quinta-feira, abril 27

Maloca segura

Maior festival de artes do Ceará, a Maloca Dragão também tem uma das mais articuladas operações integradas entre órgãos competentes do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Fortaleza para garantir a mobilidade e a segurança do público. Neste ano, quarta edição do festival, serão mais de 500 agentes envolvidos na operação Maloca da Paz, que abrange ações ostensivas de policiamento em todo o perímetro de programação, ordenamento e fiscalização do comércio ambulante, interdição de ruas e controle do tráfego, limpeza diária com coleta seletiva de resíduos recicláveis, além de reparos de iluminação e calçamento. O festival terá ainda o suporte de bombeiros civis, do Conselho Tutelar, de um Posto Médico Avançado, ambulância e tenda de redução de danos.
Realizado pelo Governo do Estado do Ceará através do Instituto Dragão do Mar, com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, a Maloca Dragão 2017 celebra os 18 anos de história do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – um dos maiores do País – e a força da produção artística cearense. Iniciado na última terça-feira (25), com a abertura da exposição “O fotógrafo Chico Albuquerque, 100 anos”, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), o festival segue até domingo (30), com mais de 130 atrações gratuitas em diversas linguagens artísticas e em mais de 20 espaços do centro cultural e do entorno, na Praia de Iracema, além de feiras de moda, design, gastronomia e mostra de cinema.
Segurança
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) organizou um plano operacional de segurança para reforçar o policiamento no entorno do Centro Dragão do Mar, durante a realização da Maloca. Ao todo, a Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) irá alocar 303 agentes de segurança nos seis dias do festival de artes, incluindo equipes do Batalhão de Policiamento de Eventos (BPE), Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), Batalhão de Choque (BPChoque), Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e Regimento de Polícia Montada (RPMont). As ações policiais serão realizadas a pé, em motocicletas, viaturas e a cavalo.
Com o apoio de uma Plataforma de Observação Elevada (POE) e de sete torres de observação, o perímetro de segurança foi traçado para cobrir os mais de 20 espaços de programação do festival. A POE tem 14 câmeras de observação com alcance de três quilômetros, além de um centro de comando. Um contêiner do Ceará Pacífico também serve de base para os agentes. A Polícia Civil, por sua vez, dará o suporte com duas equipes, num total de oito policiais e duas viaturas. O atendimento será estendido ao 2º Distrito Policial, delegacia plantonista. A Guarda Municipal também participa da ação de segurança com 37 agentes a cada dia, de sexta (28) a domingo (30). A Maloca terá ainda segurança privada, com 58 agentes por dia de festival.
Tráfego
Durante a Maloca Dragão, três viaturas da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) farão o controle do tráfego no entorno do Centro Dragão do Mar. Para facilitar a circulação segura do público – que deve ser de mais de 150 mil pessoas de sexta a domingo –, serão feitos bloqueios nas vias públicas que atravessam os espaços da Maloca.
Terão interdições permanentes, de 27 de abril a 1º de maio: a via esquerda da Rua Almirante Jaceguai, no trecho entre a Avenida Monsenhor Tabosa e a Rua José Avelino; a Rua Dragão do Mar, no cruzamento com a Rua Almirante Jaceguai; e a Rua José Avelino, no trecho entre a Rua Boris e a Rua Almirante Jaceguai.
Terão interdições temporárias, nos dias 28, 29 e 30 de abril: a Rua Almirante Jaceguai por completo (da Monsenhor Tabosa à Pessoa Anta), das 21h à 1h da manhã; a Rua Almirante Tamandaré (da Pessoa Anta à Rua dos Tabajaras), nos dois sentidos, das 18h às 3h da manhã; e a Rua dos Tabajaras, no trecho entre a Rua dos Tremembés e Rua Almirante Tamandaré, também das 18h às 3h da manhã. Nesses dias, a Rua Tremembés terá o sentido invertido para desviar o fluxo de veículos que virão pela Rua dos Tabajaras, no sentido Aterrinho/ Poço da Draga.
A atuação do comércio ambulante na região do festival terá fiscalização e ordenamento coordenados por fiscais da Secretaria Regional do Centro de Fortaleza (Sercefor). Foram cadastrados 35 ambulantes, que atuarão divididos entre as ruas Dragão do Mar e Almirante Tamandaré. Atuarão na fiscalização e ordenamento desse comércio 34 auxiliares de fiscalização, 5 fiscais e 2 coordenadores, de 28 a 30 de abril. O cadastro dos ambulantes garante a venda de produtos em condições de higiene próprias ao consumo e coíbe o uso de recipientes de vidro.
Limpeza e iluminação
A Operação Maloca da Paz envolve ainda ações da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos, com varrição, capinagem, coleta em geral e reparo de calçamentos e iluminação pública nas vias do festival. Equipes de limpeza atuarão a cada dia antes e depois da maratona de atrações. Além disso, um grupo de 32 pessoas por dia do projeto Nós Ambiente Comunidade, do Poço da Draga, fará a coleta e destinação de resíduos sólidos para a reciclagem.
Outras ações
A Operação Maloca da Paz terá o apoio do Conselho Tutelar, com quatro conselheiros e dois educadores por dia, de sexta a domingo. Um Posto Médico Avançado, localizado na Praça Almirante Saldanha, contará com 12 pessoas entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de uma ambulância para remoção nos casos graves. Oito bombeiros civis atuarão na prevenção de incêndio.
O festival contará ainda com uma tenda para redução de danos, que dará orientação sobre as consequências negativas do uso excessivo do álcool e outras drogas. Desenvolvido e executado pelo Coletivo Rede Cuca e o Balance Ceará, a ideia é conscientizar sobre os cuidados com o próprio corpo, a partir de abordagens informais, durante a Maloca. Esses grupos realizam trabalho de redução de danos desde 2011 em grandes eventos no Ceará, em Pernambuco, no Rio Grande do Norte e na Bahia.

