quinta-feira, abril 19

São Camilo Cura d’Ars implanta serviço de Reabilitação Cardíaca



Com um Centro Cardiológico que dispõe dos serviços de reabilitação cardíaca dentro do próprio ambiente hospitalar, o Hospital São Camilo é referência no tratamento de doenças cardíacas no Ceará. O Centro aumenta a segurança para a resolução de complicações que eventualmente possam surgir durante a prática de exercícios físicos no paciente cardiopata. As sessões de treinamento físico são realizadas por fisioterapeuta e inicialmente todos os pacientes recebem monitorização eletrocardiográfica durante o exercício. Existe toda uma supervisão médica e complementando a ação multidisciplinar, o paciente é avaliado por um psicólogo e por um médico nutrólogo. Atualmente, a capacidade de atendimento é de 2 pacientes por hora, três vezes por semana.

Segundo dados do Ministério da Saúde, as doenças que mais matam, seja homens ou mulheres, são as doenças do coração e de circulação do sangue. Quando se trata das doenças cardíacas, se identificadas e tratadas a tempo, o paciente se recupera totalmente do ocorrido. Entretanto, todas as vítimas de infarto estão em maior risco de sofrer um novo infarto ou outras doenças cardiovasculares. 

Segundo a cardiologista, Dra. Marcia Maria Sales Gonçalves, a reabilitação cardíaca é um processo de intervenção estruturada, multidisciplinar, abrangente, direcionada a doentes cardíacos, notadamente após evento cardíaco agudo (infarto agudo do miocárdio, angina instável, cirurgia cardíaca, transplante cardíaco), mas também pode ser aplicado a pacientes com doença cardíaca crônica (angina estável, insuficiência cardíaca, cardiopatia congênita, doença das válvulas cardíacas). Objetiva criar o melhor estado físico, psíquico e social para o doente, integrando-o a vida pessoal, familiar e socioprofissional. Tem como componente principal o treinamento físico programado. A ele agregam-se estratégias para modificação do estilo de vida e controle dos fatores de risco cardiovascular, otimização da terapêutica médica e adesão, sessões de educação e informação, e suporte psicológico e social.

A equipe de profissionais que atua em um programa de reabilitação cardíaca é obrigatoriamente multidisciplinar. Existe uma coordenação médica, preferencialmente um médico com experiência em cardiologia do exercício, que integra a ação das demais áreas envolvidas: fisioterapia, educação física, enfermagem, nutrição, assistência social e psicologia.

A reabilitação cardíaca compreende 4 fases: a fase 1 (intra-hospitalar) que se inicia após o evento agudo, estando o paciente sem complicações; a fase 2 (centros de reabilitação) que começa logo após a alta hospitalar e dura em média 8 a 12 semanas; e as fases 3 e 4 que são conhecidas como fases de manutenção e devem se prolongar indefinidamente com reavaliações a cada 6 a 12 meses.

Uma sessão de treinamento físico bem estruturada tem duração aproximada de 1h e acontece no seguinte formato: aquecimento, exercícios de equilíbrio e alongamento, exercícios aeróbicos (andar, correr, pedalar), exercícios resistidos (musculação), e, ao final, um período de desaquecimento. A frequência das sessões é de três a cinco vezes por semana.

Os benefícios advindos de um programa de treinamento físico controlado são vários:


Reduz o colesterol total, LDL e triglicérides, com aumento moderado do HDL;


Auxilia na cessação do tabagismo e perda de peso e melhora o controle da pressão arterial;


Melhor controle dos níveis de glicose (açúcar) do sangue;


Aumenta o aporte de sangue para o músculo cardíaco e melhora a sua função de contração;


Reduz a frequência cardíaca de repouso e durante o exercício, o que pode retardar o aparecimento de dor no peito desencadeada pelo esforço;


Aumenta a capacidade de exercício e o consumo máximo de oxigênio, reduzindo o cansaço às atividades do dia a dia;


Reduz mortalidade de origem cardiovascular em pacientes que já sofreram um infarto agudo do miocárdio;


Reduz hospitalizações por todas as causas e por descompensação da insuficiência cardíaca em pacientes portadores de insuficiência cardíaca crônica;


Melhora a auto-confiança e ajuda o paciente a reassumir suas atividades interrompidas pelo infarto, cirurgia, transplante, etc;


Reduz a ansiedade e ajuda a prevenir os estados de depressão comuns nos pacientes acometidos por um evento cardíaco agudo.

