quinta-feira, junho 18

Começa o Cine Ceará 2015

O Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema começa hoje e vai até 24 de junho, no Cineteatro São Luiz e outros equipamentos em Fortaleza. Durante uma semana serão exibidos 60 filmes - 20 longas e 40 curtas - representando o cinema de oito países. 

Nesta edição do Cine Ceará, nove longas concorrem ao troféu Mucuripe. O chileno “O Clube”, de Pablo Larraín, será o filme de abertura. Durante o fim de semana, serão apresentados dois filmes a cada noite: na sexta, ocorrem as sessões do espanhol “Loreak”, de Jon Garaño e Jose Mari Goenaga, e da coprodução Brasil/Argentina “Jauja”, de Lisandro Alonso; no sábado é a vez do cubano “A Obra do Século”, de Carlos M. Quintela, e do nacional “Real Beleza”, de Jorge Furtado; já o domingo terá a exibição do peruano “NN”, de Héctor Gálvez e de “Cordilheiras no Mar: a Fúria do Fogo Bárbaro”, de Geneton Moraes Neto.
A competição de longas se completa com a sessão de “Cavalo Dinheiro”, do português Pedro Costa, na segunda, e da coprodução Espanha/Etiópia “Crumbs”, de Miguel Llansó, na terça. "Que horas ela volta?", de Anna Muylaert, foi retirado da lista final do Cine Ceará pelos produtores do filme devido à mudança da data de lançamento no Brasil.
Os filmes serão distribuídos nas seguintes mostras: Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem, Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem, Olhar do Ceará, espaço para ver e discutir o audiovisual cearense com a exibição de curtas-metragens,Novo Cinema Espanhol, com produções de longas e curtas-metragens do país homenageado, Mostras Sociais - Melhor Idade, O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece e Acessibilidade - e exibições especiais. Há ainda a realização do seminário MAC - Mercado Audiovisual Cearense, debates diários com realizadores dos filmes e oficinas.
A atriz Leandra Leal e o cineasta Cacá Diegues são os homenageados deste ano e já confirmaram presença. Entre os convidados internacionais estão os diretores Lisandro Alonso, de "Jauja", Miguel Llansó, de "Crumbs", e Héctor Galvez de "NN", o ator Alejandro Goic, de "O Clube", e a atriz Itziar Ituño, de "Loreak". Jorge Furtado, Vladimir Brichta, Francisco Cuoco e Vitoria Strada estarão na pré-estreia de "Real Beleza". E o diretor Geneton Moraes Neto representará seu novo longa "Cordilheiras no Mar" junto com o ator Claudio Jaborandy.
Os curtas-metragens, também valorizados no Cine Ceará, concorrem ao troféu Mucuripe em várias categorias. Na Mostra Competitiva Brasileira de Curtas-Metragens, estão 16 produções de dez estados, e na Mostra Olhar do Ceará são 13 selecionados.
Este ano, a Espanha é o país homenageado com a Mostra Novo Cinema Espanhol, que apresentará sete longas e oito curtas-metragens. Entre os destaques estão o longa "Nem Tudo é Vigília", de Hermes Paralluelo, eleito Melhor Filme nos festivais do Uruguai e de Cosquim, e o curta "Ser e Voltar", de Xacio Baño, vencedor do Prêmio do Júri no Festival Clermont Ferrand, na França. Produções icônicas de Luis Buñuel (SIMÓN DEL DESIERTO. 1965) e Víctor Erice (EL ESPÍRITU DE LA COLMENA. 1973) também serão exibidas.
Apresentado pelo BNDES, o 25° Cine Ceará é promovido pela Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Ministério da Cultura por meio da Secretaria do Audiovisual, do Governo do Estado do Ceará via Secretaria da Cultura - Secult, e da Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Secretaria de Cultura - Secultfor. É uma realização da Associação Cultural CineCeará, Corte Seco Filmes e Bucanero Filmes e tem o patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O festival tem patrocínio da Oi e apoio cultural da Oi Futuro. Patrocínio: Indaiá.
SERVIÇO
25° Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema - De 18 a 24 de junho de 2015. Cerimônias de Abertura e Encerramento, Mostras Competitivas, Melhor Idade e Acessibilidade, O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece e Exibições Especiais: Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira, s/n - Centro); Mostras Olhar do Ceará, Novo Cinema Espanhol e Exibição Especial: Cinema do Dragão/ Fundação Joaquim Nabuco - Sala 2 (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura); Seminário MAC - Mercado Audiovisual Cearense: Porto Iracema das Artes(Rua Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema); Masterclasses: Cena 15 (Rua José Avelino 495 - Praia de Iracema) e Debates com Realizadores: Mareiro Hotel (Avenida Beira Mar, 2380 - Meireles), em Fortaleza, Ceará. Acesso gratuito mediante ingressos com distribuição no local.