Fala Benigno Júnior

Apesar da importância das obras do Metrofor para Fortaleza, a paralisação nas intervenções vem causando vários transtornos para a população que transita no locais interditados para a construção Linha Leste do projeto. A temática abordada pelo vereador Benigno Júnior (PSD) na sessão plenária de hoje tem como foco a remoção dos tapumes do canteiro de obras da estação Edson Queiroz, situada na Avenida Washington Soares, em frente ao Fórum Clóvis Beviláqua.
Em requerimentos ao secretário de Infraestrutura do Estado, Lúcio Gomes, e ao diretor-presidente do Metrô de Fortaleza, Eduardo Fontes Hotz, o vereador Benigno Júnior destaca os problemas que a população vem enfrentando no acesso aos serviços da Defensoria Pública e do Fórum Clóvis Beviláqua. “A presente demanda tem como objetivo facilitar o fluxo de pessoas e veículos na referida área, que além do Fórum também concentra instituições de ensino, supermercados, lojas e restaurantes em seu entorno”, apontou.
Benigno Júnior reconheceu a importância da obra, que compreende um percurso de 12,4 quilômetros de VLT, mas que devido a paralisação das obras vem prejudicando a mobilidade urbana no local sitados nos requerimentos. Com isso, seguindo o que foi feito na estação da Santos Dumont, onde foram retirados os tapumes, o parlamentar requer a mesma ação na Estação Edson Queiroz. “Não temos o motivo dos tapumes estarem na Washington Soares, pois não temos nenhuma ação no local”, ponderou.
Benigno Júnior questionou ainda a demolição do Centro Social Urbano Presidente Médici, ocorrida em 2012 para a construção do Cuca da Regional IV. A medida, conforme o parlamentar, não foi planejada, já que não teve nenhum aporte de recursos e projeto para construção do equipamento. “Nós pedimos uma atenção na hora de fazer uma intervenção como esta. O CSU oferecia muitos serviços para a população. Temos que manter os equipamentos e dar condições de trabalho”, salientou.
Aniversário do Montese – Comemorando os 71 anos do bairro Montese, o vereador Benigno Júnior destacou a “II Corrida do Montese”, que ocorre no próximo dia 1 de maio, com largada prevista às 6h30. O evento, como ressaltou o parlamentar, contará com a participação de 1.200 atletas, com percursos de 2km, 5km e 10km, contando com apoio de vários órgãos da gestão municipal, de moradores e comerciantes do bairro. “Será uma grande celebração do bairro Montese no dia 1 de maio”.
Assessoria de Imprensa da CMFor
Adriana Albuquerque

