terça-feira, junho 9

Projeto Tamar

As tartarugas marinhas que povoam as águas brasileiras e abrangem cinco espécies ameaçadas de extinção (tartaruga cabeçuda, tartaruga-de-pente, tartaruga-verde, tartaruga-oliva e tartaruga-de-couro) aumentaram seu contingente populacional em 86,7% em cinco anos, subindo de 4,5 milhões para 8,4 milhões do início de 2010 ao fim de 2014, o que indica o surgimento de uma nova geração de tartarugas e o início da recuperação das espécies que incidem no Brasil. A constatação é de pesquisadores do Projeto Tamar, patrocinado pela Petrobras, por intermédio do Programa Petrobras Socioambiental.

O oceanógrafo Guy Marcovaldi, coordenador do Projeto Tamar, ressalta que o aumento da população de tartarugas indica uma grande vitória, considerando que, até o início dos anos 80, a matança de tartarugas por redes de pesca, anzóis, poluição dos oceanos e mudanças climáticas, praticamente dizimou as cinco espécies que incidem no Brasil.A vitória ainda é maior tendo em vista que, devido a fatores naturais, como servir de alimento a peixes maiores na cadeia alimentar, apenas um ou dois indivíduos sobrevivem em cada mil que nascem, mesmo tendo as desovas protegidas. No Brasil, isso ocorre nos 1.100 quilômetros de praias do litoral brasileiro e nas ilhas oceânicas onde o Projeto Tamar está presente, na Bahia, em Sergipe, em Pernambuco, no Rio Grande do Norte, no Ceará, no Espírito Santo, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Santa Catarina.

Porém, Guy Marcovaldi alerta para o fato de que, apesar de as espécies presentes no Brasil começarem a se recuperar, o número de tartarugas marinhas ainda é pequeno no país e cada indivíduo só atinge a maturidade sexual para poder se reproduzir entre 20 e 30 anos de idade. A tartaruga oliva, diferentemente das outras quatro espécies verificadas no Brasil, atinge a maturidade entre 11 e 16 anos.As tartarugas marinhas sempre desovam nas praias. Quando os ovos eclodem, os filhotes rumam imediatamente para o alto-mar, atingindo zonas de convergência de correntes e aglomerados de algas e matéria orgânica flutuante. Nessas áreas, onde obtêm alimento e alguma proteção, permanecem por vários anos, migrando passivamente pelo oceano. A tartaruga de couro passa toda a vida nesse ambiente só indo à praia para desovar. Outras espécies passam a fase juvenil em regiões costeiras ou insulares, desovando também nas praias. As desovas sempre ocorrem na mesma praia em que cada tartaruga nasceu.

As desovas ocorrem nos períodos mais quentes do ano. No litoral brasileiro, entre setembro a março, com variação entre as espécies. Nas ilhas oceânicas, entre dezembro a junho, registrando-se somente desovas da tartaruga verde.


No Dragão-Joaquim Nabuco


Nota de pesar-IV

"É com sentimento de muita tristeza que lamentamos o falecimento na manhã dessa terça-feira do deputado estadual cearense Wellington Landim (Pros).  O nobre parlamentar foi presidente da Assembleia Legislativa do Ceará e sempre exerceu a carreira política pautado na conduta ética, moral e principalmente no diálogo com aliados e opositores. A política do Ceará e a região do Cariri perde um de seus principais representantes, admirado também pelos princípios da família e paixão pelo trabalho. Meus sinceros sentimentos aos familiares. 
André Figueiredo
Deputado Federal - PDT".

