
sexta-feira, março 24
Eduardo Girão interditada
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informa que realizará nova intervenção na avenida Eduardo Girão, no trecho compreendido entre as avenidas Luciano Carneiro e Expedicionários, a partir da próxima segunda-feira (27). Para isso, os dois sentidos da avenida serão totalmente interditados, uma vez que as fortes chuvas dos últimos meses agravaram a situação no local.
A intervenção será necessária para dar continuidade à obra de melhoria de esgotamento sanitário já em andamento na avenida Eduardo Girão. A obra tem por objetivo melhorar o funcionamento da rede de esgotamento no local, prevenir novas ocorrências na rede coletora e ampliar a capacidade de transporte dos efluentes produzidos na área. O esgotamento sanitário é fundamental na promoção de saúde e qualidade de vida da população.
A Cagece lembra ainda que o trecho no sentido João Pessoa/Aguanambi, que já estava interditado, será liberado no próximo mês, diminuindo os desvios para quem utiliza da via.
Desvio do trânsito
A orientação para os condutores que trafegam na avenida é a seguinte:
Sentido Aguanambi/João Pessoa
Entrar à esquerda na Luciano Carneiro (conversão que será temporariamente permitida), à direita na Av. Borges de Melo e à direita novamente na Rua Jorge Dumar, retornando à Eduardo Girão.
A outra opção para este sentido é dobrar à direita na Osvaldo Studart, à esquerda na Rua Graciliano Ramos, à esquerda na Rua Silva Junior, à direita na Borges de Melo e à direita na Rua Jorge Dumar, voltando à Avenida Eduardo Girão.
Sentido João Pessoa/Aguanambi
Entrar à direita na rua Damasceno Girão, à esquerda na avenida Borges de Melo, em seguida à esquerda na avenida Deputado Oswaldo Studart e, por fim, a direita na avenida Eduardo Girão. O projeto de desvio de trânsito conta com a autorização da Autarquia Municipal de trânsito.
Ônibus:
A linha 404 - Aeroporto/Benfica/Rodoviária segue o desvio pela Avenida Eduardo Girão: Luciano Carneiro, Rua Jaime Benévolo, Treze de Maio, Rua Marechal Deodoro e volta ao itinerário normal.
SERVIÇO
Intervenção na avenida Eduardo Girão
Início:27 de março de 2017
Prazo: 90 dias a partir do início da obra
Dia do Teatro
As Escola Públicas de Circo e de Teatro da Vila das Artes se unem à Unilab – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira para realizar um dia de comemorações pelo Dia do Circo e pelo Dia Mundial do Teatro. “Corpo Artístico Africano” é o título do evento que reúne oficinas de acrobacia, dança e capoeira que serão ofertadas durante todo o dia por alunos da Unilab e pelo professor Ricardo Nascimento, docente da instituição. As comemorações se encerram com uma Roda de Conversa com o ator Ricardo Guilherme.
Todas as ações formativas serão gratuitas e acontecem a partir das 9h, do dia 27 de março.
O dia começa com a oficina de Acrobacia focada nos movimentos da capoeira, de 9h às 12h. A partir das 14h acontece uma oficina de danças africanas que vai até às 17h. Encerrando a programação de oficinas haverá uma roda de capoeira e de dança, começando às 17h30. As atividades formativas serão coordenadas pelo professor da Unilab, Ricardo Nascimento e ministradas pelos alunos da instituição.
RODA DE CONVERSA
O ator, diretor e dramaturgo, Ricardo Guilherme é o convidado para uma Roda de Conversa que encerra as comemorações do Dia Mundial do Teatro e Dia do Circo. O artista fala a partir do tema Teatro Radical: ética, poética e estéticas, na Sala 04, às 19h, do dia 27. A ação é aberta a atores, diretores e demais interessados no tema.
Na ocasião, Ricardo Guilherme trata dos conceitos e pilares que fundamentam o Teatro Radical Brasileiro, fazendo uma alusão as raízes primarias do teatro. Segundo ele, o método, ao buscar as raízes estruturais do fenômeno teatral, busca também as raízes antropológicas do homem brasileiro. Ele aborda ainda a questão do Teatro Radical Brasileiro como um modo de refletir a cultura brasileira, sobretudo a trans-historicidade dos seus mitos.
As ações contam com a parceria da Unilab – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
Sobre o Dia do Circo
Dia 15 de março é Dia Internacional do Circo, já dia 27 é o dia do Circo no Brasil. A data é uma homenagem ao palhaço brasileiro Abelardo Pinto, conhecido popularmente como Piolin, que nasceu nesse dia, no ano de 1897. Piolin se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista.
Sobre o Dia Mundial do Teatro
O Dia Mundial do Teatro foi criado, em 1961. pelo Instituto Internacional de Teatro, ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A primeira mensagem internacional do Dia Mundial do Teatro foi escrita por Jean Cocteau, na França, em 1962. Esta mensagem é traduzida para diversos idiomas e lida para milhares de espectadores antes de espetáculos em teatros do mundo inteiro.