Greve geral

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Dia Mundial do Sorriso

Em alusão ao Dia Mundial do Sorriso, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Juventude, sediará, mais uma vez, uma mega triagem odontológica com jovens de baixa renda, vindos de escolas públicas, que necessitem de tratamento. A seleção, que faz parte do programa “Dentista do Bem” realizada pela organização Turma do Bem, acontecerá amanhã (28), no ginásio da Rede Cuca Barra, de 8 às 17 horas.
A iniciativa, que é promovida pela terceira vez na Rede Cuca, visa selecionar meninos e meninas com idade entre 11 a 17 anos e encaminhá-los aos dentistas. Na oportunidade, além da seleção, os adolescentes ainda serão beneficiados com uma programação artística e cultural.
Após a triagem, que consiste em uma avaliação visual e preenchimento de uma ficha e a autorização dos pais, os jovens receberão tratamento totalmente gratuito e completo, no consultório dos próprios voluntários, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses, até o beneficiário completar 18 anos. A rede de voluntários conta com mais de 16 mil profissionais da área engajados.
Para participar é necessário estar acompanhado de um responsável maior de idade, levar documento de identificação oficial com foto, declaração de residência, além da declaração de matrícula em escola pública. O auxílio levará em consideração o nível de problema bucal, situação econômica e idade. O evento ocorre simultaneamente em mais de 300 municípios do Brasil e em mais 10 países da América Latina e Portugal.
Sobre o projeto
A Turma do Bem (www.tdb.org.br) gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com 16 mil dentistas atuando em 14 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, focando-se em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência doméstica. Em 15 anos, impactou quase 68 mil jovens e mais de 750 mulheres.
Serviço
Rede Cuca Barra recebe programa Dentista do Bem para triagem odontológica
Local: Rede Cuca Barra - Av. Presidente Castelo Branco, 6417, Barra do Ceará
Data: 28 de abril.
Horário: 8 às 17 horas
Telefones: Cuca Barra (85) 3211-4300/4301/4307

Hoje


Dia do Trabalho


CMFor promove

Programação da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) de 29/4 a 5/5.



Dia
Evento
Assunto
Local
Hora
Proposição

29/04

Sábado
Sessão
Especial
Prefeitura e Câmara em Nosso Bairro.
ABC do Bom Jardim 
Rua 3 Corações, 762
9h às 14h
Prefeitura e
Câmara Municipal de
Fortaleza
02/05
Terça
Licitação
Licitação
Auditório
9h às 12h
Coord. da Licitação
02/05
Terça
Audiência Pública
Discutir à remoção dos feirantes da José Avelino.
Auditório
14h30
Ver. Julierme Sena
03/05
Quarta
Audiência Pública
De Revisão da Lei Orgânica do Município de Fortaleza.
Plenário
15h
-
04/05
Quinta
Audiência Pública
Debater políticas de inclusão de portadores de fissura lubiopalatina e de outras deformidades faciais.
Auditório
14h às 18h
Ver. Jorge Pinheiro
04/05
Quinta
Sessão Solene
Homenagem ao Dia da Polícia Civil e Militar
Plenário
19h
Verº. Paulo Martins
Subscrito por.: Julierme Sena e Jorge Pinheiro

Hoje na CMFor

27/04
Quinta
Sessão Solene
Em Comemoração ao Dia do Jornalista.
Auditório
19h30
Ver. Evaldo Costa

Amanhã no Parangaba


Dia da Empregada Doméstica

Bósnia e Herzegovina

Visualizações da AFN por país (26.4.2017)

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Estados Unidos
432
França
412
Brasil
354
Alemanha
76
Portugal
25
Irlanda
8
Espanha
6
Rússia
6
Polônia
5
Bósnia e Herzegovina
2

