quinta-feira, setembro 28

Combate à tuberculose

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) tentam um melhor tratamento para a tuberculose, uma doença que registrou 10,4 milhões de casos em 2015, sendo 84 mil no Brasil. Dos 10,4 milhões de casos, segundo o mais recente relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,8 milhão de pacientes morreram de tuberculose.

Conforme pesquisadores da UFC, além de problemas nos sistemas de saúde pública dos países mais pobres, a doença apresenta características que atrapalham sua erradicação, como o longo tempo de tratamento, a alta resistência e a latência (adormecimento) das bactérias.
Para isso estudar os compostos essenciais do tratamento da tuberculose e melhorá-los tem sido uma das preocupações do Laboratório de Bioinorgânica da UFC.
A pesquisa tem se voltado para a isoniazida, principal substância no combate à doença, que hoje enfrenta problemas sérios de resistência das bactérias.

Maria da Penha é contra liberação de bebidas nos estádios

O debate sobre o Projeto de Lei que visa liberar a venda de bebidas alcoólicas em estádios de futebol no Ceará apresentado na Assembleia Legislativa (AL-CE) pelo deputado Gony Arruda (PSD) recebe manifestação contrária de Maria da Penha, vítima da violência doméstica e líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres.
Maria da Penha acredita que quanto mais estimulado seja o consumo de bebidas, mais acentuado será o índice de violência, em especial contra as mulheres. "Minha experiência e história de vida me permitem afirmar que, nos casos de violência doméstica contra a mulher, o álcool é um agente que acentua o comportamento violento do homem dentro da sua casa", afirma.
Ela aponta o álcool como um fator importante para o estímulo da violência dentro e fora de estádios de futebol: "O número de efetivos da Polícia Militar do nosso estado não é o suficiente para atender, de forma que possa inibir tais práticas violentas dentro ou fora dos estádios (nos lares) dessas pessoas que sob o efeito do álcool são estimuladas a atos inconsequentes".
Eis a íntegra da nota entregue pelo Instituto Maria da Penha ao Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor, pertencente ao Ministério Público do Estado do Ceará e à Assembleia Legislativa:
"Venho através desta NOTA manifestar-me contra a aprovação do Projeto de Lei apresentado à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará pelo Sr Deputado Gony Arruda cujo objetivo seria a liberação da venda e do consumo de bebidas alcoólicas dentro dos estádios de futebol.Ora, é do conhecimento de todos, e as estatísticas comprovam, que o consumo de álcool está associado ao aumento de acidentes de trânsito, ao aumento de brigas entre torcedores e vandalismo dentro dos estádios, à diminuição do senso de responsabilidade e, por fim, ao descontrole de emoções e de comportamento. Não foi por acaso que o Estatuto do Torcedor proibiu, em seu artigo 13-A,II, que os torcedores entrassem nos estádios de futebol portando bebidas alcoólicas ou outras substâncias suscetíveis de gerar a prática de atos de violência.
Minha experiência e história de vida me permitem afirmar que, nos casos de violência doméstica contra a mulher, o álcool é um agente que acentua o comportamento violento do homem dentro de sua casa. Ainda convivemos com pessoas que foram criadas dentro de uma cultura machista e que perpetuam essa prática e esse costume de desrespeito e de atos opressores de violência. Certamente os senhores e as senhoras devem conhecer pelo menos uma mulher que já vivenciou, ou ainda vivencia uma situação de violência doméstica, e que, por falta de conhecimento e pela dependência que tem de seu companheiro (e isso não nos cabe julgar), seja esta financeira ou emocional, justifica o ato de violência a que é submetida se expressando através da frase “Ele é um homem bom...ele só me bateu por tinha bebido e se descontrolou...”
Outro ponto a se considerar é que o número de efetivos da polícia militar do nosso estado não é suficiente para atender, de forma que possa inibir tais práticas violentas dentro ou fora dos estádios (nos lares) dessas pessoas que sob o efeito do álcool são estimuladas a atos inconsequentes.
Finalizo minhas palavras, reafirmando que sou contra a aprovação de tal projeto de lei e, para o bem de nossas filhas, netas, bisnetas, parentas ou seja, nossas mulheres, que tal projeto não seja aprovado também por vossas excelências​".​

Combate à Corrupção


Setembro Amarelo na CMFor


Hoje à noite na CMFor

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) entrega hoje, às 19 horas, no Plenário Fausto Arruda, o  título de Cidadão de Fortaleza, ao reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor José Jackson Coelho Sampaio, que é sobralense.
Proposta do vereador Raimundo Filho.