Programação geral:
Comemoração do Dia Mundial do Teatro e do Dia do Circo
9h às 12h – Oficina de acrobacia com movimentos da capoeira
12h às 14h – Intervalo
14 às 17h – Oficina de danças africanas
17h30 às 18h30 – Encerramento – roda de capoeira e dança
19h às 20h30 – Roda de Conversa com o ator e diretor Ricardo Guilherme sobre Teatro Radical
SERVIÇO:
O que: Comemoração do Dia Mundial do Teatro e do Dia do Circo
– O Corpo Artístico Africano – Oficinas de acrobacia, dança e capoeira
– Roda de Conversa com o ator e diretor teatral Ricardo Guilherme
Professores das oficinas: Ricardo Nascimento e alunos da Unilab
Quando: 27 de março de 2017
Horário:
– Oficinas – de 9h às 18h30
– Roda de Conversa – 19h às 20h30
Inscrições: Encerradas
Onde: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221. Centro)
Oficinas – Sala de dança
Roda de Conversa – Sala 04
Mais informações:
Ricardo Nascimento - Professor da Unilab
Fone: 9 9791.7592
Breno Moroni - Coordenador da Escola Pública de Circo
Fones: 3252.1444/3105.1410

No Grand Shopping amanhã
Amanhã (25), feriado estadual de Data Magna no Ceará, o Grand Shopping, em Messejana, terá horário de funcionamento normal, de 10 às 22 horas. Lojas e quiosques estarão abertos, assim como a praça de alimentação e área de lazer.
O complexo de cinema da rede Centerplex funcionará de acordo com o horário de suas sessões.
Sobre Grand Shopping - É o primeiro shopping center em Messejana, localizado na Avenida Frei Cirilo, 3840, principal corredor econômico da região. O empreendimento conta com importantes marcas no mix de lojas, como Renner, Lojas Americanas, Banco Itaú, Centerplex, O Boticário, Cacau Show, Zenir, Ban Ban Calçados, Pague Menos e IAP Cosméticos.
No Via Sul
O Via Sul Shopping recebe no próximo domingo (26) o 2º Encontro do Grupo Staffordshire Bull Terriers Fortaleza, a partir das 17 horas, no 4º piso do shopping. A raça de cão Staffordshire Bull Terriers é oriunda da Inglaterra e o encontro tem como principal objetivo reunir criadores e admiradores desta raça, além de torná-la mais conhecida em Fortaleza.
O público presente acompanha palestras sobre adestramento básico e comportamentos caninos, voltadas para qualquer raça de cão. A veterinária Carol Soares contribui com uma fala sobre calazar, com dicas de prevenção e cuidados com os animais.
Ainda na programação, os cachorrinhos presentes desfrutam de um espaço de recreação e os criadores participam de sorteios de brindes.
Serviço
Encontro do grupo Staffordshire Bull Terriers Fortaleza.
Dia 26 de março, a partir das 17 horas, no 4º Piso.
Acesso gratuito.
Informações: (85) 3048.1300 e www.shoppingviasul.com.br
Domingo na Cultura
O vereador Célio Studart (Solidariedade) participa no próximo domingo (26), das 15 às 17 horas, do lançamento do livro "República da Propina, de Marlon Reis.
Será na Livraria Cultura Fortaleza, onde Célio Studart falará sobre "A Trágica História dos Partidos Políticos no Brasil".
Gatos no North Shopping Fortaleza
O North Shopping Fortaleza recebe amanhã, mais uma edição do evento de adoção de gatos. Os interessados em adotar um bichinho podem conferir o evento, gratuito, das 16 às 20 horas, no Acesso C (próximo do Super Lagoa), no Piso 1.
A ação torna-se permanente e se realizada durante todo o ano sempre no último sábado de cada mês. São gatos adultos e filhotes que foram resgatados e retirados de situação de maus tratos e esperam por um novo lar. Todos os animais disponíveis para adoção estão saudáveis, vacinados e vermifugados, e os filhotes, com castração garantida abaixo do custo.
A ação é desenvolvida pelo grupo Protetores Independentes de Fortaleza, composto por pessoas físicas e que tem como principais ações o voluntariado junto a ONGs de proteção animal, o cuidado dos animais nos próprios locais de abandono, o fornecimento de Lar Temporário (LT) para animais de rua resgatados, que precisam de cuidados especiais, e a busca de parceria para a realização de eventos de adoção desses animais.
Para adotar é necessário ser maior de 18 anos, e apresentar RG, CPF e comprovante de residência. O adotante passa por uma entrevista, preenche um cadastro e assina um termo de compromisso.
Serviço
Adoção de gatos. Gratuito.
