A Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), professora Marcia Maria Tavares Machado, falou sobre a trajetória da Maternidade Escola Assis Chateabriand nesses 50 anos.
terça-feira, dezembro 16
50 anos da Maternidade Escola
A Câmara Municipal de Fortaleza realizou hoje (16), uma sessão solene em virtude dos 50 anos da Maternidade Escola Assis Chateabriand (SAMEAC), da Universidade Federal do Ceará (UFC). A solenidade foi proposta pelo vereador Deodato Ramalho (PT).
Pauta da CMFor amanhã
Pauta da Sessão
58ª Reunião Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura
17 de Dezembro de 2014 (Quarta-feira)
No Cine Dragão-Fundação Joaquim Nabuco
- Segue a 66ª semana de programação do Cine Dragão-Fundação Joaquim Nabuco.
- Reta final de 2014.
- Estreias: MOMMY, do realizador canadense Xavier Dolan. Vencedor do prêmio do júri no Festival de Cannes 2014, o longa foi o escolhido para representar o Canadá na corrida pelo Oscar de melhor filme estrangeiro. Filmado em um formato de tela com proporção de 1:1, ou seja, quadrado, MOMMY fala da relação entre uma mãe viúva (Anne Dorval) e seu filho (Antoine-Olivier Pilon) com problemas emocionais. Tramas com mãe e filho são frequentes nos trabalhos de Xavier – é o caso de dois de seus filmes, “Eu Matei a Minha Mãe” e “Tom à la Ferme“.
- O ABUTRE, dirigido por Dan Gilroy mergulha no mundo dos chamados "nightcrawlers", os jornalistas free-lancers que rastreiam as grandes cidades americanas em busca de acidentes ou crimes sangrentos, cujas imagens são vendidas por uma fortuna às televisões locais. Com Jake Gyllenhaal (Indicado ao Globo de Ouro 2015 de Melhor Ator) e Rene Russo.
- Sessão de Despedida: SAINT LAURENT (de Bertrand Bonello).
- Dia 23 (Terça), 16h45.
- Sessão Especial: Trabalhos de conclusão do ateliê "Imagem e Narrativa" - Escola de Audiovisual - Vila das Artes - Entrada Franca. Dia 19 (Sexta), 19h30. Curtas: MIRAGEM (Virgínia Pinho); ARIANAS (Hylnara Anny Vidal), TALVEZ FULANA (Miqueias Moura Mesquita), CIDADE ETERNA (Carlos Rocco); CARTAS PARA SI MESMO (Adail Sales Júnior), CLÍNICO (Irene Bandeira).
- Recesso de Natal: Fechado nos dias 24 (quarta) e 25/12 (quinta).
Hoje e amanhã
A segunda edição do Festival Fortaleza Instrumental acontece hoje e amanhã, no Teatro do Sesc Senac Iracema, os shows começam sempre às 19h30, com entrada franca. Na programação também ocorrem oficinas e seminários temáticos durante os turnos da manhã e tarde, que tratarão de temas como: conceitos básicos de harmonia, arranjos, improvisação, orquestra de teclados, entre outros, sempre no Teatro do Sesc Senac Iracema.
O Festival Fortaleza Instrumental que ano passado priorizou os instrumentistas que desenvolvem processos criativos com os instrumentos de Cordas, esse ano dedica sua programação aos artistas que desenvolvem trabalhos utilizando-se dos instrumentos de Teclado, o destaque da programação fica a cargo do compositor e arranjador mineiro Wagner Tiso (foto), autor de várias parcerias de sucesso com Milton Nascimento, tais como a canção “Coração de Estudante”.
O II Festival Fortaleza Instrumental, aprovado no VI Edital Mecenas do Ceará 2013, tem produção executiva de Arnóbio Santiago e foi idealizado pelo músico Pingo de Fortaleza, e de acordo com o artista “o festival é sempre um momento de encontro da difusão com a formação, pois todos os artistas que participam de sua programação oferecem oficinas ao público, que pode se aprofundar em temas musicais de seus interesses”.
Da programação fazem parte também os artistas: Felipe Adjafre, Tito Freitas, Tony Maranhão, Adelson Viana e Edson Távora que na ocasião estará lançando seu CD intitulado “Piano do Ceará”.
O projeto tem produção da Associação SOLAR, Co-realização do SESC-Fecomércio, apoio do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura (Lei de Incentivo à Cultura) e agradecimento à Oi.
Serviço
II Festival Fortaleza Instrumental
Hoje (16) e amanhã (17).
Oficinas a partir das nove da manhã.
Shows a partir das sete e meia da noite.
Local: Sesc Senac Iracema
Rua Boris, 90 C, Praia de Iracema (ao lado do Dragão do Mar)
Informações: (085) 3226 1189
Gratuito.
