quarta-feira, janeiro 16

Lançamento do 'Viva com Saúde' no Rio Mar Fortaleza


Tema de palestras-show, o tema Viva com Saúde, Viva com Paixão – Libido (Editora Cene, R$39,90, 160 páginas) chega ao público do médico cirurgião vascular Dayan Siebra, agora, no formato de livro. No seu primeiro livro, o também Youtuber mostra como podemos dar mais atenção ao nosso corpo, às nossas intimidades, tornando-nos capazes de assumir o controle da nossa qualidade de vida.
O evento de lançamento do tão esperado livro acontece na sexta (25), às sete da noite, na Livraria Leitura do Shopping Rio Mar Fortaleza. Os seguidores do médico na internet e conferências poderão aprofundar esta fascinante rota de manutenção do equilíbrio corporal e da libido, desvendando nosso sistema celular básico, um mundo invisível que dirige nossos resultados em relação à nossa saúde, ações e sentimentos, tanto bons quanto maus, a cada momento de nossa vida.
“Todas as pessoas possuem desejos internos gigantescos, que se não forem ativados podem permanecer adormecidos por toda a existência. Neste livro, estudei medicina por seis anos, mais quatro anos de residência médica e um ano e meio de pós-graduação em Medicina Ortomolecular.
Tenho 20 anos de formado e vi muitos pacientes em toda essa caminhada atravessarem tanto os limites do prazer como da dor. E posso garantir para você uma coisa, nada é mais determinante na vida do que passar por momentos de dor. A dor pode ser nossa cruz ou pode ser nossa maior aliada vida”, explica Dayan.
Segundo o médico cratense, é fundamental acionar a chave do controle hormonal desse mundo biológico, que sem isso o indivíduo estará impedido de envelhecer com qualidade de vida, ficando cada vez mais uma pessoa velha e sem saúde.
Envelhecimento - Envelhecer com saúde não é nenhum problema, mas tudo ao contrário disso é disfuncional. Para Dayan, tudo isso a pessoa irá entender através de estratégias simples que muitas vezes já as têm apresentado em seus vídeos diários no Youtube.
“Também irei lhe mostrar que podemos quebrar os padrões emocionais e comportamentais limitadores de saúde e felicidade, usando alguns passos simples e eficazes para o condicionamento hormonal, nutricional e finalmente, biológico, gerando mudanças verdadeiramente duradouras em sua vida”, defende Dayan.
Neste livro, Siebra mostra que existe vida após a queda de um hormônio chamado testosterona e que não somos obrigados a envelhecer sem desejo sexual, sem libido, pois a libido é fundamental para que possamos nos conectar a quem nós amamos, satisfazendo assim uma das principais necessidades básicas da humanidade, que por sinal não é o sexo por si, mas a conexão e a intimidade. 
“Mas para termos conexão e intimidade sexual, precisamos de libido, sendo ela o convite de entrada para uma vida apaixonante” (Dayan Siebra)
Saúde - Médico cirurgião vascular há 19 anos e com especialidade em medicina ortomolecular, após passar por um ataque de pânico ocasionado por horas exaustivas de plantões que também o gerou gastrite, esofagite, hipertensão e obesidade, Dayan decidiu mudar completamente sua qualidade de vida e assim passou a procurar vários cursos de autoconhecimento.
Com três formações em Coaching nas maiores e mais bem conceituadas Instituições de coaching no Brasil, uma formação em Máster Coaching e estrado Internacional em Coaching na Flórida (EUA) coaching. Esses títulos levaram Dayan a ministrar palestras tanto nacionais como internacionais na área de Coaching e medicina ortomolecular.

Oi prorroga inscrições de startups

A Oi prorrogou para oito de fevereiro o prazo de inscrições para startups interessadas em participar do programa de aceleração do Oito, o espaço de inovação e empreendedorismo da companhia, no Rio de Janeiro. Foi lançado um novo desafio para empreendedores interessados em participar da seleção. O regulamento completo está disponível no site do Oito (www.oito.net.br), onde devem ser feitas as inscrições. O resultado será divulgado em março, após a realização de apresentações presenciais (pitches). O programa está aberto a startups do Brasil e do exterior, com início previsto para março e duração de 9 meses. A seleção será conduzida pela Oi com apoio da Associação Brasileira de Startups.

