- O jornalista José Maria Melo recebe a Medalha Boticário Ferreira, na próxima quarta-feira (três de agosto), às sete e meia da noite, na Câmara Municipal de Fortaleza.
- Proposta do vereador Joaquim Rocha.
quinta-feira, julho 28
Boticário Ferreira para José Maria Melo
Mundaú-Baleila
O Ministério Público Federal no Ceará (MPF) obteve sentença judicial que protege a Terra Indígena Tremembé de Barra do Mundaú, em Itapipoca, no litoral oeste cearense. Em ação movida pelo MPF, a Justiça Federal decidiu que a empresa Nova Atlântida Ltda não pode construir empreendimento turístico e residencial nas terras tradicionalmente ocupadas pelo povo indígena.
O juiz federal Marcelo Sampaio Pimentel Rocha, da 27ª Vara, julgou procedentes os pedidos feitos pelo MPF na ação civil pública e determinou que a empresa não realize intervenções no terreno e ainda declarou nula a licença ambiental expedida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para a instalação do projeto.
A ação do MPF movida contra a Nova Atlântida e a Semace tramitava desde 2005, mas um ano antes o Ministério Público Federal já questionava na Justiça o licenciamento ambiental do empreendimento. Em agosto de 2015, foi publica pelo Ministério da Justiça a portaria que declara as terras de posse permanente dos Tremembés e que definiu os limites delas. A área que seria destinada ao empreendimento turístico de 3.100 hectares está inserida em território tradicionalmente ocupado pelo povo indígena.
Para o procurador da República em Itapipoca, Ricardo Magalhães de Mendonça, a decisão obtida pelo MPF foi muito importante para o movimento indígena no Estado, particularmente pelo caráter simbólico que quebra o mito de que não existem mais índios no Estado. “A decisão desconstrói essa caricatura que se faz do índio como aquele ser isolado e de nenhuma interação com a cultura branca porque é próprio de qualquer organização social a diversidade e a mistura entre as culturas”, avalia. No caso particular dos Tremembés de Barra do Mundaú, além de quebrar esse paradigma caricato, a decisão, diz Mendonça, “representa a prevalência da sustentabilidade de uma comunidade tradicional e simples contra o poder político e econômico de grupos empresariais fortes”.
Na sentença, o juiz cita recente pronunciamento feito por Victoria Tauli Corpuz, enviada da Organização das Nações Unidas (ONU) para tratar da questão indígena no Brasil. Ela relatou a existência de retrocessos extremamente preocupantes na proteção dos direitos indígenas nos últimos oito anos. Segundo a delegada das Nações Unidas, a implementação de grandes projetos de infraestrutura e a exploração pela iniciativa privada, ao arrepio do consentimento das instâncias de representação das comunidades indígenas representa séria ameaça à subsistência das comunidades autóctones.
De acordo com a Constituição Federal, os indígenas têm direito a verem suas terras demarcadas e protegidas pelo Estado, como também é dever do Estado cumprir tal determinação. “As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes”, assegura também a Constituição.
Número do processo judicial para consulta:
000041311.2005.4.05.8100
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará
fone: (85) 3266.7457 / 3266.7458
Facebook: /MPFederal
Sebrae apresenta Feira amanhã
O Sebrae reúne nesta sexta-feira (29), a partir das 9 horas, lideranças e empresários do trade turístico e de instituições parceiras para apresentar o projeto e a programação da Feira do Empreendedor do Ceará 2016 que, este ano, acontece em Sobral. Durante o encontro, também acontecerá a solenidade de entrega do booktruck- unidade móvel de venda de livros, adaptada a um mini-ônibus- à Câmara Cearense do Livro.
De acordo com o superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, a ideia é mostrar aos empresários e parceiros o potencial de atração de visitantes do evento, que será realizado de 17 a 20 de agosto. “Este ano, a Feira do Empreendedor o Sebrae está levando para a Zona Norte do Ceará uma programação especial de palestras, oficinas, seleção de oportunidades de negócios, serviços e orientações para ajudar os empreendedores ou aqueles interessados em empreender”.
FE 2016
A Feira do Empreendedor do Ceará 2016 é o maior de evento de empreendedorismo do estado. Durante quatro dias, serão realizados cerca de 80 eventos, entre palestras, oficinas e workshops. Além disso, na programação, constam a exposição de soluções tecnológicas e de sustentabilidade, ideias e modelos de negócios, apresentação de franquias e de empresas em busca de parceiros, orientações e prestação de serviços aos visitantes. Ao todo, são esperados cinco mil visitantes, principalmente da região Norte e regiões vizinhas.
Booktruck
Resultado de uma parceria do Sebrae com a Câmara Cearense do Livro (CCL), o booktruck é um veículo adaptado para a divulgação e comercialização de livros produzidos pelas editoras cearenses. A ação faz parte do projeto de fortalecimento da cadeia produtiva do livro no estado.
Pela parceira, o Sebrae cedeu o veículo e está promovendo a capacitação e orientações aos associados da Câmara. A CCL utilizará o veículo para o desenvolvimento de ações de incentivo à leitura, bem como a divulgação e comercialização dos livros produzidos pelas micro e pequenas empresas cearenses associadas à instituição. O veículo estará em Sobral como parte da programação da Feira do Empreendedor.
