sexta-feira, setembro 22
Boticário Ferreira para Fábio Souza
A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou ontem sessão solene para entrega da Medalha Boticário Ferreira ao médico psiquiatra Fábio Gomes de Matos Souza (foto de André Lima). A homenagem foi proposta através do requerimento 1075/2017, de autoria do vereador Célio Studart (SD), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. Segundo o parlamentar, o homenageado é Titular da Universidade Federal do Ceará e PhD em Psiquiatria pela Universidade de Edimburgo. Afirma que a comenda refere-se aos relevantes serviços prestados por ele à cidade de Fortaleza, precipuamente, no que tange à elucidação e ao tratamento de transtornos mentais.
A sessão foi presidida pelo vereador Célio Studart. A mesa da solenidade foi composta por: deputado estadual Heitor Férrer (PSB); professora Valéria Góes, diretora da Faculdade de Medicina da UFC; Elissandra Botão, representando o Instituto Bia Dote; Geórgia Nobre, do programa de apoio a pacientes psicóticos do Hospital Walter Cantídio e pela vereador Cláudia Gomes, terceira secretária da CMFor.
Seja Digital em Fortaleza
Para continuar assistindo à programação da TV aberta após 27 de setembro, data em que o sinal analógico de TV será desligado em Fortaleza e em outros 23 municípios do Ceará, basta verificar se a sua antena já é digital e se o seu televisor precisa de um conversor. As famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal que ainda não retiraram seu kit gratuito devem realizar o agendamento o quanto antes. Basta ligar para 147 (ligação gratuita) ou acessar www.sejadigital.com.br/kit e escolher o melhor local, data e horário. Além de retirar os equipamentos, é importante realizar a instalação para vivenciar a experiência com a TV digital.
A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil.
Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.
Hoje na CMFor
A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) promove hoje:
15 horas - sessão solene pelos 33 anos da União da Juventude Socialista (UJS), no auditório Ademar Arruda, proposta da vereadora Eliana Gomes.
19 horas - sessão solene pelo Dia do Contador, no auditório Ademar Arruda, proposta do vereador Benigno Júnior.
35º Ecoponto de Fortaleza
O prefeito Roberto Cláudio (PDT) inaugura amanhã, às 9 horas, o 35º Ecoponto de Fortaleza, instalado no bairro Mondubim (Regional V). A iniciativa amplia o incentivo junto à população para o descarte seletivo de resíduos sólidos, já que no local também será oferecido o programa Recicla Fortaleza, que dá desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único pela troca de resíduos recicláveis, proporcionando assim um comportamento cada vez mais sustentável.
Implantado na Rua B, esquina com a Rua Mangaba, este é o 11º Ecoponto implantado na área da Regional V e o segundo localizado no bairro Mondubim. O novo Ecoponto foi concebido a partir de uma parceria entre a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFOR) e a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP). O local conta com caçambas para coleta e estrutura administrativa de trabalho para as equipes de limpeza urbana, fiscalização e monitoramento.
Assim como os demais, o novo Ecoponto do Mondubim oferece local adequado para o descarte correto de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de pneus, óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais. Os Ecopontos também oferecem ao cidadão o benefício do programa Recicla Fortaleza, que dá desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único pela troca de resíduos recicláveis, resultado de parceria entre a Prefeitura de Fortaleza, a Enel Distribuição Ceará (Enel) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).
Outros 34 Ecopontos já foram implantados e encontram-se em pleno funcionamento, estando distribuídos nos bairros Centro, Barra do Ceará, Vila Velha, Carlito Pamplona, Pirambu, São João do Tauape, Varjota, Cidade 2000, Praia do Futuro, Vicente Pinzon, Jóquei Clube, Pici, Bairro de Fátima, Vila Peri, Serrinha, Conjunto Esperança, Conjunto Ceará, José Walter, Aracapé, Granja Portugal, Jardim Cearense, Mondubim, Edson Queiroz, Cidade dos Funcionários, Jangurussu, Parque Dois Irmãos, Messejana, São Bento, Sapiranga e Dias Macedo. Até o fim deste ano, a expectativa é que Fortaleza conte com um total de 50 Ecopontos, estrategicamente distribuídos pelos bairros de todas as Regionais.
Medalha Mietta Santiago
No Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, a professora Nádja Soares de Pinho Pessoa foi indicada em memória para a Medalha Mietta Santiago, Categoria Medalha de Bronze.
A indicação, feita pela deputada federal Luizianne Lins-PT-CE (foto), busca reconhecer a relevância do trabalho e militância de Nádja pela cidadania e direitos das pessoas com deficiência no município de Fortaleza.
“Nádja foi uma mulher que dedicou grande parte de sua vida à militância das causas das pessoas com deficiência, foi uma referência e exemplo de fortaleza, competência e resiliência para todos e todas”, destaca Luizianne.
Criada pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, a medalha Mietta Santiago visa agraciar pessoas, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos por iniciativas relevantes ao País ligadas aos direitos das mulheres.
Nádja, falecida em julho desse ano, foi professora, tradutora de alemão, servidora do Estado do Ceará e de Fortaleza, especialista em Informática Educativa, iniciou sua militância em 1980, após período de reabilitação no Sarah, em Brasília. Ao retornar a Fortaleza, integrou a Associação dos Deficientes Motores do Ceará. Foi uma das fundadoras do Movimento Vida (Vida, Independência, Dignidade, Direito e Ação). Foi a primeira titular da Coordenadoria de Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Fortaleza a convite da então prefeita Luizianne Lins, sendo responsável pela Política Pública Municipal de Atenção às Pessoas com Deficiência.
Essa é a segunda indicação que a deputada Luizianne faz para reconhecimento e homenagem a Nádja. Em 2016, seu nome foi indicado para o Prêmio Brasil Mais Inclusão.
Assinar:
Postagens (Atom)
Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos
Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...
.jpg)
-
CONVENÇÃO MUNICIPAL DA FEDERAÇÃO PSOL/REDE FORTALEZA. O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, e a Rede Sustentabilidade, que compõem a Fede...
-
Com o compromisso de buscar a inovação de políticas públicas que garantam soluções e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara ...
-
Com o lema "Amar e cuidar de Caucaia", o pré-candidato a prefeito do município pelo partido dos trabalhadores, Waldemir Catanho, r...