quinta-feira, outubro 9

Para CFO



A tecnologia mais avançada na indústria de piscina de competição e treinamento do planeta está em fase de instalação no Ceará. Na obra do Centro de Formação Olímpica (CFO) a Secretaria Especial de Grandes Eventos Esportivos (SEGE) e a Galvão Engenharia finalizam, neste momento, aplicação dos painéis de aço inoxidável que vão compor a estrutura dos dois equipamentos: a piscina olímpica e a de saltos ornamentais. Os componentes são importados da Itália, da empresa Myrtha®, e permitem uma impermeabilização perfeita, seguindo os padrões das principais competições e entidades esportivas internacionais.

"Essa é uma etapa importante da obra do Centro de Formação Olímpica. É muito gratificante ver tudo tomando forma e já ter certeza de que, em breve muitos jovens cearenses serão beneficiados com essas estruturas. Através dessas atividades desportivas poderemos mudar pra melhor a vida de muitos cearenses", afirma o secretário Especial de Grandes Eventos Esportivos do Ceará, Ferruccio Feitosa.

A piscina olímpica terá uma dimensão de 50m x 25m com dez raias, sendo oito utilizadas para competições. É semelhante à que recebeu as Olimpíadas de Londres, em 2012, e à que será usada nos jogos do Rio, em 2016. Também pode ser utilizada para a prática de polo aquático. Já a piscina para os saltos ornamentais tem um misto de concreto e aço inox, com 25m x 25m e 5 metros de profundidade, além de um trampolim de 1 metro e quatro plataformas (3, 5, 7,5 e 10 metros) Com quatro certificações de federações internacionais, serão as primeiras primeiras com esses padrões a serem instaladas no Brasil, não exclusivamente para olimpíadas.

A opção pelo equipamento com essas estruturas levou em consideração a busca por uma solução que garanta melhor retorno e um ciclo de vida bem maior do que em estruturais convencionais. O gerente de projetos da Galvão Engenharia, Edivaldo Costa, afirma que esse sistema garante aumento na velocidade da obra e cita maior qualidade, por conta da precisão dimensional do equipamento, exigida pelas entidades do segmento.

A SEGE e a Galvão Engenharia recebem a estrutura das piscinas desmontadas e, para isso, uma equipe especializada é responsável por toda montagem e o suporte técnico necessários. Com a conclusão da instalação dos painéis de aço, na sexta-feira, os processos seguintes serão o alinhamento, instalação de calha, bombas e tubos.

Estrutura

A Myrtha® Pools é a empresa especializada em piscinas olímpicas mais tradicional no mundo. Trabalhando no ramos há mais de 50 anos, forneceu material para as 10 últimas Olimpíadas e também para o parque aquático do Rio de Janeiro.

A estrutura de base que define a piscina é constituída por seções de aço aparafusadas que agem como uma estrutura de suporte para os painéis de parede. Ela é fixada firmemente ao piso através da utilização de âncoras químicas sendo que a rigidez é obtida pela utilização destas barras de inox as quais são fixados no perímetro delimitado. As barras rosqueadas também permitem o ajuste micrométrico de modo que o nivelamento perfeito da estrutura pode ser alcançado.

Os painéis pré-fabricados são fabricados com uma camada permanente e soldada de PVC rígido, e são aparafusados sobre a armação da base um ao outro. Semelhante à indústria aeronáutica, a utilização de soldagem de aço inox é evitada, assim não existem pontos potenciais de corrosão em uma estrutura.

O piso padrão de uma piscina Myrtha proporciona uma superfície de suporte lisa. A laje é impermeabilizada por uma membrana de PVC reforçada produzida especificamente para uso em piscinas e protegida com um envernizamento de superfície.
 
Centro de Formação Olímpica

O CFO é uma parceria do governo do Ceará com o Governo Federal e faz parte do Plano Brasil Medalhas, com financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O complexo vai integrar a Rede Nacional de Treinamento, principal projeto de legado dos Jogos Olímpicos de 2016 para a infraestrutura do esporte brasileiro, e foi a primeira obra no estado contratada sob o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) – modalidade de licitação criada para maior eficiência de contratações públicas e aumento de competitividade entre fornecedores.

