quarta-feira, julho 16

Fala Eunício

 www.eunicio.com.br

Interatividade: portal deEunício já está na rede

O novo portal de Eunício Governador 15 está na rede. A campanha que apresenta a candidatura de Eunício Oliveira ao Governo do Estado, pela coligação “Ceará de Todos” (PMDB / PR / PSDB / DEM / PPS / PRP / PSC / PSDC / PTN), tem o diálogo como ferramenta imprescindível para propor um novo modelo político-administrativo no Ceará. Pensando nesse diálogo, a coligação foi a primeira a trabalhar a ferramenta como veículo de comunicação e de aproximação com a população.


No endereço eletrônico www.eunicio.com.br, o internauta acessa um ambiente virtual repleto de informações e mecanismos de interatividade com a campanha. A primeira opção do menu inicial convida o eleitor a conhecer a trajetória de Eunício 15. A história de vida desde a infância em Lavras da Mangabeira, o crescimento do menino estudioso, os passos do trabalhador obstinado, o homem público dedicado e reconhecido pela população, que o consagrou como cearense mais votado da história política do Estado, estão à disposição.


O Plano de Governo, com as diretrizes e prioridades, está disponível com o intuito de servir de base para uma ampla discussão com a sociedade cearense. Objetivando a melhoria de vida da população, são apresentados planos setoriais nas áreas de segurança, saúde, educação, mobilidade, cultura, lazer, habitação, meio ambiente, saneamento, convivência com a seca, redução da pobreza e da desigualdade. Também constam propostas para tornar a economia do Ceará mais competitiva e viabilizar mais renda e emprego, entre outras.


O portal está conectado com todos os perfis de Eunício 15 nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram e Soundcloud. No link “Fale Conosco”, o internauta deixa seus contatos e suas sugestões para a campanha. Para os visitantes que quiserem receber as novidades da candidatura por email, bastar inserir seu endereço de correio eletrônico na página principal.


O material da campanha Eunício 15 está disponível para ser baixado. São imagens para perfis nas redes sociais, fotos das atividades de campanha, papéis de parede para personalização de ambientes de trabalho virtual e uma central multimídia, com os vídeos e jingles de campanha. Notícias sobre a candidatura, a agenda de Eunício, podem ser acessadas na Sala de Imprensa.
Redes Sociais
Copyright © 2014 Assessoria de imprensa da coligação "Ceará de Todos", Todos os direitos reservados.
Essa é uma mensagem automática. Por favor, não responda a esse e-mail.

Endereço:
Assessoria de imprensa da coligação "Ceará de Todos" Av Barão de Studart 2983 Comitê da Coligação "Ceará de Todos" Fortaleza, CE 60120-001 Brazil

Camilo em campanha

O candidato ao Governo do Ceará pela Coligação "Para o Ceará seguir mudando", Camilo Santana (PT), foi recepcionado pela população de Cariús, Região Centro-Sul do Ceará, na manhã de hoje. Os companheiros de chapa, Mauro Filho, candidato ao Senado, e Izolda Cela, sua vice-governadora, acompanharam Camilo na visita ao município. “Minha maior motivação nesta campanha é não só dar continuidade, mas avançar no trabalho de transformação do Ceará iniciado pelo governador Cid Gomes”, disse Camilo.

A construção de um quarto hospital regional também é compromisso assumido por Camilo. “Quero reafirmar aqui, em Cariús, que vou trabalhar muito para trazer mais este hospital para o nosso Estado. Para atender a população do interior que não vai mais precisar sair da sua região para ir procurar atendimento em Fortaleza”, frisou. 

Também relacionada à questão da saúde, Camilo lembrou a importância da regionalização dos matadouros públicos. “Esta é uma questão de saúde pública e dever do Estado assegurar as condições sanitárias deste processo”, observou Camilo. 

O candidato também destacou a importância da segurança pública. “Vamos dotar o maior número possível de cidades com delegacias para garantir, ao cidadão e à cidadã, o seu direito à segurança”, adiantou. 

O candidato ao Senado, Mauro Filho, lembrou o trabalho de construção realizado no Ceará, nos últimos sete anos. “Temos um Estado reorganizado e equilibrado. O governador Camilo poderá ampliar as parcerias com as prefeituras”, disse.  “Esta é uma chapa de compromisso verdadeiro. Para além das eleições e para fazer um Ceará mais justo e mais desenvolvido”, arrematou Mauro Filho.

Izolda Cela agradeceu a acolhida do povo de Cariús e lembrou que o Ceará vive, hoje, um patamar diferenciado em áreas como educação, saúde, agricultura, entre outras. “Nós representamos um projeto que desenvolve o Ceará e que tem feito coisas importantes. Defendemos a continuidade deste projeto para o Ceará seguir mudando num ritmo ainda mais acelerado”, afirmou.

Presenças

Camilo, Izolda e Mauro Filho seguiram em carreata pelas ruas de Cariús até o Centro, onde falaram à população. Com os candidatos da Coligação “Para o Ceará seguir mudando”, também estavam, além do prefeito de Cariús, João Gilvan de Oliveira, os prefeitos de Saboeiro, Marcondes Ferraz, e de Jucás, Raimundo Luna Neto. Também participaram da programação os deputados federais Antonio Balhmann, Genecias Noronha e Paulo Henrique Lustosa; e a deputada estadual Miriam Sobreira.
Coordenadoria de Comunicação

5G

O Grupo de Pesquisa em Telecomunicações Sem Fio (Gtel), do Departamento de Engenharia da Teleinformática da UFC, realiza estudos técnicos para a implantação da tecnologia 5G – próximo passo na escala evolutiva das telecomunicações sem fio. O projeto é uma parceria com a empresa de tecnologia Ericsson, de origem sueca.
Rodrigo Cavalcanti, coordenador do Gtel, explica que o objetivo com o futuro advento do 5G é oferecer aos usuários mais qualidade e velocidade na conexão, além de proporcionar novas possibilidades de uso para as redes móveis, como a interconexão de utensílios domésticos, automóveis e máquinas em geral com a Internet.
Trinta pesquisadores da UFC estão envolvidos no projeto. A previsão é que a operação comercial da tecnologia 5G comece em 2020.
(Assessoria de Comunicação da UFC)

Agenda de Geovana Cartaxo amanhã

Olá, redação!