SERVIÇO
Apresentação da Feira do Empreendedor a lideranças do segmento de turismo
Data: 29 de julho
Horário: 9 horas
Local: auditório do Sebrae Ceará-av. Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema
Já já na Casa Cor Ceará
Bom dia,
Segue convite para a coletiva de imprensa e primeira reunião operacional da nova edição da CasaCor Ceará, nesta quinta, dia 28 de julho às 8h30, na Vila das Artes - Rua 24 de Maio, 1221 - Centro. Nesta coletiva serão apresentados: projeto oficial do evento, profissionais participantes e parceiros deste ano.
clima de comemoração incentivou a direção do evento a buscar um local especial para sua 18ª edição.
Portanto, após extensa procura, o local escolhido para abrigar o evento será o Palacete do Barão de Camocim,
localizado em frente a praça Clóvis Beviláqua, no centro de Fortaleza.
Considerado por historiadores um dos prédios históricos mais luxuosos da cidade, o solar do Barão, apresenta
uma arquitetura única e retrata uma época importante da história cearense e brasileira. O prédio é uma das
obras arquitetônicas mais antigas da cidade, construído em 1880, é tombado pela Prefeitura de Fortaleza,
desde 2007, como um bem municipal e está precisando de uma intervenção imediata. Portanto, a direção da
Casa Cor Ceará se comprometeu com a Prefeitura à realizar uma restauração completa. A praça Clóvis
Beviláqua, localizada em frente ao palacete, também será revitalizada, pela Prefeitura, e diversas ações
culturais estão planejadas para acontecer e incentivar a visitação da população.
Um dos princípios da mostra é valorizar e restaurar os maiores bens da nossa cidade. Assim como em 2007,
quando a Casa Cor Ceará, em parceria com a Fiec, restaurou um prédio histórico de 1870, no centro da
cidade, e possibilitou que hoje funcionasse o Museu da Indústria do Ceará, coordenado pela FIEC. Além
disso, neste mesmo ano, com a ajuda da Prefeitura de Fortaleza, revitalizou o Passeio Público e devolveu a
população da cidade um dos seus pontos turísticos mais famosos.
Casa Cor Ceará 2016 já tem data marcada, acontece de 03 de novembro a 13 de dezembro e contará com
grandes profissionais das áreas de arquitetura, designers de interiores e paisagismo que irão projetar 35
ambientes internos e externos. Tudo em ampla área de visitação que contará com utilização dos dois andares
do Palacete e com o terreno, o que totaliza 3.415 m², além disso, mais de 200 vagas de estacionamento
particular com serviço de manobrista estarão disponíveis aos visitantes do evento.
Sobre a CASA COR
Pertencente ao grupo Abril, a CASA COR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura,
decoração e paisagismo das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e
paisagistas e em 2016 conta com 19 franquias nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito
Santo, Goiás, Interior de SP, Litoral de SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná,
Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina) e quatro
internacionais (Peru, Chile, Equador e Bolívia).
SERVIÇO
Período: 03 novembro a 13 de dezembro
Horário: 16h às 22h, de Terça a Domingo, incluindo feriados.
Local: Av. General Sampaio, 1632, Centro.
Special Sale: 12 e 13 de dezembro.
Mais Informações
Site: www.casacor.com.br/ceara
Facebook: www.facebook.com/casacorceara
Instagram: @casacorceara
Informações à imprensa:
DUX ESTRATÉGIA
Diego Costa
(85) 3023.6266 / 98778.2306
BRTUV
A Certificadora BRTÜV, com sede em São Paulo, neste mês de julho, visitou a INNI Consultoria Organizacional, no Ceará. O encontro teve como objetivo disseminar a importância da certificação e qualidade nas empresas do Estado. Os diretores da INNI Consultoria, Ana Célia e Ricardo Rolim, receberam na sede da empresa, o diretor presidente da BRTÜV, Reginaldo Maia, e o auditor sênior da BRTÜV Avaliações da Qualidade S.A. pertencente ao TÜV NORD GROUP, Edson Júnior.
Segundo Reginaldo Maia, a credibilidade e seriedade da INNI foram os motivos que despertaram o interesse da BRTÜV em visitar a instituição. “A credibilidade e seriedade de uma organização são fatores cruciais no relacionamento profissional para a BRTÜV. A INNI, face ao seu conjunto de valores, está inserida no seleto grupo de organizações que compõem a sólida estrutura de nosso relacionamento profissional”, disse.
Na ocasião, o diretor presidente da BRTÜV também falou sobre a importância da qualidade para as empresas. “A crescente competitividade do mercado exige que as organizações se preocupem constantemente com a qualidade de seus serviços e produtos. A importância das certificações, com base em modelos de gestão da qualidade, meio ambiente, segurança entre outros, está na identificação das necessidades e expectativas dos clientes, na organização de processos e no direcionamento estratégico das organizações para alcançarem seus resultados pretendidos”, afirmou.