Somado ao Castelão, o Centro de Formação Olímpica formará o maior complexo desportivo do país. O CFO, administrado pela SEGE e realizado pelo Consórcio Complexo Olímpico do Ceará, com as Construtoras Galvão Engenharia SA e Recoma Construções Comércio e Indústria LTDA, tem data de entrega marcada para o dia 13 de dezembro deste ano. A pista de skate já foi entregue à população no último dia 27 de setembro e está em pleno funcionamento. O espaço terá instalações para 26 modalidades olímpicas, com outras muito populares, como futsal e karatê, além de hotel para 248 atletas e ginásio climatizado para até 21 mil pessoas.

SVO

A declaração de óbito do parente idoso, que teve morte natural, agora é liberada na própria residência da família. O Serviço de Verificação de Óbitos Dr. Rocha Furtado (SVO), da Secretaria da Saúde do Estado, inovou, implantando em Fortaleza o SVO Móvel para agilizar a liberação de declaração de óbito e diminuir o tempo de sofrimento da família que perdeu um parente idoso por morte natural. Basta a família ligar para o 190, das sete horas da manhã até às sete horas da noite. Quando acionado, uma equipe do SVO Móvel se desloca até a casa onde ocorreu a morte e libera a declaração de óbito no próprio domicílio. Até o final deste ano o serviço começa a ser implantado também na Região Metropolitana.
O SVO Móvel funciona com cinco veículos. As equipes de profissionais são formadas por médicos, assistentes sociais e motoristas. Os profissionais de saúde trabalham com tensiômetro e estetoscópio. O governo do Estado investiu R$ 500 mil em veículos e equipamentos. As equipes ficam na sede do SVO, no Instituto Médico Legal (IML), na Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS). Na atividade do SVO, 63% dos corpos liberados são de idosos que faleceram em casa, com média anual de 5,5 mil liberações com esse perfil.
Há seis meses, o SVO implantou o horário noturno para a liberação de corpos, que passou a acontecer 24 horas, como já funcionava o recebimento de corpos. Também passaram a funcionar 24 horas, inclusive nos fins de semana, o acolhimento de familiares e responsáveis pelas autorizações das necrópsias e a emissão de declarações de óbitos. No período, mais de mil corpos foram liberados no horário noturno pelo SVO, que fica na BR 116, s/n, Messejana, na zona sul de Fortaleza. Em 2013, o SVO, recebeu 5.476 corpos para realização de necrópsias. Desse total, 61% foram por óbitos domiciliares, 33% em hospitais, 5% a caminho de hospital e 1% em corpos encontrados em vias públicas.
Ainda no ano passado, o SVO adotou uma série de medidas para melhorar o serviço, entre elas a reestruturação do quadro de funcionários, com o ingresso de 10 médicos e 15 técnicos em necrópsia, reestruturação física do prédio, com novos espaços como os setores para recepção de corpos e acolhimento das famílias, informatização do atendimento aos usuários, com cadastro e geração automática do número de identificação dos corpos, criação da central de prontuários e laudos e vigilância eletrônica com instalação de 14 câmeras de visão noturna.
O SVO tem por finalidade esclarecer a causa mortis em casos de morte natural sem assistência médica ou quando não houver uma definição da causa, mesmo quando o caso é acompanhado por equipe de saúde. O esclarecimento de causas dos óbitos é importante para a família e para a comunidade, pois fornece informações para a obtenção de benefícios sociais, como auxílio-funeral, seguros, pensões, entre outros. Alerta, também, para medidas de saúde visando o combate e controle de doenças que ameaçam a vida das pessoas, especialmente dos familiares em contato com o falecido, no caso de doenças contagiosas. Esclarece se a morte foi por causa natural ou externa.
O SVO deve ser procurado nos casos de morte natural, por doença sem assistência médica, em que o óbito acontece em casa ou em via pública. Do interior do Estado devem ser encaminhados ao SVO especialmente os casos de interesse da Vigilância em Saúde, como dengue, meningite, leptospirose e outras doenças infectocontagiosas. Os hospitais enviam ao SVO casos de óbitos de causa natural, nas primeiras horas de internação, em que a necrópsia é a única forma de esclarecer o diagnóstico.
Para fazer o encaminhamento do corpo em caso de óbito familiar, deve ser feito contato preliminar com o SVO pelo telefone 3101.2150 e providenciar posteriormente a remoção. Nos óbitos em vias públicas, o contato deve ser feito com o CIOPS, pelo 190, para verificação da natureza da morte e posterior encaminhamento ao órgão responsável - SVO ou IML.
(Assessoria)

