terça-feira, junho 7

Tocha em Fortaleza

Com a , Maria foi vítima emblemática de violência doméstica, no caso que inspirou a lei.

No North Jóquei

Até o dia 11 de junho, o North Shopping Jóquei recebe o projeto Reciclocidades, uma iniciativa da Cagece, de responsabilidade socioambiental, que promove e apoia a formação de “grupos produtivos”, focados na reciclagem e comercialização de produtos artesanais.

O público irá conferir a exposição de diversos produtos, como bancos, bolsas, cestos, tapetes e outros itens. O horário de visitação é de 10h às 22h (de segunda a sábado) no Piso L2, em frente à loja Le Biscuit. No sábado, o espaço recebe oficina de bijuteria e brinquedos em pet, de 16h às 20h, tudo com acesso gratuito.

Sobre o Reciclocidades
Com o intuito de apresentar a moradores de comunidades carentes alternativas para geração de emprego, renda e inclusão, o projeto Reciclocidades estimula os participantes a repensarem seus hábitos de consumo e multiplicar conhecimentos na reutilização de materiais para produção de bens duráveis. É o lixo sendo transformado em arte. O projeto existe desde 2009 e reúne grupos na capital e no interior do Ceará, que utilizam matéria-prima típica de suas regiões. Todas as atividades têm apoio contínuo da Cagece, por meio de aulas práticas e teóricas sobre coleta seletiva, descarte correto do lixo, reciclagem e formação de parcerias.
Serviço:
North Shopping Jóquei: até o dia 11 de junho, no Piso L2, em frente à loja Le Biscuit.
 Mais informações para a imprensa com:
Caramelo Comunicação: (85) 3244.6728 - www.caramelocomunicacao.com.br
Patrício Lima: (85) 9 9699.9189 patricio@caramelocomunicacao.com.br
Verônica Rodrigues: (85) 9 8869.3325 veronica@caramelocomunicacao.com.br

Cine Ceará

Displaying dira2.jpg
ComDisplaying Chico Díaz_foto Rogerio Resende.jpg 


Mostra de Cinema Mexicano o Cine Ceará inicia a programação da 26ª edição

O Festival acontece de 07 a 19 de junho na CAIXA Cultural Fortaleza e de 16 a 22 no Cineteatro São Luiz e Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco. A solenidade de abertura oficial será no dia 16, no Cineteatro São Luiz. Toda a programação é gratuita.

Ano a ano o Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema reúne diversas manifestações da linguagem das artes audiovisuais do mundo ibero-americano e preza pela valorização e preservação do patrimônio cinematográfico brasileiro.  Este ano, o Festival chega à 26ª edição e reafirma o compromisso de permanecer estimulando a produção da boa cinematografia.

Mostras competitivas Ibero-Americana de Longas-Metragens e Brasileira de Curtas-Metragens, Mostra de Cinema Mexicano, Olhar do Ceará, mostras sociais Melhor Idade, Acessibilidade e O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece, além de Exibições Especiais e Cinema na Praça marcam o 26° Cine Ceará que acontece de 07 a 19 de junho na CAIXA Cultural Fortaleza e de 16 a 22 no Cineteatro São Luiz e Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco. São mais de 100 filmes em exibição, 87 dos quais nas salas de cinema e mais de 10 filmes, entre curtas e longas, projetados na Praça do Ferreira.

MOSTRA DE CINEMA MEXICANO

Com abertura oficial no dia 16 de junho no Cineteatro São Luiz, o Festival já começa nesta terça-feira, 07, na CAIXA Cultural Fortaleza, que apresenta a Mostra de Cinema Mexicano, alusiva ao país ibero-americano homenageado nesta edição do Festival. Até o dia 19 serão exibidos trabalhos de diretores de renome internacional e jovens cineastas que despontam nessa arte, mas permanecem desconhecidos pelo grande público brasileiro. Dos 22 filmes que serão exibidos, sete são inéditos no Brasil e nove inéditos no Ceará.

