sábado, janeiro 31

Contra a Seca

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) se reuniu hoje, no Palácio da Abolição, com secretários e técnicos envolvidos no Grupo de Trabalho formado para a elaboração do Plano Estadual de Convivência com a Seca. “Estamos construindo um plano, fora o acompanhamento continuado que realizamos cidade a cidade. Isso vai dizer quais são as ações que precisam ser feitas em cada um desses municípios. Diante desse cenário, vamos nos antecipar aos problemas e intensificar as ações”, citou o governador
Os secretários Francisco Teixeira (Recursos Hídricos), Hugo Figueiredo (Planejamento), Élcio Batista (Chefia de Gabinete), André Facó (Infraestrutura) e Osmar Baquit (Pesca) e pelo menos 25 técnicos das secretarias e coordenadorias, como Cogerh e Cagece, além do Corpo de Bombeiros, participam do encontro deste sábado. Novas reuniões serão realizadas pelo grupo de trabalho antes da elaboração final do documento, que deve ser apresentado nos próximos dias. 
Adutora em Caririaçu
O governador inaugurou hoje, a adutora de montagem rápida de Caririaçu, na região do Cariri. O equipamento levará água do manancial Manoel Balbino, da bacia do Salgado, para o município de origem. Um total de 12.259 pessoas serão beneficiadas. O custo total da obra foi de R$ 4,8 milhões e conta com uma extensão de 13,68 km.
Essa adutora faz parte da terceira fase do Programa Cearense de Adutoras de Montagem Rápida, coordenada pela Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e executada pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). Nesta fase serão executadas, ao todo, seis AMR's que totalizam em torno de 417,1 km de extensão. Já foram inauguradas as adutoras de Alcântaras, Potiretama, Irauçuba, Canindé e Tauá.

Nova Mesa Diretora da AL-CE

O deputado estadual Zezinho Albuquerque (Pros) lidera a chapa que concorrerá à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará, em eleição marcada para amanhã, a partir das 10 horas.
A chapa tem a seguinte composição:
Presidente – Zezinho Albuquerque (Pros).
Primeiro vice-presidente – Tin Gomes (PHS).
Segundo vice-presidente – Danniel Oliveira (PMDB).
Primeiro secretário – Sérgio Aguiar (Pros).
Segundo secretário – Manoel Duca (Pros).
Terceiro secretário – João Jaime (DEM).
Quarto secretário – Joaquim Noronha (PP).
Suplentes – Ely Aguiar (PSDC), Aderlânia Noronha (SD) e Robério Monteiro (Pros).
A composição da chapa foi feita levando em consideração a proporcionalidade partidária da Casa, contemplando três blocos partidários e o PMDB. Um dos blocos constituídos, formado por Pros, PT, PCdoB e PSD, conta com 18 deputados. Na sequência, o bloco PV-PSDC-PTN-PRP-PSC-PHS-PRB-SD-DEM reúne dez membros. PDT, PP, PSL e PEN estão na terceira colocação, com sete parlamentares, seguidos pela bancada do PMDB (seis).
Os demais partidos que elegeram deputados estaduais são os seguintes: PR, PSDB, PPS e PSOL.
A posse dos 46 deputados estaduais eleitos em 2014 será realizada amanhã.

Vereadora Cristhina Brasil

Vereadora passa a integrar a bancada do PTdoB na CMFor - Foto: Genilson de Lima
Vereadora passa a integrar a bancada do PTdoB na CMFor – Foto: Genilson de Lima


