segunda-feira, junho 25

Fametro na Torcida

Durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo da FIFA 2018, a Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (Fametro) promove ações nos principais bares e restaurantes da Cidade. Na Próxima quarta-feira (27), no jogo do Brasil x Sérvia, a Fametro estará presente com um stand no Carneiro do Ordones, a partir das 12h.
A ação #FametroNaTorcida, além de realizar inscrições para o vestibular, terá distribuições de brindes e realizará um bolão entre os torcedores que estiverem presentes no local. A iniciativa da Faculdade é incentivar os torcedores que adoram dar o seu palpite a participarem do bolão e, as pessoas que acertarem o placar do jogo a concorrem ao sorteio de um Smartphone. 
Já nas redes sociais, a faculdade também preparou um GIF personalizado para os torcedores. No Instagram, na hora de postar as fotos, é só procurar por Fametro nos gifs e publicar uma foto com a hashtag da campanha (#FametroNatorcida).
Serviço
Fametro na torcida.
Dia 27 de junho (quarta-feira), a partir das 12h, no Carneiro do Ordones (Rua Azevedo Bolão, 571 – Parquelândia).

A vítima do delito sob a ótica da Justiça Restaurativa

O Instituto Brasileiro de Direitos Humanos (IBDH), o Centro de Estudos e Treinamento da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE) e a Faculdade Metropolitana de Fortaleza (Fametro), realizam mais um Fórum dos Direitos Humanos. O evento, cujo o tema é “A vítima do delito sob a ótica da Justiça Restaurativa”, será realizado na próxima quarta-feira (27), às nove da manhã, no Prédio da Justiça Federal.
O momento contará com a palestra da Mestre em Ciências Jurídicas e Especialista em Direito Público, Natassia Medeiros Costa e será presidido pelo procurador, professor aposentado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutor em Direito, Pós-Doutor em Direito, Pós-Doutor em Estudos Latino-Americanos e presidente do IBDH, César Barros Leal. O 20º Fórum Permanente dos Direitos Humanos oferta 55 (cinquenta e cinco) vagas e inscrição gratuita.
O Fórum, de caráter contínuo, conta com a realização mensal de palestras que buscam promover e avançar o debate a respeito dos direitos humanos. A finalidade é desenvolver a busca de sua promoção, visando a criação de uma cultura de proteção. A iniciativa tem o apoio da Justiça Federal – Seção Judiciária do Estado do Ceará - Escola Superior de Magistratura do TRF da 5ª Região (ESMAFE).
Serviço 
20º Fórum Permanente dos Direitos Humanos - A vítima do delito sob a ótica da Justiça Restaurativa
Data: 27 de junho
Horário: 9 horas 
Local: Prédio da Justiça Federal - Praça Murilo Borges, nº 01 – 1º andar – Centro.
Informações: (85) 3459-6351 / cetrei@pge.ce.gov.br.
Programação/temática:
22 de agosto: Os direitos humanos dos grupos excluídos
12 de setembro: O desafio dos direitos econômicos, sociais e culturais
24 de outubro: O papel do Poder Legislativo na proteção dos direitos humanos
28 de novembro: O direito à educação e a educação em direitos humanos

