quarta-feira, agosto 9

Na Soea

Até sexta-feira (11) acontece em Belém (PA), a 74ª edição da Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea). Com o tema central “A responsabilidade da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento do País” a iniciativa espera reunir alguns dos principais especialistas para discutir o cenário de suas realidades locais e nacionais. 
O superintendente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada (Sinconpe-CE), Luiz Carlos Thé Franco, representa a entidade no evento que visa agregar conhecimento, conhecer novas tecnologias e oportunidades de negócio para o setor.
Entre as palestras realizadas no local estão: “Investimentos em Infraestrutura - Perspectivas e Desafios”, “Cenário Político e Econômico e os Impactos na Engenharia”, “Energias solar fotovoltaica: Estado da arte e crescimento da capacidade instalada no Brasil”, que serão apresentadas por José Carlos Medaglia Filho, diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística; José Carlos R. Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Augusto Cesar Fialho Wanderley membro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN), respectivamente. 
O evento 
A SOEA é realizada anualmente pelo Sistema Confea/Crea e Mútua reunindo todos os anos mais de três mil profissionais, estudantes e especialistas, sendo considerada o maior evento da Engenharia e da Agronomia no Brasil. A parceria entre a Mútua e os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia para a realização da Semana possibilitará o custeio de delegações mais numerosas, garantindo a participação de mais profissionais de diversos estados.
Sobre o Sinconpe-CE
Com dois anos de atuação, a entidade compõe a Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações de Classe de Infraestrutura (Brasinfra). A entidade cearense se junta aos grandes sindicatos da construção pesada do país (MG, PR, ES, RJ e SP). A Brasinfra traz incentivos às obras de infraestrutura propondo iniciativas para alavancar o segmento em novas bases e sustentabilidade, além de um intercâmbio entre suas associadas.

Mercado Coletivo

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Fanta Guaraná

Fanta Guaraná acaba de chegar ao McDonald’s e oferece vales da nova bebida até cinco de setembro no Messenger do Facebook (m.me/fantabrazil/). Na conversa com Fanta, os cupons são gerados e a pessoa pode trocá-los pelo produto nos restaurantes participantes da rede*. A promoção vale tanto para a versão regular como para Fanta Guaraná Zero – o lançamento da opção sem açúcar, previsto para setembro em todo o país, foi antecipado apenas para a rede McDonald’s. 
“A consolidação de Fanta Guaraná passa por sua chegada a uma rede desse porte. Essa promoção funciona como um marco da parceria entre Fanta e McDonald’s”, diz Beatriz Bottesi, diretora de Marketing Sabores da Coca-Cola Brasil. 
Mecânica ChatBot - É a primeira vez que a Coca-Cola Brasil faz uso de ChatBot para promover uma promo
Para garantir os cupons, basta iniciar uma conversa com Fanta diretamente pelo Messenger ou por meio da página oficial no Facebook. Um ChatBot - um robô, ou assistente virtual - se apresenta e oferece opções de continuidade na conversa. O tom humanizado da fala guia a experiência para que, além de resgatar seus cupons, cada pessoa possa customizar convites para sua rede de amigos e experimentarem juntos Fanta Guaraná. Durante a interação, o ChatBot sugere que o usuário compartilhe a promo com a galera, migs, crush ou mozão, tagueando o nome da pessoa e compartilhando na timeline. Os usuários podem ganhar até quatro cupons por dia para trocar no McDonald's. 
“A proposta é oferecer os cupons por meio de uma experiência divertida e personalizada, que traduza a inovação do sabor guaraná e desperte o desejo de experimentar e compartilhar a novidade", conta Beatriz. 
O ChatBot faz parte da estratégia como foco digital no lançamento de Fanta Guaraná. A marca ainda conta com uma campanha de peças no Facebook específicas para ativar diretamente a experiência no Messenger – ao clicar no anúncio, as pessoas iniciam a conversa diretamente.
* O bot indica o McDonald's mais próximo, de acordo com a localização do usuário. 
Guaraná Certificado
Fanta Guaraná é 100% Amazonas. Todo volume comprado de 237 produtores do estado foi investigado por uma fonte independente e de referência, a Imaflora, que avaliou todos os elos do processo, atestando que a matéria-prima é regional.
Além disso, com o programa Olhos da Floresta, apoiamos os agricultores familiares locais na introdução da cultura do guaraná por meio de sistemas agroflorestais (SAFs). A partir de 2018, já garantimos a compra das primeiras safras de guaraná por esses sistemas.

Hoje na CMFor

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) entrega logo mais às sete da noite, o Título de Cidadão de Fortaleza a Evaldo Martins Leite.
A solenidade será no Plenário Fausto Arruda, numa proposta do vereador Doutor Porto.

No RioMar Fortaleza

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Na Unifor

TCE-TSE

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) aderiu ao Convênio 1/2017, celebrado entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Presente à solenidade de adesão, realizada ontem, em Brasília, o presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, disse que o convênio prevê que servidores das Cortes façam o exame das contas partidárias, cooperando para o seu julgamento dentro do prazo prescricional. 

