terça-feira, maio 24

Fala Walter Cavalcante


Fala Magela Lima


Fala Ciro Gomes-II


Fala Ciro Gomes-I


No RioMar

Economia Política

Fala Sérgio Machado

O ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado desconstituiu sua banca de advogados em Fortaleza, deixou a cidade e negocia uma delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF). Com isso ele não falará com a imprensa. Uma gravação da conversa de Machado com o ministro do Planejamento, Romero Jucá, em março deste ano, denuncia que o governo Michel Temer agiria para conter a Operação Lava-Jato. A delação de Machado, que presidiu a Transpetro por 12 anos(2003-2015), deve acontecer aos procuradores da Lava Jato em Curitiba (PR).
Na gravação feita pela PF em março passado, Machado diz que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) seria "o primeiro a ser comido". Machado, que foi senador pelo PSDB do Ceará (1995-2002) destaca que situação é grave porque os investigadores "querem pegar todo mundo". 
Machado já havia sido citado pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa. Em delação premiada, em oito de agosto do ano passado, Costa afirmou que recebeu de Machado R$ 500 mil em dinheiro vivo ‘como parte de um pagamento de propina referente ao fretamento de navios entre 2009 e 2010, que envolvia a Diretoria de Abastecimento e a Transpetro’.
Machado é acusado por improbidade administrativa em licitação para compra de barcaças em Araçatuba (SP). Em setembro de 2014, o MPF requereu à Justiça o afastamento do então presidente da Transpetro e o bloqueio de seus bens. Na ação, o MPF atribui a Sérgio Machado envolvimento em suposto esquema para fraudar o processo de licitação para compra de 20 comboios com 80 barcaças no valor de US$ 239,16 milhões destinadas ao transporte de etanol pela hidrovia Tietê/Paraná, no interior de São Paulo. No ano passado, quando Machado foi citado na Lava Jato, sua assessoria repudiou e disse que ele estava ‘à disposição de todos os órgãos envolvidos nas investigações para prestar esclarecimentos’.
Em dezembro de 2015, a Polícia Federal fez busca a apreensão na casa de Machado em Fortaleza. Foram apreendidos documentos, aparelhos celulares e computadores dele. Os agentes tiveram que quebrar uma porta de vidro para entrar na casa de Machado, no bairro Dunas, área nobre de Fortaleza. Segundo a PF, Machado é suspeito de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Administrador de Empresas pela Fundação Getulio Vargas e em economista pela Universidade Cândido Mendes, Machado presidiu o Centro Industrial do Ceará (CIC) em 1982, filiou-se ao PMDB e coordenou a campanha de Tasso Jereissati a governador em 1986. Após a vitória foi nomeado Secretário de Governo atuando como coordenador da campanha vitoriosa de Ciro Gomes à Prefeitura de Fortaleza em 1988. Em 1990 ingressou no PSDB e foi eleito deputado federal em outubro. Em 1992 votou pelo impeachment do presidente Fernando Collor e foi eleito senador em 1994. Líder tucano no Senado Federal, retornou ao PMDB em outubro de 2001 e no ano 2002 foi o terceiro colocado na disputa pelo Governo do Ceará.
a

