quinta-feira, julho 22

Nicolinha participa de novos episódios do Planetário Rubens de Azevedo

 





Integrando a programação infantil “Dragão das Crianças” no ciclo “Férias no Dragão”, o Planetário Rubens de Azevedo, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, traz, nesta semana, novos episódios do programa “Viagem Sideral no Planetário”.

Desta vez, a apresentação das atividades contará com uma participação superespecial: a astrônoma amadora Nicole Oliveira, a Nicolinha, menina-prodígio que compartilha no canal “As Observações de Nicolinha” seus conhecimentos e interesses em Astronomia. Nesta quinta-feira (22), a partir das 19h30, no canal Planetário no Youtube (youtube.com/planetariorubensdeazevedo), a pequena youtuber vai interagir virtualmente com o professor Dermeval Carneiro, diretor do Planetário, comentando a parte 2 do episódio "Dois Pedacinhos de Vidro".

Proporcionando a experiência de uma noite de observação astronômica, a atividade promete encantar a criançada com a história do telescópio, contada desde a criação da luneta de Galileu até os mais modernos instrumentos utilizados na atualidade. Serão apresentados os diversos tipos de telescópios, seus funcionamentos e recursos, destacando sua importância para o conhecimento que temos hoje do Universo.

Sobre a convidada - Nicole Oliveira (Nicolinha) é astrônoma amadora certificada e a mais nova do Brasil a concluir o Curso de Astronomia da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Cientista cidadã do International Astronomical Search Collaboration - IASC/Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa)/ Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). É divulgadora científica, fundadora do Clube de Ciências Online Nicolinha&Kids e a sócia mais nova no Brasil de uma instituição de Astronomia, o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL).

Lançamentos - Confira os próximos lançamentos ao longo de julho, sempre às 19h30, no YouTube do Planetário

  • Quinta (22) - Viagem Sideral no Planetário - Dois Pedacinhos de Vidro – Parte 2 (sessão infantil)
  • Quarta (28) - Curso Popular de Astronomia - Telescópios e Radiotelescópios
  • Quinta (29) - Curso Popular de Astronomia - Astronomia e o Big Bang – De onde viemos? Para onde vamos?

Apaixonados por Astronomia e ciências afins podem acessar o canal do Planetário Rubens de Azevedo para conferir esses e outros conteúdos. 

Colégio Darwin enaltece a paz como caminho para evolução

O que é paz para você? Um estado de calmaria? A ausência de conflito? Para o Colégio Darwin, a paz é o caminho da evolução, uma filosofia de vida para quem busca o melhor para o mundo. 

É com este mote que a instituição lança nova campanha publicitária. Desenvolvida pela EBM Quintto, com veiculação em Outdoor, Rádio e Redes Sociais, a nova campanha traz nas peças pacifistas como Malala, Gandhi, Dragão do Mar e Zilda Arns, destacando que para evoluir o mundo precisa de mais educação e personalidades como eles.

Fundado em 1999, o Colégio Darwin atende da Educação Infantil ao Ensino Médio, na Rua Ildefonso Albano, no bairro Aldeota. O Colégio conta com uma completa infraestrutura e aborda, de forma inovadora, a cultura de paz em todos os segmentos de ensino. Em parceria com a família, promove a formação humana pautada na cidadania, no conhecimento crítico e nos bons resultados.





