domingo, maio 3

Campo de guerra

Terminou em pancadaria entre as torcidas de Fortaleza e Ceará, a grande final do Cearensão 2015, na Arena Castelão.
A Polícia demorou a agir.
Resultado:

  • Centenas de cadeiras quebradas e arremessadas no gramado.
  • Roubo de câmaras de tevê.
  • Dezenas de torcedores feridos.
  • Cerimônia de encerramento do certame cancelada.

Fortaleza conquista 40ª estrela cearense

O Fortaleza conquista sua 40ª estrela em Cearensão.
Empatou em 2 a 2 com o Ceará, na Arena Castelão.

De olho no lance

Para Ceará x Fortaleza, hoje, na final do Cearensão 2015, na Arena Castelão:

  • Público pagante: 50.002.
  • Não pagante:1.000.
  • Renda: R$ 1.169.467,00.

Marechal Rondon

No próxima terça-feira (cinco) completará 150 anos do nascimento de Cândido Mariano da Silva, mais conhecido como Cândido Rondon ou Marechal Rondon.
Reconhecendo os feitos de Cândido Rondon, neste ano, os Correios lançarão amanhã, um selo comemorativo dos 150 anos do nascimento do ilustre brasileiro. Além do evento de lançamento em Brasília, na sede da Empresa de Correios e Telégrafos, haverá um evento gratuito, este em São Paulo, na terça, às 17 horas, no Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), com acesso pela Rua Itambé, 143  – Higienópolis – São Paulo – SP.  
Nascido em Mimoso, Mato Grosso, o menino descendente de índio ficou órfão de pai antes de chegar ao mundo e perdeu a mãe com apenas dois anos. Além dos cuidados dos avós, o garoto ficou sob a tutoria de seu tio, Manoel Rodrigues da Silva Rondon, que sempre o estimulou a estudar.
Foi o tio que sugeriu ao menino, formado professor aos 16 anos, que seguisse carreira no Exército brasileiro. As indicações de Manoel, também, renderam uma formação diversificada em matemática, antropologia, geografia e etnologia, que ajudaram Rondon a construir uma carreira cientifica ao longo de sua vida.
Em um período em que o País tinha uma grande concentração populacional nas regiões litorâneas, Rondon foi fundamental para desbravar e apresentar as regiões Centro-Oeste e Norte aos demais brasileiros.
Entre as ações de Cândido estão à instalação de 32 estações telegráficas nos 1.497 km da linha principal e nos 736 km de ramais; o levantamento geográfico de mil quilômetros lineares de terras e de águas; determinou mais de duzentas coordenadas geográficas, inscreveu no mapa do Brasil 15 novos rios e corrigiu enganos sobre o curso de outros tantos. Ao todo, o trabalho de Rondon resultou em mais de 5 mil quilômetros de linhas telegráficas e estradas.
Ao longo deste percurso Rondon teve contato com inúmeras tribos indígenas que foram pacificadas de maneira organizada e harmoniosa, pois Cândido tinha por lema “Morrer se preciso for. Matar nunca”. O trabalho dele gerou a criação do Dia do Índio (19 de abril), a estruturação do Parque Nacional do Xingu e o desenvolvimento da FUNAI, entre outros.
Os feitos de Cândido Rondon chegaram a terras distantes de tal forma que Theodore Roosevelt, ex-presidente dos Estados Unidos veio ao País para participar, com o colega brasileiro, de uma expedição de pesquisa científica cuja missão era coletar amostras da fauna e da flora da Região Amazônica. Esta aventura completou 100 anos e foi iniciada pela vontade do próprio Roosevelt, que buscava uma vivência na floresta tropical após perder as eleições norte-americanas que lhe dariam um pretendido terceiro mandato.
Nesta expedição, Theodore escreveu “Nas selvas do Brasil” onde conta a história desta viagem e fala do temperamento de Rondon, que descreve como um “grande conciliador”.
O perfil de Cândido Rondon também cativou outras personalidades. Entre elas, o físico Albert Einstein teve contato com o trabalho do brasileiro em 1925, quando passou 51 dias na América Latina. Embora o cientista não tenha gostado muito do Brasil, fez uma carta de próprio punho ao comitê do Prêmio Nobel, na qual afirma e recomenda: “Esse homem deveria receber o Nobel da Paz por seu trabalho de absorção das tribos indígenas no mundo civilizado, sem o uso de armas ou violência. Ele é um filantropo e um líder de primeira grandeza”.
Infelizmente Rondon não ganhou o prêmio e a correspondência de Einstein só foi descoberta em 1994, pelo professor Alfredo Tiomno Tolmasquim, pesquisador brasileiro em Jerusalém.
No ano de 1955, o Congresso Nacional conferiu a ele a patente de marechal, e no ano seguinte, o então Território Federal de Guaporé, passou a ser chamado de Rondônia em homenagem ao seu desbravador. Aos 92 anos, Rondon faleceu, no Rio de Janeiro, em 19 de janeiro de 1958.
A tenacidade, a dedicação, a abnegação e o altruísmo, atributos marcantes de sua personalidade, o fizeram merecedor do título de Patrono da Arma de Comunicações do Exército Brasileiro, sendo sua data de seu nascimento comemorada como o Dia Nacional das Comunicações.