Pauta de hoje da CMFor

Pauta da Sessão Plenária 34ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura 
27 de abril de 2017
Matérias do Expediente
1 PLO 162/2017 - Projeto de Lei Ordinária Autor: Larissa Gaspar DISPÕE SOBRE O USO OBRIGATÓRIO DE MOTOCÍMETRO PARA OS MOTOTAXISTAS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PARA COMISSÃO
2 PLO 163/2017 - Projeto de Lei Ordinária Autor: Didi Mangueira INSTITUI NOS SÍTIOS ELETRÔNICOS INSTITUCIONAIS DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, DISPOSITIVOS, TECNOLOGIAS E PLATAFORMAS QUE POSSIBILITEM O ACESSO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAIS A TODO O CONTEÚDO PUBLICADO. PARA COMISSÃO
3 IND 272/2017 - Indicação Autor: Larissa Gaspar DISPÕE SOBRE A INSTALAÇÃO DE ABRIGOS PARA PONTOS DE MOTOTAXISTA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PARA COMISSÃO
4 IND 273/2017 - Indicação Autor: Jorge Pinheiro DISPÕE SOBRE A INSTALAÇÃO DE LETREIROS COM A INSCRIÇÃO "EU AMO FORTALEZA", EM DIVERSOS PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE. PARA COMISSÃO
5 IND 274/2017 - Indicação Autor: Larissa Gaspar DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL PARA A PROMOÇÃO DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM A DEFICIÊNCIA -PRODEF NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PARA COMISSÃO
6 REQ 1292/2017 - Requerimento Autor: Bá REQUER A REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA CONJUNTA COM A EMPRESA DE TRANSPORTE URBANO DE FORTALEZA - ETUFOR PARA DEBATER SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE LINHA EXCLUSIVA E/OU ÔNIBUS EXCLUSIVOS PARA MULHERES NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA. PARA COMISSÃO
7 IND 74/2017 - Indicação Autor: Renan Colares DISPÕE SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UMA ARENINHA NO LOCAL DO ESTÁDIO VALDIR BEZERRA NA RUA FRANCISCO BEZERRA, BAIRRO LAGOA REDONDA. PARA ORDEM DO DIA COM PARECER
8 IND 78/2017 - Indicação Autor: Raimundo Filho AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO A CONSTRUIR UMA ARENINHA NO BAIRRO SIQUEIRA, NA FORMA QUE INDICA. PARA ORDEM DO DIA COM PARECER
9 PRT 804/2017 - Protocolo da Casa Protocolo: 804/2017 Autor: Secretaria de Finanças do Município OFÍCIO SEFIN Nº 361/2017 - ENCAMINHA DEMONSTRATIVO DE RECEITA E DESPESA - MARÇO/2017. PARA DAR CIÊNCIA AO PLENÁRIO 
10 REQ 1298/2017 - Requerimento Autor: Márcio Cruz REQUER A TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA DA MATÉRIA INTITULADA; “CAGECE. CONSUMO DE ÁGUA CAI 13,9% EM FORTALEZA E RMF”, VEICULADA NO JORNAL O POVO, EDIÇÃO DE 25/04/2017. PARA ORDEM DO DIA
11 REQ 1299/2017 - Requerimento Autor: Márcio Cruz REQUER A TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA DA MATÉRIA INTITULADA; “AEROPORTO DE FORTALEZA. FRAFORT VAI INVESTIR 600 MILHÕES A MAIS.”, VEICULADA NO JORNAL O POVO, EDIÇÃO DE 25/04/2017. PARA ORDEM DO DIA 