Ecad e as músicas juninas

Devido ao trabalho do Ecad e das associações de música que o integram, em 2014 mais de oito mil artistas receberam quase R$ 2 milhões pela execução pública de suas músicas no segmento de Festas Juninas. O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), instituição que atua na defesa dos direitos autorais de autores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos, é responsável pela arrecadação e distribuição dos devidos valores. Para realizar este importante trabalho, é imprescindível que exista a conscientização dos usuários de música quanto à importância e obrigatoriedade do pagamento do direito autoral nos festejos juninos.
Para promover esta conscientização, o Ecad acaba de lançar a campanha "Arraiá de respeito fica em dia com o direito!", que conta com várias ações de comunicação, como o envio de milhares de malas diretas eletrônicas a prefeituras, clubes, empresas promotoras de eventos, paróquias, escolas e associações que costumam realizar festas juninas. A mala direta destaca a lista de itens que não podem faltar em uma animada festa de São João: comidas típicas, quadrilha e, claro, muita música boa. O material também explica como os organizadores destes eventos devem proceder para respeitar o pagamento dos diretos autorais dos artistas cujas músicas animam os arraiás e solicitar a autorização prévia ao Ecad para a utilização pública de músicas, como previsto na  lei federal Lei 9.610/98. A mensagem faz menção ainda ao importante trabalho de gravação realizado pelos técnicos do Ecad, que garantem, através da gravação das músicas tocadas nos eventos, a justa distribuição dos valores arrecadados neste período aos titulares de música. Além disso, para que todos entrem já no clima de São João, o material enviado traz um animado jingle de festa junina, que pode ser ouvido pelo usuário.
De acordo com a gerente executiva de Marketing do Ecad, Bia Amaral, vários compositores só recebem direitos autorais em épocas comemorativas, como as festas juninas, visto que algumas músicas típicas não costumam tocar nas rádios e estabelecimentos no decorrer do ano. “Se os organizadores destes eventos não pagam os direitos autorais, herdeiros de autores como Gonzagão, Braguinha, Humberto Teixeira e Dominguinhos, e até autores mais atuais, como Tato e Dorgival Dantas, deixam de receber e isso não é justo com os artistas, já que eles são os responsáveis por levar tanta alegria para as festas”, analisa.
Ações no Facebook e em emissoras de rádios
Em 2015, o Ecad preparou ainda uma ação especial em comemoração às festas juninas em sua página oficial no Facebook: no mês de junho, a instituição lançará um aplicativo para que o internauta acesse o “Correio Junino”, que permitirá a troca de mensagens temáticas com os amigos desta rede social. Além disso, estarão disponíveis divertidos ícones juninos (como trancinhas, bigodes, chapéus, cavanhaque e outros enfeites) para que as pessoas customizem suas fotos e as publiquem em suas timelines. As rádios também serão contempladas nesta campanha com a veiculação de spots temáticos preparados pela área de Marketing do Ecad, que falam sobre a importância do respeito ao pagamento dos direitos autorais nas festas juninas. As peças da campanha foram criadas pela Plano B e o desenvolvimento do aplicativo para Facebook foi feito pela empresa Humans Group. Já os spots de rádio foram produzidos pela Set TV Cine.
Os mais tocados nas festas juninas de 2014
No ranking das músicas mais executadas no ano passado, a tradição mostrou sua força com as canções "Festa na roça", "O sanfoneiro só tocava isso" e “Pagode russo” aparecendo nas primeiras colocações. Rosinha Gonzaga, herdeira do "Rei do Baião", destaca a importância do recolhimento do direito autoral para sua família: “Com suas músicas, meu pai fez o Nordeste ser conhecido em todo o Brasil e o maior reconhecimento à importância do seu trabalho é o pagamento dos direitos autorais. Muitos não sabem que eu, como herdeira, recebo direitos autorais das músicas do meu pai até hoje”.
  Ranking de autores com maior rendimento nas festas juninas de 2014:
  Ranking
Artista
1
Gonzagão
2
Mario Zan
3
Tato
4
Zé Dantas
5
Sorocaba
6
João Silva
7
Dorgival Dantas
8
Lamartine Babo
9
Alberto Ribeiro
10
Palmeira
11
Dominguinhos
12
Humberto Teixeira
13
Alceu Valença
14
Petrúcio Amorim
15
Cecéu
16
Antônio Barros
17
Luiz Fidélis
18
Accioly Neto
19
Thomas Roth
20
Zé Ramalho

 Ranking de obras mais executadas nas festas juninas de 2014*:
  Ranking
Título da Obra Musical
Referência Autoral
1
Festa na roça

