sábado, setembro 20

Blog do Lauriberto : WSTC Soho

Blog do Lauriberto : WSTC Soho: A Dias de Sousa Construções lançou o primeiro Complexo Imobiliário na Washington Soares em evento especial para os corretores na sala de...

Quartona do Brasileirão

GRUPO A2

ClassificaçãoPJVEDGPGCSGVMVVDMDVCACV%
REMO - PA1474211486221018066
MOTO CLUB - MA1373401385120023161
RIVER - PI *67241981110123128
GUARANY - CE67205813-5113218128
INTERPORTO - TO58125916-7102322120
Observações:
  • River - PI: O River AC/PI foi punido com a perda de 04 pontos em cumprimento a Decisão proferida pela 4ª CD do STJD em 18/09/2014 (Processo nº 106/2014), por escalação irregular do atleta George Michel do Nascimento.
P pontos - J jogos - V vitórias - E empates - D derrotas - GP gols pró - GC gols contra - SG saldo de gols - VM vitória mandante - VV vitória visitante - DM derrota mandante - DV derrota visitante - CA cartões amarelos - CV cartões vermelhos - % aproveitamento
 Série C

De olho no lance

  • O Icasa empata de 1 a 1 com o Santa Cruz (PE).
  • O Vasco (RJ) vence de 2 a 1 do Náutico (PE) e tira o Ceará do G4.
  • O Guarany de Sobral se despede amanhã às cinco da tarde do Brasileirão 2014.
  • Pega o Ríver, no Albertão, em Teresina.
  • Os dois estão eliminados ao lado do Interporto (TO).
  • Já classificados Remo (PA) e Moto (MA).

Jorge Vercillo IV


3 h · 
 

Show particular do Jorge Vercillo ♡!
Me seguuuuuura Brasil 
 — em Espaço de Cultura & Arte O POVO.

Jorge Vercillo na Calipso FM

  1. Perguntas de jornalistas para Jorge Vercillo:
  2. Emanuel Bruno - Futuro do Brasil?
  3. "Nós é quem vamos resolver".
  4. Luís Carlos Galeto - quando vem morar em Fortaleza?
  5. "Estamos na fase oral. A iniciativa privada querem tudo ao mesmo tempo. Estamos nessa ditadura. Os artistas se calam. Só fazem música de amor. O povo reivindica um mundo melhor. Sempre vai ter sabotagem do poder. Volume de impostos que a gente paga é um absurdo. Morar em Fortaleza eu adoraria. Eu sou de todos os lugares. Amo esse Brasil por inteiro. Me reconheço muito no Nordeste também".

Fala Jorge Vercillo

  1. "O Nordeste tem uma coisa especial comigo.
  2. O Ceará então nem se fala.
  3. As pessoas aqui são otimistas, com senso de humor.
  4. O cearense tem essa leveza na maneira de falar, de levar a vida.
  5. Tenho influência daqui desse vento que não para de bater e aqui a terra da luz, que primeiro libertou os escravos.
  6. Estou vivendo um momento muito feliz.
  7. Estamos fazendo um show de vinte anos.
  8. A Calipso sempre bem contou aqui.
  9. Ela me revelou aqui na Rádio.
  10. Adoro este nome Praia do Futuro.
  11. Só em Fortaleza tem essa praia.
  12. Paulo Façanha é um grande talento.
  13. Nosso DVD tem a participação de Raimundo Fagner, Adelson Julião e Italo e Renno".