12 REQ 1300/2017 - Requerimento Autor: Márcio Cruz REQUER A TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA DA MATÉRIA INTITULADA; “AVENIDA MONSENHOR TABOSA GANHA REFORÇO NA SEGURANÇA.” VEICULADA NO JORNAL O ESTADO, EDIÇÃO DE 25/04/2017. PARA ORDEM DO DIA
13 REQ 1301/2017 - Requerimento Autor: Márcio Cruz REQUER A TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA DA MATÉRIA INTITULADA: “CONSELHO DIZ QUE ESTADO SE CURVOU ÀS FACÇÕES; SEJUS NEGUS", VEICULADA NO JORNAL DI[ÁRIO DO NORDESTE, EDIÇÃO DE 25/04/2017. PARA ORDEM DO DIA
14 REQ 1308/2017 - Requerimento Autor: Larissa Gaspar REQUER A OUTORGA DA MEDALHA BOTICÁRIO FERREIRA AO DR. FRANCISCO SULIVAN BASTOS MOTA, MÉDICO PEDIATRA, PELOS MOTIVOS QUE INDICA. PARA ORDEM DO DIA 
15 REQ 1309/2017 - Requerimento Autor: Larissa Gaspar REQUER A REALIZAÇÃO DE SESSÃO SOLENE PARA HOMENAGEAR A ASSOCIAÇÃO CEARENSE DO ROCK. PARA ORDEM DO DIA
16 REQ 1310/2017 - Requerimento Autor: Larissa Gaspar REQUER A REALIZAÇÃO DE SESSÃO SOLENE PARA HOMENAGEAR O GRUPO KAIANGO CAPOEIRA. PARA ORDEM DO DIA
17 REQ 1313/2017 - Requerimento Autor: Soldado Noelio REQUER O ENVIO DE OFICIO AO EXMO.PREFEITO DE FORTALEZA ,SR.ROBERTO CLAÚDIO RODRIGUES BEZERRA SOLICITANDO QUE O MESMO EDITE DECRETO PARA DECLARAR CALAMIDADE PÚBLICA NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA ,EM RAZÃO DO SURTO EPIDÊMICO DE FEBRE CHIKUNGUNYA QUE OCORRE NA CIDADE. PARA ORDEM DO DIA
18 REQ 1317/2017 - Requerimento Autor: Mairton Félix REQUER O REGISTRO NOS ANAIS DESTA CASA A MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE ,NO DIA 26 DE ABRIL DE 2017,INTITULADA: ETUFOR PRORROGA PRAZO DA CARTEIRA ESTUDANTIL 2016. PARA ORDEM DO DIA
19 REQ 1318/2017 - Requerimento Autor: Mairton Félix REQUER O REGISTRO NOS ANAIS DESTA CASA A MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE,DO DIA 26 DE ABRIL DE 2017, INTITULADA: ESCOLAS QUE COMBATEREM O AEDES RECEBERÃO SELO. PARA ORDEM DO DIA
20 REQ 1319/2017 - Requerimento Autor: Mairton Félix REQUER O REGISTRO NOS ANAIS DESTA CASA A MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE,DO DIA 26 DE ABRIL DE 2017, INTITULADA: MP REFORMA AÇÃO DA PREFEITURA PARA FECHAR GALPÕES IRREGULARES. PARA ORDEM DO DIA
21 REQ 1320/2017 - Requerimento Autor: Célio Studart REQUER A TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA DA MATÉRIA INTITULADA "VIDA COM AUTISMO", VEICULADA NO JORNAL O POVO ,EM 23 DE ABRIL DE 2017. PARA ORDEM DO DIA
Grande Expediente
1 BÁ/PTC
2 BENIGNO JÚNIOR/PSD
3 CARLOS MESQUITA/PROS
4 CASIMIRO NETO/PMDB
5 CÉLIO STUDART/SD
6 CLÁUDIA GOMES/PTC
7 LIDERANÇA PARTIDÁRIA: PSDC/PSL/PTN/PDT/PR
8 LIDERANÇA DA OPOSIÇÃO 
9 LIDERANÇA DO EXECUTIVO.

