sexta-feira, agosto 3

Dia do Capoeirista

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Amanhã no RioMar Fortaleza

A imagem pode conter: texto

Fala Ciro


O presidenciável Ciro Gomes (PDT) publicou agora há pouco no site de sua campanha uma carta, onde destaca o atual momento de sua candidatura.
Com o título "Muita calma nessa hora", eis o artigo na integra:
"A política pode ser um jogo muito cruel e, por isso, desperta muitas paixões e ódios. É ela quem revela os extremos da alma humana: a extrema nobreza e, nestes tempos estranhos que vivemos no Brasil, mais ainda, a extrema indignidade.
Escrevo no início da tarde desta sexta-feira, dia três de agosto do corrente e crítico ano de 2018. Os fatos estão correndo de forma tão frenética e surpreendente que preciso datar e dizer a hora. Até o presente momento ninguém do PSB me informou que decisão tomaram ou tomarão acerca de sua posição na sucessão presidencial.
Diz a grande imprensa, com certa euforia, que o PSB teria acertado um acordo com a cúpula do PT. Não, como seria natural, para apoiar o candidato do PT, mas para me isolar na luta, tirando-me segundos de tempo de TV. Em troca, a burocracia do PT cortaria o pescoço de sua jovem candidata a governadora de Pernambuco, Marília Arraes, e o PSB faria o mesmo com o seu candidato a governador em Minas Gerais, Marcio Lacerda.
Minha palavra agora é para a militância da minha candidatura e para os brasileiros e brasileiras, todos e todas que tem simpatia pela questão nacional, se preocupam com a injustiça de nossa sociedade profundamente desigual e todas as expressões de preconceito e violência que humilham amplas maiorias de nosso povo, mas especialmente as mulheres, os negros e os pobres.
Minha palavra se dirige aos progressistas, todos e todas. Aos que trabalham, por primeiro, e a quem produz.
Muita calma nesta hora!
A violência e o grosseiro equívoco desta atitude da cúpula do PT não devem nos retirar a atenção do que realmente interessa: estas eleições são a última chance, como País, de salvarmos o Brasil da legitimação, pelo voto, desta agenda antipobre, antinacional e antidecência que nos governa desde que o golpe usurpou o poder através de Michel Temer e sua gangue.
Me comprometi, já em meus primeiros movimentos nesta caminhada, a montar um Projeto Nacional de Desenvolvimento. Já há duras consequências de minha posição e, é claro, os grandes interesses da cobiça internacional, mancomunada com o baronato escravista que nos domina, estão atuando. Não sejamos ingênuos nem muito menos paranoicos. É coisa prática. Alguns exemplos:
1. Desapropriarei, com as devidas indenizações, os campos de petróleo entregues a preço de banana a multinacionais e a estatais (!) estrangeiras a partir da revogação da Lei de Partilha pelos golpistas;
2. Desfarei, se consumada, a criminosa entrega da EMBRAER aos norte-americanos, conforme consequência de carta que enviei à BOEING e à EMBRAER pedindo que aguardassem a decisão popular que se aproxima;
3. Revogarei as aberrações impostas pela selvagem Reforma Trabalhista (fui vaiado por isso na Confederação Nacional da Indústria, cujo presidente fez muitos elogios a Jair Bolsonaro);
4. Revogarei a Emenda Constitucional 95, a chamada PEC da morte, que congela os investimentos em saúde, educação, segurança, ciência e tecnologia, cultura e infraestrutura POR 20 ANOS!
5. Desfarei o cartel dos bancos que, nos últimos 15 anos, concentraram, em apenas 5 deles, 85% de todas as operações financeiras do País, impondo ao nosso povo e à nossa economia a maior taxa de juros do mundo!
6. Suspenderei ou reverterei, se necessário, a privatização da Eletrobras, que transferiria para o capital estrangeiro o controle do REGIME DE ÁGUAS em nosso país;
São apenas um dos poucos exemplos do que está de verdade em jogo nesta hora terrivelmente ameaçadora de nosso próprio futuro como Nação. É ao redor deste conjunto de valores que devemos exercitar a nossa militância.
Compreendamos com humildade e paciência o péssimo momento que a burocracia do PT está vivendo. Já não é mais política, é religião, culto à personalidade, pragmatismo da cúpula de uma organização que parece não querer aprender mais nada. Calma! Falemos com o povo, acreditemos nele, compreendamos a justa gratidão que imensos contingentes de nossa população têm com Lula. Ele foi um presidente bom para muita gente.
Não aceitemos a armadilha de nos empurrarem para o conservadorismo ou para a violação de nossos valores, muito menos por alguns – ainda que preciosos – segundos de propaganda na TV. Em nenhuma hipótese é o PT o nosso inimigo!
A cúpula do PT terá de se haver perante a história com as consequências de seus atos de agora. Lamentemos, mas nossas baterias devem permanecer apontadas contra a reação nazi-fascista ou o neoliberalismo entreguista da turma TEMER, PSDB, PMDB. Estes são os inimigos da Pátria, estes os traidores da Nação, estes os comandantes da roubalheira de alto coturno que parte deslumbrada da cúpula petista quis imitar para dar no que deu. É contra estes que devemos manter nossa luta, nossas energias e nossos entusiasmo! É a favor de uma corrente encantadora de mudanças, que devolva a esperança perdida por nosso povo, que devemos nos emocionar!
A viagem lisérgica da burocracia do PT tem data para acabar: pretendem enganar a boa gente que adora o Lula, com muitas razões, volto a repetir, de que ele será candidato. Se fosse, muito provavelmente como fiz ao longo dos últimos 16 anos, sem faltar nenhum dia, estaríamos juntos. Aliás, uma pitadinha de ironia do destino: fui convidado a sair do PSB, onde mantenho grande carinho, respeito e camaradagem, porque discordei de meu saudoso amigo Eduardo Campos para ser correto com o PT…
Não deixarão Lula ser candidato! Até as pedras do caminho sabem disso! Pior, a burocracia do PT também sabe muito bem disso. Ou seja, é para bailar à beira do abismo que os burocratas do PT convidam a Nação Brasileira.
Então fiquemos assim. Se for verdade que Lula será candidato, conversemos; se não for, por favor, Brasil: muita calma nessa hora! Nosso País não aguentará outra aposta no escuro".

