sexta-feira, outubro 20

Luciana Genro x Ciro Gomes


A tarde de hoje foi de ataques e contra-ataques entre os presidenciáveis 2018, Ciro Gomes (PDT) e Luciana Genro (Psol). O bate-boca on line pelo facebook partiu depois que Luciana Genro chamou Ciro de machista devido manchetes de jornais de hoje que ele teria dito que "o momento é muito de testosterona" em relação as eleições 2018, desqualificando a candidatura de Marina Silva (Rede). Declaração que teria sido dada ontem, no Rio de Janeiro, após Ciro participar de debate na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Luciana Genro disse que a declaração de Ciro era "machista e misógina”. “Lá atrás ele já mostrou quem ele era quando disse que o papel da Patrícia Pillar era dormir com ele. Dessa vez, passou dos limites dizendo que o momento político precisa de testosterona e que por isso uma mulher não poderia estar à frente do processo de mudança no Brasil”, escreveu Luciana.
Ela disse também ao comentar um vídeo que gravou sobre o assunto: "O pré-candidato à Presidência Ciro Gomes, do PDT, disse que o momento político do país exige "muita testosterona". Na sua visão machista, uma mulher não poderia estar à frente dos processos de mudança no Brasil. Gravei este vídeo para responder a mais uma afirmação infeliz e misógina do Ciro Gomes. As mulheres sempre estiveram à frente dos avanços da humanidade. O Brasil não precisa de "testosterona", precisa de um projeto libertador de transformação política, emancipação social e desenvolvimento econômico sob novas bases. E as mulheres podem, sim, liderar este processo!"
Ciro Gomes imediatamente respondeu na publicação: “Luciana Genro, sua descuidada oportunista, vc (sic) viu aonde eu falando isto?”, questionou.
Em seguida, Luciana retrocou: “Descuidada e oportunista, uma ova! Essa declaração machista está em todos os jornais e sites de notícias, Ciro”.
Ciro foi replica: “Leu num despacho do jornalão dos banqueiros e já foi ser a demagoga oportunista. Eu nunca disse isto que foi publicado. O que falei, DENUNCIANDO, era que o Brasil estava vivendo um momento político de muita agressividade e ódio e de testosterona que, neste contexto quer dizer o mesmo, ou seja agressividade. O oposto de dizer que “o Brasil precisa de testosterona”.
Luciana foi mais além: “Pois primeiro a tua atitude agressiva mostra que fazes o que criticas. E saiba que as mulheres, quando necessário, também podem ser agressivas, aguerridas e linha de frente, mesmo tendo bem pouca testosterona. E vá se explicar para os jornalões!”.E Ciro se defendeu novamente: "Como sempre, as páginas/jornais distorcem as matérias e entrevistas com Ciro Gomes, mas a internet nos ajuda bastante a chegarmos na informação real. Leiam a matéria por completa, pois, só o título vai induzir os leitores ao erro de interpretação.
"Não a vejo com apetite de ser candidata, ou então é uma tática nova que eu nunca vi na minha vida pública, que é o negócio de jogar parado, de não dar opinião. Não vejo ela com a energia e o momento é muito de testosterona. Eu não elogio isso, é algo do Brasil. É um momento muito agressivo, e ela tem uma psicologia muito avessa a isso"
Nenhum momento falou em falta de testosterona por ser mulher, mas sim por falta de energia na campanha.
O posicionamento de Ciro está absurdamente coerente à realidade do atual cenário político nacional.
Ps: testosterona não é hormônio "exclusivo" dos homens. Mulheres também têm um 'pouquinho'.
Menos sensacionalismo, mais leitura e seriedade com o jornalismo".
Até às 19 horas, o bate-boca entre Luciana Genro e Ciro Gomes on line teve 2,6 mil comentários, 787 compartilhamentos e 99 mil visualizações.