Nova loja Traxx

Logo após ser alçada ao pódio como a terceira fabricante de motos em território brasileiro, título divulgado em maio no balanço da Abraciclo, a Moto Traxx da Amazônia inaugura mais uma loja na capital cearense, cidade escolhida pela montadora sino-brasileira para manter sua sede administrativa, no país.
A nova loja Traxx, instalada precisamente na avenida Américo Barreira, 5289, no bairro do Demócrito Rocha (continuação da Avenida José Bastos) será inaugurada no próximo dia 20 de junho, próximo sábado e vem com uma proposta de venda agressiva para o mercado: “Todas as cinquentinhas em 10 x sem juros e sem entrada no cartão de crédito. Além de estar 200 reais mais barato que o preço praticado por todas as lojas revendedoras de Fortaleza, revelou Luis Sucupira, gerente da Alibaba Traxx, um experiente motociclista e autor do livro: “Motos - Guia do Motociclista Principiante”, lançado no final do ano passado.
A expectiva dos novos investidores Traxx, empresários do segmento de motopeças pela Redfox Brasi, filial de um dos maiores grupos fabricantes de peças e motos da China, o Sincerity International Group, cujas ramificações se estendem ainda por mais oito países no continente africano - é de inicialmente vender 100 motos no mês entre varejo e atacado e progressivamente atingir a marca de 300 motos mês juntando as duas modalidades de comercialização. A loja da Alibaba conta com 400 metros quadrados onde agrega uma oficina padrão, recepção, departamento de peças e vendas e showroom. Mas o diferencial da nova revenda Traxx é já abrir as portas já com uma política comercial agressiva no varejo e atacado e principalmente atacado. “Grande estoque de peças de várias marcas, inclusive de concorrentes e de marcas famosas como Yamaha e Honda. E um pós-venda forte,” garante Sucupira.
A Alibaba não tem fronteiras de atuação comercial e vai prospectar em todas as cidades do Ceará, “estado com um enorme potencial principalmente para os modelos produzidos e já bem conceitudados da Traxx e popularmente conhecidas como ‘cinquentinhas’. Nosso público alvo é o usuário de transporte público e o profissional liberal, mas ainda o usuário que precisa de veículo barato e de baixo custo para se locomover no bairro, haja vista que não há mais em Fortaleza um lugar onde exista um trânsito amigável e para não ficar preso no trânsito nada melhor que a 50cc pela sua relação de custo-benefício, argumenta o gerente
Focada em venda, mas sem se descuidar da segurança, a Alibaba pretende fornecer capacete e distribuir uma cartilha com os dez cuidados que podem salvar uma vida sobre duas rodas, elaborada por Luis Sucupira, gerente da Alibaba especialista e palestrante sobre segurança e pilotagem defensiva.