Palmeira/Mario Zan
2
O sanfoneiro só tocava isso

Haroldo Lobo/Geraldo Medeiros
3
Pagode russo

João Silva/Gonzagão
4
Olha pro céu

Gonzagão/José Fernandes de Carvalho
5
Quadrilha brasileira

Gerson Filho/José Maria de Aguiar Filho
6
Asa branca

Humberto Teixeira/Gonzagão
7
Lepo lepo

Magno Santana/Filipe Escandurras
8
São João na roça

Zé Dantas/Gonzagão
9
O xote das meninas

Zé Dantas/Gonzagão
10
Esperando na janela

Raimundinho do Acordeon/Targino Gondim/Manuca Almeida
11
Eu só quero um xodó

Anastácia/Dominguinhos
12
Marcando a quadrilha

Mario Zan
13
Antônio, Pedro e João

Benedito Lacerda/Oswaldo Santiago
14
Pula a fogueira

João Bastos Filho/Amor
15
Sonho de papel

Alberto Ribeiro
16
Frevo mulher

Zé Ramalho
17
Chegou a hora da fogueira

Lamartine Babo
18
Vai no cavalim

Big Big/Samy Coelho
19
Rindo à toa

Tato
20
Todo mundo (tema da Coca-Cola FWC)

Dudu Marote/Pedro Luis e A Parede/Mario Caldato Jr/Altruda Joey/Rodrigo Amarante/Gaby Amarantos /S.M. Negrão/Luiz Felix Robatto/Rodrigo Leão/Rock Máfia
 *Os rankings consideram as músicas captadas em festejos populares, escolas, eventos de igrejas etc. Não estão computadas as músicas tocadas em shows. 

SOBRE O ECAD
O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição é uma sociedade civil, privada, que tem como objetivo centralizar a arrecadação e distribuição dos direitos autorais de execução pública musical. Com gestão profissionalizada e premiada, é considerado referência na área em que atua e dispõe de um dos mais avançados modelos de arrecadação e distribuição de direitos autorais de execução pública musical do mundo. Administrado por 9 associações de música (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro, UBC, Abrac e Sadembra), é a entidade que representa todos os titulares de obras musicais (autores, intérpretes, músicos, produtores fonográficos e editores nacionais e estrangeiros) filiados a essas associações. Com sede no Rio de Janeiro, o Ecad possui 32 unidades próprias localizadas em diversos estados do país e 84 agências credenciadas que atuam especialmente no interior dos estados.

Nota de pesar-III

"O Ceará perdeu hoje um dos mais expressivos nomes da política na atualidade. Parlamentar atuante e de conduta ilibada, Welington Landim sempre esteve comprometido com o crescimento do nosso Estado.
Na Assembleia Legislativa, foi voz atuante em defesa dos cidadãos cearenses, especialmente do Cariri.
Companheiro de vida pública, tive a honra e o privilégio de conviver com Welington Landim. Neste momento de dor e saudade, rogo a Deus que possa confortar sua família e amigos.
Eunício Oliveira
Senador pelo PMDB".

