segunda-feira, dezembro 14

Coca-Cola adapta estratégias para levar a magia do Natal ao cotidiano

Em 2020, o Natal será celebrado de uma forma diferente, mas ainda assim muito especial. Com as adaptações necessárias por conta do atual momento que enfrentamos, a Solar Coca-Cola segue acreditando na importância de proporcionar a experiência mágica do Natal aos seus consumidores. Por isso, redefiniu sua estratégia de Natal e investiu ainda mais forte em levar este clima de encantamento para os lugares do cotidiano em todo Nordeste e Mato Grosso.

Nas ruas, mais de 100 caminhões da frota da Solar estão recebendo uma adesivação especial para a época, levando a magia do Natal para as ruas das cidades. Em Pernambuco, o motorista de uma das rotas mergulhou no espírito natalino e destaca a emoção de estar conduzindo um dos veículos personalizados para esse momento. “Essa é uma experiência única que nos traz um ‘gás a mais’ quando conseguimos levar alegria pelas ruas da cidade em algo tão simples. Ver o sorriso de uma criança, a felicidade de um pai ao mostrar o caminhão decorado para o seu filho não tem preço”, destaca Erico Fabio de Sousa, funcionário da Solar há sete anos.

Além disso, cenários natalinos estão sendo montados em atacados, supermercados e mercadinhos e de todo o Nordeste e em Mato Grosso. Ao todo, são mais de 4 mil cenários de Natal e mais de 13 mil pontos de vendas estão recebendo ativações com o enxoval natalino oferecido pela Solar. No Ceará, o Renato Soares, supervisor de Merchandising, tem se dedicado à montagem dos pontos extras. Para ele, esse trabalho ganha um sentimento especial quando os tradicionais packs de Coca-Cola se transformam em trenós, casas, renas e até na famosa poltrona do Papai Noel. “Quando a gente começa eles pensam que vai ser mais uma ativação normal, mas quando finaliza é emocionante ver o encantamento dos clientes tirando foto e postando em suas redes sociais”.

Para a Solar, esse é um momento importante onde as ações se tornam uma oportunidade de promover conexões reais com os consumidores. “O Natal é um período muito importante para a Solar dada a tradição que a marca Coca-Cola tem com a data comemorativa. Tornou-se nossa missão ajudar a levar a magia natalina aos nossos clientes, parceiros, colaboradores, participando dessa celebração tão especial”, destaca Fernanda Raizama, diretora de Estratégia e Marketing da Solar Coca-Cola.

Sobre a Solar Coca-Cola - Segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no País, a companhia conta com mais de 11 mil colaboradores e possui 09 fábricas espalhadas por todo o Nordeste e no Mato Grosso. Dentro desse território a Solar é responsável pela produção e distribuição de mais de 150 produtos da Coca-Cola. Com 330 mil pontos de venda, a empresa chega a 20 milhões de lares em todo o país e tem faturamento anual de mais de R$ 6 bilhões.

Rei do Sushi e Costela Fast Grill chegam ao Grand Shopping

O Grand Shopping registra o saldo positivo no número de lojas que chegaram em seu espaço em 2020. Desde a reabertura das atividades no mês de junho, nove marcas foram inauguradas no empreendimento. Em sua Praça de Alimentação, o Shopping recebe duas operações: Rei do Sushi, restaurante de comida chinesa e japonesa, e o Costela Fast Grill, churrascaria especializada em grelhados.

“Nossa Praça de Alimentação conta com diversas marcas, sendo uma ótima opção para quem deseja um local para fazer suas refeições, curtir um happy hour ou lanche com a família e amigos, com toda a segurança e conforto. Buscando sempre proporcionar mais opções para os clientes, novas lojas já se encontram em negociação para 2021”, ressalta a gerente de marketing do Grand Shopping, Carla Werneck.

Conheça o processo de implantação dos Restaurantes da Serlares

Referência em refeições corporativas, a Serlares, presente há mais de 45 anos no Nordeste, é uma das pioneiras no processo de implantação de restaurantes self-service, levando sabor e qualidade de vida para médias e grandes empresas no Ceará e Rio Grande do Norte. 