Os desafios apresentados às startups foram elaborados pela Oi com foco em temas operacionais, financeiros e de negócio, além da categoria “Open Telecom”. A companhia apresenta agora um novo desafio, voltado para o gerenciamento e monitoramento de consumo de energia. Entre os critérios para a seleção para o programa de aceleração estão a capacidade das soluções de atender a áreas estratégicas da Oi ou ter potencial de aplicação em diversos segmentos de atuação de clientes atuais e potenciais da companhia.
O Oito busca contribuir para o desenvolvimento de produtos e serviços de base tecnológica com capacidade de aumentar a eficiência operacional da Oi ou de gerar novas oportunidades de negócios para a companhia ou seus parceiros. Para isso, as startups que participam do programa têm acesso a mentoria e apoio nas áreas gerencial, jurídica, financeira e de comunicação, além de acesso facilitado a produtos e serviços de empresas parceiras, como Nokia, IBM e Amazon Web Services.
As incubadas também têm à disposição até três posições de trabalho no espaço de coworking do Oito e, caso necessário, podem receber aporte financeiro para investimento no desenvolvimento do projeto, em condições e valores que serão acordados entre as partes.
O Comitê Interno de Seleção das startups é composto por executivos da Oi. Além da aderência aos desafios, também serão avaliadas a maturidade do projeto e da empresa, a viabilidade técnica e econômica do empreendimento, a consistência entre o modelo de negócio e a estratégia de entrada no mercado, a base tecnológica e grau de inovação e competitividade da solução, potencial de sinergia da startup com as demais incubadas, e a qualificação dos proponentes e da equipe. 
Entre os parceiros do Oito estão Nokia, IBM, Amazon Web Services, CPqD, Senai, escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira Mello, Zendesk, Pieracciani, GEAM e o Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi.

Suspensa licitação da Nova Beira-Mar


O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) suspendeu cautelarmente licitação da Secretaria Municipal da Infraestrutura de Fortaleza (Seinf), no valor global de R$ 70,7 milhões, por possíveis problemas no edital e na tramitação do certame, cujo objeto é a proteção/recuperação contra erosão costeira, dentro das obras de mobilidade urbana da Avenida Beira-Mar (foto Marcos Moura). 





Além dos indícios de violação aos princípios da Isonomia e da Moralidade, com omissão injustificada da Comissão de Licitações em responder aos questionamentos dos licitantes, o Tribunal destacou a exigência de comprovação da propriedade das dragas no edital, medida que restringe a competitividade do certame. De acordo com a licitação, será exigida carta de firme compromisso de cessão no caso das embarcações serem de terceiros. A cláusula reforça os requisitos da Fumaça do Bom Direito (fumus boni iuris).
O Perigo da Demora (periculum in mora) foi evidenciado pela data de “credenciamento” no Portal de Compras da Prefeitura de Fortaleza: 11 de janeiro de 2019. A Medida Cautelar foi concedida neste mesmo dia, por meio do Despacho Singular 00002/2019. A homologação unânime ocorreu na sessão desta terça-feira (15) e será mantida até ulterior decisão da Corte de Contas.
O processo 37812/2018-0 foi relatado pelo presidente da Corte, conselheiro Edilberto Pontes, após análise técnica feita pela Gerência de Fiscalização de Obras de Engenharia e Meio Ambiente, da Secretaria de Controle Externo do TCE-CE.
A Secretária Municipal de Infraestrutura da Prefeitura de Fortaleza tem dez dias para prestar os devidos esclarecimentos.

CIC fará primeiro centenário em 2019

O Centro Industrial do Ceará (CIC) tem em 2019 um ano de destaque! É, neste ano, que a entidade comemora seu centenário de existência e atuação. E o presidente do CIC, André Siqueira, junto com a diretoria, está na organização dos preparativos de celebração da data.

“Desenvolvemos um trabalho institucional que tem o objetivo de fomentar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sócio econômico do nosso Estado, unindo empresariado e Governo, por isso, realizamos e pensamos em ações diversas, dinâmicas e positivas”, afirmou Siqueira.
O CIC ao longo de um século de existência tem um legado que o posiciona como uma entidade que contribui efetivamente para o desenvolvimento regional, participando ativamente de discussões e apontando soluções.

Troca de camisas do Bloquinho de Verão começa nesta quarta


As camisas para o segundo dia de Bloquinho de Verão 2019 podem ser adquiridas a partir desta quarta-feira (16).
As trocas vão acontecer na loja Social Tickets (shopping Rio Mar Fortaleza) de quarta-feira a sexta-feira, das 10 às 22 horas, e no sábado, das 9 às 13 horas.
O Bloquinho de Verão dá continuidade ao calendário de shows do evento que é a principal festa de Pré-Carnaval da cidade.
Neste sábado (19), o agito fica por conta da mistura do forró de Jonas Esticado e o axé da dupla de irmãos Rafa e Pipo Marques, além de contar com o swing característico das bandas Salve Simpatia e São 2 (foto Divulgação).
Os ingressos estão disponíveis na Loja do Siriguella, DLT (no Shopping Iguatemi e North Shopping) e Social Tickets.