Dia 25/3 (sábado), das 16 às 20 horas.
Local: Acesso C (Próximo ao Super Lagoa), Piso 1
Academia Enem 2017
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Juventude, iniciou o período de inscrição online para o projeto Academia Enem 2017. Esta é quinta edição do programa, que já beneficiou cerca de 40 mil estudantes e têm vagas preferenciais para alunos do ensino médio da rede pública.
O objetivo do projeto é orientar e preparar os estudantes para o ingresso no ensino superior por intermédio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A plataforma ficará disponível para receber as inscrições até a segunda-feira (27) ou até o preenchimento das 8 mil vagas disponibilizadas, por meio do formulário eletrônico.
O curso é gratuito e basta que o jovem esteja cursando ou tenha concluído o ensino médio para realizar a matrícula. A primeira etapa da inscrição é online, na qual o candidato preencherá o formulário com informações relativas à escolaridade e práticas sociais.
A segunda etapa será a validação da matrícula, momento em que o candidato confirmará sua inscrição presencialmente, portando carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. A confirmação, baseada no número do CPF informado no formulário de inscrição, vai acontecer nas salas de matrícula da Rede Cuca Barra, Mondubim e Jangurussu, no período de 29 a 31 de março, de 9 às 17 horas. A validação também poderá ser realizada por terceiros, desde que apresentem a documentação.
O curso terá, em média, 30 encontros e simulado ao longo de 2017. Os alunos terão direito a uniforme do projeto, material didático, lanche e vale-transporte, para os dias de aula. Todo o material é gratuito.
Academia Enem
Em 2016, A Prefeitura de Fortaleza disponibilizou pela primeira vez o programa de estudo e vivência internacional Juventude Sem Fronteira, exclusivamente para alunos do Academia Enem, egressos da rede pública de ensino e com as melhores pontuação no Enem. Serão enviados os 100 melhores alunos para o Canadá ou Espanha, para uma experiência internacional.
Endereços Rede Cuca
Cuca Barra: Avenida Presidente Castello Branco, 6417 – Barra do Ceará;
Cuca Jangurussu: Avenida Castelo de Castro com Avenida Contorno Leste – Jangurussu;
Cuca Mondubim: Rua Santa Marlúcia, s/n – Mondubim.
Serviço
Inscrições Academia Enem 2017
Edital: http://bit.ly/2nI5Eup
Formulário de inscrição: http://bit.ly/2o8GX72

MiniBicicletar Fortaleza
Pedalar faz bem à saúde. A do adulto e da criança também. Por este motivo a Unimed Fortaleza entende que ampliar seu investimento no Sistema de Bicicletas Compartilhadas da cidade, e oportunizar o Mini Bicicletar, é uma ação de investimento na promoção da saúde dos fortalezenses. A Unimed Fortaleza anuncia de forma conjunta com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, com suporte técnico da Serttel, a chegada de 5 estações que proporcionarão ao público o acesso a versão infantil do Bicicletar.
"A criança ao pedalar está trabalhando sua coordenação motora, seu equilíbrio, sua capacidade de concentração e de movimento. Um ato simples porém relevante para o desenvolvimento infantil, além de ser uma deliciosa forma de exercício e diversão. Tudo isso significa prevenção quando falamos de saúde. É isso que mais nos motiva a investir neste projeto, promover a saúde para a população infantil e atrelá-la a atividade em família. Outro fator preponderante é podermos gerar esse benefício para o maior número de pessoas possíveis, assim como já acontece com o Bicicletar", informa o presidente da Unimed Fortaleza, o pediatra João Borges.
A partir de junho
Serão cinco estações, com 50 bikes, em lugares estratégicos da cidade. O Mini Bicicletar visa alcançar crianças de 3 a 10 anos e ofertará bicicletas com rodinhas e sem. Para utilizá-las um adulto deverá ser responsável pela retirada e devolução na estação escolhida. Todas as estações estarão posicionadas em locais públicos e aptos a utilização de forma recreativa pelas crianças da faixa etária indicada pelo sistema.
Importante
A Unimed Fortaleza entende que o Mini Bicicletar além de agregar os benefícios de saúde que a atividade naturalmente oferta as crianças, também é uma importante ferramenta para educar sobre sustentabilidade, locomoção e valorização da cidade.
"Outro benefício importante passa pela compreensão de que o MiniBicicletar exige a presença de um adulto monitorando a atividade infantil. Vale ressaltar que a presença dos pais em momentos como esses geram para a criança mais segurança e auxiliam no bom desenvolvimento cognitivo e emocional. Nossa intenção também é incentivar pais e mães a investirem tempo de qualidade e diversão em família, e pedalar, sem dúvida alguma, é sempre uma excelente opção", finaliza João Borges.
