terça-feira, julho 22
Icasa 2x0 Portuguesa
O Icasa, que vinha há três jogos sem vencer, no Brasileirão ganhou hoje de 2 a 0 da Portuguesa, no Romeirão e se afastou na zona de degola para Terceirona de 2015.
A renda foi de R$ 15.420,00 para 1.473 pagantes e 357 não pagantes.
A renda foi de R$ 15.420,00 para 1.473 pagantes e 357 não pagantes.
Eunício e o Ibope
Pesquisa Ibope de intenção de votos divulgada hoje pela TV Verdes Mares, Eunício 15, candidato ao Governo do Estado na coligação “Ceará de Todos”, disparou na preferência da população para ser eleito governador, com 44% dos votos.
Os demais candidatos, Camilo Santana, Eliane Novais e Ailton Lopes, pontuaram em 14%, 6% e 3%, respectivamente. Os brancos e nulos somam 15%, enquanto 18% não sabem ou não opinaram.
Os resultados da pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos, mostram que o percentual alcançado por Eunício é quase o dobro da soma de todos os demais candidatos.
Na pergunta sobre rejeição, em quem os cearenses não votariam de jeito nenhum, o percentual recebido por Camilo Santana é de 24%, quase o dobro da sua própria intenção de votos. Ailton Lopes aparece com 23% e Eliane Novais com 22%, enquanto a de Eunício é de 14%.
A pesquisa Ibope consultou ainda, a vontade dos cearenses sobre a disputa pelo Senado Federal. O candidato da coligação “Ceará de Todos”, Tasso 456, também lidera, com absoluta folga, a disputa, com 58% da intenção de voto dos cearenses. Os demais candidatos, Mauro Filho, Raquel Dias, Geovana Cartaxo, têm 14%, 5% e 2% das intenções. Brancos e nulos somam 11% e 10% não sabem ou não opinaram.
O Ibope avaliou ainda a atual administração do Governo do Estado. Conforme o resultado, 18% dos cearenses classificaram a administração Cid Gomes de ruim e péssima. Já 30% dos entrevistados informaram desaprovar a maneira como o Governador Cid Gomes vem administrando o estado do Ceará.
A pesquisa foi encomendada pela emissora ao Ibope, com número de registro 233/2014 no Tribunal Superior Eleitoral e CE – 0010/2014 no Tribunal Regional Eleitoral. Foram entrevistados 1.204 eleitores, entre os dias 18, 19 e 20 de julho de 2014, em 60 cidades cearenses. O nível de confiança é de 95% de que a margem de erro é de 3% para mais ou para menos.
Eunício, 44%; Camilo, 14%
- Eunício Oliveira (PMDB) obteve 44% contra 14% de Camilo Santana (PT) no 1º Ibope após a homologação das candidaturas à sucessão de Cid Gomes (Pros).
- Em terceiro lugar aparece Eliane Novais (PSB) com 6%.
- Ailton Lopes (Psol) é o último com 3%.
- Brancos e nulos somam 15%.
- Ainda estão indecisos 18%.
- O Ibope ao entrevistar 1.204 eleitores em 60 cidades cearenses de 18 a 20 de julçho mediu a rejeição dos governamentáveis:
- Camilo Santana - 24%.
- Ailton Lopes - 23%.
- Eliane Novais - 22%.
- Eunício Oliveira - 14%.
- O Ibope contratado pela TV Verdes Mares pesquisa a intenção de votos para o Senado:
- Tasso Jereissati (PSDB) - 58%.
- Mauro Filho (Pros) - 14%.
- Raquel Dias (PSTU) - 5%.
- Geovana Cartaxo (PSB) - 2%.
- Brancos e nulos - 11%.
- Indecisos - 10%.
- A margem de erro é de três pontos para cima ou para baixo.
- A pesquisa que está registrada na Justiça Eleitoral Cearense com o número 10/2014 anotou os seguintes números para o governador Cid Gomes (Pros):
- 61% aprovam.
- 30% desaprovam.
- 9% não sabem.
- 9% ótimo.
- 32% bom.
- 38% regular.
- 6% ruim.
- 12% péssimo.
- 3% não sabem.
Mudanças
"Faz algum tempo que os textos surgem dentro de mim como lindas bolhas de sabão que estouram no segundo seguinte, com a sensação de que não vale a pena o esforço de colocá-los no papel. Isto me é estranho. Percorri um caminho longo até aqui, com muitas surpresas que têm me transformado de forma que ainda não compreendo. Meu relacionamento com as palavras não anda lá estas coisas. Perdi a fé. Talvez nelas, talvez em mim, talvez no outro que poderia compreendê-las. Há muitas incertezas. Uma amiga me percebeu repleta de interrogações – que deverão se tornar pontos de exclamação, segundo ela -. Eu só sei que estou prestes a dar uma guinada radical na minha vida, embora o dia tenha começado aparentemente como outro qualquer.