SERVIÇO
BLOQUINHO DE VERÃO 2019
Sábado (19)
Colosso Fortaleza
Atrações: Jonas Esticado, Rafa e Pipo Marques, São 2 e Salve Simpatia

Ibef Ceará debate Nova Lei Geral de Proteção de Dados


A aprovação da nova Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil (LGPD) reflete uma discussão abrangente que vem sendo realizada nos últimos anos em países da Europa e nos Estados Unidos. Para discutir sobre as particularidades do caso brasileiro e seus impactos no mercado nacional, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef-CE), em parceria com a KPMG, promove palestra sobre o tema, na quarta-feira (30), às 19 horas, no  Gran Marquise Hotel. 
O debate será conduzido pelo sócio e especialista em cyber security Leandro Augusto e pela advogada especializada em Direito Digital, Camila do Vale Jimene. A palestra é gratuita e aberta ao público.
“No encontro serão debatidos os caminhos para definição de estratégias de implementação, criação de novas políticas de proteção de dados e realização das mudanças operacionais necessárias para se adequar a essa nova realidade”, destaca o organizador do evento e diretor do Ibef Ceará, Rodolpho Pires. 
A Lei Geral de Proteção de Dados, número 13.709 - marco legal que regulamenta o uso, a proteção e a transferência de dados pessoais no Brasil, foi sancionada e publicada em 14 de agosto de 2018. O texto garante maior controle do cidadão sobre suas informações pessoais, exigindo consentimento explícito para coleta e uso dos dados. Além de obrigar a oferta de opções para o usuário visualizar, corrigir e excluir esses dados. 
Sobre os palestrantes
Leandro Augusto - Sócio líder da área de Cyber Security e Privacidade para o Brasil e LATAM. É graduado em processamento de dados pela FATEC-SP. Tem MBA em Gestão de TI pela FGV, MBA Executivo - Fundação Dom Cabral e MBA Corporativo pela Georgetown University. Possui experiência internacional em clientes na América Latina, Europa, Ásia e Estados Unidos em projetos de Privacidade e GDPR. 
Camila do Vale Jimene - Sócia do escritório Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados. É advogada especializada em Direito Digital e pós-graduada em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Atua como coordenadora do curso de Direito Digital da ESA- Escola Superior da Advocacia/SP e coordenadora do Comitê de Estudos em Compliance Digital da LEC- Legal, Ethics e Compliance. 
Serviço
Palestra Os Desafios da Nova Lei Geral de Proteção de Dados
Quarta (30)
Gran Marquise Hotel.
Hora: 19 horas.
As inscrições podem ser feitas pelo link https://goo.gl/2WBJQA.

Onda terrorista diminui

Vagas para formadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

A Prefeitura de Fortaleza está com inscrições abertas para a seleção pública de formadores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. No total, 14 vagas são ofertadas para os cargos. As inscrições devem ser feitas até três de fevereiro, pela Internet, no Canal de Concursos e Seleções da Prefeitura. 

Para concorrer ao cargo de formador da educação infantil, é exigida graduação em pedagogia e/ou letras e experiência profissional mínima de dois anos nos anos iniciais da educação infantil. Já para o cargo de formador dos anos iniciais do Ensino Fundamental, é necessário graduação em pedagogia e/ou letras e experiência profissional mínima de dois anos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O processo seletivo será realizado em duas etapas, sendo a primeira composta por análise de títulos e experiência profissional e a segunda pela aplicação de prova didática, apenas para os candidatos aprovados na primeira etapa. Ambas etapas serão de caráter eliminatório e classificatório.
Para se inscrever, os interessados devem acessar o Canal de Concursos e Seleções da Prefeitura de Fortaleza, preencher o formulário eletrônico e pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 110,00.
De acordo com o edital de abertura, o profissional selecionado será contratado sob o regime de contrato administrativo, regido pela Lei Complementar Municipal 0158/2013, e terá sua remuneração referente à jornada de trabalho 40 horas semanais no valor de R$ 4.534,64.