Segue a agenda desta quinta (17) da Geovana Cartaxo (PSB), candidata ao Senado pelo Ceará:

8h - Visita ao Iprede
10h - Encontro com o presidente do Sindicato dos Médicos, José Maria Pontes, na sede do PSB
14h - Visita ao acampamento do MTST
20h - Lançamento da exposição Abstrações, na Unifor

Turismo na Copa 2014 no Ceará

Os secretários de Turismo do Ceará, Bismarck Maia; e  de Fortaleza, Salmito Filho, apresentam amanhã às duas da tarde, na sede da Secretaria de Turismo do Ceará, no Cambeba, pesquisa com turistas que visitaram o Estado na Copa 2014.
São números interessantes que serão compartilhados também pelos secretários da Copa no Ceará, Ferruccio Feitosa; e de Fortaleza, Patrícia Macêdo; além de Darlan Leite, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE).

Selo Perfeito

Líder no segmento de imóveis econômicos, a MRV Engenharia está com todos os seus empreendimentos do Ceará certificados com o Selo Juridicamente Perfeito do Sindicato das Construtoras (Sinduscon-CE). “Sabemos da importância que todas as empresas sigam as normas legais de registro de Incorporação dando a devida credibilidade ao nosso setor. Buscamos a certificação dos  nossos projetos porque acreditamos que as construtoras devem ter todos os projetos juridicamente perfeitos e legalizados e também para garantir aos nossos clientes segurança na compra de nossos imóveis”, afirma o gestor de vendas do CE/MA, Marcelo Pizzo.

Ao todo são 20 empreendimentos que trazem os selos em destaque, com número do RI obtido junto a um dos Cartórios de Registro de Imóveis e a logomarca do Sinduscon-CE. Essa certificação garante  a verificação do RI pelo Sindicato das Construtoras. A lista dos empreendimentos e respectivos RIs que fazem parte do programa fica disponível para consulta na Internet, através do site  www.sinduscon-ce.org.br/ri.

Projetos culturais

As superintendências estaduais do Banco do Nordeste e os três Centros Culturais Banco do Nordeste (Fortaleza; Cariri, região Sul do Ceará; e Sousa, no alto sertão paraibano) realizarão plantões semanais sempre às terças-feiras, para dirimir dúvidas sobre o seu edital de seleção de projetos culturais 2014/2015. O horário dos plantões será de 13h30 às 15h30, exceto em Teresina (PI), cujo horário será de 12h00 às 14h00.

O edital de cultura do BNB foi lançado no último dia 3, com dotação orçamentária de R$ 4,5 milhões, oriundos de incentivos previstos na Lei 8313 (Lei Federal de Incentivo à Cultura, denominada Lei Rouanet).

Gratuitas, as inscrições podem ser realizadas até 31 de agosto de 2014. Serão aceitas, exclusivamente, inscrições pela internet, no endereçowww.bnb.gov.br/cultura. A análise e seleção dos projetos acontecerão de 1º de setembro a 04 de outubro de 2014. A divulgação acontecerá até o dia 05 de outubro, no portal do Banco do Nordeste (também no www.bnb.gov.br/cultura).

O edital contempla os seguintes segmentos: artes cênicas (teatro, dança, performance, circo); artes visuais (exposição); humanidades (apresentações literárias, publicação de livros de arte e ações de incentivo à leitura); música (erudita e instrumental); e cinema (mostras e festivais).

Serão selecionados somente projetos realizados nos municípios da área de atuação do Banco do Nordeste (Nordeste, Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo) e para a programação dos três Centros Culturais Banco do Nordeste (Fortaleza; Cariri, em Juazeiro do Norte, no sul do Ceará; e Sousa, no alto sertão paraibano).

Os critérios de seleção dos projetos inscritos são: a) relevância e qualidade conceitual e temática: concepção e argumentação que evidenciem importância histórica, cultural e artística para o Nordeste, em consonância com o eixo curatorial; b) contribuição ao fortalecimento da diversidade cultural brasileira: diálogo com as diversas manifestações e/ou expressões das culturas populares; c) impacto social: características socioeconômicas da população envolvida, além de duração e profundidade das ações de fruição, sensibilização, capacitação ou formação; d) viabilidade técnica: demonstração de capacidade de realização e do envolvimento de profissionais com notória especialização; e) adequação financeira: compatibilidade com parâmetros de preços praticados no mercado cultural; f) no caso de projetos para a programação dos Centros Culturais Banco do Nordeste, será necessária a adequação física, ou seja, adaptabilidade aos espaços (dependências dos Centros Culturais Banco do Nordeste e de outros locais de sua área de atuação).

Os projetos serão avaliados por uma comissão interna do BNB, composta por técnicos dos Centros Culturais Banco do Nordeste, dos Ambientes de Marketing e de Comunicação, e serão homologados pelo comitê de patrocínios do Banco do Nordeste e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM/PR).

Poderão participar do edital dois tipos de proponentes: a) proponentes pessoas jurídicas, necessariamente de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos – instituições, empresas, fundações ou associações sob controle acionário, estatutário ou majoritário de brasileiros natos, naturalizados ou de estrangeiros residentes no Brasil há mais de três anos, ser legítimo detentor ou representante dos direitos de realização do projeto a ser inscrito; e b) proponentes pessoas físicas, que sejam brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros residentes no Brasil há mais de três anos.

O prazo de vigência do edital será de dois anos a partir de sua publicação. Os projeto serão selecionados para realização no período de novembro/2014 a dezembro de 2016.

Cônsul chinês

A Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE Fortaleza) realiza amanhã o encontro “Almoço Empresarial”. Os jovens empresários receberão, a partir das 12 horas, André Saboya, no Restaurante Sal e Brasa.
Durante o encontro, o cônsul brasileiro para comércio e investimentos em Xangai compartilhará algumas de suas experiências profissionais com os associados da AJE Fortaleza. 