Além das exibições, a Mostra conta com a presença de cineastas e teóricos convidados, locais e internacionais, que participam de debates após as exibições da última semana. Nos quatro últimos dias haverá ainda Master Class, três das quais relacionadas ao filme exibido no dia e uma sobre o processo criativo do filme "Epitáfio", que está na Competitiva de Longas-Metragens.

MOSTRAS COMPETITIVAS

A Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longas-Metragens exibirá produções do Uruguai, Panamá, Espanha, México e Brasil.  Dos oito filmes, sete têm estreia no Brasil durante o festival e o cearense "Clarisse ou alguma coisa sobre nós dois", de Petrus Cariri, terá sua pré-estreia no Ceará. Serão agraciados com o troféu Mucuripe os vencedores nas seguintes categorias: Melhor Filme, Direção, Fotografia, Edição, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz.

A Mostra Competitiva Brasileira de Curtas-Metragens contará com a exibição de 14 curtas de realizadores de sete estados, sendo quatro de cineastas cearenses. São sete documentários, cinco obras de ficção e dois curtas experimentais. Três desses filmes têm estreia no Brasil e um estreia no Ceará. Concorrem ao troféu Mucuripe na Competitiva de Curtas os eleitos pelo júri nas categorias de Melhor Curta-Metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense.

MAIS MOSTRAS

Filmes de ficção, documentário e experimental também estão na Mostra Olhar do Ceará. No total, são 39 curtas de realizadores cearenses ou residentes no Estado, produzidos entre 2015 e 2016, dos quais, 26 ficções, dez documentários e um curta experimental. A Mostra, que será realizada na Sala 2 do Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco, foi criada em 1999 como um espaço para ver e discutir o audiovisual cearense. A melhor obra será agraciada com o Troféu Mucuripe.

Um filme que já foi distribuído para mais de 20 países e uma animação que circula em festivais, mas ainda é inédito nas salas de cinema, estão nas Mostras Sociais desta edição. Nas mostras Melhor Idade e Acessibilidade será exibido "Que horas ela volta?" (2015), de Anna Muylaert, e na Mostra O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece, o público vai conferir a animação "As aventuras do pequeno Colombo" (2015), de Rodrigo Gava.

O Cine Ceará fará duas Exibições Especiais nesta edição. "Do Outro Lado do Atlântico", de Daniele Ellery e Márcio Câmara é um documentário filmado no Brasil e nas ilhas de Cabo Verde. Aborda as diversas percepções sobre identidades e culturas de estudantes africanos de países de língua portuguesa que estudam ou estudaram em universidades brasileiras.  O outro filme é "O Estranho Caso de Ezequiel", ficção do cearense Guto Parente, que tem no currículo sete curtas e seis longas exibidos em importantes festivais internacionais, como Locarno, Rotterdam, Viennale, FidMarseille e Bafici.

HOMENAGEADOS - Os atores Chico Diaz e Dira Paes serão os dois homenageados desta edição do festival. A homenagem a Chico será na noite de abertura, e a Dira Paes, no dia 19, ambos no Cineteatro São Luiz.

NA PRAÇA DO FERREIRA

Mostra de Cinema na Praça, Food Trucks e Feira de Artesanato vão movimentar as noites de 16 a 22 na Praça do Ferreira. Uma programação especial de curtas e longas está sendo preparada para exibição em um telão todas as noites, especialmente para a população em situação de rua e para o público em geral.

O 26° Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, e conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Fortaleza, via Secultfor, e Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual (Lei Federal de Incentivo à Cultura). Patrocínio Master: Banco Nacional do Desenvolvimento - BNDES e Coelce. Patrocínio Vip: SP Combustíveis. Patrocínio: Indaiá. Apoio institucional: Oi. Apoio cultural: Oi Futuro. O Festival é uma realização da Associação Cultural Cine Ceará, Corte Seco Filmes e Bucanero Filmes.

