habilitados na fase anterior e que assinaram o Acordo de Confidencialidade e a Declaração de Conformidade, receberão um memorando descritivo contendo informações mais detalhadas sobre os ativos em questão, além de instruções sobre o processo de desinvestimento, incluindo as orientações para elaboração e envio das propostas não vinculantes.
Adicionalmente, a companhia informa que o prazo para assinatura do Acordo de Confidencialidade e da Declaração de Conformidade, conforme previsto na Divulgação da Oportunidade (Teaser) para acessar as informações técnicas, legais e financeiras referentes ao processo de desinvestimento, irá até o dia 16 de fevereiro de 2018.
Desse modo, todos os interessados que tenham firmado o Acordo e a Declaração supracitados terão acesso ao memorando descritivo pelo prazo mínimo de 30 dias.
A presente divulgação ao mercado está em consonância com a sistemática para desinvestimentos da Petrobras e está alinhada às orientações do Tribunal de Contas da União (TCU).


Mitsubishi Cup 2018



Emoção, adrenalina, altas velocidades e disputas emocionantes não faltarão na temporada 2018 da Mitsubishi Cup (foto Divulgação), o mais tradicional campeonato de rali cross-country de velocidade do País.
“Seguindo o modelo que fizemos em 2017, com o incremento de novas provas que testam toda a técnica e perícia das duplas, teremos uma temporada em 2018 ainda mais completa, repleta de elementos que deixarão as disputas pelo pódio super emocionantes”, garante o diretor de Marketing da Mitsubishi Motors, Fernando Julianelli.
A temporada começa no dia 24 de março em Mogi Guaçu, interior de São Paulo, com a base da competição montada dentro do complexo do Autódromo Velo Città, dando às equipes muito mais conforto e comodidade.
Além das duas provas de cross-country, os pilotos terão a oportunidade de disputar o rallycross, um circuito que mescla terra e asfalto, com quatro a cinco carros largando simultaneamente. "O rallycross veio pra ficar. Eu me dei bem, então adoro!", vibra o piloto Alessandro Tozoni, campeão na categoria L200 Triton ER em 2017. Confira como é a prova: https://youtu.be/SM-uTXm20SM
As próximas etapas serão nas cidades paulistas de Magda, Cordeirópolis e Indaiatuba, com o time attack, endurance e prova noturna. Na etapa final, a competição retorna ao Velo Città com o rallycross.
"A Mitsubishi consegue se superar a cada ano. Tivemos surpresas etapa a etapa, com prova de 100 quilômetros, noturna, rallycross... Em 2018 voltaremos pra tentar buscar o título", afirma o navegador Breno Almeida Resende, que correu na L200 Triton ER Master.
Ao todo, são cinco categorias no grid: Triton Sport RS, Triton ER Master, Triton ER, ASX RS Master e ASX RS. A Mitsubishi Motors é a única montadora do País que tem uma linha de produção de carros de competição. Todos os veículos são vendidos e homologados para disputar também os principais campeonatos de rali do Brasil, inclusive o Rally dos Sertões.
Os veículos preparados para competição estão disponíveis para venda para os pilotos e equipes com condições especiais. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: mitsubishicup@hpeautos.com.br.
Acompanhe as novidades dos ralis Mitsubishi através das redes sociais: Twitter (www.twitter.com/nacaomitsubishi), Facebook (www.facebook.com/Mundomit) e Instagram (@MundoMit). Para mais informações, vídeos, fotos e inscrições, acesse: www.mitsubishimotors.com.br.
Calendário Mitsubishi Cup 2018*
1ª etapa - 24 de março – Autódromo Velo Città – Mogi Guaçu (SP)
2ª etapa - 19 de maio – A definir
3ª etapa - 09 de junho – Magda (SP)
4ª etapa - 22 de setembro – Cordeirópolis (SP)
5ª e 6ª etapas - 20 de outubro – Indaiatuba (SP)
7ª etapa - 24 de novembro – Autódromo Velo Città – Mogi Guaçu (SP)
* Datas e locais sujeitos a modificações.