16 de Julho


  1. Dia do Comerciante.
  2. Dia de Nossa Senhora do Carmo.
  3. Em 1930 o papa Pio XI declara Nossa Senhora da Aparecida como padroeira do Brasil.
  4. Promulgada a Constituição de 1934.
  5. Em 1950 o Brasil perdia a Copa para o Uruguai, no Maracanã.
  6. Morre aos 103 anos em 2000, Barbosa Lima Sobrinho.
  7. Final da Cúpula do Brics, em Brasília.

Fala prefeito


Em entrevista para a Rádio Verdes Mares AM, prefeito fez sua avaliação da Copa e da reunião do Brics e apresentou obras de mobilidade
O prefeito falou também sobre escolas de tempo integral e reformas de praças (Foto: Marcos Moura)
Na manhã desta terça-feira (15), o prefeito de Fortaleza concedeu entrevista ao Programa Paulo Oliveira, na Rádio Verdes Mares AM. Em foco, a reunião do VI Conferência de Cúpula do Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e uma avaliação da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.
O prefeito falou também sobre obras de mobilidade, escolas de tempo integral e reformas de praças.
Brics
A conferência, que acontece nos dias 14 e 15 de julho, no Centro de Eventos, teve, em seu primeiro dia uma reunião com empresários brasileiros e estrangeiros. “Hoje grande parte dos empregos da indústria brasileira e mesmo do setor primário, agricultura e pecuária, decorrem de relações de comércio exterior e é muito importante que as pessoas conheçam melhor nossas potencialidades, onde o Brasil pode encontrar no mercado externo espaço para vender mais e vice-versa”, explica Roberto Cláudio. O prefeito apontou também o fórum como um momento histórico para a cidade, que acaba tendo a oportunidade de vender mais e dá às pessoas a oportunidade de conhecer as potencialidades do próprio estado. “São dias históricos para a cidade. De fato um momento de privilégio”, aponta.
Copa do Mundo
Para o prefeito, “sem dúvida essa Copa projetou o Brasil de uma maneira que o exterior não conhecia. Há muito desconhecimento sobre a infraestrutura brasileira. E é natural que muitas vezes as notícias que circulam passem uma imagem incompleta sobre o país. As pessoas não imaginavam que o Brasil tivesse aeroportos tão grandes, estradas tão largas e uma infraestrutura urbana adequada e moderna em muitas cidades”. O balanço feito por Roberto Cláudio é que os turistas acabaram se impressionando com a estrutura do Brasil e com a receptividade dos brasileiros: “nós temos uma coisa muito verdadeira e que deu a graça no evento: somos um povo muito hospitaleiro por natureza, recebemos bem as pessoas, gostamos de festa, somos pacíficos. Eu acho que a soma dessa visão inesperado do país com a grande festa popular, deu aos turistas a vontade de voltar”, citando ainda uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo, que aponta que 95% dos turistas que vieram ao Brasil têm o desejo de voltar.
A repercussão calculada pelo prefeito é que por três a quatro anos Fortaleza colha frutos do turismo. “O mundo inteiro esteve olhando para a cidade, com as pessoas falando bem e isso dará oportunidade de fortalecer as políticas de turismo pelo menos por alguns anos”, aposta.
As avaliações nacionais identificam Fortaleza com uma das sedes mais bem organizadas, com um plano de mobilidade urbana, de trânsito e de segurança que funcionou bem. Roberto Cláudio acredita que, “apesar de termos feito o dever de casa, o grande diferencial dessa festa foi a participação popular, a confraternização de culturas, etnias. Foi uma grande festa feita pelo povo da cidade, que recebeu muito bem quem esteve aqui. Acho que nem o mais otimista dos otimistas esperava que a gente fosse tão bem”.
Fortaleza foi a terceira colocada entre as cidades-sede da Copa do Mundo em quesito infraestrutura, em avaliação feita pelos próprios moradores. A pesquisa, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), se deve à boa avaliação dos estádios, dos hotéis e do setor turístico. Sobre isso, Roberto Cláudio explicou que “o grande desafio é a gente não colocar o pé no freio, continuar acelerando. Tivemos aí uma boa experiência concentrando esforços de limpeza, de pavimentação, de organização no trânsito, e a grande ideia é que a gente tenha isso como um legado, que a gente continue com essa concentração ao longo do ano”.
Obras mobilidade
Continuando com a ideia de manter o pé no acelerador, a Prefeitura agora começa a fazer operações concentradas nos bairros. No momento, acontece no bairro Conjunto Ceará uma grande operação conjunta de iluminação pública, capinação, limpeza e pavimentação. “De lá vamos para o Vila Velha, depois para o Conjunto Esperança e José Walter. Serão operações concentradas, aproveitando que passou a estação chuvosa, gastando, inclusive, o mesmo recurso mensal que estávamos gastando ao longo dos últimos meses”, explica.
Além disso, nas obras de mobilidade, já foi iniciado o entorno da avenida Raul Barbosa com Murilo Borges – as duas alças. “Já começamos também, antes da Copa, a primeira etapa da alça do túnel da Padre Antônio Tomás; até o final de julho devemos apresentar um plano de desvio de tráfego para entrar fazendo tudo da Padre Antônio Tomás, que é uma intervenção importante para tirar os sinais da Via Expressa. Começamos também as desapropriações, todas negociadas, do complexo da Parangaba”, aponta.
O prefeito completa que “com isso, todas as obras que a gente conseguiu garantir financiamento terão continuidade, com obras se iniciando até agosto desse ano. Iniciamos também ano passados dois viadutos, no cruzamento da avenida Engenheiro Santana Júnior com avenida Antônio Sales. Ali, já estamos com 70% da obra feita e a nossa expectativa é entregar a obra com os dois viadutos prontos até a primeira quinzena de outubro desse ano. Também começaremos no segundo semestre desse ano, dois corredores de ônibus. Um que envolve o alargamento da avenida Augusto dos Anjos e uma requalificação da avenida José Bastos, com canteiro central nessa última. Essa obra deve começar no segundo semestre desse ano. Há ainda outro corredor que é a avenidaFernandes Távora, que terá drenagem, novo pavimento, nova calçada; na avenida dos Expedicionários os ônibusandarão num corredor expresso. Todas essas obras viárias priorizam o transporte público, dando mais velocidade aos ônibus. Nesses corredores, serão usados ônibus sanfonados e com ar-condicionado, saindo do terminal do Antônio Bezerra até o Centro da cidade. Nessa primeira etapa, em outubro, a gente quer, até o final do ano, colocar eles caminhando pela Domingos Olímpio, Antônio Sales, até o terminal do Papicu”.
A prefeitura conseguiu também, em negociação com o Shopping Rio Mar, a continuação da duplicação da Sargento Hermínio até a avenida Doutor Theberge. Isso ocorrerá por meio da antecipação de IPTU por parte doshopping, sem custo para o município.
Binários
Roberto Cláudio explica que foi contratado uma equipe especializada para planejar mudanças como a do binário implantado nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís. “A experiência foi tão importante e tão positiva, que a gente passou a ter indicadores para fazer avaliações. Agora vimos que o ônibus está andando muito mais rápido pelo binário, o tráfego está fluindo muito melhor, os pedestres estão andando com mais tranquilidade e segurança. Então, tanto pelo lado da segurança viária do pedestre e do ciclista, como também pela velocidade do veículo, o binário foi uma experiência de sucesso. Por isso, devemos apresentar por essa semana pelo menos outros três binários na cidade”, antecipa.
Praças
“Temos um pouco mais de 480 praças na cidade e nesse momento temos a intervenção em cerca de 120. Dessas, algumas já foram entregues e outras estão em licitação. Ou seja, de cada quatro, temos uma sendo objeto de intervenção”, calcula.
Escolas
O prefeito esclarece que, no dia 5 de julho último, com o esforço do governador Cid e da presidenta Dilma, o município conseguiu o empenho de mais 23 escolas de tempo integral, que devem ter ordem de serviço no segundo semestre. “Teremos então 29 escolas de tempo integral em obras em Fortaleza. Já temos seis funcionando e vamos adaptar, para o começo do próximo ano, mais seis escolas existentes. Nossa meta é chegar ao final da gestão com 41 escolas de tempo integral para os filhos dos trabalhadores. 12 adaptadas e 29 novas”,estabelece.
Outro compromisso da gestão são as creches. “Estamos com um pacote de 112 em obras e inauguramos cinco. Inauguraremos também creches que seguem um padrão do Governo Federal em diversos bairros; primeiro no José Walter, a segunda, no final de agosto, no Jangurussu e mais duas em setembro no Siqueira e no Conjunto Ceará”, finaliza.