Para as empresas que desejam alcançar a certificação, Reginaldo Maia aconselha a parceria com empresas que prestam consultoria, para orientar em todos os processos. “Minha recomendação é investir sempre em especialistas competentes para diagnosticar e desenvolver os sistemas de gestão por meio da aplicação e implantação dos modelos mais apropriados aos serviços e produtos da organização. Contando sempre com a correta orientação, certamente o caminho a ser percorrido se tornará mais fácil para atingir o objetivo pretendido e desta forma obter o retorno dos recursos investidos”.
Ainda durante o encontro, a diretora da INNI, Ana Rolim, apresentou um estudo do mercado cearense dividido por ramo de atividades, perfil das empresas certificadas, e panorama futuro. Na apresentação, a diretora da INNI falou sobre as potencialidades econômicas do Ceará. “As oportunidades de negócios que estão surgindo na região possibilitam aumentar o número de empresas com qualidade assegurada, uma vez que os empresários cearenses trabalham com afinco e querem sempre melhorar seus produtos. Com este cenário, a parceria firmada entre certificadora e consultoria estabelece condições bastante favoráveis para ampliar o número de empresas com selo de qualidade no Ceará”, considera.
A BRTÜV
A BRTÜV estabelecida há mais de 20 anos no Brasil, pelo TÜV NORD GROUP da Alemanha e IBQN – Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear, atua nas áreas de certificação, inspeção e treinamento, nos setores de alimentos, automotivo, aviação, construção civil, entre outros, sendo uma das organizações líderes nestes setores no Brasil. Credenciada em vários organismos nacionais e internacionais, alia a experiência alemã com fortes raízes técnicas e culturais brasileiras. A BRTÜV disponibiliza profissionais multidisciplinares e exclusivos em várias regiões, contando com Bases Operacionais Regionais em Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e matriz em São Paulo (Alphaville).
A INNI
A INNI Consultoria Organizacional é especialista em certificações internacionais e vem se destacando na preparação e manutenção de sistemas de gestão ISO 9001 das empresas. Recebeu os prêmios Gran Awards de Excelência de Qualidade 2014, e Empresa do Ano em Qualidade, como reconhecimento de seu trabalho. Tem como objetivo oferecer as melhores soluções para o avanço de resultados organizacionais. Assessora as empresas na sua adequação aos instrumentos de avaliação de gestão, conforme normas internacionais. Atualmente, a INNI oferece todo o suporte para as empresas atuarem com qualidade em seus produtos e serviços. Realiza implantação e atualização de sistemas de gestão, recrutamento e seleção de pessoal, auditorias internas e treinamentos das equipes corporativas.
Skol Olímpica
Apoiadora oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Skol estrou uma série de vídeos que ensina a torcer de forma divertida 15 modalidades esportivas. Com a ajuda da coreógrafa Clarice Lima, “How to Torcer" vai espalhar as divertidíssimas coreografias que misturam dança com movimentos característicos de cada esporte. Natação, futebol e tênis estão entre os esportes escolhidos além de outras modalidades menos óbvias.
“O “How To Torcer" integra o conceito Delegação Skol, que foi escolhido pela marca para o momento olímpico e tem como objetivo convocar atletas da curtição para vivenciar os melhores momentos durante o maior evento esportivo do mundo” explica Felipe Meretti, Gerente de Marketing de Skol. A intenção é incentivar o público a levar mais diversão para as arquibancadas nos estádios, para o bar ou até na sala de casa.
O vídeo de lançamento de How To Torcer pode ser conferido aqui, já os cinco primeiros esportes coreografados podem ser visualizados pelas modalidades de atletismo, tênis, futebol, natação e tiro com arco. Os vídeos foram pensados para favorecer a visualização no celular (e nas redes sociais) e ganharão vida no Facebook e Instagram. Novos vídeos serão divulgados até o início dos Jogos Olímpicos.
Uma pesquisa recente comissionada pelo Facebook mostra que 79% dos brasileiros entrevistados estão animados com a competição. Um total de 66% dos entrevistados planejam usar dispositivos móveis para acompanhar as novidades dos jogos.
A campanha foi criada pela F/Nazca Saatchi & Saatchi. Para Theo Rocha, diretor de criação da F/Nazca Saatchi & Saatchi, “os filmes têm a animação e o senso de humor da campanha de Skol nos Jogos Olímpicos”.
