quarta-feira, janeiro 24

Bloco dos Sujos de Sobral com Daniela Mercury


Pela quarta rodada do Cearensão 2018

O Cearensão 2018 apresenta hoje às 20h15 duas partidas. O Horizonte recebe o Tiradentes, no Domingão; e o Guarani enfrenta o Maranguape, no Romeirão. Já às 21h30, no Presidente Vargas, tem Floresta x Ceará.
A quarta rodada começou hoje à tarde, no PV com Ferroviário 1x4 Uniclinic e termina amanhã às 20 horas, na Arena Castelão, com Fortaleza x Iguatu.

Concentração Skol sábado no Aterro da Praia de Iracema

O Concentração Skol volta no sábado (27), a partir da uma da tarde, no Aterro da Praia de Iracema (foto Aurélio Alves-LK Comunicação)  


Após sucesso em sua primeira edição, o Concentração Skol realiza mais um evento no início da tarde do próximo sábado (27), no Aterrinho da Praia de Iracema. A animação fica por conta da banda Balanço Social e a galera pode começar a chegar a partir da uma da tarde.
Além da atração principal, os Blocos Unidos da Cachorra e o Bloco Sandiijunio, banda tradicional do carnaval de Fortaleza que toca exclusivamente neste período, farão participação especial no Concentração. O “esquenta” no Aterrinho da Praia de Iracema será um verdadeiro pólo carnavalesco montado pela cervejaria Skol.
Sempre se reinventando, a Skol traz o Concentração para reunir a galera, afinal “Tá Redondo. Tá Junto”. “A proposta é abraçar o carnaval de Fortaleza e promover um encontro democrático e sem preconceitos”, destaca o gerente regional de Marketing da Skol, Felipe Bratfisch.
No evento, além dos shows da banda e do dj, o stand de customização é uma atração a parte. Com glitter, chapéu e adesivo o folião pode entrar no clima da festa carnavalesca já no “esquenta” e sair de lá pronto para curtir.

Uniclinic goleia Ferroviário pelo Cearensão 2018

O Ferroviário foi goleado por 4 a 1, pelo Uniclinic hoje à tarde, no estádio Presidente Vargas. Assim o Ferrão perdeu a invencibilidade e a liderança no Cearensão 2018.

O Uniclinic goleou com Marcelo Nicácio, aos cinco e Zé Aquiraz, aos 21 minutos do primeiro; e Marcelo Nicácio, aos oito e Ronda, aos 28 minutos do segundo tempo; descontando Luís Soares, aos 13 minutos do primeiro tempo.
O Uniclinic soma os três primeiros pontos no Cearensão 2018 em duas partidas. Tinha perdido na estreia para o Fortaleza por 4 a 0.
O treinador Luan Carlos usou os seguintes jogadores para vitória de hoje: Artur; Yury (Berg), Tiago Garça, Anderson Sobral e Zé Aquiraz; Daniel, Fábio Leite, Marllon e Ronda; Dan (Guilherme) e Marcelo Nicácio (Matheus Guerreiro).
O Ferroviário perdeu com Bruno Colaço; Everaldo (Andrei), Erandir, Juliano Gimenes (Valdeci) e Erick Daltro; Liniker, Diego Silva, Jean e Janeudo; Léo Paraíba (Roney) e Luís Soares - Treinador Carlos Rabello.
A renda foi R$ 6.759,00 para 381 pagantes e 50 não pagantes.
O Ferrão tem sete pontos em quatro jogos. No próximo sábado (27), à oito da noite, na Arena Castelão, enfrenta o Ceará.

Presidente do PT diz que Lula será candidato 2018




Eis a nota da presidente nacional do PT, senadora Gleisi  Hoffmann (PR), lançada agora há pouco, dizendo que mesmo condenado por unanimidade (três a zero), em segunda instância, hoje pela turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será candidato nas eleições 2018:

"
O dia 24 de janeiro de 2018 marca o início de mais uma jornada do povo brasileiro em defesa da Democracia e do direito inalienável de votar em Lula para presidente da República.
O resultado do julgamento do recurso da defesa de Lula, no TRF-4, com votos claramente combinados dos três desembargadores, configura uma farsa judicial. Confirma-se o engajamento político-partidário de setores do sistema judicial, orquestrado pela Rede Globo, com o objetivo de tirar Lula do processo eleitoral.
São os mesmos setores que promoveram o golpe do impeachment em 2016, e desde então veem dilapidando o patrimônio nacional, entregando nossas riquezas e abrindo mão da soberania nacional, retirando direitos dos trabalhadores e destruindo os programas sociais que beneficiam o povo.
O plano dos golpistas esbarra na força política de Lula, que brota da alma do povo. Esbarra na consciência democrática da grande maioria da sociedade, que não aceita uma condenação sem crime e sem provas, não aceita a manipulação da Justiça com fins de perseguição política.
Não vamos aceitar passivamente que a democracia e a vontade da maioria sejam mais uma vez desrespeitadas.
Vamos lutar em defesa da democracia em todas as instâncias, na Justiça e principalmente nas ruas.
Vamos confirmar a candidatura de Lula na convenção partidária e registrá-la em 15 de agosto, seguindo rigorosamente o que assegura a Legislação eleitoral.
Se pensam que história termina com a decisão de hoje, estão muito enganados, porque não nos rendemos diante da injustiça.
Os partidos de esquerda, os movimentos sociais, os democratas do Brasil, estamos mais unidos do que nunca, fortalecidos pelas jornadas de luta que mobilizaram multidões nos últimos meses.
Hoje é o começo da grande caminhada que, pela vontade do povo, vai levar o companheiro Lula novamente à Presidência da República.
São Paulo, 24 de janeiro de 2018
Gleise Hoffmann presidenta Nacional do PT."

Lançamento da Universidade de Gestão do Transporte na sexta


TRF-4 aumenta condenação de Lula que está inelegível para 2018

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, em Porto Alegre, julgou hoje o recurso do presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva e o condenou a 12 anos , um mês e 280 dias multa.
Os votos dos três desembargadores (João Pedro Gebran Neto-relator, Leandro Paulsen-revisor e Victor Laus-decano) foram unânimes pelo aumento da pena imposta pelo juiz Sérgio Moro, de nove anos e seis meses.
Lula tinha apelado da sentença de Moro, na Justiça Federal, em Curitiba (PR), no caso do triplex do Guarujá (SP).
Com isso Lula se torna inelegível e não pode se candidatar nas eleições 2018.

Bloquinho da imprensa na sexta


Em clima carnavalesco, o espaço gastronômico Imprensa Food Square realiza, na próxima sexta-feira (26), a partir das 17 horas, mais uma edição do Bloquinho do Imprensa. O Pré-Carnaval gratuito, vai trazer os principais sucessos de axé da Bahia. 
Animando o bloco estará a banda Prabalá. O músico Xexéu faz participação especial no show e promete relembrar os sucessos da banda Timbalada. Para os foliões que chegarem cedo, a partir das 17 horas, 100 chopps serão distribuídos gratuitamente. Além disso, não vai faltar diversidade gastronômica, já que o espaço dispõe de 14 food trucks, um bistrô e um quiosque no formato boteco. 
Carnaval com a Galinha Pintadinha para as crianças - As crianças também poderão curtir o clima carnavalesco. A turma da Galinha Pintadinha irá animar os pequenos, no próximo sábado (27), a partir das 18 horas, com um musical super divertido. A entrada é gratuita. 
Serviço
Bloquinho do Imprensa Food Square
Local: Avenida Desembargador Moreira, 2355 - Dionísio Torres.
Dia 26 de janeiro, a partir das 17 horas.
Dia 27 de janeiro, a partir das 18 horas - Kids
Entrada grátis.
Não é cobrado couvert artístico.