SERVIÇO

26° Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema - De 16 a 22 de junho de 2016 em Fortaleza. Informações: www.cineceara.com. E-mail: contatos@cineceara.com. Tel: (85)3055-3465.

Distribuição de convites e ingressos:
PARA A ABERTURA (dia 16): Dia 15, a partir das 14 horas, na Bilheteria do Cineteatro São Luiz.
PARA O ENCERRAMENTO (dia 22): Dia 21, a partir das  14 horas, na Bilheteria do Cineteatro São Luiz
PARA AS MOSTRAS: Na CAIXA Cultural Fortaleza: a partir de 1 hora antes do início da sessão, na Bilheteria; No Cineteatro São Luiz: a partir de 1 hora antes do início da sessão, na Bilheteria; No Cinema do Dragão: a partir das 14 horas, na Bilheteria.



Começa o Cine Ceará 2016

PROGRAMAÇÃO 26º CINE CEARÁ

Cineteatro São Luiz / Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco / Hotel Mareiro

DE 16 A 22 DE JUNHO

16/06 (QUINTA)

Cineteatro São Luiz
20h00 –  CERIMÔNIA DE ABERTURA DO 26º CINE CEARÁ
                HOMENAGEM A CHICO DIAZ
20h30 – MOSTRA COMPETITIVA BRASILEIRA DE CURTA-METRAGEM
                Abissal  (Arthur Leite. Doc.. HD. 17’. Cor. CE. 2016. Livre)
21h00 – MOSTRA COMPETITIVA IBERO-AMERICANA DE LONGA-METRAGEM
                Avó (Asier Altuna. Ficção. 103’. DCP. Cor. ESPANHA. 2015. 12 anos)

17/06 (SEXTA)

Cinema do Dragão -  Fundação Joaquim Nabuco
9h00  – MOSTRA MELHOR IDADE
                Que horas ela volta? (Anna Muylaert. Ficção. Digital.114’. Cor. Brasil. 2016. 12 anos)

Hotel Mareiro
10h00 – DEBATE COM OS REALIZADORES
                Debate com os realizadores e equipes dos filmes da noite anterior

Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco
14h30 – MOSTRA OLHAR DO CEARÁ
                SESSÃO 1
                O Homem que Virou Armário (Marcelo Ikeda. Ficção. HD. 22’. Cor. CE. 2015. Livre)
                Momento Vício e Boa Sorte (Diógenes Lopes. Ficção. HD. 20’. Cor. CE. 2015. 18 Anos)
                Não Temos Receita  (Ângelo Sousa. Experimental. HD. 9’. Cor. CE. 2015. 16 Anos)
                Los Huesos que Aqui Estábamos Por Vos Outros Esperamos (Tiago Pedro.        Documentário. HD. 12’. Cor. CE. 2015. Livre)
                SESSÃO 2
                Artur (Daniel Filipe. Ficção. HD. 14’. Cor. CE. 2016. 12 Anos)
                Ponte Velha (Germano de Sousa. Ficção. HD. 23’. Cor. CE. 2016. 14 Anos)
                Botes Bastardos (Pedro Cela de Arruda Coelho. Documentário. HD. 15’. Cor. CE. 2016.                Livre)
                Factual Ilusão (Gabriel Silveira. Documentário. HD. 11’. Cor. CE. 2016. Livre)
                Debate com os realizadores

Cineteatro São Luiz
18h30 – MOSTRA COMPETITIVA BRASILEIRA DE CURTA-METRAGEM
                Quando é lá fora (André Pádua e Leonardo Branco. Ficção. HD. 21’. Cor. MG. 2016. 10                 Anos)
                O Teto Sobre Nós (Bruno Carboni. Ficção. HD. 22’. Cor. RS. 2015. 10 Anos)
                USP 7% (Daniel Mello & Bruno Bocchini. Documentário. HD. 15’. Cor. SP. 2015. Livre)
                Monstro (Breno Baptista. Documentário. HD. 20’. Cor. CE. 2015. 16 Anos)
20h00 – MOSTRA COMPETITIVA IBERO-AMERICANA DE LONGA-METRAGEM
                Epitáfio (Yulene Olaizola e Rubén Imaz. Ficção. 82’. DCP. Cor. MÉXICO. 2015. 12 anos)

18/06 (SÁBADO)

Hotel Mareiro
10h00 – DEBATE COM REALIZADORES
                Debate com os realizadores e equipe dos curtas e longas exibidos na noite anterior.

Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco
14h30 – MOSTRA OLHAR DO CEARÁ
                SESSÃO 3
                O Mundo Sem Nós (Robson Levy. Ficção. HD. 16’. Cor. CE. 2015. 10 Anos)
                Uma Fábula para Eldorado (André Moura Lopes. Ficção. HD. 25’. Cor. CE. 2015. 12       Anos)
                Casa do Barão (David Terao. Ficção. HD. 14’. Cor. CE. 2015. 12 Anos)
                No Questions (Isabelle Ribeiro. Ficção. HD. 3’. Cor. CE. 2016. Livre)
                SESSÃO 4
                Quitéria (Márcio Câmara. Ficção. HD. 20’. Cor. CE. 2016. 16 Anos)
                Algo mais sobre a fala e o silêncio (Felipe Camilo. Ficção. HD. 18’. Cor. CE. 2015. 10      Anos)
                Curitiba, Mon Amour (Pedro Rocha. Documentário. HD. 17’. Cor. CE. 2015. Livre)
                Bendito é o fruto do vosso ventre (Miguel Weingartner. Ficção. HD. 7’. Cor. CE. 2015.   16 Anos)
                Debate com os realizadores

Cineteatro São Luiz
18h30  – MOSTRA COMPETITIVA BRASILEIRA DE CURTA-METRAGEM
                Janaina Overdrive (Mozart Freire. Ficção. HD. 19’. Cor. CE. 2016. 18 Anos)
19h00 – MOSTRA COMPETITIVA IBERO-AMERICANA DE LONGA-METRAGEM
                Maresia (Marcos Guttmann. Ficção. 77’. DCP. Cor. BRASIL. 2015. 14 anos)
              Salsipuedes (Ricardo Aguilar e Manolito Rodríguez. Ficção. 95’. DCP. Cor. PANAMÁ.       2016. 14 anos)

19/06 (DOMINGO)

Hotel Mareiro
10h00 – DEBATE COM REALIZADORES
                Debate com os realizadores e equipe dos curtas e longas exibidos na noite anterior.

Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco
14h30 – MOSTRA OLHAR DO CEARÁ
                SESSÃO 5
                Cinemão (Mozart Freire. Ficção. HD. 15’. Cor. CE. 2015. 18 Anos)
                Besouro (Bruno Dourado. Ficção. HD. 23’. Cor. CE. 2015. 18 Anos)
                Memórias de Areia (Luana Sampaio. Ficção. HD. 13’. Cor. CE. 2016. Livre)
                Ladainha (Igor Grazianno. Ficção. HD. 11’. Cor. CE. 2015. 12 Anos)
                SESSÃO 6
                Antes da Encanteria (Elena Meirelles, Gabriela Pessoa, Jorge Polo, Lívia de Paiva, Paulo             Victor Soares. Documentário. HD. 21’. Cor. CE. 2016. 16 Anos)
                Os Olhos de Arthur (Allan Deberton. Ficção. HD. 15’. Cor. CE. 2016. Livre)
                Aquele Céu de Azul Petróleo (Fernanda Brasileiro. Ficção. HD. 20’. Cor. CE. 2016. 12       Anos)
                107, 108, Mariana (short version) (Ariel Volkova. Experimental. HD. 4’. Cor. CE. 2015. Livre)
                Debate com os realizadores