Estações - localização
- Pólo de Lazer da Sargento Hermínio
- Praça das Flores
- Praça Luiza Távora
- Beira Mar
- Lago Jacarey
Unimed Fortaleza
A Unimed Fortaleza atende 355.773 mil clientes, é a 6º maior singular do Sistema UnimedBrasil e o plano de saúde com a maior rede de hospitais, clínicas e Laboratórios credenciados do Ceará, com mais de 4 mil médicos cooperados. Sua rede própria é composta pelo Centro Pediátrico, 11 laboratórios, 5 CIAUs (Centro Integrado de Atendimento Unimed), além de sua Medicina Preventiva e do Hospital Regional Unimed(HRU), maior hospital do Sistema Unimed no Brasil.
Harley Davidson
Os amantes das famosas motos Harley Davidson têm um encontro marcado para amanhã, no RioMar Fortaleza.
Cerca de 150 motociclistas irão se reunir a partir das 16 horas, no estacionamento aberto da Lagoa do Papicu, para momento de lazer e descontração, ao som das bandas Luiz Veloso Band, às 16h30 e Old Stones, com a vocalista Shirley Cordeiro, às 18h30.
O espaço também contará com food trukcs e espaço infantil. A entrada é gratuita.
Sobre a Harley Davidson - Harley Davidson Motor Cycles é uma empresa norte-americana reconhecida mundialmente como uma marca emblemática de motocicletas. Suas motos são famosas por possuir grande porte e cilindradas.
Comida Di Buteco
A tradicional competição Comida Di Buteco, que vai acontecer entre os dias 14 de abril a 8 de maio, terá a Devassa como a cerveja oficial da edição. As cidades de Fortaleza, Manaus e Belém poderão harmonizar as cervejas da marca – Tropical Lager, Red Alee Dark Ale – com os petiscos oferecidos pelos botecos participantes do concurso.
A parceria não se deve ao acaso, todas as cervejas da marca são puro malte, combinando perfeitamente com o tema das receitas desse ano, cereais. Em 2017, chegando à sua 18ª edição, o Comida Di Buteco estará presente em 20 cidades, de todas as regiões do país.
“Ficamos muito felizes em participar dessa edição do Comida Di Buiteco. Sabemos da importância e dimensão cultural para a gastronomia e consumidores que esse concurso representa. Por isso, acreditamos que viemos para somar com nossa qualidade e líquido puro malte tropical feito especialmente para o paladar do brasileiro” afirma Jussara Calife, gerente de marketing de Devassa.
Para mais informações de locais, participantes e comidas acesse o site http://www.comidadibuteco.com.br/
Ocorrências pela Defesa Civil de Fortaleza
A Defesa Civil de Fortaleza registrou, até as 18 horas de ontem, 13 ocorrências.
A Regional 6 reuniu o maior número de chamados com, ao todo, cinco ocorrências (três alagamentos, um desabamento e um risco de desabamento).
PCdoB, 95 anos na CMFor
![]() |
Vereadora Eliana Gomes comandou sessão solene pelos 95 anos do PCdoB (foto André Lima) |
A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou ontem à noite sessão solene em homenagem aos 95 anos de Partido Comunista do Brasil (PCdoB). A homenagem foi proposta através do requerimento de autoria da vereadora Eliana Gomes (PCdoB), aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. Em nome do presidente da CMFor, Salmito Filho (PDT), Eliana Gomes presidiu a sessão. A mesa foi composta pelo secretário de Ciência e Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda; o secretário de Cultura de Fortaleza, Evaldo Lima; Luís Carlos Paes, presidente Estadual do PCdoB; Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), dirigente nacional do PCdoB; Valton Miranda Leitão, médico e psicanalista e o deputado estadual Carlos Felipe.
A vereadora Eliana Gomes disse ser um momento muito rico para o partido. “Daqui a dois dias o PCdoB comemora 95 anos de luta, quase um século. Mas muito mais numerosa foram nossas vitórias. Somando a coerência, atitude, radicalidade na luta pelo socialismo, o PCdoB é o partido mais antigo, mas se caracteriza por estar na vanguarda das lutas das causas populares. É o velho partido novo. Na Semana de Arte Moderna de 1922, diversas ações marcaram para sempre a história. Foi lá que começou jornada histórica de muitas lutas, quase resistência, na guerra mundial”.
Conforme a vereadora, a luta hoje o chama a coordenar luta contra a agressão imperialista em várias partes do mundo. “Devemos defender com firmeza os nossos ideais, como fizemos no passado. Na campanha ‘O Petróleo é Nosso’, nas lutas da União Nacional dos Estudantes, pela liberdade democracia, progresso da participação. Naquele período negro onde muitos camaradas tombaram ao lado dos que lutaram. Estivermos presentes nas Diretas Já, agora no “Fora Temer” e contra essa Reforma da Previdência deveremos continuar nas ruas”, revelou.