Em Quixeré

Ter a oportunidade de concluir os estudos é o sonho de muitos dos adultos que tiveram o processo de formação educacional interrompido. Fato que pode se dar por inúmeras razões como a dedicação a uma oportunidade de trabalho e à família ou mesmo questões financeiras. Por reconhecer esse cenário, a Cimento Apodi oferece aos seus colaboradores e à comunidade onde atua oportunidade de elevação do nível de escolaridade, ação do projeto “Construindo o Saber”. Por acreditar que o estudo é uma forma de emancipação humana, a companhia promove mais esta ação na área de responsabilidade socioambiental.
Em 16 de junho, a Cimento Apodi lançou duas turmas de Ensino Fundamental e uma de Ensino Médio que beneficiam mais de 70 pessoas. As aulas acontecem na Unidade de Fábrica da Cimento Apodi, em Quixeré. A oportunidade visa garantir educação de qualidade e oportunidade de aprendizagem a partir de levantamento realizado em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), que apontou o número de pessoas das comunidades no entorno da fábrica com baixo nível de escolaridade. O levantamento foi realizado nas comunidades Bom Sucesso, Baixa do Félix e Serra do Vieira. 
O gerente da fábrica, Fábio Martins, destacou durante o lançamento que a Apodi acredita ser a educação um dos pilares essenciais para o desenvolvimento humano e para o pleno exercício da cidadania. “Por isso, investe na educação de seus trabalhadores e da comunidade em seu entorno, ampliando oportunidades e consequentemente, desenvolvendo a região”, destaca.
O Sesi Ceará é o responsável pelas aulas e utiliza sua metodologia para Ensino de Jovens e Adultos (EJA), que reconhece osconhecimentos adquiridos ao longo da vida de cada aluno, intitulada “Reconhecimento de Saberes”. O curso tem o tempo estimado de seis meses, com certificação ao final. A identificação de competências e habilidades se dá por meio do preenchimento de instrumentos específicos, entrevistas, dinâmicas e avaliações. 

Óculos de grau se transformaram em acessórios modernos e charmosos

Foi o tempo em que óculos de grau serviam apenas para solucionar problemas de visão. Hoje, um modelo bem escolhido complementa o look diário, e pode dar muito charme à produção. Inclusive, é um acessório perfeito para os looks da Copa do Mundo.
“Lentes coloridas, armações com inspiração esportiva e o clássico aviador em versão atualizada são algumas das principais tendências para os óculos de grau da temporada”, é o que conta Cláudia Gomes, gerente de marketing da Ferrovia Eyewear.
A marca de óculos cearense também aposta em modelos com novidades tecnológicas e funcionais, como hastes flexíveis em TR90 e molas 180º. Outro atrativo da marca é que quase todas as armações, mesmo as de óculos solar, podem ser adaptadas a óculos de grau, o que deixa o cliente ainda mais estiloso em qualquer ocasião.

Dani Ferro

Com mais de 20 anos de experiência em marketing e mídia atuando no eixo Sul/Sudeste, Dani Ferro é o reforço especial que chega ao time da Agência UM, considerada entre as mais poderosas agências brasileiras no mercado publicitário. Reconhecida por cases de sucesso como ‘Bom Negócio.com’, Dani agora é a nova diretora de Mídia e Conexões da UM e tem a missão de impulsionar os robustos modelos de suporte de comunicação oferecidos pela agência, tornando-os ainda mais eficientes e com resultados reconhecidamente consistentes.

No desenvolvimento específico de projetos para o Grupo Ser Educacional no Ceará, Dani terá a possibilidade de desenvolver e acompanhar de forma mais próxima e efetiva os clientes da UM. “Além dos dados quantitativos, vamos trazer um olhar mais holístico da tríade conteúdo, contexto e canal”, posiciona a nova diretora. A agência espera aumentar seu quando de clientes cearenses, vai ao mercado expor seus cases, além de sua mega estrutura no Nordeste.

Inscrições para Workshop de Eneagrama encerram-se nesta segunda

Quem ainda não fez a inscrição para o Workshop de Eneagrama que acontece neste sábado (30) tem até às 23h59 desta segunda-feira (25) para efetuar seu cadastro por meio do linkhttp://expansaocoaching.com.br/inscreva-se. As vagas são limitadas e restam poucas disponíveis.
O Workshop de Eneagrama é promovido pela Expansão Coaching e tem carga horária total de 8 horas, iniciando às oito da manhã e encerrando às cinco da tarde deste sábado (30) na Unopar (Rua Idelfonso Albano, 1030 – Aldeota). O participante recebe certificado e material didático já inclusos no valor da inscrição. A Expanção Coach garante a satisfação total ou 100% do dinheiro de volta. 
O curso será ministrado por Eduardo Moreira, diretor executivo e, também, Coach da Expansão Coaching; empresa responsável por trazer o Workshop de Eneagrama a Fortaleza. Eduardo é formado em Administração de Empresas, especialista em consultoria empresarial, é certificado pela Professional e Self Coaching; International Association of Coaching; European Coaching Association; Global Coaching Community; Analista Comportamental Assessemen e Analista 360º.