No Senado

Mitsubishi Motorsports Fortaleza em 7 de outubro


Sol, praia, mar e muito 4x4. Fortaleza recebe o rali de regularidade Mitsubishi Motorsports em sete de outubro. O percurso, repleto de areia, dunas e as incríveis paisagens do litoral cearense, vai animar e divertir os participantes.
“É ótimo, super diferente; uma aventura e diversão em família”, afirma Leisly Aguiar de Mendonça, que participa ao lado do pai, Edmilson Santos de Mendonça, e não perde tempo quando as inscrições são abertas. “É muito gostoso, emocionante, um passeio inesquecível. Vale a pena”, afirma ele.
O objetivo da prova é manter-se dentro do tempo e velocidade estipulados pela organização. Não é necessário experiência, nem carros preparados. Podem participar os proprietários de veículos ASX, Pajero e L200 nas versões 4x4.
“Para nós, curtir a viagem é metade da diversão. Sempre aproveitamos para conhecer regiões diferentes juntos”, comenta Felipe Langoni, participante que viaja o Brasil ao lado da esposa Aline. “É o tempo que usamos para relaxarmos e aproveitarmos como casal”, conta a navegadora.
A largada será na paradisíaca Praia do Futuro, cartão postal de Fortaleza. “Começaremos o trajeto passando por Sabiaguaba, Porto das Dunas e seguiremos em direção a Aquiraz. A maior parte da prova será em areia fofa”, adianta Lourival Roldan, diretor de prova do Mitsubishi Motorsports.

Cagece em Aquiraz

A Cagece finalizou a instalação de uma adutora de 12 quilômetros em Aquiraz. Com a conclusão da obra, a cidade passa a contar com mais uma alternativa de abastecimento. O novo sistema transportará água do macrosistema da estação de tratamento Gavião diretamente para Aquiraz. A adutora faz parte das ações estratégicas do Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza.
O objetivo da obra é garantir segurança hídrica para município, oferecendo mais uma opção de abastecimento, além da Lagoa do Catu. O projeto recebeu cerca de R$ 7,5 milhões em investimentos e beneficia diretamente mais de 33 mil pessoas. 
A nova adutora já está em operação e proporcionará abastecimento contínuo na cidade, que passa a ter duas formas de fornecimento de água: o sistema já existente, que capta, trata e distribui a água da Lagoa do Catu e o novo, que leva para Aquiraz a água já tratada do macrosistema de Fortaleza.
Para o coordenador de expansão de serviços da Cagece, Jorge Fernandes, a obra garantirá a segurança hídrica para Aquiraz: “a previsão é que a Lagoa do Catu forneça água para a cidade até 2018, já a adutora proporcionará continuidade do abastecimento, diante de casos eventuais de paralisações”. 
Saiba Mais 
Para manter o abastecimento de água à população de Fortaleza e RMF até a quadra chuvosa de 2017, o Governo do Estado planejou uma série de ações Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza. Dentre elas, a construção da adutora de Aquiraz é uma das obras estruturantes, pensadas para mitigar os efeitos da estiagem.

Seja Digital em Fortaleza

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pela digitalização da TV no Brasil, passa por mais uma etapa do desligamento do sinal analógico no País. Hoje foi desligado o sinal analógico de TV na região de Fortaleza, com 15 cidades tendo o sinal desligado simultaneamente.
A homologação foi feita por Gilberto Kassab, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e pelo presidente da Anatel, Juarez Quadros, após apresentação do resultado da pesquisa do Ibope que aferiu que 92% dos domicílios estão preparados para a TV Digital.
A partir de agora mais de 1,2 milhão de domicílios em toda a região passam a assistir aos canais abertos de televisão apenas pelo sinal digital, que transmite a programação gratuitamente com imagem e som de cinema.

