sábado, dezembro 19

Oi

Oi assinou nesta sexta-feira (18/12) um acordo de financiamento de longo prazo com o China Development Bank (CDB) no valor de US$ 1,2 bilhão. Metade do valor da nova linha de crédito será usada para refinanciar dívidas. Os outros 50% serão destinados à aquisição de tecnologia e equipamentos. A iniciativa é mais um movimento da companhia com foco na melhoria do seu perfil de endividamento e no aumento de sua produtividade.

A compra de tecnologia e equipamentos prevista no acordo será feita por meio de uma parceria estratégica que a Oi assinou em novembro com a Huawei. O acordo com a fabricante chinesa de equipamentos prevê o uso de novas tecnologias de big data e inteligência de negócios visando ampliar a eficiência nas operações, o retorno sobre os investimentos de rede e a eficácia nas ações de marketing, além de proporcionar uma experiência mais completa de relacionamento digital com os clientes.

“Ao longo dos últimos meses, mantivemos o foco da Oi em refinanciamento e pré-pagamento de dívidas. O acordo além de reforçar a parceria com o CDB permite à empresa captar recursos de longo prazo a custos competitivos e seguir implementando essa estratégia. Ao financiar a compra de equipamentos e serviços da Huawei, essa iniciativa também vai ao encontro do objetivo da companhia de viabilizar investimentos, mesmo diante do rígido controle de custos e otimização de CAPEX que a Oi vem colocando em prática”, afirma Eduardo Ajuz, diretor de Tesouraria da Oi.


A parceria com a Huawei inclui ainda a modernização da rede móvel da Oi para a tecnologia Single RAN (Radio Access Network) nas redes 2G, 3G e 4G. O acordo também vai preparar a rede da Oi para a tecnologia 5G. O acordo foi assinado durante viagem do presidente da Oi, Bayard Gontijo, à China, onde o executivo também tratou do financiamento junto ao China Development Bank, acompanhado do diretor de Finanças e Relações com Investidores da Oi, Flávio Nicolay Guimarães.

Sobre a Oi
Oi, empresa pioneira na prestação de serviços convergentes no país, oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, banda larga, TV por assinatura e a maior rede wi-fi do Brasil. A companhia está presente em todo o território nacional e é a empresa que tem a maior capilaridade de rede do Brasil, chegando às áreas remotas do país e promovendo a inclusão digital da população. Além de serviços de telecomunicações para os mercados varejo e corporativo, a Oi oferece soluções de TI inovadoras, hospedadas em plataforma de computação em nuvem, para empresas de todos os portes.
Em setembro de 2015, a empresa possuía, no Brasil, cerca de 72 milhões de Unidades Geradoras de Receitas (UGRs), das quais cerca de 47 milhões estavam no segmento Móvel Pessoal, 17 milhões no segmento Residencial e 8 milhões no segmento B2B (grandes corporações e PMEs). Atualmente, a Oi ainda conta com mais de 1 milhão de hotspots da rede Oi WiFi em todo o Brasil.
A companhia integra pelo quinto ano consecutivo, a carteira do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da BM&F Bovespa e, desde 2013, faz parte da carteira do índice Dow Jones Sustainability Index, na categoria Mercados Emergentes.
Oi, por meio de seu instituto de responsabilidade social, o Oi Futuro, apoia projetos nas áreas de educação, sustentabilidade, esporte e cultura, através de leis de incentivo, com o intuito de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. A Oi é uma das maiores patrocinadoras da cultura no país e busca gerar oportunidades para projetos de todas as regiões do Brasil.

Na segunda



Nesta segunda-feira (21), os alunos do Curso Formação Básica em Dança da Escola Pública de Dança da Vila das Artes apresentam, a partir das 19 horas, os espetáculos "Sal" e "Outro Tango, revisitado". A programação conta com o patrocínio da Petrobras e tem entrada gratuita.

Fazem parte de “Sal” os alunos dos 2º e 4º anos do Curso de Formação Básica em Dança. A apresentação se inspira livremente na obra do foto-documentarista Sebastião Salgado e busca trazer para o universo da dança alguns aspectos propostos pelo olhar desse artista. A partir de uma pesquisa coletiva, alunos e professores identificaram nas fotos de Salgado elementos de composição que nortearam as investigações. Nesse processo, noções como coletividade, fluxos migratórios, êxodo e trabalhos manuais foram pontos de partida para a construção de gestualidades.

"Outro Tango, revisitado", por sua vez, é interpretado por alunos do 4º ano do Curso. A apresentação é uma releiturada obra "Outro Tango", montada em 2002 para os alunos do curso de Capacitação de Bailarinos do Colégio de Dança do Ceará, dirigida pelo coreógrafo carioca Paulo Caldas e livremente inspirada no filme “Tango”, de Zbigniew Rybczynski.