Balanço do Brics

Em discurso nesta terça-feira (15), durante Sessão Plenária da VI Cúpula dos BRICS, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a criação de um banco e o estabelecimento de um arranjo contingente de reservas, segundo ela, dois importantes passos para o aperfeiçoamento da arquitetura financeira global. O governador Cid Gomes participou de todas as reuniões e recebeu elogios pela empenho na organização do evento e pelo Centro de Eventos do Ceará. O BRICS é composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Os chefes de estado dos cinco países estiveram presentes: Dilma Rousseff (Brasil), Vladimir Putin (Rússia), Narenda Modi (Índia), Xi Jinping (China), e Jacob Zuma (África do Sul).

A primeira direção do Conselho de Ministros do Banco dos BRICS será da Rússia; a primeira direção do Conselho de Administração será do Brasil; o primeiro presidente do Banco será da Índia; o primeiro escritório regional será na África do Sul; e a sede do Banco será localizada em Xangai. O banco terá capital autorizado de US$ 100 bilhões, mesmo valor que o fundo de reserva.

“O Banco representa uma alternativa para as necessidades de financiamento de infraestrutura nos países em desenvolvimento, compensando a insuficiência de crédito das principais instituições financeiras internacionais. (…) Com esse acordo, contribuiremos também para o fortalecimento da estabilidade financeira global, ao complementar os mecanismos financeiros existentes, liberando o Fundo Monetário Internacional para acudir às economias vulneráveis”, explicou a presidenta.

BRICS 15072Dilma ressaltou o papel dos BRICS nesse novo arranjo da economia global.

“Vivemos também tempos de grandes oportunidades, com o acelerado avanço de novas tecnologias, a multiplicação do comércio e as possibilidades de reorganização do sistema internacional em termos mais democráticos e equitativos. Em tal conjuntura, nossos países têm a obrigação de se manifestar, de se fazer escutar, de atuar. (…) Fomos responsáveis pela mitigação dos efeitos da crise financeira global, e pelo sustentado crescimento da economia mundial desde então.”

O tema da VI Cúpula, “Crescimento inclusivo: soluções sustentáveis”, reflete, de acordo com a presidenta Dilma, a prioridade conferida pelos países do grupo ao combate à pobreza e à melhora da qualidade de vida de nossas populações.

“Nosso projeto de desenvolvimento nacional vem priorizando, nos últimos anos, os setores mais pobres da população, por meio de programas de distribuição de renda, do aumento dos salários, da geração de empregos e da assistência aos segmentos mais vulneráveis da sociedade. Temos também zelado pela responsabilidade fiscal e investido intensamente na melhora de nossas infraestruturas, para garantir um crescimento de longo prazo”, disse Dilma.

A líder brasileira aproveitou o discurso para pedir reformas no Conselho de Segurança da ONU e no FMI. Para a presidenta, os países do BRICS reiteraram o compromisso com um multilateralismo transparente, democrático e eficaz, que aponta para um mundo multipolar.

“Nosso ativismo não deve ser confundido, no entanto, com o exercício de poder hegemônico ou o desejo de dominação. Tampouco deve ser visto como uma opção estratégica contrária ao interesse de outros países. A força do nosso projeto é o seu potencial positivo de transformação do sistema internacional, que queremos mais justo e igualitário”, defendeu.

BRICS 15073


Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado com informações da Presidência da República
Casa Civil

O Povo


Notícias de Jeri

Vivo a golpes
com coração de asa
e tombo como um relâmpago
faminto de terra.
Mia Couto
GostoGosto ·  · 

Novo Sine

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros) inaugura depois de amanhã (18), na Avenida Osório de Paiva, um posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, do Trabalho e Combate à Fome.