Julgamento de Lula concentra na véspera mais de 533 mil menções no Twitter, aponta análise da FGV DAPP

O julgamento do ex-presidente Lula mobilizou 307,6 mil menções no Twitter, no Brasil, ao longo de ontem (23), de acordo com levantamento da FGV/DAPP. Na segunda (22), foram registradas 225,6 mil postagens sobre o tema. Ao longo da última semana, houve pouca oscilação no volume de menções ao tema, com o mínimo de 97,4 mil postagens no Twitter (16/01) e um máximo de 117,9 mil menções (19/01). A partir da última segunda-feira (22), no entanto, o debate passou a crescer de forma regular.
As discussões contemplam o julgamento, os protestos de apoio e contra Lula, as articulações do PT e da oposição sobre o assunto, o processo julgado por Sérgio Moro, o apartamento no Guarujá, a delação da OAS, assim como as repercussões políticas e eleitorais do resultado de hoje.
Evolução das menções ao julgamento de Lula (16 a 23/01)


O nome do ex-presidente Lula foi citado em 80% das menções entre 0h e 15h desta terça-feira. Outros atores mencionados são a ex-presidente Dilma Rousseff (8,5 mil menções), o juiz Sérgio Moro (6,4 mil menções) e a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (2,9 mil menções). O deputado-federal Jair Bolsonaro, mesmo sendo o principal adversário de Lula para as eleições de outubro, aparece pouco no debate: 1,4 mil postagens.
O julgamento, em específico, é abordado em 50,6 mil postagens (40%), principalmente a partir de perfis contrários a Lula e que iniciaram forte engajamento da hashtag #condenatrf4. As discussões sobre o tríplex atribuído ao ex-presidente são destacadas em 8% das menções ao julgamento, e a possível prisão de Lula citada por 5% das publicações entre 0h e 15h desta terça-feira.
A mobilização de militantes pró-Lula e contra o ex-presidente são citadas em apenas 4,4 mil postagens entre 0h e 15h desta terça-feira, com conteúdo sobretudo jornalístico (o acompanhamento da imprensa sobre a preparação de Porto Alegre para o julgamento) e de engajamento partidário por lideranças do PT, como Gleisi Hoffmann e a deputada petista Maria do Rosário, do Rio Grande do Sul.
— Os dados mostram questões muito interessantes e chamam a atenção sobre como o nome de Lula segue sendo um divisor de águas no país — avalia o diretor da FGV/DAPP, Marco Aurelio Ruediger. — O levantamento mostra como o engajamento das pessoas com a eleição está acontecendo não só nas ruas, mas nas redes também.
Batalha de hashtags - Ao longo da última semana, muitas hashtags de apoio e contra Lula foram usadas por diferentes grupos no Twitter, mas duas passaram a concentrar nesta semana boa parte do engajamento opinativo sobre o evento: #condenatrf4, identificada em 30 mil postagens; e #EleiçãoSemLulaÉFraude, usada, em contiguidade com as suas variações (de acento, maiúsculas e ortografia), em 25 mil tuítes entre 0h e 15h desta terça-feira.
Em termos absolutos, os estados de São Paulo (26%), Rio de Janeiro (15%) e Rio Grande Sul (10%) concentram a maior parte das menções sobre o julgamento de Lula, mas os estados do Nordeste são os que, proporcionalmente, mais falam sobre o tema: no Sergipe, 12,3% de todas as menções geolocalizadas no Twitter são sobre o julgamento de Lula, enquanto na Paraíba a proporção é de 10%, na Bahia, de 8%, e no Piauí, no Amapá e no Ceará é de 7,7% cada, assim como no Distrito Federal.

Floresta x Ceará vale hoje pelo Cearensão e Taça dos Campeões

Floresta x Ceará, hoje, às nove e meia da noite, no estádio Presidente Vargas (PV), é válido pela quarta rodada do Cearensão 2018 e pela Taça dos Campeões 2018.
A Taça dos Campeões 2018 é disputada pelo campeão do Cearensão 2017 (Ceará) e pelo campeão da Taça Fares Lopes 2017 (Floresta).
Para esta partida foi escalado o quarteto de arbitragem formado por Glauco Feitosa (árbitro central), Jailson Albano (assistente um), Marco Aurélio (assistente dois) e Leandro Martins (quarto árbitro).
Caso o jogo termine empatado no tempo normal de 90 minutos, o título da Taça dos Campeões será disputado nas cobranças de pênaltis, valendo o empate para o Cearensão 2018.
O homenageado 2018 da Taça dos Campeões é Dimas Filgueiras que tem seu nome gravado no troféu.

Julgamento de Lula: dois votos pelo aumento da condenação

Desembargador Leandro Paulsen é o presidente da 8ª Turma do TRF4 e votou pela condenação de Lula (foto Sylvio Sirangelo/TRF4)

O revisor do processo que julga o recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desembargador Leandro Paulsen, também votou pela condenação de Lula e pelo aumento da pena para 12 anos e um mês de prisão. Ele acompanhou na íntegra o voto do relator, desembargador João Pedro Gebran Neto. Com esse voto, já são dois votos pela condenação de Lula.
No voto, Paulsen disse: “Esta turma está sendo, assim como foi o juiz de primeira instância, muito cuidadosa. Setenta e um foram os crimes imputados ao ex-presidente. E o juiz de primeira instância acolheu apenas dois crimes. E é isso que este tribunal também está fazendo. Para isso, temos provas material, não apenas depoimentos. Adiro ao voto do relator”.
Assim como o relator, o revisor também negou o recurso do Ministério Público Federal, que pedia a condenação de Lula por três atos, e manteve a condenação por apenas um crime de corrupção e um crime de lavagem de dinheiro.
Na avaliação do revisor, não restam dúvidas de que o ex-presidente é culpado. “Em relação a Lula, há elementos de sobra de que ele concorreu para os crimes de modo livre e para perpetuá-los. Não se trata da superioridade como presidente, mas do uso que fez desse poder”.
Segundo Paulsen, ficou provado que Lula era o verdadeiro dono do triplex, no Guarujá, em São Paulo. “Há de se perguntar como alguém que não seja titular de um imóvel determina que se mude a posição de uma escada, da piscina e do elevador. Há de se perguntar como, no apartamento de outrem, alguém aprove um projeto de reforma de uma cozinha.”
Ele destacou a gravidade de um crime cometido por um ex-presidente da República. “Se espera de que quem assuma tal cargo [presidente] seja exemplo, tenha a postura correta. O cometimento de crimes por um presidente da República além de constituir violação da ordem jurídica torna vil o exercício da autoridade”, enfatizou. Paulsen também reafirmou o que o juiz federal Sérgio Moro escreveu na sentença: “Não importa o quão alto você esteja, a lei ainda está acima de você.”
O revisor negou o recurso do Ministério Público Federal e absolveu Lula, Léo Pinheiro (dono da construtora OAS) e o ex-presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, da acusação de lavagem de dinheiro quanto ao armazenamento do acervo presidencial.
Por outro lado, Leandro Paulsen negou o pedido da defesa de que fossem suprimidos ou censurados termos da sentença, considerados injuriosos pelos advogados de Lula. “Não merece acolhido que sejam riscados termos da sentença que foram tidos como ofensivos de acordo com o advogado. Nada há de injurioso em relação à sentença. Não deixou de tratar os advogados com polidez e respeito. O magistrado não usou expressão injuriosa. Não há o que censurar ou suprimir.”
Danyele Soares - Enviada Especial a Porto Alegre
Edição: Carolina Pimentel
Agência Brasil.