Visite Fortaleza

O secretário de Turismo de Fortaleza, Elpídio Nogueira, recebeu, em seu gabinete para uma visita de cortesia, o presidente e a vice-presidente do Visite Ceará/Fortaleza Convention & Visitors Bureau, Régis Medeiros e Ivana Bezerra (foto)
Na ocasião, o titular da Setfor manifestou total apoio às ações que o Visite Ceará/ FC&VB vem realizando e colocou a Secretaria à disposição para apoiar e ser parceira nas diversas frentes que a entidade trabalha. O intuito é incrementar o turismo de negócios e lazer para a cidade de Fortaleza.

'Ilustra-ação'

A CAIXA Cultural Fortaleza promove, de 12 a 16 de maio, o curso “Ilustra-ação”, ministrado pelo cenógrafo e ilustrador Paulo Galvão. Em cinco aulas, os alunos serão apresentados aos fundamentos de forma, traço, movimento, composição, cor e narrativa de um desenho.
Os iniciantes terão acesso aos princípios da arte enquanto os participantes de nível mais avançado poderão aperfeiçoar suas habilidades pelo aprendizado de técnicas. O curso terá vaga para 80 alunos divididos em duas turmas, uma pela manhã (10 às 13 horas) e outra à tarde (15 às 18 horas). As inscrições são gratuitas e podem ser solicitadas até 10 de maio pelo email ilustracao2015@gmail.com.

A oficina é destinada a desenhistas, ilustradores e entusiastas com idade mínima de 12 anos. Na aula, todos irão receber os materiais básicos necessários, como caderno com papéis variados, bico de pena, tinta nanquim, cola, tesoura e lápis preto. Quem desejar, poderá levar seu próprio material. Alunos com frequência mínima de 80% receberão certificados de conclusão.
A “Ilustra-ação”, produzida pela Conceito Humanidade - uma empresa brasileira dedicada à criação, produção e circulação de projetos culturais, com ênfase na democratização e preservação da cultura - já passou pela CAIXA Cultural de Recife, Brasília, Curitiba, São Paulo e agora chega à Fortaleza.
Sobre Paulo Galvão
Formado em artes plásticas pela faculdade Belas Artes de São Paulo, é cenógrafo e ilustrador de inúmeros projetos editoriais (livros, colunas de jornais e revistas e artes gráficas). Nos últimos anos, Paulo Galvão assinou diversos projetos de ilustração e cenografia – SESC, Caixa Cultural, Auditório do Ibirapuera/SP, entre outros – nos quais pôde não apenas empregar a ilustração em suas múltiplas dimensões e utilidades, mas também ensinar a sucessivas turmas os princípios da arte.
· Serviço - Curso: “Ilustra-ação” na CAIXA Cultural Fortaleza
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Data: 12 a 16 de maio
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema (Galeria 3)
Horário: 1ª turma - 10h às 13h. 2ª turma – 15h às 18h (abertas ao público)
Vagas: 80 alunos (40 em cada turma)
Público-alvo: A partir de 12 anos
Inscrições: Gratuitas - através do e-mail: ilustracao2015@gmail.com (até 10 de maio)
Informações: (85) 3453-2770.