Confira a programação cultural de Fortaleza

A #AGFN traz a programação da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), desta semana até domingo (25 de julho de 2021). Mais informações: https://bit.ly/2UqTYPg

  • Vila das Artes – Programação de Férias///Cursos Livres – Audiovisual • Inscrições Abertas ///Ao longo do mês julho, o Núcleo de Produção Digital (NPD) da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes promove uma série de minicursos. A cada semana, uma nova atividade abre inscrições para interessados. As aulas ocorrerão de forma remota, por meio de videoconferências na plataforma Google Meet.///Curso “Produção de Videoclipe”, com Camila de Almeida – Inscrições Abertas. O curso visa mostrar a produção audiovisual de videoclipes com seus formatos e linguagens, referências de produções e diretores, elaboração de roteiro, produção e gravação, montagem, finalização e regulamentação pela Ancine. Também serão investigados os processos de reflexão e criação na forma teórica. Data de realização: de 26 a 30 de julho, das 14 às 16 horas. Videoconferências por meio da plataforma Google Meet. Gratuito
  • Cineclube Vila das Artes • Mostra Habitando Margens e Fronteiras - A Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes promove, em julho, a mostra Habitando Margens e Fronteiras. Integrante do Projeto Telas Abertas 2021, a mostra tem curadoria da cineasta Raquel Gandra. A exibição dos filmes é seguida por conversa ao vivo entre a curadora, realizadores dos filmes e convidados. Sessão 4-Filmes: “Irmãos” (26’ / 12 anos), de Maria Eduarda Andrade (PE); e “A Vizinhança do Tigre” (2014 / 95' / 16 anos), de Affonso Uchoas (MG).Quinta-feira (22), às 17 horas. Canal da Vila das Artes no YouTube.
  • Oficina “Certificação em NR35”, com Diego Aerius-Integrante da ação “Viva o Circo Hoje – Programa Especial de Fomento à Cadeia do Circo”, a oficina trata de trabalho em altura voltado para as práticas circenses conforme a norma regulamentadora nº 35 (NR35). O curso é composto por exposição teórico prática seguida de debates entre os participantes. As mais variadas realidades do universo circense serão discutidas sobre a óptica de três conceitos chaves: risco, acidente e segurança. Num terceiro momento será realizada uma vivência prática com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos participantes sobre aspectos ligados à segurança, com ênfase na análise de risco das atividades e na instalação de aparelhos aéreos. Quinta (22) e sexta (23)- Turma 1 e sábado (24) e domingo (25) Turma 2, das 9 às 13 e das 14 às 18 horas. Formato: Presencial. Circo América (Praça do Jequitibá – Conjunto Ceará, 4ª Etapa, Avenida C com Rua 1084)
  • Oficinas “Dançando na Vila • Inscrições Abertas-A Escola Pública de Dança da Vila das Artes abre inscrições para as oficinas da ação “Dançando na Vila”. Ao todo serão 11 oficinas que abarcam os mais diferentes temas ligados ao universo da Dança. As aulas ocorrem por meio de videoconferências, de 19 e 30 de julho. A ficha de inscrições se encontra disponível em www.linktr.ee/viladasartes.  “A Psicologia da Dança”, com Amanda Teixeira e Francisca Talitta Muniz Saboya (Psicóloga - CRP 11/04620)-Oficina destinada aos que desejam aprimorar desenvolvimento e desempenho na dança por meio do conhecimento e intervenção de aspectos psicológicos a serem considerados na atividade do bailarino ou bailarina. Serão trabalhados os aspectos psicológicos envolvidos no desempenho de bailarinos; o autoconhecimento e a potencialização da performance no palco; e temas como ansiedade, estresse, memória, cognição, motivação e controle emocional.  “Elementos da Música”, com Makito Vieira-A oficina é um convite a explorar os elementos básicos que compõe a música e nos possibilitam ampliar a nossa percepção e compreensão musical.  Sexta-feira (23), das 18 às 20 horas.////“Preparação para as Pontas”, com Amanda Teixeira-Na oficina, serão trabalhados exercícios para o equilíbrio entre força e estimulação articular dos pés, para auxiliar no trabalho de pontas. Quinta-feira (22), das 18 às 19 horas.