Em sintonia com as propostas da disciplina Ateliê de Repertórios, para além de uma reprodução fidedigna de partituras, estrutura e trilha originais, o que se propõe aos alunos é a apropriação de um vocabulário diversificado, rico em plasticidade, tecnicamente desafiante, tecido a partir das corporeidades de artistas da cena local – à época, alunos do Colégio de Dança do Ceará – e do olhar de um experiente coreógrafo. Trata-se assim da retomada de um projeto estético pontual, perspectivado e atualizado livremente a partir das percepções, corporeidades e possibilidades desses jovens intérpretes.

Os espetáculos "Sal" e "Outro Tango, revisitado" são uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Escola Pública de Dança da Vila das Artes e patrocínio da Petrobras.

Escola Pública de Dança da Vila das Artes

Através de espaços de aprendizagem, pesquisa e experimentação, a Escola estimula a descoberta de distintas dimensõesda dança, promovendo o desenvolvimento técnico e artístico, a criação, o diálogo com outras linguagens artísticas e áreas de conhecimento, a reflexão crítica e a construção de conhecimento.

Formação Básica em Dança

A Formação Básica em Dança é um curso com duração de seis anos, totalmente gratuito, que promove junto a crianças e pré-adolescentes o acesso a um processo inicial de formação em dança cênica. Seu currículo compreende conteúdos técnicos, artísticos e teóricos e busca preparar os alunos para o eventual prosseguimento de estudos profissionalizantes na área.

Serviço:

Apresentação dos espetáculos "Sal" e "Outro Tango, revisitado" 

Quando: Segunda-feira (21/12), a partir das 19h
Onde: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)

Informações: 3252.1444

Amanhã

Para encerrar bem o ano de 2015, venha apreciar uma audição musical comentada de grandes e belos concertos natalinos! Atenção para o horário: excepcionalmente, às 18h!

Palestra: Concerto de Natal - Audição comentada

Domingo, 20 de dezembro, às 18h
Local: Livraria Cultura - Shopping Varanda Mall - Av. Dom Luís, 1010 – Meireles.
Entrada 1 Kg de alimento não perecível
Pré-inscrição: http://goo.gl/cTrTF5
Maiores informações: (85) 98212-8182

* A pré-inscrição facilita sua entrada no evento. Entretanto, as vagas são preenchidas por ordem de chegada, respeitando a lotação máxima do local.

Fala Roberto Cláudio

A plateia do encontro organizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Participação Social, estava lotada e atenta ao balanço apresentado pelo prefeito Roberto Cláudio, no final da manhã deste sábado (19). Esse foi o primeiro encontro dos agentes de cidadania com o Prefeito desde que todos os 468 foram eleitos, em agosto último.
Roberto Cláudio iniciou sua fala agradecendo pelo trabalho dos agentes e esclarecendo que “para a gente, o trabalho de vocês é essencial e não é só para mim, é para o dia a dia da administração da cidade. Ao longo dos anos, a nosso ideia é que a figura do agente de cidadania permaneça e que vocês sejam a memória dos compromissos com a comunidade, dos compromissos com o poder público, das cobranças do dia a dia, das responsabilidades futuras, de que todo processo de planejamento que a cidade venha a fazer, vocês já serem legitimados – como já são por voto popular – para participarem disso”. Ele completou garantindo que a orientação dada aos secretários da gestão é de que recebam, em seus gabinetes, com prioridade, os agentes que quiserem discutir algum assunto.
Os presentes ficaram sabendo em primeira mão que, a partir de março de 2016, os agentes terão um Bilhete Único com crédito de 22 viagens, para que eles possam se informar a respeito das demandas dos bairros que representam. Além disso, o prefeito anunciou o Bicicletar Social: “para estabelecer efetivamente a integração dos ônibus com as bicicletas, vamos criar uma experiência diferente. Cada terminal terá cerca de 50 bicicletas compartilhadas no seu entorno. Só que no lugar de passar só duas horas com a bicicleta, você vai poder passar a pernoite com ela. Então, o trabalhador poderá voltar pra casa de ônibus, chegar no terminal e terminar o percurso até sua casa de bicicleta, fazendo o mesmo na ida ao trabalho no dia seguinte”. A meta é que em cada um dos sete terminais haja essas estações, possibilitando que o usuário a devolva até as 7h da manhã do dia seguinte.
Em sua palestra, Roberto Cláudio destacou as principais ações de sua gestão, como a mobilidade, o transporte público, a educação, a saúde, a infraestrutura urbana e o planejamento a logo prazo.

Entenda
O Ciclo de Planejamento Participativo ocorreu entre os meses de abril e agosto e mobilizou mais de 13 mil pessoas, que votaram e elegeram seus representantes territoriais. Esses agentes vão representar seus territórios junto ao município, fiscalizando obras da Prefeitura, cobrando melhorias e levando demandas dos bairros para os secretários.
Além dos agentes, também foram eleitos 31 conselheiros do Conselho Municipal de Planejamento Participativo, criado em dezembro de 2014, com o objetivo de ampliar a participação da sociedade na discussão sobre a elaboração, execução, monitoramento e avaliação do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA).