Lenita apresenta coleção Resort 2018

A grife Lenita começa mais um ano apresentando uma coleção desejo com o principal mix de tendências nacionais e internacionais.
A coleção Resort 2018 foi pensada para viver esses dias de verão, de férias, de viagens, de explorar o mundo, de ir a qualquer lugar, de ter muitos encontros e momentos usando Lenita. As peças foram lançadas na última quinta-feira (18) e já podem ser encontradas em todas as lojas da marca.
“O diferencial desse lançamento é que apostamos em estampas exclusivas, desenvolvidas pensando na nossa mulher Lenita”, afirma Maria Lúcia, diretora da marca. Tecidos leves, formas com fluidez e modelagens soltas fazem parte das principais tendências. Sem esquecer a proposta moderna, a Lenita também aposta em detalhes como decotes, babados e fendas.
Outra novidade é a aposta em uma ampla cartela de cores: os tons vão desde os nudes e rosados, até propostas com tonalidades mais fortes, como o azul. As novidades seguem chegando às lojas, vale conferir e apostar em um visual fresh e estiloso para o carnaval!
LENITA
Rua Julio Siqueira, 317 - (85) 3272.5593.
Rua Leonardo Mota, 705 - (85) 3224.6696.
Shopping Iguatemi - Avenida Washington Soares, 87 - loja 317 -  (85)3044.4486
Shopping RioMar - Avenida Desembargador Lauro Nogueira - Loja 341 -  (85)3034.2228
Vendas por internet para fora de Fortaleza: (85) 99172.0157

500 acompanham julgamento de Lula na Praça Murilo Borges

Cerca de 500 pessoas acompanham, desde a manhã de hoje o demorado julgamento de Luiz Inácio Lula da Silva, que ocorre em Porto Alegre (RS), na Praça Murilo Borges, em frente ao Fórum Presidente Castelo Branco, da Justiça Federal, no Centro de Fortaleza. A Polícia está postada na Rua Pedro I a dez metros da manifestação

Hoje no Centro Cultural Belchior

McDonald’s gera 14 mil vagas para jovens em 2017

Apesar de o país ter enfrentado um ano especialmente difícil no que se refere à geração de emprego, o McDonald's Brasil encerra 2017 como um contraponto positivo neste cenário: foram geradas 14 mil vagas para jovens em busca do primeiro emprego. Dessas, 6,8 mil referem-se a novos postos de trabalho, o que representa quase 20 contratações por dia de pessoas entre 16 e 25 anos – a faixa etária que mais sofre com o desemprego do país. Para 2018, a expectativa é de geração de 15 mil vagas, chegando a 65 mil até 2020.
O resultado da empresa em 2017 e a expectativa para os próximos anos ganham contornos ainda mais relevantes se comparados aos últimos dados de emprego divulgados no final do ano passado. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população desocupada do país é de 12,6 milhões de pessoas. Desse total, cerca de 30% são jovens – a maior taxa dos últimos 27 anos e o dobro da média internacional, de acordo com informações da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Reconhecidamente uma das maiores empregadoras de jovens do Brasil e na América Latina, a Arcos Dourados – a maior franquia independente do McDonald’s no mundo e responsável pela gestão da marca em 20 países latino-americanos – abraçou a causa do emprego juvenil e, no final do ano passado, lançou a campanha “Acreditamos nos Jovens”, que reforça o compromisso da companhia em abrir as portas para quem busca o primeiro emprego formal.
Nas redes sociais da marca, o vídeo da campanha chegou a 5 milhões de visualizações em menos de duas semanas. Os comentários postados mostram que o elo entre os jovens e a empresa está cada vez mais forte e muitos deles demonstram, inclusive, ter pretensão em trabalhar no McDonald’s.
“O McDonald’s está e sempre estará de portas abertas para o jovem. Esteja ele em busca de seu primeiro emprego ou não. Tenha ele experiência no setor ou não. Estamos dispostos a investir para desenvolvê-los e prepará-los para ocupar novas posições em nossa companhia ou para sair em busca de outras oportunidades no mercado de trabalho”, explica o diretor de Comunicação Corporativa do McDonald’s, David Grinberg.
Os números da companhia demonstram que poucas empresas poderiam levantar a bandeira do emprego juvenil com tanta legitimidade: nos mais de 900 restaurantes da marca no Brasil, 90% dos funcionários, o equivalente a 22 mil pessoas, têm entre 16 e 25 anos. Metade deles está em sua primeira experiência profissional.
Amanda Costa Xavier, de 28 anos tem nove anos de empresa - Amanda (foto Divulgação) começou a trabalhar em 2008 como funcionária do McDonald’s. Com nove meses de empresa, ela recebeu sua 1° promoção e virou assistente administrativa. Ela ressalta que foi uma das melhores experiências profissionais que teve, função que abriu seus horizontes e lhe impulsionou a fazer a faculdade de Recursos Humanos.
Depois de um ano na função administrativa, foi promovida a Coordenador Administrativo ( cargo que não existe mais ), após três meses nessa função, ela passou para gerente de plantão, cargo no qual passou dois anos e três meses e demonstrou um grande amadurecimento profissional.
Quando completou cinco anos de empresa, Amanda foi promovida para gerente de assistente e logo em seguida promovida para gerente de loja. Hoje, com nove anos de empresa, ela diz: “Não consigo expressar com outras palavras, além de gratidão e realização por todo investimento que a empresa fez em mim e toda confiança que me foi depositada. Lidero 37 jovens, sou formada e imensamente feliz por tudo que conquistei e todas as oportunidades que tive aqui na empresa.”
Confiança no jovem - Segundo dados da pesquisa ‘Acreditamos nos Jovens’, feita pela Arcos Dorados, ao identificar as principais barreiras que encontram na hora de procurar emprego, 77% dos jovens apontam para a falta de uma experiência anterior como a principal dificuldade para conseguir trabalho formal. Falta de oportunidade (69%), falta de confiança na sua geração (68%) e dificuldade de transição do ensino médio para o mercado (58%) são as demais causas listadas pelos entrevistados.
Como parte do plano de carreira e também para incentivar o empreendedorismo entre seus colaboradores, o McDonald’s criou o programa Aperte o Play!, uma plataforma que disponibiliza cursos para seus colaboradores nas áreas de tecnologia, finanças e gastronomia, entre outros. 
“Queremos incentivar que os nossos funcionários tenham autonomia para escolher qual caminho trilhar. Para nós, o que importa é que enquanto estiverem na empresa, eles tenham a melhor experiência possível. Se saírem, que tenham em sua memória afetiva a companhia que acreditou neles”, afirma Marcelo Nóbrega, diretor de Recursos Humanos da Arcos Dourados. 
A primeira iniciativa do programa foi o curso ‘Talentos do Futuro em Tecnologia’, uma parceria que envolveu a Fundação JP Morgan e o Instituto de Oportunidade Social (IOS). A primeira turma, de 102 funcionários, tem formatura marcada para abril de 2018. 
Sobre a Arcos Dorados - A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo, tanto em vendas totais do sistema como em número de restaurantes. A Companhia é a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios, incluindo Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, St. Croix, St. Thomas, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela. A Companhia opera ou franqueia mais de 2.100 restaurantes McDonald’s com mais de 90.000 funcionários e é reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no América Latina. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia visite a seção de Investidores de nosso site: www.arcosdorados.com/ir

Presidente do PT condena voto do relator do julgamento de Lula


A presidente do PT, a senadora pelo Paraná, Gleisi Hoffmann, usou seu perfil no twitter, agora à tarde, para condenar o voto do relator desembargador João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre (RS), que aumentou a pena do presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva de nove anos e seis meses para 12 anos, um mês e 280 dias-multa.

"O voto do Relator é resultado do compadrio, do entorpecimento do power point e do preconceito político. É um voto militante", criticou a presidente do PT, que completou em tuíte seguinte: "Léo Pinheiro teve a pena bem reduzida pelo doutor Gebran. É o jeitinho Lava Jato de ser! Empresários ricos, delatores, criminosos confessos, recebem benefícios pra mentir! Avisaram doutor Gebran que a delação do Léo Pinheiro foi rejeitada pela PGR?!".

Terremoto de 5.9 graus a 2490 quilômetros de Recife

Na noite de ontem, às 20h9, ocorreu um terremoto de 5.6 graus na dorsal da cadeia meso-oceânica do Atlântico.
O epicentro do evento foi localizado a aproximadamente 317 quilômetros de Ascensão, a 2.020 quilômetros de São Pedro e São Paulo, a 2.225 quilômetros de Fernando de Noronha, a 2.490 quilômetros de Recife, a 2.515 quilômetros de Natal e a 2.950 quilômetros de Salvador. 



