segunda-feira, maio 10

Impasse na Vacina de Quilombolas em Maranguape e Aracati


Expedido pela Defensoria Pública, o ofício 255/2021 recomenda a implementação da vacinação contra o Novo Coronavírus (Covid-19) nas comunidades quilombolas em três municípios cearenses. Apenas Iracema, a 284 quilômetros de Fortaleza, cumpriu e realizou a vacinação na mesma semana da notificação. As outras duas cidades, Aracati e Maranguape, seguem no impasse e ainda não vacinaram os quilombolas.
Esta condição descumpre o Plano Nacional de Imunização (PNI), editado pelo Governo Federal e que estabelece prioridades aos Estados e municípios reconhecendo as vulnerabilidades de determinados grupos sociais à Covid-19.
O defensor público Diego Cardoso, atuante em Aracati, explica que a Prefeitura Municipal ainda não respondeu a notificação, mesmo com prazo já encerrado. 
- Expedimos a recomendação e fixamos um prazo de 72 horas para o município nos enviar o cronograma da vacinação dos quilombolas. O prazo se esgotou na sexta-feira da semana passada e o município de Aracati não forneceu qualquer resposta”. O defensor explica que a Defensoria Pública da União ajuizou uma Ação Civil Pública na última terça-feira, pois a omissão do município continua.
A mesma situação se repete em Maranguape. A defensora pública Sofia Frota informa que a Defensoria já está avaliando os próximos passos para acionar o município. A Defensoria tem se reunido com a DPU e com os movimentos sociais negros para pautar a questão e denunciar este tipo de situação, priorizando a vacinação aos grupos mais vulneráveis conforme determina o PNI.
A Prefeitura de Iracema foi a única a realizar a vacinação e informou que foi realizada no dia 3 de maio a vacinação da comunidade quilombola do Distrito de Bastiões, no total de 176 pessoas, que receberam a vacina astrazenica.
A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras e Rurais Quilombolas (Conaq) classifica o Plano Nacional de Operacionalização para vacinação das comunidades quilombolas como insuficiente. Na avaliação feita pela Conaq, o plano não contempla a totalidade da população quilombola e utiliza números subdimensionados.
A supervisora do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC), a defensora Mariana Lobo pondera que o mapeamento, tanto da vulnerabilidade das famílias, quanto a classificação delas enquanto quilombolas foi feito pelo Governo do Ceará, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Coordenação das Comunidades Quilombolas do Ceará (Cerquice). 
- Não há qualquer justificativa para não vacinar, pois existem dados que comprovam a existência das comunidades quilombolas no Ceará, seu reconhecimento e, portanto, o recebimento de vacinas conforme prescreve o PNI”, informa Mariana Lobo.

Caucaia inicia curso de novos policiais municipais


A abertura da solenidade, realizada na sede da Polícia Municipal de Caucaia (PMC), contou com a presença da Banda Soure, orquestra municipal de Caucaia.
No evento estavam presentes o prefeito Vitor Valim (Pros), o vice-prefeito, Deuzinho Filho (Republicanos), o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), Coronel Menezes e o comandante da PMC, Emerson Ibiapina.
Os 11 alunos do curso de formação foram aprovados no concurso de 2016 e há cinco anos aguardavam convocação.
Sobre a PMC - Há 29 anos, a Polícia Municipal de Caucaia (PMC) atua em todas as regiões da Cidade. O papel da PMC, entre outras ações, é o de preservar o bem estar e a segurança de todos os caucaienses.
Atualmente, são 157 policiais municipais. Com o ingresso de 11 novos integrantes, Caucaia passa a contar com 168 policiais municipais.