Futricas Cearenses

  1. Prefeitura de Fortaleza através do Cuca Jangurussu seleciona comunicadores de rádio. 
  2. Equipes de campanha de Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) já com programas de Rádio e Tevê prontos para 2º Turno no Ceará. 
  3. Começa a bolsa de apostas para o novo coordenador de Comunicação da Câmara Municipal de Fortaleza. 
  4. Eleição da mesa diretora em dois de dezembro próximo. 
  5. Presidenciáveis para CMFor: Salmito Filho, Carlos Mesquita, Adail Júnior e Elpídio Nogueira.
  6. Diego Borges é editor interino de Turismo do Diário do Nordeste.
  7. Amanhã ás nove da manhã, o jornal O Estado recebe homenagem pelos seus 78 anos fundação, na Câmara Municipal de Fortaleza, através de proposta do vereador Marcos Aurélio (PSC).
  8. Às sete da noite, o radialista Alano Maia, vice-presidente da Apcdec, recebe a Medalha Boticário Ferreira, na Câmara Municipal de Fortaleza, numa proposta do vereador Joaquim Rocha (PV).

Apodi Seniors Tênis

Fortaleza recebe a partir da próxima segunda-feira (13), o Apodi Seniors de Tênis. O torneio terá a participação de tenistas a partir de 35 anos de todo o Brasil. Os jogos serão realizados nas quadras do Náutico Atlético Cearense e Ideal Clube. O Apodi Seniors de Tênis é um torneio que pontua para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis. "Vamos contar com a presença de vários jogadores de outros estados. Isso vai garantir um nível técnico bem interessante nos jogos", afirmou o presidente da Federação Cearense de Tênis, Ricardo Leite. A final do torneio está prevista para o sábado (18).
As categorias em disputa no torneio nacional são mais de 35 anos masculino, mais de 40 anos masculino, mais de 45 anos masculino, mais de 50 anos masculino, mais de 50 anos feminino, mais de 55 anos masculino, mais de 60 anos masculino, mais de 65 anos masculino e mais de 70 anos masculino. Os jogos acontecem no sistema de Simples e Duplas.
Entre os destaques esperados na capital cearense estão os três tenistas melhores colocados no Ranking Nacional pela categoria mais de 55 anos: Amadeu Helder Janja Façanha, do Distrito Federal, e os paulistas José Roberto Bloise e Henrique Avancine. Também estão confirmados no torneio a cearense Lourdes Amelia Macedo (Categoria mais de 50 anos), o paulista Roberto Macedo Caira (Categoria mais de 40 anos), o sergipano José Ricardo de Souza Lopes (Categoria mais de 40 anos), o capixaba José Aparecido de Souza (Categoria mais de 50 anos) e os goianos Alexandre Pires Lobo (Categoria mais de 45 anos) e Pedro Alexandre da Rocha Coelho (Categoria mais de 50 anos).
Há também estrelas em categorias mais veteranas que prometem mostrar bom desempenho nas quadras, provando que não existe idade para praticar um tênis de alto nível técnico. São os casos de Jadir Antônio de Oliveira (RJ), na Categoria mais de 65 anos; José Carlos Silvestre (GO), na Categoria mais de 70 anos; e Francisco Menezes Coelho Filho (RJ), na Categoria mais de 70 anos. 
O Apodi Seniors de Tênis tem o patrocínio da Cimento Apodi, Coca-Cola, Totolec, Loteria dos Sonhos, Instituto de Tratamento da Dor e Brava Bebidas, com o apoio do Ideal Clube e Náutico Atlético Cearense. A realização é da Federação Cearense de Tênis (FCT).

Assessoria de Imprensa

Estado 78 anos

Vereador Marcos Aurélio (PSC) é autor da homenagem.
Vereador Marcos Aurélio (PSC) é o autor da homenagem.
O Legislativo Municipal de Fortaleza promove nesta sexta-feira, 10, sessão solene, às 9h30, em homenagem ao aniversário de fundação do jornal O Estado, que completou no dia 24 de setembro, 78 anos. A solenidade, de autoria do vereador Marcos Aurélio (PSC), reconhece a importância e credibilidade do veículo para a sociedade cearense. O evento será realizado no Plenário Fausto Arruda.
Fundado em 1936, por lideranças políticas do Ceará, na época, comandadas por José Martins Rodrigues, o jornal O Estado, conquistou o seu espaço na imprensa cearense. O veículo, de circulação diária, está entre os três maiores do Ceará. Durante sua trajetória, atuou sob a responsabilidade de transmitir informação de qualidade e de interesse público.
O veículo publicou no dia 24 de setembro deste ano, em seu editorial, um texto sobre o aniversário do periódico, com o seguinte trecho: “O jornal O Estado completa, hoje, 78 anos de existência. Nesse período, o mundo foi sacudido por diversas revoluções, tanto de cunho político-econômico quanto filosófico-cultural. O Estado renova seu compromisso com os fatos e com a verdade. Parabéns a todos os profissionais, de todos os tempos, que fizeram dessas páginas o relato de nossa história.”
O jornal O Estado, que sobreviveu à um longo período de crise política e financeira, é comandado atualmente pela matriarca e presidente Wanda Palhano, com superintendência executiva de Ricardo Palhano. 