Mapa de localização epicentral. O epicentro está simbolizado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho indica a localização da estação de Riachuelo (RCBR)


Registro 24 h da estação RCBR. O evento está dentro do retângulo vermelho

Fonte: Laboratório Sismológico do Nordeste (LabSis), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), através do professor pesquisador Joaquim Ferreira.

Inscrições para Sisu 2018 até sexta


O secretário de Cultura de Fortaleza, Evaldo Lima, alerta para as inscrições no Sistema de Seleção Unificado (Sisu 2018):
"Sabe qual a semelhança entre o Sisu e o Ciclo Carnavalesco 2018? É que nenhum dos dois você pode perder! Então, se você participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e obteve nota na redação diferente de zero, fica ligado! O período de inscrições vai só até esta sexta-feira (26). Acesse o portal do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no sítio do Ministério da Educação em:http://sisu.mec.gov.br/", escreveu Evaldo Lima em sua página na Facebook.

Baile a Fantasia do Zé de Alencar no TJA



O Theatro José de Alencar promove em três de fevereiro em seu jardim, o II Baile a Fantasia do Zé de Alencar. A programação começa às quatro da tarde com o Baile Infantil e segue às sete da noite com o Baile Adulto, com atrações como DJ Alan Morais e show da banda Luxo da Aldeia. O Baile a Fantasia do Zé de Alencar também promoverá um desfile e a escolha das três melhores fantasias com direito a premiação. A distribuição dos ingressos começou ontem (23).
O Bloco Luxo da Aldeia foi criado em 2006 a partir de uma ideia de valorização da música cearense de carnaval. Tem o nome inspirado na música Terral, de Ednardo. O seu grupo é formado por músicos que trabalham na valorização da música local num intuito de reforçar os laços culturais do nosso povo com o local de origem.
Pierrots, colombinas, arlequins, piratas, árabes, borboletas, bailarinas, palhaços, ciganas, todos serão muito bem vindos nesta festa que fortalece os laços de convivência com a comunidade, parceiros, artistas e amigos do TJA, onde o lazer e a criatividade serão porta vozes da alegria.
A entrada gratuita será permitida apenas para pessoas fantasiadas ou mascaradas, limitada à lotação do espaço, quando serão distribuídos 400 ingressos na semana anterior e 200 ingressos no dia do Baile.
Serviço
II Baile a Fantasia do Zé de Alencar
Dia: Três de fevereiro de 2018 (sábado)
Onde: Jardim do Theatro José de Alencar
Baile Infantil – 16 às 18 horas
Som mecânico e animação com Xilito Palhaçada
Ingressos: mediante doação de um quilo de alimento não perecível para adultos
Retirada: na hora do evento
Baile Adulto – somente para pessoas fantasiadas ou mascaradas
(ingressos na semana anterior e no dia).
19 horas – DJ Alan Morais.
20 horas – Luxo da Aldeia.
22 horas – Concurso de Fantasia.
Ingressos: mediante doação de um quilo de alimento não perecível.
Retirada: Desde 23 de janeiro, dois ingressos por pessoa.

Rouge 15 anos no Centro de Eventos sábado

Aline Wirley, Fantine Tho, Karin Hils, Li Martins e Lu Andrade se apresentam sábado no Centro de Eventos do Ceará (foto Gustavo Arrais)

O fenômeno Rouge está prestes a desembarcar em Fortaleza com formação original para o lançamento oficial da turnê ‘Rouge – 15 anos’.
A capital cearense será a primeira cidade a receber - com exclusividade – a tour de reestreia da girl band mais amada do Brasil, no próximo sábado (27), com apresentação única, assinada pela Planner Eventos, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Depois de um hiato de 13 anos, a maior girl band brasileira - que estourou no início dos anos 2000 com sucessos como “Brilha Laluna”, “Beijo Molhado”, “Não Dá Pra Resistir”, “Um Anjo Veio Me Falar” e “Ragatanga” -, reuniu-se para comemorar os 15 anos de sua formação.
O quinteto decidiu voltar oficialmente, e realizou dois shows para anunciar o retorno aos fãs. As apresentações foram realizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo, com ingressos esgotados em menos de três horas de vendas.
A banda, formada por Aline Wirley, Fantine Tho, Karin Hils, Li Martins e Lu Andrade, atingiu a marca de mais de dois milhões de cópias vendidas somente no primeiro álbum. Atualmente, o grupo fechou contrato com a gravadora Sony Music e anunciou que já está trabalhando no novo single.
Intitulado “Rouge 15 anos”, o novo show da banda vai percorrer os quatro cantos do país misturando hits do passado e do presente, fazendo todo público dançar e se emocionar.
O lançamento da turnê está marcado para sábado (27), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, assinado pela Planner Eventos.
SERVIÇO
LANÇAMENTO DA TURNÊ ‘ROUGE – 15 ANOS’
QUANDO: Sábado (27).
ONDE: Centro de Eventos do Ceará, às 22 horas
PONTO DE VENDAS FÍSICOS: Loja Imaginarium (Shopping RioMar Fortaleza) e Loja Flora (Shopping RioMar Kennedy)
VALORES: R$ 170 (front-meia) | R$ 90 (pista-meia)
O valor de meia entrada é válida para estudantes e/ou meia-entrada social, com a doação de 1kg de alimento.
INFORMAÇÕES: 85 999293020 | 85 999169916 @PLANNEREVENTOS
CENSURA: 18 anos. É obrigatória a apresentação do RG ou documento com foto na entrada do evento.

Julgamento de Lula é acompanhado em Fortaleza


Sindicalizados da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Ceará acompanham o julgamento de Luiz Inácio Lula da Silva, em tenda armada, na Praça Murilo Borges, em frente a sede da Justiça Federal, em Fortaleza

Feitiço para o Carnaval 2018



Dada a largada para o Carnaval 2018! Os blocos de Pré-Carnaval já estão com a programação montada para quem quer curtir. A dúvida agora é qual o melhor look para essa ocasião. A Feitiço, marca que há 28 anos atua no mercado de moda cearense, apresenta algumas dicas para quem não abre mão do conforto e da elegância.
Mariana Holanda, diretora da marca, recomenda apostar nos macaquinhos. “Uma peça clássica e confortável, ideal para essa época do ano, na Feitiço temos opções com variadas estampas, cores e comprimentos”, afirma. Mariana ainda indica apostar em diferentes modelos de shorts, que podem ser combinados com blusas mais coloridas, a sugestão é usar com regatas. Já para os homens, a aposta é nas bermudas e nas blusas com cores vivas, como vermelho, amarelo e azul, trazendo mais vitalidade ao visual.
A boa notícia é que essas peças mais alegres (fotos Divulgação) podem ser encontradas na promoção da Feitiço, que segue até dez de fevereiro , em todas as lojas da marca. Os descontos chegam a 80% e incluem opções masculinas, femininas e infantis.
Feitiço - Com mais de 28 anos de atuação no setor de moda, a marca cearense Feitiço é fruto de uma visão empreendedora e da dedicação de um jovem casal que investiu em uma produção dequalidade. Seus fundadores, Dr. Holanda, médico, e Eliana Holanda, arquiteta, iniciaram a empresa e escolheram o nome da marca. 
Em 2012, iniciou a gestão mãe e filha. Eliana Holanda e Mariana Holanda aproveitaram a estrutura consolidada da empresa para conduzi-la por novos rumos, sem deixar com que a marca perdesse a essência. Sempre focada em seus valores: seriedade, profissionalismo, dinamismo, honestidade, elegância e modernidade, a Feitiço é formada por uma equipe de profissionais competentes, talentosos e comprometidos.
Hoje, a Feitiço dispõe de 11 pontos de venda físicos e loja virtual e possui produção 100% cearense, valorizando a mão de obra regional e incentivando o crescimento do estado. São nove lojas de vendas de varejo e duas de entrega para atacado, todas situadas em Fortaleza. Para o mercado nacional, a marca conta com e-commerce (estilofeitico.com.br).
Serviços

Dialogus Consultoria lança portfólio de palestras In Company sobre Sustentabilidade e Responsabilidade Social