Mas, como funciona o processo de implantação de um restaurante coletivo em uma empresa? Segundo Narla Ximenes, diretora Comercial da Serlares, os projetos são desenvolvidos de acordo com as soluções disponibilizadas pela Serlares e necessidades dos clientes. “Nesse processo estão envolvidas as áreas de Arquitetura, Marketing, Fiscal, Logística, Operacional, que são acompanhadas diretamente por um gestor de implantação”, pontua.

O prazo total dura entre 30 a 45 dias, tempo em que a Serlares inicia a contratação de colaboradores, abertura de filial e treinamento das equipes que ficarão responsáveis pelo restaurante coletivo.  Como benefícios, além de proporcionar maior comodidade ao colaborador, é oferecida alimentação de qualidade com todos os nutrientes necessários e diversidade nos cardápios, aumentando assim sua produtividade e uma maior integração entre os profissionais em um ambiente diferenciado para recebê-los.

“Nós temos o papel de ajudar as empresas a cuidarem da saúde do seu time, proporcionando mais qualidade de vida, bem-estar e colaboradores saudáveis através da nossa alimentação com cardápios elaborados cuidadosamente por uma equipe de nutricionistas e gastrônomas. Nossa estrutura de restaurantes segue padrões que  levam em consideração a beleza do ambiente e o conforto do colaborador, sem abrir mão da segurança alimentar”, destaca.

Quando o serviço é implantado na empresa cliente, a Serlares disponibiliza uma equipe de profissionais (setor de qualidade, gastrônomo, gerente de relacionamento e de operações), que acompanham o dia a dia durante um período de até 2 meses. “Além disso, é instituído dentro da empresa o Conselho de Clientes, com formadores de opinião da empresa para que seja avaliado o atendimento e validação dos cardápios propostos”, finaliza Narla Ximenes, da Serlares.

Para conhecer sobre os serviços oferecidos pela Serlares, entre em contato pelo (85) 3031.8450

Natal do Boticário tem mais de 80 opções para presentear

Em um ano atípico como esse, demonstrações de carinho e afeto nunca se mostraram tão necessárias. E é no Natal que essas atitudes ganham ainda mais emoção e relevância. Para contribuir com toda essa onda de amor, o Boticário desenvolveu sugestões de kits para presentear quem, apesar das circunstâncias, foi tão importante e se fez tão especial em 2020. Afinal, presentear é uma forma de agradecer e estar próximo.   

São mais de 80 opções, sendo 33 delas exclusivas para o Natal. Tem sugestões para todos os perfis: parceiros, familiares, amigos, e, por que não, um presente para si mesmo. Os presentes cabem em todos os bolsos, com kits a partir de R$ 19,90. O Natal de 2020 do Boticário vai da lembrancinha, com kits encantadores como o Sabonete em Barra com fragrância exclusiva para a data, ao presentão, com os clássicos da marca em versões miniaturas e combos com os itens de maior sucesso entre os brasileiros.   

As embalagens compõem o presentear, carregadas de atributos sustentáveis, o que contempla também o meio ambiente. Todas são feitas em cartão reciclado, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade, trazem uma gravura especial, com grafismos impressos e tag para deixar o momento ainda mais extraordinário.

Como em todas as datas comemorativas desde o Dia das Mães de 2019, a marca traz um propósito social para a celebração. No Natal, não poderia ser diferente. Além de demonstrar todo seu carinho com amigos e familiares, a compra de kits contribui com o futuro de jovens de comunidades carentes. Por meio do Instituto Grupo Boticário, em parceria com a ONG Recriando Raízes, o projeto Jovens em Transformação – que até o final do projeto atenderá quase cinco mil jovens de 16 a 29 anos, do Rio de Janeiro e São Paulo -, receberá cursos de capacitação em diferentes áreas, como saúde, beleza e tecnologia.    