A procura de um muro?

"A observação pode parecer exagerada, mas pesquisas feitas logo após a vitória de Donald Trump atestam: o mega-empresário de topete agressivo e peito empinado ganhou o pleito por causa do muro. Sim, o gigantesco muro que ele prometeu construir separando o México dos Estados Unidos, tendo como objetivo fechar fronteiras escancaradas que mexicanos e outros grupos latinos ainda usam para tentar a vida sob a bandeira norte-americana. Pesquisas apontavam a questão migratória como a mais sensível para o eleitorado conservador republicano, forte o suficiente para garantir vitória ao seu candidato.

Trump sabia que o muro abriria polêmica, seria considerado ideia extravagante e dispendiosa, e que, a depender da reação interna, poderia, até, deixá-lo em banho-maria. Exatamente como parece acontecer hoje, o muro está encostado nas laterais do debate. Sabia também ele que a promessa de construção do muro seria suficiente para animar a corrente nacionalista, que brandia o refrão: “a América para os americanos em primeiro lugar”.

Pois bem, a estratégia deu certo. O chamado Cinturão da Ferrugem- compreendendo partes de Michigan, Pensilvânia, Ohio e Virgínia Ocidental, regiões que concentravam usinas siderúrgicas e outros setores até a década de 80 – voltou a se animar. O muro trouxe esperança para áreas que haviam perdido empregos com a globalização. A esperança disparou a autoestima. Trump fechou compromisso e, pimba, levou a melhor.

Comparemos a situação com nossas plagas e circunstâncias. Que discurso os nossos presidenciáveis têm recitado para envolvimento do eleitor? O discurso mais onipresente parece ser o de “pôr ordem na bagunça”. Mesmo assim, trata-se de um conjunto de referências mosaicadas, uma aqui, outra acolá. O eleitor, saturado de mesmice, tem a atenção focada no perfil que denota defesa da ordem, combate à bandidagem e até mesmo restrição ao próprio corpo parlamentar que integra: o capitão Jair Bolsonaro. Ele capitaliza as atenções não por seus méritos, mas por defeitos de seus adversários.

Sua expressão de cunho militar-repressiva é avocada como bitola para regular as engrenagens da política e da administração. Sua visão de militar abriga o acervo das empresas públicas sob o império do Estado, não devendo, portanto, ser privatizadas, e esse discurso, também do gosto das esquerdas, baixa na cuca das massas como defesa das riquezas nacionais, preservação dos bens públicos. As massas entendem privatização como retirada do patrimônio do Estado para entregar aos “larápios dos negócios privados”. Tentar esclarecer sobre a viabilidade de um Estado eficiente, não paquidérmico, é chover no molhado. Não entra como coisa positiva no sistema cognitivo do povo.

Outra falha gritante na expressão dos atores políticos é a ausência de um “Projeto para o Brasil”, uma peça estruturada, com começo, meio e fim, contemplando todas as áreas e setores, da infraestrutura técnica ao território social e ao panorama tributário. Não se ouviu, até o momento, algo que contenha uma abordagem completa envolvendo as temáticas nacionais. Eventuais respostas de pré-candidatos se limitam aos assuntos de momento, circunscritos ao tema levantado, geralmente segurança pública, educação ou saúde.