Ficha Técnica
AGÊNCIA: F/Nazca Saatchi & Saatchi
CLIENTE: Ambev - Skol
TÍTULO: “How to Torcer”
DIREÇÃO GERAL DE CRIAÇÃO: Fabio Fernandes
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Theo Rocha | Pedro Prado
CRIAÇÃO: Adriana Leite | Isaac Serruya| Rafael Freire | Murilo Melo
ATENDIMENTO: Ricardo Forli | Thiago Iusim | Rafael Cappelli | Charis Carelli | Giovanna Peixoto
MÍDIA: André Cais | Thiago Custódio | Juliana Roque
MÍDIA: André Cais | Thiago Custódio | Juliana Roque
PLANEJAMENTO: José Porto| Erika Kitabayashi | Quentin Mahé
CONTEÚDO: Jaqueline Amaral | Fernanda Fontes
PRODUÇÃO INTEGRADA: Juliana Hasegawa
RTVC: Giuliano Springhetti
PRODUTORA: Bandits Films
DIREÇÃO DE CENA: Oriol Barberà
ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Luciana Waszak
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Pedro Metz
ATENDIMENTO PRODUTORA: Maria Fernanda Domingues
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Ana Maitê Fröhlich
DIRETOR DE FOTOGRAFIA: Marcelo Nunes
COREOGRAFIA: Clarice Lima
MONTAGEM: Daniel Varotto
FINALIZAÇÃO: Jorge Gariba | Carlos Kulpa
PRODUÇÃO DE SOM E TRILHA: Somzera
MAESTRO: Equipe Somzera
LOCUTOR: Alexandre Caparroz
APROVAÇÃO CLIENTE: Fabio Baracho | Felipe Santini | Felipe Meretti | Lia Bertoni
Na Caixa Cultural
Neste sábado (30), às 17 horas, o grupo Os Tapetes Contadores de Histórias inicia a temporada de apresentações do espetáculo teatral infantil "Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz”, que acontece até 21 de agosto. A peça narra as aventuras do jovem Shtim Shlim, que tem um sonho estranho e premonitório, em que ele vê o sol entrando pela manga direita de sua camisa e a lua entrando pela esquerda. A mostra receberá pedidos de visitação para grupos pré agendados, que podem se inscrever pelo email agendamento.tapetes@hotmail.com . A visitação para o público espontâneo é gratuita e acontece todos os sábados e domingos, às 17 horas, com distribuição de senhas 30 minutos antes da apresentação.
Essa é uma das ações do projeto “Shtim Shlim”, criado pelo grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias, que está em exposição na CAIXA Cultural Fortaleza até o dia 4 de setembro e conta com uma exposição interativa inspirada em um conto popular dos povos nômades do norte da África. Para crianças e adultos, a exposição conta com um espaço repleto de tapetes e grandes objetos confeccionados com tecidos coloridos, como uma árvore de quatro metros de altura, um cão da raça galgo de dois metros e uma extensa cama de gato – que permite o visitante atravessá-la. A visitação é gratuita e acontece de terça a sábado, de 10 às 20 horas, e aos domingos de 10 às 19 horas, na CAIXA Cultural Fortaleza.
Além da exposição e do espetáculo teatral, o projeto também realizará oficinas gratuitas para contadores de histórias durante a temporada em Fortaleza.
Sobre o espetáculo “Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz”
Quando criança, Shtim Shlim tem um sonho estranho e premonitório: ele vê o sol entrando pela manga direita de sua camisa e a lua entrando pela esquerda. O pai interpreta o sonho do menino dizendo que ele vai se casar duas vezes. Ele cresce com essa visão na cabeça e, quando jovem, decide partir em busca de conhecimento com um velho mago que ensina “o tudo e a magia acima do tudo”, mas que mata os seus discípulos após o teste final. Com a ajuda da filha do feiticeiro, ele consegue se salvar e volta para a casa do pai. O mago fica furioso e vai atrás dele. “A partir desse ponto da história, Shtim Shlim e o velho mago começam uma grande batalha de magia. Eles se transformam em diferentes objetos e animais. É uma grande aventura”, adianta Cadu.
O projeto ganhou o prêmio como Melhor Espetáculo e Melhor Cenário no Prêmio Zika Salaberry, Melhor Direção de Produção no Prêmio CBTIJ e recebeu o Selo de Altamente Recomendado pelo CEPETIN.
CAIXA Cultural Fortaleza apresenta espetáculo infantil “ShtimShlim – O sonho de um aprendiz”
Data: 30 de julho a 21 de agosto
Horários: Quarta a sexta-feira, às 10h e às 14h - para grupos agendados(inscrições e informações: agendamento.tapetes@hotmail.com )
Sábado e domingo, às 17h - público espontâneo (distribuição de senhas 30 minutos antes)
Classificação Indicativa: 6 anos
Entrada gratuita
Informações - (85) 3453-2770
Diálogos Empresariais
O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza, Severino Neto, e diretoria, recebem dentro da programação do Diálogos Empresariais, o empresário Ednilton Soárez, que falará no próximo dois de agosto, terça-feira, às 18h30, na sede da Câmara, sobre educação e entretenimento.
O cearense é presidente do Grupo 7 de Setembro, que tem cinco escolas e uma faculdade em Fortaleza, e diretor do Beach Park Hotéis e Turismo S.A.
O “Diálogos Empresariais” é uma iniciativa da Faculdade CDL e da CDL Jovem com o apoio da CDL de Fortaleza que reunirá grandes nomes dos setores do comércio, serviço e indústria, oportunizando ao público conhecer, por meio de palestras mensais, as histórias de trabalho, as dificuldades enfrentadas, os fatores determinantes para o sucesso e os desafios para manter a preservação dos negócios.
SERVIÇO
Na sede da CDL de Fortaleza - Diálogo Empresarial com o empresário Ednilton Soárez no próximo dia 02 de agosto, terça-feira, às 18h30, Rua 25 de março, 882, Centro.
Greve na Saúde
Hoje, os trabalhadores da Ebserh fazem caminhada pelas ruas do entorno do complexo hospitalar da UFC.