Arte de contar histórias


Contar histórias é uma arte milenar, que reúne e aproxima pessoas, de qualquer idade, para transmitir mensagens ou conhecimento, tudo por meio de histórias, reais ou criadas, antigas ou novas. A riqueza dos detalhes, figurino, o uso de objetos cênicos ou música são artifícios que contadores utilizam para atrair a atenção e envolver a plateia. É sobre a arte da contação de histórias o bate-papo que acontece na sexta (18), às 17 horas, na Caixa Cultural Fortaleza.

Participam da conversa três contadores de histórias com vivências e trabalhos distintos. São elas: a pernambucana Carol Levy, em cartaz de 12 a 20 de janeiro (sábados e domingos) na Caixa Cultural Fortaleza com o espetáculo “CantaBicho”, onde une músicas, canções e audiovisual; a cearense Paula Yemanjá, arte-educadora e atriz com forte atuação junto ao público infantil, que tem se dedicado cada vez mais à arte da contação de histórias; e Lyvia Cruz, que é surda e conta histórias em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Com acesso gratuito e voltada ao público em geral, a atividade é destinada, principalmente, a professores e contadores de histórias.
Contadoras de histórias - Carol Levy (foto Julio Leão)– Participou de coral, estudou canto lírico no Conservatório Pernambucano deMúsica e fez curso superior de Publicidade e Propaganda. Trabalhou com locução, jingles publicitários e vozes para animação e, em busca de sua identidade artística, passou a se dedicar ao público infantil. Em 2013 lançou seu primeiro DVD, “Cantarola”, que durante dois anos permaneceu no catálogo da Netflix. Depois veio o CD “CantaBicho”, gravado em estúdio, e o segundo DVD, “CantaBicho Ao Vivo”.
Paula Yemanjá – diretora teatral, produtora, atriz e contadora de histórias. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará. Desenvolve atividades de mediação de arte e oficinas de formação artística para o público infanto-juvenil e adulto atuando nas áreas de Literatura e Ludicidade; Processos de formação do ator; Contação de História; Dramaturgia e Improvisação. Foi professora-artífice do curso de Belas Artes da Unifor e do Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT), tradicional curso de iniciação teatral do Theatro José de Alencar em Fortaleza. Escreveu e publicou o livro infantil “A Menina Mariquinha”.
Lyvia Cruz - formada em Letras/LIBRAS, Mestranda em Estudos de Tradução, professora, tradutora e narradora de LIBRAS. Possui graduação em Letras - Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Libras, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, cultura, metodologia e tradução.
Serviço
[Bate-Papo]: A arte da contação de história, com Carol Levy, Paula Yemanjá e Lyvia Cruz
 Caixa Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema)
Sexta (18), às 17 horas.
Acesso gratuito
Público alvo: professores, contadores de histórias e público em geral.
Classificação: Livre
Serviço de manobrista gratuito no local
Paraciclo disponível no pátio interno

Happy Holi Fortaleza em 24 de fevereiro


O Happy Holi (foto HappyHoliBrasil) é um festival de música eletrônica, cores e alegria, quando milhares de pessoas vestidas de branco, juntam-se e criam uma paleta humana de cores num momento único de celebração e pura alegria. Em Fortaleza, a 6ª edição da maior festa das cores do mundo acontece do domingo (24 de fevereiro) e, pela primeira vez, na área externa do Centro de Eventos do Ceará.
Em comemoração à tour cinco anos, o festival lançou uma promoção super especial. Na compra de três ingressos, o quarto sai totalmente de graça. A promoção é válida por tempo indeterminado, mas a quantidade é limitada aos ingressos disponíveis no lote promocional. Por isso, os organizadores sugerem ao público que se antecipe e garanta as vantagens.
A Happy Holi é inspirada no “Holi Festival das Cores” da Índia, que dá boas-vindas à primavera. Durante a celebração, as pessoas pintam-se e atiram pós coloridos chamados Gulal, pó a base de amido, totalmente atóxico. Assim as diferenças entre as classes e origens, jovens e adultos, ricos e pobres desaparecem virando todos um só grupo colorido. Tudo isso ao som de DJ’s que comandam o line-up com o melhor da música eletrônica. A cada 45 minutos de festa, começa uma contagem regressiva, chamada Color Blast, que termina com “explosão” coletiva misturando cores, música e alegria. 
Considerada uma das festas mais conceituais da Europa, a Happy Holi é sucesso de público e bilheteria no Brasil e nas edições internacionais. A Happy Holi já coloriu mais de 700 mil pessoas nas mais de 40 cidades brasileiras por onde passou nas turnês de 2014, 2015 e 2016. 
SERVIÇO 
Domingo (24 de fevereiro) 
Área externa do Centro de Eventos do Ceará 
14 horas 
Valores de ingressos: 
R$ 55,00 (Pista) |R$ 110,00 (Backstage) 
R$ 170,00 (Pacote Holi – Pista) | R$ 250,00 (Pacote Holi – Backstage) 
Valores referentes lote atual 
Entrada com Voucher obrigatório apresentação do RG e CPF 
Pontos de venda: 
Trevo Açaí (Shopping Iguatemi -Fortaleza) 
Vendas online: www.ingressando.com.br
Classificação: Livre 
Menores de 16 anos acompanhados por pais ou responsáveis. 