Casa Cor Ceará 2016

Nesta edição, a Casa Cor Ceará celebra os 290 anos de Fortaleza, além dos 30 anos de criação da Casa Cor. O clima de comemoração incentivou a direção do evento a buscar um local especial para sua 18ª edição. Portanto, após extensa procura, o local escolhido para abrigar o evento será o Palacete do Barão de Camocim, localizado em frente a praça Clóvis Beviláqua, no centro de Fortaleza.
Considerado por historiadores um dos prédios históricos mais luxuosos da cidade, o solar do Barão, apresenta uma arquitetura única e retrata uma época importante da história cearense e brasileira. O prédio é uma das obras arquitetônicas mais antigas da cidade, construído em 1880, é tombado pela Prefeitura de Fortaleza, desde 2007, como um bem municipal e está precisando de uma intervenção imediata. Portanto, a direção da Casa Cor Ceará se comprometeu com a Prefeitura à realizar uma restauração completa. A praça Clóvis Beviláqua, localizada em frente ao palacete, também será revitalizada, pela Prefeitura, e diversas ações culturais estão planejadas para acontecer e incentivar a visitação da população.
Um dos princípios da mostra é valorizar e restaurar os maiores bens da nossa cidade. Assim como em 2007, quando a Casa Cor Ceará, em parceria com a Fiec, restaurou um prédio histórico de 1870, no centro da cidade, e possibilitou que hoje funcionasse o Museu da Indústria do Ceará, coordenado pela FIEC. Além disso, neste mesmo ano, com a ajuda da Prefeitura de Fortaleza, revitalizou o Passeio Público e devolveu a população da cidade um dos seus pontos turísticos mais famosos.
Casa Cor Ceará 2016 já tem data marcada, acontece de 06 de outubro a 15 de Novembro e contará com grandes profissionais das áreas de arquitetura, designers de interiores e paisagismo que irão projetar 35 ambientes internos e externos. Tudo em ampla área de visitação que contará com utilização dos dois andares do Palacete e com o terreno, o que totaliza 3.415 m², além disso, mais de 200 vagas de estacionamento particular com serviço de manobrista estarão disponíveis aos visitantes do evento.
Sobre a CASA COR
Pertencente ao grupo Abril, a CASA COR é reconhecida como a maior e melhor mostra de
arquitetura, decoração e paisagismo das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2016 conta com 19 franquias nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Interior de SP, Litoral de SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina) e quatro internacionais (Peru, Chile, Equador e Bolívia).
SERVIÇO
Período: 6 outubro a 15 de novembro
Horário: 16 às 22h, de Terça a Domingo, incluindo feriados.
Local: Rua General Sampaio, 1632, Centro.
Special Sale: 14 e 15 de Novembro.
Mais Informações
Site: www.casacor.com.br/ceara
Facebook: www.facebook.com/casacorceara
Instagram: @casacorceara

Prefeitos 2016

Prefeitos e outros agentes públicos presentes no Seminário Prefeitos Ceará ontem, no Centro de Eventos do Ceará, puderam conhecer melhor problemas e cuidados aos quais precisam estar atentos neste ano de eleições. A exposição do assunto, no painel “Contas Públicas Municipais”, foi feita pelo vice-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Ernesto Saboia, e pelo diretor-geral do órgão, Juraci Muniz Júnior. 

Ernesto Saboia levantou os principais aspectos a serem observados pelos gestores na prestação de contas de último ano de mandato, bem como falhas frequentes envolvendo esses processos, que, na maioria das vezes, vão de encontro à Lei de Responsabilidade Fiscal e à Lei Eleitoral. "Em relação ao último ano de exercício de mandato eletivo ainda ocorrem situações relacionadas ao 'desmonte' da administração pública, realização de obras inacabadas, contratação irregular de pessoal e de dívidas com fornecedores", explicou. 
Já o diretor-geral do TCM discutiu o tema transição governamental alertando para condutas reprováveis, como a dilapidação do patrimônio público, a interrupção da prestação de serviços públicos e a ocorrência de inércia administrativa. Juraci Muniz também abordou as principais ações do Tribunal voltadas a promover uma transição de governo segura, como capacitações para gestores e servidores públicos, atividades de orientação técnica e a divulgação de informações gerenciais acerca da situação financeiro-administrativa de prefeituras e câmaras municipais, como a emissão dos Relatórios de Gestão Fiscal (Reage) e a divulgação do Índice de Transparência Municipal. 
O painel também contou com a presença do consultor da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Eduardo Stranz, da presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE), Clara Germana, e do sócio-diretor do Escritório Renato Monteiro Advocacia, Renato Monteiro. 
A programação do Seminário Prefeitos Ceará segue hoje com palestras do ex-governador do Estado, Ciro Gomes, e do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Edgar Morin

"Queridos ​participantes da Conferência ​Internacional Saberes para uma Cidadania Planetária

Fomos informados de que, apesar do profundo desejo de estar conosco e de todos os esforços empreendidos neste sentido, por decisão médica, Edgar Morin está impossibilitado de comparecer 'fisicamente' a nossa Conferência em Fortaleza, confirmada para o período de 24-27 da próxima semana. Todos os ​​​outros 56 ​conferencistas, nacionais e internacionais, que dão a singularidade e abrangência a este evento, confirmaram presença.