O engajamento em um programa de reabilitação cardíaca é recomendado por sociedades médicas nacionais (Sociedade Brasileira de Cardiologia) e internacionais (European Society of Cardiology, American Heart Association and American College of Cardiology), como um tratamento benéfico, útil e efetivo em pacientes com doença arterial coronariana (obstrução das artérias do coração) e insuficiência cardíaca crônica (diminuição da força de contração do coração).

“Apesar de todas as evidências atuais em relação aos benefícios da reabilitação cardíaca, ela ainda é uma ferramenta terapêutica pouco conhecida e pouco utilizada. No Brasil, são poucos os serviços na rede pública e privada, concentrando-se principalmente nas regiões sul e sudeste”. Relata Dra. Márcia Maria. “O objetivo do Hospital São Camilo com seu Centro de reabilitação cardiológico é proporcionar aos cearenses, formas adicionais e atuais de tratamento das doenças cardiovasculares, e assim contribuir efetivamente para um melhor prognóstico nestes pacientes”, conclui.




Sobre o Centro Cardiológico do Hospital São Camilo

O Hospital São Camilo - Cura d'Ars possui um Centro Cardiológico de referência no Estado do Ceará, que conta com mais de 20 profissionais das mais diversas sub especialidades dentro da própria cardiologia. Neste Centro são realizados em média, 700 atendimentos por mês e os pacientes podem fazer qualquer tipo de exame da área cardiológica e mais de 500 exames complementares. Lá ainda é oferecido atendimento ambulatorial, para aqueles pacientes que não estão internados.

Além do Centro Cardiológico, o Hospital oferece também cardiologia hospitalar. Este setor dispõe de cardiologistas 24 horas de forma presencial; um Centro de Hemodinâmica, um dos mais modernos do Norte Nordeste que também funciona 24 horas, sendo referência no tratamento de infarto; enfermaria de cardiologia com uma média de internação de 20 pacientes diariamente e UTI cardiológica.

O São Camilo possui uma equipe de cirurgia cardiovascular que tanto atende no Centro especializado, como no próprio hospital. Hoje, é o único centro de reabilitação cardíaca dentro de um hospital, um diferencial no atendimento desses pacientes que podem ser acometidos por algumas intercorrências e nesse caso, esse fator é fundamental para que haja um suporte mais rápido e adequado nessas eventualidades. 

Outro diferencial é a avaliação cardiológica esportiva, direcionada para pacientes que são atletas, maratonistas e triatletas. Eles passam por uma avaliação de desempenho físico chamada ergoespirometria ou teste cardiopulmonar, que alia o teste ergométrico com a análise dos gases expirados durante o exercício. A partir desse exame entende-se melhor o comportamento dos sistemas: cardiovascular, respiratório, vascular pulmonar e muscular esquelético ao estresse físico. Através do resultado pode ser programado o treino desses pacientes, baseado na frequência cardíaca e desempenho físico dele.

Quer trabalhar no São Camilo Fortaleza? Cadastre seu currículo no site: www.saocamilofortaleza.org.br na área ‘’Trabalhe Conosco’’. 




Mais informações:

