terça-feira, novembro 23

Caucaia entrega tablets a agentes comunitários


O prefeito de Caucaia, Vitor Valim (Pros) informa:
Com muita alegria e até emoção, compartilho com vocês mais uma conquista para a Saúde de Caucaia. Hoje, todos os 416 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) foram contemplados com tablets e acesso a plataforma Fast Medic que irá oferecer mais agilidade no trabalho destes profissionais e melhor atendimento aos caucaienses. m momento histórico, já que com o equipamento, além de modernizar, vai ser possível a implantação do prontuário eletrônico. Com isso, as informações sobre os pacientes poderão ser acessadas nos postos de saúde, UPA's, Maternidade e Hospital Municipal de forma integrada.

Caucaia recebe novo lote de Astrazeneca para aplicação de D2


A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem mantido a vacinação intensificada, principalmente nos finais de semana, o que traz resultados positivos ao Município por conta de um maior alcance de pessoas que buscam a imunização aos sábados e também domingos.
Com a chegada de um novo lote da Astrazneca, os caucaienses com a segunda dose em atraso podem regularizar o ciclo vacinal garantindo a imunização contra a Covid-19.
A gestão municipal tem chamado atenção da população para a importância da imunização. O balanço mais recente aponta que, apenas no último fim de semana, foram imunizadas 3.479 pessoas. Ao todo, o município já aplicou 435 mil 980 doses em toda a população da cidade. Em percentuais: 246.688 de primeira dose e dose única (86,82%); 176.588 de segunda dose, e 12.734 de dose de reforço ou terceira dose como também é conhecida.
Dose de reforço - No momento, Caucaia aplica dose de reforço contra Covid-19 no público geral adulto a partir de 50 anos destinada a quem está há mais de 5 meses da última dose do esquema vacinal (seja Pfizer, AstraZeneca ou Coronavac). Em paralelo, a imunização está disponível também para idosos e imunossuprimidos. As pessoas que tomaram a primeira dose de Astrazeneca e já completou o intervalo de 60 dias e que, ainda não tomou a segunda dose, já podem buscar a vacinação no município.
Para a imunização é necessário apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), documento com foto e cartão de vacina, além de procurar atendimento em um dos 46 Postos de Saúde do município ou em um dos pontos fixos: Grêmio, no Açude; Paróquia Sagrado Coração, no Metrópole; ou no Icaraí Club. O Rubens Vaz, no Marechal Rondon também é ponto fixo de vacinação, no entanto, não terá atendimento no dia 28 (próximo domingo) devido a realização do segundo dia das provas do Enem. A imunização em Caucaia acontece das 9 às 16 horas.
Redução Covid-19 - Pelo terceiro mês consecutivo, a cidade de Caucaia apresenta redução no número de internação por Covid-19, com uma média de oito casos nos últimos três meses (agosto-outubro), os dados são da Secretaria de Saúde do município.

Futricas Fortalezenses

 Confira o Arquivo Nirez para 23 de novembro na História de Fortaleza.

