quinta-feira, julho 5

Ação para garantir moradia

O Ministério Público Federal e o Ministério Público do Ceará ingressaram nesta auinta-feiira (5) com ação na Justiça Federal para garantir a posse de imóveis do programa Minha Casa Minha Vida a proprietários que foram expulsos por criminosos ou que foram impedidos de se instalar porque as residências, localizadas em Fortaleza foram invadidas.
Inquérito civil instaurado aponta que 52 famílias com direito a receber imóveis do Residencial José Euclides Ferreira Gomes (pai de Ciro Gomes), no bairro Jangurussu, foram vítimas da prática de esbulho - retirada forçada do bem de seu legítimo possuidor de forma violenta ou clandestina.
Na ação movida contra a Caixa Econômica Federal e o Estado do Ceará, a procuradora da República Nilce Cunha Rodrigues e a promotora de Justiça Giovana de Melo Araújo pedem que seja concedida liminar determinando a expedição de ordem de imissão na posse ou reintegração de posse dos proprietários, conforme a necessidade de cada caso. Os MPF e MPCE querem que os ocupantes indevidos sejam notificados a desocuparem os imóveis sem causar danos às estruturas e aos equipamentos das residências.
O residencial do Jangurussu foi projetado para acolher 2.992 famílias que moravam em áreas de risco ou foram removidas das margens dos rios Cocó e Maranguapinho por conta de obras de reurbanização. O empreendimento recebeu investimentos públicos de R$ 206,4 milhões oriundos do Governo Federal e do Governo do Ceará.
Os casos de impedimentos de fruição dos direitos dos novos proprietários do Minha Casa Minha Vida consistem em violência e em graves ameaças praticadas por terceiros estranhos às relações envolvendo a aquisição dos imóveis, destaca a procuradora Nilce Cunha. A procuradora e a promotora denunciam que a prática de esbulho vem ocorrendo em outros condomínios do programa, o que motivou ingresso anterior pelo MPF de outra ação na Justiça.
MPF e MPCE cobram da Caixa que não financiem empreendimentos localizados em áreas desprovidas de equipamentos urbanos indispensáveis à sadia e segura qualidade de vida e que assegure a proteção dos condomínios do MCMV até a efetiva instalação no local das famílias beneficiadas.
A ação solicita que seja determinado ao Estado do Ceará que se abstenha de participar de empreendimentos em áreas sem infraestrutura e que elabore plano de segurança para garantir que os proprietários possam permanecer residindo nos imóveis adquiridos por eles.

Lei Eleitoral


Latam lança mais novos por Fortaleza

O prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana celebraram os novos voos da Latam Airlines Brasil em Fortaleza, nesta quarta-feira (4), no Palácio da Abolição. O termo prevê que, a partir deste mês, seja ampliado em 25% o número médio de chegadas e partidas domésticas diárias da Latam em Fortaleza. Já no mercado internacional, o aumento será de cinco vezes, passando de duas para dez a quantidade semanal de chegadas e partidas internacionais da companhia na Capital.
Os investimentos integram uma parceria de longo prazo que visa fomentar o turismo local e contribuir para o desenvolvimento de diversos setores da economia cearense. A partir do início das novas operações, a Latam terá isenção de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) sobre o QAV (Querosene de Aviação), e também sobre importação de peças de manutenção e de aeronaves, transporte doméstico de cargas e alimentos e provisões de bordo. Em contrapartida, a companhia se compromete a ampliar o seu volume total de voos domésticos e internacionais em Fortaleza.
“É muito bom quando há esforço entre poder público e iniciativa privada. O turismo é uma das saídas mais importantes e que mexe com a economia e o desenvolvimento. Estamos muito confiantes dos atrativos que Fortaleza oferece a quem nos visita e temos a convicção que a permanência do turista poderá apresentar uma boa experiência a ser multiplicada lá fora. Por isso, nossas equipes também estudam a possibilidade da cadeia relacionada ao turismo, como hotelaria e restaurantes, trabalhar incentivos tributários para aumentar a possibilidade desses passageiros permanecerem na Capital. Isso garantirá um fluxo maior no aeroporto e turistas na cidade para mexer na economia da Cidade”, pontuou Roberto Cláudio.
“A ideia é fazer do Ceará três centros de conexões: com o Porto do Pecém, que é o maior centro de conexões marítimas; o centro de comunicação através do Data Center que está sendo construído em parceria com a Angola Cables; e, agora, com o centro de conexões aéreas, estimulando que os passageiros que cheguem no aeroporto, fiquem alguns dias em Fortaleza. Fechamos uma parceria com a Fraport, que está investindo R$ 1 bilhão para a modernização do Aeroporto, consolidando nossa luta que é transformar nossa cidade em um grande centro de conexões com o mundo”, afirmou Camilo Santana.
De acordo com o CEO da Latam, Jerome Cadier, a Cidade ganhou três novas ações. “A primeira é o aumento de 25% de voos domésticos, subimos para dez o número de voos internacionais por semana e também buscamos aumentar o volume de peças de aeronaves a serem distribuídas, começando por Fortaleza. São cerca de 50 milhões de peças por ano que passarão na Cidade. Quando a gente reduz o custo da operação, reduzimos o preço e aumentamos o número de passageiros. Geramos oportunidade para que os cidadãos viajem pelo Brasil. O incentivo de ICMS é algo muito relevante para o futuro da economia. Isso só é possível quando a gente trabalha em equipe”, explicou.
O novo voo direto da companhia entre Fortaleza e Orlando (EUA) começa nesta quinta-feira (5). A nova rota para os Estados Unidos será operada duas vezes por semana. Já o trecho Fortaleza-Orlando será operado às quintas e sábados, e o trecho Orlando-Fortaleza será operado às quintas e sextas.
Com informações da PMF.

Radioweb

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...