  • Vila na Rede-Vila das Artes disponibiliza em seu canal de vídeos espetáculos, filmes, debates e diversas outras ações formativas das Escolas Públicas de Audiovisual, de Dança, de Teatro e de Circo, de forma inteiramente online e gratuita. A iniciativa visa a manutenção das atividades da Vila das Artes e oferece alternativas culturais que podem ser apreciadas no conforto de casa durante o período de distanciamento social recomendado devido à pandemia da Covid-19. Local: Canal da Vila das Artes no YouTube
  • Mercado dos Pinhões-Feira de Produtos Orgânicos-Tradicional Feira de Produtos Orgânicos realizada no Mercado dos Pinhões, pela Associação para o Desenvolvimento da Agropecuária Orgânica (Adao), sempre às terças-feiras de 10 às 14 horas. Praça Pelotas, S/N – Centro
  • Passeio Público-Café Passeio-Restaurante da Praça dos Mártires, com funcionamento de segunda a sexta, com vasta opção de pratos no modelo self-service. Funciona seguindo todas as regras de higiene e distanciamento impostas pelo decreto municipal, que visa regulamentar ações em combate ao Coronavírus. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 11 horas as 15h30 e sábado e domingo, das 11 horas às 16h30. Praça dos Mártires–Centro.///Passeio Instrumental-Almoço ao som de música instrumental nas alamedas do Passeio Público, no restaurante permissionário Café Passeio, todos os fins de semana. Sábado (24) e domingo (25), das 12h30 às 15h30. Atrações: Macaúba convida Ribamar Freire (sábado-24) e Mateus Farias convida (domingo-25).
  • Sistema Público de Bibliotecas Municipais-O Sistema Público de Bibliotecas Municipais de Fortaleza, composto pelas bibliotecas Dolor Barreira, Herbênia Gurgel e Cristina Poeta, oferece ações online para o público infantojuvenil. Literatura em Foco-Vídeos de resenhas, indicações e curiosidades relacionadas ao mundo literário, apresentado pelo diretor da Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira, Eduardo Pereira. Livro: “Retratos Japoneses”, de Donald Richie. Quinta-feira (22), às 9 horas. Instagram da Secultfor (@secultfor)
  • Centro Cultural Belchior-Pluga & Pensa em Casa – Curso “Produção Musical com Ableton Live”-Ministrado por Marcus Au Coelho, o curso é um copilado do conhecimento acumulado nos últimos 8 anos de uso do software para produções próprias, independentes e trabalhos externos como composição e gravação de trilhas sonoras. O curso serve tanto àqueles que têm zero conhecimento ou que estão pouco familiarizados com o software em questão como àqueles que já dominam parcialmente o programa e/ou sentem uma necessidade de revisão de conhecimento do mesmo. De  27 a 30 de julho, de 15 às 18 horas. Google Meet e Classroom.//No Centro da Sala (Shows ao vivo) – Coletivo Abrigo em Movimento-O Centro Cultural Belchior transmite shows ao vivo de artistas locais para que o público possa curtir, sem sair de casa. Atrações: Apanhadores de Sonhos, Órfãos de Iracema e Conte! Quinta (22), sexta (23) e sábado (24), às 19 horas. Instagram do Centro Cultural Belchior.