Cineteatro São Luiz
18h30 – MOSTRA COMPETITIVA BRASILEIRA DE CURTA-METRAGEM
                Fotograma (Luís Henrique Leal e Caio Zatti. Documentário. HD. 9’. Cor. PE. 2016. Livre)
                Índios no Poder (Rodrigo Arajeju. Documentário. HD. 21’. Cor. DF. 2015. 10 Anos)
                HOMENAGEM A DIRA PAES
19h20 – MOSTRA COMPETITIVA IBERO-AMERICANA DE LONGA-METRAGEM
                Menino 23 (Belisario Franca. .Documentário. 80’. DCP. Cor. BRASIL. 2015. 12 anos)             
20h40 – EXIBIÇÃO ESPECIAL
                Do outro lado do Atlântico (Daniele Ellery e  Márcio Câmara. 90’. H264. Brasil. 2016.     Livre)

20/06 (SEGUNDA)

Hotel Mareiro
10h00 – DEBATE COM REALIZADORES
                Debate com os realizadores e equipe dos curtas e longas exibidos na noite anterior.

Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco
14h30 – MOSTRA OLHAR DO CEARÁ
                SESSÃO 7
                Para minha mãe (Wislan Esmeraldo. Ficção. HD. 22’. Cor. CE. 2015. 14 Anos)
                Cortina a Par (Anio Tales Carin. Ficção. HD. 18’. Cor. CE. 2015. Livre)
                Cine Qua Non (Alex Fedox / Djaci José. Documentário. HD. 16’. Cor. CE. 2015. 16 Anos)
                Chamas de Cabrito (Lohayne Lima. Ficção. HD. 9’. Cor. CE. 2015. Livre)
                SESSÃO 8
                Hiperidrose (Pedro Henrique Gino. Ficção. HD. 12’. Cor. CE. 2015. 14 Anos)
                Ficar me trouxe até aqui (Renata Cavalcante. Documentário. HD. 21’. Cor. CE. 2016.     Livre)
                Bem-vindo a Juazeiro do Norte (Ythallo Rodrigues. Documentário. HD. 17’. Cor. CE.      2015. Livre)
                Tirarei as Medidas do seu Caixão (Diego Camelo. Ficção. HD. 18’. Cor. CE. 2015. 12       Anos)
                Debate com os realizadores

Cineteatro São Luiz
18h30  – MOSTRA COMPETITIVA BRASILEIRA DE CURTA-METRAGEM
                Uma Família Ilustre (Beth Formaggini. Documentário. HD. 18’. Cor. RJ. 2015. 10 Anos)
             Noite Escura de São Nunca (Samuel Lobo. Ficção. HD. 21’. Cor. RJ. 2015. 10 Anos)
19h20 – MOSTRA COMPETITIVA IBERO-AMERICANA DE LONGA-METRAGEM
                Casa Blanca (Aleksandra Maciuszek . Documentário. DCP. 62’. Cor. MÉXICO . 2015.      Livre)
                Clarisse ou alguma coisa sobre nós dois (Petrus Cariry. Ficção. DCP. 80’. Cor. BRASIL. 2015. 16 anos)

21/06 (TERÇA)

Cineteatro São Luiz
9h00 –  MOSTRA O PRIMEIRO FILME A GENTE NUNCA ESQUECE
                As Aventuras do Pequeno Colombo (Rodrigo Gava.  Animação. 85’. Digital. Cor. Brasil.                2015. Livre)

Hotel Mareiro
10h – DEBATE COM REALIZADORES
                Debate com os realizadores e equipe dos curtas e longas exibidos na noite anterior.

Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco
14h30 – MOSTRA OLHAR DO CEARÁ
                 SESSÃO 9
                Borboleta Pulmão (Clébson Oscar. Ficção. HD. 24’. Cor. CE. 2015. Livre)
                Corpo Estranho (Grenda Lisley. Ficção. HD. 17’. Cor. CE. 2016. 14 Anos)
                Pedal Delas (Thais Marques. Documentário. HD. 12’. Cor. CE. 2015. Livre)
                Retratos de um Retalho Esquecido (Harley Almeida. Experimental. HD. 12’. Cor. CE.     2016. 12 Anos)
                SESSÃO 10
                Eixo (Rodrigo do Sossego. Ficção. HD. 20’. Cor. CE. 2016. 14 Anos)
                Nunca Fomos Embora (Samuel Carvalho. Ficção. HD. 24’. Cor. CE. 2015. 12 Anos)
                Faixa (Bruno Xavier, Roger Pires, Yargo Gurjão e Pedro Rocha. Documentário. HD. 24’.              Cor. CE. 2016. 10 Anos)
                Debate com os realizadores

Cineteatro São Luiz
18h30  – MOSTRA COMPETITIVA BRASILEIRA DE CURTA-METRAGEM
                A Festa e os Cães (Leonardo Mouramateus. Documentário. HD. 25’. Cor. CE. 2015. 14 Anos)
                Carruagem Rajante (Jorge Polo e Lívia de Paiva. Ficção. HD. 21’. Cor. RJ. 2016. 12           Anos)
                Da Janela pra Consolação (Dellani Lima. Experimental. HD. 17’. Cor. SP. 2016. 16 Anos)
             Solon (Clarissa Campolina. Experimental. HD. 16’. Cor. MG. 2016. 10 Anos)
19h30 – MOSTRA COMPETITIVA IBERO-AMERICANA DE LONGA-METRAGEM
                Clever (Federico Borgia e Guilhermo Madeiro. Ficção. DCP. 83’. Cor. URUGUAI. 2015. 16 anos)

22/06 (QUARTA)

Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco
9h00 – MOSTRA ACESSIBILIDADE
                Que horas ela volta? (Anna Muylaert. Ficção. Digital.114’. Cor. Brasil. 2016. 12 anos)
                (Com recursos de close caption e de áudio descrição)

Hotel Mareiro
10h00 – DEBATE COM REALIZADORES
                Debate com os realizadores e equipe dos curtas e longas exibidos na noite anterior.

Cineteatro São Luiz
20h00 – CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO
                Entrega do Troféu Mucuripe do 26º Cine Ceará
21h00 – EXIBIÇÃO ESPECIAL
O Estranho caso de Ezequiel (Guto Parente. Ficção. DCP.71’. Cor. Brasil. 2016. 14 anos)

* Programação sujeita a alteração


Tocha em Fortaleza

"Já que as pessoas falam tanto em 'liberdade de expressão' hoje resolvi utilizar a minha conforme me garante a lei. Desde que a Coca Cola convidou @xandaviao e eu para carregarmos a #TochaOlímpica ficamos extremamente agradecidos, porém fomos literalmente bombardeados com críticas de todos os tipos. Dezenas de comentários agressivos, muitos alegando que não tínhamos merecimento ou que não éramos atletas para participar desta celebração. Muitos sequer sabem que o Revezamento da Tocha Olímpica até o Rio (ato em que várias pessoas se revezam) conta com mais de 12.000 condutores, passando por cerca de 329 cidades brasileiras. Nenhum atleta ganha medalha ao carregar a tocha e sim quando compete (e vence). Não apenas no Brasil, mas em todo lugar onde as Olimpíadas são realizadas, a chama é carregada pessoas comuns, artistas e atletas e outros grupos que representam não só o esporte, mas a história e cultura de cada lugar. Alguns perguntaram pq fomos convidados se nem cearenses somos... Simples: estamos há cerca de 14 anos nos dedicando a cultura deste estado que nos acolheu de braços abertos, gerando empregos diretos e indiretos pra centenas de famílias, além de levar a bandeira do forró para o Brasil e o mundo. Também li muitos questionamentos sobre política e corrupção, acho que a grande maioria está insatisfeita com a política nacional, porém não mudamos isso com Olimpíadas e sim com o voto consciente, faça valer seu poder de mudança nas urnas, e não deixando comentários mal educados no instagram alheio. Muito obrigada a todos os que nos apoiaram, que nos incentivaram a viver este momento que foi único em nossas vidas".
(Fred Pontes)