TV só digital a partir de hoje em Fortaleza. Em Sobral e Juazeiro ficou para 2018

O sinal analógico de TV foi desligado hoje em Fortaleza e Salvador, que têm índices de domicílios preparados para receber o sinal digital de 93% e 92%, respectivamente. Outras duas cidades do Ceará, Juazeiro do Norte e Sobral, não conseguiram atingir o percentual mínimo de 90% e tiveram o desligamento do sinal analógico adiado para 2018. A decisão foi tomada durante reunião do Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), na segunda-feira (25), quando foram apresentados os resultados da última pesquisa Ibope realizada nos municípios.
O levantamento feito em Salvador entre os dias 13 e 23 de setembro apontou que 93% das residências já contam com acesso ao sinal digital na cidade. Outros 19 municípios da Bahia terão as transmissões analógicas interrompidas a partir desta quarta-feira: Aratuípe, Cairu, Camaçari, Candeias, Dias D'Ávila, Itaparica, Jaguaripe, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragogipe, Nazaré, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Simões Filho, Terra Nova e Vera Cruz.
Em Fortaleza e cidades do entorno, a pesquisa Ibope constatou que 92% dos domicílios já contam com sinal digital. Além da capital cearense, o sinal da TV analógica aberta será desligado em outras 14 cidades: Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante.

Ceará Summer Fashion 2017 começa na segunda

Unir a beleza e a qualidade da moda cearense com a geração de negócios para lojistas e revendedores. Essa é a essência do Ceará Summer Fashion, um dos mais tradicionais eventos de moda do Nordeste, e que será aberto na próxima segunda-feira, dia 2, no Maraponga Mart Moda, indo até a sexta, dia 6. Com o tema “Moda é a nossa praia”, o evento reunirá lojistas, compradoras, revendedoras e corretores de moda do interior cearense e de diversos Estados brasileiros, em especial os das regiões Norte e Nordeste, que terão a oportunidade de ver o lançamento das coleções de Moda Verão 2018 das mais de 300 marcas presentes no shopping.
Os desfiles coletivos das marcas a serem realizados na Arena de Desfiles do Lounge Lino Villaventura acontecem na segunda (2) e terça (3), a partir das 8 horas, durante o Café com Moda, momento em que as revendedoras tomam café da manhã enquanto assistem as apresentações das coleções. Já estão confirmadas 25 marcas, cada uma apresentando três looks de suas novas coleções. Por ser realizado em um dos maiores shoppings de moda pronta entrega e atacadista do país, o Ceará Summer Fashion permite às revendedoras acompanhar os lançamentos na passarela e já sair direto para as lojas e efetuar as compras.

Oi informa

"
A Oi informa que vem incansavelmente empenhando todos os esforços para avançar nas negociações de um plano de recuperação judicial que seja equilibrado para todos os envolvidos neste processo e ao mesmo tempo garanta a sustentabilidade e perenidade da companhia, assegurando um fluxo de caixa adequado para a empresa.
O objetivo é ter uma alternativa de plano que viabilize tais premissas com possibilidade de ser aprovado nos fóruns obrigatórios no rito da Recuperação Judicial (sejam eles Conselho de Administração e Assembleia Geral de Credores). A companhia precisa sair da recuperação judicial com uma baixa alavancagem e em condições de aumentar seus investimentos. Alguns pontos ainda estão indefinidos e há grande esforço para buscar uma conciliação, entre esses pontos está a questão dos créditos da Anatel.
A companhia tem evoluído nas negociações e nos ritos do processo de RJ. Um dos exemplos claros é o Programa para Acordo com Credores. A Oi já fechou mais de 9.700 acordos com credores, em todo Brasil, que aderiram ao Programa para receber créditos até R$ 50 mil. O volume de créditos envolvidos nos acordos firmados até agora chega a cerca de R$ 112 milhões. Até o momento, mais de 23 mil credores já se cadastraram para participar do Programa. Do total de 55 mil credores da Recuperação Judicial da Oi, cerca de 53 mil têm a receber créditos até R$ 50 mil. A adesão ao Programa está disponível para pessoas e empresas que constam da Relação de Credores publicada pelo Administrador Judicial, publicada em 29 de maio de 2017, e deve ser feita na plataforma eletrônica www.credor.oi.com.br.

Escola Gentil

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...