Nobel de Química

ESTADÃO CONTEÚDO
08 Outubro 2014 | 09h 33

Os cientistas norte-americanos Eric Betzig e William Moerner e o alemão Stefan Hell venceram o prêmio Nobel de Química nesta quarta-feira, por desenvolverem novos métodos que permitem aos microscópios captar imagens de maior detalhamento.
Segundo a Academia Real das Ciências da Suécia, o trio atuou no desenvolvimento da microscopia de fluorescência de super-resolução e ultrapassou a nitidez máxima dos microscópios ópticos tradicionais. "Seu trabalho inovador trouxe a microscopia óptica à nanodimensão", afirma a Academia, em comunicado.
Betzig, de 54 anos, trabalha no instituto médico Howard Hughes, em Ashburn, Virginia. Hell, 51, é diretor do instituto Max Planck de Química Biofísica, em Goettingen, na Alemanha. Já Moerner, 61, é professor na Universidade de Stanford, na Califórnia.
Durante muito tempo, a qualidade dos microscópios ópticos era limitada pelo comprimento de onda da luz. Por causa disso, os cientistas acreditavam que jamais conseguiriam atingir uma resolução superior a 0,2 micrômetros.
O desenvolvimento tornou possível a Hell estudar células nervosas para compreender melhor o funcionamento das sinapses cerebrais. Moerner, por sua vez, estudou proteínas relacionadas à doença de Huntington e Betzig monitorou a divisão celular em embriões.
"Eu fiquei totalmente surpreso, não pude acreditar", disse Hell ao descobrir que havia vencido o prêmio.
"Eu estou incrivelmente entusiasmado e feliz de ser incluído (na lista de vencedores) com Eric Betzig e Stefan Hell", afirmou Moerner.
O presidente da Sociedade Americana de Química, Tom Barton, disse que o progresso dos três cientistas permitirá à Biologia estudar detalhes minúsculos de seres vivos. Isso porque, embora exista um microscópio capaz de analisar detalhes com resolução ainda maior, o equipamento não pode ser utilizado em tecidos vivos.
"Antes só poderíamos ver os contornos das bactérias, mas agora podemos olhar dentro delas e ver coisas tão pequenas quanto moléculas individuais", afirmou Claes Gustafsson, membro do comitê do prêmio Nobel.
"De repente podemos começar a estudar detalhes com os quais só poderíamos sonhar anteriormente. Isso é uma revolução, porque há 15 anos acreditávamos ser teoricamente impossível vencer essa barreira", disse Gustafsson.
No ano passado, o prêmio Nobel de Química foi entregue a três cientistas que trabalhavam nos Estados Unidos e desenvolveram modelos de computadores para compreender interações químicas complexas e criar novos medicamentos.
Nesta semana, já foram anunciados os vencedores dos prêmios Nobel de Medicina e Física. Ainda serão divulgados os ganhadores dos prêmios de Literatura (na quinta-feira), da Paz (sexta-feira) e de Economia (no dia 13 de outubro). Os prêmios serão entregues em cerimônia no dia 10 de dezembro, data em que o cientista Albert Nobel morreu, em 1896. Fonte: Associated Press.

