O projeto tem como objetivo aproximar a Arce do cidadão, esclarecendo dúvidas e recebendo reclamações e sugestões sobre os serviços públicos regulados pela Agência, nas áreas de saneamento, transporte intermunicipal, energia elétrica e gás canalizado. A iniciativa é realizada em parceria com a SPS, que disponibiliza o espaço do Vapt-Vupt para o atendimento itinerante.
Antes do início dos trabalhos, às 7h30, a equipe da Ouvidoria da Arce realizará um treinamento com os atendentes do Vapt-Vupt, voltado a orientá-los sobre as áreas de atuação da Agência e os canais disponíveis para que os cidadãos registrem denúncias ou solicitem informações. A capacitação tem o objetivo de ampliar o alcance do trabalho da Ouvidoria e fortalecer o repasse de informações corretas à população.
Durante o “Arce na Área”, os visitantes poderão conversar diretamente com a equipe da Ouvidoria, conhecer seus canais oficiais de atendimento e entender melhor como funciona a atuação da Agência na fiscalização e regulação de serviços essenciais. Em 2024, por exemplo, a Arce aplicou mais de R$ 100 milhões em multas à Enel Ceará por falhas no fornecimento de energia e recebeu milhares de manifestações de usuários, demonstrando a relevância do trabalho de escuta e mediação com a população.
Com duas edições já realizadas anteriormente, o “Arce na Área” tem se consolidado como uma importante ferramenta de diálogo e transparência entre o poder público e a sociedade, fortalecendo o papel da Arce na defesa dos direitos do consumidor cearense.