“O dia da inauguração do PCdoB é o dia da libertação dos escravos, é uma data de comemoração e de lembrança daqueles e daquelas que trazem na vida a luta pela liberdade. Movida pela seca em busca de dias melhores da capital, centenas de homens e mulheres tiveram contato com os ideais do PCdoB. Eu mesmo que vim de Canindé fui uma delas. As ruas e praças da cidade nos abrigam desde sempre. Estivemos em várias lutas. Na passeata contra ditadura, campanhas eleitorais, mobilizações contra o golpe.”
“Na Câmara exercemos o mandato de fazer orgulho ao trazermos as lutas do povo, a justiça social, o respeito. Trabalhamos com dignidade por Fortaleza. Nossas fronteiras vermelhas continuarão. Vamos honrar com nosso presente, o passado e o futuro através das dezenas de milhares de militantes pelo Brasil”. A parlamentar frisou que no dia 25 de março de 1922, nove revolucionários deram início a essa saga. “É por eles que dedicarei e dedico minha vida, com a frase que inspira gerações desde 1917, e que inspirou trabalhadores e trabalhadoras, do hino da Internacional – ‘Sejamos nós que conquistamos a terra-mãe livre e comum! Viva o Partido Comunista do Brasil”, concluiu.
Após a entrega da placa em comemoração aos 95 anos do PCdoB, pela vereadora Eliana Gomes, ao Presidente Estadual do PCdoB, Luís Carlos Paes, este se pronunciou agradecendo a homenagem: “Ao ouvir muito atentamente a fala da nossa vereadora, eu vi que ela percorreu de uma certa forma, todo o período de construção do nosso partido, desde 25 de março de 1922 até a presente data. Mas gostaria de acentuar algumas questões fundamentais”, observou
“O nosso partido tinha a sigla PCB, que vinha de um movimento muito forte, de uma nascente classe operária brasileira que tinha sua origem no movimento camponês. Muitos deles migraram para as grandes cidades, principalmente no Centro-Sul e havia um número muito grande de imigrantes, italianos e alemães, que trouxeram as ideias anarcossindicalistas. Mas teve um fato de grande influência – a revolução de outubro de 1917, na velha Rússia, que iniciou na primeira vez na história da sociedade, um novo regime social dirigido pelo proletariado. Que teve influência em todo o planeta, e aqui também”.
Paes destaca que o partido procurava combater a política retrógrada do “Café com Leite” que dominava o país, desde a criação da República em 1889. “Existia um movimento, e nosso partido surge nesse cenário, que tinha nas suas fileiras jovens intelectuais, mas que não tinham ainda uma compreensão maior do marxismo e nem muita clareza como se colocar nas lutas, e como achar o melhor caminho para iniciar o processo revolucionário no país”, avaliou.
Disse que nesses 95 anos, o partido busca assimilar mais conhecimento da doutrina marxista, através de Lênin e de outros intelectuais do País, que foram criando novas saídas para os problemas novos. Observa que o partido vai buscando assimilar esses conhecimentos e procurar entender melhor a realidade do nosso país. “O Partido tem esse viés de instrumento da luta do nosso povo, na defesa da democracia, da soberania nacional, do avanço e da luta dos trabalhadores em geral”, observou.
“Tivemos um momento muito especial, depois de 14 anos de avanço democrático e tentativa de avanço de um projeto neoliberal, que foi suspenso pela vitória de Lula, prevalece hoje um governo golpista que chegou ao poder por um consórcio jurídico-político midiático apoiado pelo grande capital nacional, que tirou do governo uma presidente honesta, que pode ter cometido erros, e que buscava dar continuidade a um projeto iniciado com Lula”.
Segundo ele, mesmo com todos os problemas, foram os governos do PT que deram uma nova feição ao Brasil, que passou a aparecer de forma altiva no mundo. O governo procurava se unir com seus irmãos da América Latina, procurando uma unidade para projetos de desenvolvimento. Vivemos hoje essa situação de retrocesso. Foi aprovado o projeto da terceirização que retira ganhos dos trabalhadores e agora vem a Reforma da Previdência que visa privatizar esse setor, inviabilizando o direito a aposentadoria para a maioria dos trabalhadores brasileiros”, concluiu.
Em seguida, falou o secretário de Cultura de Fortaleza, e vereador licenciado da Câmara, Evaldo Lima, que afirmou que o momento é de comemoração da memória afetiva da história brasileira.
“O partido que deu o sangue dos seus militantes pela liberdade brasileira. O que faz nosso partido vivo é a militância aguerrida e que tem uma característica que enxerga a realidade como perspectiva como um horizonte. O PCdoB embora não tenha se tornado o maior partido do país e do ocidente como dizia Ferreira Gullar, ao se contar a história do Brasil tem que se fazer referência ao pouco da luta do PCdoB. Longa vida ao PCdoB!”, pontuou.
