Prefeiturável no 2º Turno em Fortaleza, André Fernandes (PL): Finalizando mais um dia de Campanha aqui no Vila Velha com essa multidão de corajosos que mudarão a nossa Fortaleza!
domingo, outubro 13
Dia Mundial da Visão
Na segunda quinta-feira de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Visão. Esta data busca promover ações de conscientização sobre a saúde ocular e a importância do cuidado com a visão. O doutor Giuliano Veras, destaca a necessidade urgente de que as pessoas busquem atendimento oftalmológico regular e adotem hábitos saudáveis para proteger a visão.
Segundo o último Relatório Mundial sobre Visão da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 2,2 bilhões de pessoas no mundo têm alguma deficiência visual ou cegueira. Desses, 1 bilhão de casos poderiam ser evitados ou corrigidos por meio de diagnósticos precoces e tratamentos adequados. Além disso, a miopia tem se tornado uma preocupação crescente, com 1,95 bilhões de pessoas afetadas atualmente e uma projeção alarmante de 3,36 bilhões até 2030.
As comunidades de baixa e média renda são as mais impactadas por problemas de visão, enfrentando desafios significativos no acesso a cuidados oftalmológicos, exames regulares e tratamentos adequados. O relatório também ressalta que 800 milhões de pessoas não têm acesso a óculos, e 65 milhões estão cegas ou têm dificuldade de enxergar devido à catarata.
- Infelizmente, muitos só procuram ajuda quando já estão em situações quase irreversíveis. É necessário que a ida ao especialista em visão seja algo rotineiro, que faça parte da rotina da família. Temos essa falsa ideia de que só devemos buscar ajuda quando a situação se torna insustentável”, alerta o especialista.
Com o aumento do uso de dispositivos eletrônicos, os jovens são particularmente vulneráveis a distúrbios visuais. Um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) revelou que o número de casos de miopia entre crianças e adolescentes cresceu 70% desde o ano de 2020. Assim, a conscientização sobre a saúde ocular deve ser uma prioridade.
Veras sugere que, além de consultas regulares ao oftalmologista, devemos adotar hábitos saudáveis, como passar mais tempo ao ar livre e limitar o uso de dispositivos eletrônicos.
- A Saúde dos Olhos é fundamental para a qualidade de vida e deve ser uma prioridade para todos nós”, finaliza.
Sobre Giuliano Veras-Médico oftalmologista e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Dr. Giuliano Veras conta com mais de 18 anos de experiência. Formado pela Universidade Federal da Paraíba, Giuliano também fez Residência Médica na Fundação Altino Ventura/Hope e na Fundação Leiria de Andrade, além de treinamento especializado no Hospital Oftalmológico de Sorocaba. Ele também é Membro da Sociedade Cearense de Oftalmologia e da Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa, sendo também Chefe da Equipe de Transplante do Centro Cearense de Oftalmologia (CCO/CLDO).
Mês Mundial de Combate a Obesidade
Hospital Prontocardio alerta sobre os riscos da obesidade no Mês Mundial de Combate à doença.
Com mais de 650 milhões de adultos vivendo com obesidade em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial de Combate à Obesidade, celebrado em 11 de outubro, chama atenção para o crescimento desse problema de saúde pública global.
No Brasil, o cenário também é alarmante, e no Ceará, a prevalência de obesidade tem aumentado de forma preocupante. Dados da Secretaria de Saúde do Estado indicam que cerca de 20% da população adulta cearense já apresenta obesidade, elevando o risco de complicações de saúde graves.
- O aumento da obesidade no Ceará reflete a tendência global, mas a situação exige ações locais de conscientização e combate", afirma doutor Roger Carneiro, cardiologista do Hospital Prontocardio.
Ele alerta que a obesidade é um dos maiores fatores de risco para doenças cardíacas, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
- No Estado, vemos mais pessoas desenvolvendo doenças relacionadas ao excesso de peso, o que tem um impacto direto na sobrecarga do sistema de saúde”, destaca o médico.
Além dos impactos cardíacos, o Dr. Roger explica que a obesidade está ligada a outras condições graves, como diabetes tipo 2 e hipertensão, que afetam a qualidade de vida e podem reduzir a expectativa de vida.
- O excesso de peso, especialmente quando combinado com hábitos sedentários e alimentação inadequada, cria um ambiente propício para o surgimento de doenças crônicas", alerta.
No Brasil, o Ministério da Saúde aponta que cerca de 22% da população adulta é considerada obesa. No Ceará, a situação é agravada pela falta de atividade física regular e pelo aumento no consumo de alimentos ultraprocessados.