Sobre a Traxx 
A Moto Traxx da Amazônia faz parte do China South Industries Group (CSIG), um dos maiores fabricantes mundiais de motocicletas e uma das maiores multinacionais do planeta. Com sede em Pequim, o grupo reúne mais de 70 empresas que atuam em vários segmentos na produção de equipamentos especiais, fotoeletricidade, aço especial, medicina, nova energia, máquina de petróleo, aparelho de combate a incêndio, na produção e venda de miniveículos, de automóveis, de motocicletas (neste segmento é líder de mercado), além de ser atuante na área de pesquisa para o desenvolvimento da indústria da China.
A Traxx aportou no Brasil muito antes da fábrica, em 2000. Inicialmente, investiu em pesquisas e análises de mercado, a fim de desenvolver estratégias para atender o público brasileiro. Em novembro de 2006, instala-se na sede administrativa, em Fortaleza, capital do estado do Ceará. No dia 31 de dezembro de 2007, inaugura fábrica com espaço total de 53.000 m², duas linhas de produção e capacidade para a produção de 100 mil motos por ano.

Hapvida

Na próxima segunda-feira (22), o Hapvida inaugura a nova sede para as atividades da HapPrev – Programa de Medicina Preventiva, cujo núcleo funcionará, a partir de agora, na Rua Pereira Filgueiras, 825, Centro, atrás do Hospital São Camilo Cura d'Ars. A nova estrutura contará com espaço para educação em saúde e atividades em grupo, além de mais de 40 consultórios para atendimento nas especialidades de: Nutrição, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Pré-Natal de alto risco e Puericultura. A sede também dará suporte às equipes de atendimento domiciliar e Medicina Preventivanas empresas.
Atualmente, a HapPrev assiste gratuitamente cerca de 20 mil beneficiários do Hapvida em Fortaleza e realiza aproximadamente nove mil atendimentos por mês dentro dos cinco programas que oferece: Gerando, programa voltado para gestantes; Primeiros Passos, que desenvolve atividades de puericultura – especialidade da pediatria para acompanhamento integral do processo de desenvolvimento da criança desde seus primeiros momentos de vida; Geo, que atende problemas de obesidade; Reviver, dedicado à melhor idade; e Viva Leve, para pessoas com sobrepeso, hipertensas, diabéticas ou que sofrem de hipercolesterolemia, nível elevado de LDL, o chamado colesterol ruim.
A nova sede vai ampliar a capacidade de atendimento do programa, além de oferecer mais conforto para os clientes já atendidos, esclarece Ana Luiza Augusto Shoji, gerente de medicina preventiva do Hapvida. “A prevenção pode fazer toda a diferença quanto à saúde dos indivíduos. O Brasil passa por transições demográficas e nutricionais. O envelhecimento da população e as taxas de sobrepeso e obesidade dos brasileiros têm acarretado aumento significativo das doenças crônicas”, informa.

Serviço
Nova sede de atendimento da Medicina Preventiva Hapvida
Onde: Rua Pereira Filgueiras, 825, Centro.
Ponto de Referência: Atrás do Hospital São Camilo Cura d'Ars.

Disney Live

A série Disney Live! volta ao Brasil neste ano com um espetáculo inédito. O show O Caminho Mágico de Mickey & Minnie faz sua estreia mundial com apresentações em Fortaleza (de 25 a 28 de junho, no Teatro RioMar), passando também por Natal (de 1º a 5 de julho, no Teatro Riachuelo)Recife (de 9 a 12 de julho, no Teatro Guararapes), São Paulo (a partir de 17 de julho, no Teatro Bradesco), Curitiba (de 6 a 9 de agosto, no Teatro Positivo), Rio de Janeiro (a partir de 12 de agosto, no Teatro Bradesco Rio), Belo Horizonte (de 10 a 13 de setembro, no Palácio das Artes), Brasília (de 16 a 20 de setembro, no Ginásio Nilson Nelson), Porto Alegre(a partir de 24 de setembro, no Teatro do Bourbon Country) e Novo Hamburgo (dias 3 e 4 de outubro, no Teatro Feevale).