A Dialogus Consultoria especializada em Sustentabilidade e Responsabilidade Social nas empresas está inovando com a criação do portfólio de palestras In Company para alavancar os resultados das empresas cearenses.
As palestras disponibilizam conteúdos e promovem a troca de saberes, além de contribuir com o fortalecimento de redes, ampliando o diálogo entre a sociedade e os projetos desenvolvidos pelas empresas.
A Dialogus disponibiliza palestras nas temáticas abordando Ecocidadania: atitudes para a nossa sustentabilidade; O que é sustentabilidade?; Ser voluntario… qual é o seu legado?; Diversidade nas organizações; O que são os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS); Planejamento estratégico com foco em sustentabilidade, entre outros temas.
Além disso, a Dialogus irá disponibilizar um Diagnóstico de Responsabilidade Social para a organização que quiser investir além da capacitação através da palestra e pensar em uma atuação socialmente responsável. Confira em nosso site todos os temas e solicite mais informações. http://www.dialogusconsultoria.com.br/curso/palestras/
Mais informações
Dialogus Consultoria
Avenida Desembargador Moreira, 2020 | Sala 907 | Aldeota. Fones: 85 3181.0086/3181.0087

Instituto NET Claro Embratel apresenta grandes pensadores na educação do século XX em websérie

O Instituto NET Claro Embratel, responsável pelas iniciativas de responsabilidade social das três marcas, lança hoje a websérie “Os Pensadores na Educação”, voltado para levar mais conhecimento para professores. O conteúdo exclusivo foi dividido em cinco episódios e traz especialistas comentando obras de grandes pensadores. 
O primeiro capítulo “Piaget e o olhar para o início da vida” traz o professor aposentado Lino de Macedo, da área de psicologia do desenvolvimento da Universidade de São Paulo, comentando a obra de Jean Piaget, que criou uma das teorias da educação mais influentes do século XX. 
Em 18 de janeiro foi ao ar o segundo episódio com participação de Edna Martins, coordenadora do curso de pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, que apresenta Lev Vygotsky, um dos primeiros psicólogos a enfatizar o papel da cultura estimulada pela interação entre parceiros sociais.
Ontem (23), Laurinda Ramalho de Almeida, vice-coordenadora do Programa de Psicologia da Educação da PUC-SP, abordou a obra do médico, filósofo e educador Henri Wallon, que idealizou a reforma do sistema de ensino francês.
“Montessori e a criança no centro” é a sequência da série e Mitsuko Antunes, professora de Psicologia da Educação da PUC-SP, relembra os pensamentos de Maria Montessori, que inovou ao valorizar o papel do aluno no processo de aprendizagem. O episódio vai ao ar em 30 de janeiro.
No capítulo final, previsto para primeiro de fevereiro, Paulo Padilha, diretor do Instituto Paulo Freire, narra a trajetória do educador e a importância de sua obra, além de apontar alguns de seus principais conceitos.
Para fechar com chave de ouro, no dia 6 de fevereiro, será realizado uma live no Facebook do Instituto NET Claro Embratel. Especialistas vão debater ao vivo o tema “Como as ideias dos pensadores podem estar presente na sala de aula?”
“Temos o papel de colaborar na transformação da sociedade do nosso País por meio da internet, que rompe as barreiras do conhecimento. A partir do lançamento dessa série, poderemos ajudar na educação e no conhecimento, além de engajar mais pessoas para debater e nos ajudarem na construção de uma sociedade mais justa e mais inclusiva”, explica Daniely Gomeiro, vice-presidente de projetos do Instituto NET Claro Embratel.
O conteúdo será disponibilizado no novo portal do Instituto NET Claro Embratel, no www.institutonetclaroembratel.org.br, no Youtube (https://www.youtube.com/user/NETRespsocial) e nas redes sociais do Instituto (https://www.facebook.com/institutonetclaroembratel/).
SOBRE O INSTITUTO NET CLARO EMBRATEL - A área de Responsabilidade Social do Grupo Claro, composta pelas marcas NET, Claro e Embratel, investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto NET Claro Embratel, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. O Instituto NET Claro Embratel é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. Além disso, através de sua Plataforma Institucional, as marcas NET, Claro e Embratel propõem a conexão entre as pessoas para a construção de um amanhã gigante. O movimento é parte de uma iniciativa que trata a gestão corporativa e manifesta o compromisso com a sociedade. Entre as iniciativas estão os Theatros NET São Paulo e Rio de Janeiro, Estação NET Cinema, NET Live Brasília, entre outros. Conheça outras realizações no Relatório Social de 2016 do Instituto https://www.institutonetclaroembratel.org.br/quem-somos/relatorio-social/.

No Cinema do Dragão

Eis a programação do Cinema da Dragão de amanhã (25) a 31 de janeiro de 2018: 
Estreiam os filmes VISAGES, VILLAGES (de Agnes Varda), ME CHAME PELO SEU NOME (de Luca Guadagnino), PELA JANELA (de Caroline Leone) e COM AMOR, VAN GOGH (de Dorota Kobiela e Hugh Welchman).
Da cineasta belga Agnes Varda, expoente da Nouvelle Vague francesa e recentemente premiada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas com o Oscar honorário pelo conjunto da obra, VISAGES, VILLAGES marca uma parceria entre Varda e o fotógrafo parisiense JR. No documentário, os diretores viajam pelo interior da França fotografando pessoas e realizando intervenções artísticas em pequenas cidades e vilarejos. O filme foi recebido com honras no último Festival de Cannes.
Indicado pela Itália ao Oscar de Melhor filme estrangeiro, ME CHAME PELO SEU NOME tem feito carreira exitosa por onde passa, tendo sido indicado ao Globo de Ouro e exibido na seleção oficial do Festival de Berlim. O filme narra o romance de dois jovens durante um verão na bela e lânguida paisagem italiana.
Melhor filme da crítica no Festival de Rotterdam, PELA JANELA faz parte do projeto Sessão Vitrine Petrobras e é dirigido pela cineasta Caroline Leone. Na trama, uma operária de 65 anos recém demitida viaja a Buenos Aires e passa a redescobrir aspectos da sua própria vida cotidiana.
Após imenso sucesso na mostra Retroexpectativa a animação britânico/polonesa COM AMOR, VAN GOGH será exibida em sessões diárias às 14 horas na Sala 1.
Além disso, a diretora Caroline Leone (de PELA JANELA) debate amanhã (25) às 19h30 na Sala 1.
ESTREIAS 
VISAGES, VILLAGES (França, 2017) – Estreia 
Direção: Agnes Varda e JR // 89 minutos // 10 anos // DCP 2K // Som 5.1
Sinopse: O documentário retrata uma experiência fotográfica e cinematográfica de duas grandes pessoas conhecidas por questionarem a cultura da exibição das imagens: Agnès Varda, cineasta, e JR, fotógrafo e criador de galerias e exposições fotográficas ao ar livre. Juntos, viajam por algumas regiões da França, bem longe dos centros urbados, com um caminhão que captura imagens de forma mágica.
Sala 1
25: 15h45 e 17h30
26: 16h e 20h
27: 16h e 18h
28: 16h e 20h
30: 16h e 18h
31: 16h e 20h
ME CHAME PELO SEU NOME (Itália, 2017) – Estreia 
Direção: Luca Guadagnino // 132 minutos // 14 anos // DCP 2K // Som 5.1
Sinopse: O sensível e único filho da família americana com ascendência italiana e francesa Perlman, Elio (Timothée Chalamet), está enfrentando outro verão preguiçoso na casa de seus pais na bela e lânguida paisagem italiana. Mas tudo muda quando Oliver (Armie Hammer), um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai, chega.
Sala 2
25: 15h, 17h25 e 19h40
26: 15h, 17h25 e 19h40
27: 15h, 17h25 e 19h40
28: 15h, 17h25 e 19h40
30: 15h, 17h25 e 19h40
31: 15h, 17h25 e 19h40
PELA JANELA (Brasil, 2017) – Estreia 
Direção: Caroline Leone // 87 minutos // 10 anos // DCP 2K // Som 5.1
Sinopse: Rosália (Magali Biff) é uma dedicada operária de 65 anos que dedicou a vida ao trabalho em um fábrica de reatores da periferia de São Paulo. Certo dia acaba demitida e é consolada pelo irmão José (Cacá Amaral), com quem vive. Ele resolve levá-la em uma viagem de carro até Buenos Aires com o objetivo de distraí-la e no país vizinho Rosália vê pela primeira vez um mundo desconhecido e distante de sua vida cotidiana.
Sala 1 
25: 19h30 + debate com Caroline Leone
26: 18h
27: 20h
28: 18h
30: 20h
31: 18h
COM AMOR, VAN GOGH (Inglaterra/ Polônia, 2017) – Estreia 
Direção: Dorota Kobiela e Hugh Welchman // 101 minutos // 12 anos // DCP 2K // Som 5.1
Sinopse: 1891. Um ano após o suicídio de Vincent Van Gogh, Armand Roulin (Douglas Booth) encontra uma carta por ele enviada ao irmão Theo, que jamais chegou ao seu destino. Após conversar com o pai, carteiro que era amigo pessoal de Van Gogh, Armand é incentivado a entregar ele mesmo a correspondência. Desta forma, ele parte para a cidade francesa de Arles na esperança de encontrar algum contato com a família do pintor falecido. Lá, inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, no intuito de decifrar se ele realmente se matou.
Sala 1
25: 14h
26: 14h
27: 14h
28: 14h
30: 14h
31: 14h

