sábado, novembro 14

Futricas Cearenses

Tom Barros recebeu hoje do vereador Evaldo Lima, a Medalha Ayrton Senna
  1. Amanhã às nove da manhã com transmissão ao vivo pela Rádio Assunção AM e tevês Diário, Jangadeiro e Cidade o sorteio do concurso 667 do Totolec Show.
  2. VSM Comunicação divulgou usina solar do Centro de Distribuição da Pague Menos, que será inaugurada na próxima quarta-feira.
  3. AD2M é a responsável pela campanha da Associação dos Defensores Públicos "Ceará Sem Defesa".
  4. Jornalista Italo Gurgel promove no final do mês, na Casa de José de Alencar, a Feira das Orquídeas.
  5. Tom Barros recebeu a Medalha Ayrton Senna.



Vai dar praia...

  • O novo boletim de balneabilidade das praias de Fortaleza, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) apresenta o total de 20 trechos ideais para a recreação primária.
  • O boletim se divide em três setores:
  • Leste.
  • Centro.
  • Oeste.
  • Ele é elaborado de acordo com diretrizes da Resolução 274 do Conselho do Meio Ambiente (Conama), de 29 de novembro de 2000.
  • A ocorrência de chuvas, detritos de galerias pluviais, aumento da maré ou a disposição inadequada de resíduos sólidos são apontados no documento e podem modificar o resultado do mesmo.
  • Os trechos monitoramentos pela Semace:


SETOR LESTE
Posto 1 – Entre o Posto dos Bombeiros 08 e a foz do Rio Cocó
Posto 2 – Entre os postos 7 e 8 dos Bombeiros
Posto 3 – Entre os postos 6 e 7 dos Bombeiros
Posto 4 – Entre os Posto dos Bombeiros 6 até a Praça da Paz Dom Hélder Câmara (Praça 31 de Março)
Posto 5 – Entre a Praça da Paz Dom Hélder Câmara (Praça 31 de Março) e o Posto dos Bombeiros 4
Posto 6 – Entre os postos 3 e 4 dos Bombeiros
Posto 7 – Entre os postos 2 e 3 dos Bombeiros
Posto 8 – Entre os postos 1 e 2 dos Bombeiros
Posto 9 – Entre a rua Ismael Pordeus até Posto dos Bombeiros 1
Posto 10– Entre o Farol até a Rua Ismael Pordeus
Posto 11 – Farol

SETOR CENTRO
Posto 12 – Entre a Praia dos Botes e o Farol
Posto 13 – Entre o Monumento do Jangadeiro até a Praia dos Botes
Posto 14 – Entre a foz do Riacho Maceió e o Monumento dos Jangadeiros
Posto 15 – Entre a Volta da Jurema até foz do Riacho Maceió
Posto 16 – Entre Espigão da Desembargador Moreira até a Volta da Jurema
Posto 17 – Entre a Rua José Vilar e o Espigão da Av. Desembargador Moreira
Posto 18 – Entre Espigão da Rui Barbosa até a Rua José Vilar e o Espigão
Posto 19 – Entre os Espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa
Posto 20 – Entre o Aquário até o Espigão da Rua João Cordeiro
Posto 21 – Entre o Inace (Ind. Naval do Ceará) até o Aquário

SETOR OESTE
Posto 22 – Entre a Rua Padre Mororó até a Av. Alberto Nepomuceno
Posto 23 – Entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó
Posto 24– Entre a rua Jacinto Matos e a Av. Philomeno Gomes
Posto 25 – Entre a Av. Pasteur até a Rua Jacinto Matos
Posto 26 – Entre a Rua Francisco Calaça até a Av. Pasteur
Posto 27 – Entre a Rua Seis Companheiros até a Rua Francisco Calaça
Posto 28 – Entre a Rua Lagoa do Abaeté até a Rua Seis Companheiros
Posto 29 – Entre a Rua das Goiabeiras até a Rua lagoa do Abaeté
Posto 30 – Entre a foz do Rio Ceará até a Rua das Goiabeiras
Posto 31– Barra do Ceará

*Verde: próprio
*Vermelho: impróprio

Projeto Bússola

  • O empresário da indústria tem a sua disposição uma ferramenta que pode tornar sua empresa mais produtiva, competitiva e inovadora.
  • O Projeto Bússola da Inovação traz benefícios para as indústrias como sugestões de ferramentas para melhoria do processo de inovação, posicionamento da empresa no seu setor de atuação industrial, conhecimento de dimensões do processo de inovação, diagnóstico personalizado de inovação e avaliação dos resultados das práticas de gestão.
  • Para isso, basta acessar o endereço eletrônico www.bussoladainovacao.org.br. É imediato, online e gratuito o diagnóstico da empresa.
  • Os participantes concorrem a três tablets, conforme regulamento e informações no site.
  • Todas as informações fornecidas são confidenciais.
  • O Projeto Bússola da Inovação é desenvolvido e realizado pelo Sistema FIEC por meio do Programa para Desenvolvimento da Indústria.

Na Segundona

  • A antepenúltima rodada da Segundona do Brasileirão 2015 começou ontem com três jogos:
  • Paysandu 3x2 Luverdense,
  • ABC 3x1 Mogi Mirim.
  • Oeste 1x1 Criciúma.
  • Hoje a rodada termina com sete jogos:
  • Vitória x Ceará.
  • Botafogo x Santa Cruz,
  • Náutico x CRB.
  • Boa x Bahia.
  • Bragantino x Sampaio Correa.
  • Atlético (GO) x Macaé.
  • Paraná x América (MG).