Nos palcos, Mickey e Minnie unem-se a Donald e Pateta para uma jornada mágica em que os pequenos espectadores poderão acompanhar a Fada Madrinha transformar os trapos da Cinderela em um lindo vestido de baile em uma fração de segundo; a turma deToy Story desafiar as dimensões da caixa de brinquedos de Andy com a ajuda do Exército Verde; e, ainda, a primeira interpretação nos palcos de Rapunzel e Flynn Rider, que, juntos, sobem ao céu em meio a lanternas flutuantes. A montagem ainda conta com as participações especiais de Branca de NeveTinker Bell e o gênio de Aladdin.


SERVIÇO
DISNEY LIVE! O Caminho Mágico de Mickey & Minnie

Classificação: Livre (menores de 14 anos somente acompanhados de pais e/ou responsáveis)
Duração: 48 min. (1º ato) | intervalo de 15 min. | 33 min. (2º ato)

25 a 28 de junho, no Teatro RioMar Fortaleza (CE)
1º a 5 de julho, no Teatro Riachuelo (RN)
9 a 12 de julho, no Teatro Guararapes (PE)
A partir de 17 de julho, no Teatro Bradesco (SP)
6 a 9 de agosto, no Teatro Positivo (PR)
A partir de 12 de agosto, no Teatro Bradesco Rio (RJ)
10 a 13 de setembro, no Palácio das Artes (MG)
16 a 20 de setembro, no Ginásio Nilson Nelson (DF)
A partir de 24 de setembro, no Teatro do Bourbon Country (RS)
3 e 4 de outubro, no Teatro Feevale (RS)


FORTALEZA (CE)
DISNEY LIVE! O Caminho Mágico de Mickey & Minnie
De 25 a 28 de junho
Teatro RioMar Fortaleza (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 Piso L3 - Shopping RioMar Fortaleza)
Datas
Horários
25/06, quinta-feira
16h e 19h
26/06, sexta-feira
19h
27/06, sábado
11h e 15h
28/06, domingo
11h

INGRESSOS
Setor
Valor
Plateia Alta
R$ 50,00
Plateia B
R$ 130,00
Plateia Baixa A
R$ 150,00

- 50% de desconto para titulares do Cartão Alelo Cultura, na compra de um ingresso, pago com o Cartão Alelo Cultura (vale-cultura), adquirido somente na bilheteria do Teatro RioMar Fortaleza – limitado a 100 ingressos;
- 10% de desconto para titulares do Cartão Alelo Cultura, na compra de um ingresso, pago com o Cartão Alelo Cultura (vale-cultura), adquirido somente na bilheteria do Teatro RioMar Fortaleza.

* Crianças até 24 meses que fiquem sentadas no colo dos pais não pagam;
**Descontos não cumulativos a demais promoções e/ ou descontos;
*** Pontos de vendas sujeito à taxa de conveniência;
**** Não será permitida a entrada após o início da apresentação;
***** Descontos obrigatórios por lei são concedidos nos pontos de venda físicos, mediante apresentação de documentos que comprovem a condição de beneficiário. Para compras feitas pelo site e call center, a comprovação se dará na retirada do ingresso, na bilheteria, e no acesso ao Teatro RioMar Fortaleza.
Pontos de venda:Ingresso Rápido: 4003-1212 www.ingressorapido.com.br Bilheteria do Teatro RioMar Fortaleza: Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 Piso L3 - Shopping RioMar Fortaleza – Papicu / Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 12h às 21h, e domingo e feriados, das 14h às 20h. Em dias de apresentações: das 12h até o início da última apresentação. Segunda-feira: fechada.

Carta de Fortaleza

Integrantes da rede nacional de combate ao trabalho infantil e defesa dos direitos de crianças e adolescentes reunidos na capital cearense divulgaram a Carta de Fortaleza, em repúdio à proposta de redução da maioridade penal que tramita no Congresso Nacional. O documento - dirigido a deputados e senadores da República, aos meios de comunicação e à população em geral - destaca que “as propostas de redução da idade penal decorrem de uma compreensão equivocada dos problemas sociais”.