'É o Gera' promove oficina de técnica em áudio

'É o Gera', uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e do Teatro Carlos Câmara (TCC), promove formação gratuita na área cultural com certificação técnica. O projeto já iniciou suas ações formativas com a turma de Roadie com o facilitador Mateus Coruja, profissional que possui 13 anos de experiência e atua em grandes eventos do Ceará. Além das aulas no Teatro, o curso propôs aulas práticas com um show da banda Vento Mareia e em uma passagem de som do Bloco Luxo da Aldeia na Praça do Ferreira.
Ontem (23) começou uma nova turma da oficina Técnica em Áudio como o facilitador Emídio Braga, atua no mercado cultural desde o final da década de 1970. Atuou como produtor e promotor de eventos, bem como técnico de som. Atualmente é diretor da empresa Sonoriza Eventos e é professor do Iatec Fortaleza. A oficina de Técnica em Áudio recebeu 324 inscrições, 20 foram selecionados e se destaca por ser uma qualificação completa de 69 horas, dividido em quatro módulos com duração de dois meses.
O Projeto “É o Gera” surge a partir do diálogo entre profissionais que atuam na cena cultural de Fortaleza e os coletivos Servilost, Coletivo Natora, Raízes da Periferia e Ocupa Cajueiro, com o intuito de ocupar os espaços da cidade com a voz e a cara da juventude, gerando formação, a difusão e o intercâmbio de novos protagonistas das artes na cidade, onde toda a programação é gratuita por fazer parte da proposta selecionada no edital de ocupação do TCC, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará. 
Para além das apresentações, outras formas de ocupação contribuirão para o desenvolvimento das atividades, tais como feiras que impulsionam a economia criativa e o empreendedorismo, bem como debates, rodas de conversas e outros tipos de formações nas áreas técnicas de som, luz e produção, voltados para a profissionalização dos agentes integrantes de coletivos da periferia, qualificando os trabalhos que já são realizados. 
As formações são divididas em área técnica através com certificação pelo Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (Iatec), área de produção, comunicação e cultura popular, buscando atender diversas demandas do setor cultural e dando prioridade a agentes que fazem parte de coletivos para que possam ser multiplicadores dos conhecimentos adquiridos nas oficinas. 
Até o final da ocupação, diversas oficinas e as inscrições serão realizadas pelo Mapa cultural, plataforma da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará onde é realizada inscrições em editais, cadastro de agentes, coletivos e agendas culturais com de todo o Ceará.

Em Sobral


Enquanto uma multidão se reunia na Praia de Iracema, no último sábado (20), para celebrar a diversidade e prestigiar o Bloco das Travestidas, comandado pelo ator e pesquisador cearense Silvero Pereira, alguma pessoa no Brasil morria por causa de sua orientação sexual ou identidade de gênero. Trata-se de uma contradição, que cria dois países: um que abre cada vez mais espaço para as demandas por representatividade e pela equidade de direitos, e outro que é campeão no mundo em crimes de ódio, contra travestis e transexuais.
Para ajudar a entender este cenário e acreditando na cultura como ferramenta de combate ao preconceito, o coletivo artístico “As Travestidas” (foto Lorena Armond), composto por atores, cantores e bailarinos, retorna aos palcos cearenses, amanhã (25), para discutir os principais desafios do universo “trans”, como o preconceito vivido ainda na infância e juventude, a baixa inclusão de transexuais no mercado de trabalho e a baixa expectativa média de vida das travestis brasileiras - 35 anos.
Em uma apresentação única e gratuita no Theatro São João (Praça São João, 156, Centro), em Sobral, às 19 horas, o coletivo artístico apresenta o espetáculo “Quem Tem Medo de Travesti?”, escrito e dirigido por Silvero Pereira, construído a partir de uma pesquisa histórica do papel da travesti no teatro e na sociedade, bem como fragmentos de vidas reais, coletados através de conversas com travestis, transexuais e transformistas que relatam sua participação no início das primeiras encenações, passando pelo glamour do teatro de revista e chegando à decadência e marginalização da figura “trans” na sociedade contemporânea.
Verão Sobral - De acordo com a presidente da Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa), Luísa Cela, responsável por formular e implementar políticas culturais no município, o espetáculo selecionado para compor a programação do “Verão Sobral – Férias e Pré-Carnaval”, reafirma a arte como instrumento de questionamento e transformação social.
“A cultura tem uma capacidade muito forte de promover cidadania. Isso acontece quando você levanta uma discussão, que muitas vezes não tem espaço para ser publicizada, como é o caso da violência contra a comunidade LGBT, e você mostra (através da arte) que isso não é normal e que precisa ser combatido. Trazer esse espetáculo para o interior do Ceará é uma forma de contribuir para que a população LGBT possa se expressar em qualquer lugar sobre temas que dizem respeito a realidade de quem vive nessa condição”, explica.
O teatro-musical “Quem tem Medo de Travesti?” tem direção de Jezebel De Carli e Silvero Pereira. No elenco estão os artistas Denis Lacerda (Deydianne Piaf), Alicia Pietá, Patrícia Dawson, Italo Lopes (Karolaynne Carton), George Hudson (Bethânia Houston) e Rodrigo Ferreira (Mulher Barbada). A classificação etária é de 16 anos.
SERVIÇO
Quem tem Medo de Travesti?
Data: Amanhã (25) 
Local: Theatro São João (Praça São João, 156, Centro - Sobral)
Mais informações pelo telefone: (88) 3611.3324.