Pardal lança embalagem exclusiva do filme 'Godzilla vs Kong' em parceria com a Warner Bros. Pictures


A Pardal, referência em sorvetes, anuncia mais uma ação cinematográfica. Em parceria com a Warner Bros. Pictures, a marca traz para o público a partir desta segunda-feira (10) uma embalagem exclusiva de picolé para o filme “Godzilla vs Kong”. O lançamento do novo rótulo da marca traz para o mercado uma edição limitada de 100 mil unidades.
Com o tradicional sabor de uva, a embalagem exclusiva no Brasil apresenta para o público elementos que compõem a obra cinematográfica. 
- O filme ‘Godzilla vs Kong’ é um dos lançamentos mais esperados este ano. Estamos muito felizes com essa nova parceria, pois essa franquia de filmes é sucesso no mundo inteiro, fazendo parte da história de fãs de diferentes idades”, explica o gerente de marketing da Pardal Sorvetes, Erikson Nascimento.
A embalagem especial está disponível nos estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte até o dia 31 de julho ou enquanto durarem os estoques.
Sobre a Pardal Sorvetes - A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemorou 30 anos em 2020. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. A Pardal Sorvetes está presente atualmente no Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Sobre o filme - Com produção da Warner Bros. Pictures e Legendary Pictures, ‘Godzilla vs Kong‘ já fez US$406,6 milhões mundialmente em um mês. Na história, os dois adversários míticos entram em rota de colisão, quando se encontram em uma batalha espetacular e histórica, que coloca o destino do mundo em jogo. Kong e seus protetores iniciam uma jornada perigosa para encontrar seu verdadeiro lar. Com eles está Jia, jovem órfã com quem Kong criou um vínculo único e sólido. Mas, inesperadamente, eles cruzam o caminho de um Godzilla enfurecido, que tem deixado atrás de si uma trilha de destruição em todo o planeta. O confronto épico entre os dois titãs - instigado por forças invisíveis - é apenas a porta de entrada do grande mistério que reside nas profundezas do núcleo da Terra.
Confira o trailer no YouTube:

Futricas Fortalezenses


Nesta segunda-feira (10 de maio),  de quatro da tarde às seis da noite, o Sala de Redação na Rádio Fortaleza FM 90.7 apresenta:

  1. GIRO DE NOTÍCIAS-Daniel Fagundes | Bolsonaro mobiliza caravana e provoca aglomeração em Brasília
  2. HINO DO FERROVIÁRIO
  3. FERRIM 88 ANOS
  4. CEARENSÃO 2021
  5. HINO DO BAHIA
  6. COPA DO NORDESTE
  7. GUTO FERREIRA
  8. COPA SULAMERICANA
  9. KILMER DE CAMPOS
  10. ESPORTE-Kadu Macri |F1: Hamilton supera Verstappen e vence GP da Espanha
  11. F-1 LEONARDO LEAL
  12. LEONARDO PEDREIRA-PROJETO VIRANDO O JOGO.
  13. FERNANDA BARROCAS-CICLOFAIXAS MAIO AMARELO
  14. LEONARDO PEDREIRA-QUARTA PARCELA IPVA 2021.
  15. PAGAMENTOS E OPERAÇÕES bancárias via WhatsApp
  16. POLÍTICA-Hiury Wdson |Regularização fundiária cria impasse em vendas do agro brasileiro
  17. BOLETIM COVID 19
  18. LEONARDO PEDREIRA-NOVO DECRETO
  19. FERNANDA BARROCAS-HOSPITAL DA MULHER (FOTO).
  20. SAÚDE-Adriana Mesquita |Falta de hidroxicloroquina no País prejudica pacientes com lúpus
  21. #VemVacina-Carolina Cassola |Suspensão de patentes de vacinas contra Covid pode ampliar acesso
  22. INTERNACIONAL-Mônica Greyley |Explosão da Covid-19 na Índia atrasa entrega de vacinas à África
  23. FERNANDA BARROCAS- CENTRO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
  24. ANIVERSARIANTES
  25. DATAS
  26. 1957 - Nasceu o cantor e compositor Fausto BOREL CARDOSO FAUSTO Fawcett. 64 ANOS
  27. 1960 - Nasceu o cantor irlandês Bono Vox, vocalista da banda U2. 61 ANOS
  28. SIMPLES ASSIM-ZÉ AUGUSTO.
  29. CURTA MUSICAL-DOMINGUINHOS.
  30. DEDO DE PROSA - LOPUS.
  31. HORA DE OURO DO RÁDIO BRASILEIRO.