AFN cobre Jorge Verclilo


Jorge Vercillo canta música inédita no palco Calypso; escute


_DSC1299
Convidado especial do aniversário de 24 anos da Rádio Calypso, Jorge Vercillo apresentou um pocket show para convidados no Espaço O POVO de Cultura & Arte, neste sábado, 20. Transmissão na rádio Calypso 106.7 será às 17 horas. Saiba mais…
“É uma coisa muito especial para mim o Nordeste, a cidade de Fortaleza. São pessoas otimistas, de senso de humor. O cearense tem essa leveza, esse vento, esse sol”, comentou Jorge Vercillo, durante o pocket show no Espaço O POVO de Cultura & Arte, na tarde deste sábado, 20. Comemorando 20 anos de carreira, o cantor conversou com fãs e apresentou “Permissão”, que segundo ele é uma composição inédita com Du Falcão.
A relação dele com a Fortaleza vai além do clima tropical, pois marcou sua trajetória nas duas décadas de carreira. Quando questionado se viria morar na capital cearense, ele não descartou totalmente a possibilidade. “O trânsito no Rio de Janeiro está uma loucura, é uma excelente ideia. Tem gente que quer eu more em salvador, mas na verdade eu sou de todos os lugares , eu amo o Brasil inteiro e me reconheço muito no Nordeste”, revelou.
“É incrível essa Terra da Luz, que na verdade é assim chamada não pelo sol, mas porque foi uma das primeiras cidades a se revoltar com a escravidão. Tem a Praia do Futuro e, aliás, eu adoro esse nome, acho que acontece algo ali em que o tempo é relativizado”, detalhou.  Jorge também explicou sobre o que já é sentido pelos fãs em suas canções: a afinidade com os elementos da natureza.
“A seca de São Paulo, por exemplo,  tem a ver com desmatamento da floresta Amazônica. Eu fiquei animado quando vi o povo nas ruas, reivindicando não só pelos 20 centavos, eu acho que devemos fazer uma manifestação pacífica, pois esse neoliberalismo desenfreado afeta os nossos recursos naturais”, completou.
A apresentação será transmitida às 17 horas deste sábado, 20, na Rádio Calypso, e na TV O POVO, no próximo sábado, 27.  Escute aqui.
Fanpage Calypso: facebook.com/calypsofm
TV O POVO: canal aberto (48); Multiplay (23); Net (24)
Fã mirimAntes de se ap_DSC1553resentar no Espaço O POVO, Jorge recebeu a visita de um fã especial. Miguel, de apenas 3 anos, sabe cantar as músicas do ídolo e ficou a semana ansioso pelo encontro. “No caminho, cada carro que passava ele perguntava ‘Mamãe, é o Jorge?’. Tiramos fotos e o Jorge ainda nos convidou para ficar com ele no camarim até o início do show”, relata a mãe, Fabiana Lima Bezerra.

 Compartilhar

Amanda Araujo

SOBRE AMANDA ARAUJO

Repórter do portal O POVO Online e curiosa de músicas, pessoas, comidas e cinema. Aliás, curiosa, ponto. E-mail: amandaaraujo@opovo.com.br

Blog do Lauriberto : AJE recebe candidatos

Blog do Lauriberto : AJE recebe candidatos: A Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE Fortaleza) dá continuidade a série de encontros com candidatos ao Governo do Estado ...

TJCE elege nova presidenta em 23 de outubro

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) definiu, que a eleição da nova administração do Poder Judiciário estadual ocorrerá na sessão em 23 de outubro deste ano. Os novos dirigentes assumirão os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral da Justiça para o biênio 2015/2017. A posse será em 30 de janeiro de 2015.
De acordo com a Resolução 95/2009, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a eleição dos dirigentes de tribunais ocorrerá, no mínimo, 60 dias antes do término do mandato dos antecessores.
Atualmente, o Judiciário cearense tem à frente o desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido (presidente), Francisco Lincoln Araújo e Silva (vice-presidente) e Francisco Sales Neto (corregedor-geral da Justiça).
Assessoria de Imprensa

Novas desembargadoras

Desembargadoras Helena Soares e Fátima de Melo

As juízas Maria de Fátima de Melo Loureiro e Helena Lúcia Soares foram escolhidas desembargadoras do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A votação ocorreu durante sessão extraordinária do Pleno, presidida pelo desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, chefe do Judiciário cearense.

Maria de Fátima, juíza titular da 18ª Vara de Família da Capital, foi eleita pelo critério de merecimento. Ela ocupará a vaga em decorrência da aposentadoria do desembargador Váldsen da Silva Alves Pereira. “A emoção é imensurável porque são 28 anos dedicados à magistratura, trabalhando com muito amor, voltada para a sociedade. Eu me sinto coroada”.

Após a escolha pelo critério de merecimento, o desembargador Gerardo Brígido elogiou os nomes dos magistrados que figuraram entre os três melhores colocados: Maria de Fátima Loureiro (86,45), Lira Ramos de Oliveira (85,67) e Heráclito Vieira Neto (85,15). Na avaliação do presidente, o Tribunal formou uma grande lista. Deu boas-vindas à primeira colocada e disse que ela está preparada intelectualmente e moralmente para integrar o colegiado, assim como a juíza Helena Lúcia Soares, titular da 15ª Vara Criminal do Fórum Clóvis Beviláqua, escolhida pelo critério de antiguidade.

A magistrada irá ocupar vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Francisco Suenon Bastos Mota. “Estou muito feliz, exatamente porque é o ápice da profissão”. A juíza Helena Lúcia Soares, que há seis meses atuava como convocada na 7ª Câmara Cível do TJCE, também destacou que esse período de experiência foi muito importante.