Os itens podem ser adquiridos sem sair de casa e com toda segurança em quatro diferentes canais: no site www.boticario.com.br, no app disponível para versões Android e iOs, por meio de um revendedor, ou ainda pelo WhatsApp, no número 0800 744 0010 – número real e seguro –. Confira as regras de atendimento e consulte a disponibilidade na sua cidade ou região no site da marca. Nas lojas físicas, o cliente é recebido com todos os protocolos de segurança, com uso obrigatório de máscaras, álcool em gel e higienização constante do ambiente, além do controle de fluxo para garantir o distanciamento social e evitar aglomerações.  

Da família aos amigos, tradição da quinta do caranguejo atravessa gerações

O costume de comer caranguejo para a atendente Cristina Marinho, de 46 anos, veio desde sua bisavó e passou de geração para geração. A família, que morava próximo ao Cocó, pescava o crustáceo no mangue e realizava o preparo em casa mesmo. Mas a vontade de comer caranguejo toda semana ultrapassou o ambiente familiar. 

Desde a década de 1990 ela se reúne com amigos para aproveitar a quinta do caranguejo, seja em bares na cidade ou na praia. Uma tradição que agora tem uma companheira do lado: uma Bohemia bem gelada. “Uma quinta sem caranguejo não é quinta, não existe para mim. Não pode faltar uma boa cerveja gelada. E, se tiver em um local com show de humor, perfeito”, resume. 

Mesmo durante a pandemia, a advogada Melyssa Diniz, de 24 anos, pedia em casa a caranguejada. Era um modo de, de alguma forma, manter a rotina sem sair de casa. “Era tudo no dente, na mão, voava caranguejo na casa todinha. Mas eu dava meu jeito”, brinca. Agora, ela junta pontos da campanha Boteco Bohemia: Quinta do Caranguejo para ter em casa a coleção essencial para comer a caranguejada do jeito certo. 

Apesar de considerar como essencial apenas uma cerveja bem gelada e molho e farofa bem temperados para comer caranguejo, a companhia ajuda. É por isso que, desde o início da reabertura dos bares, ela todas as quintas-feiras visita um lugar novo com sua sogra, a assistente financeira Meire Abdalah, de 50 anos. O objetivo é encontrar o melhor caranguejo de Fortaleza. 

“Você tá a semana toda sobrecarregada e na quinta-feira dá uma aliviada, o caranguejo é uma verdadeira terapia. Para mim a sexta-feira é muito mais produtiva, essa reunião da quinta recarrega minhas energias para terminar a semana”, conta Meire. 

Sobre a campanha - Há 166 anos no Brasil, a Bohemia abraça a tradição com a campanha Boteco Bohemia: Quinta do Caranguejo. A cada compra da cerveja nos bares parceiros, o cliente ganha pontos que podem ser trocados por itens essenciais no ritual da caranguejada: tábua, martelo, molheira, bowl, taça e abridor de garrafa.

Toda a linha é exclusiva e assinada com poesias do poeta cearense Bráulio Bessa. Todas as informações estão disponíveis no https://quintadocaranguejo.bohemiapuromalte.com.br/.

Ação da Minhoto reúne dicas para montar a Ceia de Natal

As reuniões de Natal são aguardadas por muitos o ano inteiro e têm uma importância muito grande para as famílias. Por isso, a Minhoto reuniu dicas de mesas, decoração, pratos, drinks e tudo o que é necessário para montar uma bela ceia na noite de Natal. 

Provando que todo mundo pode cozinhar, a chef Anne Aquino especialista em Grazing Table, uma técnica especial de montagem, preparou no primeiro conteúdo da série uma receita de peru de Natal fácil e prática para que qualquer um, mesmo sem experiência na cozinha, possa preparar um dos principais itens da ceia. 

A decoração ficou por conta da influenciadora digital Mila Moura, que reuniu dicas simples, baratas e fáceis com materiais que todo mundo tem em casa para preparar lindas mesas.

 “O Natal é uma das épocas mais bonitas do ano, um período de muita alegria e amor, união e onde tem família a Minhoto não poderia deixar de estar para ajudar seus consumidores com segredinhos para facilitar a vida na hora de preparar a ceia de Natal”, explica Renata Carvalho, gerente de Marketing e Trade das Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte. 

Todas dicas e receitas serão postadas, diariamente, no perfil da Minhoto no instagram (@segredihosminhoto) até o sábado (19/12) e ficaram disponíveis no feed para consulta.