O médico Valton Miranda se pronunciou destacando ser a homenagem da Câmara um momento importante que marca a presença do PCdoB no processo político cearense. “Dentro do contexto, examinando os acontecimentos dramáticos e trágicos que vive o Brasil não vi nenhum partido que tenha sido mais combativo que o PCdoB. Não é um momento apenas de obscurantismo, é uma tragédia. Não vivemos apenas um retrocesso, mas o avanço terrível das forças do capital, do lucro sobre o trabalho de maneira avassaladora. É impressionante ver a cada dia, esse avanço que esmaga as nossas forças debilitadas, frágeis e pouco articuladas, ” comentou.
“Não se pode esconder que quando a esquerda esteve à frente do país, com Lula, o funcionamento da esquerda e sua mobilização foi absolutamente enfraquecida, seja pelo capitalismo de coerção, ou pela convivência com o capital como se fôssemos parceiros políticos importantes e esquecemos que o sistema do mercado e do capital é nosso inimigo. Esse foi um dos nossos maiores erros e devemos fazer nossa crítica e autocritica. O PCdoB é um partido extraordinário, mas tem que se aliar com a esquerda. Não pode deixar de denunciar as patifarias que estão fazendo com nosso povo. E no final quero mandar um recado para nossos inimigos políticos: coxinhas, sacanas, vocês vão nos ver pela frente. Fora Temer”.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda frisou que há uma realidade que impõe a existência dos comunistas, o trabalho de transformar a sociedade, que avançou milenarmente. “Mas um agrupamento partidário ascendeu contra a exploração do trabalho. Já tivemos muitas tragédias sociais no mundo, duas grandes guerras, o fascismo, nazismo, a chegada dos europeus na América, que dizimou os povos que tinham aqui. Num pequeno espaço de tempo você assume o Governo e faz uma transformação, como ocorreu com Lula. Nosso partido podia ter lançado um candidato em 1989, mas decidimos apoiar Lula. A luta continuou até a conquista do Governo em 2002, que criou uma luta feroz, porque um operário assumiu a presidência do Brasil, e isso para os milionários era uma afronta do povo. Mas funcionou! ”
“Mas a elite comanda a mídia e a batalha que travamos recentemente, mostra que temos grandes possibilidades, que podem se materializar num espaço curto de tempo com diálogo das forças que podem fazer esse movimento, que são as de esquerda, mesmo com seus defeitos e divisões. Descobrimos o Pré-sal, Lula bancou para a Saúde e ganhamos. É uma riqueza. O Brasil contratou uma empresa brasileira para desenvolver um submarino nuclear para reforçar as forças armadas. O que essa operação que está em curso fez? prendeu o almirante Otto que era o homem do projeto do submarino, um dos mais respeitados do mundo. Outra operação desse povo que nunca investigou nada nos governos passados, quer prender o ex-presidente Lula para ele não ser candidato. A questão central não é de moral, é de poder, é de comando, que enriquece meia dúzia de capitalistas, que não se preocupam com seu próprio país. O que vimos foi um golpe de estado no Congresso Nacional, com apoio do Judiciário Nacional. Estamos sendo chamados a lutar e denunciar essa situação. O nosso partido está trabalhando para dar essa contribuição ao conjunto das forças populares, o projeto de desenvolvimento nacional, se acertamos o passo aqui, podemos reunir uma força política capaz de derrotá-los novamente pelo voto!” concluiu o comunista.
História
Fundado em 1922, o Partido Comunista do Brasil é o partido mais antigo do país. Viveu 60 anos na clandestinidade. Em 1962, rechaçou o oportunismo de direita, reorganizou-se, adotando a sigla PCdoB, e realçou sua marca revolucionária. Muito perseguido pelo regime militar, dirigiu a Guerrilha do Araguaia em 72-75. Ao fim da ditadura, alcançou a legalidade. Vive hoje uma das suas fases mais ricas.
O PCdoB guia-se pela teoria científica de Marx, Engels e Lênin, e desenvolvida por outros revolucionários. Procura aplicá-la criativamente à realidade do Brasil e desenvolvê-la sem cessar.
O princípio básico da organização do PCdoB é o centralismo democrático, que estimula a expressão das pessoas de forma livre e responsável para a construção das orientações partidárias sob um único centro dirigente e no qual as decisões tomadas são válidas para todos, subordinando o interesse individual ou da minoria ao do coletivo, ou da maioria. Assim, o Partido age como um todo uno, onde a unidade de ação é sua força.
Assessoria de Imprensa
Marcelo Raulino
Câmara Municipal de Fortaleza – CMFor
No Parangaba
O fim de semana será bem animado no Shopping Parangaba, que preparou várias atividades gratuitas para seus clientes. As atrações começam amanhã (25), a partir das 10h30, com um aulão de ritmos, ministrado pelos professores da Greenlife Academia. A atividade faz parte do projeto “Parangaba e Saúde”, que visa à qualidade de vida dos clientes. A aula acontece na loja do Parangaba é Show, piso L2, em frente à Ban Ban Calçados.