'A Magia de Miró'

A CAIXA Cultural Fortaleza realiza até 21 de junho, a exposição A Magia de Miró, que reúne os desenhos e gravuras sobre o universo onírico do pintor surrealista Joan Miró, morto em 1983. São 69 obras do artista espanhol e 23 fotografias em preto e branco tiradas por Alfredo Melgar – que também responde pela curadoria da exposição – onde Miró aparece como personagem principal.

As ilustrações da mostra correspondem a diferentes épocas, entre 1962 e 1983, e remetem ao processo criativo de Miró, que pintou e desenhou sobre qualquer superfície que permitisse exibir sua criatividade e conhecimento. O resultado é o traço colorido e inconfundível do gênio e ícone do surrealismo, que buscava a máxima intensidade com o mínimo de esforço e, assim, explicava a presença relevante dos espaços vazios em suas telas.

Alguns dos desenhos expostos são esboços ou notas, peças únicas, muitas delas realizadas em papel, com desenhos em várias superfícies, como lixa e papelão, feitos com lápis e giz de cera ao longo dos últimos cinco anos de sua vida.

Nas fotografias feitas por Alfredo Melgar, conde de Villamonte e fotógrafo em Paris, Miró aparece em diversos momentos de criação e de descontração em seu ateliê, revelando um plano mais íntimo e pessoal do catalão.A mostra já passou pelasCaixas Culturais de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Recife e Salvador.

Joan Miró: Nascido em Barcelona, em abril de 1893, é um dos mais renomados artistas da história da arte moderna. Miró estudou com Francisco Galí, que o apresentou às escolas de arte moderna de Paris, transmitiu-lhe sua paixão pelos afrescos de influência bizantina das igrejas da Catalunha e o introduziu à fantástica arquitetura de Antonio Gaudí.Em suas pinturas e desenhos, tentou descobrir signos que representassem conceitos da natureza num sentido poético e transcendental.

Alfredo Melgar: Alfredo Melgar Alexandre nasceu em Madri, em 1944. Foi médico e professor da Cruz Vermelha, atuou como voluntário dos campos de refugiados do Oriente Médio e viajou pela América, África, Ásia e Europa trabalhando, alternadamente, como médico e fotógrafo. De volta à Espanha, em 1980, fundou a editora e galeria de arte Alfredo Melgar, produzindo portfólios de pintura, música e poesia. De 2003 a 2008 foi presidente da Associação Espanhola de Gestores do Patrimônio Cultural (AEGPC). Hoje, Melgar vive em Madrid, realizando trabalhos de edição, produção e direção de exposições e eventos culturais.

Serviço:
Exposição: “A Magia de Miró”
Local: CAIXA Cultural Fortaleza (Galerias 1 e 2, no 2º andar)
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: Até 21 de junho de 2015
Horário:de terça-feira a sábado, das 10h às 20h e aos domingos das 10h às 19 horas,
Classificação indicativa: Livre
Entrada Gratuita
Informações: (85) 3453-2770

Unedestinos

Basileu Tavares (Foz), Maitê Uhlmann e Bruno Herbert (Recife), Anita Pires (Santa Catarina), Régis Medeiros (Fortaleza) e Toni Sando (São Paulo) na WTM Latin America, durante lançamento da Unedestinos
Formado por um grupo de profissionais e empresários de turismo, viagens e eventos, foi criada a União Nacional de Entidades de Destinos (Unedestinos). Trata-se de uma associação civil, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, de caráter técnico, formada por entidades especializadas na promoção de destinos, pesquisas, geração de conteúdo, programas de capacitação, apoio e captação de eventos em geral.
O Fortaleza Convention & Visitors Bureau/Visite Ceará e mais 16 Conventions Bureaux do Brasil fazem parte do quadro de associados. A missão é o reconhecimento das atividades de suas entidades associadas, contribuindo para o fortalecimento econômico, social, educacional e político do setor junto aos mercados, a sociedade civil e autoridades governamentais, sendo terminantemente proibido o atendimento político partidário.

