segunda-feira, maio 23

De Primeira de amanhã

Batata quente
A batata quente está nas mãos da Federação Cearense de Futebol (FCF). O presidente Mauro Carmélio tem que tomar providências cabíveis para não melar a Segundona do Cearensão. O Ferroviário denuncia conspiração contra ele. Nova Russas, Alto Santo e Horizonte estariam conspirando para evitar a volta do Ferrão a Primeirona 2017. O fato é que o Ferroviário tropeçou no momento decisivo e deixou a vitória escapar contra o Horizonte. Mas também aquele goleiro é uma piada. Levou dois gols fáceis. O jogo Nova Russas x Alto Santo não foi realizado porque o Nova Russas não pagou a taxa do Juncão em Sobral. Os times foram, a arbitragem e a imprensa, mas foram barrados. O embrolio está armado para ser resolvido pela FCF, que decretou WO para o Alto Santo. O Horizonte festeja a volta à  Primeirona. O segundo lugar está entre Alto Santo (só depende dele) e o Ferroviário (combinação de resultado). O Cearensão não merecia tal azar...

Contra o Tabaco
A Unimed Fortaleza promoveu o Passeio Ciclístico contra o Tabaco. Foi um sucesso.

I
O Ceará enfrenta, às sete e quinze da noite, o líder Atlético (GO), na Arena Castelão.
II
Sérgio Soares prometeu mudanças no esquema tático.
III
Trio carioca apita Ceará x Atlético.
IV
Philip Georg Bennett com assistências de Silbert Faria Sisquim e João Luiz Coelho de Albuquerque.
V
O quarto árbitro é o cearense Luiz César de Oliveira Magalhães.
VI
O assessor da CBF é o cearense Francisco Hilton Alcântara.
VII
Indaiá, Unifor, Marquise, Sinduscon e Unimed Fortaleza foram homenageados pelo vereador Evaldo Lima como incentivadores do cicliativismo.
VIII
Vale a pena uma visita a exposição Corpo Humano, no RioMar Fortaleza. Uma aula de anatomia e de vida.
IX
Rodada decisiva da Segundona na quinta-feira.
X
Às três e meia da tarde: Alto Santo x Campo Grande, no Coliseu; e Ferroviário x Nova Russas, no PV>

IDM-CFONE
Conservei no Festival Fartura Fortaleza, com o presidente do Instituto Dragão do Mar (IDM), Paulo Linhares. Ele me informou de primeira, que será o IDM, que vai administrar o Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFONE). Que bem administre o espaço, que custou caro aos cofres públicos federais e estaduais. Aposto na gestão de Linhares...

Ciro e RC amanhã no Prefeitos 2016

Amanhã, no Centro de Eventos do Ceará segue acontecendo o Seminário Prefeitos Ceará 2016, que está na sua quarta edição.
Na programação deste segundo dia, os representantes dos 184 municípios cearenses acompanharão temas, como: pesquisas eleitorais, parcerias público-privadas, marketing politico, mobilidade urbana, desafios e oportunidades para o Brasil, cidades inteligentes, entre outros assuntos. Estes últimos temas serão conduzidos, respectivamente, pelo ex-ministro, Ciro Gomes (às 14 horas), e pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (às 9 horas).
O Seminário é promovido pelo Diário do Nordeste, com a realização da Prática Eventos, e conta com o apoio institucional do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). No evento estão presentes mais de 500 gestores (prefeitos, secretários etc.) municipais. Segundo a organização do evento, este é o maior encontro de autoridades locais do Estado.
Seminário Prefeitos Ceará 2016
Data: 23 e 24 de maio
Local: Centro de Eventos do Ceará
Horário: a partir de 9 horas

Fala Ricardo Sales


Fala Ronivaldo Maia


70 anos do Montese


Solenidade na CMFor relembra 70 anos de história do bairro Montese
Adriana Albuquerque23 maio, 2016No Comments


Vereador Deodato Ramalho foi o propositor da solenidade – Foto: Genilson de Lima

Comemorando os 70 anos do bairro Montese, a Câmara Municipal de Fortaleza em sessão solene nesta segunda-feira, 23, homenageou os soldados brasileiros que compuseram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial. Proposta pelo vereador Deodato Ramalho (PT), a solenidade relembrou o combate na cidade de Montese na Itália em 14 de abril de 1945, culminando com a vitória da FEB no campo de guerra.

Deodato Ramalho destacando as dificuldades enfrentadas pelo Brasil em 1945, sob o regime do Estado Novo, enfatizou a coragem dos jovens brasileiros, muitos saídos do interior. O parlamentar evidenciou o combate em Montese como sendo uma das mais difíceis missões, devido as condições estruturais das tropas e a localização das forças alemãs. Ressaltando a importância do reconhecimento do trabalho dos praças cearenses, que ao retornarem ao Brasil precisaram luta por garantias junto ao Governo.