Atenciosamente,

Sulyane Montezuma
Assessora de Comunicação
Coordenadoria Especial de Participação Social
(85) 3452-6792 - (85) 98970-5783

Abrigo em parada de ônibus em São Paulo


Startup

Fortaleza recebeu no Espaço FB Ideias – Centro de Inovação e Empreendedorismo da Organização Educacional Farias Brito, a primeira edição do Startup Weekend Youth. O evento, exclusivo para jovens de ensino médio, com idades entre os 14 e os 19 anos, teve por objetivo estimular a criatividade e preparar a próxima geração de empreendedores.

Nesse fim de semana de experiências e aprendizagem, um jovem se destacou. Marcelino Matias de Souza,17, membro da equipe vencedora se sobressaiu pela sua criatividade e persistência durante o evento. Estudante de escola pública e recém-formado no ensino médio, Marcelino, participa do projeto Corredores Digitais da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (SECITECE) e já tem sua própria startup: o Plantae.

Durante o Startup Weekend, Marcelino se tornou uma inspiração para sua equipe, a MedHora. Ele possibilitou a realização de um projeto que os membros do grupo já davam como descartada, usou de criatividade e esperteza quando seu notebook quebrou durante a competição e ajudou sua equipe a conseguir a vitória.

No encerramento do evento, os membros da MedHora anunciaram que o grupo iria ceder um dos grandes prêmios do evento, intercâmbio para EUA ou Europa, para Marcelino. Além da atitude nobre do grupo, o Prof. Tales de Sá Cavalcante, diretor da organização educacional Farias Brito, informou que iria fornecer a passagem aérea ao jovem empreendedor.

“Simplesmente esse evento foi fantástico. Nunca vou esquecer. Já participei de alguns eventos, mas a dinâmica deste é totalmente diferente, é algo que envolve um plano maior, todos do grupo têm que se unir para que realmente aconteça. Esse evento mudou muita coisa na minha vida, na minha forma de pensar e agir” conta Marcelino.

Startup Weekend Youth

O Startup Weekend é um evento internacional sem fins lucrativos e organizado por voluntários, em que jovens se unem para compartilhar ideias e criar startups. Com mais de 13 mil negócios criados, 1.500 edições realizadas em mais de 800 cidades e 97 países, o Startup Weekend é considerado o maior evento de startups do mundo.

Serviço:
Organização Educacional Farias Brito

Informações para Imprensa:
Dux Estratégia
98778.2306

No Del Paseo

Com o final de 2015 se aproximando, o Del Paseo quer agradecer aos seus clientes e frequentadores por esses 12 meses de fidelidade. Por isso, em dezembro, o Shopping traz promoções, sorteios e apresentações artísticas que vão deixar seu final de ano ainda mais especial.

A começar pela promoção de aniversário de 15 anos do Shopping que vai sortear 15 presentes. Os clientes do Del Paseo concorrem a: um Grand Vitara; sete iphone 6; cinco Vales-compra de R$1.000,00 da American News; e 2 Vales-compra de R$1.000,00 da Itamaraty. A cada R$200,00 em compras, você ganha um cupom para participar dos sorteios dos dias 02, 09, 16 e 23 de dezembro e 07 de janeiro.

De domingo a quinta, os clientes recebem cupons em dobro. O posto de troca funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingo e feriados, das 14h às 20h, no piso L1. O regulamento da promoção está disponível no sitehttp://shoppingdelpaseo.com.br/

Também esse mês, o Shopping esta com a promoção Estacionamento Grátis Del Paseo, que vai te ajudar a economizar dinheiro nesse fim de ano. A cada R$ 35 em consumo na praça de alimentação, nos quiosques de alimentação e no Game Station, o estacionamento é grátis. Essa promoção é válida para os pisos S2 e S3, de segunda a sexta-feira, a partir das 18h, e sábados e domingos, o dia todo.

Além de tudo isso, em todos os fins de semana até 20 de dezembro, acontecem programações infantis e musicais para proporcionar as crianças e em toda a família momentos de felicidade e lazer. E o Papai Noel continua no Shopping Del Paseo. O bom velhinho recebe os visitantes na Maravilhosa Árvore dos Presentes, de segunda a sábado, das 14h30min

Serviço:

Shopping Del Paseo
Av. Santos Dumont, 3131
(85) 3456.5500
Facebook.com/delpaseo
Twitter e Instagram: @delpaseo

Nordeste

A região Nordeste é a região que mais compra moda pela internet no Brasil. É o que indica pesquisa realizada pelo Ibope Conecta a pedido do MercadoLivre nos meses de setembro e outubro deste ano com mil consumidores online. Entre os respondentes da região nordeste, 84% afirmam que compram roupas, calçados e bolsas via Internet. E o mais interessante é que 48% deles utilizam o celular para isso. Um índice altíssimo, considerando que a média das outras regiões é de 28% para compras de moda via dispositivos móveis.