  • 1878 - O município de Vila Nova de Messejana é restaurado mais uma vez pela Lei 1773, que eleva a povoação à categoria de Vila.
  • 1891 - Assume a Presidência da República o marechal Floriano Viana Peixoto, vice-presidente, substituindo o marechal Manoel Deodoro da Fonseca, chefe do Governo Provisório e proclamador da República e presidente eleito pelo Congresso. Demite todos os presidentes de Estados fiéis a Deodoro da Fonseca. Foi o segundo golpe.
  • 1903 - Falece, em Fortaleza, o bacharel em direito e em Ciências Físicas e Matemáticas e poeta, Joaquim Maia Conde. Fez o curso primário em Maranguape e o secundário no Liceu do Ceará; matriculou-se no Colégio Militar do Ceará, foi transferido para a Escola do Rio de Janeiro e para a do Rio Grande do Sul. Foi colaborador do “Almanaque Luso-Brasileiro” e do “Almanaque de Pelotas”, no Rio Grande do Sul. Deixou inédito um livro de poesias, intitulado “Matizes” e estava compondo um “Dicionário Charadístico”. Nascera em Maranguape, em quatro de janeiro de 1871.
  • 1916 - Morre em Fortaleza o coronel Agapito Jorge dos Santos (Agapito dos Santos), professor aposentado do Liceu do Ceará e ex-deputado federal. Pernambucano de Santo Antão, mais tarde Vitória, nascera em 24 de março de 1853. É hoje nome de Rua no Centro de Fortaleza e foi nome de Colégio.
  • 1918 - Assume interinamente, o cargo de Capitão dos Portos do Ceará o 1º tenente Leonel de Magalhães Bastos, substituindo o capitão de corveta Tomás Aquino de Freitas.
  • 1924 - Funda-se, pelo Centro dos Importadores de Fortaleza, o Banco dos Importadores de Fortaleza, como Cooperativa de Responsabilidade Limitada, que se instalaria no ano seguinte, tendo como diretor-gerente Francisco Floriano Delgado Perdigão.
  • 1924 - Começa a circular a revista "O Estímulo", órgão do Recreio Literário 12 de Outubro, mantido pelos alunos do Instituto Menezes Pimentel ou Instituto São Luís de Fortaleza.
  • 1926 - Toma posse a 2ª diretoria da Associação Cearense de Imprensa-ACI, tendo à frente o jornalista Gilberto Pessoa Torres Câmara (Gilberto Câmara), eleita no dia 19.
  • 1931 - Exposto à venda o Álbum de Fortaleza, organizado por Paulo Bezerra com a colaboração de Jorge Raupp, desenhista autor da capa em cores, do álbum; Meton de Alencar Gadelha (Meton Gadelha), em cuja tipografia se realizaram os trabalhos de impressão; Manuel Guilherme, conhecido por Emme Guilherme, desenhista que ilustrou as paginas do álbum; e João Ribeiro Pessoa (J. Ribeiro), fotógrafo e autor dos retratos constantes na obra.
  • 1939 - Lançado o livro O Ceará, elaborado por Raimundo Girão e Antônio Martins Filho, com 470 páginas que reúnem colaborações, monografias, estudos, dados, informações históricas, dados sobre todos os municípios cearenses, assinadas por A. Coelho Albuquerque, Abner Carneiro Leão de Vasconcelos (Abner Vasconcelos), Antônio Martins Filho, Antônio Sales, Carlos Studart Filho, José da Cruz Filho, Demócrito Rocha, Francisco Dias da Rocha, Djacir Menezes, Esmerino Parente, George Cavalcante, Humberto R. Andrade, José Alves de Figueiredo Filho (J. Figueiredo Filho), João Nogueira, Joaquim Alves de Oliveira, José Valdivino Nogueira, Monsenhor José Alves Ribeiro Quinderé (Monsenhor Quinderé), Pedro Augusto de Araújo Sampaio (Pedro Sampaio), Thomaz Pompeu de Souza Brasil Sobrinho (Tomás Pompeu Sobrinho), Raimundo Girão, Raimundo Renato de Almeida Braga (Renato Braga) e Romeu Coelho Martins (Romeu Martins). Teria duas reedições, em 1945 e 1966.
  • 1940 - Inaugura-se, na Rua Barão do Rio Branco, nos baixos do Edifício Diogo, a Casa Flórida, de José de Ribamar Jereissati e Jamil Jereissati. A bênção das instalações foi feita pelo padre Perdigão Sampaio.
  • 1941 - Às 16 horas inaugura-se o busto do coronel Juvenal de Carvalho num dos pátios do Colégio Juvenal de Carvalho, das Irmãs Salesianas, na Avenida João Pessoa, na presença do arcebispo metropolitano de Fortaleza, d. Antônio de Almeida Lustosa e outras autoridades, do homenageado, coronel Juvenal de Carvalho e do autor do busto, o artista Agostino Balmes Odísio.
  • 1944 - O 23º Batalhão de Caçadores- 23BC, muda-se, do quartel na Avenida Alberto Nepomuceno (onde hoje fica a 10ª RM) para o novo quartel, na Avenida 13 de Maio, 1589, esquina com a Rua Senador Pompeu (hoje Avenida dos Expedicionários), permanecendo no velho quartel a Banda de Música e a 3ª Companhia. O novo quartel foi construído pelo engenheiro do Exército capitão Francisco Rodrigues de Castro.