Portal de Serviços Eletrônicos do TCE-CE é o canal para envio de petições iniciais e peças processuais


As petições iniciais e as peças relacionadas a processos eletrônicos devem ser encaminhadas ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) através do Portal de Serviços Eletrônicos, canal de acesso unificado aos serviços e sistemas do TCE-CE. O objetivo da Corte de Contas é padronizar a forma de recebimento de processos, com base nos princípios do devido processo legal, celeridade, confiabilidade e transparência.
No Portal de Serviços Eletrônico, é possível peticionar e enviar documentos ao Tribunal, acompanhar e consultar processos (vista eletrônica), dentre outras ações. A ferramenta permite o uso de recursos digitais pelos jurisdicionados, advogados e sociedade.
Para acessar o Portal de Serviços Eletrônicos é preciso fazer um cadastro prévio, com uso de Certificação Digital. O primeiro acesso pode ser realizado no ícone “Cadastrar novo usuário”. Na mesma área estão disponíveis instruções sobre a assinatura digital, tutoriais de como realizar petições e vistas processuais e como acessar os sistemas.
Atualização cadastral - O TCE Ceará reforça a importância dos gestores e ex-gestores de órgãos e entidades, municipais e estaduais jurisdicionados a esta Corte, manterem atualizados seus dados cadastrais no Portal de Serviços Eletrônicos. A ferramenta possui interface unificada e permite um acesso centralizado, com apenas um login e senha. A atualização dos dados é obrigatória, conforme disposto na Lei Orgânica do TCE.
Para realizar a atualização cadastral, acesse o Portal de Serviços Eletrônicos, clique no menu ao lado do seu nome, depois no ícone “Atualizar Dados Cadastrais” e inclua as informações, seguindo os passos de finalização. O cadastro prévio do interessado é feito com uso de Certificação Digital.

Pesquisa para diagnóstico e análise de cenário do TCE-CE pode ser respondida até quarta-feira


Os jurisdicionados ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) e a sociedade em geral podem responder, até esta quarta-feira (12), a pesquisa de “Diagnóstico Organizacional e Análise do Cenário Atual da Instituição”. 
A iniciativa faz parte da segunda etapa da elaboração do Planejamento Estratégico 2021-2026 (formulação dos projetos estratégicos), coordenado pela Secretaria de Governança (SecGov) do Tribunal. O questionário pode ser acessado e respondido por meio do link.
Transparência, Comunicação Institucional, Controle Social, Fiscalização, Sustentabilidade, Governança, Sistemas do TCE Ceará, a atuação da Ouvidoria e da Escola de Contas Instituto Plácido Castelo (IPC) são alguns dos tópicos indicados no formulário. Esta é a quarta vez que esta Corte de Contas elabora um planejamento estratégico a longo prazo.
De acordo com o secretário de Governança, Auriço Oliveira, “a participação de todos é importante não só para a instituição, mas para cada um individualmente. Podem ser apresentadas ideias e expostas opiniões a fim de que as possibilidades sejam consideradas na análise, o que possibilitará o desenvolvimento de planos e estratégias que sejam assertivos e tragam resultados positivos e vantajosos para todos”, ressaltou.
Ao final da pesquisa, os dados serão reunidos e apresentados na próxima etapa do Planejamento, com data e modalidade a serem definidas pela Secretaria de Governança, de acordo com as diretrizes de funcionamento do TCE Ceará. A SecGov informa que não serão registrados os dados de identificação dos participantes.
O Plano Estratégico (PE) do Tribunal de Contas do Estado do Ceará para o período de seis anos (2021-2026) foi aprovado e instituído por meio da Resolução Administrativa nº 01/2021, no qual foi redefinida a identidade organizacional, contemplando o propósito, a missão, a visão, os valores, bem como definidos as perspectivas, os objetivos, os indicadores e o mapa estratégico do TCE Ceará.
Clique aqui e responda a pesquisa.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...