O Nordeste também é a região com o tíquete médio mais alto do Brasil: 45% compram produtos acima de R$ 200. Nas outras regiões, a quantidade de consumidores que gasta este valor em compras nas outras é de 41% no Norte/Centro-Oeste; 37% no Sul; e 40% no Sudeste.

De acordo com a pesquisa, comprar Moda na Internet já se tornou um hábito frequente entre os consumidores em todo o país: 80% dos entrevistados disseram ter adquirido algum produto de moda via Internet nos últimos meses.

Confira mais informações da pesquisa MercadoLivre/Conecta

MODA PELO CELULAR

• O dispositivo mais utilizado pelos consumidores de Moda online ainda é o computador (desktop, notebook, netbook etc.), com 97% das menções;
• O uso do smartphone como ferramenta de compra cresce rapidamente - 32% do consumo de moda online é feito por meio de celulares (Android e iOS);
• 15% da venda de moda online é feito por meio de tablets e 3%, por SmarTVs;
• Região Nordeste é que a mais compra moda pelo celular: 48%; Norte/Centro-Oeste corresponde a 31%; Sul (30%) e Sudeste (24%).

PERFIL

• O consumo de moda pela Internet é um hábito de ambos os sexos, sendo um pouco mais forte entre as mulheres: (85% delas compram moda online, contra 76% dos homens. A frequência de compra de moda por ano é alta: a maioria dos internautas (38%) compra moda mais de quatro vezes ano ano; sendo 43% mulheres, e 33% homens.
• Porém os homens gastam mais: 44% dos homens gastam acima de R$ 200 por compra, contra 33% das mulheres;
• A diferença na frequência de consumo entre as classes sociais é de menos de 10%: Classe A (85%), Classe B (80%) e Classe C (76%);
• 89% dos internautas jovens (com idades entre 18 e 34 anos) compram moda online - um índice bem maior do que os de idade entre 35-54 (74%) e os acima de 55 anos (52%)

ESTILO

• O estilo mais comprado na internet é o ‘casual’ (76%), de acordo com internautas de todas as idades, ambos os sexos e em todas as regiões do país;
• 80% das mulheres compram moda ‘casual’, contra 70% dos homens;
• Homens compram mais moda ‘formal’ e ‘esportista’ (13%), enquanto as mulheres que compram esses estilos são apenas 6%. 

PRODUTOS

• Os produtos de moda mais comprados online são as roupas (83%), os calçados (78%) e artigos esportivos (50%). • Homens compram mais calçados do que as mulheres (87% contra 78%), além de um número maior de artigos esportivos e relógios;
• Em ordem de importância, mulheres compram mais roupas, sapatos, acessórios (cintos, bijuterias, lenços, carteiras etc.) e bolsas.

CONSUMO

• 55% dos internautas compram moda na internet 4 vezes ao ano ou mais;
• Apenas 9% compram moda uma vez ao ano; 36% compram de duas a três vezes ao ano;
• 20% disseram não comprar moda online porque "fazem questão de provar o produto antes de comprar" (68%) ou "têm receio de que o produto não vai servir" (62%).

FORMAS DE PAGAMENTO E VALORES

• Para 80% dos respondentes, o valor do produto é o que mais influencia no momento da compra, seguido pela oportunidade de promoção (71%), o valor do frete (70%), e o parcelamento no cartão de crédito (51%);
• O fator conveniência aparece no sexto lugar em importância, com 50% de menções, logo seguido pelo desconto no pagamento via boleto (49%). O valor do frete é uma preocupação maior para a classe C (79% de menções contra 70% da classe A e 68% da classe B).
• O cartão de crédito é o meio mais adotado na compra de moda online, com 66% das menções. Boleto Bancário foi apontado por 27%; meios de pagamento online por 6%; 1% prefere a contra-entrega.

A pesquisa foi aplicada pelo Ibope Conecta entre setembro e outubro de 2015. Entre os respondentes, 16% eram da região Centro Oeste/Norte, 22% Nordeste, 14% Sudeste e 49% do Sul, sendo 52% homens e 48% mulheres. 57% entre 18 e 34 anos de idade, 33% entre 35 e 54 anos e 10% 55 ou mais. 22% representaram a classe A, 59% a classe B, 18% a C e D com 1%.

Saiba mais sobre Moda no MercadoLivre - www.mercadolivre.com.br/moda

Sobre o MercadoLivre

Fundado em 1999, MercadoLivre é uma companhia de tecnologia líder em comércio eletrônico na América Latina. Por meio de suas principais plataformas MercadoLivre.com e MercadoPago.com, oferece soluções de comércio eletrônico para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos por meio da Internet. MercadoLivre.com atende a mais de 138 milhões de usuários e criou um mercado com ampla variedade de bens e serviços de uma forma fácil, segura e eficiente. Em abril de 2015, o MercadoLivre Brasil adquiriu a empresa KPL Soluções, provedora de ferramentas de gestão para o e-commerce. Com a KPL, o MercadoLivre passa a oferecer sistemas de ERP e back-office para empresas de e-commerce - mais um serviço de seu ecossistema de soluções. 