Vila das Artes oferece 'Viva o Circo Hoje'


A Escola de Pública de Circo da Vila das Artes abre inscrições para a última série de cursos integrantes ação "Viva o Circo Hoje – Programa Especial de Fomento à Cadeia do Circo". 
São 17 atividades. As aulas serão de segunda-feira (26) a sexta-feira (30 de julho), em horários variados, por meio de videoconferências, videoaulas e também no formato presencial.
- Finalizamos esta edição do projeto Viva o Circo Hoje com mais uma variedade de cursos ligados a cena circense", anuncia a coordenadora da Escola Pública de Circo da Vila das Artes, Ana Vieira. 
- Temos agora mais possibilidades de acesso às aulas: temos cursos presenciais, realizados seguindo todos os protocolos de segurança; temos o formato de videoconferências, que já vínhamos utilizando; e agora também videoaulas, apresentando o resultado de duas pesquisas que envolvem o universo circense e também atividades desenvolvidas em circos de lona", explica a coordenadora.
Entre os temas, há cursos com formação em palhaçaria, malabares, segurança, manutenção, pesquisa em circo, figurino, cenografia e dramaturgia.
A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, administrado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).

Programação
  • Curso "Movimentos acrobáticos e suas variações Apreciação e difusão da arte circense", com Beatriz Barros-Beatriz Barros explica a proposta: "Com movimentos acrobáticos de solo abordaremos estrelinhas, reversões, rolamentos, entre outros, e suas variações, partindo da base e prosseguindo com suas evoluções". Data: 28 a 30 de julho, das 14 às 17 horas. Formato: Videoaulas.
  • Curso "Composição Cênica - Ferramentas para Dramaturgias Circenses", com Caroline Holanda-Serão trabalhados os temas: noção de composição; noção de dramaturgia nas artes do movimento; sistemas parametrizados; elementos compositivos; dispositivos de composição. De 26 a 30 de julho, das 14 às 17 horas. Formato: Videoconferências e Videoaulas.
  • Curso "A Lira movimentando o ar e o público", com Carolynne Vital - Serão trabalhados os temas: conhecimentos técnicos e artísticos das artes circenses; movimentos e truques em Lira; movimentos clássicos do circo, posturas estáticas e figuras corporais; coordenação motora no espaço aéreo; e equilíbrio e autoconfiança. De 28 a 30 de julho, das 9 às 12 horas. Formato: Videoaulas.
  • Curso "Introdução à Palhaçaria", com Chico Guerra - Espaço criado para desenvolver a comicidade do participante com elementos básicos do cotidiano e para estudar as relações entre o riso e o ridículo. De 26 a 30 de julho, de 9 às 12 horas. Formato: Videoconferências e Videoaulas.
  • Curso "Uma abordagem prática da direção de espetáculos circenses", com Cláudio Ivo - O facilitador Cláudio Ivo explica a proposta: "O espetáculo surge a partir de uma ideia, de um texto, uma música, um roteiro, ou até de uma imagem, de qualquer estímulo; afinal de contas, a arte imita a vida. O elementos que são necessários para a concepção de um número, uma cena, um espetáculo, são diversificados: iluminação, figurino, adereços, aparelhos, o gestual, a música, o artista e seu talento. Para orquestrar todos esses componentes, aparece a batuta do diretor circense, que com maestria coordena a encenação, utilizando-se de recursos técnicos-artísticos, procurando assegurar a realização da obra pretendida". De 28 a 30 de julho das 18 às 21 horas. Formato: Videoaulas.
  • Curso "O Palhaço Antes do Nariz", com Francisco Glauber-Voltado para o público infanto-juvenil, o curso pretende ensinar o aluno a criar a personalidade, o estilo e a aparência de seu palhaço. De 28 a 30 de julho, das 18 às 21 horas. Formato: Videoaulas.