Segundo o presidente Gilmar Mendes, o convênio dá à Corte Eleitoral “braços e cabeças disponíveis para a análise dos processos de prestação de contas, tanto partidárias quanto eleitorais”.
Para o ministro, a ajuda dos Tribunais de Contas estaduais é muito oportuna, tendo em vista a limitação do quadro de servidores do TSE para dar conta do volume de trabalho da análise das contas. “Nós temos prazo para fazer essa análise. Se nós não fizermos essa análise num dado prazo, tudo fica prejudicado, prescreve. De modo que essa foi a engenharia institucional que conseguimos conceber, porque contamos com o apoio do Tribunal de Contas da União e de todos os Tribunais de Contas do Brasil. E isso vai nos permitir analisar com expertise, com técnica, com a devida presteza e a devida celeridade as contas que estão submetidas à Justiça Eleitoral”, disse.
O presidente da Atricon, conselheiro Valdecir Fernandes Pascoal, na presença de 23 presidentes de Tribunais de Contas dos Estados que compareceram à assinatura do convênio, ressaltou o papel das entidades que representa na preservação da democracia. “Ordinariamente, os Tribunais de Contas trabalham em prol da correta aplicação dos recursos do povo – nada mais democrático. Entretanto, também colaboram diretamente com a Justiça Eleitoral, na medida em que suas deliberações constituem importante filtro na questão da elegibilidade. Não custa lembrar que esse mister contribui, ao mesmo tempo, para a qualidade de nossa democracia e da governança pública”, declarou.

Exame de contas partidárias

 
A previsão é que, nessa primeira fase, o convênio promova a análise das prestações de contas dos exercícios de 2014 e 2015 dos 35 partidos políticos que receberam recursos do Fundo Partidário. São 92 processos, que somam 1.231 anexos e perfazem o montante de R$ 1.233.243.210,01 em recursos públicos repassados aos diretórios nacionais das legendas.
Segundo o assessor-chefe de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa), Eron Pessoa, para a análise dos processos de prestação de contas partidárias pelos técnicos dos Tribunais de Contas dos estados, não será necessário o envio de documentos físicos. Todos os processos estão digitalizados e disponíveis para acesso público no portal do TSE na Internet. Assim, os técnicos poderão acessar remotamente os documentos. “A ideia é que eles nos auxiliem no atendimento quanto ao exame desse passivo, dessas contas que estão aqui ainda para serem analisadas pelo TSE”, explicou.
A distribuição dos processos entre os TCEs ainda será definida pelo TSE e a Atricon, levando em conta a complexidade das prestações de contas. “O primeiro passo será saber exatamente quais serão as pessoas que irão trabalhar nessa força-tarefa. A partir disso, teremos uma ideia do quantitativo de pessoas e os processos que estão aqui para serem analisados. E nós vamos decidir sobre a distribuição de cada um desses processos àqueles indicados”, disse. Será estabelecido um prazo para a análise de cada processo, dependendo do volume de cada prestação de contas. “A ideia é que consigamos dar vazão a esses processos, pelo menos à sua distribuição, ainda no mês de agosto”, concluiu.
Acesse:

Comdica

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza (Comdica) torna público o Edital de Seleção e Credenciamento de Entidades, sem fins lucrativos, para formação de parcerias, visando a execução de programas relacionados à promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. As inscrições serão gratuitas e realizadas até 15 de agosto, de 8h às 11h30 e de 13h às 16h30, na sede do Comdica.
O processo seletivo, além do objetivo geral de estabelecer os critérios de apresentação, avaliação e aprovação de projetos para a emissão de Certificado de Captação de Recursos, busca também a criação de um banco de projetos que facilitará o acesso de potenciais doadores devidamente certificados pelo Conselho Municipal.
Serão financiados, prioritariamente, os projetos que versarem sobre a prevenção e/ou atendimento às seguintes temáticas: Apoio aos programas e projetos que visem ao atendimento a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas; enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de crianças e adolescente; atendimento de crianças e adolescentes em situação de moradia de rua; erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalho do Adolescente; Prevenção ao uso de substâncias psicoativas; fortalecimento da promoção, defesa e garantia à pró-convivência familiar e comunitária; apoio a programas e projetos de enfrentamento à letalidade de crianças e adolescentes por meio de violência física; apoio a grupos de trabalho, redes e fóruns no desenvolvimento de campanhas e ações voltadas para o enfrentamento das violações de direitos durante os chamados grandes eventos; e apoio a programas e projetos que fortaleçam os vínculos e as competências familiares no âmbito da Primeira Infância.
Poderão participar do processo de seleção órgão ou entidade, de direito público ou privado, sem fins lucrativos, que em seus atos constitutivos definiram expressamente sua natureza, objetivos, missão e público alvo; e comprovadamente realizem atendimento, assessoramento ou defesa e garantia de direitos de crianças e adolescentes, que garantam a universalidade do atendimento, independentemente de contraprestação do usuário; e tenham finalidade pública e transparência nas suas ações.
Inscrições gratuitas
Data: até 15 de agosto
Horário: 8h às 11h30 e de 13h às 16h30
Local: sede do Comdica (Rua Guilherme Rocha, 1469, Centro).
Acesse aqui o Edital:

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...