sexta-feira, setembro 23

#desafiodobrinquedo

Os defensores públicos estaduais começaram uma mobilização solidária nas mídias sociais que visa arrecadar objetos lúdicos, esportivos, educativos e de lazer a serem doados para crianças e adolescentes de 21 abrigos de Fortaleza. Utilizando a hastag #desafiodobrinquedo, os defensores desafiam os colegas, no Facebook, Instagram e Twitter, a comparem brinquedos e outros itens para a campanha “Minha Vez de Brincar”, uma iniciativa conjunta da Associação dos defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec) e Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPGE), por meio do Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (NADIJ).
“A Adpec sempre promove campanhas de arrecadação junto aos associados e realiza atividades em comunidades ou entidades, no mês da criança. Este ano, a parceria com a DPGE vai possibilitar a doação dos objetos lúdicos às crianças que moram em abrigos”, explica a presidente da Associação, Sandra Sá. O desafio nas mídias sociais, segundo ela, estimula a participação de mais defensores e, consequentemente, mais itens a serem doados. “É uma rede de solidariedade e uma forma de aproximar cada vez mais os defensores do público-alvo de nossos serviços”.
Os interessados em participar da campanha “Minha Vez de Brincar” devem realizar as doações até seis de outubro em quatro pontos de coleta; nas sedes administrativas da Defensoria Pública do Estado do Ceará (Avenida Pinto Bandeira, 1111 – Bairro Luciano Cavalcante), da Associação dos Defensores Públicos (Avenida Santos Dumont, 5753, sala 1201 – Aldeota) e nas sedes do NADIJ (Fórum Clóvis Beviláqua – Rua Floriano Benevides, 220, Edson Queiroz) e do Núcleo de Atendimento Jurídico Especializado ao Adolescente em Conflito com a Lei – NUAJA (Rua Tabelião Fabião 114 – Olavo Bilac).



Datafolha-O Povo impedida de divulgar simulação de 2º Turno só com RC e Capitão

A Justiça Eleitoral do Ceará, atendendo​ representação feita pela candidata à prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), concedeu liminar que impede o Instituto Datafolha de divulgar simulação de cenário de segundo turno em que constariam apenas os nomes de dois candidatos: Roberto Cláudio (PDT) e Capitão Wagner (PR).
A pesquisa, contratada pelo O Povo e registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com o número CE-02799/2016, poderá ter os demais resultados divulgados neste final de semana.

Para o juiz José Ricardo Vidal Patrocínio, da 118º Zona Eleitoral, realizar simulação de segundo turno entre apenas dois candidatos, em uma disputa com oito concorrentes, compromete os princípios da isonomia e do equilíbrio, pois “o alijamento do nome de candidato que, em tese, tem possibilidade de passar ao segundo turno das eleições, autoriza antever o perigo na demora e a própria possibilidade de prejuízo irreparável ou de difícil reparação”.
Na última pesquisa Datafolha-O Povo, divulgada em 10 de setembro, Luizianne Lins está em terceiro lugar, com 16% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Roberto Cláudio atingiu 32% contra 24% de Capitão Wagner.

Praias

A qualidade da água do litoral de Fortaleza vem melhorando a cada semana. No boletim de balneabilidade emitido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), hoje (23), apenas cinco trechos, dos 31 monitorados semanalmente, não apresentaram índices satisfatórios. Em 2016, o monitoramento realizado ainda não tinha apresentado 26 pontos próprios para banho.
Os banhistas devem evitar duas áreas da orla fortalezense. A região do Farol e o trecho que fica entre as ruas Jacinto Matos e Lagoa do Abaete. O restante está indicado para a recreação de contato primário com a água. Para um ponto ser considerado próprio ele não pode ultrapassar 1.000 coliformes termotolerantes a cada 100 mL de água em duas ou mais ocasiões nas últimas cinco coletas.
Essa melhoria pode ser atribuída à ausência de chuvas, característica desse período do ano em Fortaleza, explica a gerente de Análise e Monitoramento da Semace, Maira Gadelha. “No segundo semestre a tendência é que nosso boletim apresente mais pontos próprios. Isso ocorre pelo fato de não estarmos em meses com precipitações chuvosas. A água da chuva acaba carreando para o mar, via galerias pluviais, muito lixo jogado na rua de maneira equivocada, além dos esgotos clandestino”, disse.
Confira a situação de cada trecho monitorado pela Semace:

SETOR LESTE
Posto 1 – Entre o Posto dos Bombeiros 08 e a foz do Rio Cocó
Posto 2 – Entre os postos 7 e 8 dos Bombeiros
Posto 3 – Entre os postos 6 e 7 dos Bombeiros
Posto 4 – Entre os Posto dos Bombeiros 6 e a Praça da Paz Dom Hélder Câmara
Posto 5 – Entre a Praça da Paz Dom Hélder Câmara até Posto dos Bombeiros 4
Posto 6 – Entre os postos 3 e 4 dos Bombeiros
Posto 7 – Entre os postos 2 e 3 dos Bombeiros
Posto 8 – Entre os postos 1 e 2 dos Bombeiros
Posto 9 – Entre a rua Ismael Pordeus até Posto dos Bombeiros 1
Posto 10 – Entre o Farol até a Rua Ismael Pordeus
Posto 11 – Farol