O site é um dos 50 sites com mais Page Views do mundo, oitavo site de e-commerce mais acessado do planeta e é a plataforma de varejo líder em visitantes únicos em cada país onde opera na América Latina, de acordo com métricas fornecidas pela comScore Networks. Uma das empresas vencedoras do prêmio Top of Mind DataFolha Internet 2012, categoria e-commerce e Marca Mais Buscada no Brasil em 2012 e a marca mais buscada na categoria de compras em 2013, segundo o Google Zeitgeist, ranking divulgado pela companhia sobre as palavras mais buscadas a cada ano em seu site. Está listada na Nasdaq (MELI), tendo iniciado a oferta pública em 2007.

Informações à imprensa
Porta-Voz Comunicação Estratégica
(11) 3871-3666
Bruna Meneses - bruna.meneses@portavoz.com.br
Orlando Oliveira - orlando.oliveira@portavoz.com.br
www.portavoz.com.br

Vivo GVT

Os clientes que negociarem, até dia 22 de dezembro, suas dívidas acima de 90 dias, com a Telefônica Vivo e GVT poderão obter desconto de até 90% e regularizar a situação. Após esse prazo, a empresa não garante as mesmas condições. 
O cliente poderá, de qualquer parte do País, quitar sua dívida e retirar seu nome do serviço de proteção ao crédito sem sair de casa. Basta ligar para as centrais de atendimento: Vivo móvel: 0800-7711090, GVT: 103 25 e Vivo fixa: 0800-7741515, das 08h00 às 20h00. Além desses contatos, por meio de parceria da empresa com o Feirão Limpa nome do Serasa, os clientes também podem acessar seus boletos já com uma proposta pré-definida no site: http://www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/





Piscis

A empresa cearense PISCIS Indústria e Comércio LTDA, associada ao Sindicato das Indústrias dAlimentação e Rações Balanceadas no Estado do Ceará (Sindialimentos), filiado à FIEC, foi contemplada pelo 2º ciclo do edital SESI SENAI de Inovação 2015. O projeto contemplado teve como tema “Dos resíduos da piscicultura à produção de farinha de peixe para consumo animal”. Ao todo, foram 32 projetos contemplados no país, sendo 28 do SENAI e quatro do SESI. 

O edital valoriza a prática de inovação ao apoiar projetos elaborados em rede, com empresas industriais brasileiras, startups e empresas de base tecnológica. Esse ano foram destinados R$ 40 milhões para o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços para o aumento da produtividade e competitividade das empresas brasileiras. Os projetos foram realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) ou com o Serviço Social da Indústria (SESI).

Na CMFor


Jorge Luiz adicionou 20 novas fotos —  sentindo-se muito feliz com Paulo Roberto Neves em  TV Fortaleza.
Outros flashes da CMF.

Futricas Cearenses


  1. Hoje teve o Natal dos Jornalistas Cearenses na Croco Beach.
  2. Presenças de:
  3. Samira de Castro.
  4. Helaine Oliveira.
  5. Rafael Mesquita.
  6. Deborah Lima.
  7. Ronivaldo Maia.
  8. Fernando Farias.
  9. Paulo Rogério.
  10. E uma par de gente com direito a sorteio e muita diversão.

CPI da Coelce

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Coelce reuniu os membros nesta sexta-feira (18) para definir o calendário de ações da Comissão, que vai funcionar mesmo o período do recesso parlamentar da Câmara Municipal de Fortaleza - CMFor.

O vereador Deodato Ramalho (PT), presidente da CPI da Coelce, acertou com os demais membros que no dia 28 de dezembro, às 9h, o grupo fará uma visita ao Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC, para tomar conhecimento de uma orientação técnica relacionada à tensão de energia. No mesmo dia, a comissão ainda fará uma visita de campo a um equipamento da Coelce e receberá, na CMFor, engenheiros que trabalharam na empresa, para esclarecer questões técnicas da área.

O vereador informou que a Comissão recebeu, há poucos dias, um laudo técnico da Coelce e que as próximas visitas acontecerão justamente para checar as informações desse documento.

Na reunião da CPI, ficou ainda definido que a comissão visitará no início de janeiro de 2016 a termelétrica do Pecém, para examinar o seu funcionamento.

Prorrogação

O vereador Deodato Ramalho já havia obtido, mediante requerimento extra-pauta na sessão plenária de quinta (17), da Câmara Municipal de Fortaleza, autorização para a prorrogação dos trabalhos da CPI da Coelce por mais sessenta dias.

Museu do Amanhã

Olá, tudo bem com você?

O Museu do Amanhã será inaugurado neste sábado e conta com uma atração muito inspiradora (e inovadora). Assim que o visitante chegar ao Museu, ele entrará em um gigante domo semi-esférico onde será exibido um filme em realidade virtual criado pela O2 Filmes, com produção de Fernando Meirelles e Janaina Augustin. O filme narra a história do universo de forma poética e o espectador tem a sensação de estar “dentro” dele. É uma experiência impactante. O filme tem 8 minutos, foi dirigido por Ricardo Laganaro e levou 3 anos para ficar pronto. Foi através deste trabalho que a O2 buscou a tecnologia de criação em conteúdo imersivo, realidade  virtual e 360 graus, formatos que tanto se fala no mundo e que já são produzidos no Brasil em escala comercial.