No Teatro RioMar

Fortaleza vai receber a primeira turnê da Orquestra Castro Alves (OCA), segunda formação do programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA), neste mês de novembro. A apresentação será na próxima quarta-feira (18), no Teatro Rio Mar. A turnê percorre ainda outras seis cidades do Nordeste: Maceió, Recife, Caruaru, João Pessoa, Natal e Salvador. Com ingressos a preços populares, a orquestra tocará sob a regência do jovem maestro e percussionista Cássio Bitencourt.

A OCA conta regularmente com 70 músicos, que ensaiam todos os dias da semana, no Teatro Castro Alves, sob a supervisão e monitoria dos integrantes da Orquestra Juvenil da Bahia. Para participar dessa grande experiência foram também selecionados, através de audições, músicos de outras orquestras e núcleos do NEOJIBA, além de alguns integrantes da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. Jovens músicos do NPO (Núcleo de Prática Orquestral e Coral) Trancoso, da Orquestra Pedagógica Experimental (OPE), da Orquestra de Câmara do NEOJIBA (OCN), e da Orquestra Regional do Piemonte da Diamantina participam da Turnê Nordeste 2015.

O repertório da apresentação inclui obras dos compositores latino-americanos Arturo Márquez, Alberto Ginastera, Oscar Lorenzo Fernández e Maestro Duda, além de peças do repertório tradicional europeu escritas pelos russos Tchaikovsky, Shostakovich e pelo finlandês Jean Sibelius. Durante a turnê a orquestra participará de atividades educativas e de intercâmbio com programas locais,  como o PRIMA (Programa de Inclusão Através da Música e das Artes), sediado na Paraíba e inspirado no NEOJIBA, o projeto Orquestra Crianças Cidadãs, da comunidade do Coque, em Recife, e outros projetos vinculados ao Instituto JCPM.

A Turnê Nordeste representa um passo importante na vida desses jovens músicos. Muitos sairão pela primeira vez do Estado da Bahia, sendo assim uma grande oportunidade de crescimento musical e humano. Alguns músicos fundadores do NEOJIBA acompanharão a turnê. Entre eles, Aline Falcão, atual coordenadora da OCA, que participou da Turnê Nordeste da Orquestra Juvenil da Bahia em 2009, como pianista e harpista. “Seis anos depois eu estou aqui, com o enorme desafio de organizar e realizar, junto com uma equipe maravilhosa e parceira, a segunda turnê Nordeste de uma orquestra integrante do NEOJIBA. Quando realizamos nossa primeira turnê na região em 2009, a Orquestra Castro Alves nem existia! Eu tive a sorte de acompanhar e crescer juntamente com esta orquestra. Foram quatro anos de muito trabalho, troca musical, humana e de aprendizado”, comenta.

Patrocinadores
A Turnê Nordeste da OCA conta com patrocínio das empresas Cielo e Cateno e apoio da Agência Leiaute, do Instituto JCPM e da Riomar Recife, Riomar Fortaleza e Salvador Shopping. Tem produção da Janela do Mundo e é uma realização do Instituto de Ação Social pela Música (IASPM), da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Cultura do Governo Federal.

Sobre Cássio Bitencourt
Cássio Bitencourt nasceu em Salvador, Bahia, em 1993. Autodidata já tocava bateria aos 8 anos na igreja.  Em 2008, ingressou no NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia). Como instrumentista, integra duas formações do programa: a OrquestraJuvenil da Bahia, onde atua como integrante do naipe de percussão, e o grupo de percussão Naipe4. Participou de duas turnês na Europa e uma turnê nos Estados Unidos com a Orquestra Juvenil da Bahia.

O desejo pela regência surgiu em Novembro de 2013, quando Cássio Bitencourt participou de uma qualificação em regência oferecida pelo NEOJIBA e ministrada pelo diretor musical do programa, o maestro e pianista Eduardo Torres. Em 2014, Cássio Bitencourt se apresentou como maestro da Orquestra Jovem de Trancoso (OJT), realizando uma série de concertos na região Sul da Bahia. Em Julho de 2015, recebeu o prêmio de melhor regente da etapa Nordeste, no Concurso ‘Jovens Solistas e Regentes 2015’, realizado durante o XVII Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza, Ceará.

Sobre a Orquestra Castro Alves (OCA)
A Orquestra Castro Alves é o resultado mais manifesto do pioneiro sistema de multiplicação do NEOJIBA. Constituindo-se hoje como a segunda formação orquestral mais importante do programa, o grupo recebe capacitação musical e pedagógica dos integrantes da OrquestraJuvenil da Bahia. Formada majoritariamente por adolescentes e jovens entre 14 e 22 anos de idade, oriundos dos diferentes Núcleos de Prática Orquestral e Coral (NPOs) do NEOJIBA, a OCA representa a futura geração de músicos multiplicadores baianos.

Os integrantes dessa orquestra se destacam pela vitalidade e capacidade de comunicação. Eles têm tido a oportunidade de receber capacitação de músicos consagrados, como a violinista japonesa Midori Goto. A orquestra recebe também com regularidade a visita de maestros convidados, como o venezuelano Eduardo Salazar. Desde 2015, a Orquestra Castro Alves é regida pelo jovem Cássio Bitencourt.

Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestra infanto-juvenis baseado no aclamado “El-Sistema”, programa venezuelano criado em 1975. O NEOJIBA é uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia

Serviço
Orquestra Castro Alves em Fortaleza
Data: 18 de novembro
Local: Teatro RioMar (Rua Lauro Nogueira, 1500 loja 3001 – L3 - Papicu)
Horário: 20h
Valor: R$10 / R$5
Ingressos à venda.
Telefone para informações: 4003-1212

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...