A vereadora Cristhina Brasil (PTdoB) foi empossada, pelo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Salmito Filho (PROS), em decorrência de licença solicitada pelo parlamentar Jonh Monteiro (PTdoB). A licença, inicida no dia 6 de janeiro deste ano, terá um período de quatro meses.
Sendo a 3ª suplente pelo PTdoB, Ana Cristhina de Oliveira Brasil assume o cargo de vereadora e ressalta o compromisso de trabalhar em prol dos cidadãos de Fortaleza. “É com muita humildade que ocupo o cargo a fim de somar com os vereadores desta Casa, para trabalhar na busca por melhorias e desenvolvimento da cidade. Vamos atender as pessoas e buscar a qualidade de vida.”, frisou.
Casada, graduada em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza, com especialização e mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará. É servidora pública municipal concursada lotada como Fisioterapeuta no IJF a 18 anos. Ensina na Unifor na Graduação e é docente e coordenadora de Especialização em Fisioterapia no Centro Universitário Estácio do Ceará.
Cristhina Brasil está também na Coordenação do Fórum das Entidades Nacionais de Trabalhadores da Área da Saúde (FENTAS) em Brasília e atualmente é membro da Comissão de Assuntos Parlamentares do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6ª Região (CREFITO-6) e coordenadora da Comissão Técnica da Fisioterapia do CREFITO-6. Dessa forma, a parlamentar destacou que terá como prioridade a área de Saúde durante sua gestão.
Na ocasião, Salmito Filho deu as boas vindas à vereadora Cristhina. “Seja bem-vinda a esta Casa, e pode contar com o meu apoio e respeito para o diálogo e debate sobre a nossa cidade. Como presidente terei o papel de melhorar o andamento dos trabalhos do Legislativo, o que já está sendo feito através da Reforma Administrativa, além de ampliar a participação popular, por isso vamos aos bairros dialogar com a sociedade. Assim, sinta-se convidada a participar deste processo, na busca pelo melhor da cidade de Fortaleza”, ressaltou.

Vai dar praia em 18

Dos 31 pontos monitorados semanalmente pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) na orla marítima de Fortaleza, 18 estão em condições adequadas para a recreação de contato primário. O dado está no novo boletim de balneabilidade. A maior incidência de locais apropriado para o banho está no setor leste, entre a foz do Rio Cocó e no trecho que fica próximo à Rua Ismael Pordeus.
A Semace utiliza os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para analisar a qualidade da água. Para estar em conformidade com o exigido, é preciso que o resultado da análise não ultrapasse mais de uma vez (levando em conta as últimas cinco semanas) 1.000 coliformes termotolerantes para cada 100 mL de água.
Vários fatores podem influenciar na qualidade das águas, tais como: ligações clandestinas de esgotos, ocorrência de chuvas (que levam sujeira para o mar através das galerias pluviais), condições de maré, presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos e adensamento urbano próximo.
Confira a classificação dos 31 pontos:

SETOR LESTE
Posto 1 – Entre o Posto dos Bombeiros 08 e a foz do Rio Cocó
Posto 2 – Entre os postos 7 e 8 dos Bombeiros
Posto 3 – Entre os postos 6 e 7 dos Bombeiros
Posto 4 – Entre os Posto dos Bombeiros 6 até a Praça 31 de Março
Posto 5 – Entre a Praça 31 de Março até Posto dos Bombeiros 4
Posto 6 – Entre os postos 3 e 4 dos Bombeiros
Posto 7 – Entre os postos 2 e 3 dos Bombeiros
Posto 8 – Entre os postos 1 e 2 dos Bombeiros
Posto 9 – Entre a rua Ismael Pordeus até Posto dos Bombeiros 1
Posto 10 – Entre o Farol até a Rua Ismael Pordeus
Posto 11 – Farol

SETOR CENTRO
Posto 12 – Entre a Praia dos Botes e o Farol
Posto 13 – Entre o Monumento do Jangadeiro até a Praia dos Botes
Posto 14 – Entre a foz do Riacho Maceió e o Monumento dos Jangadeiros
Posto 15 – Entre a Volta da Jurema até foz do Riacho Maceió
Posto 16 – Entre Espigão da Desembargador Moreira até a Volta da Jurema
Posto 17 – Entre a Rua José Vilar e o Espigão da Av. Desembargador Moreira
Posto 18 – Entre Espigão da Rui Barbosa até a Rua José Vilar e o Espigão
Posto 19 – Entre os Espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa
Posto 20 – Entre o Aquário até o Espigão da Rua João Cordeiro
Posto 21 – Entre o Inace (Ind. Naval do Ceará) até o Aquário

SETOR OESTE
Posto 22 – Entre a Rua Padre Mororó até a Av. Alberto Nepomuceno
Posto 23 – Entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó
Posto 24 – Entre a rua Jacinto Matos e a Av.Philomeno Gomes
Posto 25 – Entre a Av. Pasteur até a Rua Jacinto Matos
Posto 26 – Entre a Rua Francisco Calaça até a Av. Pasteur
Posto 27 – Entre a Rua Seis Companheiros até a Rua Francisco Calaça
Posto 28 – Entre a Rua Lagoa do Abaeté até a Rua Seis Companheiros