Tocha em Aracati e Aquiraz

Hoje, a Tocha Olímpica Rio 2016 fez mais uma parada no Ceará. Desta vez, o trecho foi dividido em três cidades, e o revezamento foi todo concentrado no estado. Além da capital, que foi responsável por fechar o dia, Aracati e Aquiraz também tiveram a chama olímpica passando por suas ruas. Nesta etapa, 28 condutores indicados pela campanha do Bradesco participaram das atividades simbólicas e Toni Garrido, vocalista do “Cidade Negra”, foi um convidado especial do Banco.
Antônio Bento da Silva Filho, conhecido como Toni Garrido, nasceu em Realengo, no Rio de Janeiro e é formado em fisioterapia e educação física. Além de seu trabalho como vocalista do grupo “Cidade Negra”, ele também é apresentador de televisão e faz alguns trabalhos como ator.
“Isso é paz e amor puro, está muito acima de todas as coisas pequenas que estamos enfrentando. É maior que tudo. O sentido de carregar a tocha olímpica está acima das guerras e violência que enfrentamos. É uma tradição muito antiga, foi o início de tudo. Tenho certeza que podemos acreditar no que estamos fazendo aqui. Isso simboliza uma chama nova para mundo, uma esperança”, contou Toni Garrido.
Ainda em Fortaleza, Francilidio de Andrade também teve a oportunidade de conduzir a tocha. Integrante da comissão técnica da seleção brasileira paralímpica de basquete feminino, ele trabalha em uma associação desportiva de deficientes do Ceará e está diretamente ligado ao movimento esportivo da capital cearense.
Sobre o revezamento da tocha olímpica
O revezamento da tocha começou em 3 de maio de 2016. Durante 95 dias, vai percorrer mais de 300 cidades, em todos os estados. Cerca de 12 mil pessoas irão participar, até a chegada da tocha ao Maracanã, no dia 5 de agosto, para o acendimento da pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Sobre o Bradesco Esportes
O Bradesco é patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, do Time Brasil e do revezamento da tocha olímpica. O banco apoia os Jogos Olímpicos desde que a cidade maravilhosa foi escolhida pelo Comitê Olímpico Internacional para sediar a competição, em 2009. O Bradesco também patrocina seis confederações nacionais: judô, basquete, esportes aquáticos, rugby, vela e remo.

Tocha em Fortaleza

  • Destaque como criador e incentivador do projeto &Running, grupo de corrida dos colaboradores da NET, Claro e Embratel, o diretor regional da NET, Marco Delgado Faria, participou do histórico momento da passagem da tocha olímpica por Fortaleza.
  • Hoje, Marco foi um dos 173 condutores oficiais do símbolo das olimpíadas Rio 2016 em Fortaleza como representante do incentivo à prática de esportes no meio corporativo.
  • “Para mim, é uma satisfação ser um dos escolhidos para conduzir a tocha nesse momento histórico do esporte brasileiro. O momento é mais marcante ainda, pois NET, Claro e Embratel são patrocinadores oficiais das Olimpíadas Rio 2016”, afirma Marco Delgado Faria.

Feira do Livro

Com o apoio das empresas da Enel no Ceará - Endesa Fortaleza e Coelce - a VII Feira do Livro Infantil de Fortaleza acontece de 08 a 11 de junho, com expositores do Nordeste e outras regiões brasileiras, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O evento traz no total 30 editoras, que representam uma centena de escritores e ilustradores, além de diversas atividades voltadas para o estímulo à leitura para os visitantes. Sua sétima edição deve receber 20.000 pessoas, entre expositores, artistas, parceiros, escolas públicas e particulares, organizações não governamentais, e população em geral. Com foco no público infantil, a feira mobiliza crianças e adolescentes de todo o Estado, contando com a participação de outros municípios além de Fortaleza, tais como Quixeré, Guaramiranga, Hidrolândia, Maracanaú, e Caucaia.