Luto de três dias

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque (Pros), declarou luto oficial de três dias a contar desta terça-feira (9), em razão do falecimento do deputado Welington Landim (Pros).  O deputado Zezinho estava em Brasília (DF), acompanhando o governador Camilo Santana, quando soube da notícia. Ele deve retornar ainda hoje. O velório está previsto entre 15 e 18 horas no Plenário 13 de Maio. A missa de corpo presente e o sepultamento serão no município de Brejo Santo (localizado a 500 quilômetros de Fortaleza),  na quarta-feira (10), a partir das 16 horas. 
A sessão plenária desta terça foi suspensa a pedido do presidente em exercício da sessão, deputado Joaquim Noronha (PP), o Plenário fez um minuto de silêncio em memória do parlamentar. 
Welington Landim
Welington Landim (Pros) morreu aos 59 anos, em consequência de uma meningite bacteriana. O parlamentar estava internado desde 31 de maio no Hospital São Mateus, em Fortaleza.
O deputado Welington Landim estava no quinto mandato na Assembleia Legislativa. Atualmente, era vice-presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Ele foi eleito presidente do Poder Legislativo no biênio 1999-2000, sendo reeleito por unanimidade para o período de 2001 a 2002. Também foi vice-líder do Governo (1995-1996) e primeiro secretário da Casa (1997-1998).
O político foi uma das primeiras vozes a defender a transposição do rio São Francisco, que se transformou numa das principais bandeiras da atuação como parlamentar. Em 1995, organizou e entregou ao então presidente Fernando Henrique Cardoso um abaixo-assinado com um milhão de assinaturas em defesa da obra.
Em entrevista à FM Assembleia (96,7Mhz) em fevereiro deste ano, Welington Landim ressaltou que “a transposição hoje é uma obra essencial à vida do povo nordestino”, pois deixaria a região a um passo de resolver o problema da seca.
Histórico parlamentar
O deputado assumiu, pela primeira vez, uma cadeira no Parlamento Estadual em 1995, sendo reeleito em 1998. Welington concorreu ao Governo do Estado em 2002, ficando em quarto lugar na disputa, com 240.189 votos. O parlamentar voltou à Assembleia Legislativa em 2007, com reeleições em 2010 e 2014. No último pleito, recebeu 66.213 votos.
Em 2013, o deputado presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia Móvel na Assembleia Legislativa, com o objetivo de investigar a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras no Estado. Como resultado, foi proposto um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com as companhias, no qual elas definiriam planos para melhorar a qualidade da telefonia no Ceará.
No ano passado, ele foi o relator da Comissão Especial da Seca da Assembleia Legislativa e propôs uma série de iniciativas para amenizar os efeitos da estiagem, como a elaboração de uma Política Nacional de Convivência com o Semiárido e a criação de um Fundo Nacional de Financiamento para a Convivência com o Semiárido. Além disso, atuava na defesa da melhoria da saúde, educação, segurança, trabalho e lazer.
Início em Brejo Santo
Antes de chegar ao Parlamento, Welington Ladim foi eleito como prefeito de Brejo Santo em 1984. Foi o mais jovem prefeito eleito no Ceará naquelas eleições, terminando a administração com mais de 90% de aceitação popular. Entre 2003 e 2006, também comandou a Coordenadoria Regional da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) no Ceará.
Filho de Ivan Leite Landim e de Terezinha Leite Lucena, Welington Landim nasceu em 14 de novembro de 1955, em Brejo Santo. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1982. Como médico humanitário, procurou melhorar as condições de vida dos conterrâneos, notadamente os mais humildes. Welington Landim deixa quatro filhos, Guilherme Landim (atual prefeito de Brejo Santo), Welington Filho, Gilvan Landim e Bárbara Landim.

Nota de pesar-II

"É com muito pesar que o Diretório Estadual do Partido Republicano da Ordem Social (Pros/CE) vem a público lamentar o falecimento do deputado estadual Welington Landim. O parlamentar fazia parte dos quadros do partido na Assembleia Legislativa do Estado, sendo um homem honrado, ético, com espírito público exemplar. 
Welington Landim teve uma história respeitável, que começou a construir quando foi eleito prefeito de Brejo Santo. Depois se consagrou como deputado, ocupando inclusive o cargo de presidente da Assembleia Legislativa. Com a triste notícia de hoje, o líder político deixa aberta uma lacuna no cenário atual do parlamento brasileiro e também nos corações e na lembrança dos familiares, amigos e colegas de partido. 
Danilo Serpa
Presidente Estadual do Partido Republicano da Ordem Social (Pros/CE)".

Nota de pesar

"Com o falecimento do deputado Welington Landim, o Ceará perde um homem público valoroso. Um parlamentar de relevo que conduziu a maior casa política do Estado, a Assembleia Legislativa, sempre preocupado com a sua gente. Um político atencioso que dedicou ao Poder Judiciário grande parceira quando solicitado ao debate. O momento é de orações à família e ao povo de Brejo Santo. E de respeito à memória de Landim.
Iracema Vale
Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará".

Morre Welington Landim

Morreu hoje no Hospital São Mateus, o deputado estadual Welington Landim (Pros).