Posto 29 – Entre a Rua das Goiabeiras até a Rua lagoa do Abaeté
Posto 30 – Entre a foz do Rio Ceará até a Rua das Goiabeiras
Posto 31- Barra do Ceará

*Verde: próprio
*Vermelho: impróprio

Lançamentos

A Fill Sete não para!!! Pensando nas clientes que querem arrasar em todas as estações do ano, hoje acontece o lançamento do folder Preview Inverno 2015 e Carnaval Folia Beach.
As novidades são conhecidas a partir das 9 horas, nas lojas de varejo da marca. A empresa, que tem como sócios proprietários, Thaty Rabelo e Adriano Mota, é uma das principais marcas de jeans do Brasil, estando presente em quase todos os Estados, com 11 lojas próprias, com um total de aproximadamente 10 mil revendedores.

Qualificação

Visando sempre maior qualificação dos seus colaboradores, o Grupo Aço Cearense promove diversas iniciativas para elevar a escolaridade e capacitação dos mesmos. Uma dessas ações é o Curso de Informática oferecido aos colaboradores da Aço Cearense Industrial (ACI).
As aulas ocorrem na unidade móvel do Serviço Social da Indústria (SESI), instalada na própria unidade industrial. O objetivo do treinamento é proporcionar a inclusão digital dos funcionários, capacitando-os para a otimização de atividades na vida social e profissional.
As aulas foram retomadas no último dia 20 para aqueles já inseridos na iniciativa e as inscrições estão abertas para outros colaboradores que também queiram aproveitar a oportunidade.

Liquidação

A tradicional liquidação de queima de estoque de início de ano chega aos shoppings da Ancar Ivanhoe no Ceará. De 5 a 8 de fevereiro acontece o Super Saldo do North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping.

As lojas vão oferecer descontos de até 70%. São as últimas oportunidades de promoções e ofertas para os clientes nos segmentos de vestuário masculino e feminino, calçados e artigos eletrônicos.

“O Super Saldo é uma forma de fidelizar os clientes, além de incentivar e incrementar o calendário de vendas com a troca das coleções de estação”, comenta Andrea Gusmão, gestora de marketing da Ancar Ivanhoe.

Além das ofertas, cada shopping preparou atrações especiais como concurso de fantasias, palhaços, desfiles de moda e blocos de pré-carnaval. “Além de oferecer descontos bem atrativos, preparamos uma programação especial para os clientes que visitarem o North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping”, conta Girlaine Caldas, gerente de marketing dos três shoppings.

Confira algumas das ofertas no North Shopping Jóquei:
Loja Rosamango:
- Sapatilha de R$79,90 por R$39,95.

Casa Pio:
- Mochila Colegial de R$ 139,90 por R$79,90.

Rommanel:
- Desconto de 15% em todas as peças (exceto alguns modelos de alianças).

Ortobom
- Conjunto ortopédico de R$1.109,89 por R$ 799,00.

Confira algumas das ofertas no North Shopping Maracanaú:
Loja Blinclass
- Sapato de R$ 219,90 por 137,94.

Colombo
- Camisa Gola Polo Elastano de 59,95 por 39,95.

Sonho dos Pés
- Sapato Mocassim de 175,00 por 75,00.

Confira algumas das ofertas no Via Sul Shopping:
Quiosque Euro
 - Relógios a partir de R$ 89,00.

Dona Florinda
 - Vestidos estampados de R$241,90 por 72,50.

Blinclass
Camisas masculinas com 30% de desconto.

Verão Claro

Neste final de semana (31/1 e 1º/2), das 9 às 15 horas, a Claro invade a Praia do Futuro e convida os cearenses e turistas a participar da ação “Não deixe o verão pra depois”. A operadora disponibilizará ao público um espaço exclusivo com aulas de danças, como rumba e axé, além de aulas de aeróbica e animação infantil.

Para quem aprecia esportes radicais e quer ainda mais emoção, a Claro preparou dois estilingues humano, que funcionam como uma cama elástica para impulsionar o salto. Com o uso obrigatório do equipamento de segurança, o usuário consegue pular mais alto e fazer acrobacias radicais.