  • Curso "Memorial da cena circense do Ceará: Palhaça Nada e Palhaço Pimenta", com Jaderson Gonçalves-Apresentação dos resultados de pesquisa em que se realizaram entrevistas com o Mestre Pimenta e com a Palhaça Nada. Janderson comenta a importância do trabalho: "A memória é tão importante para a identidade de um povo, de uma sociedade, de um coletivo que foi chamada pelos filósofos e poetas gregos de Deusa. Rememorar não significa um retorno ao passado, mas sim um encontrar-se com o passado no presente. Portanto ter um olhar cuidadoso com o passado é cuidar da identidade de um povo, de uma cultura". 28 a 30 de julho, das 18 às 21 horas. Formato: Videoconferências e Videoaulas.
  • Curso "Cenoplastia, resgatando a arte cenográfica do circo", com Klebson Alberto- O curso tem como proposta um resgate histórico e afetivo da função do cenoplasta (cenógrafo) dentro dos circo, por meio do aprofundamento técnico e teórico direcionado na usabilidade/aplicabilidade/funcionalidade do cenário para aos mais diversos tipos de circos. A formação ocorre em quatro fases: "conceitos técnicos do desenho cenográfico"; "elaboração de projeto cenográfico"; "seletividade de recursos"; e "planejamento e execução cenográfica". De 26 a 30 de julho, das 18 às 21 horas. Formato: Videoconferências e Videoaulas.
  • Curso "A Diversidade de Figurino para o Mundo Circense", com Lara Leoncio-A facilitadora explica a proposta da oficina: "Podemos entender que o mundo circense hoje em dia tem uma variedade de linguagens, desde o circo tradicional ate o circo contemporâneo, circo performance. E com isso podemos perceber a diversidade dentro de criação de figurino. É importante entender que não existe certo ou errado e sim escolhas. Nessa formação queremos contemplar essa diversidade e da artifícios e caminhos para poder realizar essas escolhas mais assertivamente, trazendo um conhecimento mais técnico, para se somar com a pratica muitas vezes que já é executada a gerações". De 26 a 30 de julho, das 14 às 17 horas. Formato: Videoconferências e Videoaulas.
  • Curso "Em busca do grotesco e a desconstrução no jogo da palhaça", com Maruska Ribeiro-Em busca do grotesco e a desconstrução no jogo da palhaça, o curso propõe encontros com mulheres palhaças, bufonas e artistas em geral. O encontro visa descobrir, extrair e vivenciar a existência grotesca dentro do ser mulher na construção pessoal e social, dando um novo olhar para cada participante sobre si ao experimentar o corpo por outra perspectiva. Será um período de imersão com propostas teóricas e práticas, com conversas sobre a bufonaria, o grotesco no feminino, a mulher e a bufonaria. De 26 a 30 de julho, das 14 às 17 horas. Formato: Videoconferências e Videoaulas.
  • Curso "Palhaçaria Tradicional", com Palhaço Baratinha-O curso será ofertado numa dinâmica que diferencia espetáculo, memória e direção dentro do processo criativo da palhaçaria tradicional. As aulas foram gravadas e serão disponibilizadas como material de aprendizagem e pesquisa. De 28 a 30 de julho, das 9 às 12 horas. Formato: Videoaulas.
  • Curso "O Malabares no Circo Itinerante de Lona", com Palhaço Baratinha-Iniciação de malabares para crianças e adultos, com o objetivo de mostrar que todos têm a capacidade de aprender a arte da palhaçaria. De 28 a 30 de julho, das 14 às 17 horas. Formato: Videoaulas.
  • Curso "Figurino - Tecidos de Guarda-Chuva Costurados à Mão", com Paulo José-Serão trabalhados os conhecimentos básicos da roupa de cena, percebendo relação entre roupa, tecido e movimento, e noções de modelagem tridimensional, por meio de temas como desenho de figurino, desenho técnico da roupa e processos de costura e acabamentos manuais. De 26 a 30 de julho, das 9 às 12 horas. Formato: Videoconferências e Videoaulas.
  • Curso " Manutenção - Manter a lona para não parar o espetáculo", com Pedro Lopes
