terça-feira, janeiro 24

Guia de Palestrantes

No mercado cada vez mais competitivo, o número de empresas e profissionais liberais que buscam treinamentos, consultorias e palestras também cresce e se torna ainda mais competitivo. Com o intuito de congregar os profissionais especializados aqui no Ceará, foi criado o Guia de Palestrantes e Consultores, em 2013. A quinta edição do guia será lançado amanhã (25), às 18h30, no Seara Praia Hotel.
Durante o evento, será realizada ainda a entrega do Prêmio GPC-CE Profissional do Ano de 2016, promovido pela publicação, e o lançamento da Escola de Palestrantes e Facilitadores, curso promovido em parceria com a Mrh Gestão de Pessoas e Serviços e com uma carga horária de 68 horas/aula.
Direcionado ao setor de palestras, treinamentos e consultorias, o Guia é uma publicação anual, sendo o primeiro e único veículo do Nordeste especialmente voltado para a divulgação do trabalho dos profissionais desses setores. Na publicação estão reunidas as principais informações sobre palestrantes, consultores e facilitadores no estado, além de uma breve apresentação dos trabalhos realizados e formas de contato. “Criado para atender a demanda crescente das empresas, o Guia tem a função de encurtar a distância entre gestores de Recursos Humanos e profissionais para a apresentação de qualidades e o desenvolvimento de novos caminhos”, explica a diretora do Guia, Madalena Mattos.
A publicação estará disponível nas versões física, online (www.guiadepalestrantesce.com.br) e o aplicativo GuiaCE, somente para sistemas Android, por enquanto. “O Guia apresenta profissionais que mostram a motivação para melhorar desempenhos e para exercer a profissão e a gestão com menos peso. É nosso objetivo sermos referência no Brasil em 2019, representando os profissionais do Nordeste”, destaca Madalena.
Escola de Palestrantes e Facilitadores - A Escola de Palestrantes e Facilitadores tem como objetivo trabalhar as principais ferramentas de apresentação em público e facilitação de palestras e treinamentos que permitam ao participante do curso ter habilidades e atitudes necessárias para prender a atenção, gerar aprendizado e encantamento da sua platéia. O público-alvo da Escola é formado por profissionais liberais, facilitadores, palestrantes, multiplicadores de conhecimento, moderadores, empresários, estudantes e profissionais que queiram se aprimorar.
Realizado em parceria com a empresa Mrh Gestão de Pessoas e Serviços, o curso terá oito módulos aos sábados, totalizando uma carga horária de 68 horas/aula. Os participantes terão contato com dicas, orientações e ferramentas a serem utilizadas em suas palestras, apresentações e treinamentos técnicos e comportamentais. A aula inaugural está prevista para o dia 4 de março de 2017. Entres os módulos previstos estão “Comunicação e Oratória”; “Storytelling”; “Criando uma marca através da sua imagem”; “Gestão de Redes Sociais” e “Como falar bem sobre o que você faz”.
Prêmio GPC-CE Profissional do Ano de 2016 - Este ano, o Guia de Palestrantes e Consultores do Ceará dará início à entrega do prêmio “Profissional do Ano” como forma de incentivar os talentos e reconhecer de forma pública aquele profissional que mais tenha se destacado ao longo do ano. A edição deste ano é referente a 2016. A organização do prêmio criou uma pesquisa online para ser divulgada entre clientes e amigos por todos os profissionais participantes da edição 2016 do Guia. A avaliação levou em conta cinco critérios: credibilidade, relacionamento, comunicação, gestão de imagem e domínio de conteúdo. Após mais de 4,6 mil votos, os vencedores serão conhecidos no dia 25 de janeiro.
· Lançamento do Guia de Palestrantes e Consultores do Ceará 2017, da Escola de Palestrantes e Facilitadores e entrega do Prêmio Profissionais do Ano 2016
Local: Seara Praia Hotel (Av. Beira Mar, 3080)
Data: 25 de janeiro (quarta-feira)
Hora: 18h30

Bloco Matou a Pau..ta 2017


Fidelix aqui

O pré-candidato à presidência do Brasil em 2018, Levy Fidelix, pelo PRTB, visita Fortaleza nesta semana.
De hoje (24) a 27 de janeiro, ele cumprirá agenda com reuniões com expectativa de encontro com gestores do Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza.
Além disso, ele deverá se reunir com a bancada de vereadores do partido, para conversas sobre diretrizes do PRTB.