Auditores fiscais lançam manifesto contra a Reforma da Previdência

Os auditores-fiscais da Receita Federal do Brasil, filiados à Delegacia Sindical no Ceará do Sindifisco Nacional, inconformados com a proposta do Governo Federal, elaboraram um manifesto contra a Reforma da Previdência (PEC 287/2016). No documento, a categoria apresenta razões pelas quais se deve ser contra a proposta e aponta os verdadeiros beneficiados com a contrarreforma do Governo Federal. 
Confira o texto na íntegra: 
"MANIFESTO EM DEFESA DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA
Os Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil, presentes à Assembleia Geral Local Extraordinária de 12 de janeiro de 2018, em Fortaleza-CE, por ampla maioria de votos, deliberaram, por intermédio da sua representação sindical no Ceará, promover o presente MANIFESTO contrariamente à Proposta de Emenda Constitucional-PEC 287/2016, pois dela não se percebe qualquer elemento que busque promover, diante da nova conjuntura brasileira, o fortalecimento da Previdência Pública; mas tão-somente seu desmonte.
1. A Previdência Social Pública está sendo liquidada. Um direito humano e social fundamental protegido pela Constituição Cidadã será, progressiva e continuadamente, bancarizado, transformando-se em negócio especulativo para as grandes seguradoras e prestando-se às operações estruturadas em derivativos tóxicos do sistema financeiro.
2. A inclusão social – mediante a garantia de um seguro social previdenciário – tem uma longa história de luta duramente travada pelos trabalhadores. A Previdência Pública Social constitui um marco civilizatório; não um negócio especulativo do mercado financeiro.
3. A proteção do indivíduo contra o estado de vulnerabilidade durante sua idade invernal, o amparo em face dos inexoráveis acidentes do trabalho ou da invalidez involuntária, além da proteção da maternidade, são inalienáveis. As aposentadorias e pensões são fruto do suor do trabalho limpo realizado por empregados do setor público e privado .
4. A contrarreforma da previdência ameaça gravemente o conjunto social da população brasileira trabalhadora, porque está sendo submetida a um debate vulgar, que, longe de ser sério, desde logo está desqualificado pela falta de legitimidade e ausência da incontornável aura de moralidade pública, que inspiram e instruem o confisco das aposentadorias e pensões dos trabalhadores dos setores público e privado. Mecanismos propositivos de fortalecimento da Previdência Pública não se coadunam com esse pseudo debate governamental, o qual se mostra açodado, tendencioso, superficial e sem a efetiva participação do conjunto da sociedade.
O estrago da política econômica e a incompetência da Equipe Fazendária e do Banco Central produziram uma depressão econômica sem precedentes na história do Brasil.
6. Sob o jugo desse governo, a população é ludibriada com propaganda enganosa, a qual manipula a desinformação das contas nacionais. A sociedade brasileira é compulsada como massa de manobra para abrigar interesses malsinados de um bloco de poder denunciado como criminoso. Tudo sob o falacioso pretexto da salvação nacional.
7. Vem sendo produzida por esse governo uma verdadeira guerra psicológica em desfavor dos servidores públicos, com a finalidade patológica de jogar o conjunto da sociedade contra esses prestadores estatais de serviços, os quais, vale dizer: trabalham para ela própria: a sociedade.
8. A destruição da imagem social do servidor público é o objetivo colateral das campanhas midiáticas panfletárias à Previdência Social Pública. Usam massivamente essas armas de manipulação nociva de opinião pública para degradar os servidores públicos perante a população brasileira, por meio da distorção deliberada da realidade previdenciária nacional. Essa pretendida desestruturação do serviço público traz consequências graves para toda sociedade brasileira, sobretudo para sua parte mais vulnerável, pois são esses atores públicos – os quais precisam cada vez mais de qualificação para realizar sua missão – que exercem com vínculo estatal a prestação pública de serviços.
9. A dificuldade econômica disseminada pelo governo nada tem a ver com a previdência social, que desde sempre foi superavitária.
10.O DÉFICIT NÃO É DA PREVIDÊNCIA SOCIAL; O DÉFICIT É MORAL! Provocado por um governo que ataca os brasileiros, em comunhão de interesse com o parlamento menos qualificado da história republicana.
11.A reforma reacionária, inspirada e orientada para desconstruir a Previdência Social Pública, conforme a PEC 287/2016, esmigalha as aposentadorias por tempo de serviço/contribuição.
12.Ao fixar para os trabalhadores, tanto do setor público quanto do privado, a aposentadoria aos 65 anos ou 62 anos, conforme o gênero, impõe-se que seja comprovado cerca de meio século de contribuição para o atingimento da aposentadoria integral.
13. A contrarreforma não só distende a idade mínima para 65 anos, mas também introduz sua paulatina elevação posterior, na contramão da realidade da população brasileira, onde a expectativa de vida, conforme dados do IBGE, é diferente do OIAPOQUE ao CHUÍ.
14.As classes de menor renda nunca chegarão perto da idade exigida por essa deletéria contrarreforma, proposta por esse governo.
15. Os brasileiros das classes sociais mais vulneráveis jamais “aposentar-se-ão”.
16.A pretendida imposição de escolha ao segurado, entre os seus proventos e a pensão oriunda de seu ex-cônjuge, representa, em essência, verdadeiro confisco das contribuições pagas pelo outro cônjuge ao longo da sua vida laboral, abalando efetivamente o obrigatório caráter retributivo inerente à natureza das contribuições previdenciárias.
17.Os mapas da pobreza no Brasil aumentaram em 2016 e 2017. Por quê? Isso nada tem a ver com a previdência social, mas o reformismo previdenciário falaciosamente repete o contrário.
18.Se a pobreza não aumentou mais foi porque a Previdência Social tem funcionado, historicamente, como um colchão social amortecedor da depressão econômica. Já a exigência de 40 anos de contribuição (pequeno recuo dos acintosos 49 anos originais propostos), combinada à idade mínima de 65 anos, empurra o trabalhador do setor público e privado a trabalhar até sua morte, sem alcançar sua aposentadoria. Os aposentados e pensionistas não serão a regra, mas a exceção miraculosa ao obterem sua aposentadoria integral.
19.A reforma deletéria – em decorrência da exigência de 40 anos de contribuição para obter uma aposentadoria integral – naturalmente ampliará o mapa da pobreza e do desemprego. O resultado natural será o forte aumento das desigualdades regionais, as quais passarão a expandir consigo as desigualdades sociais.
20.A grande maioria das mulheres será gravemente prejudicada - mesmo com o novo texto, o qual contempla discreta diferença de 3 anos para a elevada idade mínima dos homens -, simplesmente porque a contrarreforma não é sensibilizada pela, ainda, existente acumulação de sua dupla jornada, mães e trabalhadoras, sem falar na conhecida, lamentável e ainda persistente situação de diferença de renda média e de menores oportunidades de emprego.
21. Não se trata de mera coincidência o fato de o secretário geral da reforma da previdência também ter sido (até ser denunciado pela imprensa) conselheiro de um fundo de pensão. O mercado financeiro é a razão central e o interesse mais favorecido pela contrarreforma da Previdência Social Pública. Não por acaso, o sistema financeiro, como um todo, respalda o governo contra os trabalhadores do setor público e privado.
22.Aviltam-se as garantias do trabalho e do tempo de contribuição, vez que são desconsiderados os trabalhadores que foram obrigados a trabalhar desde muito cedo.
23.A PEC 298/2016, que inclusive revoga as Emendas Constitucionais 20, 41 e 47, faz dos servidores públicos os bodes expiatórios desse governo. O objetivo não declarado, mas claro, é o de promover uma transferência dos contribuintes da Previdência Social Pública, solidária, para a previdência privada individual, em favor do voraz apetite do sistema financeiro privado, nacional e internacional.
24.O alardeado déficit da Previdência Social, conforme noticiado pelo governo, foi devidamente desmascarado na CPI da previdência em novembro de 2017. Em verdade, impõe-se a demonstração, centavo por centavo, da destinação efetiva da real execução orçamentária, de modo a explicitar as verdadeiras causas da brutal queda da receita e dos reais beneficiários da despesa.
25.O governo não cobra do grande sonegador, escamoteia o grande devedor, ignora as grandes fortunas, protege tributariamente o grande capital. Não é demais reiterar ser escandalosa a equivocada política de desoneração previdenciária da folha de pagamentos das empresas.