Para proporcionar mais conforto ao público, a operadora ainda terá o Espaço Relax, com a disposição de puffes e ombrelones, e ainda, distribuição de água fresquinha gratuita para manter a hidratação na média certa. No Espaço de Verão Claro, montado entre a Barraca do Arlindo e a Barraca Marambaia, os clientes também poderão ativar gratuitamente chips pré-pago e internet pré.

No Parangaba

O Shopping Parangaba, em parceria com a Greenlife Academias,  segue com o projeto “Parangaba e Saúde”. Neste sábado (31), será oferecida aula de zumba gratuitamente para a clientela. A ação acontece no horário de 10 às 11 horas na Praça de Alimentação do Shopping (Piso L3). Já em fevereiro, para que o público entre no clima do carnaval, serão ofertadas aulas de axé. A primeira aula do ritmo acontece no próximo sábado,  dia 07. 

Para os participantes, a rede Mixirica que oferece refeições equilibradas e saudáveis, promoverá degustação de sucos detox e descontos especiais em alguns itens do cardápio. O "Parangaba e Saúde" tem como objetivo promover a diversão da comunidade e incentivar a prática de atividades física, além de alertar o público para uma vida saudável. 

Tremor de 5 graus

Ontem, às 3h34 ocorreu um novo tremor na dorsal meso-oceânica desta vez de magnitude 5.0. O epicentro do tremor está localizado a aproximadamente 915 km a W de Santa Helena, a 990 a S de Ascensão, a 2.450 km a ESE de Recife, a 2.650 km a E de Salvador e a 2.780 km a ENE de Vitória.
O mapa de localização epicentral está na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro do sismo está simbolizado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho indica a localização da estação de Riachuelo (RCBR).

O registro do evento na estação RCBR está na Figura 2.



Figura 2. Sismograma de 24h da estação RCBR. O registro do evento está dentro do retângulo vermelho.


Fonte: LabSis/UFRN, USGS
Joaquim Ferreira

Petrobras V


Petrobras IV


    INFORMAÇÕES, FOTOS, GRAVAÇÕES DE ÁUDIO E VÍDEO
    EM 
    WWW.PETROBRAS.COM.BR/AGENCIAPETROBRAS
    Nota à imprensa
    30 de janeiro de 2015
    ESCLARECIMENTOS SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAPETROBRAS
     

    - Revelações da Operação Lava Jato causaram a postergação do balanço do terceiro trimestre de 2014Os depoimentos que a Petrobras recebeu do Ministério Público a título de “prova emprestada” citam uma lista de 23 empresas fornecedoras que operaram em suposto cartel entre 2004 e 2012, elevando os preços das licitações para repasse de propina. Entre os depoimentos recebidos, estão o do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e de dois executivos de empresas que participaram dos supostos atos ilícitos.
    Isso evidenciou que o Balanço da Companhia possui ativos com valores indevidos (sobrepreço) que devem ser baixados. Esse é o ajuste que precisa ser feito nas demonstrações contábeis do terceiro trimestre de 2014.- É impossível precisar o valor do ajuste contábil, sendo necessário estimá-lo por aproximação
    Petrobras não tem condições de precisar o valor nem o período em que ocorreram os pagamentos indevidos oriundos da corrupção, porque os supostos atos ilícitos envolvem pagamentos entre contratadas e fornecedores externos, ou seja, fora dos registros contábeis da Companhia.Diante da impossibilidade de determinar com precisão os valores indevidos contidos no balanço, a companhia considerou duas metodologias na tentativa de estimar, por aproximação, o valor do ajuste contábil.
    - Metodologia 1: Percentual médio de pagamentos indevidos (3%)Com base nos depoimentos, a Petrobras identificou, nos seus ativos, todos os valores provenientes de contratos celebrados entre a Companhia e as 23 empresas do suposto cartel, no período de jan/04 a abr/12 e, sobre esse total, aplicou o percentual médio de 3%. O efeito potencial desta abordagem seria um sobrepreço estimado em R$ 4,06 bilhões oriundo de corrupção.
    Cabe ressaltar que a aplicação dessa metodologia está sujeita a revisões de valor, a depender do avanço das ações judiciais, que podem revelar, por exemplo, novas empresas e outros percentuais e períodos em que os atos ilícitos foram praticados.- Metodologia 2: Cálculo do valor justo dos ativos (empreendimentos em operação ou em construção)
    O valor justo de um ativo (empreendimento) representa seu valor hoje caso fosse vendido para um terceiro (visão de mercado), portanto, determinado em uma base individual e independente, ou seja, excluindo as sinergias que esse ativo possui ao operar de forma integrada no sistema Petrobras.Foram avaliados 52 ativos (obras realizadas por empresas do suposto cartel) que, contabilmente, somam R$ 188,4 bilhões, praticamente 1/3 do ativo imobilizado total daPetrobras (R$ 600,1 bilhões). A avaliação foi realizada por firmas globais reconhecidas internacionalmente como avaliadores independentes, abrangendo 81% do ativo total avaliado. A análise dos outros 19% foi realizada pela Petrobras, empregando a mesma metodologia dos avaliadores independentes.
    - Inadequação da Metodologia 2: “Valor Justo” engloba diversas parcelas de custo além de corrupção e sobrepreçoEssa metodologia não se mostrou uma aproximação adequada para estimar o sobrepreço decorrente da corrupção, pois incorpora parcelas diferentes que não podem ser quantificadas isoladamente. Eis os principais exemplos:
    i. mudanças nas variáveis econômicas e financeiras tais como taxa de câmbio, taxa de desconto, indicadores de risco e custo de capital;
    ii. mudanças nas projeções de preços e margens dos insumos;
    iii. mudanças nas projeções de preços, margens e demanda dos produtos comercializados;
    iv. mudanças nos preços de equipamentos, insumos, salários e outros custos correlatos;
    v. deficiências no planejamento do projeto (engenharia e suprimento);
    vi. contratações realizadas antes da conclusão do projeto básico;
    vii. cláusulas contratuais inadequadas às alterações de escopo: aditivos de prazo e valor;
    viii. atrasos e ineficiência na execução da obra, inclusive por fatores ambientais;
    ix. cartelização de fornecedores: corrupção e sobrepreço.