E nenhum protagonista, até esse instante, chegou a esboçar um desenho de seu muro, o vértice, a coluna vertebral de sua identidade. As tentativas são tímidas, genéricas, algumas parecendo platitudes. Perdem-se no oceano de mesmices. Ou no oásis de repetições.

Gaudêncio Torquato, jornalista, é professor titular da USP, consultor político e de comunicação Twitter@gaudtorquato".

Nova Identidade

Está previsto para julho de 2018 o início da disponibilização do DNI (Documento Nacional de Identidade), uma identidade digital válida em todo o território brasileiro cuja proposta é unificar documentos como RG, CPF e título de eleitor. A identificação poderá ser obtida em um processo que inclui registro no aplicativo gratuito "DNI" nas plataformas Android e iOS e identificação biométrica em postos de atendimento do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Com todas as validações concluídas, será possível carregá-lo na memória de um celular ou tablet, dispensando a apresentação de registros de papel.
A iniciativa demonstra o quanto o Brasil tem avançado no campo de certificações digitais e indica um possível caminho de menor burocracia e eficiência aliada à tecnologia. Por outro lado, o novo documento não escapou de críticas, sendo as principais aquelas que levantam dúvidas sobre a privacidade das informações e os custos embutidos no sistema. As duas impressões possuem sua coerência, mas devem ser analisadas com atenção.
O DNI terá vários aspectos de segurança para evitar fraude. O documento é protegido por senha, não sendo possível gravá-la no aplicativo. Também não há vinculação com o chip do celular, e as informações não ficam na memória do aparelho (é necessária conexão com a Internet). Também haverá uma marca d'água ao lado e embaixo da fotografia, mutável a cada acesso ao aplicativo, o que permitirá conferir data e hora em que o documento foi aberto. Essa medida procura evitar que "prints" de tela de terceiros sejam usados como fraude à identificação. No caso de extravio do celular, o cidadão pode pedir a desvinculação do documento e solicitar a habilitação em outro celular no ponto de atendimento.
O DNI identifica o cidadão para outros humanos, mas não assina documentos. Para assinar documentos com valor legal, o cidadão precisa de um certificado digital (tipo e-CPF) que também pode ser instalado no celular. São propostas complementares.
Este certificado digital possui uma chave privada que identifica o cidadão para fins de acesso a serviços do governo e assinatura de documentos. O processo de acesso e a portais assinatura digital de documentos é criptografado. Esses documentos na sua forma nativa não são legíveis para os humanos, pois tudo está criptografado. Para isso é preciso utilizar um software leitor/assinador do documento que mostre as assinaturas, como o Adobe Reader, ou um portal de assinaturas.
Desde a implantação do sistema de certificados digitais brasileiros (ICP-Brasil) no ano de 2001, em nosso país não há registro de roubo de chaves privadas de certificados, a exemplo do que já aconteceu em países europeus e nos Estados Unidos. Isso se deve à alta rigidez tecnológica imposta pelo governo. Com a preocupação de sempre estar um passo a frente e preparado para a evolução dos hackers, já alteramos em 2012 nosso padrão de criptografia de 1024 para 2048 bits e hoje utilizamos técnicas avançadas como a marcação georreferenciada (que utiliza um GPS para emitir certificados, no intuito de combater fraudes) no processo de identificação do titular do Certificado Digital.
Os equipamentos dos certificados digitais (cartões, tokens, leitoras, etc...) brasileiros são certificados pelo Inmetro, com regras rígidas. Os sistemas envolvidos na emissão e uso são homologados pelo ITI Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ligado à Casa Civil). Tamanha preocupação com segurança muitas vezes se reflete em custos (sobretudo porque também são necessárias as caras validações presenciais, antes da emissão de um documento digital), que são fundamentais para tornar esses registros confiáveis.
A medida que a desmaterialização cresce, as certificações digitais e identidades digitais passam a ter uma importância fundamental.

