sexta-feira, março 14

Ambiental Ceará leva Ciclo do Saneamento para RioMar Kennedy


Circuito Interativo com quebra-cabeça e ‘caça ao lixo’ apresenta ciclo do Saneamento em shopping de Fortaleza.
Atividade, realizada pela Ambiental Ceará, mostra como o cuidado com o esgoto contribui para a qualidade e preservação da água.
Do instante em que sai das residências até o momento em que retorna para a natureza, devidamente tratado, o esgoto percorre um caminho longo e com várias etapas - e é este o percurso que será ilustrado na ação educativa sobre o ciclo do saneamento realizada pela Ambiental Ceará, em parceria com o Shopping RioMar Kennedy, em Fortaleza, entre os dias 14 e 16 de março. A atividade é gratuita e tem o objetivo de fomentar a reflexão sobre o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, mostrando como o cuidado com o esgoto contribui com a preservação e a qualidade da água e do Meio Ambiente no presente e no futuro.
O Circuito Educativo acontece em um estande e inicia com um quebra-cabeça no qual o participante precisa solucionar o problema de esgoto a céu aberto encaixando as peças e montando a imagem de uma residência devidamente conectada à rede de esgotamento sanitário. A etapa seguinte é em uma “máquina de garra”, onde, em vez de caçar ursinhos de pelúcia, o participante vai retirar bolas simbolizando os resíduos descartados de forma incorreta no esgoto, como cotonetes, garrafas pet e sacolas plásticas. Cada “lixo” retirado da máquina vale um brinde. A última etapa é na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em que o participante vai entender como o efluente é tratado e receber o brinde que ganhou.
- De uma forma leve e interativa, vamos não somente explicar todo o ciclo do saneamento, mas mostrar o papel de cada um de nós, enquanto cidadãos, na universalização do esgotamento sanitário, que é o objetivo maior da Ambiental Ceará. Por isso, estamos destacando que as casas precisam estar ligadas à rede e que os moradores não devem descartar lixo no Sistema de Esgotamento Sanitário, por exemplo. Nossa meta é sempre conectar a próxima casa”, destaca a diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz.
- A atividade dá visibilidade às ações de sustentabilidade e conscientização da população sobre o uso dos recursos naturais de forma responsável, além de compactuar com o que acreditamos em nossos empreendimentos”, ressalta a coordenadora de sustentabilidade dos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, Karine Costa.
A participação na atividade é gratuita e o estande interativo está situado no Piso L2 do Shopping RioMar Kennedy, próximo da Casas Bahia. O funcionamento é das 16 às 20 horas.
Esgoto e a preservação da água: Por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Cagece, a Ambiental Ceará é responsável pela ampliação e operação do sistema de esgotamento sanitário de 24 cidades cearenses, incluindo a Capital. A PPP atende 4,3 milhões de cearenses e, ao todo, R$6,2 bilhões serão investidos em obras para promover o avanço do esgotamento sanitário a 90% da população até o ano de 2033, avançando para 95% em 2040.
Diariamente, mais de 468 milhões de litros de esgoto saem de pias, ralos e vasos sanitários das casas nas cidades atendidas pela PPP, e chegam às estações operadas pela Ambiental Ceará. Lá, eles passam pelo processo de tratamento e análise e retornam ao meio ambiente sem poluir a natureza, contribuindo com a boa qualidade da água nos corpos hídricos.

Fala Bruno Mesquita


Em entrevista ao Fortaleza em Cima da Hora, comandado pelo jornalista André Capiberibe, na Rádio Fortaleza FM 90,7, o vereador Bruno Mesquita (PSD) falou sobre sua trajetória na política, suas bandeiras de atuação e as expectativas para a nova Gestão Municipal. O parlamentar destacou o convite do prefeito Evandro Leitão (PT) para assumir como líder do Governo na Câmara Municipal.
Aos 38 anos, pai de Enzo Bruno e Roberta Liz, Bruno Mesquita relembrou o início de sua carreira política, quando trabalhou ao lado do tio, o deputado estadual Roberto Mesquita. Eleito para o segundo mandato com 14.189 votos, o vereador enfatizou sua atuação voltada para políticas públicas permanentes, especialmente aquelas que auxiliam famílias que necessitam de apoio no tratamento de filhos e parentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e outras síndromes e transtornos.
- Cheguei aqui em 2009, com 21 anos, como assessor do então vereador Roberto Mesquita. Todas as vezes que entrava na Câmara, sentia o desejo de estar no plenário, com voz e vez para defender as pessoas mais carentes, principalmente as das minhas comunidades”, destacou.
Acausa autista, Bruno Mesquita ressaltou o trabalho de apoio a cerca de 500 famílias atípicas em Fortaleza e em outros municípios do estado. O parlamentar também mencionou a troca de experiências com vereadores de cidades como Mulungu, Aquiraz, Nova Russas e Amontada, além do compromisso do prefeito Evandro Leitão e da primeira-dama, Cristiane Leitão, com os Núcleos Girassol.
- A minha luta política é de comunidade, sou um vereador de comunidade e tenho muito orgulho de sentar com as pessoas e conversar. A gente está sendo olhando no olho das pessoas, e sempre estamos presentes nas nossas comunidades”, apontou o parlamentar.
Com a nova Gestão Municipal, Bruno Mesquita destacou o convite para assumir a liderança do Governo na Câmara, reconhecendo que essa oportunidade traz consigo uma maior responsabilidade em mediar o diálogo entre o Legislativo e o Executivo, além de garantir que as ações da Gestão Municipal que visem o desenvolvimento da cidade tenha o envolvimento dos vereadores da Base e Oposição.
Bruno Mesquita tem uma atuação nas comunidades dos bairros Riacho Doce, Panamericano, Bela Vista, Demócrito Rocha, Couto Fernandes, Pici, Rodolfo Teófilo, Parquelândia, Mondubim e Itaperi, onde mantém um trabalho próximo às demandas locais e ao desenvolvimento social.