Os empregados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Ebserh, que prestam serviços na Maternidade Escola Assis Chateaubriand , MEAC, e no Hospital Universitário Walter Cantídio, HUWC, realizam nesta quinta-feira, uma caminhada pelas ruas do entorno do complexo hospitalar da UFC, no bairro Rodolfo Teófilo.
A concentração está marcada para as 8 horas da manhã, em frente ao Hospital Universitário Walter Cantídio. De lá, os trabalhadores, tanto de nível médio como de nível superior, seguem em caminhada até a tenda montada ao lado da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, MEAC.
Ao todo, são cerca de 1.500 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e funcionários do setor administrativo, que aderiram ao movimento nacional aqui em Fortaleza e entraram em greve no dia 20 de julho.
Já são pelo menos 16 estados onde os profissionais da Ebserh aderiam à paralisação. Eles cobram da empresa o Acordo Coletivo de Trabalho, que deveria ter sido fechado em janeiro.
A empresa chegou a propor reajuste de 8% no salário base da categoria. Os trabalhadores não aceitaram. Exigem no mínimo a reposição da inflação, que é de 10,36%(INPC).
Serviço
Caminhada dos trabalhadores em greve da MEAC e HU
8h - Concentração no HUWC - Rua Capitão Francisco Pedro, 1290 - Rodolfo Teófilo, Fortaleza
Transporte aéreo de órgãos
Transporte aéreo garante dois transplantes de coração em menos de 7 horas
O "sim" à doação de órgãos de duas famílias na última terça-feira, 26, lá no Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, já resultou em dois transplantes de coração aqui, no Hospital de Messejana. Os dois hospitais são da rede pública do Governo do Estado. O primeiro transplante foi concluído às 4 horas da madrugada desta quarta-feira, 27. O segundo,que começou por volta das 6 horas da manhã, terminou agora há pouco, às 8 horas. As doações foram completas. Além dos corações, foram doados os rins, fígados e córneas. O transporte dos órgãos do Cariri para Fortaleza só foi possível porque o Governo do Estado assegurou e liberou duas aeronaves. Desde 2008 o Governo do Estado garante aeronaves para o transporte aéreo de órgãos. Tempo é fundamental para o aproveitamento dos órgãos e a efetividade das doações. Por isso, a necessidade do transporte aéreo. A primeira aeronave, com a equipe de profissionais, chegou em Juazeiro do Norte às 19h30min. A equipe trouxe os órgãos, com as cirurgias de captação feitas no Hospital Regional do Cariri.
Equipe de médicos e enfermeiros da que fez a captação de órgãos no HRC e a equipe de pilotos
Os corações já estão batendo no peito de dois aposentados, que após os transplantes estão em situação estável sob os cuidados da equipe do Hospital de Messejana. Um é o engenheiro aposentado Joaquim Nunes da Costa, 68 anos, que sofria de miocardiopatia hipertrófica. Há três meses ele está internado no Hospital de Messejana, esperando transplante. A família, para fazer um acompanhamento de perto, se mudou da Paraíba para Fortaleza, alugando uma casa em frente ao hospital. O outro transplantado é o pedreiro Clóvis Costa, 60 anos, de Fortaleza. Com miocardia isquêmica, ele estava internado na espera de um coração há duas semanas.
A Organização de Procura de Órgãos (OPU) do Cariri, as equipes de captações de órgãos do Hospital Regional do Cariri e as equipes trasplantadoras do Hospital de Messejana, Hospital Geral de Fortaleza e do Hospital das Clínicas viveram uma terça-feira, com feitos considerados raros. Não é comum o registro de duas captações de coração num único dia. Tudo começou com o trabalho da OPU do Cariri. Com a participação do enfermeiro Wagner Brito, a família do jovem de 18 anos, vítima de um acidente de motocicleta no município de Salitre, no Cariri, foi sensibilizada e decidiu doar os órgãos às 10 horas da manhã. Logo em seguida, às 11h30min, mais uma vez, sensibiliza a família de outra vítima, um jovem de 23 anos, de acidente de moto, ocorrido em Araripe.
O chefe da equipe de transplantes de coração do Hospital de Messejana, João David de Souza Neto, informa que aumentou para 16 o total de transplantes já feitos este ano no Ceará. Em todo o ano ano passado foram realizados 24 transplantes de coração. Ele está entusiasmado com o ritmo de transplantes e prevê que "até o final de 2016 vamos bater todos os anos de transplantes de coração". Lembra que é preciso manter ativas e permanentes as mobilizações para o "sim" as doações porque há 18 pacientes aguardando um coração saudável.
Recordes ano a ano.
Desde 2007 o Ceará bate recordes de transplantes de órgãos. Em 2007 foram realizados 654 e no ano anterior, 446. Em 2008, pulou para 742. No ano de 2009, chegou a 760. Em 2010, aumentou para 872. Em 2011, o total de transplantes realizados subiu para 1.295. Em 2012, houve recuo para 1.269. Em 2013, sobe novamente e chega a 1.361. Em 2014, o Ceará fez 1.399, e em 2015 atingiu 1.433 transplantes. Este ano, até o dia 26 de julho, já foram feitos 837 transplantes de órgãos e tecidos no Estado.