No ano de 1999 Fortaleza firmou um pacto de amizade com a cidade de Montese na Itália, tornando-as cidades-irmãs. Deodato Ramalho destacou ainda projetos de sua autoria em tramitação na Casa, criando o Museu Histórico do Montese e a Semana da Memória Histórica da Vitória contra o nazifascismo e reverência aos expedicionários da FEB.

A solenidade prestou uma homenagem aos combatentes mortos em combate, são eles: os 2º sargentos Hermínio Aurélio Sampaio e Francisco Firmino Pinho; os 3º sargentos Francisco de Castro e Edson Sales de Oliveira; e os soldados Clóvis da Cunha Pais de Castro e José Custódio Sampaio. Em comemoração aos 70 anos do bairro Montese, a CMFor reconheceu a atuação do Dr. Raimundo Nonato Ximenes, fundador do bairro; do Instituto Montese; do Colégio Nossa Senhora do Carmo. Assim também como: Evaristo Fernandes, Cícero David de Ouro Preto, Geraldo Rodrigues, Francisco Bernardino e João do Carmo Tenório que lutaram pela Força Expedicionária Brasileira.

O presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB, Coronel Francisco de Assis e Sousa, agradeceu o reconhecimento da Câmara Municipal de Fortaleza ao trabalho realizado pelas forças armadas brasileiras na Segunda Guerra Mundial. A diretora do cultural do Instituto Montese, Kátia de Sousa, destacou a mensagem do prefeito de Montese na Itália, Luciano Massa, que reforçou o empenho dos soldados brasileiros em prol da humanidade. A carta reafirma os laços da cidade de Montese com Fortaleza como cidades-irmãs.

O coronel Luiz José Silveira Benício, representando a 10ª Região Militar, evidenciou a importância do momento proporcionado pela Câmara na reafirmação da história do país. “Pobre de um povo que não estuda a sua história e pobre de um povo que não reconhece os seus heróis”, pontuou.

A solenidade contou com a presença do capitão dos Portos do Ceará, Leonardo Salema; do tenente-coronel Jorge Luiz Bernardo, representando o Colégio Militar de Fortaleza; do presidente da Associação dos ex-combatentes do Brasil – Seção Ceará, 2º tenente Evaristo Fernandes de Oliveira; e de Luíza Poti, representando os familiares dos ex-combatentes.

Compartilhe isso:

Fala Benigno Junior


Fala Raimundo dos Queijos


Fala André Figueiredo


Fala Geraldo Lima


Na quinta

Assumindo uma pegada mais pop e radiofônica, o novo show  do cantor e compositor Vander Lee segue a tônica de seu 9º CD e apresenta uma seleção especial para fãs, que inclui canções inéditas e também reúne alguns de seus principais hits que só tinham versões ao vivo ou que ficaram conhecidas na voz de outros(as) intérpretes. Para isso, o autor investiu na criação de novos arranjos. “É um trabalho certamente mais popular do que foi o disco anterior (LOA). Esse já vem com um toque de rock n’roll, mais pesado, um estilo de canto mais aberto. Mas mantém a essência da minha música, que é naturalmente doce. Talvez as pessoas nem saibam, algumas músicas minhas, dentre as mais conhecidas, eu nunca havia gravado em estúdio e elas certamente mereciam esse registro.”, define Vander Lee, que batizou o CD simplesmente de “Vander Lee” por considerar que este trabalho sintetiza da melhor forma seu jeito de compor e de interpretar. 
Com produção musical, direção e arranjos do multiinstrumentista Enéias Xavier, o CD conta com participações especiais de dois grandes nomes do jazz contemporâneo: o norte-americano John Patitucci e o brasileiro Rogério Boccato, ambos gravados em Nova York, onde residem.

Ainda no quesito participações, o disco também conta com o reforço luxuoso de Lincoln Cheib, na bateria, Marco Lobo, na percussão e de um quarteto de cordas (Frank Hammer, Hyu-Kyung Jung, Marcelo Nebias e Eduardo Swerts), além da banda que acompanha o artista na estrada (Matheus Barbosa nas guitarras e violões,  Christiano Caldas nos teclados, Enéias Xavier no baixo elétrico e acústico, samplers e teclados e Ramon Braga na bateria).

Gravação e mixagem são assinadas por André Espíndola e a masterização por Ken Love, em Nashville (EUA).