Ciro no Canal Livre da Band

O Canal Livre, da Band. inicia no próximo domingo (22) uma série de entrevistas com possíveis candidatos à Presidência da República em 2018.
O primeiro convidado é Ciro Gomes (PDT). A apresentação será de Fabio Pannunzio e como entrevistadores estarão na bancada os jornalistas Fernando Mitre, Julia Duailibi e Luiz Megale.
Além de Ciro Gomes, foram convidados Alvaro Dias (Podemos), Geraldo Alckmin (PSDB), Jair Bolsonaro (PSC), João Doria (PSDB), Lula (PT) e Marina Silva (Rede).
O Canal Livre vai ao ar aos domingos, às onze e meia da noite, logo após o “Pânico na Band”.

O Estado


Evangelizar

Duzentos e sessenta e dois profissionais serão empregados amanhã para reforçar a segurança do X Evangelizar é Preciso Fortaleza – Padre Reginaldo Manzotti, no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza. O plano operacional foi traçado pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e suas vinculadas – Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros - com o intuito de proporcionar a segurança e tranquilidade para aqueles que frequentarão o evento religioso. 
O policiamento ostensivo no evento e nas principais ruas das adjacências será realizado por 218 policiais militares, sendo empregadas 12 viaturas e 15 motocicletas. Os agentes de segurança se distribuirão em modalidades de patrulhamento a pé, motorizado e montado. Atuarão os Batalhões de Policiamento e Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), de Policiamento de Eventos (BPE), de Polícia de Choque (BPChoque) e de Policiamento Turístico (BPTur); além do Regimento de Polícia Montada (RPMont) e dos Comandos do Policiamento da Capital (CPC) e Metropolitano (CPM). A aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), que contará com a atuação de quatro profissionais de segurança, realizará sobrevoos na região. Haverão também militares sobre as plataformas elevadas, que darão apoio à segurança do evento. 
Para os frequentadores do local, que precisarem dos atendimentos pertinentes a Polícia Civil, o efetivo do 2° Distrito Policial, unidade que atende a circunscrição, será reforçado. O 34° Distrito Policial, no bairro Farias Brito, que também funciona em regime de 24 horas, atuará de forma supletiva. Serão destinados 18 policiais civis e quatro viaturas. Equipes do pronto-apoio da Polícia Civil realizarão, ainda, incursões no local da missa show. Já o Corpo de Bombeiros disponibilizará de 30 bombeiros militares, em um caminhão Auto Bomba Tanque (ABT), uma ambulância de resgate e um bote salva vidas. 
Guarda Municipal
A Guarda Municipal de Fortaleza disporá uma viatura em cada Terminal de integração da capital cearense e um efetivo de 148 homens atuando no entorno do aterro da Praia de Iracema a partir das 9 horas.
Etufor reforça frota
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforçará a frota de ônibus para o encontro com padre Reginaldo Manzotti. O evento contará com linhas especiais que saem dos terminais direto para o aterro da Praia de Iracema, além das 24 linhas que já costumam circular aos sábados pela região do evento, mais 48 veículos extras serão disponibilizados à população a partir das 12h com encerramento às 1h de 22 de outubro. Os ônibus adicionais estarão distribuídos em todos os terminais de integração conforme a demanda de passageiros. Serão doze veículos no Antônio Bezerra, quatro no Lagoa, doze na Parangaba, dez no Siqueira, cinco na Messejana e cinco no Papicu.
Confira as linhas de ônibus
930 - Antônio Bezerra/Aterro da Praia de Iracema
931 - Parangaba/Aterro da Praia de Iracema
933 - Lagoa/Aterro da Praia de Iracema
935 - Messejana/ Aterro da Praia de Iracema
937 - Papicu/ Aterro da Praia de Iracema
938 - Siqueira/Aterro da Praia de Iracema