Brasil Kirin fará parque eólico no CE em 2015

REUTERS
08 Outubro 2014 | 12h 49

Segundo Alexandre Sanchez, o movimento não está ligado à diminuição de expectativas para a economia

Paulo Liebert/Estadão
Fábrica da Brasil Kirin em Itu, São Paulo
A Brasil Kirin, dona das cervejas Schin e Devassa, tem a perspectiva de investir menos em suas operações no ano que vem, afirmou o vice-presidente de operações da empresa, Alexandre Sanchez, sem dar detalhes sobre o montante previsto.
Às margens de evento de embalagens em São Paulo nesta quarta-feira, o executivo afirmou que o movimento não está ligado à diminuição de expectativas para a economia, mas a uma estratégia da companhia, diante do investimento já anunciado para nova fábrica em Pernambuco e um parque eólico no Ceará, ambos previstos para o ano que vem.
Para o biênio 2013/2014, a previsão de investimentos totais de empresa de bebidas é de 1 bilhão de reais.
Recentemente, a Brasil Kirin informou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a intenção de fechar acordo com a Inab, dona da cerveja Colônia, para terceirizar a fabricação de cervejas do seu portfólio diante do esgotamento da sua fábrica em Itu (SP), a segunda maior das 13 que possui atualmente.
Segundo Sanchez, a diversificação de embalagens na unidade de Itu contribuiu para o esgotamento da sua capacidade. Mesmo assim, planos para o lançamento de outra fábrica ficam para 2016 em diante, completou.
O executivo segue acreditando no aumento da produção pela indústria de cerveja em 2014, após declínio no ano passado. Ao mesmo tempo, ele alertou que a Brasil Kirin já sente o mercado "um pouco mais difícil".
Em setembro, a produção de cerveja no país registrou nova queda na comparação anual, após ter interrompido em agosto uma série de seis meses de alta, segundo dados do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe) divulgados pela Receita Federal.
No acumulado dos nove primeiros meses do ano, a alta no volume produzido da bebida é de 6,9 por cento ante igual período de 2013.
(Por Marcela Ayres)

Amanhã

As Edições Demócrito Rocha (EDR) lançam nesta sexta-feira, 10, às 19 horas, a publicação Perfis de Artistas Cearenses. O lançamento será realizado no Espaço O POVO de Cultura & Arte e contará com a presença dos artistas que compõem os perfis do livro, assim como da artista japonesa, radicada na Alemanha, Meera Hashimoto. A artista estudou na Musashino Art University, em Tóquio, entre 1966 e 1969. Depois, seguiu para Europa para continuar seus estudos sobre arte. Morou em Toledo, na Espanha, onde fez parte do Grupo Tolmo que reunia artistas europeus de várias tendências. A partir da década de 70, Meera viajou para Índia e a descobriu como fonte de um novo trabalho artístico que tem a pintura como ferramenta para o autoconhecimento. Meera Hashimoto já expôs seus trabalhos em vários dos principais museus e galerias do Japão, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e Índia.
O livro com textos da jornalista Júlia Lopes, da crítica de arte e curadora Cecília Bedê e com imagens feitas pelo fotógrafo Roberto Kennedy foi construído a partir do workshop “Vivência e Sensibilização da Expressão Criativa”, ministrado pela artista Meera Hashimoto, em Fortaleza, reunindo um grupo de cerca de 40 artistas com atuação nas artes cearenses. Trinta e dois artistas tiveram seus perfis elaborados para a publicação. Pintores, escultores, estilistas, gravadores que se destacam no cenário local como Carlos Macedo, Vando Figueirêdo, Totonho Laprovitera, Mano Alencar, Zé Tarcísio, Eduardo Eloy, o estilista Kallil Nepumuceno, o designer Cláudio Quinderé e o artista urbano Narcélio Grud.
Vale ressaltar ainda a participação no livro dos jovens artistas recém-egressos dos novos cursos de artes em funcionamento em Fortaleza e que exploram, entre outros recursos artísticos, o espaço urbano, os objetos do cotidiano e os novos suportes para registro da arte. Bruna Bezerra, Cecília Queiroz, Cristiane Soares, Ingra Rabelo e Naiana Magalhães formam o grupo que faz parte dessa nova leva de jovens artistas que apóiam seus trabalho a partir de uma pesquisa experimental. 
Perfis de Artistas Cearenses propõe, portanto, o diálogo entre os personagens que atuam nos múltiplos cenários da arte contemporânea do Ceará. Alguns dos artistas sequer nasceram no Ceará, no entanto, desenvolvem suas atividades artísticas a partir do estado. A publicação, editada pelas Edições Demócrito Rocha, teve o apoio Cultural da Secult (Mecenato), Coelce e VC Eventos. À Secult caberá o total de 40% da tiragem de 3 mil livros, ou seja, um total de 1.200 exemplares que serão destinados às bibliotecas públicas e equipamentos culturais do Estado.

SERVIÇO
Lançamento do livro Perfis de Artistas Cearenses
QUANDO: Dia 10 de outubro (sexta-feira), às 19h
ONDE: No Espaço O POVO de Cultura & Arte, à avenida Aguanambi, 282.