Também no sábado, das 16h às 20h, o shopping oferecerá, em parceria com a Cia Mix da Alegria, atividades infantis. As crianças vão se divertir com pintura no rosto, brincadeiras, oficina de arte para aprender a confeccionar ponteira de lápis com temática circense; além do teatro de bonecos com a peça: “O Circo do Palhaço Batatinha”. Após a apresentação, malabaristas farão performance de encantar a criançada.
No domingo (26), a partir das 17h, tem espetáculo teatral no Shopping Parangaba, com o clássico “A Bela e a Fera”. As atrações infantis são gratuitas e acontecem na loja do Parangaba é Show, piso L2.
Confira outras opções de lazer:
Club dos Patins
A pista de patinação “Club dos Patins” está localizada no piso L2. A pista tem capacidade para receber até 50 patinadores, com idades entre 5 e 60 anos. As crianças de 5 a 7 anos deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. Os ingressos para uso da pista custam R$ 10,00 por 30 minutos. Já aqueles que desejarem locar um patins e utilizar a pista pagam R$ 20,00 também por 30 minutos. A atração funciona de segunda a sábado, das 10h às 21h30 e aos domingos e feriados das 14h às 20h30.
Labirinto Muito Louco da Turma da Mônica
Dentro de um grande e enigmático labirinto de espelho, poderão ser encontradas diversas pegadinhas. O espaço tem capacidade para receber até 20 participantes por vez, e é monitorado por câmeras e transmitido para quem está do lado de fora. A atração fica localizada no piso L1, com valor de R$15,00 por pessoa e combo de R$ 25,00 para três pessoas. Crianças de até um metro não pagam, mas devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
Exposição “Gigantes da Era do Gelo”
Os clientes e visitantes do empreendimento terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Pré-História, com réplicas de animais da Era Glacial em tamanho real, extintos há mais de 12 mil anos. Ao total, são 11 criaturas de até 4 metros de altura. A visitação é gratuita e segue até o dia 30 de abril, das 10h às 22h (segunda a sábado), e das 11h às 20h30 no domingo.
Hoverboard
O brinquedo futurístico é uma espécie de skate elétrico, a pista de está localizada no piso L2, em frente à Ban Ban Calçados e tem capacidade para receber 15 pessoas, e conta ainda com um circuito plano com alguns obstáculos, além de monitores e instrutores. A atração funciona de segunda a sábado, das 10 às 22h; e domingo das 14 às 20h. O valor é de R$ 20,00 para vinte minutos, e R$ 30,00 para trinta minutos.
Clubinho do Mar
O Clubinho do Mar é um espaço de recreação totalmente dedicado aos pequenos com segurança, conforto e muita diversão. A espaço fica localizado no piso L2, ao lado da loja Riachuelo, e segue o horário de funcionamento do shopping. O espaço conta com: cama elástica, piscina de bolinha, pula-pula, vídeo game, fantasias de princesas, cineminha, área baby, bomboniere, entre outras opções. O valor é de R$ 36,00 por uma hora de permanência e R$ 18,00 o tempo mínimo de 30 minutos
Cidades
A Secretaria das Cidades e os municípios de Sobral, Coreaú, Forquilha e Aracati, disponibilizam, a partir de hoje até 17 de abril, os “Relatórios de Levantamento de Informações” dos referidos municípios para consulta pública. A partir das consultas, a população pode contribuir enviando críticas e sugestões aos documentos, que serão parte integrante dos Planos de Mobilidade Urbana dos municípios.
A ação é coordenada pelo Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais - Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú, executado pela Secretaria das Cidades, através de contrato de empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e atende a Lei Federal nº 12.587/2012, que Institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.
O levantamento de informações corresponde a primeira etapa de elaboração dos Planos de Mobilidade Urbana. Para participar, os interessados podem contribuir através do e-mail planmob.idom@gmail.com . Os relatórios podem ser acessado no site da Secretaria das Cidades através do link: https://goo.gl/Ouo2JZ
Planos de Mobilidade Urbana
A SCidades está investindo R$1.558.781,01 na elaboração dos planos dos municípios de Sobral, Coreaú, Forquilha e Aracati, e é responsável por fazer a gestão técnica e financeira de todo o processo, além de acompanhar os estudos, análises e trabalhos de campo. Já os municípios envolvidos tem a função de acompanhar os trabalhos de campo, disponibilizar dados e informações, mobilizar seu corpo técnico, apoiar a realização de audiências públicas e validar os produtos para posteriormente submeter ao legislativo o projeto de lei, instituindo o plano de mobilidade urbana do município.