Alô Fortaleza

 O Alô Fortaleza desta segunda-feira (14) na Rádio Assunção AM 620:



Shopping Aldeota completa 20 anos

Eis o 14 de dezembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

1663 - Assume o Governo da Província do Ceará João de Melo Gusmão.

1890 - Publicado, em Fortaleza, o primeiro número do periódico O Patusco.

1923 - A The London & River Plate Bank Ltd. incorpora o London & Brazilian Bank Ltd., fusão que resulta na mudança da razão social para Bank of London & South America Limited, que tinha agência em Fortaleza na esquina da Rua Barão do Rio Branco, 84 (antigo, atual 726) com Rua Senador Alencar, no Palácio Guarani.

1931 - Instalação, da seção estadual da Ordem dos Advogados do Brasil. Hoje OAB-CE.

1931 - Transita por Fortaleza o novo arcebispo do Pará, Dom Antônio de Almeida Lustosa, que depois seria o arcebispo de Fortaleza.

1940 - Morre, em Messejana, o antigo comerciante em Fortaleza, Luís Perdigão Bastos.

1944 - Funda-se, em Fortaleza, a Associação dos Jornalistas Profissionais, presidida pelo jornalista Luís Cavalcanti Sucupira (Luís Sucupira).

1945 - O Tribunal de Contas, que fora extinto em 1939, é restaurado por decreto. Sua reinstalação ocorre em janeiro seguinte.

1948 - Grande incêndio destrói, completamente, a Livraria Quinderé e os escritórios das Representações Omnia, na Rua Major Facundo, 407 e 411.

1951 - Nomeado pelo governador Raul Barbosa, para a Secretaria de Segurança Pública do Ceará, o major José Tito do Canto, permanecendo no cargo até 13 de junho de 1953.

1953 - De volta a Fortaleza, após peregrinação pelo País, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima durante a realização do Tríduo Nacional de Fátima, ficando exposta na Igreja de Nossa Senhora de Fátima ainda em construção durante os dias 14, 15 e 15.

1957 - Funda-se e circula o primeiro número do jornal Tribuna do Ceará, novo vespertino de Fortaleza que tem como superintendente José Afonso Sancho, como redator-chefe Augusto César Costa e secretários Pedro Malman e José Almir Costa Leite. Tribuna do Ceará apresenta-se com uma edição de 24 páginas.

1958 - O Ceará Sporting Club recebe a faixa de Bicampeão, no Estádio Presidente Vargas, quando vence a partida contra o Ferroviário Atlético Cearense por 3x1, válida pelo Campeonato Cearense de Futebol.

1963 - Recebe o título de Cidadão Cearense, o jornalista capixaba João de Medeiros Calmon.

1968 - As tropas federais entram em rigorosa prontidão, em virtude da edição, no dia anterior, em Brasília, do Ato Institucional  5 (AI-5) e do recesso do Congresso Nacional determinado pelos militares.

1968 - Incêndio na Brasil Oiticica S. A., destruindo vários galpões, até ser debelado pela ação do Corpo de Bombeiros.

1970 - Publicada no Diário Oficial do Município 4.363 a Lei 3.801 do dia 11 que instituiu a Medalha do Mérito Legislativo.

1971 - Criadas, pela Lei  9.560, a Companhia de Guarda do Palácio e a Companhia de Guarda do Presídio.

1971 - O Tribunal de Justiça elege seus novos dirigentes: desembargadores Agenor Monte Studart Gurgel, presidente; e Pedro Pinheiro de Melo, vice-presidente; diretor do Fórum, desembargador Abelmar Ribeiro da Cunha.

1972 - Eleita a nova diretoria da Associação dos Cronistas Sociais e Carnavalescos do Ceará: Presidente - Aderbal Bezerra; 1º Vice-presidente - Carlos Alberto; 2º Vice - Manuel Simplício Alan de Barros Neto (Alan Neto); Secretário geral - Aurélio Brasil; 1º Secretário - José Maria Melo; 2º Secretário - Ribamar Mesquita; Tesoureiro - Almino Menezes; Adjunto de Tesoureiro - Gumercindo Gomes; Relações Públicas - Landri Pedrosa; Orador - José Edmundo de Castro; Diretor de Promoções - Sérgio Ponte; Diretores Sociais - Gerin Cavalcante, Edson Silva e Fernando Silveira.