Mulheres de Visão

Com o objetivo de unir representantes mulheres em Fortaleza para refletir sobre a situação de vulnerabilidade infantil e criar uma rede a favor dos direitos das crianças, o ministério de liderança feminina da ONG Visão Mundial, Mulheres de Visão, realiza um encontro com o foco na infância brasileira. O evento acontece no próximo domingo, às 12 horas, no Hotel Madeiro, em Fortaleza. 
O projeto Mulheres de Visão existe há cerca de um ano com encontros e ações pontuais, em locais como Recife (PE) e Fortaleza (CE), com a ideia de promover o diálogo entre as mulheres. Durante esse tempo, mais de 15 mil mulheres participaram de diversas atividades. Com o evento, as participantes poderão criar uma rede de contatos a fim de mobilizar outras líderes e influenciarem mais pessoas para garantir o direito das crianças.
Com o tema "Juntas pelas Crianças, Somos Mulheres de Visão", o almoço conta com a presença da cantora e embaixadora da Visão Mundial, Helena Tannure, que fala sobre a importância da união das mulheres nas igrejas para a construção de um futuro melhor para as crianças em situação de vulnerabilidade social.
A pastora Siméa Meldrum vai apresentar o projeto "Igreja para as Crianças" que foi lançado no fim do ano passado com a proposta de mobilizar pessoas e oportunizar recursos que causam mudanças na vida das crianças e adolescentes. "Já temos uma equipe de coordenação em Fortaleza que trabalha com mulheres, mas queremos motivar outras lideranças para que possam levar a possibilidade de parceria com as igrejas", conta Siméa.
Pelas parcerias com as instituições, o programa irá disponibilizar o acesso aos recursos da Visão Mundial que capacitam e auxiliam na implantação de ferramentas para o desenvolvimento dos projetos locais. Os procedimentos têm o objetivo de fortalecer a política de proteção à infância em diversas áreas como prevenção às violências, educação, saúde, esportes e educação financeira.
Serviço
Evento: Juntas pelas Crianças, Somos Mulheres de Visão
Data: 22/4 (domingo)
Horário: 12 horas
Local: Hotel Madeiro
Endereço: Avenida Beira Mar, 2380 - Meireles
As inscrições custam R$ 60,00 e podem ser feitas no link: goo.gl/HUowvp
Sobre a Visão Mundial
A Visão Mundial Brasil integra a parceria World Vision International, que está presente em cerca de 100 países. No País, a Visão Mundial atua desde 1975 em 10 estados, beneficiando 2,7 milhões de pessoas com projetos nas áreas de educação, saúde/proteção da infância, desenvolvimento econômico e promoção da cidadania. Seus projetos e programas têm como prioridade as crianças e adolescentes que vivem em comunidades empobrecidas e em situação de vulnerabilidade. Nesses 42 anos de atuação no Brasil, a Visão Mundial se consolida como uma organização comprometida com a superação da pobreza e da exclusão social.

Vivo Família

Após a primeira temporada de “Cacos de Família” com mais de 53 mm de views, a Vivo traz uma nova edição da websérie estrelada por Júlia Rabello e Augusto Madeira a partir de hoje nos canais oficiais da marca. O lançamento dá sequência à comunicação dos Planos Família 4G+.
Desenvolvida pela DPZ&T, a produção com cinco novos episódios retrata com humor a convivência de uma família diante de situações do dia a dia e apresenta os novos features do Planos Família 4G+ como parte dessas histórias, que resultam sempre em situações inusitadas. Os novos features destacados na campanha são Double Play (dobro de franquia para apps como spotify, Netflix e Youtube), apps de mobilidade (waze, cabify e easy taxi), 7 dias de roaming grátis para todos os dependentes do plano além de oferecer até 4 dependentes grátis, que é um grande diferencial do produto.

O novo caminho das pedras


A Fortaleza Brazil Stone Fair reuniu, na noite desta quarta-feira, empresários e personalidades (foto Roberto Barbosa) para uma homenagem a pessoas que impulsionam o setor de rochas ornamentais. Entre os agraciados estavam o diretor administrativo do sistema FIEC, Ricardo Cavalcante; diretor técnico do SEBRAE, Alcir Porto e o empresário do setor de rochas ornamentais, Guido Bissi (em memória), representado por seu irmão Cláudio Bissi e filho Flávio Bissi.
O evento, que está em sua quarta edição, termina amanhã e pretende reunir dez mil visitantes nos três dias. A feira reúne mais de 40 expositores de grandes empresas que buscam a valorização de rochas naturais.
Fortaleza Brazil Stone Fair
Até amanhã (20)
Centro de Eventos do Ceará - Salão Almofala

