quarta-feira, janeiro 13

Leão ergue Taça Luiz Torquato

  • O Fortaleza sagra-se campeão da II Taça dos Campeões.
  • Ergue a Taça Luiz Torquato, ao ganhar do Guarany de Sobral por 5 a 0, no placar agregado (3 a 0, no Pici e 2 a 0, no Juncão).

Energia Solar



O Sol faz gelo em meio à floresta amazônica. Na Vila Nova Amanã, (AM), os moradores agora conseguem tomar água gelada e refrigerar os peixes graças a painéis fotovoltaicos que fazem funcionar freezers e geladeiras, um sonho que anos atrás parecia distante.

Em outros pontos do Brasil a energia solar também está transformando vidas. O Greenpeace Brasil viajou pelo País em busca dessas histórias. A descoberta está registrada no webdocumentário Sol de Norte a Sul. Na plataforma, é o internauta quem decide qual caminho seguir: pode assistir a vídeos, ver fotos, ler textos e infográficos, na ordem em que desejar.

O webdocumentário está dividido em quatro seções. Uma mostra quais são benefícios sociais que a energia solar traz ao País. Além de gerar empregos, as histórias mostradas ali contam como brasileiros passaram a ter água limpa, salas de aula mais adequadas e contas de luz mais baixas. A segunda parte é dedicada aos entraves que não permitem a ampla disseminação dessa fonte limpa de energia, como o excesso de tributos que encarecem os sistemas. Hoje, apenas 0,02% da eletricidade do Brasil vem de placas fotovoltaicas. Em seguida, conhecemos quatro histórias de brasileiros que, mesmo com todos os empecilhos, apostam na energia do Sol.

A quarta e última seção da plataforma traz um mapa do mundo para que os internautas insiram iniciativas ligadas à energia solar que conhecem. Esse mapa será, em breve, um amplo panorama de como a energia solar está ganhando espaço no Brasil e no mundo.

“As histórias contadas aqui são só alguns exemplos dos muitos benefícios da energia solar. Mas apenas três em cada dez brasileiros sabem que podem gerar sua própria energia. Com esse webdoc, esperamos contribuir para que esse número cresça. E queremos chegar a 1 milhão de casas com telhados solares num futuro próximo no Brasil”, diz Bárbara Rubim, da Campanha de Clima e Energia do Greenpeace Brasil.

Algumas histórias que estão no webdocumentário:
  • A Escola de Educação Básica Roberto Schutz foi a primeira a receber painéis fotovoltaicos no Brasil. Localizada na fria cidade de Rancho Queimado (SC), agora há água quente nas torneiras e as salas de aula estão mais iluminadas. Professores e alunos aprenderam juntos os benefícios da energia solar e, hoje, ensinam pais e comunidades a importância das energias renováveis.
  • A água potável para os moradores do Assentamento Maria da Paz (RN) era escassa. Vinha das cisternas se chovia ou de galões, quando o dinheiro sobrava. Hoje, uma máquina faz a dessalinização da água de um poço e fornece água limpa e fresca para mais de 200 pessoas. Isso graças à energia fornecida por placas fotovoltaicas, que aproveitam a gratuita energia solar.
  • Um sistema fotovoltaico no Brasil custa cerca de 20% a mais em razão de tributos. Alguns estados ainda cobram de forma indevida o Imposto sobre a Circulação de Mercadores e Prestação de Serviços (ICMS) para o cidadão que gera sua própria energia. Se o ICMS na eletricidade fosse derrubado em todos os estados, o Brasil teria 55% mais sistemas instalados em 2023.
  • Apenas três em cada 10 brasileiros sabem que podem gerar sua própria energia e economizar na conta de luz. Ainda assim, quase 90% da população entrevistada afirmou ter interesse em saber mais sobre microgeração e consideram que produzir sua própria energia é importante. 

Assessoria de Imprensa
Clarissa Beretz
imprensa.br@greenpeace.org
(11) 3035-1167 e (11) 9-5640-0443

Vovozinho na quarta fase da Copinha

  • O Ceará vai disputar a quarta fase da 47ª Copa São Paulo de Futebol Júnior contra o Cruzeiro (MG) e está entre os 14 melhores do certame, que começou com 112 times.
  • Hoje à tarde, o Vovozinho derrotou o Joinville (SC) por 3 a 2, no estádio Nicolau Alayon, com três gols de Caio César e devolveu a derrota, que tinha sofrido para o time catarinense, na primeira fase.
  • Aliás essa derrota (1 a 0) é a única do Ceará na competição.
  • Em cinco jogos, venceu três, empatou um e perdeu outro.
  • O Cruzeiro despachou hoje à noite, o Marília (SP), nos pênaltis por 4 a 1 após empate de 2 a 2 no tempo normal.
  • Sete times já estão classificados para a quarta fase:
  • Ceará.
  • Cruzeiro.
  • Corinthians (SP).
  • Ituano (SP).
  • Mirassol (SP).
  • Internacional (RS).
  • Avaí (SC).

