sexta-feira, agosto 24

Yozenn no Festival Costume Saudável

Ampliando a sua cartela de produtos saudáveis, a Yozenn Gelateria lança durante o Festival Costume Saudável (24, 25 e 26 de agosto) o novo sabor da linha fit: castanha de caju. Assim como os demais (amendoim, cacau e café) ele é zero açúcar, adoçado com Stevia, 100% natural e com baixo teor de gordura e calorias. Você poderá encontrar o em todas as cinco lojas da rede (nas praças de alimentação dos shoppings Iguatemi, Del Paseo e Shopping Riomar e no Aeroporto Internacional Pinto Martins).
Além da linha fit, estarão disponíveis também, os inconfundíveis sabores de fruta que assim como os demais, são saborosos e sem qualquer adicional químico.


Para o diretor da empresa, Caio Nogueira, o Festival Costume Saudável vem para somar a e propagar a saúde no estado, “Vemos nesse evento um divisor de água para implementação da cultura saudável na população cearense. A partir dele, famílias inteiras são impactadas e levadas a vivenciar hábitos nunca antes imaginados. Participar dele nos dá a oportunidade de expor nossos produtos a pessoas qualificadas e identificadas com esse modelo de vida saudável”, encerra.
A Yozenn Gelateria é única do Brasil que oferece gelatos 100% naturais, com redução de açúcar, sem gordura e sem qualquer aditivo químico. Algumas opções de produtos (como os gelatos de fruta e o chocolate 75%) podem ser consumidos por pessoas intolerantes à lactose e alérgicas à proteína do leite de vaca (APLV). Para esses casos especiais, o maquinário é exclusivo evitando qualquer tipo de contaminação cruzada garantindo a segurança dos seus clientes.
Além disso, a Yozenn é a única empresa de gelato saudável do Ceará disponível no iFood, maior delivery de comida do Brasil.

Cai inadimplência em Fortaleza

A Pesquisa do Endividamento do Consumidor de Fortaleza, realizada em agosto de 2018, revela que a taxa de inadimplência potencial retraiu -1,1 pontos percentuais, passando de 10,0%, em julho, para 8,9% o número de consumidores que não terão condições financeiras para honrar seus compromissos. 
Com relação ao endividamento, 53,7% dos consumidores da capital cearense possuem algum tipo de dívida. O índice veio -2,6 pontos percentuais abaixo do indicador do último mês de julho (56,3%), sendo o melhor resultado desde 2010, quando a atual metodologia passou a ser utilizada na pesquisa.
A proporção de consumidores com contas ou dívidas em atraso caiu -4,5 pontos percentuais, passando de 22,7% dos consumidores, em julho, para 18,2% neste mês – o patamar mais baixo desde março de 2015, quando o indicador mediu 18,2%.
Todo inadimplente está endividado, porém, nem todo endividado está inadimplente. Quando uma pessoa realiza um financiamento bancário ou tem contas no cartão de crédito, por exemplo, ela assume dívidas. No entanto, o que diferencia o endividado do inadimplente é o pagamento desta dívida. Quem tem contas parceladas e realiza o pagamento em dia, significa que está endividado. Porém, aquele que contrai uma dívida e não consegue realizar o pagamento em um prazo de 90 dias, este pode ser considerado inadimplente.
Perfil do Endividado - Os problemas financeiros afetam mais homens (20,0% dos entrevistados desse grupo afirmarampossuir contas em atraso), os consumidores do grupo com idade entre 18 e 24 anos (21,6%) e do estrato com renda familiar abaixo de cinco salários mínimos (20,4%).
O tempo médio de atraso é de 70 dias e a principal justificativa para o não pagamento das dívidas é o desequilíbrio financeiro - a diferença entre a renda e os gastos correntes – citado por 52,4% dos consumidores. O segundo motivo mais citado é o adiamento por conta do uso dos recursos em outras finalidades, com 35,8%, seguido da contestação das dívidas (14,3%).
Perfil do Inadimplente - O perfil do consumidor inadimplente, que tem alguma parcela ou dívida com atraso superior a 90 dias, também mostra preponderância do grupo de consumidores do gênero masculino (inadimplência potencial de 10,0%), com idade acima dos 35 anos (10,1%) e renda familiar inferior a cinco salários mínimos (10,2%).
Comprometimento da renda - Em Fortaleza, 53,7% dos consumidores possuem algum tipo de dívida.
O valor médio das dívidas é estimado em R$ 1.595, com prazo médio de oito meses, comprometendo 31,9% da renda familiar dos consumidores com o seu pagamento.
Orçamento familiar - Dos entrevistados, 7,3% relataram que fazem orçamento dos rendimentos, mas sem controle eficaz dos gastos e 6,8% informaram não possuir orçamento e tampouco controle dos gastos.
A falta de planejamento orçamentário é um problema crítico para o controle do endividamento, estando sempre entre um dos principais motivos para o atraso ou inadimplência. Dos fatores que os consumidores consideram que mais contribuem para esse problema, listam-se:

A falta de orçamento e controle dos gastos, com 50,9%;
O aumento dos gastos considerados essenciais, com 24,9%;
Desemprego, com 16,7%;
Gastos imprevistos, com 14,3%;
Redução dos rendimentos, com 13,5%;
As compras por impulso, sem necessidade ou além do necessário, com 13,2%; e
Compras antecipadas, com 6,1%.

Saiba mais - O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC) da Fecomércio-CE foi criado para suprir a ausência de informações práticas e de dados estatísticos confiáveis que auxiliassem as ações de planejamento e de desenvolvimento das empresas do segmento de comércio de bens, serviços e turismo. O Instituto realiza e desenvolve pesquisas, sobretudo, de viés econômico, fornecendo dados referentes ao comportamento do consumidor, a situação econômica do comércio local e as tendências de mercado e de consumo dos fortalezenses.
A pesquisa de Endividamento é realizada mensalmente e tem como objetivo indicar a capacidade de endividamento do consumidor de Fortaleza, visando conhecer o comprometimento financeiro desse, em relação ao comércio local. Quatro indicadores distintos são verificados nessa pesquisa: Taxa de Consumidores com Contas ou Dívidas em Atrasos; Taxa de Comprometimento da Renda do Consumidor; Taxa de Inadimplência em Potencial e Planejamento
Financeiro e Orçamento Familiar. Mensalmente, cerca de mil consumidores da região metropolitana de Fortaleza são entrevistados pelo IPDC para a realização desta pesquisa.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...