Seminário de Energia Elétrica

Realizado a cada dois anos, o Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI) acontecerá em Fortaleza em novembro com o intuito de promover a troca de experiências entre as empresas distribuidoras de energia elétrica, fomentando ideias para a manutenção e desenvolvimento da qualidade dos serviços prestados. As inscrições para os trabalhos técnicos já começaram e seguem até 31 de março. Organizado pelo Grupo Enel, o evento é promovido pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).
Os Trabalhos Técnicos devem ser escritos em português, obrigatoriamente em meio magnético e abordar assuntos de aplicabilidade no sistema de distribuição de acordo com o temário proposto. Serão avaliados e selecionados os Trabalhos Técnicos obedecendo aos seguintes critérios: Aplicação Prática; Escalabilidade de Aplicação; Ordenação de Idéias, Conteúdo e Clareza do Trabalho Técnico; Originalidade, Criatividade, Ineditismo; e Relevância do Trabalho para o Setor Elétrico. As inscrições podem ser feitas por meio do site oficial: www.sendi.org.br
Os temas disponíveis para os trabalhos inscritos estão divididos em quatro categorias:
Área técnica: Linhas de Alta Tensão 69 a 138 kV (SDAT); Subestações até 138 kV; Rede de Distribuição até 34,5 kV; Sistemas de Controle, Automação e Proteção; Sistemas Técnicos; Operação; Qualidade de Energia; Planejamento da Expansão; Planejamento da Manutenção e Gestão de Ativos; Medição; e Geração Distribuída.
Área Comercial: Leitura e faturamento; Recuperação de Energia - Perdas não técnicas; Recuperação de Crédito – Inadimplência; e Comunicação e Relacionamento com os clientes.
Área Institucional: Regulação; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Segurança do Trabalho e Recursos Humanos; Eficiência energética e educação do uso; Suprimentos e Logística; e Comercialização e Economia.
Área Inovação: Novos Modelos de Negócios e Tecnologias.

BNB financia energia solar e eólica


O aumento do limite de até 80% dos financiamentos para empresas de energia foi uma das medidas anunciadas pelo presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim, em São Paulo (foto Divulgação), em evento voltado para investidores e bancos que trabalham na assessoria à estruturação de operações para infraestrutura, especialmente em projetos de energias renováveis.
O encontro reuniu cerca de 120 participantes e contou com a presença de empresas vencedoras dos últimos leilões de geração de energia A-4 e A-6, realizados no final de dezembro, que incluem grandes investimentos para diversos Estados do Nordeste, especialmente nas áreas eólica e solar. Eles conheceram a composição das novas taxas reduzidas do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e as condições de acesso ao crédito.
De acordo com o presidente do BNB, Romildo Rolim, essa ampliação de benefícios, que entra em vigor a partir de hoje, contribuirá, diretamente, para o fomento de parques de energia renováveis na Região. "Temos todo o interesse e disposição em atender de forma rápida as demandas desse mercado. Para isso, temos R$ 27 bilhões de orçamento do FNE para 2018, dos quais cerca de R$ 13 bilhões para projetos de infraestrutura", destacou.
As novas taxas para as grandes empresas do setor, por exemplo, variam de 5,27% a.a. para projetos de inovação acima de R$ 200 mil a 5,86% a.a. para empreendimentos que realizem investimentos, incluindo capital de giro isolado. Empresas que atuem nas áreas de Água, Saneamento e Logística terão taxas ainda menores, em torno de 5,12% a.a., já incluído bônus de adimplência.
"Essas notícias, logo no início do ano, são muito animadoras, especialmente sobre taxas e limites, para empresas que acabaram de participar de leilões extremamente competitivos", enfatizou a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica - ABEEólica, Elbia Silva Gannoum.