Diário do Nordeste de hoje


Eunício em Brasília

  • O candidato ao Governo do Estado pela coligação “Ceará de Todos”, Eunício Oliveira 15 (PMDB), está hoje, em Brasília.
  • Ele vai se dedicar aos trabalhos do Senado.
  • Eunício é relator do projeto que amplia e aperfeiçoa o Supersimples, propondo novas regras que vão fortalecer a atividade dos empreendedores.
  • Líder da maioria no Senado, Eunício vai se empenhar na aprovação das mudanças no Simples Nacional.
  • Como candidato ao Governo, o peemedebista, caso eleito, pretende desenvolver medidas de impacto no apoio às pequenas e microempresas, aproveitando o impulso que deve ser gerado com a nova Lei que amplia e aperfeiçoa o Supersimples.
  • Durante o período da manhã e da tarde, Eunício participa das discussões e votações de matérias nas comissões temáticas, dentre elas a de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e se dedica à análise de projetos na sessão plenária do Senado.
  • A partir das 19 horas, atendendo a um convite da presidente Dilma Rousseff, o peemedebista estará no evento de homenagem aos Chefes de Estado da América Latina com o Brics.

Lançamento do Fortal 2014

  • O Fortal completa 23 anos.
  • Para marcar a data, o maior Carnaval fora de época do País traz diversas novidades, que vão deixar o circuito ainda melhor.
  • As informações sobre a nova estrutura da Cidade Fortal, corredor da folia, entre outras mudanças, serão apresentadas durante o lançamento do evento.
  • Hoje às 18 horas, no Urbano Bar, os organizadores recebem imprensa e convidados em um happy hour, já em ritmo de contagem regressiva para a festa, que acontece de 24 a 27 de julho. 

No Dragão

As Férias no Dragão não podem dizer adeus sem mais uma grande programação. É por isso que o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura apresenta a segunda edição do Dragão do Mundo. Uma edição mais regional. O Dragão do Mundo entra agora "No Balanço do Nordeste". 
Com patrocínio do Banco Itaú e incentivo da Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991), o Dragão do Mundo "No Balanço do Nordeste" ocupa o Espaço Rogaciano Leite Filho nos fins de semana até o fim de julho. A programação vai de 18 a 27 do mês com apresentações musicais gratuitas, além do espetáculo “Diga que você está de acordo! – MÁQUINAFATZER”, do Teatro Máquina. É a alta estação da alegria no Dragão do Mar.
Para iniciar o balanço, duas bandas cearenses de destaque na cena musical cearense: Danchá e Verónica Decide Morrer, no dia 18, às 20h, apresentando os sucessos de suas respectivas trajetórias. No sábado, dia 19, no mesmo horário do dia anterior, entra no balanço a banda Teletransporte com sua música jamaicana cheia de reggaes e dubs. Depois, às 21h, é a vez do premiado artista pernambucano Johnny Hooker que, nos últimos 10 anos, já teve uma trajetória que foi do underground, passando pelo cult e com vislumbres de mainstream. Seu sucesso mais recente, “Volta”, esteve na trilha do filme “Tatuagem”, do diretor Hilton Lacerda.
O Dragão do Mundo “No Balanço do Nordeste” continua no fim de semana seguinte, com o show “O Alumioso”, de José Evanio, Sidália Maria e Francisco Ferreira de Freitas Filho, que homenageia Ariano Suassuna e seu Movimento Armorial, no dia 25, às 19h. Em seguida, sobem ao palco Paula Tesser e seu novo álbum “Valha”, sucesso nacional de crítica.
Encerra a noite do dia 25 o show “Meu corpo, minha embalagem todo gasto na viagem”, com Laya Lopes, Vitoriano e Daniel Groove. Cearenses radicados em São Paulo, o show fala de viagem, do cearense em trânsito, do artista que vai à busca do novo. Fazem uma releitura do repertório de compositores cearenses da década de 1970.
Já no sábado, dia 26, a alta estação da alegria no Dragão do Mar continua com Debandapacá – inicialmente, banda de pré-carnaval do bar Toca do Plácido – e com a baiana Marcia Castro e o show sucesso de público e crítica “Das coisas que surgem”. Marcia Castro já conquistou o Braskem de Cultura e Arte, maior prêmio do cenário independente da música baiana; e foi convidada pela cantora argentina Mercedes Sosa para participação em seus shows na Alemanha, Israel e Brasil, passando pelas principais capitais do país.
Além da música, o “No Balanço do Nordeste” traz o espetáculo “Diga que você está de acordo! – MÁQUINAFATZER”, do Teatro Máquina. A pesquisa para a peça parte do material em fragmentos produzido por Brecht entre 1926 e 1931. O grupo procura explorar a guerra representando-a em tensão, repetição, engajamento físico e invenção /destituição de uma língua comum. Tais escolhas estão interessadas em afirmar formas de tratamento e reinvenção para um material inacabado e um assunto em aberto.

Confira abaixo a programação e informações sobre os artistas do No Balanço do Nordeste.


PROGRAMAÇÃO

MÚSICA

// Sempre no Espaço Rogaciano Leite Filho // GRATUITO



► 18 Sexta

20h – DanChá(CE)

21h – Verónica Decide Morrer (CE)





► 19 Sábado

20h – Teletransporte(CE)

21h – Johnny Hooker (PE)





► 25 Sexta

19h – O Alumioso (CE) [Temporada de Arte Cearense]

20h – Paula Tesser (CE)

21h30 – "Meu corpo minha embalagem e outras canções de viagem", com Laya Lopres, Daniel Groove e Vitoriano (CE)





► 26 Sábado

20h – Debandapacá (CE)

21h30 – Márcia Castro (BA)







TEATRO

Espetáculo "Diga que você está de acordo! – MÁQUINAFATZER"

Grupo Teatro Máquina

Dias 25, 26 e 27 > 20h > Teatro do Dragão do Mar > Ingressos: R$ 8 e R$ 4 (meia) > 18 anos











++ CONHEÇA MAIS SOBRE OS ARTISTAS DO NO BALANÇO DO NORDESTE



DanChá

Danchá é uma banda de música contemporânea brasileira, natural de Fortaleza (CE). É o encontro do cantor, violonista e compositor Danilo Guilherme com o trio instrumental Chacomdéga. O grupo se prepara para o lançamento do disco Preto Colorido (Danilo Guilherme), já lançado na Alemanha e eleito pela rádio nacional Deustschlandradiokultr o melhor disco da semana, na última de novembro de 2012. A banda também está em fase de pré-produção do próximo álbum, intitulado Danchá. Sâo parte da banda: Danilo Guilherme (voz e violão), Bruno Rafael (guitarra), Milton Ferreira (baixo) e Pepeu (bateria e efeitos).