Novo cidadão fortalezense


Ingressos para turnê dos Tribalistas em Fortaleza terão mudança de lote a partir da próxima terça


Aguardada com muita expectativa pelos fãs cearenses, a turnê inédita dos Tribalistas  (foto Léo Aversa) chega a Fortaleza em única apresentação no sábado (11), e terá mudança no lote dos ingressos na semana do show. 
A partir da próxima terça-feira (sete), os novos valores passam a valer nos pontos de vendas oficiais (Site Eventim e lojas Blinclass do Shopping Iguatemi e North Shopping). Promovido pela Kappa Makki e Multi Entretenimento, o evento acontece no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFONE), no Castelão.
Uma das maiores arenas de eventos esportivos e culturais do Brasil, o CFO já sediou uma edição do UFC e foi palco de grandes espetáculos como os shows da banda Scorpions e do rei Roberto Carlos. O público que comparecer ao evento poderá desfrutar de um ambiente climatizado e do estacionamento da Arena Castelão, além de todos os setores do local contarem com uma visão que privilegiada do show.
O show - Após anunciar a primeira turnê pelo país, os Tribalistas confirmaram shows em 9 capitais, começando por Salvador, no último sábado (28), onde lotaram a Arena Fonte Nova. Nos 15 anos que separam o primeiro do segundo álbum, os Tribalistas incluíram em seus shows solos canções que se tornaram sucesso nacional e internacional, como “Passe em Casa”, “Velha Infância” e “Já Sei Namorar”. Essas e outras de ambos os discos formam a base do roteiro do show dirigido por Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Marisa Monte e Leonardo Netto, que também terá parcerias do trio gravadas por outros artistas ou por eles mesmos em outros projetos. A banda será formada por Dadi Carvalho (baixo, guitarra, bandolim e teclados), Pedro Baby (violão e guitarra), Pretinho da Serrinha (cavaquinho) e Marcelo Costa (bateria).