Solar fotovoltaica A-4

Com um forte deságio de 55,7% em relação ao preço inicial de R$ 329,00/MWh, atingindo um preço médio de venda de energia elétrica de R$ 145,68/MWh (equivalente a US$ 43,88/MWh), a fonte solar fotovoltaica surpreendeu positivamente no Leilão de Energia de Reserva (LEN A-4 de 2017), realizado hoje (18/12) pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em São Paulo (SP).
Segundo o presidente executivo da Associação Brasileira de Energia SolarFotovoltaica (ABSOLAR), Rodrigo Sauaia (foto Divulgação), o resultado aponta para um novo patamar de competitividade da fonte no País, fruto da redução de preços dos equipamentos, recuperação da moeda brasileira frente ao dólar e acirrada competição entre os empreendedores. “Esta foi a primeira vez em um leilão de energia elétrica em que projetos da fonte solarfotovoltaica venderam energia a preços menores do que os de projetos de CGHs, PCHs e termelétricas a biomassa”, comenta Sauaia.
“O LEN A-4 de 2017 representa um passo estratégico na retomada de investimentos na fonte solar fotovoltaica, em linha com o planejamento de expansão desta fonte renovável, limpa e de baixo impacto ambiental na matriz elétrica brasileira. O Brasil dá um sinal importante ao mercado nacional e internacional com a contratação de 20 novas usinas solares fotovoltaicas, totalizando 574,0 megawatts (MW) de potência a ser injetada na matriz, para as quais serão realizados investimentos privados de mais de R$ 2,5 bilhões até 2021”, acrescenta.
Os projetos solares fotovoltaicos contratados pelo LEN A-4 de 2017 estão localizados nas regiões Nordeste e Sudeste, nos estados do Piauí (240 MW), Pernambuco (147 MW), Bahia (112 MW) e São Paulo (75 MW).
Sauaia ressalta que, do ponto de vista processual, a nova metodologia de leilão contínuo foi bem mais ágil do que os certames anteriores com participação da fonte solar fotovoltaica. “As inovações na mecânica de contratação do LEN A-4 de 2017 permitiu a conclusão do leilão em menos de 2 horas, enquanto que os leilões anteriores ultrapassavam a marca de 8 horas de duração”, diz. “A ABSOLAR cumprimenta a CCEE, a ANEEL, o MME pela realização deste leilão e parabeniza as empresas vencedoras pelas suas conquistas”, acrescenta.
O presidente executivo da ABSOLAR lembra, entretanto, que o sucesso de um leilão de energia não é definido apenas pelo preço médio ou pela quantidade de projetos contratados, mas que estes projetos sejam de fato construídos, entrem em operação e forneçam energia elétrica à matriz. “Desse modo, teremos a medida clara do sucesso deste leilão a partir do início de 2021, quando os projetos contratados estiverem em operação comercial”, aponta Sauaia.
Sobre a ABSOLAR - Fundada em 2013, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) congrega empresas e profissionais de toda a cadeia produtiva do setor solar fotovoltaico com atuação no Brasil, tanto nas áreas de geração distribuída quanto de geração centralizada. A ABSOLAR coordena, representa e defende o desenvolvimento do setor e do mercado de energiasolar fotovoltaica no Brasil, promovendo e divulgando a utilização desta energia limpa, renovável e sustentável no País e representando o setor fotovoltaico brasileiro internacionalmente.

Instalação solar fotovoltaica



A Sou Energy em parceria com o Instituto de Formação Tecnológica (IFT) realizam em março, o curso Instalação de Sistemas Solar Fotovoltaicos (fot Divulgação). Serão três aulas aos sábados (10, 17 e 24) ministradas pelo doutor em Energias Renováveis, Francisco José Firmino Canafistula.