    Os resultados contidos nos laudos dos avaliadores indicaram 31 ativos com valor justo abaixo do valor contábil, totalizando R$ 88,6 bilhões de diferença a menor. Os 21 ativos com valor justo superior totalizaram R$ 27,2 bilhões de diferença a maior frente ao valor contábil.Petrobras decidiu não utilizar essa metodologia para ajustar os ativos imobilizados da Companhia e baixar o custo da corrupção, pois o valor calculado é composto de parcelas como as citadas acima, as quais não guardam relação com pagamentos indevidos (propina). Assim, é incorreto afirmar que os R$ 88,6 bilhões sejam custos decorrentes de corrupção.
    - Desdobramentos do Cálculo do Valor JustoA Companhia dará o tratamento e o encaminhamento adequado às informações dos laudos dos avaliadores independentes. Também, aprofundará metodologia que tome por base valores, prazos e informações contidas nos depoimentos, visando à emissão das demonstrações contábeis auditadas no menor prazo possível, em conformidade com as exigências dos órgãos reguladores (CVM e SEC).
    - PrazosO Balanço Anual auditado deve ser entregue até o final de abril. Após essa data, a Petrobrasterá de 30 dias a 60 dias, dependendo do contrato de dívida, para cumprir essa obrigação, ou seja, o balanço anual auditado deve ser emitido até o final de maio de 2015.
     

    Petrobras III



      INFORMAÇÕES, FOTOS, GRAVAÇÕES DE ÁUDIO E VÍDEO
      EM 
      WWW.PETROBRAS.COM.BR/AGENCIAPETROBRAS
      Nota à imprensa
      30 de janeiro de 2015

      Assembleia Geral Extraordinária na Petrobras aprova incorporação da Energética Camaçari Muricy e da Arembepe Energia
       

      Assembleia Geral Extraordinária, realizada, no auditório do Edifício-Sede da Petrobras,  no Rio de Janeiro, deliberou o seguinte:

      I. Aprovação da Incorporação da Energética Camaçari Muricy I S.A. (“Muricy”) na Petrobras, considerando a:

      (1) Ratificação da contratação da empresa de auditoria independente AudiLink & Cia. Auditores pela Petrobras para a elaboração do Laudo de Avaliação, a valor contábil, da Muricy, nos termos do parágrafo 1º do artigo 227 da Lei 6.404, de 15.12.1976;