Balanço do Fórum Shalom

Com o tema "A alegria do Evangelho", o Fórum Shalom 2015 aprofundou experiências de evangelização entre sexta-feora (primeiro) e hoje (três), no Pavilhão D do Centro de Eventos do Ceará. O evento alcançou uma média de 3,5 mil pessoas nos dois primeiros dias e hoje, chegou a quatro mil, superando as expectativas da organização.
Os participantes vieram de 16 estados brasileiros. Os maiores grupos são dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. Os participantes vieram ainda do Acre, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. Além disso, o evento contou com a presença de italianos, chilenos, espanhóis e colombianos.
“O Fórum superou as expectativas de público, alcançou as pessoas e favoreceu a comunhão eclesial”, destacou um dos organizadores do Fórum, o missionário da Comunidade Shalom, padre Silvio Scopel.
Padre Sílvio ressaltou que houve vários feedbacks positivos de que os conteúdos propostos foram bem aplicados. Depois do evento, as lideranças estão mais motivadas a anunciar o Evangelho com alegria. O pedido da Comunidade e da Igreja é “que levem a todos a alegria do Evangelho e façam discípulos”, destacou o sacerdote.
Evangelii Gaudium
A exortação apostólica do papa Francisco, “Evangelii Gaudium – A alegria do Evangelho”, foi o tema central das palestras magnas da manhã durante o Fórum. O arcebispo de Granada (Espanha), dom Javier Martinez, abriu o ciclo de palestras na sexta-feira, 1º de maio. O título de sua pregação foi “Querigma, o coração da evangelização”, no qual deu ênfase à importância do testemunho cristão.
De acordo com o religioso, a Igreja não tem outra mensagem a não ser “Cristo Ressuscitou”. Para dom Javier, a comunicação do cristão deve ser sempre um testemunho. “A maioria das pessoas que vocês encontrarem talvez não busquem a Deus, mas todos buscam uma humanidade bela e verdadeira. Só Cristo faz possível essa humanidade verdadeira. Jesus te diz um ‘sim’ para sempre, sem condições”, explicou.
A cofundadora da Comunidade Shalom, Emmir Nogueira, pregou com o tema “Maria na Evangelii Gaudium”, ontem (dois). Entre músicas marianas e testemunhos, Emmir interagiu com os participantes e foi aprofundando a presença de Nossa Senhora nas três características do querigma, que é o anúncio da ternura e da misericórdia de Deus.
“Maria recebe em primeiríssima mão do próprio Deus, esse anúncio, Nossa Senhora é a mulher querigma, basta ela se fazer presente e o anuncio está feito”, disse a cofundadora, ao enfatizar que essa foi a maior boa notícia que a humanidade recebeu.
O arcebispo de Salvador (Bahia) e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, palestrou com o tema “Evangelizadores no Espírito.” Ele foi eleito vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante a 53ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP).
De acordo com dom Murilo, o papa Francisco motiva os cristãos a “evangelizarem com a fé no Ressuscitado que penetrou no obscuro da vida humana, a vida espiritual, a devoção mariana.”
Workshops
A evangelização dos jovens, das famílias e dos pobres foram os temas dos workshops ministrados na tarde do domingo. Padre João Chagas, responsável pelo setor Jovem do Pontifício Conselho para os leigos, tratou de “Evangelização dos Jovens”; João Edson e Gorette Queiroz falaram sobre “Evangelização das Famílias”. “Evangelização dos Pobres” foi o tema do workshop ministrado por João Bala.
A programação da tarde é composta por nove workshops; três a cada tarde. Depois da explanação, há uma oficina prática sobre o tema com resposta a perguntas dos participantes. Os workshops têm livros de apoio que o participante pode adquirir para aprofundar o assunto tratado. A programação se encerra com a Santa Missa celebrada pelo arcebispo pregador.
O segundo dia da programação trouxe os workshops “Pescadores de Homens”, que tratou da evangelização pessoa a pessoa com Gabriella Dias. O padre Sílvio Scopel falou sobre “Acompanhamento Pessoal” e Wilde Fábio sobre “Evangelização através das artes”.
A programação da tarde do primeiro dia de evento contemplou três workshops, com explanação e oficina prática sobre o tema debatido. “Combate Espiritual” foi o tema tratado pelo padre João Chagas. A cofundadora da Comunidade Shalom, Emmir Nogueira, falou sobre " Vida de Oração". Já o padre Antonio Furtado, missionário da Comunidade Shalom, coordenou workshop sobre o tema “Oração e uso de carismas”.
Livros lançados
Com conteúdos formativos e voltados para a oração e evangelização, as Edições Shalom lançaram seis livros durante o Fórum Shalom. Os novos títulos têm temas relativos aos workshops realizados no evento. “Os livros são de conteúdo formativo e apontam para uma formação, vida de oração mais aprofundada, evangelização”, ressaltou Jefferson Privino, coordenador editorial das Edições Shalom.
Os novos títulos foram Leve a sério sua vida espiritual: oração aos moldes de Teresa, de Emmir Nogueira; Trilhando o caminho: Acompanhamento pessoal, Laura Martins; Pescadores de homens: Evangelizar com ousadia, de Gabriella Márcia Dias; Felizes os pobres: o tesouro de Deus, de João Patriolino Dias Júnior, o João Bala; Por Cristo fomos curados: Uma Introdução aos sacramentos da Penitência e da Unção dos Enfermos com padre João Paulo Dantas e Manual do Formador Pessoal, de Germana Perdigão.