Brandão e Rodrigo lançam clipe com participação do cantor Felipão

Os cearenses Brandão e Rodrigo são do tipo de artistas que não se deixam acomodar e emplacam um trabalho atrás do outro. A dupla não perde tempo e busca estar sempre antenada ao mercado musical, moldando seu trabalho para o que está sendo consumido pelo público. Em nova fase, os irmãos apostam na transição do sertanejo para o forró, embora os dois estilos musicais continuem se encontrando no palco e nos demais trabalhos dos cantores.
A nova música de trabalho da dupla, intitulada “Acabou Nosso Amor”, ganhou versão em clipe e conta com a participação especial do cantor Felipão. O vídeo já pode ser conferido no canal oficial de Brandão e Rodrigo no You Tube. O hit também está disponível em todas as plataformas digitais.
Com uma pegada romântica, “Acabou Nosso Amor” convida o público a dançar um forró agarradinho, de rosto colado. O timbre inconfundível de Felipão incrementa ainda mais a canção quando se mistura ao dueto vocal dos irmãos. E por falar em primeira e segunda voz, Brandão e Rodrigo inovam no mercado por trabalharem o forró como dupla masculina, mas comum no cenário sertanejo.
Ousar é com eles mesmos. Para fugir da linguagem tradicional utilizada pelos artistas em videoclipes, os meninos apostaram na moderna tecnologia das projeções visuais como cenário. O trabalho foi gravado em Fortaleza com direção musical de Igor Costa e produção de vídeo da VTX Filmes e JMB Produções.
Brandão, o mais velho da dupla, participou diretamente na produção de todos os trabalhos já lançados por eles. Além disso, atua como empresário em um restaurante da família, o Skinão Sertanejo, que conta semanalmente com programação musical. Aos 25 e 20 anos de idade, respectivamente, Brandão e Rodrigo somam cinco CD’s, quatro clipes e um DVD em seis anos de carreira.
Confira o clipe: goo.gl/fzLB9w | @brandaoerodrigo

Debate decidirá medidas contra as altas dos preços de alvarás

Resultado de imagem para Márcuio Martins foto vereador
Empreendedores se reúnem em debate contra as altas previstas no Código Tributário Municipal. Além da reformulação do decreto que regulamenta a cobrança da Taxa de Licença para Localização e Funcionamento de Estabelecimentos e de Atividades Diversas de Fortaleza, serão debatidas estratégias de intervenção.
Organizado pelo Grupo de Estudos Dragão do Mar, o evento é aberto ao público e ocorre hoje, às seis da noite, no Anfiteatro da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Em busca de uma negociação com a prefeitura desde março deste ano, os empresários contestam aumento das taxas do Alvará de Funcionamento e do Registro Sanitário para até R$ 15 mil por ano. 
No último dia 15, o prefeito Roberto Cláudio fechou acordo com os comerciantes, mas não contemplou todo o setor produtivo. A taxa passa de R$ 15 mil para R$ 5 mil somente para imóveis que tenham até 30 mil metros quadrados. No entanto, estabelecimentos com área superior continuam pagando mais caro, reclama o vereador Márcio Martins.
Audiência Pública sobre as alterações do Código Tributário Municipal
Onde: Anfiteatro da UFC de Direito, situado na rua Meton de Alencar, no Centro de Fortaleza
Quando: segunda-feira, às 18 horas
Evento aberto ao público

Por irregularidades em obra de Cuca, TCE determina devolução de R$ 229,4 mil

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Ceará determinou a devolução de R$ 229,4 mil aos cofres do município de Fortaleza - a serem ainda corrigidos monetariamente - em razão de irregularidades constatadas pelo órgão na construção do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) na área da Secretaria Executiva Regional 5. A obra foi licitada no ano de 2008 e sua execução iniciada em 2010.