No repertório do álbum e também do show estão alguns sucessos ganharam nova roupagem, misturando elementos do pop, rock, jazz e até orquestrações, em arranjos mais modernos e ousados. O resultado pode ser conferido em hits  como Esperando Aviões, Onde Deus possa me Ouvir, Pensei que fosse o Céu e Alma Nua. Além disso, Vander Lee aproveitou para mostrar suas versões para músicas que até então só haviam sido gravadas por outros intérpretes como Seu Nome, sucesso na voz de Luiza Possi e Mais um Barco, eternizada na voz de Alcione. O CD ainda apresenta canções inéditas. Minha Criança, que abre o disco, uma balada bem estilo do trabalho de Vander Lee. Em Nada por Nada ele flerta com o rock e apresenta um estilo de canto mais aberto.  Todas as canções do disco são assinadas por Vander Lee, exceto Idos Janeiros, que é uma parceria de Vander Lee com Flávio Venturini, mas que ganhou um novo registro.

Vander Lee
Compositor dos mais inspirados da atual cena da música brasileira com seu olhar poético e original transforma o cotidiano e temas relacionados como amor, futebol e recortes urbanos em contundentes baladas como “Esperando Aviões”, “Onde Deus Possa me Ouvir“, além de sambas bem humorados como “Galo e Cruzeiro“ e “Passional”. Entre os artistas que gravaram canções assinadas por Vander Lee estão nomes como Gal Costa, Alcione, Maria Bethânia, Fábio Jr., Fagner, Elza Soares, Rita Benneditto, Emilinha Borba, Leila Pinheiro, Luiza Possi, Margareth Menezes, César Menotti & Fabiano, Daniela Mercury, Elba Ramalho,  Vanusa, Mariene de Castro, entre outros.
Redes
Twitter - @vanderlee

SERVIÇO
 VANDER LEE - SHOW DE LANÇAMENTO DO CD 9
Data26 de maio  – Quinta-feira
Horário: 20h
Local: Cineteatro São Luiz
Rua Major Facundo, 500  Centro – Praça do FerreiraFortaleza (CE) 
Ingressos: R$50 (inteira) e R$25 (meia) à venda na bilheteria do Cineteatro São Luiz e no site  www.ingressorapido.com.br 
Show de abertura: Cristina Amaral
Classificação: livre
Informações: (85) 3231.9461
Realização: Kaeru Produtora e Cia do Riso
Assessoria de Imprensa
Joanice Sampaiojoanicesampaio@gmail.com(085) 98631 2139 / 99721 0234

Fala Acrísio Sena


Na CMFor

Tem início na CMFor, solenidade em homenagem aos 70 anos do bairro Montese e à FEB. Iniciativa do Ver.

Hoje

O Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) e a Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate Fome da Prefeitura de Fortaleza (SETRA) realizam, na próxima segunda-feira (23), na Escola Superior da Magistratura, a I Conferência sobre Trabalho Infantil no Município de Fortaleza, com o objetivo de debater e aprovar propostas para um plano estadual estratégico. A meta é erradicar, até 2020, os casos de exploração de crianças e adolescentes. Participarão do encontro educadores, assistentes sociais, profissionais da saúde, conselheiros, representantes de Secretarias Municipais (SME, SETRA, SMS, SDH, Funci etc.), além de pais e estudantes da rede pública de ensino.
Será a 6ª de uma série de oito Conferências Regionais promovidas entre 15 de abril e 1º de junho. A jornada do MPT-CE começou pelo Cariri e já mobilizou mais de 80 municípios, também da região Centro-Sul, dos Inhamuns, Vale do Jaguaribe, Litoral Norte e Sertões. Em cada encontro foram eleitos 40 delegados para a I Conferência Estadual sobre Trabalho Infantil a ser realizada nos dias 6 e 7 de junho, na Assembleia Legislativa. O Ceará é o primeiro Estado do país a fazer uma mobilização desse porte, convocando toda a rede de proteção à infância a planejar ações em favor dos direitos de crianças e adolescentes, em especial o de acesso à educação.
Entre os diferenciais da iniciativa, está o protagonismo juvenil. “A necessidade de engajar os jovens surgiu da constatação de que adolescentes entre 14 e 17 anos de idade representam 80% dos casos de trabalho precoce, no Estado”, explica o procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima. “Eles estarão no front de batalha, promovendo debates sobre os seus direitos, nas escolas e nas comunidades. Vão atuar como multiplicadores, em campanhas educativas e no contato direto com as famílias das crianças e adolescentes em situação de trabalho”, antecipa.
A capital cearense será o único município a ter uma conferência exclusiva. Segundo o censo demográfico de 2010, quase 30 mil crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos – aproximadamente 9% – trabalhavam em Fortaleza. A faixa etária dos 16 aos 17 anos apresentou índice de ocupação de 18,8%.  
As próximas conferências regionais serão em Maranguape – com municípios da Região Metropolitana e Maciço de Baturité - e Sobral (região Norte e Ibiapaba).

SERVIÇO
I Conferência sobre Trabalho Infantil no Município de Fortaleza
Segunda, 23 de maio.
Das 9h às 16h30
Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC) | Rua Ramires Maranhão do Vale, 70 – Edson Queiroz

​Assessoria de Comunicação - MPT/CE

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...