BNB

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) está entre as dez instituições financeiras que oferecem menores juros no Brasil, segundo lista elaborada recentemente pelo Banco Central (BC). No levantamento, realizado periodicamente pelo BC, o BNB figura com as taxas mais atrativas do mercado em produtos para pessoa física (Desconto de Cheques) e pessoa jurídica (Cheque Especial). Nesses casos, a taxa praticada pela instituição é de 2,24% e 2,62% ao mês, respectivamente.
A instituição também aparece em segundo, quarto e sétimo lugares com as taxas de juros dos produtos Conta Garantida (1,39%), Capital de giro com prazo superior a 365 dias (1,57%), e Capital de giro com prazo até 365 dias (1,72%), todos voltados para pessoa jurídica. O Banco também aparece em sexto lugar com o produto Desconto de Cheques (2,28%), também destinado a pessoas jurídicas.
“Oferecer juros mais atrativos gera vantagem não apenas para as empresas nordestinas, mas para toda o Nordeste. Isso confere mais competitividade à nossa região e acelera o desenvolvimento, gerando mais emprego e qualidade de vida”, afirmou o presidente do Banco do Nordeste, Nelson Antônio de Souza.
Segundo ele, o Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) financia investimentos de longo prazo e, complementarmente, capital de giro ou custeio. Além dos setores agropecuário, industrial e agroindustrial, também são contemplados com financiamentos os setores de turismo, comércio, serviços, cultural e infraestrutura. Para 2015, a projeção de distribuição do orçamento previsto do FNE é de R$ 13,3 bilhões.
A relação completa das melhores taxas do sistema financeiro brasileiro está disponível na página do Bacen na Internet (www.bacen.gov.br), ou diretamente no link http://bit.ly/1giuYKj. Os números se referem a levantamento realizado pelo Bacen entre os dias 9 e 15 de abril.