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará
(85) 3101.5220/ 3101.5221/ 9 8733.8213
Lagosta Bronzeada e festa estilo Matinê são as atrações da Pink Elephant Fortaleza
![]() |
Lagosta Bronzeada |
- O fim de semana promete ser de muito agito e inovação na Pink Elephant Fortaleza.
- Amanhã (29) será animada pela banda Lagosta Bronzeada, com um show exclusivo e participação especial do cantor Aduílio Mendes, um momento especial para quem adora o forró das antigas, além do DJ residente JP Gonzalles, a partir das 22 horas.
- Já no sábado (30), a balada começa mais cedo, às 15 horas, com a primeira Matinê da Pink. Inspirada em festas americanas, a "Fantasy Teen" contará com muitas surpresas e efeitos especiais, ao som do DJ carioca Jakko, que já foi atração da Tomorrowworld nos Estados Unidos e Tomorrowland no Brasil. Além dele, o DJ Pablo Botto, residente da Fantasy Teen, o DJ Alyson, o número 1 no funk nordeste, também comandarão a animação.
- PINK - A Pink Elephant recebe um público ávido por novas opções no entretenimento de luxo. A rede já esteve aberta em vários lugares do mundo, tais como: Nova York, Southampton, ST. Barths, Park City, Dubai, São Paulo, Porto Alegre. Todas oferecem um serviço impecável, som e iluminação de última geração e os melhores DJs Internacionais. O menu de bebidas e comidas vem bem diversificado, passando pela cerveja, vinhos, champanhe, wiskies, vodkas, chegando a pizza, crepe, fritas, petiscos e big burguer. Com capacidade para 1300 pessoas, o espaço conta com uma decoração característica da casa e com lounges, mezanino e um local de happy hour, para quem, por um momento, quer sair um pouco da badalação. Outro diferencial está na nova tecnologia de iluminação que promete encantar os frequentadores.
- SERVIÇO
- Pink Elephant Fortaleza
- Avenida Antônio Sales, 2760
- Informações: (85) 3023.6619/ 98197.5191
- Ingressos: R$ 60,00 masculino e R$ 40,00 feminino (sexta-feira e sábado)
- Assessoria de Imprensa Pink Elephant Fortaleza – Two Press Assessoria
- Carol Vasconcelos – (85) 99661.2033
- Evelane Barros – (85) 99953.3717
Para o RioMar Fortaleza
- O Instituto Paes Mendonça de Compromisso Social está com 100 vagas abertas para as novas turmas do Programa de Qualificação Para o Varejo nos cursos de Operador de Caixa (25 vagas), Almoxarife (25 vagas), Recepcionista (25 vagas) e Vendedor (25 vagas). As inscrições podem ser feitas até 26 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na sede do IJCPM, que fica localizada na entrada principal do RioMar Fortaleza (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500, Papicu). Os interessados em participar devem trazer RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade. As aulas começam em cinco de setembro.
- Os cursos do Programa de Qualificação para o Varejo são realizados em parceria com o Senac/CE e têm o intuito de capacitar pessoas para atuar no varejo.
- As vagas são destinadas, prioritariamente, aos moradores dos bairros do entorno do shopping, que sejam maiores de 18 anos e egressos de escolas públicas com ensino médio completo ou que estejam concluindo o 3° ano em 2016.
- Os bairros de abrangência são:
- Papicu
- Cais do Porto
- Vicente Pinzon
- Praia do Futuro
- Caça e Pesca
- Papicu
- Dunas
- Cidade 2000
- Mucuripe
- Varjota
- Meireles
- Aldeota
- Cocó
- Praia de Iracema
- Guararapes
- Ee todas as comunidade ao redor das Dunas.
- Serviço
- Instituto JCPM de Compromisso Social – Unidade RioMar Fortaleza
- Endereço: Entrada Principal do RioMar Fortaleza (Rua Lauro Nogueira, 1500, Papicu).
- Horário de Funcionamento: das 8 às 17 horas.
- Telefone: (85) 3262.0208
TJ-CE
A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Iracema Vale, autorizou a nomeação de 23 novos servidores para o Judiciário estadual. Os profissionais, aprovados no último concurso público, irão ocupar cargos vagos e atuar em comarcas do Interior. As nomeações constam na Portaria nº 1.273/2016, publicadas no Diário da Justiça de terça-feira (26).
De acordo com a chefe do Poder Judiciário, mesmo diante dos desafios de ordem orçamentária enfrentados pela justiça estadual, que exigem rigoroso controle de despesas, a gestão procurou soluções no sentido de garantir atenção prioritária ao Primeiro Grau de jurisdição. “Fizemos um esforço final, na tentativa de suprir a carência de servidores verificada, em especial, na entrância inicial. Com isso, esperamos uma significativa melhora nos serviços prestados nessas comarcas”, explica a desembargadora Iracema Vale.
A medida garante reforço às unidades que apresentam carências, definidas conforme os indicadores da Resolução nº 219/2016 do Conselho Nacional da Justiça (CNJ) que dispõe sobre a distribuição de servidores, de cargos em comissão e de funções de confiança nos órgãos do Poder Judiciário de Primeiro e Segundo Graus.