Cagace informa

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) inicia nova obra de implantação de esgotamento sanitário em Fortaleza, dessa vez a intervenção acontece nos bairros localizados à margem esquerda do rio Cocó. O objetivo dos serviços é interligar a população à rede coletora da Cagece e contribuir para a preservação ambiental do rio.
Quando concluído, o novo sistema levará coleta e tratamento de esgoto para aproximadamente 135 mil pessoas, em 9 bairros de Fortaleza, são eles: Vila Peri, Manoel Sátiro, Serrinha, Itaperi, Maraponga,Parangaba, Itaoca,  Aeroporto e Dias Macedo.
A obra prevê  instalação de quase 23 mil ligações domiciliares por meio de 225 km de rede coletora. Além disso, também será instalada uma estação elevatória para bombeamento dos efluentes até o destino final, a estação de pré-condicionamento de esgoto da Cagece, localizada na avenida Leste-Oeste.
As obras abrangem duas grandes áreas, contemplando parte ou integralmente os 9 bairros atendidos. A previsão de término dos serviços é para setembro de 2019. No total, estão sendo investidos cerca de R$ 55 milhões para a realização dos serviços.
Saiba Mais
As obras de esgotamento sanitário localizadas às margens do Cocó integram as ações da Cagece no sentido de universalizar o esgotamento sanitário em Fortaleza. Em janeiro deste ano a companhia inaugurou sistema de esgotamento sanitário para a população que reside nos bairros localizados à margem direita do Cocó, beneficiando cerca de 130 mil moradores da área leste da cidade. 

Midiamorfose4

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Ganhadores do GP Verdes Mares

Image-0-Artigo-2389518-1

Seleção para Cine Ceará 2018

Segurança da população. Esse é o tema escolhido pelo projeto Enel Compartilha Animação para sensibilizar estudantes do ensino fundamental e médio a discutir a reconstrução do espaço social. Ao todo 100 alunos de cinco escolas públicas de Fortaleza participarão de oficinas sobre cinema de animação, entre os dias 16 e 26 de abril, nas próprias unidades de ensino.
Após essa primeira etapa, o professor e cineasta Telmo Carvalho escolherá dois jovens de cada instituição para formar a turma do curso, que será ministrado, durante um mês, no Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira (UFC). Ao final da experiência, os estudantes vão criar um curta-metragem de até cinco minutos que será exibido no dia 04 de agosto durante a abertura da 28ª edição do Cine Ceará.
O principal objetivo do curso é introduzir por meio de aulas teóricas e práticas a linguagem do audiovisual à rotina desses alunos. Telmo afirma que quem participar vai ter acesso a equipamentos e programas de computador utilizados em grandes estúdios cinematográficos.
“Geralmente o roteiro é feito pelos estudantes, eles que dão as ideias e criam a história, nós interferimos só na parte técnica. A gente tem um dia para fechar o roteiro, então começamos a dividir a turma e trabalhamos como se fosse em um estúdio profissional, tem os animadores, tem o pessoal que vai finalizar, o pessoal que vai fazer o cenário, entre outros”, explica o cineasta.
Projeto 
O Enel Compartilha Animação já beneficiou mais de 2 mil crianças de escolas públicas de Fortaleza e outras cidades do interior do estado. Há dez anos, o projeto integra a rede de ações de responsabilidade social desenvolvida pela Enel e é realizado pela Associação Cultural Cine Ceará e pelo Instituto Agua Boa Cultural, em parceria com a Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC). O Enel Compartilha Animação é viabilizado pelo Mecenato Estadual do Ceará e conta com apoio do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Cultura (Secult).
Dessa forma a Enel reforça seu compromisso com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) “Educação de Qualidade”, uma agenda de objetivos e metas originados a partir da Rio +20 e aprovados na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (25-27 de setembro 2015). Ao todo são 17 objetivos e 169 metas úteis para o desenvolvimento sustentável, desafios que requerem uma parceria global com a participação ativa de todos, incluindo governos, sociedade civil, setor privado, academia, mídia, e Nações Unidas. Mais informações em: http://www.pnud.org.br/.