Abaixo segue um texto (gigante, eu sei) sobre este filme.Estou aqui para o que precisar.
Grande abraço
Marcelo Cia

Museu do Amanhã inaugura dia 19 de dezembro no Rio de Janeiro com filme imersivo criado pela O2 
Domo esférico instalado na entrada do Museu exibe filme que conta a história do universo
São Paulo, dezembro de 2015 – No dia 19 de dezembro, sábado, foi aberto ao público no Rio de Janeiro o Museu do Amanhã, grande construção com área de 30 mil metros quadrados que usará ambientes audiovisuais, instalações interativas e jogos para falar sobre o futuro. Quando o visitante entrar no Museu do Amanhã, a primeira experiência que ele terá será o Portal Cósmico. Nele, um filme imersivo produzido pela O2 através do núcleo Outras Telas é projetado num grande domo esférico. “A ideia é que o filme coloque o visitante num outro estado de espírito, tire-o da Praça Mauá e ajude-o a baixar o batimento cardíaco e mudar a frequência cerebral”, diz Fernando Meirelles. Para chegar a estes aproximados 8 minutos de filme, uma equipe liderada pelo diretor Ricardo Laganaro trabalhou por três anos. “Queríamos trazer imagens diferentes, espetaculares e impactantes; dignas do tamanho e o formato da tela que temos no Museu”, diz Ricardo.



Entrada do Domo no Museu do Amanhã: primeira experiência do visitante conta a história do universo através de um filme imersivo criado pela O2 (Bernard Lessa/Museu do Amanhã)

"O filme é o portal de entrada do museu. Quem se deixar mergulhar no que o filme tenta passar pode ter uma experiência mais viva ao visitar o museu. É como se o visitante ganhasse um tempo para pensar naquelas famosas perguntas: Quem eu sou? Onde estou? De onde vim? Para onde vou? Claro que não há a resposta para isso, mas só lembrar estas questões já nos coloca em outro estado”, conclui Fernando Meirelles.

O filme parte da história do universo, mas não tem a pretensão de contá-la didaticamente. A decisão do time liderado por Ricardo foi o de realizar um filme em que o visitante pudesse se sentir parte da ação. “Tanto por pedido da curadoria, quanto por termos a possibilidade de explorar a narrativa imersiva, nosso filme tem uma abordagem muito mais sensorial e poética. Mais do que ver e ouvir imagens sobre a criação do Universo, da Terra, da Vida, queremos que espectador se sinta dentro desta viagem. O entendimento será muito mais pela emoção do que pela razão”, explica Laganaro.
Janaina Augustin, diretora do núcleo, frisa o caráter inovador deste projeto. “O nosso maior desafio foi entender como contar uma história tão complexa num formato de tela que as pessoas não estão acostumadas. Nossa missão foi criar uma nova narrativa a partir do zero, levando em conta a experiência do espectador dentro do domo”. A intenção do filme vai além de contar uma história, ele pretende provocar sensações, deixar a pessoa preparada para absorver o que verá depois de passar por esta experiência.

Para chegar a resultados tão inovadores e impactantes, a equipe da O2 mergulhou fundo no desenvolvimento de conteúdo imersivo e realidade virtual, algo inédito até então no Brasil. “Durante o período da realização tivemos que aprender a fazer filmes em 360 graus, entusiasmados pela experiência acabamos comprando câmeras e rigs, fomos a congressos, visitamos produtores que trabalham com isso fora do Brasil e desenvolvemos a tecnologia para fazer estes filmes aqui. Por causa do Museu, a O2 Filmes virou a primeira produtora brasileira a trabalhar com isso, não sei se a única mas certamente a mais experiente e com trabalhos do nível deste do museu. Um belo legado do trabalho”, finaliza Fernando Meirelles.
Imagens do universoUm dos grandes desafios de produzir os oito minutos do filme imersivo que a O2 realizou para o Museu do Amanhã foi a construção das imagens. O filme mistura cenas captadas por câmeras de altíssima resolução com outras compostas em 3D. Uma das curiosidades deste trabalho é que mesmo as imagens construídas na Pós partiram de uma cena filmada em estúdio. Maeve Corona, produtora do núcleo Outras Telas, conta que levou um profissional de efeitos especiais para o estúdio para filmar a base de cenas que abrem o filme. “A parte que mostra a formação do universo tem explosões, fumaça, fogo, erupções... A gente filmou estes trechos com um efeitista, profissional contratado para criar, por exemplo, uma faísca, para que os profissionais da pós-produção pudessem entender o movimento exato que uma faísca faz e reproduzi-la no domo”.
“Todos os trechos que trazem dançarinos também foram filmados nos estúdios da O2. A cena final também foi filmada por nós, é minha preferida, mas é uma surpresa”, completa ela. “Cada avanço do filme, cada segundo, provocava o próximo passo. A maior parte do projeto foi dedicada a isso. Muitos detalhes de um enorme quebra cabeça que deveria se encaixar e fazer sentido no domo”, finaliza.