A decisão, por maioria de votos do colegiado, se deu no julgamento da Tomada de Contas Especial  01951/13, ocorrido na quarta-feira (20/6) sob a relatoria do conselheiro Alexandre Figueiredo. O processo foi aberto pelo extinto TCM em 2012 e é passível de recurso.

Foram responsabilizados pelo ressarcimento (todos à época) secretário, secretário interino, chefe do Distrito de Infraestrutura e engenheiro da SER 5, dividido da seguinte forma: R$ 215 mil imputado de forma solidária aos três últimos agentes em virtude de superfaturamento por pagamento antecipado de serviços; e - por procedimento incorreto no cálculo do reajuste de preços contratuais - R$ 2,8 mil de forma solidária aos dois primeiros, R$ 6,6 mil ao secretário interino e R$ 4,9 mil ao secretário.

Por conta de outras irregularidades identificadas na licitação e execução do serviço, os responsáveis, naquela mesma ordem, também foram multados, respectivamente, em R$ 18,6 mil; R$ 982,00; R$ 2,9 mil; e R$ 982,00.

O valor da multa atribuída ao então secretário do órgão da Prefeitura está relacionado à não publicação do aviso da licitação no Diário Oficial do Estado nem em jornal de grande circulação com antecedência mínima de 30 dias; justificativa técnica para assinatura do segundo termo aditivo apresentada dias após o mesmo já ter sido assinado e publicado; sétimo aditivo ao contrato assinado com efeitos retroativos, quando o sexto já estava fora do prazo de vigência, afetando a validade do oitavo aditivo; nomeação do engenheiro como fiscal da obra ocorrida apenas dois anos após o profissional ter se responsabilizado pela mesma; e Anotação de Responsabilidade Técnica de fiscalização emitida após o início dos trabalhos do chefe do Distrito de Infraestrutura como fiscal.

A penúltima infração da relação acima também foi imputada ao chefe do Distrito de Infraestrutura e a última, a este, ao secretário interino e ao engenheiro.

Escola de Contas do TCE Ceará concorre ao Prêmio Innovare de boas práticas

Contribuir com o controle social, levando informação aos estudantes e capacitando-os para o exercício diário da cidadania. Assim é o Programa Agente de Controle, iniciativa do Instituto Plácido Castelo (IPC), Escola de Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Ceará que, há quase uma década em atividade, qualificou 34.777 alunos em 328 eventos, com visitas a 213 escolas de 85 municípios cearenses.

 

A boa prática do Agente de Controle está concorrendo, juntamente aos demais 653 inscritos, ao 15º Prêmio Innovare, sendo 88 só na categoria Tribunal. Nesta segunda-feira (25), o TCE recebeu o consultor do Instituto Innovare, Fernando Cruz, que está visitando e conhecendo os projetos inscritos. 

“O Innovare quer conhecer aquilo que a imprensa não noticia, as boas práticas. Queremos saber como funcionam. A cada ano fico mais impressionado e emocionado”, frisou o Consultor, que foi recebido pelo presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, e pelo diretor-presidente da Escola de Contas, conselheiro Alexandre Figueiredo, além do diretor de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação do IPC, Francisco Otávio de Miranda Bezerra.

 

Acompanhados da diretora executiva da Escola, Hilária Barreto, e dos assessores da diretoria, apresentaram ao visitante toda dinâmica do Programa Agente de Controle. A explanação sobre histórico, metodologia adotada, exemplos práticos e vídeos interativos foi feita pelo coordenador do projeto, Pedro Henrique Camelo, e pelo colaborador Alisson Maciel. “Vocês estão de parabéns pelo projeto. Estão dando uma lição de cidadania, não só para quem quer aprender, mas para quem devia pôr em prática as atitudes geridas”, disse o consultor Fernando Cruz ao conhecer o programa de capacitação de comunidade escolar, que abrange estudantes, professores, gestores e membros de conselho escolar.