Entendemos que esta relevante Conferência Internacional ​​parte da convicção de que precisamos urgentemente repensar a educação, refundar o humanismo, restaurar a ética e a solidariedade planetárias. São estes os eixos fundamentais d​o pensamento de Edgar Morin que se eternizam e tem a força mobilizadora para levarmos adiante lutas e compromissos por parte de todos nós.

Contando com a compreensão de todos, reitero a importância de levarmos à frente os princípios da solidariedade e da responsabilidade coletiva que marcam a totalidade de sua vida e de sua obra.

Por solicitação de Edgar Morin, as conclusões deste importante evento deverão ser levadas ao 1º Congresso Mundial sobre o Pensamento Complexo a ser realizado em Paris, em 8 e 9 de dezembro próximo.


Atenciosamente,


Maria Cândida Moraes

Presidente da Conferência

A Universidade Estadual do Ceará, associada à Universidade Católica de Brasília e à UNESCO, acreditando na relevância das idéias e ideais estabelecidos pela obra de Edgar Morin, realizarão, em Fortaleza/Ceará, no período de 24 a 27 de maio de 2016, a Conferência Internacional -  Saberes para uma Cidadania Planetária.  Este evento terá como Presidente de Honra o sociólogo e filósofo Dr. Edgar Morin e será presidido pela Profa. Dra. Maria Cândida Moraes. Estão confirmados mais de 40 conferencistas internacionais e nacionais, dialogando sobre temas vinculados à obra de Edgar Morin, em comemoração aos seus 95 anos e a toda sua vida dedicada à humanidade.

Local: Hotel Praia Centro/Fábrica de Negócios - Fortaleza/CE
Avenida Monsenhor Tabosa, 740 - Praia de Iracema / Fone: (85) 3083-1100
Neste evento teremos a oportunidade de participar de um encontro histórico de homenagem a um dos maiores filósofos vivos da atualidade - Edgar Morin (94 anos), e de diálogos para refletir sobre sua obra e implicações na educação e na formação de professores visando o desenvolvimento de uma cidadania planetária tão necessária frente às situações de crise que estamos vivendo.
Para inscrever-se, clique em "Inscrições", no menu acima, à esquerda.
Visite nossa página no Facebook: fb.com/spcp2016
Realização:

   
Governo do Estado do Ceará      Universidade Estadual do Ceará       Universidade Católica de Brasília
                  

A República caiu-III


BR


INFORMAÇÕES, FOTOS, GRAVAÇÕES DE ÁUDIO E VÍDEO
EM 
WWW.PETROBRAS.COM.BR/AGENCIAPETROBRAS
Nota à imprensa
23 de maio de 2016
 
Petrobras conclui emissão de US$ 6,75 bilhões em títulos de dívida
 
A Petrobras informa que concluiu nesta segunda-feira (23/5), através da sua subsidiária integral Petrobras Global Finance B.V. (PGF), a oferta de títulos no mercado de capitais internacional (Global Notes), no valor de US$ 6,75 bilhões e vencimentos de 05 e 10 anos. A operação foi precificada no dia 17 de maio de 2016. Seguem abaixo as principais informações da emissão:  
A demanda aproximada foi 2,75 vezes e 3,0 vezes superior ao volume final para os prazos de 5 e 10 anos, respectivamente, com participação de 629 investidores dos Estados Unidos, Europa, Ásia e América Latina.A Petrobras pretende utilizar os recursos líquidos da emissão para a operação de recompra de títulos (tender offer) previamente anunciada e para propósitos corporativos em geral.
    Gerência de Comunicação Interna e Imprensa / Comunicação e Marcas
    Telefone: 55 (21) 3224-1306 e 3224-2312
    Plantão: 55 (21) 99921-1048 e 99985-9623
    imprensa@petrobras.com.br

    A República caiu-II

    A República caiu-I


    Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

    Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...