VII Futura Trends

O VIII Seminário Futura Trends, realizado pela Fundação Demócrito Rocha (FDR) e Grupo de Comunicação O Povo, será no Teatro RioMar Fortaleza, em 10 de agosto, a partir das 13 horas.
Com a presença do palestrante internacional, professor Subi Rangan, associado da Fundação Dom Cabral (FDC) e PhD em Economia, o evento mergulha no mundo das tecnologias. Com tradução simultânea, Rangan falará sobre “O papel do líder na Era Digital” e abordará, também, assuntos como o lado humano da inovação, humanidade versus tecnologia e liderança 3D.
O professor Paulo Vicente, da FDC, palestra sobre A Revolução Tecnológica, Análises dos Ciclos de Kondratieff e das Novas Tecnologias 4.0,Transformação Digital, Novas Fontes de Energia, Tecnologia Espacial e Human Enhancement Technologies (HET).
O pensador brasileiro Cesar Sanson fala sobre a Quarta Revolução Industrial, os Impactos da Reestruturação Produtiva no Contexto Pós-Industrial,Para Onde Apontam as Megatendências e os Impactos no Modo de Produzir e Viver.
O vice-presidente executivo da Toyota do Brasil e coordenador de vendas para a América Latina e Caribe, Miguel Fonseca, palestra sobre A Revolução dos Veículos Autônomos, com mediação do jornalista Jocélio Leal.
Já a doutora em Administração, Regiane Romano, fala sobre as Tendências Globais e Impactos Tecnológicos no Futuro dos Negócios e as 17 Tecnologias Que Irão impactar as Relações no Mercado de Consumo.
Além das palestras, convidados especiais comporão painéis temáticos sobre inteligência artificial, robótica, internet das coisas, veículos autônomos, nanotecnologia, biotecnologia e computação quântica.
Programação Futura Trends 2018*
13 horas – Abertura das Inscrições
13h40 – Início da programação (coordenador geral Nazareno Albuquerque)
13h50 – Palestra de Honra: Subi Rangan (Harvard e Insead)
Tema: Humankind Dilemma In The Age Of Knowledge; O Papel do Líder na Era Digital; O Lado Humano da Inovação; Humanidade x Tecnologia; Liderança 3D. (Tradução Simultânea)
15 horas – Palestra: Cesar Sanson (UFRN)
Tema: Quarta Revolução Industrial; Impactos da Reestruturação Produtiva no Contexto Pós-Industrial; Para Onde Apontam as Megatendências; Impactos no Modo de Produzir e Viver
15h40 – Painel de Discussão com Marília Marinho (Faculdade CDL) e Ari de Sá Neto (SAS)
16 horas – Coffee break e autógrafos
16h20 – Sorteio de brindes
16h30 – Palestra: Paulo Vicente dos Santos (Fundação Dom Cabral)
Tema: A Revolução Tecnológica; Análise dos Ciclos de Kondratieff; Análise das Novas Tecnologias 4.0; Transformação Digital; Novas Fontes de Energia; Tecnologia Espacial; Human Enhancement Technologies (HET)
17h25 – Painel de Discussão com Tarcísio Pequeno (Funcap) e Cláudio Ricardo (Fundação Citinova)
17h40 – Palestra: Regiane Relva Romano (Vip-Systems Informática & Consultoria)
Tema: Tendências Globais e Impactos Tecnológicos no Futuro dos Negócios; 17 Tecnologias Que Irão impactar as Relações no Mercado de Consumo
18h10 – Painel de discussão com Joana Ramalho (Mercadinhos São Luiz) e Valdemar Barros (Fundação Dom Cabral)
18h20 – Palestra: A Revolução dos Veículos Autônomos, com Miguel Fonseca (Vice-presidente executivo da Toyota do Brasil e coordenador de vendas para América Latina e Caribe)
Moderador: Jornalista Jocélio Leal (editor-chefe de Economia e Negócios do O Povo)
Tema: O Futuro do Transporte Individual e as Projeções para o Brasil
19h10 – Sorteio de brindes
19h20 – Encerramento
*Programação sujeita a alterações

Serviço
Seminário Futura Trends 2018
Quando: 10 de agosto, a partir das 13 horas
As inscrições estão disponíveis no site www.seminariofuturatrends.com.br. Neste ano, o encontro traz o tema "Que mundo é esse? O Impacto das tecnologias em um cenário de fortes mudanças".