Fala Roberto Cláudio

Roberto Cláudio está ao vivo agora — em Escola Torres de Melo
4 minFortaleza
Novo Mais Educação: melhor aprendizado para um futuro de oportunidades.
Estamos lançando hoje (27/04) o programa Novo Mais Educação do Governo Federal, que beneficia 44 mil alunos de 283 escolas municipais, oferecendo mais tempo de estudos e atividades aos estudantes.
O programa será executado por meio do acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades de artes, cultura, esporte, lazer e educação patrimonial. Além disso, para reforçar as ações contra o mosquito Aedes Aegypti, vamos incluir como atividade complementar obrigatória a discussão da temática de prevenção e combate às doenças causadas pelo Aedes aegypti.
O Novo Mais Educação tem como objetivo melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar, com carga horária de 15 horas semanais no contraturno escolar.
Entendemos que é oferecendo uma educação de qualidade que as nossas crianças e jovens terão grandes oportunidades de construir um futuro melhor.

Fala Salmito

Presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (foto Genilson Lima)
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Salmito Filho (PDT), utilizou a tribuna para apresentar o projeto de indicação de nº 12/2017, de sua autoria, que institui a Política Municipal para a População em Situação de Rua e cria a Equipe Multidisciplinar de Abordagem Social. De acordo com o parlamentar, o objetivo do projeto é garantir uma atenção de qualidade à população em situação de rua no município de Fortaleza.
Salmito iniciou sua fala lembrando que em 2015 a Câmara fez uma série de audiências no centro de Fortaleza para debater a qualificação do bairro, oportunidade na qual a população em situação de rua teve grande participação no debate, colocando suas demandas e desafios. O presidente comentou que existem políticas nacionais para pessoas em situação de rua, porém essa população não vai aos equipamentos públicos por não terem vínculos comunitários e nem vínculo com o poder constituídos.
“O poder público é que tem que ir ao encontro dela. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, existem 1.718 pessoas em situação de rua. Então temos que trabalhar para que amanhã ou depois não tenhamos 20 ou 50 mil, como tem em outras grandes capitais. Podemos e temos tudo para ter uma ação racional e planejada para trabalharmos em estabelecer um vínculo entre essas pessoas e o poder público”, ressaltou.
Salmito Filho repercutiu a pesquisa feita pela Prefeitura que apresentou dados inéditos sobre a situação das pessoas em situação de rua, ressaltando alguns dados, como os que determinam que cerca de 80% das pessoas são do sexo masculino, 42% do total da população resolveu morar na rua por conta de rompimento de vínculo familiar e 71% do total de moradores tem uma atividade remunerada, trabalhando no mercado informal.
“O objetivo principal do meu projeto é assegurar os direitos sociais da população, criando condições para promover a garantia de seus direitos fundamentais. É restabelecer o vínculo comunitário, social, e o poder público voltar a viabilizar as oportunidades sociais que todos nós tivemos, sobretudo por causa da nossa base familiar. O rompimento com o vínculo comunitário é uma das principais causas da violência urbana no Brasil e no mundo. E a população em situação de rua, se não trabalhada, pode contribuir e reforçar com o fenômeno da violência. Agora se bem trabalhada, a situação é completamente diferente”, comentou.
O parlamentar comentou que, de acordo com o seu projeto, a equipe multidisciplinar de abordagem social contará com psicólogos e assistente sociais, que trabalharão em restabelecer o diálogo com os moradores em situação de rua e estabelecer alguns vínculos perdidos, como o vínculo familiar e comunitário.
“Esse é um projeto diferente, um olhar para as pessoas em situação de rua. É um desafio para nós cristãos e maior ainda para o poder público. E quem sabe ela sendo uma experiência vitoriosa possa ser replicada em mais bairros e comunidades. O objetivo aqui não é retirar as pessoas das ruas. É restabelecer certos vínculos para que por vontade própria saiam dessa situação. Se o poder público chegou, apresentou e estabeleceu oportunidades, e mesmo assim quiseram ficar nas ruas, é uma opção delas, mas terão essa possibilidade”, destacou.
O parlamentar reconheceu que a gestão do prefeito Roberto Cláudio tem trabalhado bastante pela população em situação de rua, destacando alguns projetos, como os abrigos e pousadas sociais. O parlamentar acredita que o seu projeto de indicação vai proporcionar um futuro melhor para toda a população necessitada.
“Vamos conversar com vários órgãos, como o CDL e a Fecomércio. Fazer uma política pública para a população e oferecer o “Consultório de Rua”. Vamos restabelecer vínculos sociais e comunitários para a população em situação de rua. Tenho convicção e sensibilidade do compromisso do prefeito. Levaremos esse projeto pessoalmente a ele. Mostraremos que o “Consultório de Rua” tem recurso do Ministério Público, e quem sabe, em um futuro próximo, teremos uma situação melhor para a população em situação de rua”, ressaltou.
Os vereadores Zier Férrer, Iragassu Filho, Idalmir Feitosa, Jorge Pinheiro, Eliana Gomes, Eron Moreira, Ésio Feitosa, Gardel Rolim, Didi Mangueira e Emanuel Acrísio parabenizaram Salmito Filho e repercutiram positivamente a proposta, apresentando sugestões ao projeto.
Assessoria de Imprensa
Felipe Macedo

Nova Lei Orgânica de Fortaleza

Vereadores Iraguassu Filho, Ezio Feitosa, Renan Colares e Paulo Martins, além do coordenador do Legislativo, Carlos Neibson (foto Evilásio Bezerra)
A terceira audiência pública com o intuito de discutir e revisar os artigos da Lei Orgânica do Município (LOM) foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza na tarde de ontem.
O presidente da Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica, Ésio Feitosa (PPL), ao fazer a abertura do debate, pautou os artigos discutidos na reunião, do 95 ao 149-A. O título VI trata sobre a administração pública e sua estrutura administrativa.
A Lei Orgânica do Município é revisada a cada 10 anos, e para isso os parlamentares da Casa Legislativa apresentam à sociedade os artigos e incisos para que recebam intervenções e posteriormente sejam analisadas em comissão.
Ésio Feitosa fez um breve balanço das duas primeiras audiências e destacou terem sido bastante produtivas. “As audiências estão sendo bem aproveitadas com a participação significativa da sociedade civil. Estamos recebendo contribuições à LOM tanto em audiências públicas como fora dela”, enalteceu o parlamentar. Ésio Feitosa também enalteceu a presença de outros vereadores nas audiências.
O relator da Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica, vereador Renan Colares (PDT), destacou que a discussão da lei orgânica de hoje envolve um tema específico para o administrativo municipal e servidor público, bem como para a previdência social. “Passamos atualmente por um momento de turbulência em relação à previdência social, por isso precisamos discutir”, disse o vereador.
A meta apresentada em plenário é realizar os sete encontros até o final do mês de maio. Em junho os parlamentares deverão se reunir para analisar as contribuições e levar o resultado ao plenário até o final do primeiro semestre do período legislativo.
A mesa foi composta pelos vereadores Ésio Feitosa (PPL), Renan Colares (PDT), Iraguassú Filho (PDT), Paulo Martins (PRTB) e Marcelo Lemos (PSL), além do coordenador geral do Legislativo da CMFor, Carlos Neibson.