PERFIS

MARIA DE FÁTIMA DE MELO LOUREIRO – Nasceu em Acarape, em 13 de julho de 1954. É filha de Ana Nogueira de Melo e Francisco Monteiro Loureiro. Foi nomeada para o cargo de juiz substituto no dia 1º de setembro de 1986, assumindo as funções na Comarca de Alto Santo. Depois, foi promovida por merecimento para Boa Viagem. Pelo critério de antiguidade, foi para 1ª Vara de Nova Russas. Também por antiguidade, foi promovida para Fortaleza, onde atuou na 1ª Vara de Registros Públicos e na 4ª Vara de Trânsito (transformada posteriormente na 18ª Vara de Família), onde permanece até hoje.

HELENA LÚCIA SOARES – Nasceu em 5 de janeiro de 1957, em Caucaia. É filha de Raimundo Nonato Soares e Terezinha David Soares. Iniciou a carreira na magistratura como juíza substituta da Comarca de Bela Cruz em 1º de setembro de 1986. Pelo critério de antiguidade, foi promovida para a 1ª Vara de Pacatuba. Em seguida, pelo mesmo critério, foi para a 1ª Vara de Granja. Já por merecimento, foi promovida para titularidade da 15ª Vara Criminal do Fórum Clóvis Beviláqua. Desde março deste ano, atua como juíza convocada do TJCE, atuando na 7ª Câmara Cível.
Assessoria de Imprensa

Datafolha-O Povo


Na IstoÉ

Unidos pelo petróleo

Como era a relação entre o governador Cid Gomes e o delator e ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que se estreitou nos últimos seis anos a ponto de ultrapassar a fronteira do contato institucional