      (2) Aprovação do Laudo de Avaliação elaborado pela AudiLink & Cia. Auditores para avaliação, a valor contábil, do patrimônio líquido da Muricy;

      (3) Aprovação, em todos os seus termos e condições, do Protocolo e Justificação da Incorporação, firmado entre a Muricy e a Petrobras em 15/10/2014;

      (4) Aprovação da incorporação da Muricy pela Petrobras, com a sua consequente extinção, sem aumento do capital social da Petrobras;

      (5) Aprovação autorizando a Diretoria da Petrobras para a prática de todos os atos necessários à efetivação da incorporação e regularização da situação da incorporada e da incorporadora perante os órgãos competentes, no que for necessário.

      II. Aprovação da Incorporação da Arembepe Energia S.A. (“Arembepe”) na Petrobrasconsiderando a:

      (1) Ratificação da contratação da empresa de auditoria independente AudiLink & Cia. Auditores pela Petrobras para a elaboração do Laudo de Avaliação, a valor contábil, da Arembepe, nos termos do parágrafo 1º do artigo 227 da Lei 6.404, de 15.12.1976;

      (2) Aprovação do Laudo de Avaliação elaborado pela AudiLink & Cia. Auditores para avaliação, a valor contábil, do patrimônio líquido da Arembepe;

      (3) Aprovação, em todos os seus termos e condições, do Protocolo e Justificação da Incorporação, firmado entre a Arembepe e a Petrobras em 15/10/2014;

      (4) Aprovação da incorporação da Arembepe pela Petrobras, com a sua consequente extinção, sem aumento do capital social da Petrobras;

      (5) Aprovação autorizando a Diretoria da Petrobras para a prática de todos os atos necessários à efetivação da incorporação e regularização da situação da incorporada e da incorporadora perante os órgãos competentes, no que for necessário.

        Petrobras II

          INFORMAÇÕES, FOTOS, GRAVAÇÕES DE ÁUDIO E VÍDEO
          EM 
          WWW.PETROBRAS.COM.BR/AGENCIAPETROBRAS
          Nota à imprensa
          30 de janeiro de 2015
          ESCLARECIMENTOS SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS
           

          · Não há definição sobre distribuição de dividendos enquanto não for divulgado o balanço anualAs informações divulgadas pela Companhia se referem ao balanço do terceiro trimestre de 2014, sendo necessário aguardar o balanço anual para avaliar as alternativas sobre a distribuição de dividendos.
          A Companhia esclarece que não é possível precisar os resultados do exercício de 2014, que serão divulgados quando da publicação das demonstrações financeiras anuais, que devem ser entregues até o final de abril.· As alternativas sobre distribuição de dividendos estão previstas na Lei das Sociedades por Ações
          A Lei 6.404/76 prevê as seguintes alternativas:(i) se não houver lucro líquido no exercício social, não há que se falar em dividendos a serem distribuídos, sem prejuízo de a Companhia avaliar eventual distribuição de dividendos à conta da reserva de lucros;
          (ii) se houver lucro líquido no exercício social, distribuir dividendos, no prazo de 60 dias da data da declaração, ou em prazo diverso, desde que aprovado pela Assembleia Geral e dentro do mesmo exercício social; ou
          (iii) se houver lucro líquido no exercício social, mas a situação financeira da Companhia for incompatível, nos termos do artigo 202, §§ 4º e 5º da referida Lei, a Assembleia Geral poderá deliberar pela não distribuição de dividendos e constituição da reserva especial, respeitando-se o pagamento dos dividendos prioritários. Nesse caso, o pagamento dos dividendos obrigatórios será diferido para o momento em que a situação financeira da Companhia permitir.

          A adoção de uma dessas hipóteses dependerá da avaliação da Companhia com base nos resultados anuais que serão apurados.· A definição sobre a distribuição de dividendos depende de deliberação da Assembleia Geral
          A discussão sobre eventual distribuição de dividendos mostra-se prematura, já que ainda não há o fechamento do balanço anual da Companhia com os resultados do período.Após a divulgação do balanço anual, a Companhia fará uma proposta para os acionistas e a decisão final acerca da destinação do lucro e da distribuição de dividendos será da Assembleia Geral, conforme estabelece a legislação das sociedades anônimas.

          Petrobras I


          Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

          Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...