Na Biruta

Banda Ponto de Equilíbrio (foto João Paulo Racy)
A cena black brasileira ganha destaque na noite de seis de maio, na Barraca Biruta, em Fortaleza. O encontro memorável das duas maiores bandas de Rap e Reggae Roots do Brasil, Racionais MCs e Ponto de Equilíbrio promete fazer história na festa “Black Roots”.
No show, o Racionais MCs apresentam as músicas do projeto mais recente do grupo, Cores & Valores, que foi eleito como melhor álbum nacional pela Rolling Stone Brasil, além dos clássicos que marcaram a história do rap brasileiro. O público poderá aguardar um grande espetáculo, como foi apresentado pelo grupo durante sua passagem pela cidade há um ano.
Além do grupo paulista, o Ponto de equilíbrio também sobe ao palco para mostrar o trabalho “Essa é a nossa música”, quarto disco de Helio Bentes (vocal), Pedro ‘Pedrada’ Caetano (baixo), Márcio Sampaio (guitarra), Tiago Caetano (teclado), Lucas Kastrup (bateria) e Marcelo Campos (percussão). No show, o público poderá conferir versões ao vivo para as autorais Nossa música e Dorme o medo.
A festa Black Roots contará ainda com a apresentação do DJ Felipe BK, Costa a Costa e Preto Zezé, Presidente Nacional da Central Única das Favelas (CUFA).
Os ingressos custam R$ 52 (arena) ; R$ 72 (frontstage) ; R$ 102 (camarote) – valores de 2º lote - e estão à venda na Loja Pranchão e online através do site www.bilheteriadigital.com.
SERVIÇO
Quando: 6 de maio 2017, às 21 horas
Onde: Barraca Biruta (Avenida Clóvis Arrais Maia, 4111 – Praia do Futuro)
Vendas: Loja Pranchão ou online através do site www.bilheteriadigital.com
Valores: (2º lote)
R$ 52,00 arena
R$ 72,00 front
R$ 102,00 camarote
Informações: (85) 99775.1895
Classificação indicativa: 16 anos