AS AUTORAS
Júlia Lopes, jornalista. Participou da turma do Programa de Crítica e Curadoria em Artes Visuais da Vila das Artes, que produziu a exposição Perambular, Experimentar e Correr Perigo. Trabalhou como assessora parlamentar. Foi pesquisadora do projeto Natural-Natural: Paisagem e Artifício, coordenado pela artista Ana Maria Tavares. É mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Cultura e Artes da Universidade Federal do Ceará.
Cecília Bedê é mestre em Comunicação e Semiótica na linha de pesquisa Processos de Criação nas Mídias e especialista em Arte: Crítica e Curadoria pela PUC/SP. Graduada em Artes Visuais pela FGF/CE, tem experiências profissionais nas áreas da educação, gerenciamento de acervos, produção e curadoria de exposições. Escreveu sobre arte para o Canal Contemporâneo e para a revista Nexi.


ARTISTA JAPONESA, MEERA HASHIMOTO, LANÇA NO BRASIL
O (RE) DESPERTAR DA CRIATIVIDADE


A artista japonesa Meera Hashmoto lança nesta sexta-feira, 10, às 19h, no Espaço O POVO de Cultura & Arte o livro O (Re)Despertar da Criatividade. O lançamento do livro no Brasil, pela Editora Demócrito Dummar (EDD), marca a expansão do trabalho que Meera realiza em vários países, incentivando a busca pelo autoconhecimento a partir da pintura. Meera considera que a arte é um bem que deve ser acessível a todos, coexistindo com a própria vida. “Viver cada momento significa dar espaço para a intuição e a espontaneidade. Uma vez que você aprende o segredo, a pintura se torna em alegria e diversão”, afirma a artista.
No livro O (Re)Despertar da Criatividade, Meera Hashimoto costura as aulas do Treinamento de Pintor Master que, anualmente, ela ministra no Osho Multiversity Plaza, em Pune, na Índia, com histórias da sua travessia entre Oriente e Ocidente. A artista japonesa narra  a saída da Ásia em busca das liberdades européias. Após uma viagem a Índia, na década de 70, Meera volta-se para o Oriente dando à sua arte nova forma de auto-aprendizagem e exposição.
 Meera viveu em vários países nos anos 70, praticou a pintura em comunidades de artistas na Europa, na Índia e nos Estados Unidos. O livro constrói também uma história da arte contemporânea, a partir do trabalho de artistas consagrados do início do século XX e que foram impulsionadores de alguns dos principais movimentos das vanguardas artísticas, entre eles Vicent van Gogh, Pablo Picasso e Jackson Pollock.    

SERVIÇO
Lançamento do livro (Re)despertar da criatividade
QUANDO: Dia 10 de outubro (sexta-feira), às 19h
ONDE: No Espaço O POVO de Cultura & Arte, à avenida Aguanambi, 282.

Marina Silva

NA FERNANDES - O ESTADO DE S. PAULO
09 Outubro 2014 | 12h 26

Nilson Oliveira, coordenador de comunicação da campanha da ex-ministra, afirma que posicionamento depende da resposta de Aécio sobre ajustes no programa de governo