Tecnologia imersivaHá três anos, quando a O2 foi convidada a criar o conteúdo do Portal Cósmico para o Museu do Amanhã, não se falava em câmeras de 360 graus ou em óculos de realidade virtual, duas tecnologias que tornaram-se acessíveis quando o trabalho em torno do Museu já estava em produção. “Estamos no começo da tecnologia de realidade virtual e conteúdo imersivo, muitas ferramentas ainda não existem. Nós mesmos, ao começarmos a finalizar conteúdos para realidade virtual e filmes 360º, acabamos desenvolvendo ferramentas próprias para solucionar diversas etapas que iam surgindo”, relembra Paulo Barcellos, diretor da O2 Pós, departamento de pós-produção e tecnologia da O2. Por conta do desafio de produzir um filme imersivo para o Museu do Amanhã, hoje a O2 tem feito outros projetos em realidade virtual para o mercado. "Depois desta experiência e O2 virou uma outra produtora. É um destes trabalhos que marcam nossa vida profissional”, finaliza Fernando Meirelles.
A sensação de imersão é conseguida através de um minucioso trabalho de imagens casado com engenharia sonora. Alan Zilli, supervisor de edição de som da O2 Pós, explica que a equipe criou na impressora 3D uma réplica em menor escala do domo, já com os pontos onde seriam instaladas as caixas de som. O domo instalado no Museu do Amanhã possui 30 caixas de som independentes, organizadas em 28 canais de saída.
Em filmes e TV o trabalho de som é realizado para imagens planas, de duas dimensões. Entretanto, isso era impossível no caso do Portal Cósmico, pois a imagem teria também uma componente de profundidade que o som deveria acompanhar.
O trabalho da equipe de som mergulha o espectador para dentro da cena.  “A cena da caverna é uma das nossas preferidas. Acho que alcançamos ali um nível interessante de realismo. Ficou bem bonito e a sensação de estar naquele ambiente naquele momento do filme é reconfortante, pois acabamos de vir de um clímax meio tenso... Não vamos falar mais para não estragarmos a surpresa”, finaliza Alan.
De olho no futuroNo filme para o Museu do Amanhã, o espectador esquece que tem uma tela, ele se sente parte do filme. Esta imersão é um desafio de narrativa, de imagem, e de som. São estes três elementos que causam a experiência. “Realizar este filme foi uma escola que fez a gente entender toda a cadeia de produção em realidade virtual, 360 e realidade aumentada”,explica Janaina Augustin. “Estamos caminhando para um mundo que é imersivo, em que o conteúdo não será visto em uma tela. O conteúdo vai estar ao nosso redor, e não mais em um dispositivo plano. Nós faremos parte do conteúdo e este filme do Museu do Amanhã oferece esta inovadora experiência para os espectadores”, finaliza Janaina.


Museu do Amanhã
Inauguração em 17 de dezembro, às 19h
Local: Praça Mauá, 1 - Centro, Rio de Janeiro

André Montenegro

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realiza, no dia 21 de dezembro, sessão solene em alusão ao Dia do Engenheiro, que é comemorado em 11 de dezembro. O evento acontece no Plenário 13 de Maio, às 19 horas. O requerimento foi assinado pelo deputado estadual Odilon Silveira Aguiar. Durante o evento, 12 engenheiros cearenses serão agraciados, entre eles o presidente do Sinduscon-CE, André Montenegro de Holanda.

O Dia do Engenheiro foi instituído a partir do Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de Dezembro de 1933, que regulamenta e oficializa, no Brasil, as profissões de engenheiro, arquiteto e agrimensor. Tendo em vista a importância destes profissionais, que são responsáveis em desenhar, projetar e concretizar construções, e, ainda, são encarregados pela segurança das obras, o que evita acidentes que colocam a vida das pessoas em risco, esta data foi estabelecida para homenageá-los.
Além de André Montenegro de Holanda, também serão reconhecidas as seguintes personalidades: Camilo Santana, engenheiro agrônomo e atual Governador do Estado; Cid Ferreira Gomes, engenheiro civil e ex-governador do Estado; Victor Frota Pinto, presidente do Crea-CE; José Oswaldo Pontes, engenheiro civil mais antigo registrado no Crea-CE; Lauro Vinhas Lopes, ex-presidente do CRA-CE mais antigo; Francisco Suetônio Bastos Mota, engenheiro civil e referência no uso e reuso de água; Luiz Gonzaga Nogueira Marques, engenheiro civil e provedor da Santa Casa; Vicente Cavalcante Fialho, engenheiro civil, ex-prefeito de Fortaleza, ex-ministro de minas e energia; José Rêgo Filho, engenheiro civil, ex-deputado estadual e ex-funcionário da RFFSA; Luiz Ary Romcy, presidente do Clube de Engenharia e Tereza Neumann Santos de Freitas, engenheira eletricista e presidente do SENGE.
O presidente do Sinduscon-CE foi reconhecido no último dia 11 de dezembro, como o “Engenheiro do Ano 2015”, pelo Clube de Engenharia do Ceará. O evento contou com a presença de empresários, associados, parceiros e demais autoridades, entre eles o Secretário dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Francisco José Coelho Teixeira; o Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; o presidente do Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas do estado do Ceará (Sindileq-CE), Fábio Cavalcanti; o presidente do Crea-CE, Victor Frota Pinto, entre outros.