Depois de limpar e preparar as caixas de transportes dos gatos, saí com o carro até o mercado. Chegando lá, senti a necessidade urgente de encontrar uma vaga na sombra. A ideia de entrar, logo mais, em um carro transformado em forno pelo calor do sol me pareceu intolerável. Localizei a vaga na sombra no instante em que era ocupada por um motoqueiro. Abri o vidro do carro e pedi se ele não poderia, por favor, colocar a moto na vaga para motos ao lado, que também tinha uma bela sombra. Ele gentilmente voltou até a moto, destravou-a e me cedeu a vaga. Agradeci e, reconheço, fiquei um pouco surpresa.
Entrei no mercado pensando em comprar uma pequena bandeja de salada de frutas para minha refeição da manhã, quando descobri que, por ser o dia internacional da mulher, estava sendo oferecido um café para os clientes matutinos. Cheguei a tempo de pegar o final, antes de recolherem tudo. Comi uma linda pera e me servi do último copo de suco de goiaba - ultimamente ando um tanto frugívora. Uma senhora ao meu lado tentou servir-se de suco e descobriu que todos haviam terminado. Eu ofereci a ela que dividíssemos o copo do qual havia me servido, ainda intocado, e coloquei metade do conteúdo em outro copo. Ela aceitou e agradeceu. Foi aí que eu comecei a pensar o quanto minhas escolhas e as escolhas alheias estavam construindo uma teia de delicadezas no dia..."
Terminei o café da manhã e fui para a loja de material de construção, ao lado do mercado, a fim de comprar verniz e algumas tintas para as experiências plásticas que pretendo realizar. Quando pensei estar sendo encaminhada ao setor de vernizes, o vendedor me levou até a gerência, onde recebi uma linda rosa vermelha. Sei que é uma prática de marketing comum para o dia - uma vez ao ano -, mas realmente me senti feliz em ganhar a flor. Ali também havia um café da manhã gratuito, o que me fez pensar se mulheres são mais suscetíveis à comida ou se o mercado assume, neste dia, a máscara feminina do cuidar, alimentar, nutrir. Seria ótimo se a sociedade fosse realmente modificada em sua essência pelos valores femininos e não os usasse apenas como uma estratégia passageira de manipulação dos consumidores...
Por fim, começou a tocar no sistema de alto-falantes da loja uma das músicas que mais amo: “Canteiros”. Pareceu-me, de fato, um dia auspicioso para mudanças radicais e escolhas conscientes do que deve continuar inalterado, embora muitas destas coisas ainda permaneçam envoltas na neblina do amanhecer... Saí da loja carregando com cuidado a rosa delicada, já pensando em como fazer para levá-la no transporte de aproximadamente cinco horas até a nova casa.
O pensamento racional, tão prático e masculino, me sugeriu esquecê-la convenientemente e não me incomodar com outra complicada operação em um dia cheio de incertezas e complexidades. Mas, entre todas as escolhas, como a de vender o carro, senti que esta era das mais importantes: levar comigo a flor - que não representava a loja onde me foi dada ou uma delicadeza masculina qualquer, é óbvio. Com ela, eu havia encontrado um perfume especial em mim, que permanecerá mesmo frente a qualquer ventania dos próximos dias. Eu estava pronta para mudança"
Valéria Regina
Mobilidade Urbana
Entre as obras previstas pela Prefeitura de Fortaleza, encontram-se os corredores exclusivos de ônibus e as vias no entorno do Castelão
Um pacote de obras de mobilidade deve ter início em Fortaleza no segundo semestre deste ano. Entre as obras previstas pela Prefeitura de Fortaleza, algumas terão continuidade, a exemplo do túnel da Av. Padre Antônio Tomás, que teve início este ano com as desapropriações e a construção da primeira alça do túnel. A previsão da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) é de que o plano de desvio de tráfego, aprovado pela Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza (AMC), seja apresentado até o final de julho para que comecem as obras do túnel. Também no pacote, a rotatória e o viaduto na Av. Raul Barbosa com Murilo Borges se encontram em fase de desapropriações.
As obras do complexo da Parangaba preveem dois viadutos (no cruzamento da Av. Silas Munguba com Rua Germano Franck e na Av. Genaral Osório de Paiva), permitindo a ligação expressa entre a Av. Silas Munguba e a R. Gomes Brasil. Com financiamento garantido, as obras devem ser iniciadas ainda este ano.
Corredores expressos de ônibus
O primeiro corredor expresso de ônibus deverá ser entregue este ano. O corredor Antônio Bezerra/Centro utilizará ônibus articulados, com ar-condicionado e estações de embarque e desembarque em nível, junto ao canteiro central na Av. Bezerra de Menezes. A nova linha fará o trajeto Bezerra de Menezes (saindo do terminal do Antônio Bezerra) até o Centro da cidade. Até outubro deste ano, serão entregues também os dois viadutos das avenidas Engenheiro Santana Júnior, obras integrantes do corredor Antônio Bezerra/Papicu.