Câmara aprova Reforma Administrativa de Fortaleza


O projeto de lei complementar 17/2025, que trata da Reforma Administrativa da Prefeitura de Fortaleza, foi aprovado, nesta quinta-feira (13/3), na Câmara de Fortaleza. A matéria cria três novas secretarias municipais (Mulheres, Proteção Animal e Relações Institucionais) além de outras adequações na estrutura da Gestão Municipal.
A Reforma foi aprovada por 31 votos favoráveis, contra 9 votos contrários. Votaram contra os vereadores Bella Carmelo (PL), Inspetor Alberto (PL), Julierme Sena (PL), Marcelo Mendes (PL), PP Cell (PDT), Pedro Matos (Avante), Priscila Costa (PL) e Soldado Noelio (União Brasil). Os vereadores Gabriel Aguiar, Mari Lacerda e Professor Enilson não estavam presentes na Sessão.
Além da Reforma, os vereadores aprovaram por unanimidade, uma Emenda Coletiva. Inicialmente, a Reforma recebeu 29 Emendas, que foram retiradas para acelerar a votação da matéria.
Em vez das 29 emendas, foi construído um texto elaborado em conjunto com a Oposição para beneficiar aprovados no Concurso da Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor).
O líder do Governo na Câmara, Bruno Mesquita (PSD), explicou, que a Emenda foi articulada em parceria com o presidente da Câmara, Leo Couto (PSB).
- Nós dois juntos chamamos os vereadores, que tinham apresentado emendas, tentamos solucionar e chegamos a uma solução, que foi apresentar essa Emenda Coletiva, que contempla a Fagifor e dá a opção do prefeito chamar, ainda em 2025, os concursados da Fagifor”, explica Bruno Mesquita, que agradeceu aos vereadores da oposição pelo diálogo.
O presidente Léo Couto complementou explicando, que a convocação dos aprovados ocorrerá “dependendo da condição financeira da Prefeitura Municipal”.
Pela Oposição, o vereador Jorge Pinheiro (PSDB) destaca a retirada das Emendas dos colegas para acelerar a aprovação da matéria. 
- Para buscarmos atender o pessoal da Fagifor, que veio conversar com todos nós da Oposição para nos solicitar que essa matéria fosse votada hoje. Nós, da Oposição, atendendo esse pedido, tiramos as emendas que havíamos proposto”, diz Jorge Pinheiro.
🔹 Extinção da Seger e da Fagifor-Além da criação das secretarias, a reforma extingue a Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) e a Fagifor. Na Fagifor, os funcionários terão seus regimes de contratação celetista alterado e serão serão incorporados aos quadros da Gestão Municipal.
Sobre a Seger, o presidente Leo reforçou a importância da medida para “descentralizar” a gestão municipal e dar mais autonomia aos secretários das Regionais.
- A Seger era a secretaria, que cuidava de todas as regionais, e o prefeito Evandro descentralizou. Hoje, as Regionais serão realmente uma ‘prefeiturinha’, como era antigamente, como foram criadas na sua essência, para descentralizar. Cada Regional hoje terá essa autonomia. Então, você, fortalezense, vai poder ir na Regional agora cobrar a questão de um buraco, uma poda. e o secretário vai poder resolver isso imediatamente”, ressalta Léo Couto.
🔹 Outras medidas-A Reforma vincula as 12 Secretarias Regionais à Secretaria Municipal de Governo (Segov); a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) à Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP); e vincula a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) ao Gabinete do Prefeito, com status de Autarquia Especial.
Lei revogada-A Câmara ainda aprovou outra matéria de autoria do prefeito Evandro Leitão. O projeto de lei complementar 14/2025, que revoga a Lei 414/2024. No texto, o prefeito argumenta que a lei revogada “baseia-se em equivocada ideia de que acarretará incentivos à recuperação e à preservação dos imóveis históricos tombados pelo Poder Público”.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...