Atualizado às 13h
São Paulo - O antigo coordenador de comunicação da campanha de Marina Silva e aliado próximo da ex-ministra, Nilson Oliveira, disse que a ex-ministra não deve anunciar nesta quinta-feira, 9, seu posicionamento sobre o segundo turno das eleições presidenciais. "Marina não deve se manifestar hoje", disse a jornalistas ao chegar ao apartamento onde a ex-ministra tem se hospedado em São Paulo. Ainda segundo Oliveira, ainda que se confirme a tendência de apoio ao tucano Aécio Neves, Marina "não vai subir em palanque".
De acordo com Oliveira, Marina decidiu na quarta, 8, que não participaria da reunião da coligação que a apoiou no primeiro turno, em Brasília, porque achou melhor que eles chegassem a um consenso sobre quais pontos essenciais do programa querem levar a Aécio e, então, submeterem esse documento para a avaliação dela. "Os partidos vão encaminhar esse documento (ao candidato do PSDB)." Essa entrega será feita após a aprovação de Marina, completou. Nessa quarta, o PSB declarou apoio à candidatura tucana. A Rede, grupo político ligado a Marina, manifestou-se pelo voto nulo, branco ou no tucano.
Ainda segundo Oliveira, o tempo de espera por um posicionamento de Marina agora depende de Aécio. "Agora é o Aécio quem deve fazer o movimento ao encontro de Marina. Ele deve demonstrar o nível de compromisso programático com os pontos que serão apresentados", disse. Sobre o momento do anúncio de Marina, Oliveira afirmou que "vai depender do Aécio dizer que momento é mais propício".
Neste momento, representantes do PSB, da Rede (projeto de partido de Marina), do PPS, PPL e PRP estão reunidos em Brasília para tentar tirar um documento comum com pontos programáticos - PHS e PSL decidiram não participar. O documento formulado pela Rede incluiu adiantar metas de educação em tempo integral e de destinar 10% do PIB para educação, o destino de 10% da receita bruta da União para saúde, o passe livre estudantil, a reforma política com fim da reeleição, além da questão da não diminuição da maioridade penal - Aécio havia defendido o projeto do companheiro de chapa, senador Aloysio Nunes, de passar a maioridade de 18 para 16 anos em casos de crimes hediondos.
Nilson Oliveira disse que não necessariamente Aécio precisaria aceitar todos os pontos para ter o apoio de Marina e disse que haverá "negociação". Foi a primeira fala de uma pessoa próxima a Marina nesse sentido, de negociar pontos para definir um apoio ao tucano.
Oliveira reforçou que Marina terá autonomia para se posicionar, tanto em relação à Rede como aos demais partidos da coligação.
Sem palanque. O antigo coordenador acrescentou que Marina não vai participar de atos de campanha de segundo turno, ainda que se confirme a tendência de apoio a Aécio. "Marina não vai subir em palanque, não vai aparecer em programa de TV, foto ou santinho", afirmou.
Oliveira também comentou o encontro de Marina com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que tem atuado como um dos interlocutores da negociação do PSDB com a ex-ministra. "Fernando Henrique tinha manifestado interesse em cumprimentar Marina, pelo desempenho nas eleições, mas ele está doente, então Marina resolveu fazer uma visita de cortesia."
"Foi a primeira movimentação de alto nível", admitiu Oliveira em relação ao teor político do encontro e seu papel para eventual apoio de Marina a Aécio. Nilson disse que Marina falou com o ex-presidente sobre como o processo evolui do lado dos partidos que a apoiaram, sem entrar em detalhes dos pontos programáticos que serão levados a Aécio, até porque esse documento ainda está em elaboração.
Beto Albuquerque. Ainda na manhã desta quinta-feira, o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), candidato a vice na chapa ao Palácio do Planalto, afirmou que Marina só vai definir seu apoio no segundo turno depois que o candidato do PSDB, Aécio Neves, declarar se aceita ou não os pontos do programa de governo da candidatura socialista.
"A Rede e a Marina têm o seu tempo para se pronunciar", disse Albuquerque ao chegar á reunião da coligação 'Unidos Pelo Brasil'.

Esclarecimento


Sobre as matérias publicadas hoje na imprensa envolvendo meu nome no bojo da operação Lava Jato, tenho a declarar o que segue:

- Os depoimentos realizados ontem foram acompanhados pelo Dr. Carlos Fontes, advogado da Petrobras que constatou que o meu nome foi citado uma única vez pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa no contexto de "indicações políticas para diretoria da Petrobras", não tendo havido posteriormente qualquer citação ao meu nome em irregularidades investigadas pela operação;- De posse dessas informações, entrei em contato com repórter do Jornal Folha de S. Paulo - até então o único veículo a citar meu nome no episódio - e as transmiti. O referido jornal publicou errata na sua versão online, às 23h36, de 08/10/2014, fazendo a retificação e retirando meu nome da matéria que tratava do assunto intitulada "Esquema irrigou campanhas do PT, PP e PMDB, diz ex-diretor da Petrobras", embora uma das versões impressas do veículo tenha sido publicada sem tal correção;

- Minhas vinculações com o PT são públicas e notórias, bem como os períodos em que ocupei a presidência da Petrobras, BR Distribuidora e, atualmente, a Diretoria Corporativa da Petrobras;

Repudio quaisquer ilações que procurem vincular meu nome a práticas criminosas e tomarei as providências judiciais cabíveis.