O Povo Ciência e Saúde

Para cuidar da saúde, ter informação é essencial. Quando esclarecido sobre o que pode ser feito para zelar pelo nosso organismo ou cuidar de algum problema já instalado nele, o autocuidado passa a ser aliado do bem-estar. Nesta edição, a O Povo Ciência & Saúde informa sobre alguns males que vêm acometendo a sociedade brasileira e o que é possível fazer para evitá-los ou combatê-los.
O índice de obesos no Brasil é um dos números alarmantes. No País, segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados em abril deste ano, 52,5% da população com mais de 18 anos está acima do peso. Em relação à obesidade, 17,9% da população brasileira é obesa. E foi a partir da questão de quando fazer uma cirurgia bariátrica que chegamos à capa: Leandro Hassum. O ator, sucesso de bilheteria do cinema brasileiro com Até Que a Sorte nos Separe e O Candidato Honesto, fala sobre o que vem mudando em sua vida após perder mais de 35 quilos com a cirurgia. Hassum diz nunca ter sido triste quando gordinho, mas revela estar adorando a vida mais leve.
Há conteúdos também sobre as intolerâncias à lactose e/ou glúten. A necessidade de restrição alimentar é mais comum do que se pensa. Para dar um exemplo, estima-se que uma a cada 214 pessoas no Brasil tenha intolerância a glúten. Esta edição, traz, ainda, o universo masculino e seu medo de ir ao médico, dando dicas de exames a serem feitos. Novidades em oftalmologia e odontologia são outros temas de destaque. Assim como o alerta para o uso indiscriminado de anabolizantes.
A colunista Roberta Fontelles Philomeno também dá dicas fantásticas de cuidados com o corpo, revelando tudo para alcançar as barriguinhas da moda, negativa ou de tanquinho. Sonho para mulheres e homens. A jornalista fala, ainda, das cirurgias íntimas entre o público feminino e das opções que as mulheres têm quanto a contraceptivos. E mais: o sucesso das crioterapias. A era do gelo veio para ficar.
A revista está disponível em bancas de revistas de Fortaleza por R$ 12,90 e no portal O POVO Online.

'A Fé'

Para arrecadar recursos para os projetos sociais desenvolvidos pela Fundação Terra, será realizada no próximo dia 11, às 20 horas, a palestra “A Fé”, ministrada por padre Airton, grande impulsionador da Fundação. Apalestra ocorrerá no Teatro RioMar Fortaleza e todo o valor arrecadado será destinado aos projetos da Fundação Terra.
No Ceará, a entidade conta com uma unidade em Maracanaú com vários serviços para a comunidade do bairro Alto Alegre II, como uma Creche e os projetos Bebês e Mães da Terra (assistência médica, pré-natal, enxoval), entre outros. Além de possuir anexo à unidade a Capela Nossa Senhora da Conceição. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do Teatro RioMar Fortaleza no valor único de R$ 50,00.

Padre Airton e a Fundação Terra
Padre Airton Freire é presidente da Fundação Terra, obra social que atua há trinta anos na comunidade da Rua do Lixo, periferia de Arcoverde, em Pernambuco. Ele já escreveu mais de 90 livros e lançou mais de 130 CD’s de músicas e de pregações. A Fundação Terra oferece gratuitamente a pessoas em situação de vulnerabilidade social escola, creche, água, alimento, abrigo para idosos, educação profissionalizante, atendimento em saúde e reabilitação motora.

Pontos de Venda
Bilheteria do Teatro RioMar Fortaleza
Rua Lauro Nogueira, 1500. Piso L3 - Papicu.
Horários de Funcionamento:
De Terça a Sábado das 12h às 21h
Domingos e Feriados das 14h às 20h

Mais Informações
SAC RIOMAR: (85) 3066.2000
IPA: (85) 3224-4111
Fundação Terra Unidade Maracanaú: (85) 3296-3600
Bilheteria do Teatro RioMar Fortaleza: Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 Piso L3 - Shopping RioMar Fortaleza – Papicu / Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 12h às 21h, e domingo, das 14h às 20h. Em dias de apresentações: das 12h até o início da última apresentação. Segunda-feira: fechada. 