Queda de 3,2%
Segundo pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), o Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza teve queda de 3,2% em dezembro, passando de 134,2 pontos, em novembro, para 129,9 pontos neste mês. Mesmo assim, apesar da piora da confiança, houve um aumento no percentual de consumidores que pretendem comprar neste mês, sugerindo grande potencial de vendas no curto prazo.
A queda do ICC deveu-se a redução dos seus dois componentes: o Índice de Situação Presente caiu 0,2%, passando de 130,7 para 130,5 pontos, entre novembro e dezembro, e o Índice de Expectativas Futuras diminuiu 5,1%, atingindo 129,5 pontos, como pode ser visto na tabela a seguir:
Índice
|
Valor mensal - em pontos
|
Média do Trimestre
| ||
Out
|
Nov
|
Dez
| ||
ICC
|
131,3
|
134,2
|
129,9
|
131,8
|
ISP
|
129,9
|
130,7
|
130,5
|
130,4
|
IEF
|
132,1
|
136,5
|
129,5
|
132,7
|
Fonte: Pesquisa Direta Fecomércio/IPDC
“O consumidor tem percebido uma piora no ambiente econômico e mostra preocupações com relação ao cenário do próximo ano. Além disso, sente o peso das dívidas no comprometimento da renda e a perda do poder aquisitivo com a inflação, o que limita o potencial de consumo de produtos que dependam de financiamento de médio e longo prazo”, destaca o diretor executivo da Fecomércio, Alex Araújo.
Apesar da queda do Índice de Confiança, a taxa de pretensão de compra subiu com relação ao mês de novembro, passando de 47,6% para 61,6%, neste mês. Esse é o melhor resultado desde dezembro de 2012, sinalizando forte demanda dos consumidores neste final de ano.
O valor médio das compras é estimado em R$ 306,37 e a intenção de compra mostra-se mais vigorosa entre os consumidores do sexo masculino (64,7%), do grupo etário entre 18 e 24 anos (75,0%) e com renda familiar superior a dez salários mínimos (71,5%). Os produtos mais procurados são: Artigos de vestuário; citados por 48,2% dos entrevistados; Calçados (38,5%); Televisores (13,7%); Refrigeradores e freezers (11,2%); Móveis e artigos de decoração (11,1%); Aparelhos de telefonia celular (10,9%) e Automóveis (7,7%).
Expectativa dos consumidores
A maioria dos consumidores entrevistados pelo IPDC em dezembro – 67,6% - considera o momento atual ótimo ou bom para a compra de bens duráveis, confirmando a piora das expectativas, já que em novembro o percentual foi de 70,6%. Dentre os que demonstraram maior disposição para consumo, destacam-se os consumidores do sexo masculino (70,7%), do grupo com idade entre 18 e 24 anos (72,0%) e com renda familiar inferior a cinco salários mínimos (68,3%).
A pesquisa também revela que 89,4% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 92,2% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.
O consumidor de Fortaleza tem mostrado preocupações com a situação econômica nacional, com 36,3% dos entrevistados descrevendo-a como ruim ou péssima. Esse sentimento recebe influências da aceleração da inflação e da percepção de relativa piora no mercado de trabalho trazendo expectativas negativas para o ambiente econômico dos próximos meses.
Índice de Confiança do Consumidor
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) é uma medida sintética de indicadores da percepção do consumidor quanto à sua situação econômica, composto do Índice da Situação Presente (ISP) e Índice das Expectativas Futuras (IEF). O ICC funciona, portanto, como um indicador do potencial de consumo, baseado na opinião dos próprios consumidores.
O índice varia no intervalo de 0 a 200, sendo o índice 100 a fronteira entre a situação de pessimismo (abaixo desse valor) e otimismo (acima desse valor). O índice zero denotaria a situação de total pessimismo, enquanto 200 pontos indicariam a situação de total otimismo.
Saiba mais
A Pesquisa de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Fortaleza (ICC) é realizada mensalmente pelo IPDC- Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio, ligado à Fecomércio-CE. Tem como principal objetivo verificar a expectativa real dos consumidores, em relação à situação econômica e em relação às futuras intenções de compras. A pesquisa avalia, também, o potencial de consumo a cada mês, a confiança do consumidor em relação à capacidade de compra e a situação do país. Além de verificar os produtos que o consumidor deseja adquirir, a propensão para gastar, a situação financeira atual e futura do consumidor, entre outros.
Assinar:
Postagens (Atom)
Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos
Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...
.jpg)
-
CONVENÇÃO MUNICIPAL DA FEDERAÇÃO PSOL/REDE FORTALEZA. O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, e a Rede Sustentabilidade, que compõem a Fede...
-
Com o compromisso de buscar a inovação de políticas públicas que garantam soluções e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara ...
-
Com o lema "Amar e cuidar de Caucaia", o pré-candidato a prefeito do município pelo partido dos trabalhadores, Waldemir Catanho, r...