1972 - No Cartório Moraes Corrêa a Empresa O Povo Ltda. vende à Mesbla S/A. o edifício da Rua Senador Pompeu,.1082. Assinaram a escritura José Raimundo de Albuquerque Costa (José Raimundo Costa), pela Empresa O Povo Ltda. e Joaquim Moreira pela Mesbla S/A.

1975 - Em solenidade presidida pelo bispo-auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, dom Gerard Milleville, é instalada a Paróquia de Jesus, Maria, José, no bairro de Vila União e empossado o primeiro vigário daquela paróquia, padre Eugenio Gondini, de nacionalidade italiana, há vários anos radicado no Brasil e servindo, particularmente, ao Ceará. Com essa paróquia, passa para 36 o número de paróquias de Fortaleza.

1976 - Dada à Praça da Matriz, no Mata Galinha (Dias Macedo), na administração Evandro Ayres de Moura, a denominação de Praça Valdir Dantas. Fica entre a Avenida Alberto Craveiro e a Avenida Pedro Dantas, em frente à Igreja de São Francisco.

1976 - Três homens mascarados, armados de espingardas, assaltam, às 20 horas, o depósito da Fortaleza Refrigerantes S. A. Fábrica Coca-Cola, na Rua Dom Carloto Távora, 415, no Montese.

1980 - Reaberto o Ginásio Coberto Paulo Sarasate que esteve interditado desde que ruiu seu teto no dia 25 de março, com um jogo de futebol de salão entre o Sumov, do Brasil e o San Jorge, da Argentina.

1984 - Grava depoimento para o Arquivo Nirez, o musicólogo, historiador e escritor cearense José Mozart de Araújo, radicado no Rio de Janeiro. O entrevistador foi o pesquisador cearense Jairo Severiano.

1985 - Maníaco sexual volta a atacar, desta feita no Conjunto Industrial, onde retalhou as nádegas de uma menor de 13 anos de idade.

1985 - Cai uma chuva de 67,6 milímetros em Fortaleza, causando a interdição do Aeroporto Pinto Martins, derrubando árvores, causando inundações, matando uma pessoa e deixando muitas ao desabrigo.

1988 - Circula o último trem de Fortaleza a Crateús, com a locomotiva 2226-1B, conduzida pelos maquinistas Antônio Nogueira Costa e Eldeni José de Sousa.

1990 - Falece, aos 88 anos de idade, o empresário Edísio Meira Tejo, ex-deputado estadual natural de Lagoa Grande, Paraíba, onde nascera a 17 de setembro de 1902.

1998 - Lançado o jornal Hoje, da Empresa Jornalística O Povo S. A., que tem como editor executivo Ivonilo Praciano.

1999 - Lançamento da pedra fundamental da Igreja Presbiteriana da Graça, na Rua Juruá, 100, na Barra do Ceará, iniciativa de Ivaldo de Menezes Moraes.

1999 - Assume o comando da 10ª Região Militar o general de divisão Paulo Roberto Laranjeira Caldas, substituindo o general de divisão Théo Espíndola Basto.

1999 - A Fundação da Criança da Cidade - Funci, é transformada em Fundação da Criança e da Família Cidadã-Funci, pela Lei 8.389 que ampliou a entidade. A Funci tem endereço na Rua Pedro I s/n, no Centro (Parque da Liberdade).

2000 - Inaugura-se, às 20 horas, o Shopping Aldeotl, na Avenida Desembargador Moreira, 1025 (foto).

2001 - A 26ª e última turma do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva-NPOR de Fortaleza se forma, no 10º Grupo de Artilharia de Campanha-GAC, com 20 aspirantes à carreira militar. A solenidade, contou com a presença de autoridades militares e formandos de 1971 e 1981, marcada pelo saudosismo, já que o 10º GAC será transferido para Boa Vista, Roraima.