José Eduardo Dutra
Diretor Corporativo e de Serviços

Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional
Telefone: 55 (21) 3224-1306 e 3224-2312
Plantão: 55 (21) 99921-1048 e 99985-9623
Fax: 55 (21) 3224-3251


Código de Ética aprovado

Vereador Marcos Aurélio (PSC)

AondeÉ

Defesa de "Aonde É" pede habeas corpus ao Superior Tribunal de Justiça:

Comitê da Educação

Esperamos você na inauguração do Comitê da Educação de . É hoje, às 19h, na Av. da Universidade:

O Povo Quer Saber

Com apresentação da jornalista Cinthia Medeiros, âncora do programa Viva Domingo, da TV O POVO, e participação de convidados especialistas em cada assunto e dois jornalistas, O POVO Quer Saber (www.opovo.com.br/opovoquersaber) começa amanhã, às 10 horas e será transmitido pelo portal O POVO Online (www.opovo.com.br), pela Rádio O POVO CBN (FM 95.5 e AM 1010) e pela TV O POVO(canais: 48 - TV Aberta, 23- Multiplay e 24 - NET).

O convidado do programa de estreia será o 
jurista Djalma Pinto, que discutirá o tema “Eleições e Cidadania”.  Os entrevistadores serão o editor executivo do Núcleo Conjuntura do O POVO, Guálter George e o diretor institucional do O POVO, Plínio Bortolotti.
O programa tem duas horas de duração e o público poderá participar enviando perguntas, durante a exibição por meio do telefone (85) 3066 4030 ou pelo whatsapp da emissora: (85) 8128 0316
Os cinco temas - listados abaixo - serão debatidos semanalmente – sempre às sextas-feiras, de 10 de outubro a 7 de novembro, das 10h às 12 horas. 

Temas do O POVO Quer Saber 2014
10/10 - Eleições e cidadania
17/10  - Crescimento urbano
24/10 – Novos hábitos de consumo
31/10 - A seca e a agropecuária no Ceará
7/11 - Arte de rua x pichação

Para Camilo

Osmar Baquit e Camilo Santana em Quixeramobim
Os candidatos ao governo do Estado pela coligação "Para o Ceará seguir mudando", Camilo Santana (governador) e Izolda Cela (vice-governadora), voltaram ao município de Quixeramobim, no Sertão Central, ontem, para agradecer aos moradores pela vitória no primeiro turno das eleições. A comitiva participou ainda de uma nova carreata pela cidade, que levou às ruas mais de 700 carros e mil motos, percorrendo uma distância de 13 quilômetros.
A aposentada Rita Oliveira, de 69 anos, disse que os eleitores da cidade estão todos com Camilo e irão buscar novos votos. "Se alguém tinha dúvida em votar nesta chapa, já não tem mais. Camilo mostrou que é querido pelo povo e, certamente, irá governar nosso Estado. O trabalho agora é conseguir mais 13 votos, pra eleger o 13 de Camilo e Dilma", afirmou.
Já o pedreiro Raimundo Nonato Lima, de 43 anos, falou que ficou feliz com o reconhecimento dos candidatos e disse que os quixeramobienses se prepararam para receber a comitiva. "Fiquei feliz de ver o Camilo e a Izolda novamente. Esse carinho mostra a humildade deles e o respeito com quem votou neles. A cidade toda parou pra recebê-los. E não foi a toa, foi porque sabíamos que estávamos recebendo o próximo governador do Ceará", disse.
Camilo e Izolda conversaram ainda com os moradores e pediram o apoio da população nestes últimos 18 dias de campanha. A atividade contou com a presença do prefeito do município, Cirilo Pimenta, do vice-prefeito, Tarso Borges, de deputados, deputados eleitos e lideranças políticas de região.
(Assessoria)

Servidor Municipal

GJL_9049Utilizando o tempo da liderança do Governo nesta quarta-feira, 8, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) destacou a II Semana do Servidor Público, evento realizado pela Prefeitura de Fortaleza para homenagear servidores públicos, que se iniciou no dia 17 de setembro. 
Evaldo explicou que a Semana do Servidor Público é para homenagear e reconhecer a importância dos servidores públicos na Capital, e parabenizou os vereadores Márcio Cruz (PROS) e Plácido Filho (PDT), por desempenharem grande papel também como servidores. 
“O objetivo fundamental é o reconhecimento da importância, trabalho, dignidade e zelo por esses servidores. Já está ocorrendo os jogos dos servidores que acontecem desde o dia 14 de setembro e vai até o dia 15 de outubro.”, afirmou. 
Evaldo apontou também que no encerramento será entregue o primeiro Troféu Servidor Destaque, que vai homenagear o servidor que mais se destacou na sua área. 

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...