Ex-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual por cinco mandatos, ex-candidato a governador e ex-prefeito de Brejo Santo, Landim também foi superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no Ceará.
Morreu de meningite bacteriana.
Estava internado há dez dias.
Segundo o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros), o deputado Welington Landim incorporou à vida pública toda a paixão e desapego que caracterizam o homem que trabalha em prol do bem-comum.
“Tive o privilégio de conviver com ele no Parlamento e guardo as melhores referências de um homem vocacionado para a vida pública como poucos, sempre atento à defesa intransigente dos mais elevados interesses da nossa gente. Welington Landim deixa um legado de proporções abissais quando se for avaliar o comprometimento e a dedicação aos reais interesses coletivos de uma gente e de um Estado. Um irmão, uma forte liderança, um conselheiro que honrou o Poder Legislativo cearense onde ocupou o cargo de presidente com altivez e democracia. Sabemos da imensa falta que fará em nossas vidas e na vida política do Ceará e do Brasil. Quero expressar a minha solidariedade à Gislaine, aos filhos e a toda a família e a minha fé de que Deus o acolherá com as prerrogativas de um homem bom e justo”, diz Roberto Cláudio.
O Governo do Ceará lamentou a morte de Landim:
"O Governo do Estado do Ceará manifesta profundo pesar pela morte do Deputado Estadual Welington Landim. Médico, filho de Brejo Santo, onde foi prefeito, Welington Landim estava exercendo seu quinto mandato como deputado estadual. Foi duas vezes presidente Assembleia Legislativa do Ceará. Welington Landim foi sempre um profundo defensor do desenvolvimento regional, tendo contribuído de forma marcante para conquistas sociais no Estado do Ceará nas últimas duas décadas. Nessa hora de dor, o Governo do Ceará presta suas homenagens e sentimentos aos familiares e amigos e decreta luto oficial de três dias no Estado".

Dia contra o trabalho infantil


Saguibatu

A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, de 12 a 14 de junho, Saguibatu, espetáculo de música e dança protagonizado por três artistas norte-americanos e dois brasileiros. O seu nome vem da junção da primeira sílaba de tudo o que se verá no palco: sapateado, guitarra, bateria e tuba.
É uma formação inusitada que instiga diálogos inspirados e a exploração de sonoridades diferentes. Saguibatu é um retrato dos caminhos percorridos por Mark Lambert, Steven Harper, Adriana Salomão, Jimmy Duchowny e Pedro Aúne, andanças que os levaram a trilhar suas vidas em torno de diferentes culturas e sociedades.
Dois eixos geográficos norteiam o roteiro musical: Estados Unidos e Brasil. O público viajará pelos caminhos do jazz e blues, second line, de New Orleans, funk, avant guard, rhythm and blues, samba, choro, bossa nova e baião. Cada um desses estilos tem suas raízes na música africana, que serve de argamassa para uni-los. 
Diversas modalidades de dança são exploradas no espetáculo, especialmente sapateado, dança contemporânea e percussão corporal. O sapateado é tanto dança quanto instrumento, sendo um complemento percussivo à música. Por vezes bebendo na fonte da melhor tradição do estilo jazz-tap, o sapateado traça também caminhos inovadores e contemporâneos, adotando contornos soul com Papa was a Rolling Stone (The Temptations) ou a ginga brasileira em Assanhado (Jacob do Bandolim). 
Sobre o grupo: Saguibatu é formado por Mark Lambert (guitarrista, cantor, compositor e arranjador norte-americano, especializado em jazz, blues, pop, MPB e música clássica); Jimmy Duchowny (baterista californiano, radicado no Brasil há 25 anos); Pedro Aúne (tubista e contrabaixista carioca, bacharel em música pela Unirio e integrante da orquestra Fanfarrada); Steven Harper (sapateador, coreógrafo, professor e produtor); e Adriana Salomão (bailarina carioca com mais de 20 anos de experiência profissional, transita nas linguagens do jazz, dança contemporânea e sapateado).
O grupo foge da formação tradicional em que músicos ficam no fundo do palco enquanto os bailarinos ocupam a frente. A intenção é que os músicos participem ativamente do espetáculo. Na movimentação cênica, eles trocam de lugar no palco, integram solos musicais à dança e à ação cênica, mudando sempre, com a ajuda da iluminação, o foco de atenção do público. Quase 10 minutos do espetáculo são apresentados sem nenhum instrumento a não ser percussão corporal – palmas, estalos de dedos, batidas de mão em diferentes partes do corpo e sons produzidos com a boca.
Serviço
Música: Saguibatu
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 12 a 14 de junho - sexta-feira e sábado, às 20h. Domingo, às 19h
Classificação indicativa: livre
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Vendas a partir de 11 de junho, das 10h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local
Informações: (85) 3453-2770