Eleição na Câmara dos Deputados

Estive reunido em minha residência em BH com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e lideranças políticas do PSDB, PP e DEM.

Hoje


Na Caixa Cultural Fortaleza

Jards Macalé (foto Dulce Helfer)
A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, de 3 a 5 de fevereiro, o show JM & JM - Jards Macalé por Jards Macalé. Em curta temporada, o músico faz cinco apresentações: sexta, às 20h, sábado, às 18h e às 20h e, no domingo, uma sessão às 17 e outra às 19 horas.
O espetáculo faz um passeio pela trajetória deste grande artista, relembrando seus grandes sucessos, como Vapor Barato, Movimento dos barcos e Acertei no milhar. Além disso, ele faz uma homenagem aos 50 anos da Tropicália e aos grandes compositores do movimento: Jorge Mautner e Moreira Da Silva.
O tropicalismo foi um movimento cultural que balançou as estruturas do cenário musical brasileiro na década de 1960. Àquela época, cantores como Caetano Veloso, Gal Costa, Tom Zé, entre outros, se juntaram num grande coletivo, iniciando um período pós bossa nova no País. Assim, eles popularizaram a MPB, incrementando outras vieses musicais, como o rock e o estilo psicodélico.
Sobre Jards Macalé: O músico é um dos grandes nomes por trás do movimento tropicalista. Ele é cantor, compositor e autor de clássicos do movimento, como Mal Secreto e Hotel das Estrelas, músicas presentes no espetáculo. Macalé sempre esteve ligado aos principais nomes da vanguarda cultural. Artista múltiplo, ele transita com total liberdade em diversas esferas da arte e foi parceiro musical de magníficos poetas, cineastas e artistas plásticos.
Violonista primoroso, formado na melhor tradição da música popular e erudita, ele reafirma sua importância como músico, compositor e intérprete, comemorando merecida fase de visibilidade e reconhecimento. Sua obra se mantém atual e é cada vez mais valorizada. Com discos reeditados e remasterizados, Macalé vem conquistando as novas gerações interessadas no melhor da cultura musical brasileira das últimas décadas.
Sites oficiais:


Serviço:
Música: JM & JM JARDS MACALÉ por JARDS MACALÉ
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 3 a 5 de fevereiro de 2017
Horários: Sexta às 20h, sábado, às 18h e 20h | domingo, às 17h e 19h
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Vendas a partir do dia 2/2, das 10h às 20h, na bilheteria do local
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local 
Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza: 
(85) 3453-2770

Fala Célio Studart

O vereador Célio Studart (SD) reuniu representantes de cinco ONGs: União Protetora dos Animais Carentes- UPAC, Novelo de Lã, Arca de Noé, Lar da Estela e Amigos e Benfeitores Reabilitando Animais no Ceará- ABRACE, ontem (23), na Câmara Municipal de Fortaleza. No encontro, Célio apresentou seus primeiros projetos de mandato, já protocolados, a favor da causa animal.
Foram onze: a construção de um hospital público veterinário; audiência pública para a construção do hospital; parceria entre o poder público municipal com as ONGs e abrigos que cuidam de animais; “Cavalo de lata”; IPTU Verde; instalação de microchip de identificação nos animais; programa veterinário nos bairros; proibição de vendas de animais em praças, áreas abertas, públicas ou privadas; multa administrativa para maus tratos ou abandono contra animais; audiência pública para discutir as dificuldades dos abrigos de animais, além da criação de uma frente parlamentar em defesa do direito dos animais.
“A reunião foi satisfatória, bem esclarecedora sobre os projetos e um indicativo de como será o mandato do Célio. Os projetos voltados à causa animal abrangem várias lacunas que o Estado tem quanto aos direitos animais, como o hospital, punição ao abandono e auxílio as ONGs. A sensação foi de finalmente estar amparado pelo poder público, tendo um representante dos direitos animais no legislativo”, ressaltou Gustavo Gonçalves, presidente da UPAC.
“Temos certeza dessa união, que será ampliada, pois buscaremos ouvir todos aqueles que quiserem nos trazer boas ideias. Isso significa um novo marco de atenção e proteção para os animais de Fortaleza.”, disse Célio Studart.