Começa Acordes do Amanhã

Mais de 130 apresentações em dez cidades, das quais, seis no Ceará. Esse é o Festival Acordes do Amanhã, que acontece de hoje a dominfo (30), revelando a música como instrumento potencial para transitar e transformar diferentes esferas sociais, ocupando e recriando lugares de uma cidade possível.
Hoje, o Festival acontece em Fortaleza, com 90 apresentações, das sete da manhã até às oito da noite, em praças, mercados, terminais de ônibus, Beira-Mar, Vila do Mar e Cineteatro São Luiz. Ainda hoje, o evento ocorre em paralelo nas cidades de Orós/CE, Itapajé/CE, São Luiz Gonzaga/RS e Garruchos/RS. Já amanhã, as apresentações seguem para Sobral/CE. Em Cachoeira Dourada de Goiás/GO, Guaramiranga/CE e Aquiraz/CE no sábado (29). Encerrando as atividades, os municípios de São Gonçalo do Amarante/CE e Guaramiranga/CE, recebem o Acordes no domingo (30). Toda a programação é gratuita
Em cena, os mais diversos grupos profissionais, de carreira consolidada na cena da música erudita e instrumental, como o Quinteto de Metais da Universidade Federal da Bahia (UFBA), grupo convidado para encerrar a programação em Fortaleza hoje às oito da noite, no Anfiteatro da Beira-Mar. Também participam do Festival jovens estudantes de música de 18 instituições do país que integram a Plataforma Sinfonia do Amanhã, tendo na arte uma ferramenta de transformação social, dando visibilidade aos trabalhos por elas desenvolvidos. No total, são mais de mil artistas envolvidos em 130 apresentações.
O Festival Acordes do Amanhã é apresentado pela Enel Distribuição Ceará, a Plataforma Sinfonia do Amanhã, a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, patrocínio da Nacional Gás, numa realização do Instituto BR Arte e Quitanda das Artes, com produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero Produções. Parceria: Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza, Coordenadoria de Juventude de Fortaleza, Prefeitura de Sobral, Prefeitura de Guaramiranga, Prefeitura de São Gonçalo do Amarantes, Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude do Governo do Estado do Ceará, Rede Cuca, Nativa Live, Instituto Raimundo Vieira Cunhas, Sistema Verdes Mares e Fundação Beto Studart. 
INTERIOR CEARENSE E OUTROS ESTADOS
Em Sobral, onde o Festival será recebido pela Escola de Música, haverá 24 apresentações às 8h, 12h e 17h no Beco do Cotovelo, Rodoviária, Coluna da Hora, Mercado de Sobral, Arco do Triunfo e Praça de Cuba. Também às 17h o Festival leva música para Sinhá Saboia, Santa Casa, Nova Caiçara e Novo Recanto. Em Orós, a Fundação Raimundo Fagner apresenta orquestra e coro juvenil às 17 horas no Dançódromo. Em Aquiraz, a Tapera das Artes acolhe o projeto para as apresentações do coral, da Orquestra Jovem e do Quinteto de Metais da UFBA, às 19h, no teatro da instituição.
Em Guaramiranga, a programação começa no dia 29, ao por do sol, na Linha da Serra e à noite,a partir das 20h, na Praça do Teatro Municipal Rachel de Queiroz. No dia 30 estará na Igreja Matriz às 9h e às 17h, e à noite, mais apresentações na Praça do Teatro. Já em São Gonçalo do Amarante, a programação será à noite na Praça da Matriz.
Nos demais estados, o Festival acontece no dia 27 em São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul, sede do Projeto Música na Escola, integrante da Plataforma Sinfonia do Amanhã, e no dia 29 em Cachoeira Dourada de Goiás, contando com apresentação da Orquestra Sinfonia do Amanhã.
O FESTIVAL - O Acordes do Amanhã configura-se como um complexo de atividades que buscam promover a integração entre instituições que atuam na formação e educação musical no Ceará, dando visibilidade aos seus trabalhos. Por meio de ações de circulação, e aproximando os seus fazeres na busca pela composição de um espaço que aproveite a energia existente em cada um, o festival busca gerar resultados mais potentes para a difusão musical no estado.
PLATAFORMA SINFONIA DO AMANHÃ - A Plataforma Sinfonia do Amanhã é uma rede que visa o aprimoramento e o fortalecimento das instituições que trabalham com educação musical. A rede proporciona a manutenção e o desenvolvimento de grupos de referência que têm como foco o desenvolvimento da cidadania com o ensino e a prática de música para crianças e jovens. Formada por 18 entidades (15 do Ceará, uma de Goiás e duas do Rio Grande do Sul), a Plataforma ativa uma interação mais sistemática entre atores que realizam projetos e ações significativas na área da formação e criação musical com base em três eixos: articulação, formação e difusão. 
PROGRAMAÇÃO EM FORTALEZA (DIA 27)
7h às 9h - Terminais de ônibus;
9h às 11h - Percurso ônibus e metrô;
10h às 11h - Cineteatro São Luiz;
12h às 14h - Praça do Ferreira, Praça José de Alencar, Praça Coração de Jesus, Mercado São Sebastião, Mercado Central e IFCE;
17h às 18h - Praça do Ferreira, Praça José de Alencar, Praça Coração de Jesus, Praça da Messejana, Praça da Imprensa, Praça Joaquim Távora, Praça da Paz, Praça Luiza Távora, Polo de Lazer do Conjunto Ceará, Praça da Gentilândia e Praça do Lago Jacarey;
16h às 18h - Vila do Mar, Beira Mar (Espigão da Rui Barbosa, Feira de Artesanato e Mercado dos Peixes), Praia de Iracema (Ponte Metálica, Espigão da João Cordeiro);
20h - Anfiteatro da Beira Mar
A programação completa em Fortaleza e nas demais cidades deve ser consultada no plataformasinfonia.org.

SERVIÇO
Festival Acordes do Amanhã - De 27 a 30 de abril. Em Fortaleza/CE,Orós/CE, Itapajé/CE, São Luiz Gonzaga/RS e Garruchos/RS (dia 27).Sobral/CE (dia 28). Aquiraz/CE, Cachoeira Dourada de Goiás/GO (dia 29). Guaramiranga/CE (dias 29 e 30) e São Gonçalo do Amarante/CE (30). Programação e Informações: plataformasinfonia.org.Tel: (85)3235 4063. Acesso gratuito.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...