Abertas inscrições para Curso de Formação de Mediadores de Leitura


A Fundação Demócrito Rocha (FDR), em parceria com a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), promove o curso de extensão online e gratuito “Formação de Mediadores de Leitura”. 
O curso é composto por 12 fascículos, que serão encartados no O Povo, semanalmente, e disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), da FDR, de 21 de janeiro a 8 de abril. Além de 12 videoaulas, veiculadas às quintas-feiras, a partir de 24 de janeiro, na TV O Povo, de 18h15 às 18h30; seis radioaulas (podcast), com duração de uma hora, por meio da AM 1010 e com veiculação aos sábados, a partir de 26 de janeiro; três webconferências, que serão realizadas nos dias 9/2, 9/3 e 6/4, no AVA; um workshop e três palestras com o tema Formação de Mediadores de Leitura - datas e locais em definição; 12 vídeos para Facebook, veiculados às sextas-feiras, a partir de 25 de janeiro. 

Os temas e datas dos módulos são: 

21/1 – Mediação da Leitura e Formação do Leitor – Lidia Eugenia Cavalcante;
28/1 – Formação de Professores Leitores e Mediadores de Leitura – Sarah Diva Ipiranga;
4/2 – A Leitura Literária – Lílian Martins;
11/2 – Leitura e Cultura – Luiz Tadeu Feitosa;
18/2 – Aprendizado da Leitura na Infância – Fernanda Coutinho;
25/2 – Os Jovens e a Leitura – Kelsen Bravos;
4/3 – Leitura, Arte e Educação – Tânia Maria Sousa França;
11/3 – Práticas Leitoras: contando e lendo Histórias – Laiana Ferreira;
18/3 – O Papel da Biblioteca na Formação de Leitores – Pricila Celedônio e Alilian Gradela;
25/3 – Espaços e Ambiências para Mediação da Leitura – Cleudene de Oliveira Aragão;
1º/4 – Mediação de Leitura e Acessibilidade – Igor Peixoto;
8/4 – A Leitura em Tempos de Conectividade – Luana Sousa.
Serviço
Curso Mediadores de Leitura – Gratuito e Online
Quando: de 21 de janeiro a 8 de abril
Fascículos encartados no O POVO e disponíveis no AVA
Inscrições gratuitas: www.ava.fdr.org.br

Náutico 1x3 Fortaleza



O Fortaleza estreou, na noite desta terça-feira (15), na Copa do Nordeste 2019 fazendo 3 a 1, no Náutico, nos Aflitos, em Recife. O gols foram marcados pelos atacantes Júnior Santos (foto Divulgação), aos 36 segundos do primeiro tempo e aos 29 minutos do segundo tempo; e Ederson, aos 34 minutos da etapa final. Descontou Wallace Pernambucano, aos 39 minutos do segundo tempo. Ainda pela primeira rodada do Nordestão 2019: CSA (AL) 1x1 Vitória (BA) e Botafogo (PB) 0x0 Santa Cruz (PE).
Náutico: Luis Carlos; Hereda, Camutanga, Sueliton e Assis; Josa, Luiz Henrique (Lucas Paraíba), Jorge Henrique (Rafael) e Fábio (Jimenez); Thiago e Wallace Pernambucano - Treinador: Márcio Goiano. Cartão vermelho: Josa.
Fortaleza: Marcelo Boeck; Tinga, Róger Carvalho, Patrick (Derley) e Bruno Melo; Felipe, Marlon (Edinho), Paulo Roberto e Romarinho; Ederson e Júnior Santos (Matheus Alessandro)- Treinador: Rogério Ceni. Cartão amarelo: Marlon, Felipe, Ederson, Paulo Roberto, Patrick e Júnior Santos.
Renda de R$ 181.953,00 para 10.678 pagantes.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...