Realizada pela Casa da Prosa, a Feira do Livro Infantil é lugar de troca entre público e editoras independentes, como as pertencentes à Libre (Liga Brasileira de Editoras Independentes). Em sua sétima edição, o evento firma-se no calendário cultural da cidade por ser democrático e inclusivo, possibilitando acesso ao livro e à leitura, contribuindo para o fortalecimento do mercado editorial brasileiro. A programação terá recitais poéticos, oficinas literárias, contações de histórias, lançamentos de livros e bate papo com autores. Dentre os destaques estão a escritora e contadora de histórias, Rosana Mont'Alverne (MG), que no dia 08 às 20h abre a FLIF, Chicó do Céu (MG), Rômulo Bourbon (SP), Daniel Brandão (CE), Paiva Neves (CE), Isa Magalhães (CE), Lenice Gomes (PE), e o cantor Paulinho Moska (RJ), que faz o show de encerramento.

Para abertura do evento, no dia 08 de junho, às 18 horas, a Escola de Música Chiquita Braga fará uma apresentação dentro da programação da VII Feira do Livro com acesso gratuito e livre. A escola Chiquita Braga é uma instituição sem fins lucrativos apoiada pela Endesa Fortaleza e tem como principal objetivo articular a formação de músicos com uma formação cidadã para jovens provenientes de famílias de baixa renda da cidade de Caucaia.

A VII Feira do Livro Infantil agrega aspectos positivos no setor cultural, educacional, comercial e social, contribuindo para o alcance de metas globais relacionadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) “Educação de Qualidade”. Destaque para a ação “Adote Leitores”, que beneficiará 2.500 crianças de escolas públicas com “Vales-leitura”, para trocar por livros em qualquer um dos estandes expositores da feira, que estarão com 40%. de desconto.  A campanha encerrada na última sexta-feira, dia 3, arrecadou R$ 11.907, a partir da contribuição de 106 benfeitores. Para saber mais, acesse: benfeitoria.com/adoteleitores.
Mais informações em: www.feiradolivroinfantilfor.com/
ODSs: Agenda de objetivos e metas originados a partir da Rio +20 e aprovados na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (25-27 de setembro 2015). Ao todo são 17 objetivos e 169 metas uteis para o desenvolvimento sustentável, desafios que requerem uma parceria global com a participação ativa de todos, incluindo governos, sociedade civil, setor privado, academia, mídia, e Nações Unidas. Mais informações em: http://www.pnud.org.br/.

Serviço: VII Feira do Livro Infantil de Fortaleza
Local: Dragão do Mar
Data: 08 a 11 de junho
Horários: 8h às 20h
Ingressos: atividades gratuitas com agendamento prévio para escolas
Acesso para pessoas com deficiência:  
(85) 98526-1201/3252-3343 ou flivrofortaleza@gmail.com

Fala Ouvidora


A ouvidora da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Carolina Feitosa, fala sobre a Câmara Ambiental:

Dia dos Namorados

Para o Dia dos Namorados, a T&C está em clima de romance e lançou, especialmente para a data, a Campanha “Viva o Romance”. Até o dia 12 de junho, os clientes podem conferir opções de presentes a partir de R$ 5.99.  Para apresentar os presentes que cabem no bolso, a rede desenvolveu catálogo e identidade visual para as três lojas em Fortaleza.

A estratégia de marketing trabalhou o conceito de cumplicidade dos casais de namorados que andam na moda e vivem o romance intensamente, reforçando a diversidade de artigos e preços acessíveis da T&C. O catálogo exibe sugestões de presentes de moda masculina e feminina, confecção, perfumes nacionais e importados, relógios e calçados.

Sobre a T&C:

Com três lojas em Fortaleza, a T&C oferece opções de presentes para o Dia dos Namorados com preços acessíveis.

T&C Centro - Praça do Ferreira, 625
T&C Centro - Senador Pompeu, 941 - Do lado da C&A


T&C Montese - Av Gomes de Matos 1050 

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...