Fala Ferruccio
- Realizamos hoje mais uma visita compulsória (entrada forçada no imóvel). Este imóvel… https://www.instagram.com/p/BSBcgbdjlom/0 resposta0 retweet1 curtiu
Carne Fraca em Fortaleza II
Na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), o vereador Plácido Filho (PSDB) apresentou requerimento pedindo envio de ofício à Secretaria Municipal de Saúde para prestar informações sobre como está sendo feita a fiscalização dos produtos alimentícios derivados de carne e ave, devido a Operação Carne Fraca.
Carne Fraca em Fortaleza-I
Diante da Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal para investigar adulteração e venda de carne estragada, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da Secretaria-Executiva do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON), entregou ao presidente da Associação Cearense de Supermercados (ACESU), Gerardo Vieira Albuquerque, em reunião realizada na sede da entidade, Recomendação em que estabelece medidas a serem tomadas por supermercados associados e demais empresas que comercializam carnes e derivados. O objetivo é garantir a saúde e segurança de consumidores.
No procedimento, é recomendada a realização de análises microbiológica, para verificar se há contaminação destes produtos por micro-organismos, como a salmonela; de rotulagem; de composição do produto; e de microscopia, para detectar corpos estranhos no alimento, além de outros exames sensoriais, que verifiquem cor, textura e odor. É recomendado ainda que sejam verificadas as condições de salubridade para o consumo de carnes e derivados coletados por amostragem, além das condições de armazenamento, exposição, temperatura, higiene e integridade das embalagens.
De acordo com a secretária-executiva do DECON, promotora de Justiça Ann Celly Sampaio Cavalcante, a venda de produto impróprio para consumo é expressamente vedada pelo Código de Defesa do Consumidor e o proprietário ou responsável por estabelecimento que comercializa carne também é responsável por oferecer condições adequadas para os consumidores e demais frequentadores.
“O fornecedor de produtos de consumo duráveis ou não duráveis responde solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam. A comercialização de produto impróprio para consumo pode resultar na aplicação das sanções administrativas como as a suspensão de fornecimento de produtos e serviços, suspensão temporária da atividade ou, até mesmo, a interdição do estabelecimento, com imposição de multas e dano moral coletivo. Além disso, a venda, ou mesmo a exposição à venda, de mercadorias em condições impróprias ao consumo pode configurar crime contra as relações de consumo cuja pena pode chegar a cinco anos de detenção”, informa Ann Celly.
Ela lembra que o DECON rotineiramente realiza inspeções em supermercados e frigoríficos para garantir os direitos básicos dos consumidores à saúde e segurança, mas que, com a deflagração da Operação Carne Fraca, o órgão avaliou que seria oportuno expedir a Recomendação no intuito de reforçar a importância dos estabelecimentos ficarem atentos à qualidade de carnes e derivados comercializados.
“Com o escândalo que trata do esquema de pagamento de propinas a fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura para que determinados frigoríficos pudessem acelerar a liberação de mercadorias ou vender produtos adulterados com produtos químicos e carnes vencidas, avaliamos que seria importante ressaltar aos comerciantes a adoção de medidas que previnam possíveis lesões aos cidadãos. O consumidor, via de regra, é hipossuficiente, ou seja, é a parte mais fraca na relação com fornecedores de produtos e serviços. Esta realidade acentua a sua vulnerabilidade no mercado de consumo e por isso o DECON atua também preventivamente, para evitar a ocorrência de danos”, explica.
O DECON estabeleceu na Recomendação que prazos de 20 dias corridos para a ACESU apresentar lista dos supermercados associados e de 30 dias corridos para as empresas que vendem carnes e derivados apresentarem, no setor de protocolo do órgão, as análises descritas no documento.
Nele, é pontuado que a Recomendação não inibe a realização vistoria sanitária pelos fiscais do DECON nos estabelecimentos associados e não associados, para aferir se há carnes e derivados impróprios para consumo expostos à venda, bem assim se a forma de armazenamento e higienização de produtos encontram-se de acordo com as normas.
O não cumprimento do que é determinado na Recomendação poderá motivar, se constatada irregularidade à legislação consumerista, ajuizamento de Ação Civil Pública, além de outras medidas judicias cabíveis contra os fornecedores renitentes para interdição do estabelecimento, além da responsabilização penal com prisão em flagrante.
Agora na CMFor
Numa proposta do vereador Iraguassu Teixeira Filho (PDT) acontece agora de manhã, na Câmara Municipal de Fortaleza, sessão solene em homenagem ao Dia Municipal do Maracatu.
Assinar:
Postagens (Atom)
Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos
Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...
.jpg)
-
CONVENÇÃO MUNICIPAL DA FEDERAÇÃO PSOL/REDE FORTALEZA. O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, e a Rede Sustentabilidade, que compõem a Fede...
-
Com o compromisso de buscar a inovação de políticas públicas que garantam soluções e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara ...
-
Com o lema "Amar e cuidar de Caucaia", o pré-candidato a prefeito do município pelo partido dos trabalhadores, Waldemir Catanho, r...