Pular para o conteúdo principal

PIB do Ceará cresce 3,93%

A economia cearense, medida pelo Produto Interno Bruto (PIB), que representa a soma de todos os bens e serviços produzidos, cresceu 3,93% no primeiro trimestre de 2014, em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o índice foi de 1,94%. O desempenho do PIB do Ceará nos três primeiros meses deste ano superou, pela 16ª vez consecutiva, o resultado nacional, que foi de 1,90% nos três primeiros meses de 2014. Com o resultado, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) mantém uma estimativa de crescimento do PIB acima a perspectiva do índice nacional, como vem ocorrendo nos últimos anos, devendo fechar 2014 em 4%.

Dentre os três setores que compõem o PIB – serviços, indústria e agropecuária – foi este último que apresentou o melhor resultado no primeiro trimestre de 2014, com uma evolução de 41,8% em relação ao ano passado.  Já o setor de serviços cresceu 4%, enquanto a indústria apresentou índice de 1,7%. Os dados, que constam do documento PIB Trimestral do Ceará – janeiro/março de 2014 – Contas Regionais,  foram divulgados nesta segunda-feira (16) pelo Ipece, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado.

O professor Flávio Ataliba, diretor Geral do Ipece, que juntamente com o secretário adjunto da Seplag, Carlos Eduardo Sobreira, divulgou os números da economia cearense, observou que o crescimento de 41,8% da agropecuária foi em consequência do volume de chuvas verificado no Estado, mas que em comparação com o primeiro trimestre de 2012 o setor apresentou queda de 5,94%.  O resultado do segmento de serviços, de 4%, foi puxado pela boa evolução do comércio, que evoluiu 8,13% no primeiro três meses de 2014 em relação a 2013, bem como por alojamento/alimentação, com 10,48%.

No setor indústria, que evoluiu 1,7% no primeiro trimestre de 2014, o melhor desempenho, de 4,87%, ficou com eletricidade/gás/água, seguido pela construção civil, com 3,43% e transformação, com 0,85%. A extrativa mineral, que também faz parte do segmento, apresentou queda de 19,87%.  Para o diretor Geral do Ipece, Flávio Ataliba, apesar de pequeno quando comparado com os trimestres do ano passado, o resultado da indústria cearense no primeiro trimestre de 2014 foi bem superior ao verificado no Brasil no mesmo período, que foi de 0,8%.

ECONOMIA

O PIB trimestral é um indicador que mostra a tendência do desempenho da economia cearense no curto prazo. Além do Ceará, mais sete estados brasileiros realizam o cálculo de sua economia trimestralmente, a saber: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Esses Estados utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais. É calculado com base nos resultados dos três setores, Agropecuária, Indústria e Serviços, e desagregados por suas atividades econômicas. É importante ressaltar que, como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, suas informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.


Assessoria de Imprensa do Ipece

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...