No Parangaba


Audiência na CMFor


  • A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) promove na próxima sexta-feira (12), às nove da manhã, audiência pública.
  • Em pauta o interesse das mulheres trabalhadores da categoria comerciária sobre a questão de creche, enquanto direito da criança e dever do Estado.
  • A audiência proposta pelo vereador Doutor Vicente, acontecerá, no auditório da CMFor.


Semana do Festival de Música


O vereador Robert Burns (PTC) falou hoje (9), na Câmara Municipal  sobre seu projeto de lei que dispõe sobre a Semana do Festival de Música em Fortaleza.

Dia dos Namorados

Apesar das dificuldades econômicas, o consumidor está disposto a gastar no Dia dos Namorados. Nada menos que 92% dos brasileiros vão comprar presentes para comemorar a data, 26 pontos percentuais acima do registrado em 2014, de acordo com pesquisa nacional da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), realizada com mais de 2 mil consumidores em todas as regiões do país.

Mais da metade dos consumidores (57%) gastarão até R$ 200 para presentear no Dia dos Namorados: 33% até R$ 100 e 24% de R$ 101 a R$ 200. Os 43% restantes planejam despender acima de R$ 201.

A pesquisa da Boa Vista SCPC mostrou um “descasamento” entre o que se pretende presentear e o “sonho de consumo” dos presenteados. Enquanto a maioria (28%) planeja comprar itens de vestuário e acessórios e 20% optarão por smartphones e celulares, os presenteados têm pretensões mais românticas: 43% gostariam de ganhar no Dia dos Namorados uma viagem com seu par e 21% preferiam ser convidados para um jantar a dois.

Os consumidores utilizarão principalmente dinheiro (48%) para pagar o presente dos Namorados e o cartão de débito é a segunda opção, com 35%. Entre os que parcelarão suas compras, 71% vão pagar com cartão de crédito e 17% com carnê.

Entre os que não vão comprar presentes para comemorar a data, 59% alegam que não têm condições financeiras ou estão endividados. O levantamento da Boa Vista SCPC revelou também que 19% dos respondentes afirmam estar desempregados e por isso não farão gastos extras para comemorar a data.

A sondagem completa Hábitos de Consumo – Dia dos Namorados 2015 está disponível por regiões brasileiras e classes sociais em:http://www.boavistaservicos.com.br/noticias.

Nota metodológica

Os dados da sondagem de opinião do consumidor sobre os Hábitos de Consumo para o Dia dos Namorados de 2015 foram obtidos por meio de um levantamento eletrônico realizado pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), de 11 a 22 de maio de 2015, com 2.065 consumidores usuários do site Consumidor Positivo www.consumidorpositivo.com.br. Para leitura dos resultados foram consideradas as diferenças estatísticas entre as amostras coletadas.

Sobre a Boa Vista SCPC


A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é uma empresa que oferece as melhores soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, a serviço de empresas e consumidores. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia.

A empresa coloca à disposição dos brasileiros serviços que os ajudam a cuidar bem do seu nome, a prevenir-se contra fraudes e usar o crédito de forma sustentável. É a única empresa que oferece ao consumidor a consulta gratuita pela Internet (www.consumidorpositivo.com.br) de seus débitos registrados no banco de dados. Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.

Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais, distribuidores, representantes e parcerias com mais de 2,2 mil entidades de classe. Inovadora e controlada por brasileiros, a Boa Vista SCPC opera também o Cadastro Positivo no País e investe continuamente em tecnologia de ponta para atender à sua crescente carteira de clientes em todo o território nacional.