Dia 18, às 20h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.







Verónica Decide Morrer

Formada por Verónica Valenttino e Jonas Sampaio nos vocais (foto), Léo BreedLove na guitarra, Marcus Au Coelho no Baixo e Vladya Mendes na bateria, a banda Verónica DEcide Morrer faz parte do cenário autoral cearense desde 2010. O estilo das músicas e a presenda da banda no palco vem acumulando êxitos em apresentações dentro e fora do estado, como no Festival Tomarrock (RR), Vem Vai Ter Sorriso (evento beneficente na cidade do Crato-CE), Cine Garagem, Festa Freakshow, Over Música (na cidade de Juazeiro do Norte-CE), Projeto NOISE3D, Maloca Dragão (do Centro Dragão do Mar) e Teia da Diversidade (RN). Mais recentemente, a banda levou o primeiro lugar da Mostra Petrúcio Maia de Música 2014. Atualmente, trabalha na produção do seu primeiro disco seguido de uma turnê pelo o sul e sudeste do país.

Dia 18, às 21h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.









Teletransporte

O trem de zion passa na velocidade da luz rumo ao portal aberto no horizonte. Mentes concentradas, olhos fechados, dégas acesos. O teletransporte te leva para onde quiser ir. A viagem é relâmpago, não acaba enquanto houver música. Ir para onde quiser. O projeto teletransporte é um quarteto de música jamaicana. Toca reggaes e dubs em versões peculiares, viajadas no tempo e no espaço, misturando anos 1970 e 3000, Marte e Caribe. Pensam que estão na jamaica e compõem a banda: David Ávila (guitarra e voz), Bruno Rafael (guitarra), Pepeu (bateria e efeitos) e Milton Ferreira (baixo).

Dia 19, às 20h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.









Johnny Hooker

Nos últimos 10 anos, o pernambucano Johnny Hooker teve uma trajetória que foi do underground, passando pelo cult e com vislumbres de mainstream. Também pudera, o cantor, compositor, ator e, mais recentemente, diretor de cinema sempre agiu em várias frentes. Seja nos shows repletos de teatralidade e drama, onde já dividu o palco com nomes como Lenine e Caetano Veloso; seja nas suas incursões como ator no cinema e televisão, onde já trabalhou com alguns dos mais renomados diretores e autores da atualidade como Cláudio Assis, Felipe Hirsh e Hilton Lacerda.



O próprio Hilton descreve o trabalho de Johnny como "musicalmente à frente do está acontecendo em Recife, sem dúvidas" em entrevista para o jornal O Globo. A música "Volta" foi escrita sob encomenda para ser o tema do filme brasileiro mais premiado de 2013, TATUAGEM, dirigido por Lacerda. A carreira acumula indicações e prêmios: Revelação no Prêmio Multishow de Música 2011, Música Dance no International Songwriting Competition (EUA), Melhor Show pelo Troféu Sonar PE, Melhor Trilha Sonora no Prêmio Carlão (Liga dos Blogues Cinematográficos), Vencedor da 2a Temporada do reality Geleia do Rock (Multishow).



A obra de Johnny também tem sido frequentemente usada como trilha musical de ficçã. A música "Fire" foi incluída na trilha sonora da série da MTV Os Descolados e, mais recentemente, duas composições ("Alma Sebosa" e "Crise de Carência") fazem parte da trilha sonora da novela Geração Brasil da Rede Globo, na qual o artista ainda interpreta o personagem Thales Salgado. Essas músicas estarão no seu segundo disco intitulado "Eu vou Fazer uma Macumba pra te Amarrar, Maldito", que tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2014.

Dia 19, às 21h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.











Show "O Alumioso"

Francisco Ferreira de Freitas Filho e convidados fazem o show que é resultado do CD O Alumioso, uma homenagem ao Mestre Ariano Suasuna e seu Movimento Armorial. Trabalho de pesquisa de sonoridades e ritmos nordestinos, criando instrumentos com materiais alternativos como cabaças, fibra vegetal, papelão... fazendo uma ligação entre a música nordestina e a música do mundo, criando um trabalho ligado a cultura local, do Cariri cearense, mas ao mesmo tempo um trabalho universal, que dialoga com a música de outras culturas de outros mundos. O espetáculo é parte do programa Panorama, da Temporada de Arte Cearense.

Dia 25, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.









Paula Tesser

Nascida na França, filha de pais brasileiros, Paula Tesser retornou a Fortaleza em 2007, depois de 15 anos morando em Paris, após concluir um doutorado em Sociologia sobre o Mangue Beat e Chico Science, na Sorbonne. Nesse período, cantou nos discos "Boss-a-troniq2 2001" e "EDC Passport" (Warner/Amsterdam), "Cannes 2001 – PalmBeach" (Wagram/Paris), "Kinobox/Realejo Quartet 2002" (Independente/Fortaleza) e também compôs e cantou para o cinema francês: "Trois Zéro"(2001) e "Quelqu'un de bien" (2002).



Em 2004, gravou em Fortaleza o disco ao vivo "Retrato do vento" em parceria com o cantor e compositor Valdo Aderaldo. Em 2008, gravou a música "Zum Zum" num dueto com o cantor e compositor cearense Fausto Nilo ("Pão e Poesia") e, em 2010, gravou três canções no disco "Cânticos Budistas" de Francisco Casaverde.