Conforme relatório preliminar, elaborado pelo Grupo de Trabalho instituído para elaborar parecer sobre a distribuição de servidores na Justiça cearense, a área judicial apontou a necessidade da nomeação de novos servidores, e, com isso, estão sendo nomeados 10 analistas judiciários e 13 técnicos judiciários, ambos na área judiciária. Vale destacar que, a decisão levou em consideração as projeções dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Balanço
Somente na atual gestão, estão sendo preenchidos 76 cargos vagos de juiz e outros 77 de servidores. A medida é reflexo da atenção prioritária ao Primeiro Grau de jurisdição, no qual se verificam os maiores obstáculos por carência de força de trabalho.
Assessoria de Comunicação do Poder Judiciário
Tribunal de Justiça do Estado do Ceará
Fone: 85-3207-7060 Fax: 85-3207-7058
Pis-Cofins
O QUE ESPERAR DA REFORMA DO PIS/COFINS?
Por Marcelo Domingues de Andrade, sócio do Guerreiro e Andrade Advogados, Especialista em Direito Empresarial, com Extensão em Gestão de
Planejamento Estratégico (USP), Pós-Graduado em Direito Empresarial
(Escola Paulista de Direito - EPD), Mestre em Direito (UNIFIEO) e Professor
Universitário
Primeiramente, é válido lembrar que o PIS (Programa de Integração
Social) e a COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade
Social) recaem sobre a mesma base de cálculo e são de caráter social.
Então, a unificação no pagamento de tributo é sempre muito bem-vinda,
haja vista o exemplo do SIMPLES NACIONAL, em que as empresas, numa única
guia de arrecadação (DAS), recolhem diferentes tributos que,
posteriormente, são redirecionados para os órgãos públicos
específicos.
Para o PIS, devemos entender que financia o capital do Banco Nacional de
Desenvolvimento – BNDES e o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Já a
COFINS financia a Seguridade Social – saúde, assistência social e
previdência social.
Feito este introito, é importante salientar que o governo pretende, num
primeiro momento, apresentar a reforma isolada como forma de “teste”,
começando pelo PIS. E, segundo a Receita Federal, essa reforma gradual do
PIS servirá como “período de avaliação das novas regras”, inclusive
quanto à calibragem de alíquotas, evitando perdas e ganhos de
arrecadação em relação à legislação atual, além de permitir outros
ajustes que mostrem ser necessários ou convenientes.
De acordo com a Receita Federal, não há uma única e principal mudança,
senão quatro principais aspectos a serem mudados/alterados:
simplificação no recolhimento, neutralidade econômica, ajustamento de
regimes diferenciados (reduzir ou eliminar incentivos a determinados
setores) e isonomia no tratamento de pequenas empresas. Isso caracteriza
uma espécie de tributo sobre o valor agregado em que as empresas se
creditam para abatimentos na compra de insumos e matéria prima.
Esta nova proposta pode ser vista como benéfica, desde que as alíquotas
sejam coesas, principalmente pela diferenciação que poderá existir em
setores de bens e serviços. Isso porque a proposta prevê um valor menor
de alíquotas para setores como educação, saúde, tecnologia da
informação, entre outros.
Para os setores de construção civil, hotelaria, agências de viagens e
outros, as alíquotas serão intermediárias. Já para os setores
farmacêuticos, de veículos e autopeças continuarão com regime
diferenciado.
Hoje, o processo acontece da seguinte maneira: a cobrança é realizada de
forma diferenciada para as empresas que operam no lucro real ou no lucro
presumido, além daquelas que estão cadastradas no Programa do SIMPLES
NACIONAL.
Para as empresas que operam pelo lucro real (indústrias, por exemplo) são
deduzidas alíquotas de 1,65% do PIS e 7,6% da COFINS, totalizando 9,25%, e
pelo sistema não-cumulativo, conseguem deduzir do tributo a pagar o que
já foi pago pelos fornecedores, então, com reduções em custos, despesas
e encargos.
Para as empresas que operam no lucro presumido (maioria das empresas de
serviços, por exemplo) pagam alíquotas de 0,65% do PIS e 3% da COFINS,
num total de 3,65% sobre a receita operacional bruta (faturamento) e no
sistema cumulativo.
As empresas que estão cadastradas no SIMPLES NACIONAL arrecadam de forma
única toda a carga tributária existente e com alíquotas reduzidas. Hoje,
a alíquota para estas empresas é de 0,57% e permanecerá esse mesmo
percentual sobre o faturamento bruto.
Para o novo sistema do PIS, o recolhimento será pelo regime
não-cumulativo, o que possibilitará o crédito mais amplo de desconto,
por exemplo, de produtos intangíveis. Ademais, para alguns bens adquiridos
poderão se beneficiar com abatimento, por exemplo, no material de
escritório adquirido por empresas de serviços.
E a adoção das regras sobre custos e despesas será a mesma utilizada
para custos e despesas dedutíveis para fins de Imposto de Renda Pessoa
Jurídica - IRPJ. Já as empresas do SIMPLES poderão gerar crédito para
seus clientes, independente do regime tributário em que estiver sendo
regida.
Há ainda regimes diferenciados de recolhimento para instituições
financeiras, entidades sem fins lucrativos, empresas de fomento comercial,
e também recolhimentos nos diferenciados nos casos de substituições
tributárias, alíquotas reduzidas, alíquotas concentradas, ou seja, uma
complexidade de normas a que os contribuintes devem estar atentos. Caso
contrário, se tornarão inadimplentes junto ao Fisco por desconhecimento
do emaranhado e calamitoso sistema tributário do PIS/COFINS.
