terça-feira, janeiro 9

Vovozinho pega Água Santa na segunda fase da Copinha

O Ceará (Vovozinho) terminou em primeiro lugar, no Grupo 25 (sede São Bernardo do Campo), da 49ª Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha).
Na segunda fase mata-mata, da Copinha, na próxima sexta-feira (12), às três da tarde, no estádio Humberto de Alencar Castelo Branco, o Vovozinho enfrentará o Água Santa (SP), que classificou-se em segundo lugar, no Grupo 26.
Hoje à tarde, o Vovozinho encerrou sua participação na primeira fase da Copinha, empatando sem gols com o São Bernardo (SP), no estádio Giglo Portugal Pichinin. O time cearense jogou com John Wilquer; Mauricio, Alan, Matheus (Silas) e Felipe (Fernando); Rick (Humberto), Eduardo, Fabrício (Erick) e Germando (Marco Antônio); Higor e Thiago Roque (Thiago Serra) - Técnico: Erisson Matias.
Higor recebeu cartão amarelo por falta no adversário. Das 30 faltas no jogo, o Vovozinho cometeu 14. A partida teve 63 minutos de bola rolando, sendo 32 minutos no primeiro tempo e 31 na etapa final.
Na estréia, na Copinha 2018, em três de janeiro, o Ceará, ganhou de 3 a 2 do São Caetano (SP). Na segunda rodada, em seis de janeiro, o Vovozinho goleou o Rio Branco (AC) por 6 a 0.
Com sete pontos e saldo de sete gols, o Ceará ficou como primeiro da Chave 25. O São Bernardo chegou em segundo lugar com sete pontos e saldo de cinco gols. Eliminados: São Caetano e Rio Branco.
Hoje, na preliminar de São Bernardo 0x0 Ceará, o São Caetano goleou o Rio Branco por 3 a 0. O time do Acre terminou a Copinha com 0% de aproveitamento e saldo negativo de 11 gols. Fez apenas um e levou 12.
O São Bernardo, como segundo no Grupo 25; na próxima etapa da Copinha, pega o Vasco da Gama (RJ), primeiro colocado do Grupo 26.

Ceará se destaca em usinas solares


O Brasil acaba de ultrapassar a marca histórica de 1 gigawatt (GW) em projetos operacionais da fonte solar fotovoltaica conectados na matriz elétrica nacional, segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), entidade que representa o setor. A potência é suficiente para abastecer 500 mil residências do país, produzindo energia renovável, limpa, sustentável e competitiva capaz para atender o consumo de 2 milhões de brasileiros.
O Ceará já possui usinas solares em funcionamento, no caso particulares. Mas, na geração distribuída, é possível perceber o crescimento no uso pela população, empresas e governos de sistemas fotovoltaicos em residências, comércios, indústrias e prédios públicos.
Nesse cenário de crescimento, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), está com matrículas abertas para três cursos na área de energias renováveis com foco em sistemas fotovoltaicos. São eles: Montador de Sistemas Fotovoltaicos(qualificação profissional); Montagem de Sistemas Fotovoltaicos(curta duração); Dimensionamento de Sistemas Fotovoltaicos(curta duração). As aulas começam em janeiro e fevereiro e serão dadas no SENAI Barra do Ceará.
Os interessados podem obter informações ligando para Central de Relacionamento do Sistema Fiec: (85) 4009-6300.

Janeiro Roxo

Manchas brancas ou avermelhadas na pele com perda de sensibilidade são sinais da hanseníase. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais rápida é a cura. Para alertar a população sobre a necessidade do diagnóstico precoce da hanseníase, o enfrentamento do estigma e a discriminação, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realiza neste mês diferentes ações de promoção e prevenção à doença.
Até 31 de janeiro, Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, a fachada da Secretaria da Saúde estará iluminada com a cor da campanha Janeiro Roxo e atividades como palestras, rodas de conversa, exames dermatoneurológicos, busca ativa de casos novos e capacitação de líderes comunitários e profissionais de saúde ocorrerão nas centrais do Vapt Vupt em Messejana e Antônio Bezerra, terminais de ônibus, unidades prisionais, abrigos, centros comunitários e hospitais.
“O objetivo é alertar a sociedade civil sobre os sinais e sintomas da hanseníase e incentivar a procura pelos serviços de saúde; mobilizar os profissionais de saúde quanto à busca ativa de casos novos e exame de contatos, visando interromper a cadeia de transmissão de forma precoce e oportuna”, ressalta Suzyane Cortês, assessora técnica do Grupo de Trabalho de Hanseníase da Sesa.
De acordo com a técnica, o Ceará ainda é um estado em situação endêmica alta, apesar da redução da taxa de detecção de casos novos. “Na população geral, (a taxa) vem caindo nos últimos anos, passando de 30,2 casos por 100 mil habitantes em 2007 para 18,9 casos por 100 mil habitantes em 2016, uma redução de 30,3%”, compara. Houve também redução da taxa de detecção de casos novos em menores de 15 anos, que caiu de 6,7 casos por 100.000 habitantes em 2007 para 3,8 no ano passado. Em 2017, o Ceará registrou 1.668 casos de hanseníase.