Claudio Dantas Sequeira (claudiodantas@istoe.com.br) e Izabelle Torres (izabelle@istoe.com.br)
ISTOÉ revelou na semana passada que o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa incluiu o governador do Ceará, Cid Gomes (PROS), na lista de políticos beneficiados pelo esquema de corrupção na estatal. Ao ser confrontado com a informação, Cid Gomes começou a se encalacrar nas próprias versões. Primeiro disse que não sabia quem era Paulo Roberto Costa. Depois, alegou nunca haver estado com ele na vida. Suas explicações iniciais, porém, foram desmontadas em pouquíssimas horas. No mesmo dia da publicação da reportagem de ISTOÉ, pipocaram nas redes sociais fotografias de encontros e eventos em que Paulo Roberto Costa e Cid Gomes aparecem lado a lado. Numa das imagens, o delator e o político cearense demonstram intimidade.
abre.jpg
PROXIMIDADE INCONTESTÁVEL
Em 20 de agosto de 2008, o então diretor de Abastecimento da Petrobras,
Paulo Roberto Costa, esteve ao lado do governador do Ceará, Cid Gomes,
durante inauguração do Terminal de Regaseificação do Pecém. Também
estavam presentes o presidente Lula e autoridades do governo
05.jpg
Sorriem um para o outro. Uma dessas fotos foi tirada no dia 10 de junho de 2008 no Palácio de Iracema, antiga sede do governo do Ceará. Na imagem, Cid está sentado à cabeceira de uma ampla mesa de reuniões, tendo Costa imediatamente a seu lado. No encontro, os dois trataram do ambicioso projeto da refinaria Premium II, anunciada com pompa pelo governo do Ceará como a futura maior refinaria de petróleo do mundo com produção de 300 mil barris por dia e investimentos estimados em R$ 11 bilhões. Foi apenas o primeiro de muitos encontros entre Cid e Costa.
Cid_07.jpg
ONDE TUDO COMEÇOU
Em encontro no dia 10 de junho de 2008, no Palácio de Iracema, Cid Gomes
e Paulo Roberto Costa negociaram a construção da refinaria Premium II, no Ceará
Os dois estiveram juntos participando de reuniões para tratar de negócios privados, mesmo depois de Costa ter deixado a Petrobras em abril de 2012. Em maio de 2013, ambos trataram de um projeto pessoal do delator e ex-diretor de Abastecimento da estatal: a instalação no Estado de uma minirrefinaria de petróleo. Em 17 de janeiro deste ano, Costa esteve em mais um encontro com Cid. Na reunião, o governador do Ceará lhe prometeu uma área de dez hectares no Complexo Industrial e Portuário de Pecém. À imprensa local, na ocasião, o ex-diretor da Petrobras disse que estava otimista e previa construir a minirrefinaria em até 18 meses. Dois meses depois, ele foi preso. Esses fatos derrubam categoricamente a segunda versão apresentada por Cid Gomes. Ao não conseguir desmentir as fotos em que aparece ao lado de Costa, o governador refez sua declaração inicial. Em nota oficial, negou qualquer envolvimento ou tratativas pessoais com o delator. “Todo o meu relacionamento com a Petrobras sempre foi institucional”, disse. Como se vê, a nova versão de Cid também não se sustenta.
01.jpg
Evento no Ceará, em 2008, reuniu o ex-diretor de Abastecimento da
Petrobras Paulo Roberto Costa e a então chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff
O projeto de minirrefinarias de Costa era antigo, mas enquanto ele ocupou a direção de Abastecimento e Refino da Petrobras nunca conseguiu executá-lo. Em 2005, Costa e o então presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, tentaram emplacá-lo sem sucesso no Rio Grande do Norte, na ocasião governado por Wilma de Faria (PSB). A ideia era usar a minirrefinaria como uma forma de compensar a construção da refinaria de grande porte em Abreu e Lima, Pernambuco. Naquele momento, o hoje falecido Eduardo Campos gozava de prestígio no Palácio do Planalto. Ao conseguir para seu Estado o investimento bilionário da estatal, Campos buscou alternativas para contemplar os aliados do partido, que se sentiram desprestigiados. Além da governadora Wilma de Faria, era preciso agradar também aos caciques Cid e Ciro Gomes, hoje no PROS, mas que, à época, estavam filiados ao PSB de Eduardo Campos. Para o Ceará, o governo articulou a construção de uma siderúrgica com investimento da Vale e das coreanas Dongkuk e Posco, e Paulo Roberto Costa acenou com a criação da minirrefinaria. Mas os Gomes, naquela ocasião, não acharam suficiente. Queriam algo mais grandioso. Ambicionavam um projeto como a pernambucana Abreu e Lima.
Quando assumiu o governo em 2007, Cid conseguiu o aval de Gabrielli para a realização de seu desejo. O encontro de 10 de junho de 2008 no Palácio de Iracema, registrado pela imagem que ilustra a abertura desta reportagem, selou as tratativas para a construção da refinaria Premium II e também marcou o início de uma longa relação entre Cid Gomes e Paulo Roberto Costa. Depois do encontro com o governador, Costa atravessou a noite em Fortaleza na companhia de técnicos da Petrobras. No dia seguinte, visitaram Pecém e a área que seria disponibilizada para a construção da refinaria. Após sobrevoar o local, o executivo decretou: “O terreno está numa área industrial bem localizada e próximo a um porto com logística capaz de atender nossas necessidades”. Acompanhou a comitiva o então presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), Antônio Balhmann, hoje deputado federal pelo PROS e homem de confiança de Cid, e o presidente do Conselho de Desenvolvimento do Ceará (Cede), Ivan Bezerra.
02.jpg