A carta foi aprovada no Fórum Nacional de Proteção e Erradicação do Trabalho Infantil - realizado nesta quarta-feira (17), em Fortaleza - ressalta também que “as causas da violência e da desigualdade social não serão resolvidas com leis mais severas”. Para o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Ceará, reduzir a maioridade penal é tratar o feito e não a causa. “A educação é primordial para qualquer indivíduo se tornar um cidadão, mas no Brasil milhares de jovens pobres não têm essa oportunidade”, alerta Antonio de Oliveira Lima.                               

Nos debates, a comissão que redigiu a Carta de Fortaleza lembrou o fracasso da medida em outros países, no combate à criminalidade juvenil, onde jovens que cumpriram pena em penitenciárias voltaram a delinquir e de forma ainda mais violenta. No Brasil, 70% dos adolescentes que ingressam no sistema penal voltam a praticar crimes, enquanto a reincidência no sistema socioeducativo não chega a 20%.

FÓRUM NACIONAL

Participaram do Fórum Nacional de Proteção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) representantes da Organização Internacional do Trabalho, do Ministério da Saúde, Ministério Público do Trabalho, da prefeitura de Fortaleza e entidades de defesa dos direitos da criança e do adolescente e educadores da rede pública de municípios cearenses.
A secretária-executiva do FNPETI, Isa Maria de Oliveira, apresentou o resultado de um estudo sobre trabalho doméstico baseado nos dados da mais recente Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD 2013) sobre o trabalho doméstico. “Das 214 mil crianças e adolescentes (entre 5 e 17 anos) que trabalham para terceiros, mais de 93% são meninas negras, o que reforça o quanto é presente esse passado de escravidão”, denuncia.
Nos últimos cinco anos, a região nordeste foi a que mais reduziu os índices de exploração de crianças e adolescentes. Apesar dos avanços, os estados nordestinos ainda concentram 40,7% dos casos de trabalho doméstico. Em seguida vem o Sudeste, com 26,3% do total de registros.

Cidadão fortalezense

  • A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) entrega hoje, às 18h30, no Sindicato dos Lojistas de Fortaleza (Rua Perboyre e Silva, 111) o título de cidadania fortalezense para o escritor Alberto farias.


Jovanil assume CMFor

  • O vereador Jovanil Bezerra Oliveira (PT) assumiu hoje interinamente o cargo no posto de Acrísio Sena (PT), que tirou licença por tempo indeterminado para ser coordenador estadual de Acolhimento aos Movimentos Sociais.

Renúncia de Leonelzinho

  • O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho (Pros), leu hoje (18), a carta de renúncia do vereador Leonelzinho Alencar (PTdoB).
  • Leonelzinho é investigado por desvio de verbas de desempenho parlamentar.
  • Depois da leitura da carta, o suplente de Leonelzinho, Gerôncio Coelho (PTdoB) tomou posse do mandato.

Fala Salmito Filho


  • O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Salmito Filho (Pros), anunciou hoje (18) que a Câmara terá uma televisão digital aberta e uma emissora de Rádio FM própria.

Fala Luciram Girão


  • O vereador Luciram Girão (PMDB), lamentou hoje (18), na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), a morte do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Paes de Andrade. Ele também solicitou um minuto de silêncio e que a sessão plenária fosse levantada.

Fala Evaldo Lima


  • O vereador Evaldo Lima (PCdoB), usou seu tempo no pequeno expediente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) para divulgar uma audiência pública que irá debater a violência contra a pessoa idosa.
  • Ela acontecerá hoje (18), às 15 horas, no Paço Municipal e contará com a presença do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros).

Na CMFor


Powered by Issuu
Publish for Free

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...