O Povo

Começa amanhã o Cine Ceará 2018

Começa amanhã o Cine Ceará 2018. É a 28ª edição do Festival Ibero-americano de Cinema.
A programação, que acontece de amanhã (quatro) a sábado (11) em Fortaleza.
O 28º Cine Ceaá conta com cerca de 100 filmes entre curtas e longas, exibidos nas salas de cinema e projetados na Praça do Ferreira.
Neste sábado (quatro), os bilhetes começam a ser distribuídos a partir das sete da noite, na bilheteria do Cineteatro São Luiz.
Nesta edição, oito longas concorrem ao troféu Mucuripe.
A ficção "O Barco", de Petrus Cariry ("Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois"), será o filme de abertura, fazendo sua estreia nacional.
Neste sábado (quatro) também acontece a homenagem ao comediante Renato Aragão (foto) e ao professor Henry Campos, reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC).
No domingo (cinco) será a première nacional do chileno "Cabras de Merda", de Gonzalo Justiniano.
Na segunda-feira (seis) é a vez do espanhol "Petra", de Jaime Rosales, que estreou mundialmente na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.
Na terça-feira (sete), dois longas são exibidos, o brasileiro “Eduardo Galeano Vagamundo”, de Felipe Nepomuceno, que estreia mundialmente no festival, e o colombiano "Amália, a secretária", de Andrés Burgos, fazendo sua première no Brasil.
A quarta-feira (oito) conta com a exibição especial fora de competição do documentário "Che, Memórias de um ano secreto", de Margarita Hernández.
Quinta-feira (nove), o ator Antônio Pitanga é o homenageado. Na competição de longas serão exibidos "Anjos de Ipanema”,de Conceição Senna, fazendo sua estreia mundial, e o documentário "Senhorita Maria, a saia da montanha", de Rubén Mendoza, premiado nos festivais de Cartagena, Locarno e Amiens. 
Na sexta-feira (dez), "Diamantino" (Brasil, Portugal e França), de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, vencedor do Grande Prêmio da Semana da Crítica no Festival de Cannes, terá sua primeira exibição no Brasil, encerrando a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem do Cine Ceará.
Sábado (11) será realizada a premiação e cerimônia de encerramento do festival. Paulo Mendonça, diretor do Canal Brasil, emissora que em 2018 completa 20 anos, será homenageado. Também acontece a pré-estreia do primeiro capítulo da série da Globo "Cine Holliúdy: Francisgleydisson encara novos desafios", com a presença do diretor Halder Gomes e do protagonista Edmilson Filho.
Os curtas-metragens também vão marcar presença no Cine Ceará. Na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, estão 13 produções, incluindo o pernambucano "Nova Iorque", de Leo Tabosa, os cearenses "A Canção de Alice", de Bárbara Cariry e "Capitais", de Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha, dentre outros.
Os vencedores das duas mostras competitivas serão agraciados com o troféu Mucuripe. Os longas serão premiados nas categorias Melhor Filme, Direção, Fotografia, Montagem, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz. Concorrem ao troféu Mucuripe na competitiva de curtas os eleitos pelo júri nas categorias de Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense.
A programação conta também com o II Seminário Descentralização da Produção Audiovisual no Centro-Oeste, Norte e Nordeste – Conne, além de oficina de roteiro, cursos de produções para séries de TVs e projetos incentivados e master class sobre melodrama. O público também poderá conferir a Mostra Olhar do Ceará, com mais de 20 curtas cearenses, as mostras sociais Melhor Idade, Acessibilidade e O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece, além de Exibições Especiais e Cinema na Praça, com a exibição de episódios de Os Trapalhões. Este ano o Peru é o país homenageado com a Mostra de Cinema Peruano, que apresenta 16 filmes até domingo (cinco), na Caixa Cultural Fortaleza.
O 28º Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Estadual 13.811), do Ministério da Cultura, via Secretaria do Audiovisual, da Agência Nacional do Cinema (Ancine), do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes. Patrocínio: SP Combustíveis, M. Dias Branco, Banco do Nordeste e Café Santa Clara. Agradecimentos: Enel e Oi.


SERVIÇO
28° Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema
De quatro a 11 de agosto de 2018 em Fortaleza nos:
Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira, s/n - Centro)
Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema);
Caixa Cultural Fortaleza (Avenida Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema)
Hotel Oásis Atlântico (Avenida Beira Mar, 2500 - Meireles)
Acesso gratuito mediante ingressos com distribuição no local.
Distribuição de ingressos:

Abertura: Sábado (quatro) a partir das 19 horas, na bilheteria do Cineteatro São Luiz.
Encerramento: Sábado (11) a partir das 19 horas, na bilheteria do Cineteatro São Luiz.
Mostras: Caixa Cultural Fortaleza e Cineteatro São Luiz: uma hora antes do início da sessão, nas bilheterias; Cinema do Dragão: a partir das 14 horas, na bilheteria.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...