2001 - Morre, aos 32 anos de idade, no Hospital São Mateus, vítima de insuficiência renal ocasionada por lúpus, o jornalista Fernando Serpa, que foi velado no Pax Monte Moriá, na Rua Júlio Siqueira, 854, no Dionísio Torres, e sepultado no dia seguinte no Cemitério Parque da Paz.

2003 - Inaugurado oficialmente, às 10 da manhã, com o descerramento da placa de inauguração com o monumento do fundador Gerardo Feijó, o Aeródromo Feijó, com pista de 700 metros de comprimento por 18 de largura, no bairro Siqueira, o qual vinha funcionando precariamente há cerca de um ano. A construção do campo de pouso foi iniciada em terreno particular pelo seu próprio dono, o amante da aviação e piloto Gerardo Feijó, que morrera em acidente aéreo em Sobral. A viúva Socorro Feijó concluiu o aeródromo, que já serve de suporte ao Aeroporto Internacional Pinto Martins para pouso e decolagem de bimotores, monomotores e helicópteros. A iniciativa da construção do Aeródromo Feijó, entidade homologada e vinculada ao Departamento de Aviação Civil - DAC, do comando da Aeronáutica, surgiu a partir da interdição, por medida de segurança, do espaço destinado aos praticantes do aeromodelismo dentro na Base Aérea.

2006 - Às 17 horas, assaltantes invadem a Clínica do Instituto dos Cegos, na Avenida Bezerra de Menezes, 267 e fazem seis pessoas reféns, entre funcionários, pacientes e duas crianças. O médico Francisco Waldo Pessoa de Almeida, que estava sozinho em seu consultório, é o último a ser rendido pela dupla. Os marginais roubam dinheiro, celulares, cheques e deixam tudo revirado. Na hora da fuga, o médico decide reagir: apanha seu revólver que deixava escondido dentro de uma caixa, sobre a prateleira, acerta o primeiro tiro no assaltante, ainda dentro da clínica. Marcas de bala ficam nas portas e vidraças. Insatisfeito, ele ainda persegue os ladrões até a calçada, mas o bandido baleado toma sua arma e o atinge com dois disparos à curta distância, no tórax e braço. O médico é socorrido e levado para o hospital, mas não resiste. O bandido baleado tomba morto no pátio de um posto - com um revólver na mão. Nascido em Quixadá, em 10 de agosto de 1937, o oftalmologista Waldo Pessoa mudou-se para Fortaleza em 1945, passando a residir ao lado do médico oftalmologista Hélio Góes Ferreira, na época, presidente do Associação dos Cegos, fundada em 1942, local onde Waldo Pessoa iniciou, desde 1967, seus trabalhos de assistência aos portadores de deficiência visual. Foi o 10º presidente do Instituto dos Cegos. Em 1990 recebeu o Troféu Sereia de Ouro, como reconhecimento pelo trabalho filantrópico desenvolvido em prol da Prevenção da Cegueira no Ceará e pela atuação na Associação dos Cegos.

2009 - Morre o advogado Edival de Melo Távora (Edival Távora), ex-secretário de Justiça, ex-vereador e ex-diretor da Imprensa Oficial do Estado. Nascera em Iguatu, Ce, a 15/05/1922.

2014 - Irrompe incêndio de médias proporções no Supermercado Pão de Açúcar, na Avenida da Abolição em frente ao Náutico Atlético Cearense. Os hidrantes não funcionaram e os bombeiros trabalharam por toda a madrugada. Não foram reveladas as causas do sinistro.

2017 - Morre o economista, publicitário, produtor e agitador cultural Pedro Carlos Álvares e Silva (Pedro Álvares) figura muito querida da nossa Fortaleza. Foi diretor de publicidade do jornal O Povo, atuou na antiga CEFET, foi produtor no Arquivo Nirez e fez vários documentários sobre Fortaleza. Seu sepultamento ocorre às 14 horas no Cemitério Jardim Metropolitano. 

2018 - Falece o músico Vicente Ferreira da Silva, aos 96 anos, o último componente de uma das várias formações do grupo vocal Vocalistas Tropicais, originalmente composto por seis integrantes, quando foi criado em 1941.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...