Perfil André Montenegro de Holanda:
Engenheiro Civil, formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1983, André Montenegro de Holanda é especialista em Cálculo Estrutural e também é graduado em Administração de Empresas, pela Faculdade 7 de Setembro (FA7).
Possui 30 anos de vivência executiva em concepção, planejamento e execução de projetos de construção civil no mercado imobiliário em obras comerciais e residenciais; além de 10 anos na atuação de atividade sindical. Desde 1998 é Sócio Diretor da Morefácil Construtora e Incorporadora, da Olé Casas e da Previltech, que tem como principal característica a inovação.
Há 10 anos, integra a diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-CE), inicialmente como Diretor de Meio Ambiente e Qualidade de Materiais, passando por Vice-Presidente da Área Imobiliária e assumindo a Presidência em 2014, sendo o 17º dirigente da entidade de classe. André Montenegro de Holanda também é Delegado Substituto junto à FIEC e Vice-Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Serviço
Sessão solene em homenagem ao Dia do Engenheiro
21 de dezembro, às 19h, no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa
End.: Avenida Desembargador Moreira, 2807 – Dionísio Torres

Mosquito

O governador Camilo Santana vai lançar nesta segunda-feira (21), o Plano de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti. O inseto é vetor da dengue, chikungunya e zika. Esta última, teve relação confirmada pelo Ministério da Saúde com a microcefalia, malformação congênita que deixa as crianças com o crânio pequeno, influenciando o seu desenvolvimento. A solenidade começará às 9 horas e será realizada no Centro de Eventos do Ceará, avenida Washington Soares, 999, bairro Edson Queiroz. 
O plano é fruto de uma ação integrada de todos os setores do Governo do Estado, além da parceria com os governos federal e municipais. Na ocasião, serão anunciadas as ações reforçadas de enfrentamento ao mosquito e a campanha para chamar a população ao combate. Também serão apresentadas informações técnicas e dicas de combate ao vetor das doenças.

SERVIÇO
Lançamento do Plano de Enfrentamento ao Aedes aegypti
Local: Centro de Eventos do Ceará. Avenida Washington Soares, 999, bairro Edson Queiroz, Fortaleza- Ceará.
Entrada: pavilhão Oeste, Portão B, 1º mezanino.
Horário: 9 horas.

Metropolitano


A implantação do Bilhete Único Metropolitano foi o grande destaque da última reunião de Monitoramento de Ações e Programas Prioritários (MAPP) de 2015, que é realizada neste sábado (19), no Pavilhão de Eventos da Residência Oficial do Governador. No encontro com o secretariado e diretores de órgãos vinculados ao Governo do Estado, o governadorCamilo Santana apresentou detalhes da medida.

O lançamento da iniciativa está previsto para a segunda semana de janeiro, quando será iniciado o período de cadastramento da população residente nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza. “O Bilhete Único Metropolitano é um dos principais compromissos meus e acredito que até março está implantado”, anunciou Camilo. Com a medida, a população pagará apenas uma passagem para fazer toda a integração com o sistema de transporte público de Fortaleza. “Vai ser uma economia no bolso do trabalhador e também uma economia de tempo, porque ele não precisará mais ir até o terminal fazer a conexão”, destacou o governador.

A reunião teve a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque, a quem o governador fez questão de agradecer pelo apoio na aprovação da mensagem enviada pelo Executivo com o teor do Bilhete Único Metropolitano, na última quinta-feira (17).

Mapp em novo formato
A última reunião de Mapp do ano foi realizada com novo formato: cada secretário teve 10 minutos para apresentar os projetos em andamento no Estado. A primeira foi a Secretaria das Cidades. O secretário Lúcio Gomes medalhou projetos do Minha Casa Minha Vida inaugurados e os módulos em construção no Estado. Em seguida, o secretário da Infraestrutura, André Facó, detalhou projetos como o Metrofor e o VLT. O terceiro a apresentar foi Arialdo Pinho, titular da pasta do Turismo. Ele mostrou as ações para a área no Ceará, como a articulação para trazer o HUB da TAM para Fortaleza e o Plano Ceará Receptivo.

A agenda da reunião segue até as 15 horas deste sábado.

19.12.2015

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias

Fotos: Carlos Gibaja / Governo do Ceará

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...