26.Ao contrário: o governo, afora refugiar em foro privilegiado seus ministros emaranhados em corrupção sistêmica, patrocina a maior lavagem de dinheiro da história latino americana, com a ‘repatriação’ de dinheiros sujos, a pretexto de suprir o espoliado caixa da União.
27.Nem uma palavra quanto ao sonegômetro da dívida ativa, estimado em dois trilhões de reais.
28.A publicidade enganosa dessa contrarreforma não informa a população de que mais de quatrocentos bilhões de reais são de responsabilidade de grandes devedores da Previdência Social.
29.A equipe econômica não informa que o Banco Central dissolveu a base real da economia brasileira, ao sustentar taxas de juros usurárias no curso da depressão econômica, quando o PIB já era negativo. E o fez por dois anos, agravando a trajetória da dívida pública.
30.A política monetária do presidente do Banco Central – ex-economista-chefe do banco Itaú - produziu um déficit fiscal muito maior do que o suposto déficit da Seguridade Social.
31.O governo não informa que, cobrando os devedores da Previdência Social, também inscritos em Dívida Ativa, e retirando os benefícios e incentivos fiscais desse segmento, o orçamento da União resultaria equilibrado. Sem falar no combate às malas de quinhentos mil, conduzidas sobre rodinhas, desviadas por corrupção, por onde escoa o dinheiro público.
32.Os Auditores-Fiscais da RFB no Ceará, também conhecedores dos processos de fiscalização, tributação e arrecadação das receitas federais, denunciam como injustificáveis e insustentáveis os cenários catastrofistas disseminados pelas controversas campanhas oficiais publicitárias.
33.Os arautos financeiros do falacioso déficit promovem comparações equivocadas entre países completamente distintos, misturando alhos com bugalhos.
34.O mais pantanoso dos argumentos alarmistas invoca a relação Previdência/PIB e adota como base para comparação o pior triênio econômico da história do Brasil (2015, 2016 e 2017), contraposto a um gasto previdenciário estimado para 2050, sem base na história real da dinâmica econômico-tributária.
35.Tal cálculo previdenciário foi feito considerando que as renúncias fiscais dos maiores devedores da Previdência Social Pública seriam mantidas, como também suas desonerações permaneceriam vigentes. Vale dizer, subestimaram-se os valores do PIB e das receitas, enquanto se superestimaram os valores dos gastos. Além de ocultarem a questão central: o superávit histórico permanente da Previdência Social Pública .
36.Senão vejamos: a comparação dos gastos públicos em aposentadoria com relação ao PIB indica que, nos países mais desenvolvidos da OCDE, essas despesas passariam de 8% para 10%. Por exemplo, na China, dobraria para 10%, e na Rússia, com aumento de 50%, chegaria a 13%.
37. No Brasil, segundo aquele critério simplório e de simulação grosseira, a escalada do gasto previdenciário chegaria a 17%. Manipulam uma sistematização e dizem: “o maior déficit do mundo”! Não respondem a uma indagação elementar: se há um déficit maior do mundo no Brasil, por que, exatamente no Brasil, as seguradoras privadas nacionais e internacionais, ajuntadas com a nata do sistema financeiro, estariam tão obcecadamente interessadas nesse “déficit maior do mundo”? A pergunta se responde por si mesma: o sistema previdenciário brasileiro é sustentável, rentável e superavitário!
38. O cálculo metodologicamente correto da relação Previdência/PIB para o Brasil - rigorosamente projetado com o fim das desonerações, dos favores fiscais e cobrança dos contumazes devedores, combinado a um PIB na média do crescimento econômico dos países latino-americanos - não ultrapassaria a 11% nos próximos trinta anos. Não há catástrofe alguma à vista, nem no curto, no médio ou no longo prazos.
39. O governo usa o terrorismo fiscal praticado pelas equipes do Ministério da Fazenda e do Banco Central - que são as responsáveis pela depressão econômica da economia brasileira -, como se o Brasil fosse a Grécia e a “Previdência Social” a causadora do caos.
40.Somente no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais - CARF repousam 780 processos de grandes grupos empresarias, no montante de quase 400 bilhões de reais, que respondem por 0,70% do estoque processual e a 66,66% do volume devido ao Tesouro Nacional.
41.O Ministro da Fazenda não dá sequer uma palavra sobre o assunto. Pelo contrário, o silêncio governamental nesse caso é o mote.
42.O que o governo faz é outra coisa: esmaga direitos sociais, dilacera garantias individuais e deteriora as vidas de aposentados e pensionistas, especialmente os do ‘Brasil de baixo’.
43.O que o governo faz é facilitar aos banqueiros baterem recordes de lucros, boa parte deles desviados para um dos noventa e seis paraísos fiscais (“offshore”).
44.Segundo os ‘ Panama Papers’, amplamente divulgado pela mídia, parte das maiores empresas brasileiras tem sede em paraísos fiscais. Além de se beneficiar fartamente dos juros suculentos do Banco Central, que aniquilaram a economia brasileira, não paga proporcional tributo no Brasil, uma vez que aqui goza de diversas naturezas de benesses fiscais.
45.Dito no popular: quando se trata de pagar impostos, o governo deixa claro que há uma regra para os milionários e outra, para os demais.
46.O apetite reformista faz os pobres pagarem pelos ricos: faz aumentar os ganhos do 1% mais rico da pirâmide social e faz reduzir a renda dos 99% restantes.
47. O acinte reformista se destaca quando o governo nomeia, para promover sua “ofensiva previdenciária” no Parlamento, um notório defensor de Eduardo Cunha, o agora Ministro Carlos Marun, que vem exercendo pressões pelo apoio à reforma, ferindo a legitimidade e a moralidade da atividade ministerial, inclusive ofendendo a autonomia dos demais entes da República, mediante indisfarçada coação política em empréstimos de recursos públicos.
48.A captura do aparato governamental por antigos e futuros executivos do Itaú, Banco de Boston, Goldman Sachs e Santander traduz nocivo vínculo orgânico com o sistema financeiro, o qual recorrentemente aufere lucros exorbitantes. O descontrole da trajetória da dívida pública tem tudo a ver com os saberes especializados dessa tecnocracia.
49.O sistema tributário regressivo e carente de isonomia, bem como a política econômica equivocada do Banco Central são os principais responsáveis pelo processo de degradação das classes “C”, “D” e “E”, relegadas à condição precária de subclasses supérfluas e endividadas. Isso nada tem a ver com a Previdência Social Pública.
50.A blindagem político-legislativa à efetiva inauguração do Imposto sobre Grandes Fortunas simboliza o descaso com a justiça fiscal. Ainda, a título de exemplo, percebe-se que, em vários países onde há tal natureza de exação, há superávit da Previdência Social, o que induz à conclusão de que a justeza do sistema tributário provoca reflexo positivo na saúde das contas da Previdência.
51.A política monetária do Banco Central, com juros reais abusivos no último triênio, decretou o endividamento público de 54% a 74% do PIB, com juros mensais de R$ 40.000.000.000,00.
52.O governo propaga mistificação como arte do governar, sem dar conta do esgotamento da tolerância da esmagadora maioria da população, beneficiando o 1% mais rico ao mesmo tempo que imputa “todos os déficits” àqueles que vivem do trabalho limpo, suado e que cumprem suas obrigações de acordo com a lei.
53.Dia 19 de fevereiro de 2018, data marcada para a realização da votação da PEC 287/2016 em primeiro turno na Câmara dos Deputados, é o dia programado para essa pretendida CORROSÃO DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA.
54.O governo segue os passos do Chile de Pinochet, que privatizou sua Previdência e, de fato, extinguiu a Previdência Social Pública segura. O que aconteceu no Chile? Os pobres pouparam por 30 ou 40 anos na previdência privada que faliu, deixando-os ao léu.
Desse modo, conclamamos todos os brasileiros a cerrarem fileiras no combate a essa sobredita e malsinada contrarreforma, e a pavimentar o caminho da reconstrução da democracia nacional para o fortalecimento dessa política pública de primeira ordem, dever do Estado, direito de todos nós e, sobretudo, elixir do desenvolvimento nacional calcado na dignidade da pessoa humana: A PREVIDÊNCIA SOCIAL PÚBLICA. Assim, para que fique devidamente registrado nos anais de nossa trajetória sindical, para inclusive posterior resgate, a DS Ceará, que nunca se omitiu da responsabilidade de promover a defesa da Receita Federal e da importância republicana do cargo de Auditor-Fiscal, reafirmando seu compromisso com o interesse público, REPUDIA veementemente a proposta de Emenda Constitucional 287/2016, gestada pelo atual governo federal.
Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil, integrantes da ampla maioria votante, presentes à Assembleia Geral Local Extraordinária de 12 de janeiro de 2018, em Fortaleza".

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...