Salário base

O projeto de lei que trata do reajuste para o salário-base dos professores da rede estadual de ensino da educação básica será apreciado amanhã (10), na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Ceará. Em seguida terá idêntica tramitação na Comissão de Educação. Caso não seja solicitado pedido de Audiência Pública, no dia seguinte (11), seguirá para o plenário do Poder Legislativo, e, em sessão ordinária ocorrerão discussões e aprovações de emendas, se apresentadas por qualquer dos parlamentares. Caso isto não ocorra, a proposta de reajuste salarial de 13,01% será aprovada e posteriormente sancionada pelo governador Camilo Santana.
O novo salário-base do Magistério Estadual da Educação será de R$ 1.927,64 e com vigência retroativa a 1ª de janeiro de 2015, conforme proposta encaminhada pela direção do Sindicato APEOC, reivindicando percentual complementar de 6,56%, tendo em vista que, em dezembro/2014, o governo já havia concedido 6,45%. Percentual linear para todos os servidores do estado. Os professores da educação básica são os únicos profissionais beneficiados com esse reajuste diferenciado de 6,56% conquistado pelo Sindicato APEOC.

All About Energy 2015

Diversos países do mundo inteiro vêm apostando no uso de fontes renováveis e também na geração da própria energia. Em sintonia com este fato, a Prátil, empresa de soluções inteligentes de energia do Grupo Enel, participará da 9ª Feira Internacional de Energias Renováveis, All About Energy, e apresentará os projetos de energia solar já desenvolvidos pela empresa, além dos benefícios do uso dessa fonte de energia. A feira será realizada entre os dias 10, 11 e 12 de junho no Terminal Marítimo de Passageiros Docas do Ceará, em Fortaleza.

A All About Energy é a maior feira de energias renováveis da América Latina e tem como objetivo gerar negócios, consolidar conhecimento, ativar discussões e soluções indicando propostas e caminhos para o setor de Energias Renováveis do Brasil.

Durante o evento, a Prátil terá um stand para explicar os benefícios e aplicações da energia solar. Promotores e executivos de venda da empresa estarão presentes, além do responsável corporativo da Prátil no Ceará, Eduardo Guimarães. No dia 12 de junho, às 11 horas, Guimarães ministrará uma palestra com o tema “Iniciativas de mercado solar - melhoras práticas”, além de falar sobre o maior estacionamento solar do país em geração distribuída, instalado no prédio sede da companhia, em Niterói (RJ). O projeto é formado por 175 painéis solares instalados em uma área de 260 m², comportando 20 carros. A geração distribuída permite a geração de energia para consumo próprio e o compartilhamento do excedente gerado com o sistema elétrico, de acordo com a Resolução 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“A Energia solar está cada vez mais acessível no mercado brasileiro e o Brasil é privilegiado neste assunto. A Prátil já desenvolveu mais de 70 projetos em diversos estados brasileiros, incluindo o Ceará. Participar da All About Energy é uma oportunidade de mostrar para os visitantes da feira que instalar um sistema de energia solar é simples, possui uma manutenção mínima e tem inúmeros benefícios.”, afirma Rafael Coelho, responsável por Geração Distribuída da Prátil.

Sobre a Prátil

A Prátil, uma empresa da Enel, é especializada em soluções inteligentes de energia no Brasil. Atua nas áreas de eficiência energética, infraestrutura elétrica e geração distribuída.  Projetos de geração distribuída com energia solar são algumas das principais iniciativas desenvolvidas pela Prátil. Desde 2013, a empresa atua neste mercado, tendo instalado sistemas de geração distribuída em diferentes estados brasileiros.  

Sobre All About Energy

Em sua 9ª edição, All About Energy inova-se constantemente, destacando-se como um dos eventos mais importantes na área de energia eólica, solar e demais renováveis. Com programação diversificada e altamente qualificada, traz debates aprofundados de temas relevantes para o setor de energias limpas, como: financiamento, política tributária, incentivos, mercado de comercialização e contratos, logística e competitividade, sustentabilidade, economia de carbono, eficiência energética, novas tecnologias, Smart Grid e Geração Distribuída. 

Prátil na All About Energy

Data: 10,11 e 12 de junho de 2015
Local: Terminal Marítimo de Passageiros Docas do Ceará – Praia Mansa / Fortaleza 

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...