Em 2010, Paula Tesser acompanhou a cineasta francesa Agnés Varda em sua visita à Escola de Artes Visuais de Fortaleza. O fruto desse encontro é a participação no filme "Agnés Varda De ci, de lá" (2011) cantando "Samba do Metrô" ( Valdo Aderaldo). Em 2013, gravou seu primeiro disco solo, VALHA, nos estúdios Navegantes (SP) e Trilha Sonora (Fortaleza) com produção e arranjos de Dustan Gallas.



O nome do disco tem o significado do espanto, no entender do Ceará, de onde ele vem. É também e principalmente o poder que algo tem de valer. "O disco é fruto de uma relação afetiva que tenho com o Dustan. Nossa ideia era ter compositores cearenses da geração antiga e contemporâneos nossos. A música francesa, na letra de Jacques Prévert, tinha que estar também por fazer parte de um momento importante da minha vida. A diversão está presente em tudo", define Paula.

Dia 25, às 20h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.









Show "Meu corpo, minha embalagem e outras canções de viagem"

O show com Laya Lopes, Vitoriano e Daniel Groove fala de viagem, do cearense em trânsito, do artista que vai em busca do novo e de mostrar ao mundo sua arte e sua alma. Os três cantores de Fortaleza, radicados em São Paulo, vêm fazer uma releitura do repertório de compositores cearenses da década de 1970, tendo como ponto de partida principal o LP "Meu corpo, minha embalagem, todo gasto na viagem", que trazia Ednardo, Rodger Rogério e Teti, em seu primeiro registro fonográfico.



O disco é um marco na história dessa geração que ficou conhecida como o "Pessoal do Ceará", e uma referência para as gerações seguintes. Com um olhar entre presente e passado, no palco se cruzam trajetórias explorando através da música o sentido e sair e voltar, o olhar sonoro de quem fica e o sentimento nostálgico de quem vai.



O repertório é composto por canções de Ednardo, Rodger Rogério, Belchior, Humberto Teixeira, Raimundo Fagner, Augusto Pontes, Dedé Evangelista, entre outros. Novos arranjos e interpretações foram criados, dando uma nova cara para as canções. A banda é composta por Laya Lopes (vocal), Vitoriano (vocal, guitarra, violão e teclado), Daniel Groove (vocal), Carlos Eduardo Gadelha (guitarra), Felipe Maia (bateria) e Guilherme Kafé (baixo). Rodger Rogério fará participação especial.

Dia 25, às 21h30, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.









Debandapacá

Formado por músicos de Fortaleza, o grupo surgiu com a necessidade de formar uma banda para se apresentar nas noites do Pré-Carnaval da Toca, organizada pelo tradicional bar da cidade, Toca do Plácido. Assíduos frequentadores do estabelecimento, os músicos se sentiram em casa. Parceiros em outros projetos musicais, ficou ainda mais fácil o envolvimento e o desenvolvimento do repertório apresentado ao público naquela ocasião.



O sucesso foi tanto que logo receberam o convite para outras apresentações, incluindo o São João da Toca e uma apresentação no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Na formação original estão Marina Cavalcante (voz), Davi Correia (voz), Raul Porfirio (baixo), Makito Vieira (guitarra), Heitor Azevedo (teclado), Fernando Lélis (sax), Tchelmy (percussão) e Kleber Pereira (bateria). Nesse show, o grupo tem como influências de Caetano Veloso, Chico César, Vinicius de Moraes, Baden Powell; cantos e toques afros brasileiros e influências baianas.

Dia 26, às 20h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.











Marcia Castro

"DAS COISAS QUE SURGEM" é o nome do terceiro disco da cantora Marcia Castro a ser lançado nacionalmente em agosto de 2014. O CD, composto por 11 músicas, tem produção musical assinada pelo paulista Gui Amabis. O trabalho transita pelo universo da música brasileira, representando a sua produção contemporânea, através da fusão de sonoridades oriundas das experiências musicais da cantora, que transita entre os universos musicais contemporâneos da Bahia (sua cidade natal), de São Paulo (onde mora).



O repertório é formado majoritariamente por canções inéditas fruto da parceria de Marcia Castro - que pela primeira vez se apresenta como compositora – com o poeta Arruda, além de compositores de Gui Amabis, Lucas Santtana e Arnaldo Antunes. A sonoridade do disco se constrói num cenário de graves quentes e samples analógicos, em que a presença do fazer humano torna-se fundamental à organicidade do som, misturado a sutis efeitos sonoros (o crepitar do vinil) e guitarras elétricos que ajudam a desenhar paisagens visuais através do som.



Num equilíbrio de timbres, o disco foi gravado por músicos que compõem a excelente nova safra da música brasileira, como Regis Damasceno, Samuel Fraga e Juninho Costa, além da participação de nomes como Dengue (Nação Zumbi) e Jaques Morenlenbaum. O show "DAS COISAS QUE SURGEM" pretende levar ao palco as canções do disco hômonimo, além das músicas mais significativas e conhecidas de Marcia Castro dos seus discos anteriores (De Pés no Chão e Pecadinho).



A banda é formada por Samuel Fraga (bateria), Lucas Martins (baixo, guitarra, mpc), Rovilson Pascoal (guitarra) e Ricardo Prado (guitarra, baixo e samples). A videocenografia será desenvolvida pela artista visual Virginia de Medeiros e pelo VJ Daniel Todeschi, criando um ambiente poético imersivo de imagens que serão parte essencial da linguagem do show. "DAS COISAS QUE SURGEM" se liberta dos clichês da MPB do passado e se utiliza de toda uma herança secular brasileira para abraçar uma sonoridade mais próxima de nossos dias, apostando nas fusões de ritmos e estéticas.