Secovi Ceará apresenta novos serviços


O Secovi Ceará realizou o primeiro seminário “Vida de Condomínio” (foto LC. Moreira), no hotel Gran Marquise, para empresários do setor imobiliário e síndicos. Aos mais de 350 inscritos, foram apresentados os novos produtos e serviços oferecidos pelo sindicato que tem o objetivo de gerar economia nos condomínios e fortalecer a categoria em negociações com o poder público e com a iniciativa privada.
O presidente do sindicato, Sérgio Porto, conduziu o seminário explicando e debatendo com o público cada nova ação que está sendo implementada. “Queremos um sindicato novo, moderno, o primeiro do gênero no País. Devemos ter a menor taxa de condomínio, proporcionalmente, de todo o Brasil”, acrescentou, durante a posse da nova diretoria que comandará a entidade no quadriênio 2018/2022.
Para alcançar essa proposta ambiciosa de menor taxa de condomínio do País, o empresário pontuou os produtos que serão oferecidos em parcerias firmadas entre o Secovi Ceará e empresas, além de ações de cooperativismo para a aquisição de serviços. “Vamos oferecer seguro de vida para o empresário, para o síndico e para os empregados do empreendimento; vale refeição; seguro para condomínio que é obrigatório, mas só 40% fazem esse seguro; e uma cooperativa de crédito para tirar o peso das tarifas que os bancos cobram. O associado ou filiado do Secovi vai poder inclusive escolher o que interessar e pagar apenas o que usar”, detalhou.
Segurança
Uma das maiores preocupações dos cearenses atualmente tem sido a escalada da violência, atento a essa demanda, o presidente Sérgio Porto também apresentou o projeto Zona Protegida, que é uma rede social que vai compartilhar o sistema de câmeras dos condomínios para as Forças de Segurança. O Secovi Ceará já iniciou conversas com a Secretaria de Segurança Pública para a implantação do projeto em Fortaleza.
“No Zona Protegida, um profissional nosso capacitado mandará as informações captada no sistema de câmeras dos condomínios para a Ciops, que poderá agir com mais agilidade e exatidão na perseguição e prisão os bandidos, que cometerem assaltos ou outros crimes próximos aos condomínios. Vamos começar por Fortaleza, inicialmente, com planos de expandir para o interior do Estado”, explicou Sérgio Porto.
SPC Brasil
Outra novidade anunciada durante o seminário “Vida de Condomínio” foi um convênio que deve ser assinado em breve com a CDL de Fortaleza e SPC Brasil para criar uma espécie de “SPC do Condomínio”. Os proprietários de imóveis que deixarem de pagar a taxa de condomínio poderão ter o nome incluído no SPC e ficar negativado. De acordo com o Sérgio Porto, “a ideia não é sujar o nome das pessoas e sim reconhecer quem paga bem e dar crédito a partir desse convênio”.
Sobre o Secovi
Há 28 anos, o sindicato patronal atua em todo estado do Ceará representando empresas de compra, venda, locação e administração de imóveis, condomínios e flats, incorporadoras, loteadoras, colonizadoras, urbanizadoras, edifícios em condomínios residenciais e comerciais, bem como shopping center. Sua visão é liderar a base de representação com foco na prestação de serviços de qualidade, como é o caso de assessoria jurídica com negociação da convenção coletiva de trabalho, defesa jurídica dos sindicalizados perante órgãos administrativos; Universidade Secovi para capacitação profissional e educação continuada; recursos humanos e o SecoviMed, que é um serviço de assistência à saúde que atende a 4.300 vidas entre empresários, síndicos, porteiros, zeladores e demais que formam a cadeia produtiva do setor imobiliário.
Diretoria quadriênio 2018/2022
Presidente: Antônio Sérgio Porto Sampaio;
Vice-presidente: Bernadete Barreto Espíndola Siebra;
Vice-presidente de loteamentos: José Walter do Nascimento Mota Jr.;
Vice-presidente de compra e venda: João Carlos Brasil Gondim;
Vice-presidente de administração de imóveis: Marcelino Freitas;
Vice-presidente de condomínios: Wilson Braga;
Vice-presidente de shopping center: Antônio Flávio Pinto;
Vice-presidente de flats: Bretis Pimentel de Castro;
Vice-presidente de comunicações e eventos: Lílian Alves Gonçalves
1º vice-presidente administrativo: Salim Ivan Ary
2º vice-presidente administrativo: Luciano Magalhães Macedo
1º vice-presidente financeiro: João César Gomes Seraine.
2º vice-presidente financeiro: Francisco Freitas Cordeiro Segundo
Conselho fiscal: 1 – Adriana Neves; 2 – Diderot Costa Sousa Filho; e 3– Kalil Otoch
Conselho consultivo (nato): 1 – João Holanda Gondim; 2 – Apolo Scherer; 3 - Maria Edalclires Costa; 4 - Antônio Sérgio Porto Sampaio; e 5 – Kalil Otoch
Suplentes: 1 – José Maria Cavalcante Lima; 2 – Maria das Graças Dias de Sousa
Delegados representantes: Antônio Sérgio Porto Sampa

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...