Informações à imprensa
Flávia Vargas Ghiurghi
(11) 9-9716-2800
OIT
A Fundacentro de São Paulo promove hoje, das 12h30 às 17h30, a palestra “A importância da Convenção 174 da OIT e a nova NR 20 revisada”, como parte do III Ciclo de Palestras Técnicas do Escritório de Representação da Baixada Santista. A exposição tem como objetivo difundir conhecimento em segurança e saúde laboral para fortalecer as ações de melhorias das condições no local de trabalho e prevenção de acidentes envolvendo produtos químicos e inflamáveis.
O palestrante Fernando Vieira Sobrinho, tecnologista da Fundacentro, destaca que o governo brasileiro ratificou a Convenção 174 da OIT, tendo o Ministério do Trabalho como ponto focal, o que revela a importância das discussões sobre o tema da prevenção de acidentes químicos ampliados. “A Convenção OIT 174 é um mecanismo de articulação para tratar a questão da prevenção e resposta aos acidentes químicos de forma tripartite”, afirma Sobrinho. Ele destaca ainda a importância da NR 20 que foi revisada para atender os preceitos da Convenção OIT, no que se refere à segurança no trabalho com inflamáveis.
O evento será realizado no Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro-LP), na Avenida Conselheiro Nébias, 248, Santos/SP. As inscrições ainda estão abertas e a taxa de participação é 1Kg de leite em pó, que será doado para instituição beneficente. Mais informações no site www.fundacentro.gov.br, pelos telefones: (11) 3066 6323; (13) 3224 5156 ou pelos e-mails:sev@fundacentro.gov.br e erbs@fundacentro.gov.br.
TOP OF MINDA Pesquisa Nacional de Saúde e Segurança do Trabalho, realizada com cerca de mil profissionais da área, apontou a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), como a marca mais lembrada entre as entidades que prestam serviço no segmento. O Prêmio Top of Mind de Proteção é a principal premiação do setor segurança e saúde do trabalho no Brasil e possibilita que as instituições e empresas, sejam reconhecidas pelo esforço em promover a prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais.
Para o presidente da Fundacentro, Luiz Henrique Rigo Muller, o prêmio demonstra o “resultado de ações, pesquisas e fomentação do conhecimento, que têm contribuído e assegurado saúde aos trabalhadores em todo país”. Segundo Alexandre Gusmão, diretor da Revista Proteção e um dos idealizadores do Prêmio, uma das principais características da Fundacentro é a sua capacidade de apresentar soluções para diminuir doenças e acidentes. “As pesquisas da Fundacentro são trabalhos multiplicadores. Essa instituição é formadora de uma cultura técnica e poucos países têm uma fundação como essa”, ressaltou.
Assessoria de ImprensaMinistério do Trabalho
imprensa@mte.gov.br
(61) 2021-5449
imprensa@mte.gov.br
(61) 2021-5449
Tradições Nordestinas
Com objetivo de promover e cultivar a tradição nordestina, a Ticket360, startup que figura entre as principais empresas de venda de ingressos no Brasil, acaba de anunciar a parceria de um ano com o Centro de Tradições Nordestinas, o CTN.
Segundo um dos sócios-diretores da empresa, Fábio Salvá, a Ticket360 faz questão de apoiar eventos e atrações nacionais, tanto em grandes espetáculos quanto em espaços focados para um determinado público, como o que frequenta o CTN.
“Temos grande admiração pela organização e competência que toda a equipe do Centro de Tradições Nordestinas oferece aos seus visitantes, que conta sempre com grandes shows e estrutura confortável”, comenta o executivo.
Entre os projetos que pretendem promover, já foram anunciados diversos shows, com grande destaque para atrações como Aviões do Forró, Maiara e Maraisa e outros eventos que ainda devem ser anunciados.
TICKET360
Com quase sete anos de mercado nacional, a Ticket360 é uma startup que figura entre as principais empresas de venda de ingressos no Brasil, vendendo mais de 3,6 milhões de ingressos por ano e tendo já comercializado cerca de 5.600 eventos.
Dividida em Ticket360 e Ticket360 Premium, é mais conhecida por trabalhar com a venda exclusiva de shows e festas, setor onde começou sua história, e ao longo do tempo, ampliou seu portfolio de segmentos para ingressos de eventos corporativos, workshops e futebol. Seu sistema é o coração da Ticket360, que é consagrada neste meio, tendo sob seu guarda-chuva 90 a 150 eventos exclusivos por mês.
Serviço: www.ticket360.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)
Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos
Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...
.jpg)
-
CONVENÇÃO MUNICIPAL DA FEDERAÇÃO PSOL/REDE FORTALEZA. O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, e a Rede Sustentabilidade, que compõem a Fede...
-
Com o compromisso de buscar a inovação de políticas públicas que garantam soluções e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara ...
-
Com o lema "Amar e cuidar de Caucaia", o pré-candidato a prefeito do município pelo partido dos trabalhadores, Waldemir Catanho, r...