AJE-Fortaleza

Fernando Laureano e Thiago Pinho
A Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE) inicia o ano com um novo staff. À frente da coordenação está o engenheiro civil Fernando Laureano, que foi aclamado por unanimidade, durante eleição realizada no último dia 15 de dezembro de 2016.
A posse acontecerá em sete de fevereiro, com um coquetel para cerca de 300 convidados e imprensa, no auditório Waldir Diogo, da FIEC. Na ocasião, será lançada a Revista AJE, que vem com diversas publicações sobre o trabalho e ações da entidade.
De acordo com Laureano, que já era associado, assumir a coordenação geral "significa a realização de um sonho, a vontade de retribuir à Associação toda a atividade complementar que ela realizou na minha vida pessoal e profissional, deixando um grande legado neste ano. Sabendo também da grande responsabilidade depositada em nossa coordenação, em estar representando e norteando nossos associados aos princípios e valores desta entidade tão representativa para o Ceará e para o Brasil, pois foi aqui em Fortaleza que o movimento jovem empresarial começou com nossos grandes idealizadores, Demócrito Dummar e Cleber Aquino".

Eleição na Câmara dos Deputados

Começa às 9 horas do dia 2 de fevereiro a eleição para os 11 cargos que compõem a Mesa Diretora que comandará os trabalhos da Câmara dos Deputados entre 2017 e 2019. Serão eleitos um presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.
Para ser eleito, o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação ou ser o mais votado no segundo turno. A votação é secreta e realizada em cabines eletrônicas.
O cronograma da eleição começa no dia 1º de fevereiro. Os partidos têm até as 12 horas dessa data para formar blocos parlamentares. Às 15 horas, será realizada uma reunião de líderes para a definição, pelos blocos, dos cargos a que têm direito.
Isso porque apenas o cargo de presidente da Câmara permite a candidatura sem seguir o princípio da proporcionalidade partidária. Para os demais cargos vale esse princípio, em que os partidos ou blocos, do maior ao menor, escolhem os cargos que pretendem ocupar. Assim, todos os cargos permitem candidaturas avulsas de deputados. Mas apenas para o cargo de presidente o candidato pode ser de qualquer bancada. Para os demais, apenas candidaturas avulsas do mesmo partido ou bloco.
Nesse caso, apenas integrantes do bloco ou partido a que cabe a vaga poderão disputar o voto dos parlamentares. Também é assegurada, pelo Regimento Interno, a participação de um deputado da Minoria na Mesa, mesmo que não lhe caiba uma vaga pelo critério de proporcionalidade.
O prazo de registro de candidaturas vai até as 23 horas do dia 1º de fevereiro, quando haverá o sorteio da ordem dos candidatos na urna eletrônica.
Processo eleitoral
Quem coordena o andamento das eleições são os componentes da Mesa anterior, desde que não sejam candidatos. A votação só será iniciada quando houver pelo menos 257 parlamentares no Plenário.
Iniciado o processo, cada deputado registra seus 11 votos de uma só vez na urna eletrônica, que traz a foto dos candidatos e tem tela sensível ao toque. Cada deputado demora, em média, entre um e dois minutos para votar, segundo a Coordenação do Sistema Eletrônico de Votação da Câmara.
A apuração é realizada por cargo, iniciando-se pelo presidente. Só depois de eleito o novo presidente, serão apurados os votos dos demais integrantes da Mesa, nesta ordem: dois vice-presidentes; quatro secretários; e quatro suplentes.
Para ganhar em primeiro turno, o candidato precisa da maioria absoluta dos votos. Se nenhum deles alcançar esse número, será realizado segundo turno entre os dois mais votados, em que será eleito o que tiver o maior número de votos.