SETOR CENTRO
Posto 12 – Entre a Praia dos Botes e o Farol
Posto 13 – Entre o Monumento do Jangadeiro até a Praia dos Botes
Posto 14 – Entre a foz do Riacho Maceió e o Monumento dos Jangadeiros
Posto 15 – Entre a Volta da Jurema até foz do Riacho Maceió
Posto 16 – Entre Espigão da Av. Desembargador Moreira até a Volta da Jurema
Posto 17 – Entre a Rua José Vilar e o Espigão da Av. Desembargador Moreira
Posto 18 – Entre Espigão da Rui Barbosa até a Rua José Vilar e o Espigão
Posto 19 – Entre os Espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa
Posto 20 – Entre o Aquário até o Espigão da Rua João Cordeiro
Posto 21 – Entre o Inace (Ind. Naval do Ceará) até o Aquário

SETOR OESTE
Posto 22 – Entre a Rua Padre Mororó até a Av. Alberto Nepomuceno
Posto 23 – Entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó
Posto 24 – Entre a rua Jacinto Matos e a Av.Philomeno Gomes
Posto 25 – Entre a Av. Pasteur até a Rua Jacinto Matos
Posto 26 – Entre a Rua Francisco Calaça até a Av. Pasteur
Posto 27 – Entre a Rua Seis Companheiros até a Rua Francisco Calaça
Posto 28 – Entre a Rua Lagoa do Abaeté até a Rua Seis Companheiros
Posto 29 – Entre a Rua das Goiabeiras até a Rua lagoa do Abaeté
Posto 30 – Entre a foz do Rio Ceará até a Rua das Goiabeiras
Posto 31 – Barra do Ceará

*Verde: próprio
*Vermelho: impróprio

O Estado, 80 anos

01

Fortaleza recebe 'Saia Justa'

As apresentadoras do Saia Justa, Astrid Fontenelle, Barbara Gancia, Maria Ribeiro e Mônica Martelli, estão prontas para desembarcar na capital do Ceará. No dia 29 de setembro, às 20 horas, as quatro se apresentam no teatro do Shopping RioMar Fortaleza, em Papicu, para mais uma edição do “Saia Justa Por Aí”, que tem como objetivo levar o programa para diferentes regiões do Brasil. 
A gravação será única e o programa será exibido em cinco de outubro, às 22 horas. O objetivo do GNT com o projeto é levar para a audiência brasileira as nuances, características e pautas representativas de uma região, além de aproximar-se ainda mais do público daquela cidade. “O nosso intuito é estar mais perto do público e representar a mulher brasileira de uma forma cada vez mais ampla, respeitando toda a singularidade presente nas diversas regiões do país”, afirma Mariana Novaes, Gerente de Marketing do GNT.
No primeiro bloco, por exemplo, as Saias recebem como convidado do sofá o cineasta Halder Gomes, diretor do filme ‘Shaolin do Sertão’, que mostra o jeito peculiar de falar de quem vive no Ceará. Os assuntos em pauta giram em torno de temas sociais, como o preconceito contra nordestinos no Sudeste e a caricatura nordestina no humor e nas novelas. E como os jovens tentam minimizar o sotaque, visto como algo antigo. “Para entender ainda mais as nuances regionais, durante a preparação do programa, ouvimos alguns influenciadores locais para entender assuntos de interesse na região e levantar temas para esse nosso encontro especial com o público de Fortaleza”, completa Mariana Novaes.
Na sequência, o episódio discute a gordofobia e como a obsessão pelo corpo perfeito parece ser menor no Nordeste, onde as praias estão cheias de “corpos reais”. Além disso, estudos mostram que a população está se reproduzindo menos a as projeções de número de nascimentos por mulher vem caindo no mundo, inclusive no Brasil. No quarto e último bloco, o cantor Falcão esquenta a discussão sobre traição, partindo da perspectiva das músicas nordestinas de ‘sofrência’, e figuras lendárias cearenses que fazem piada constante de corno.
A primeira edição do “Saia Justa Por Ai”, que começou em Porto Alegre, foi sucesso de público, com mais de 13 mil inscritos. Está previsto ainda para novembro deste ano uma edição em Brasília. O “Saia Justa” está presente na grade do canal desde 2002 e segue com a formação atual desde março de 2013.

Ensino Médio-II

Ensino Médio-I

Estadão

Campanha de Multivacinação

Campanha do João para amanhã


Campanha do prefeiturável João Alfredo (Psol) para amanhã (24).

Campanha de Gonzaga para hoje

Campanha de hoje do prefeiturável Francisco Gonzaga  (PSTU) para hoje:
Visitas a canteiros de obras pela cidade.

Campanha de Ronaldo para hoje

A campanha do prefeiturável Ronaldo Martins (PRB) para hoje:
9 horas – Caminhada no bairro Jangurussu.
14 horas – Gravações programa eleitoral.
16h30 – Caminhada no bairro Granja Lisboa.
19 horas – Reunião com a coordenação da campanha.

Campanha da Lôra hoje

A agenda da prefeiturável Luizianne Lins (PT) para hoje:
6h30 – Visita ao Terminal Antônio Bezerra.
8 horas – Panfletagem na Feira do Quintino Cunha.
10 horas – Visita ao Vila do Mar.
12 horas – Panfletagem em porta de fábrica.
19 horas – Minicomício no Parque Santa Rosa.
20h30 – Minicomício no Conjunto Esperança.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...