Auditores fiscais parados

  • Até amanhã os auditores-fiscais estão parados e com isso todos os serviços de delegacias, inspetorias e alfândegas da Receita Federal no Ceará estão fechados.
  • A mobilização é parte da campanha nacional de valorização da categoria, comandada pela Delegacia Sindical no Ceará do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal no Brasil (Sindifisco Nacional– DS/CE).
  • A paralisação dos serviços ocorre em todo o Brasil.
  • São afetadas atividades como o Plantão Fiscal, a Malha Fiscal, o desembaraço de mercadorias – referente à entrada e saída de produtos, o Trânsito Aduaneiro – benefício concedido a importadores e exportadores, que permite o transporte de suas mercadorias de um recinto alfandegado a outro para o desembaraço da carga, o combate ao contrabando e ao descaminho e o julgamento de processos.
  • Os únicos serviços que são realizados: cumprimento de​ ordens judiciais​, o despacho aduaneiro relativo a ​bagagem de viajantes, cargas perecíveis​, medicamentos, animais vivos e urnas mortuárias​, e procedimentos de liberação de navios nos portos.
  • Ontem, os auditores-fiscais fizeram uma mobilização na aduana do Porto do Pecém.
  • Hoje, a categoria fez atos nas Delegacias de Julgamento (DRJ) e na Superintendência Regional (Rua Barão de Aracati, 909).
  • Desde agosto de 2015, o Comando Nacional de Mobilização (CNM) vem realizando ações de paralisação.
  • No Ceará, trabalham aproximadamente 300 Auditores-Fiscais ativos. Em todo o país, são cerca de 10 mil. 
  • A pauta de reivindicação dos auditores-fiscais:
  • Equiparação remuneratória a outras carreiras de Estado;
  • Aprovação da PEC 186/2007; 
  • Projeto de Lei Orgânica do Fisco;
  • Alteração do Regimento Interno da Receita Federal, suprimindo as delegações de competência e devolvendo a autoridade do auditor-fiscal prevista em lei;
  • Resgate do direito ao porte de arma, especialmente para aqueles que atuam nas fronteiras.

Antônio Bezerra iluminado

O prefeito  de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) vai assinar ordem de serviço, amanhã, às seis da noite, na Praça Tupinambá da Frota, para início imediato da requalificação da iluminação de todo o bairro Antônio Bezerra (Regional III).
Com projeto executado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio da Coordenadoria Especial de Iluminação Pública, os serviços serão iniciados amanhã, dividindo-se em duas etapas, que consistem na requalificação de toda a iluminação pública do bairro, com a substituição de 975 equipamentos com lâmpada metálica (luz branca) e o acréscimo de 189 novos pontos para melhoria da uniformidade de iluminação dos logradouros. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até o fim de fevereiro.
O secretário de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo, explica que a opção por luz branca vai melhorar a qualidade de iluminação no bairro Antônio Bezerra em diversos aspectos. “A maior eficiência luminosa dos novos equipamentos garante uma maior uniformidade da luz e resulta na melhor definição de cores e nitidez de pessoas e objetos. Com isso, a população ganha uma maior visibilidade nas ruas à noite, ampliando ainda mais a sensação de segurança”, afirma.
As intervenções são resultado de um levantamento em campo para a elaboração de um projeto elétrico e compreendem a substituição das luminárias antigas por outras mais modernas e eficientes, equipadas com vidros policurvos, que distribuem melhor a luz e minimizam os espaços escuros entre os postes, os chamados “zebramentos”. Além disso, os técnicos farão a adequação de potência das lâmpadas de vapor metálico (luz branca) no bairro.
Primeira etapa
Com início já amanhã, a primeira etapa vai beneficiar o perímetro compreendido por Avenida Mister Hull x Avenida Coronel Matos Dourado x Margem do Rio Maranguapinho, com uma abrangência de cerca de 1,5 quilômetros quadrados dentro do bairro. No total, será feita a troca de 589 pontos de iluminação amarela por luz branca e mais o acréscimo de 97 novos pontos de luz mais eficiente.
Segunda etapa
Beneficiando o perímetro formado por  Mister Hull x Coronel Matos Dourado x Rua Demetrio Menezes x Tenente Lisboa x Margem do Rio Maranguapinho, dentro de uma área de abrangência de cerca de um quilômetro quadrado, os serviços terão início na próxima segunda-feira (18), abrangendo a troca de 386 pontos de iluminação amarela por luz branca e mais o acréscimo de 92 novos pontos mais eficientes.
Serviço
Assinatura da ordem de serviço para implantação de nova iluminação no Bairro Antônio Bezerra
Data: Quinta-feira (14/01)
Local: Praça Tupinambá da Frota – Rua Tenente Queiroz com Rua Três, Antônio Bezerra
Horário: 18 horas.