Mesa Diretora
Os integrantes efetivos da Mesa não podem fazer parte de liderança nem de comissão permanente, especial ou de inquérito. A Mesa funciona como uma comissão para decidir sobre assuntos internos e também promulga emendas constitucionais com o a Mesa do Senado. Além das funções do presidente, cada membro da Mesa tem atribuições específicas:
- a 1ª Vice-Presidência tem como principais atribuições a substituição do presidente em ausências ou impedimentos e a elaboração de pareceres sobre requerimentos de informações e projetos de resolução para alterar o Regimento Interno;
- a 2ª Vice-Presidência é responsável por: 
- substituir presidente e vice com ausência ou impedimento simultâneos;
- examinar pedidos de ressarcimento de despesa médica dos deputados;
- fomentar a interação institucional entre a Câmara dos Deputados e os representantes do Legislativo nos estados (assembleias legislativas) e municípios (câmaras de vereadores), além do Distrito Federal (Câmara Legislativa);
- a 1ª Secretaria funciona como a prefeitura da Câmara, por ser responsável por acompanhar os serviços administrativos da Casa. Além disso, também são atribuições:
. encaminhar requerimento de informação a ministros de Estado ou titular de órgão diretamente subordinado à Presidência da República;
. ratificar despesas da Câmara; e 
- credenciar todas as pessoas que frequentam a Câmara, como assessores parlamentares de Ministérios e entidades da administração federal indireta; entidades de classe, de empregados e empregadores, autarquias profissionais; imprensa; e prestadores de serviços à Câmara;
- a 2ª Secretaria é a responsável por providenciar o passaporte diplomático devido aos deputados e seus dependentes;
- a 3ª Secretaria autoriza o reembolso de despesa com passagem aérea de deputados e examina requerimentos de licença e justificativa de faltas;
- a 4ª Secretaria tem a função de supervisionar e gerenciar o uso dos apartamentos funcionais dos deputados, e de cuidar da concessão do auxílio-moradia para parlamentares que não morem nas unidades residenciais da Câmara.
Presidente
O presidente da Câmara dos Deputados é o representante da Casa quando ela se pronuncia coletivamente e quem comanda os trabalhos do Plenário.
A definição da pauta do que será discutido e votado pelo Plenário da Câmara é exclusiva do presidente. Porém, já é uma tradição acontecer no início da semana uma reunião de líderes partidários para definir uma pauta consensual de temas ou procedimentos.
O presidente da Câmara também pode assumir temporariamente a Presidência da República, se titular e vice estiverem ausentes por motivo de viagem internacional, por exemplo. Ele também integra o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional.
Questões de Ordem
Também é o presidente quem decide sobre dúvidas regimentais dos parlamentares, as chamadas questões de ordem. Suas decisões têm efeitos práticos imediatos e só podem ser revistas pela maioria do Plenário, ouvida a Comissão de Constituição e Justiça.
Na ausência do presidente, as sessões do Plenário são presididas, sucessivamente, pelos vice-presidentes, secretários e suplentes ou, finalmente, pelo deputado mais idoso, entre os de maior número de legislaturas.
O presidente também pode decidir pela criação de comissões especiais, ouvido o colégio de líderes, e avaliar se o requerimento para criação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) apresenta fatos determinados. 
Outra prerrogativa do presidente da Câmara dos Deputados é decidir sobre pedidos de abertura de impeachment contra o presidente da República.
Para o Executivo, é importante o diálogo com o presidente da Câmara para garantir que propostas de interesse sejam pautadas.