  • 1946 - Instala-se o Partido Republicano- PR - seção do Ceará, sob orientação dos irmãos Moreira da Rocha (Péricles Moreira da Rocha, Crisanto Moreira da Rocha e Acrísio Moreira da Rocha).
  • 1951 - Morre, aos 61 anos de idade, o industrial José Diogo Vital de Siqueira (Zezé Diogo), na então Capital Federal, a cidade do Rio de Janeiro, onde foi sepultado. Nascera a 12 de junho de 1890 em Fortaleza.
  • 1965 - Assume o coronel Murilo Rodrigues de Sousa, no cargo de comandante do 23º Batalhão de Caçadores-23BC. 
  • 1967 - Inaugurada, pelo prefeito José Walter Barbosa Cavalcante, a Praça Ari de Sá Cavalcante, na Parquelândia, entre a Rua General Bernardo Figueiredo, Rua Cruz Saldanha e a Avenida Jovita Feitosa. No lado sul tem um colégio.
  • 1969 - Morre, nesta Capital, aos 73 anos de idade, o padre Francisco de Assis Pita (Padre Pita), ex-professor do Colégio Militar do Ceará, ex-capelão do Colégio das Dorotéias, ex-vigário da Igreja de Santa Luzia. Era cearense de Missão Velha nascido a 29/05/1895. Hoje é nome de rua no Tancredo Neves.
  • 1979 - Chega em Fortaleza o presidente da República, general João Batista Figueiredo, que demora seis horas.
  • 1980 - O PMDB realiza a eleição de seu diretório, na Assembleia Legislativa, com a presença de 67 dos 74 convencionais.
  • 1981 - Abertura do Seminário Sobre o Romance de 30 no Nordeste, no Auditório Castelo Branco, da Universidade Federal do Ceará-UFC, com a conferência do ex-ministro da Educação e Cultura, Eduardo Portela.
  • 1981 - Aprovado em primeira discussão, após receber 15 emendas dos vereadores, o novo Código de Obras e Posturas de Fortaleza, que depois foi sancionado pelo prefeito Lúcio Gonçalo de Alcântara. É a Lei 5.530.
  • 1981 - Na Maternidade Escola Assis Chateaubriand, da UFC, Francisca da Silva Guimarães dá a luz a três meninos.
  • 1988 - Morre, em Belo Horizonte-MG, o político, economista e professor Rômulo Barreto de Almeida, primeiro presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Nascera em Salvador-BA, em 18 de agosto de 1914.
  • 1989 - Abre-se, no Cine São Luiz, o VI Festival Internacional de Cinema, Televisão e Vídeo do Rio de Janeiro, FestRio-Fortaleza, versão 89, com a exibição do filme “A sociedade dos poetas mortos”.
  • 1997 - Inaugurada, no bairro Siqueira, a Rua Jornalista Serpa Neto (Serpinha), com a presença de seu pai, também jornalista Egídio Serpa. Serpinha faleceu em desastre automobilístico no Carnaval de Aracati.
  • 1997- Morre o jornalista e político Antônio de Pádua Campos, sindicalista que ocupou vários cargos importantes no cenário político e jornalístico do Ceará.  Ao falecer era suplente de deputado estadual. Era nascido em Pacatuba, em seis de junho de 1921.
  • 2009 - Morre, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Antônio Prudente (HAP), onde estava internado há um mês por conta de complicações decorrentes de diabetes, vítima de ataque cardíaco, aos 83 anos de idade, o ex-jogador do Gentilândia e um dos principais pesquisadores do futebol no Estado, Ayrton Teixeira Monte, pai do cronista homônimo. Foi cronista esportivo e narrador da Rádio Dragão do Mar. Trabalhou como balconista na Livraria Comercial, na Praça do Ferreira. É enterrado no Cemitério São João Batista, no Centro.
  • 2017 - Morre, o engenheiro civil e professor Erasmo da Silva Pitombeira (Erasmo Pitombeira), ex-diretor geral do Porto do Pecém e professor da Universidade Federal do Ceará-UFC Atuou nas áreas de Hidrologia Aplicada, Hidráulica Marítima, Oceanografia, Estatística Pesqueira e Hidráulica Fluvial. Graduado em Engenharia Civil pela UFC em 1971  e mestre em Hidráulica Marítima pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1973, Erasmo atuava na universidade cearense desde 1974. Também foi consultor técnico da Secretaria dos Transportes Energia Comunicação e Obras, da Superintendência de Meio Ambiente do Estado do Ceará, da Superintendência do Desenvolvimento Urbano do Estado do Ceará e membro das Associações Brasileiras de Irrigação e Drenagem e de Recursos Hídricos. Seu corpo é velado na funerária Ternura e sepultado no cemitério Parque da Paz. Nascera a primeiro de janeiro de 1949 em Russas.