Biografia

A baiana Marcia Castro iniciou sua carreira musical aos 16 anos. Em 2006, conquistou o Braskem de Cultura e Arte, maior prêmio do cenário independente da música baiana, iniciando assim a gravação do seu 1º CD, “Pecadinho”, com produção musical de Luciano Salvador Bahia, lançado em junho de 2007 no Museu de Arte Moderna da Bahia. Em 2008, Marcia lança o disco em São Paulo, onde se radicou, iniciando uma jornada com direito a inserção da música Queda na trilha da novela Ciranda de Pedra, da rede Globo, indicação ao Premio Tim/2008 como melhor cantora pop-rock, gravação com Tom Zé no disco “Estudando a Bossa-Nova”. Além disso, foi convidada pela cantora argentina Mercedes Sosa para participação em seus shows na Alemanha, Israel e Brasil, passando pelas principais capitais do país. Já radicada em São Paulo, em 2012 a cantora lança o seu segundo álbum "De pés no chão", produzido por Guilherme Kastrup e Rovilson Pascoal, através do programa Natura Musical, que também lhe agraciou com uma turnê por 6 capitais do país. Frutos deste disco, três clipes foram produzidos: "29 beijos" com direção de Daniel Lisboa e Diego Lisboa, "Dé Pés no Chão" assinado pela Big Bonsai e "Vergonha", com direção de Patricia Pillar. Em paralelo a sua carreira autoral, Marcia promove nos verões baianos o projeto “Pipoca Moderna”, reunindo diversos artistas da música brasileira, como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Otto, Baby do Brasil, dentre outros. Atualmente, Marcia Castro se dedica ao lançamento do single "Na menina dos meus olhos" que antecede do seu terceiro álbum "Das coisas que surgem", onde estreia como compositora. O lançamento do album acontece em agosto de 2014.

Dia 26, às 21h30, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.








Teatro Máquina, com o espetáculo "Diga que você está de acordo! – MÁQUINAFATZER"

Teatro Máquina estreia seu novo espetáculo. A pesquisa parte do material em fragmentos produzido por Brecht entre 1926 e 1931. O grupo procura explorar a guerra representando-a em tensão, repetição, engajamento físico e invenção /destituição de uma língua comum. Tais escolhas estão interessadas em afirmar formas de tratamento e reinvenção para um material inacabado e um assunto em aberto.



Sinopse: Diga que você está de acordo! é também sobre a guerra, sobre o acordo, sobre o que nos resta. Fatzer é material para descobrirmos o que podemos fazer a partir dele e não mais com ele. É sobre esse lugar sombrio que revela a natureza, revela o que pensamos termos construído como humanidade, revela o que não podemos entender como homens, o que não queremos saber. Entre quatro paredes e com as gargantas abertas e dirigidas para o público. Entre o que pretendemos mostrar e o que mostramos. Entre o que sabemos e o que ainda não conhecemos.

Dias 25, 26 e 27, às 20h, no Teatro do Dragão do Mar. Ingressos: R$ 8 e R$ 4 (meia). Classificação etária: 18 anos.

Vai ter Fortal

O tradicional encontro dos foliões do Brasil, no fim das férias de julho, está chegando. De 24 a 27 de julho de 2014, Fortaleza se transforma no roteiro preferido de quem quer curtir o melhor do axé music, sertanejo e forró, aliando grandes nomes da música brasileira, segurança e conforto. Tudo isso, cearenses e turistas do País inteiro, e até de fora do Brasil, encontram durante o Fortal, realizado em um espaço, especialmente, projetado e pensado para o evento. 
Para quem ainda não garantiu o acesso à festa, ainda dá tempo de participar em um dos cinco espaços da Cidade Fortal – camarotes, arena, pista, arquibancadas e corredor da folia. Para atender os brincantes, foram montadas Centrais do Fortal nos Shopping Iguatemi, North Shopping e North Shopping Jóquei, que funcionam de 10 às 22 horas. Nestes locais, podem ser comprados camarotes e entradas para os demais espaços, além dos abadás. Já nas sedes dos blocos e pelo site www.efolia.com.br, o folião também pode garantir seu abadá.
ONDE ENCONTRAR
Vumbora e Siriguella - Os fãs de Bell Marques poderão curtir seus antigos e novos sucessos desde o primeiro dia. Na quinta-feira, ele estará no trio elétrico com o bloco Vumbora. Nos outros três dias, faz a festa comandando o Siriguella. A loja do Siriguella fica na Av. Dom Luís, 505. Informações: (85) 3261.0783.

Largadinho - De volta ao maior circuito indoor do Brasil, Claudia Leitte promete brilhar na noite de abertura do evento. Quem quiser participar do bloco Largadinho, puxado pela loira, pode garantir o seu na sede situada na Av. Padre Antônio Tomás, 850. Informações: (85) 3324.7709.
 
Pirraça - O Pirraça, um dos blocos nacionais de maior sucesso em micaretas, traz um ritmo envolvente para o Fortal, o Sertanejo Elétrico. A dupla, uma das mais renomadas deste segmento musical no Brasil, se apresenta no Corredor da Folia no primeiro dia. As vendas acontecem na sede do bloco Eh Loco, localizada no Shopping Aldeota, 500. Informações: (85) 3458.0400.
Eh Loco - Cheio de novidades, o Eh Loco traz Chiclete com Banana, em sua nova formação, na sexta (25); Saulo Fernandes no sábado (26); e, no domingo (27), Wesley Safadão e sua Garota Safada. A sede fica no Shopping Aldeota, 500. Informações: (85) 3458.0400.
 
Me abraça - Estreando no Corredor da Folia em carreira solo, Durval Lelys também promete muita novidade à frente do bloco Me Abraça, na sexta e sábado de Fortal. Vendas na sede, Rua Vicente Leite, 881. Informações: (85) 3244-0026.

Coruja - Tradicional no carnaval de Salvador, o Bloco Coruja chega com a musa Ivete Sangalo. O dia reservado para a cantora foi o domingo, para terminar a folia em grande estilo e com um gostinho de quero mais. Para garantir o abadávendas na Rua Vicente Leite, 881. Informações: (85) 3244-0026.


SERVIÇO
Fortal 2014
Data: 24 a 27 de julho
Local: Cidade Fortal - Fortaleza
Informações: (85) 3261.4050
Centrais do Fortal: Shopping Iguatemi, North Shopping e North Shopping Jóquei, das 10 às 22 horas

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...