  • O curso visa a capacitação de artistas e capatazes para a realização de reparos e manutenção em lonas. De 26 a 30 de julho, das 9 às 12 horas. Formato: Presencial. Local: Circo América (Praça do Jequitibá - Conjunto Ceará, 4ª Etapa, Avenida C com Rua 1084).
  • Curso "O movimento do corpo no ar, equilíbrio e forças na faixa aéreas", com Rayra Samira-Serão trabalhados os temas: conhecimentos técnicos e artísticos das artes circenses; noções básicas sobre segurança, cuidados com o equipamento e preparação corporal para a prática dos aéreos; movimentos e truques com faixas aéreas; e coordenação motora e autoconfiança no espaço aéreo. De 28 a 30 de julho, das 9 às 12 horas. Formato: Videoaulas.
  • Curso "The Bauches de Primavera - Dês Locum", com Tatiana Valente-Trata-se da apresentação do resultado de uma pesquisa intitulada "The Bauches DÊS LOCUM", em que foram entrevistadas pessoas relacionadas com a linguagem circense mas não necessariamente ligados diretamente ao circo. Tatiana explica: "É 'dês locum' porque se pensarmos o circo que acontece na lona como "in locum", estamos deslocando (por isso dês locum) do local socialmente reconhecido" De 26 a 30 de julho, das 9 às 12 horas. Formato: Videoconferências e Videoaulas.
  • Curso "Com a Palavra: As Palhaças", com Vânia Rodrigues-Serão trabalhados os temas: "Eu Sou Palhaça e Etc e Tal"; "A Palhaça e Seus Arquétipos"; "A Palhaça e Sua Voz Intuitiva"; e "Só Palhaça". De 26 a 30 de julho, das 18 às 21 horas. Formato: Videoconferências e Videoaulas.
Sobre os facilitadores 
  • BEATRIZ BARROS é acrobata contorcionista/aerialista. Iniciou na ginástica rítmica. É graduanda em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá, residente do Grande Bom Jardim e trabalhou em circos de lona de pequeno e médio porte, como o Circo Teatro O Pimenta.
  • CAROLINE HOLANDA é artista e docente cênica-instalativa. Investiga composição, tomando como referência os eixos corpo-matéria-movimento-espaço. Tem base na dança, com sistemas parametrizados de qualidade de movimento e de composição, e na marionete. Atua no circo com a Palhaçada e a Magie Nouvelle. Coreografa coisas, pessoas, espaços (as instalações), robôs e outras construções.
  • CAROLYNNE VITAL DE SOUSA foi criada no Circo Tropical, onde aprendeu a praticar Lira aos 8 anos de idade. Sua experiência conta com a realização de oficinas pelo Projeto “Hoje tem Espetáculo” e “Férias no Picadeiro”, da Vila das Artes. Além de apresentações no Circo do Tirulipa e no Circo do Motoca. Atualmente trabalha no Circo América.
  • CHICO GUERRA é ator e palhaço. Natural de Fortaleza (CE), é formado pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (ECA/USP), pela Escola de Teatro e Doutores da Alegria. Em 2015, foi agraciado com a bolsa Linnus Palm do Governo Sueco, a partir da qual intensificou sua pesquisa em comicidade na Stockholm Academy of Dramatic Art (Estocolmo/Suécia), onde estudou teatro físico, mímica e improvisação. Em 2018, viajou pela América do Sul participando de convenções e encontros de circo no Paraguai e no Uruguai, e desenvolvendo números de palhaço nas Noites LGBTQUIA+ no Circo no Beco, Arena Conta AI-5 (Teatro de Arena/SP), Circo na Praça, entre outros.
  • CLAÚDIO IVO é ator, diretor de teatro e de circo, palhaço e circense. É instrutor de teatro, circo/palhaçaria e máscara balinesas. É consultor e coordenador artístico dos seguintes festivais: Festival internacional de circo do Estado do Ceará, Festival dos Inhamuns de Circo, Bonecos e Artes de Rua, e Mostra Dragão do Mar de Arte e Cultura.
  • FRANCISCO GLAUBER é artista de rua, palhaço, ator e dramaturgo. Interpreta o palhaço Tio Picolé, possui um canal na Plataforma Youtube chamado "Tio Picolé e Palhaça Sorvetinho", onde produz vídeos de entretenimento para crianças. Atualmente atua na Escola EcoCirco como instrutor de oficinas de palhaçaria, malabares e equilíbrio.