Dois meses depois, em 20 de agosto, Paulo Roberto Costa voltou ao Ceará para a inauguração do Terminal de Regaseificação do Pecém. Além do próprio Cid, estavam presentes o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil, e Gabrielli. No palanque, Costa sentou-se exatamente atrás do governador do Ceará, como é possível ver em várias fotos oficiais. A construção da Premium II foi confirmada com a assinatura de protocolo de entendimentos e o lançamento da pedra fundamental anunciado para dezembro de 2009, o que só acabou ocorrendo no final de 2010. Em 29 de dezembro, no último ato de governo, Lula participou da cerimônia oficial, assim como Gabrielli, Costa e o presidente da Transpetro, o cearense Sérgio Machado. Àquela altura, porém, ainda não havia terreno, licença ambiental ou estudos de impacto, nem mesmo um projeto técnico concluído ou contrato firmado. Naquele ato, Costa destacou que a produção da refinaria seria destinada ao mercado interno. Ele sentou-se na primeira fileira de autoridades, ao lado de Machado, Lula, Cid, Gabrielli e do senador Inácio Arruda (PCdoB).
Em 24 de abril de 2012, Paulo Roberto Costa, já demissionário, foi a Fortaleza participar como palestrante do Ciclo de Debates do Centro Industrial do Ceará. Disse que a Petrobras estava pronta para iniciar as obras e aguardava apenas a entrega do terreno de dois mil hectares no Pecém. A doação da área foi um dos grandes entraves para a refinaria, uma vez que a posse do local era questionada por índios da tribo Anacé. No dia seguinte, foi à Universidade de Fortaleza, onde palestrou para alunos de engenharia sobre os projetos de refino da estatal. Foi quando revelou que a Petrobras buscava sócios para erguer a Premium II. Costa, então, apresentou o problema a Cid, que se empenhou pessoalmente na busca de um investidor. Iniciou conversas com a coreana GS Energy, mas a parceria não prosperou. 
03.jpg
Temendo que a Premium II se transformasse num pesadelo eleitoral, Cid pressionou pelo andamento dos projetos. Costa falava que a refinaria havia sido concebida a partir de detalhados estudos técnicos e econômicos, além de ambientais e sociais da estatal, mas logo seria desmentido. Em auditoria, o Tribunal de Contas da União (TCU) se deparou com uma série de irregularidades graves em relação aos estudos de viabilidade técnica, geotécnicos e topográficos. Sobre a ausência de viabilidade técnica, a Petrobras alegou, por exemplo, que estava reformulando o projeto, cujo orçamento saltou de iniciais R$ 11 bilhões para R$ 20 bilhões. O contrato para o estudo inicial era estimado em R$ 2,5 milhões. O TCU chegou a pedir documentos para uma auditoria, mas nada havia sido feito ainda porque faltava a doação do terreno para a Petrobras.
04.jpg
Uma vez fora da estatal, o ex-diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, abriu a empresa “REF Brasil (Refinaria de Petróleo do Brasil), sediada num novíssimo conjunto de edifícios empresariais da Barra da Tijuca, no Rio. A REF Brasil funcionaria como guarda-chuva de quatro minirrefinarias – o velho projeto que ele acalentava desde 2005, mas que, quando estava na direção da Petrobras, não conseguiu viabilizar. No dia 13 de setembro de 2013, depois de tratativas informais com Cid Gomes desde maio daquele ano, Paulo Roberto Costa criou a empresa Refinaria Cearense num edifício empresarial de Fortaleza, em parceria com Francisco José Machado Sant’Anna, do grupo Energio Nordeste. No dia 17 de janeiro de 2014, Paulo Roberto Costa encontra-se novamente com Cid na capital cearense. Após o encontro, anunciou publicamente a construção de uma mini refinaria no Ceará, através de sua empresa REF Brasil. Com produção de 5 mil barris por dia e investimento de R$ 120 milhões, a refinaria deveria ficar pronta em 18 meses. O maquinário seria importado da China. Costa foi preso dois meses depois. Em junho, a empresa foi formalmente dissolvida. Os rastros da relação entre o delator e o governador Cid Gomes, no entanto, não têm como serem apagados.
As trapalhadas de Cid Gomes
Eleito em 2006 com mais de 62% dos votos válidos, Cid Gomes tem uma gestão marcada por denúncias de favorecimento a parentes e gastos milionários injustificáveis. Logo que foi eleito, Cid protagonizou seu primeiro grande escândalo ao patrocinar um tour pela Europa de jatinho oficial com assessores e respectivas mulheres. Estiveram na comitiva europeia a primeira-dama do estado, além da própria sogra 
de Cid, Pauline Carol Habib Moura. Detalhe, a viagem custou mais de meio milhão de reais. Tudo pago pelos cofres públicos.
CID-12-IE.jpg
TOUR COM DINHEIRO PÚBLICO
De jatinho oficial, o governador Cid Gomes levou a mulher e a
sogra para a Europa numa viagem que custou R$ 500 mil
CID-13-IE.jpg
As polêmicas não pararam por aí. No ano passado, Cid pagou um cachê de R$ 650 mil para Ivete Sangalo cantar na inauguração do hospital em Sobral, berço político dos irmãos Gomes. O evento gerou repercussão nacional, ainda mais depois que parte da marquise desabou um mês depois da inauguração da unidade hospitalar. Em 2013, Cid Gomes voltou a ser alvo de críticas da oposição devido à contratação pelo governo de um buffet orçado em R$ 3,4 milhões. Destinado a abastecer a cozinha do Palácio da Abolição, sede do governo do Ceará, o buffet previa até 495 pratos diferentes, uma variação de receitas preparadas com caviar, escargots, bacalhau, salmão, presunto de Parma, funghi, vieiras, frutos do mar, pães exóticos, croissants e até trufas. “Enquanto o sertão sofre com a seca, o palácio do governo se banqueteia”, disse à época o deputado estadual Heitor Ferrer.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...