Quadra Chuvosa

Objetivo é prevenir problemas ligados às chuvas e minimizar ocorrências
O órgão vai centralizar todas as informações e ações da Prefeitura de Fortaleza relacionadas às chuvas
A Prefeitura de Fortaleza realiza amanhã, às 9 horas, no Paço Municipal, a primeira reunião do Comitê de Ações para a Quadra Chuvosa. O evento contará com a presença do prefeito Roberto Cláudio, que dará posse aos membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil.
O Comitê de Ações para a Chuva, criado em novembro de 2013, é um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), e tem como objetivo propor e executar ações preventivas no período da Quadra Chuvosa. O órgão centralizará todas as informações e ações da Prefeitura de Fortaleza relacionadas às chuvas, instituindo um elo de comunicação com a população.
Segundo o coordenador Especial de Proteção e Defesa Civil, Cristiano Ferrer, o trabalho do comitê, como aconteceu em 2014, será de prevenir problemas ligados às chuvas, agindo de forma rápida para que as ocorrências possam ser minimizadas. Compõem o Comitê a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Secretaria da Infraestrutura, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e Secretarias Regionais.
Posse dos conselheiros
A posse do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil e o primeiro encontro do Comitê de Ações para a Chuva marcam o início das comemorações dos 30 anos da Defesa Civil. O Conselho, criado por meio da Lei nº 10.278, de 19 de dezembro de 2014, é formado por representantes de órgãos municipais, estaduais e da sociedade civil organizada, incluindo-se pessoas das comunidades atingidas por desastre, e por especialistas de notório saber. A finalidade é reunir os diversos segmentos da sociedade civil para discutir e propor políticas públicas visando à implementação e à execução da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC).
A presidência do Conselho será ocupada pelo secretário Municipal de Segurança Cidadã, Francisco Veras. Na composição estão ainda o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Cristiano Ferrer; o diretor Geral da Guarda Municipal de Fortaleza, Edgar Fuques; os representantes eleitos das comunidades Cônego de Castro (Parque São José) e do bairro Barroso I, Marta Xavier e José Almir Moreira, respectivamente; especialistas de notório saber da Universidade de Fortaleza (Unifor), Ana Paula Araújo de Holanda (titular) e Amélia Soares da Rocha (suplente) e Emerson Mariano da Silva (titular) e José Maria Brabo Alves (suplente), da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Também fazem parte do conselho representantes das secretarias municipais de Infraestrutura, Conservação e Serviços Públicos, Saúde, Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza, Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
Serviço
Reunião do Comitê de Ações para a Quadra Chuvosa e posse do Conselho Municipal de Defesa Civil
Data: 14/01/2016 (quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Paço Municipal

Binário da Parangaba


Medida visa priorizar o transporte público e otimizar o fluxo de veículos na região
O novo binário envolverá a Avenida Germano Franck e a Rua Barão de Canindé, entre outras vias (Foto: Nely Rosa)
Seguindo a política de mobilidade urbana na cidade com priorização no transporte público, o prefeito Roberto Cláudio apresentará, nesta quinta-feira (14/01), às 14h, no Paço Municipal, o projeto do Binário da Parangaba.
O novo binário, que envolverá, dentre outras vias, a Avenida Germano Franck e a Rua Barão de Canindé, visa priorizar o transporte público e otimizar o fluxo de veículos naquela região e no entorno do Terminal Parangaba, além de melhorar a segurança viária, reduzindo conflitos em pontos críticos.
O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt), em parceria com Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e a Regional IV.
Serviço
Coletiva de imprensa para apresentação do Binário da Parangaba
Data: quinta-feira (14/01)
Local: Prefeitura de Fortaleza - Auditório (Rua São José, 01 - Centro)
Horário: 14h

Pinto Martins

  • O estacionamento no aeroporto internacional Pinto Martins está liberado até às 23 horas de amanhã.
  • Tudo pela interdição que a Secretaria Regional Executiva IV da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) fez na manhã de hoje.
  • A administradora do estacionamento do Pinto Martins, Master Park passado um ano e meio de exploração não apresentou à PMF os documentos necessários para conseguir o alvará de funcionamento.
  • O advogado da Master, Giovane Maia, vai recorrer da decisão da Prefeitura para que o estacionamento volte a ser cobrado imediatamente.
  • Maia diz que a empresa tem mais 30 dias para conseguir o alvará da Prefeitura.
  • Ao interditar o estacionamento e liberar o seu uso, o secretário regional executivo IV, Airton Mourão, disse que estava cumprindo a lei.
  • "Estamos interditando por falta do alvará de funcionamento", afirmou.
  • Os usuários do estacionamento comemoraram a interdição e a liberação da taxa de R$ 9,00 por uma hora.
  • "É um estacionamento a céu aberto, caro e sem estrutura adequada", reclama Lucivando Silva.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...