  • JANDERSON GONÇALVES tem graduação e mestrado em Filosofia, na área de ética e estética pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É criador e organizador de convenções cearense e brasileiras de circo. É fundador, coordenador geral e professor de circo da Associação Circolar há 7 anos e foi integrante do grupo CIM por 10 anos. Ministrou cursos de malabarismo, equilibrismo e acrobacia no Centro Cultural Bom Jardim, e oficinas de perna de pau em duas edições do Festival Internacional de Circo do Ceará. Atualmente, trabalha com cenografia, cenotecnia e construção de material para circo, teatro de bonecos e teatro em geral.
  • KLEBSON ALBERTO é artista polímata, formado em Gestão e Marketing. Atualmente é estudante de arquitetura e urbanismo (6º semestre), tem suas inquietações artísticas desde 2000 com foco em economia criativa, circular e sustentável, com diversos trabalhos em diversas linguagens artísticas e traz uma trajetória de experiências de cenotecnia e cenografia, além de orientação e acompanhamentos em cenografia.
  • LARA LEONCIO PEREIRA é mulher, negra, mãe, atriz, figurinista e produtora cultural, formada em Design de Moda e graduação incompleta em Licenciatura em teatro. Iniciou no teatro em 2003 e no ano de 2012 assumiu as funções de produtora cultural. Em 2015, fundou a empresa Lara Leon, que trabalha com criação e concepção de figurino para teatro, dança, circo, audiovisual, entre outros.
  • MARUSKA RIBEIRO é artista multilíngue, produtora cultural e iluminadora cênica. É graduanda em Licenciatura e Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e participou da Formação Continuada em Teatro: Conexões Contemporâneas, da Vila das Artes. Pesquisa Bufonaria, Performance e Iluminação Cênica. É realizadora do PerFortaleza e integrante do Marminina Coletiv@.
  • PALHAÇO BARATINHA é acrobata, trapezista, ensaiador circense e ator. Desde os cinco anos de idade, é palhaço de circo tradicional e malabarista e acrobata de solo e aéreo. Participou de diversos festivais no Ceará e no Nordeste.
  • PAULO JOSÉ aproximou-se das artes em 1999. Ator, bailarino e coreógrafo, atua como figurinista desde 2013, trazendo para o figurino o conhecimento da cena. Estuda modelagem e costura, além de ser técnico em dança e licenciado em teatro.
  • PEDRO LOPES é diretor circense, educador físico, formador em capatazia para Circo.
  • RAYRA SAMIRA é instrutora de faixa aérea e lira na Escola Ecocirco. Iniciou nas artes circenses há oito anos, em apresentações nas duas modalidades. Apresentou-se em circos nacionais (Circo Broadway, Circo do Tirulipa, Word Circo, Circo do Palhaço Soró), e e internacionais (Abuhadba Circo, da Bolívia; e Los Maluenda, do Chile). Atualmente trabalha no América Circo.
  • TATIANA VALENTE é graduanda em Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e em Fisioterapia pela UNINASSAU. Formou-se em 2006 no curso Técnico em Dança (IACC-SENAC-SECULT). É facilitadora de aulas de tecido acrobático desde 2009. Tem formação Básica no Método Pilates, pela VOLL. Ministrou aulas de pilates solo e bola no Espaço Galpão da Vila e no APÊ cultural. Residiu artisticamente e ministrou aulas no CO LABORATORIO de Artes Circenses.
  • VÂNIA RODRIGUES é atriz, formada pelo curso de arte dramática da Universidade Federal do Ceará (UFC). É palhaça, formada na rua com o íntimo e o coração. Estudou Pedagogia na Universidade Estadual do Ceará (Uece), com especialização em Arte e Educação. Hoje, dedica-se à arte da palhaçaria, por meio de sua palhaça @chuáá_chuvosa, é mãe e contadora de histórias. Atua em hospitais com palhaçaria feminina.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...