A construção de dois corredores expressos de ônibus também começam no mesmo período, com o os corredores Augusto dos Anjos/José Bastos e Fernandes Távora/Expedicionários. Entre os serviços previstos, está o alargamento da Av. Augusto dos Anjos e a requalificação da Av. José Bastos, onde serão implantadas estações especiais de embarque e desembarque dos ônibus articulados. Na Av. Fernandes Távora, serão realizados os serviços de drenagem, nova pavimentação e padronização de calçadas, facilitando assim o trajeto expresso dos ônibus articulados até Av. Expedicionários. Todas estas obras viárias priorizam o transporte público, dando mais conforto ao usuário e velocidade aos ônibus.
Obras entorno Castelão
Em 2013 a Prefeitura de Fortaleza recebeu da administração passada a obra de requalificação viária da Av. Silas Munguba (antiga Dedé Brasil) com apenas 2% de execução. No mesmo ano, a Seinf finalizou a 1ª etapa da obra para facilitar o acesso dos torcedores no período da Copa do Mundo. Cerca 600m do trecho que corresponde à Av. Heróis do Acre até a rotatória foi ampliado e recebeu nova pavimentação. A obra será retomada neste segundo semestre e quando concluída, integrará o corredor Parangaba/Papicu, onde ônibus articulados farão o trajeto pelas avenidas Silas Munguba (antiga Dedé Brasil)/Alberto Craveiro/Raul Barbosa e Via Expressa.
As demais vias integrantes deste corredor também receberão melhorias. Na Avenida Paulino Rocha será implantada uma ciclovia no canteiro central e paisagismo. Já na Av. Alberto Craveiro, no trecho que corresponde à Ponte do Riacho Martinho até o Makro, a avenida será ampliada e receberá os serviços de drenagem, terraplanagem, pavimentação, nova sinalização e padronização de calçadas. O complemento das obras no entorno do Castelão têm entrega prevista para o final de 2015, quando os corredores exclusivos de ônibus passarão a operar.
Novo ouvidor do TCE-CE
- Página Inicial
- Institucional
- Cidadão
- Jurisdicionado
- Imprensa
- Público Interno
Itacir Todero é eleito para o cargo de Ouvidor do TCE-CE
Parabenizado pelo presidente Valdomiro Távora e demais membros do colegiado, Itacir Todero agradeceu a confiança de seus pares, reforçou a importância do trabalho em conjunto com os setores da Casa e garantiu que instigará o Tribunal a atuar de forma célere na defesa dos direitos, dando mais transparência às ações do órgão e ampliando os canais de comunicação com a sociedade.
“Quero, à frente da Ouvidoria, interligar e motivar o cidadão a dialogar com o Tribunal de Contas, comunicando irregularidades, reclamando, oferecendo sugestões, críticas, elogios e, ainda, expressando suas dúvidas, pois é opinando e cobrando que efetivará sua participação na administração pública.”
De acordo com Itacir Todero, a Ouvidoria será estruturada no sentido de facilitar o acesso da sociedade. As solicitações poderão ser entregues pessoalmente, por meio eletrônico, postal e telefônico. Caberá à Ouvidoria manter o usuário informado sobre os resultados das demandas encaminhadas, indicando as providências adotadas.
“A Ouvidoria é um espaço institucional de participação cidadã e de controle social na gestão, voltada para a racionalização dos recursos públicos, a qualidade na prestação de serviços e a transparência no exercício do poder. Desta forma, a Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado do Ceará vem ao encontro dessa ansiedade e objetiva ser um instrumento de controle social e transparência”, declarou Itacir Todero.
Saiba mais sobre a Ouvidoria
A criação, organização e funcionamento da Ouvidoria do TCE-CE estão dispostos na Resolução 07/2014, aprovada em 22/4/14 e cujo relator foi o conselheiro substituto Paulo César de Souza. Itacir Todero permanecerá no cargo até a próxima eleição geral da Corte de Contas, a ser realizada em dezembro de 2015. A Resolução prevê que a eleição de Ouvidor acontecerá sempre na ocasião do pleito para Presidente, Vice-Presidente e Corregedor, dentre os Conselheiros e Auditores em atividade que integram o Tribunal, para um mandato de dois anos.
Competirá à Ouvidoria, receber, registrar, analisar e encaminhar aos setores competentes do Tribunal sugestões de aprimoramento, elogios, críticas e reclamações sobre serviços prestados pela Corte; informações relevantes sobre atos de gestão dos recursos públicos, por órgãos e entidades sujeitos à jurisdição do TCE-CE, entre outros.
Assinar:
Postagens (Atom)
Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos
Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...
.jpg)
-
CONVENÇÃO MUNICIPAL DA FEDERAÇÃO PSOL/REDE FORTALEZA. O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, e a Rede Sustentabilidade, que compõem a Fede...
-
Com o compromisso de buscar a inovação de políticas públicas que garantam soluções e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara ...
-
Com o lema "Amar e cuidar de Caucaia", o pré-candidato a prefeito do município pelo partido dos trabalhadores, Waldemir Catanho, r...