Na Unifor

Na CMFor na próxima semana

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) promove na próxima semana:
Segunda (23) - Audiência Pública para discutir o impacto na Cidade de Fortaleza do Projeto de Restruturação do Poder Judiciário. Auditório Ademar Arruda, às 14 horas. Proposta do vereador Benigno Júnior.
Segunda (23) - Sessão Solene em homenagem aos 35 anos da Comunidade Face de Cristo. Auditório Ademar Arruda, às 19 horas. Proposta do vereador Jorge Pinheiro.
Terça (24) - Sessão Pública Concorrência Pública nº 2/2017. Auditório Ademar Arruda, às 9 horas. Comissão de Licitação.
Terça (24) - Audiência Pública alusiva ao Dia Mundial da Saúde Mental. Auditório Ademar Arruda, às 14h30. Proposta da vereadora Larissa Gaspar.
Quarta (25) - Reunião apresentação da equipe da SEUMA (Secretaria de Meio Ambiente do Município) para a Comissão de Vereadores membros da Comissão de Meio Ambiente, para enfatizar a Revitalização do Parque Raquel de Queiroz do Município de Fortaleza. Sala das
Comissões, às 14 horas. Proposta da vereadora Eliana Gomes.
Quinta (26) - Sessão Solene em alusão aos 10 anos do Grupo Juvenil Sagrada Família. Auditório Ademar Arruda, às 19 horas. Proposta da vereadora Eliana Gomes.
Sexta (27) - Audiência Pública em conjunto com a Assembleia Legislativa do Estado do
Ceará para debater a Política de Desmonte dos Bancos Públicos. Auditório Ademar Arruda, às 9 horas. Proposta do vereador Acrísio Sena.
Sexta (27) - Audiência Pública alusiva as ações de prevenção e combate ao Câncer de Mama no município de Fortaleza. Auditório Ademar Arruda, às 14h30. Proposta da vereadora Larissa Gaspar.
Sexta ( 27) - Sessão Solene em homenagem aos 30 anos de existência do Conselho Comunitário do Parque São José. Auditório Ademar Arruda, às 19 horas. Proposta da vereadora Lucimar Vieira Martins.

Hoje

Amanhã


Mundo Unifor

Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
Mundo Unifor
Nº 5 - 20 E 21 DE OUTUBRO DE 2017

Serviços disponíveis para a comunidade

Emissão de RG (1ª e 2ª vias) e CPF (somente 1ª via) no campus da Unifor.
Nesta sexta-feira (20), no Escritório de Prática Jurídica (EPJ), de 8h30 às 11h30 e de 13h às 15h30.
Saiba mais
Arnaldo Antunes faz performance poética

Músico e poeta explora inúmeras possibilidades rítmicas e entoativas da linguagem poética.
Nesta sexta (20), no Teatro Celina Queiroz, às 16h30, com transmissão para o Auditório da Biblioteca.

Saiba mais
Contardo Calligaris na Unifor

Psicanalista, escritor, professor e colunista da Folha de S. Paulo. Pupilo de Lacan e Roland Barthes. No sábado (21), às 10h, no Teatro Celina Queiroz. Aberto ao público.Saiba mais
Confira a programação completa no site http://mundounifor.unifor.br/

Turista brasiliense morre em voo livre no Quixadá

O turista brasiliense, Ney Murtha, de 46 anos, morreu hoje, num acidente de voo de parapente, em Quixadá. O relações públicas da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas da Polícia Militar do Ceará, tenente coronel Marcos Costa, informou que o corpo de Ney foi encontrado sem vida numa inclinação da Serra do Urucum, nas proximidades do Santuário Imaculada Rainha do Sertão, onde há uma rampa de voo livre.

A Associação de Voo Livre do Sertão Cearense fazia um treino para a abertura da temporada 2017, que deveria acontecer no próximo domingo (22). O turista brasiliense era praticante de voo livre e participava do treino para a abertura da temporada, que previa um certame de recorde de permanência no ar. Ney testava uma nova asa delta e se acidentou por volta das seis e meia da manhã. O corpo dele foi resgatado pelos policiais militares às sete da manhã. Com a morte do turista, a abertura da temporada de voo livre cearense foi cancelada.
Ney Murtha foi funcionário da Agência Nacional de Águas (ANA) e coordenador de instâncias colegiadas do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
Praticava voo livre há mais de dez anos. Há um ano em 28 de outubro de 2016 postou a seguinte mensagem em sua página no facebook: "substituição no time. Sai o burocrata candango e entra o voador sertanejo. Vem ne mim sertão!".
Através de nota o Instituto BioAtlântica (IBIO) lamentou a morte do 'voador sertanejo': "Ney sempre foi um grande parceiro de todos que atuam na gestão de recursos hídricos, contribuindo de forma rica com as discussões e os trabalhos realizados. Neste momento de pesar, manifestamos nossas condolências aos familiares e amigos."

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...