Agência Câmara de Notícias
Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Newton Araújo

Seminário Internacional em Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza promove de quinta (26) a sábado (28), no Marina Park Hotel, o Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades. Especialistas brasileiros e internacionais vão dividir com gestores municipais de Fortaleza experiências aplicadas em áreas como mobilidade urbana, gestão pública e saúde. 
Além do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) e do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), também estarão presentes ao Seminário o ex-prefeito de Medellín, Aníbal Gaviria; a presidente mundial do World Wide Fund for Nature WWF), Yolanda Kakabadse; o ex-vice-ministro de Infraestrutura da Colômbia, Javier Hernández; e a diretora executiva do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde, Carina Vance. 
Segundo Roberto Cláudio, “o seminário é uma oportunidade para que o gestores locais possam ouvir especialistas com vasta experiência na aplicação de políticas públicas de sucesso, além de discutir os desafios da administração das cidades por meio de relatos transformadores”. 
É o caso da cidade de Medellín, que vai ser apresentado pelo ex-Prefeito Aníbal Gaviria. Medellín foi destaque no cenário mundial como referência em planejamento urbano após longo período de degradação e violência urbana. Em 2013, a cidade colombiana recebeu o título de “Cidade Mais Inovadora do Planeta”, segundo o Wall Street Journal e o Urban Land Institute. Uma cidade que, nos anos 1990, tinha índice de criminalidade atingindo o número de 429 mortes por 100 mil habitantes. Hoje, o número de assassinatos foi reduzido para 14. 
A programação do evento inclui, ainda, nomes relevantes no cenário brasileiro, como o ex-ministro Ciro Gomes; o presidente do Conselho de Administração do Porto Digital do Recife, Silvio Meira; o presidente executivo do Movimento Brasil Competitivo, , Cláudio Gastal; o Presidente do Instituto de Pesquisa – Locomotiva, Renato Meirelles; o diretor executivo da Fundação Estudar/Fundação Lemann, Tiago Mitraud. 
No sábado (28), Ciro Gomes encerra o evento com o painel que trata da perspectiva para vida nas cidades brasileiras nos próximos quatro anos. 
Como parte da programação do seminário, o vice-presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Hely Olivares, e o prefeito Roberto Cláudio lançam o livro “Políticas Pro-Inclusión: Herramientas prácticas para el desarrollo integral de las cuidades en América Latina”, de autoria dos consultores da CAF Pablo Vaggione e Elisa Silva. Na publicação, Fortaleza é destaque como um exemplo próspero em suas Políticas de Desenvolvimento de Baixo Carbono e as iniciativas em mobilidade urbana. 
Responsabilidade ambiental - O Seminário Internacional segue uma política de responsabilidade ambiental com ações de neutralização de carbono, assim como uso do papel reciclável, convite virtual, parte do mobiliário foi produzido com material natural. No credenciamento, os convidados serão incentivados a adotar seu copo. O carro elétrico vai ser o meio de transporte dos palestrantes para chegar no evento, uma ação em parceria com o projeto VAMO (Veículos alternativos para mobilidade), da Prefeitura de Fortaleza. 
Ao final do evento, vai ser gerado um relatório de emissões de GEE (gases de efeito estufa) que irá identificar o quantitativo exato das emissões. A proposta verde é neutralizar as emissões produzidas no seminário, por meio do plantio de árvores nos projetos de arborização urbana desenvolvidos pelo município, através da URBFor, Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza. 

Serviço 
Seminário de Políticas Públicas Inovadoras para cidades 
Período: 26, 27 e 28 de janeiro de 2017. 
Local: Marina Park Hotel – Atlântico Hall (entrada pela Rua Adolfo Caminha).
Evento somente para convidados. 


Rodrigo Maia defende que PT ocupe Mesa Diretora

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) recebeu nesta segunda-feira (23), o apoio oficial do PSB a sua reeleição. A decisão do partido foi declarada pelo líder da legenda na Casa Legislativa, deputado Tadeu Alencar (PSB-PE),  durante visita de Maia ao Ceará. O deputado do PSB oficializou a decisão do partido entregando um documento para Rodrigo Maia. Na ocasião Tadeu Alencar afirmou: "Foi um fruto de um debate que fizemos na segunda-feira passada, toda a nossa bancada se reuniu em sua maioria em Brasília, dia 16 de janeiro, interrompendo o recesso dos parlamentares de todo Brasil para lhe trazer aqui não somente um apoio a sua eleição, mas uma contribuição programática para que esse apoio seja baseado em princípios e valores que sejam caros ao PSB."
O deputado do DEM esteve no Ceará para se reunir com membros da bancada do estado na Câmara, como parte das viagens que tem feito pelo país para promover sua candidatura a um novo mandato no comando da Casa. As eleições para a presidência da Câmara Federal acontecem no próximo dia dois de fevereiro e partidos como PT e PSD procuraram Maia para garantir que ele cumpra a proporcionalidade partidária, que diz que os partidos com os maiores números de representantes na Casa devem ocupar cargos na Mesa Diretora, posição defendida por Maia:  "O PT e o PSD, se fosse pela regra da proporcionalidade partidária eles teriam direito aquilo que deve acontecer nas eleições, que eles participem da Mesa Diretora da Câmara, para que a oposição e a base tenham assento na Câmara para que a gente possa ter uma relação de diálogo permanente com todos os partidos."
Além do PSB, na reunião estavam presentes deputados do PSDB, DEM e PMDB, partidos que, assim como Rodrigo Maia, fazem parte da base aliada do presidente Michel Temer (PDMB).
Rodrigo Maia comentou a decisão do presidente Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador Hilton Queiroz, sobre a liberação da candidatura para presidente da Câmara: "O despacho do desembargador com certeza garante que a questão da presidência da Câmara é uma deliberação dos deputados. Seria uma incoerência se o judiciário interferisse no legislativo." disse.
O deputado espera lançar sua candidatura á presidência da Câmara até o início da próxima semana. Ele já conta com o apoio do PSB, PSDB, PCdoB, parte do PMDB, do DEM e busca apoio no PT e PSD.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...