Com direito a certificação à nível nacional, a formação é voltada para profissionais que pretendem investir e empreender em energias renováveis. Ao término do curso, o aluno estará apto a desenvolver todo o projeto de um determinado empreendimento, desde o dimensionamento, instalação à manutenção.
Para o gerente comercial da Sou Energy, Lucas de Melo, promover a capacitação é importante, uma vez que o Ceará é um dos maiores fornecedores de energia solar do Brasil. ”É bacana apostar em cursos como esse, afinal o nosso Estado é pouco explorado nesse sentido mesmo sendo tão rico. Promovendo a capacitação, mais pessoas poderão investir no segmento, movimentando assim, a nossa economia ao mesmo tempo que levanta a bandeira da sustentabilidade. É preciso disseminar o conteúdo, pois o Ceará é líder no Nordeste quando o assunto é geração distribuída”, finaliza. 
De acordo com o diretor do IFT, Augusto Ferreira, o workshop é bem completo. “ Ao final do curso, o aluno estará apto a desenvolver todo o projeto de um determinado empreendimento, desde o dimensionamento, instalação à manutenção”, afirma.

'Push' facilita acesso no TCE-CE

O Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), disponibiliza mais uma funcionalidade para facilitar o acompanhamento de processos estaduais: o Sistema Push.

A página eletrônica para cadastro pode ser acessada através do portal institucional da Corte, no ícone Cidadão. A nova funcionalidade está disponível para todos os membros desta Corte, jurisdicionados e a sociedade em geral. 
Para cadastrar um acompanhamento, é necessário informar nome, e-mail, número do processo e o código gerado automaticamente enviado para o e-mail do usuário. Seguido esses passos, o cadastro será realizado com sucesso e uma mensagem será enviada nas seguintes hipóteses de movimentação do processo:
1. Trâmites – Sempre que houver um trâmite do processo, o solicitante receberá um e-mail no dia seguinte. Por exemplo, se o processo tramitou de um setor para outro em uma quarta-feira, o solicitante receberá um e-mail na quinta-feira pela manhã;
2. Pauta da Sessão – 48 horas antes de cada sessão da Câmara ou do Pleno, o solicitante receberá um e-mail informando que aquele processo foi colocado em pauta;
3. Acórdão ou Resolução – O solicitante receberá um e-mail quando da geração de um Acórdão ou Resolução no dia seguinte à geração;
4. Remetido ao Órgão de Origem, Arquivado ou Juntado – O solicitante receberá um e-mail quando o processo for finalizado por ter sido remetido ao órgão de origem, arquivado ou juntado, finalizando o recebimento de atualizações sobre o determinado processo.
No âmbito municipal, o TCE-CE dispõe dos seguintes serviços de Push de processos:
Sistema de Gerenciamento de Processos (SGP)
O acesso se dá, seguindo os passos a seguir: no portal do TCE, entra no ícone Municípios, Serviços, Acompanhamento de Processos. O usuário se cadastra, preenchendo os campos necessários, e recebe um e-mail de confirmação (solicitar que veja na caixa de spam - lixo eletrônico). Neste e-mail tem um link para ser acessado, ele clica e confirma o cadastro. Com login e senha criados, o usuário acessa a sua conta em Serviços Online e faz o acompanhamento do processo, recebendo um e-mail sempre quando for tramitado (o envio é à noite). Há também um link para acompanhar o processo.
Sistema de Processo Eletrônico
Através do portal do TCE, o internauta vai até o ícone Diário Oficial, Consulta Edições Anteriores – DOE Municípios e realiza um cadastro, preenchendo os campos necessários. Já em posse do login e senha, entrará no menu Informação de Publicação e preencherá os campos necessários, seguindo as instruções da página.

Suspensa licitação da AMC


Medida cautelar homologada o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) suspendeu, até manifestação definitiva da Corte, contratação de empresa de fiscalização de tráfego, por parte da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), por possíveis irregularidades na Concorrência 013/2017 (Edital 3774/2017), no valor total de R$ 113.675.978,73 ao ano, prorrogável por outros períodos. 