Fórum Shalom

"Evangelizadores com espírito" é o tema da palestra proferida pelo arcebispo de Salvador (Bahia) e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, durante o Fórum Shalom 2015. Ele foi eleito vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante a 53ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). Ao final da programação deste domingo, Dom Murilo presidirá a Santa Missa. O evento segue no Pavilhão D do Centro de Eventos do Ceará.
Durante as palestras magnas da manhã, está sendo debatida a exortação apostólica do Papa Francisco “Evangelii Gaudium – A alegria do Evangelho”. Em sua fala, Dom Murilo destacou que a alegria é própria de quem tem uma experiência com o amor de Deus. “Se o cristão não é alegre, é porque não entendeu a essência do Evangelho”, disse.
O fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, também terá palestra neste domingo, 3, com testemunhos de evangelização na prática de missionários. “O evento é para todos os que queiram entrar nesse movimento evangelizador, especialmente aqueles que querem exercer um protagonismo maior na evangelização, querem testemunhar com sua vida e seu engajamento na Igreja o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo”, destacou Gabriella Dias, assistente apostólica da Comunidade e responsável pelas ações de evangelização da Comunidade.

Workshops
A evangelização dos jovens, das famílias e dos pobres são os temas dos workshops ministrados na tarde deste domingo, 3 de maio. Padre João Chagas, responsável pelo setor Jovem do Pontifício Conselho para os leigos, tratará de “Evangelização dos Jovens”; João Edson e Gorette Queiroz falarão sobre “Evangelização das Famílias”. “Evangelização dos Pobres” é o tema do workshop ministrado por João Bala.
A programação da tarde é composta por nove workshops; três a cada tarde. Depois da explanação, há uma oficina prática sobre o tema com resposta a perguntas dos participantes. Os workshops têm livros de apoio que o participante pode adquirir para aprofundar o assunto tratado. A programação se encerra com a Santa Missa celebrada pelo arcebispo pregador.

O Povo de hoje


Capas de revistas


Diário do Nordeste de hoje

Bom dia! Confira os destaques do Diário do Nordeste deste domingo (3):

Edinho no Paysandu

O Paysandu anunciou na última sexta-feira (01) mais um reforço para a sequência da temporada. Trata-se do meio-campo Edinho, de 20 anos, que disputou o Campeonato Catarinense pelo Avaí.
Criado nas categorias de base do Fortaleza, Edinho desembarcou em Belém otimista e querendo repetir o sucesso que teve na equipe cearense. “Tive uma história muito bonita no Fortaleza. Apesar de jovem, pude fazer bons jogos pelo tricolor, principalmente no ano passado quando disputei 42 jogos na temporada e anotei 12 gols. Sou um jogador de muita velocidade e que gosta de deixar os companheiros na cara do gol. Espero repetir no Papão o desempenho que tive no Fortaleza”, destacou.
Agenciado pelo empresário Maurício Nassif, Edinho aproveitou para comentar a sua rápida passagem pelo Avaí. “Foi uma oportunidade interessante poder atuar por um clube que irá disputar a Série A, mas o clube não teve um bom início de ano. Muitos fatores contribuíram para que o time não rendesse dentro de campo e isso fez com que muitos jogadores não conseguissem desempenhar o seu melhor futebol”, explicou Edinho.
Empolgado com o novo desafio, Edinho disse ainda estar ansioso pelo encontro com a massa bicolor. “Eu já atuei contra o Paysandu e sempre admirei a força dessa torcida. A partir de agora ela estará a meu favor e tenho certeza que isso vai fazer a diferença na nossa caminhada rumo ao acesso à elite do futebol brasileiro”, finalizou.
Após conhecer as dependências do clube, Edinho assinou contrato até o final do ano com o Papão.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...