- A alimentação desequilibrada e o sedentarismo são os grandes vilões. É essencial que a população busque adotar hábitos saudáveis e que haja incentivo governamental para políticas públicas de prevenção", afirma doutor Roger.
O Hospital Prontocardio é uma referência em saúde cardiovascular no Ceará, oferecendo atendimento especializado e humanizado a pacientes com doenças do coração e condições associadas, como a obesidade. Com uma equipe multidisciplinar, o hospital desenvolve programas de prevenção e tratamento da obesidade, priorizando a reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos.
Além de consultas e acompanhamento médico, o Hospital Prontocardio promove campanhas de conscientização, visando informar sobre a importância da Saúde Cardiovascular e do controle do peso. O hospital também conta com infraestrutura moderna e tecnologia de ponta para diagnóstico e tratamento, garantindo um atendimento de qualidade e segurança para seus pacientes.
Hospital Unimed Sul 2 anos
Hospital Unimed Sul completa dois anos com mais de 100 mil atendimentos pediátricos por ano.
A Unidade conta com atendimento pediátrico e obstétrico 24 horas por dia.
O Hospital Unimed Sul, localizado no bairro Luciano Cavalcante em Fortaleza, celebrará seu segundo aniversário, coincidentemente no Dia das Crianças. Com uma área de 28 mil metros quadrados e 145 leitos, o equipamento da Unimed Fortaleza se destaca como um dos maiores hospitais privados do Ceará, focando na saúde das famílias.
Desde a sua inauguração, o Hospital Unimed Sul se dedicou ao atendimento pediátrico e obstétrico, disponibilizando profissionais especializados 24 horas por dia. A emergência pediátrica tem a capacidade de realizar até 15 mil atendimentos mensais, refletindo a demanda crescente por cuidados médicos.
No último ano, o hospital já contabiliza mais de 100 mil atendimentos pediátricos em sua emergência e mais de 1.300 partos. Além disso, foram realizados cerca de 15 mil procedimentos cirúrgicos e 11 mil internações, juntamente com mais de 70 mil exames de imagem.
Em setembro, a Unimed Fortaleza tornou-se a primeira rede de saúde no Brasil a receber a acreditação internacional Ouro do programa Qmentum International (QGA), que avalia a qualidade do atendimento e a segurança do paciente em toda a rede. Já o Hospital Unimed Sul recebeu a certificação nível Platinum, uma das mais elevadas certificações do sistema de avaliação.” Essa conquista reforça o compromisso do hospital com a excelência na gestão e no cuidado à saúde das crianças e mães, consolidando sua reputação como uma referência na assistência médica em Fortaleza”, afirma Dr. Marcos Aragão, presidente da Unimed Fortaleza.
A estrutura do Hospital Unimed Sul é composta por serviços de emergência pediátrica, obstétrica e internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e neonatal; oncologia pediátrica; centro cirúrgico com 7 salas para as mais diversas especialidades médicas, sendo 3 delas com janelas de vidro para que a família possa acompanhar o parto; um centro de parto natural com três salas com banheira; quarto VIP; centro de imagem e laboratório.
Mais sobre a Unimed Fortaleza-Fundada em 9 de janeiro de 1978 por 23 médicos que se uniram por meio do cooperativismo, a Unimed Fortaleza integra o Sistema Nacional Unimed. Atualmente, é a 11ª maior singular, em relação às outras Unimeds, em número de beneficiários, com mais de 370 mil clientes e cerca de 4 mil médicos cooperados.
A cooperativa possui uma ampla rede credenciada e uma rede própria que conta com o Hospital Unimed, que tem nível máximo de Acreditação Hospitalar na metodologia Qmentum, concedida pela Quality Global Alliance (QGA), sendo o maior hospital do Ceará em número de leitos (330) e o maior do sistema Unimed no Brasil; e com o Hospital Unimed Sul, que possui serviços de emergência pediátrica, internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Oncologia Pediátrica, além de um centro cirúrgico moderno. A rede própria conta, também, com 11 laboratórios, cinco Clínicas Unimed, oito Clínicas de Saúde Integral, além de programas como a Medicina Preventiva.
Assinar:
Postagens (Atom)
Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos
Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...
.jpg)
-
CONVENÇÃO MUNICIPAL DA FEDERAÇÃO PSOL/REDE FORTALEZA. O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, e a Rede Sustentabilidade, que compõem a Fede...
-
Com o compromisso de buscar a inovação de políticas públicas que garantam soluções e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara ...
-
Com o lema "Amar e cuidar de Caucaia", o pré-candidato a prefeito do município pelo partido dos trabalhadores, Waldemir Catanho, r...