Bloco Tô com Lula

Bloco sai no próximo sábado (13), na Praia de Iracema

UCI registra grande público em 2017

Pelo 19° ano consecutivo, a rede UCI mantém a liderança com o complexo de cinemas com o maior público do Brasil, além de outros quatro no ranking dos 10 maiores no país em 2017. Segundo dados da Rentrak, mais uma vez o campeão de público - com mais de 1,6 milhão de pessoas no ano passado - é o UCI New York City Center (RJ), que ocupa a primeira posição desde a sua inauguração em 1999.
Ultrapassando mais de 1 milhão de ingressos vendidos: o UCI Kinoplex NorteShopping, também na cidade, vem em segundo lugar; o UCI Kinoplex Iguatemi Fortaleza, no Ceará, subiu duas posições e fica em quinto; o UCI Orient Shopping da Bahia, em Salvador, aparece logo em seguida na sexta posição e UCI Anália Franco, em São Paulo, é o oitavo da lista.
Atualmente presente em 13 cidades - Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Ribeirão Preto, Curitiba, Salvador, Recife, Juiz de Fora, São Luís, Campo Grande, Manaus, Belém e Canoas – a UCI (United Cinemas International Ltda.) recebeu mais de 16 milhões de clientes em 2017, mantendo o bom desempenho do ano anterior. A empresa se destaca também em relação às tecnologias de seus cinemas, sendo o exibidor com o maior número de salas IMAX no Brasil, são cinco no total, e de liderar em número de salas com som Dolby Atmos, que ficam nas 10 salas XPLUS de sete cidades.
Em 2017, a rede UCI reforçou mais uma vez o compromisso em garantir as mais modernas tecnologias aliadas ao conforto e qualidade, proporcionando ao público as melhores e mais completas experiências cinematográficas.
Inaugurou a primeira 4DX com efeitos especiais e a exclusiva UCI XPLUS laser, as duas no Rio de Janeiro; promoveu a instalação de cadeiras SUPERSEAT nas salas XPLUS de diversos cinemas pelo país; além da abertura de um novíssimo complexo cinematográfico, o UCI ParkShopping Canoas, no Rio Grande Sul. 
SOBRE A UCI - A UCI Cinemas (United Cinemas International Ltda.) está há 20 anos no Brasil. São 201 salas de cinema que aliam qualidade, conforto e tecnologia, proporcionando ao público as melhores e mais completas experiências cinematográficas. Entre elas as especiais IMAX, XPLUS, DE LUX e 4DX, além de poltronas SUPERSEATS e SuperD. A rede é responsável pelo maior complexo de cinemas brasileiro, que também registra o maior público no Brasil desde a sua inauguração, em 1999: o New York City Center, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, com 18 salas, incluindo IMAX, XPLUS, duas DE LUX, e uma 4DX. 
Desde 2005, a UCI faz parte da National Amusements Inc, (NAI). Tradicional rede americana de cinema, a NAI está há 74 anos no mercado, com uma operação de mais de 938 salas através das marcas UCI Cinemas, Showcase Cinema de Lux, Showcase Cinemas e Multiplex Cinemas, em complexos nos Estados Unidos, Reino Unido e América Latina. 

Hoje, a NAI é controladora da Viacom e da CBS. A Viacom é uma empresa líder mundial em conteúdo de entretenimento, com marcas conhecidas e respeitadas, que incluem MTV Networks (MTV: Music Television, VH1, CMT: Country Music Television, Nickelodeon, Nick at Nite, Spike TV, TV Land) e produção de filmes (Paramount Pictures, DreamWorks e Famous Music), canais de TV a cabo (The CBS Television Network, CBS Television Stations, CSTV Networks, the CW, Showtime), rádio (CBS Radio, CBS Outdoor), produção de conteúdo (CBS Television Distribution, CBS Paramount Network Television, the CBS Interactive Audience Network) e editorial (Simon & Schuster).

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...