O certame objetiva a contratação de empresas especializadas para prestação de serviços de fiscalização automática de trânsito contemplando instalação, manutenção e operação de aparelhos de fiscalização eletrônica, gerenciamento da lavratura de autos de infração incluindo impressão e expedição das notificações de infrações de trânsito e coleta, tratamento e fornecimento de dados de tráfego com uso de equipamentos do tipo fixo, do tipo portátil e do tipo estático.
De acordo com o colegiado, há probabilidade relevante de prejuízo ao erário, em decorrência de um procedimento licitatório restrito, não condizente com os princípios administrativos incidentes e com a norma.
Caberá à Administração Pública municipal esclarecer o motivo do baixo grau de detalhamento da planilha orçamentária, que não prevê a composição de valores relativos a todos os insumos que compõem os serviços a serem contratados a exemplo de materiais, equipamentos, mão de obra e despesas indiretas.
O processo 00249/2018-1 foi relatado pelo conselheiro substituto Davi Barreto. A medida havia sido concedida em 22 de janeiro de 2018, por meio do Despacho Singular 145/2018.

Começa capacitação Ágora


O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) realiza nesta semana, de hoje (5) a quinta-feira (8), treinamento com jurisdicionados sobre o Sistema Ágora, de automatização dos procedimentos de análise das prestações de contas.
Os encontros ocorrem na Escola de Gestão Pública (EGP), no Centro Administrativo Cambeba, em Fortaleza. Os eventos visam apresentar o funcionamento do sistema e os procedimentos para a realização das prestações de contas para representantes de órgãos e entidades da Administração Pública Estadual. 
O treinamento é dividido por turmas com 20 participantes cada (das 8 às 12 e das 13 às 17 horas), e são ministrados por representantes da empresa Ernst & Young (EY) e gestores do Tribunal. Os encontros continuam na semana seguinte, nos dias 15 e 16 de fevereiro.
Na última sexta-feira (2), o ciclo de treinamentos foi realizado com uma turma formada por servidores do TCE-CE. O grupo esteve pela manhã e tarde na EGP para conhecer o Ágora, bem como para tirar dúvidas sobre o seu funcionamento. A consultora sênior da Ernst & Young, Priscila Leite, explicou que “a capacitação objetivou apresentar aos servidores a estrutura da nova ferramenta, apresentando os módulos existentes, desenvolvida para auxiliar o Tribunal de Contas na análise das prestações de contas”.
Além dos treinamentos, serão disponibilizados materiais aos usuários do Ágora no portal institucional do TCE-CE e no próprio sistema, contendo vídeo tutorial com as funcionalidades e um manual. Ao final, os participantes poderão tirar dúvidas e obter mais informações por meio do suporte técnico.

No Paris Dakar


O casal de empresários, Paulo Aragão e Laís Soares, diretores da Atitude Serviços, está de volta à Fortaleza, após uns dias de férias em Córdoba (Argentina).
Junto com o casal de amigos do ramo imobiliário, Leonardo e Monique Beleza, Paulo e Laís foram assistir parte da prova e premiação da 40ª edição do Rally Paris Dakar e puderam conferir de perto a vitória dos brasileiros, o piloto Reinaldo Varela e o navegador Gustavo Gugelmin, na categoria SxS, antes chamada UTV, que ficaram na segunda colocação.

Dia do Comediante no Parangaba

Em fevereiro é comemorado o Dia do Comediante (26). E para celebrar essa data, o Shopping Parangaba (Rua Germano Franck, 300) traz o melhor do humor fortalezense durante as terças feiras de fevereiro, exceto na terça de Carnaval (13).
Amanhã (6), quem vai fazer o público cair na gargalhada é Luana do Crato. A atração é gratuita e acontece a partir das sete da noite, na Praça de Alimentação no Piso L3.
Luana do Crato é figura nacional e realiza shows de humor por todo Brasil, tendo participado de diversos programas televisivos. Luciano Lopes, que dá vida a personagem, promete fazer um grande show para os clientes.
Os próximos humoristas a se apresentar são: Aluísio Junior (20) e Eri Soares (27). A programação faz parte do projeto “Parangaba é Show”, que traz opções de entretenimento, com muito bom humor às terças-feiras; e com atrações infantis aos sábados e domingos.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...