Nesta terça na ARW


Destaques desta terça-feira, 23 de novembro de 2021

#UseMáscara
Número de casos de Covid-19 em 24 horas é o menor desde abril de 2020
CULTURA
Biógrafo de Marighella comenta sucesso do filme no Brasil
EDUCAÇÃO
Bolsonaro critica questões do Enem e nega interferência
ECONOMIA
Vale-gás: auxílio gera dúvida se preço do botijão seguir em alta
ECONOMIA
Crise política e pandemia pesam em alta da projeção da inflação
SEGURANÇA
PR, RJ e BA possuem menores índices de resolução de homicídios
BRASILEIRÃO
Atlético-MG visita Palmeiras com força total em busca do título
ESPORTE
Grêmio vive semana de "finais de mundial" com otimismo

Nesta terça no Sala de Redação

Na audição desta terça-feira (23 de novembro de 2021) do Sala de Redação na Rádio Fortaleza FM 90.7, das quatro da tarde às seis da noite, 39 itens na Pauta Jornalística:

  1. MOVE-CE-TrendsCE e Assembleia Legislativa lançam MOVE Ceará para agilizar retomada do crescimento econômico e geração de empregos no Estado.
  2. ARTUR BRUNO.
  3. MARCOS ANDRÉ
  4. TIN GOMES
  5. TIN GOMES 2
  6. CARLOS FELIPE
  7. EVANDRO LEITÃO
  8. EVANDRO LEITÃO 2.
  9. TV FORTALEZA-JORNAL DA CÂMARA-MIGUEL ANDERSON COSTA.
  10. MEIRY SAKAMOTO-(1) CHUVA
  11. FERNANDA BARROCAS.Pesquisadores realizam perícia na região do Parque do Cocó atingida por incêndio.
  12. Ambientalistas que foram à COP-26 apontam o “dever de casa” imposto aos governos no Brasil e no mundo após a aparente compreensão da gravidade das mudanças climáticas. Salão Verde antecipa essa fiscalização da sociedade civil e do Parlamento. RADIO CAMARA.
  13. LEONARDO PEDREIRA.Cinco quilômetros da AVENIDA Senador Carlos Jereissati, a CE-401, principal via de acesso ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, de Fortaleza, são recuperados.
  14. FERNANDA BARROCAS.Fortaleza preserva mais de 800 vidas no trânsito entre 2015 e 2021.
  15. FERNANDA BARROCAS.Estado registra redução de mais de 30% nos roubos de cargas
  16. Tribunal Superior Eleitoral realiza reunião para tratar de assuntos relacionados às eleições de 2022. RADIO JUSTIÇA.
  17. Governo decide tornar auxílio de R$ 400 permanente-POLÍTICA-Hiury Wdson.
  18. LEONARDO PEDREIRA.Secretaria Estadual da Fazenda, aposta em setor de ciência e tecnologia e investe em capacitação dos servidores, em Formação de Cientista de Dados.
  19. GIRO DE NOTÍCIAS-Brasil tem dobro da média de desemprego em ranking internacional-Bruno Moreira
  20. Fortaleza recebe o maior Feirão Limpa Nome de todos os tempos
  21. LEONARDO PEDREIRA.Segue até 30 de novembro o prazo para que os criadores cearenses possam vacinar seus rebanhos contra a Febre Aftosa.
  22. Atrasado dois anos em razão da pandemia e da falta de verba, o censo demográfico está previsto para acontecer entre junho e agosto de 2022. Entenda as polêmicas em torno da pesquisa, tão importante para a elaboração de políticas públicas. RADIO CAMARA.
  23. CAMILO SANTANA (1) HOSPITAL
  24. MARCOS GADELHA (2) SUS
  25. HIDELBRANDO (3) CIÊNCIA
  26. JOSÉ SARTO (4) HOSPITAL
  27. CID GOMES (5) FORMAÇÃO
  28. CAMILO SANTANA (6) CUSTEIO.
  29. DOUTOR CABETO.
  30. Número de casos de Covid-19 em 24 horas é o menor desde abril de 2020-#UseMáscara-Bruno Moreira
  31. Testes militares da China abalam superioridade bélica dos Estados Unidos-ANÁLISE-Thiago de Aragão.
  32. ANIVERSÁRIOS
  33. Aprovado na CE projeto que obriga governo a fornecer uniforme a alunos de escolas públicas. RADIO SENADO.
  34. Biógrafo de Marighella comenta sucesso do filme no Brasil-CULTURA-Norberto Notari
  35. CARNAVAL 2022-Igor Pereira-Escolas de samba do Rio se adaptam ao regime do 'Novo Carnaval'.
  36. #SimplesAssim desta semana traz Rosana interpretando um sucesso de Erasmo e Roberto Carlos. Outro destaque é uma canção do mais recente disco de Odair José. RADIO SENADO.
  37. Comissão do Esporte debate uso da tecnologia nas competições esportivas e garantia de orçamento para investimentos em inovação. O deputado @JulioCesarRib aponta que a tecnologia já vem sendo utilizada e cita o árbitro auxiliar de vídeo, conhecido como VAR. RADIO CAMARA.
  38. KILMER DE CAMPOS.
  39. Barcelona enfrenta Benfica e pode se garantir nas oitavas-CHAMPIONS LEAGUE-Danielle Esperon.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...