O Instituto Innovare é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivos principais e permanentes a identificação, premiação e divulgação de práticas do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e de advogados que estejam contribuindo para a modernização, a democratização do acesso, a efetividade e a racionalização do Sistema Judicial Brasileiro. Para atendimento de seus objetivos, o Instituto Innovare realiza anualmente o Prêmio Innovare, promove palestras e eventos gratuitos, publica livros e artigos, produz documentários e realiza pesquisas sobre temas da Justiça.

O 15º Prêmio Innovare - Encerrado o prazo de inscrições, 654 práticas foram selecionadas em todos os estados brasileiros para concorrer ao 15º Prêmio Innovare. Deste total, 174 falam de iniciativas que têm como objetivo principal criar mecanismos para o combate à corrupção, tema que dará direito a um prêmio destaque este ano. A categoria com maior número de inscritos (229, no total) foi a Justiça e Cidadania, que é aberta à participação de profissionais de todas as áreas do conhecimento. As categorias Advocacia, Ministério Público e Tribunal superaram o número de inscritos nos dois anos anteriores.

Desde sete de maio, os consultores especializados do Innovare realizam as visitas a cada um dos selecionados, para um cuidadoso trabalho de verificação e coleta de informações. Ao todo, 23 advogados colaboram com o Innovare em todo o Brasil, entrevistando os responsáveis pelas práticas, acompanhando a rotina do trabalho concorrente, observando pontos importantes como a eficiência, qualidade, criatividade, exportabilidade (capacidade de reprodução em outros locais), satisfação do usuário, alcance social e desburocratização. As práticas recebidas na categoria Justiça e Cidadania são visitadas pelo Instituto Datafolha.

Somente após esta visitação, as práticas são reunidas para apreciação pela Comissão Julgadora, composta por ministros do STF e STJ, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do nosso Poder Judiciário. Os premiados serão conhecidos em dezembro, durante cerimônia no Supremo Tribunal Federal.

Senac no RioMar Fortaleza

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) inaugura em julho uma nova sede com ambientação inteligente e tecnológica.
A Unidade, situada no L2 do Shopping RioMar Fortaleza, conta com 247 metros quadrados.
Com três espaços coletivos, sendo um lounge, um ambiente para aulas expositivas e uma cozinha pedagógica, o Senac RioMar se diferencia por adotar princípios do design universal, como uso intuitivo e equitativo dos espaços.
A instituição espera capacitar com essa nova Unidade até 2500 alunos por mês. Os cursos serão todos pockets (livres e de curta duração) e atenderá aos segmentos em que o Senac/CE já atua, como Gestão, Moda, Gastronomia, Idiomas e Beleza.
O Senac RioMar antecipa um projeto maior, da nova Unidade Senac na Aldeota. Um projeto que está sendo desenvolvido a muitas mãos com a expectativa de trazer para Fortaleza vanguarda, inovação e excelência em educação profissional. 
Mais sobre projeto arquitetônico - Inspirada nas mais modernas ambientações educacionais, a nova escola aposta nos vidros, bordas infinitas e artefatos arrojados. O lounge conta com uma bancada de autoatendimento, um local ideal para leitura. “O mobiliário em madeira traz o aconchego inerente do material. A ausência de paredes e o uso de vidros possibilita a visibilidade do público transeunte do shopping para as experiências de aprendizagem da escola”, explica a arquiteta Bárbara Gonçalves, que assina o projeto.

SERVIÇO
Senac RioMar
Piso L2 - Shopping RioMar Fortaleza (Rua Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)
Informações: (85) 3270.5400

Salmito lança Parlamento Metropolitano de Fortaleza

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Salmito Filho (PDT) lança agora no Plenário Fausto Arruda, o Parlamento Metropolitano de Fortaleza.
Presença dos presidentes das câmaras de Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Paraipaba, Pindoretama, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu e Trairi; e de vereadores de Guaiúba, Maracanaú e Tianguá.
Presença na mesa diretora dos trabalhos do presidente do Instituto de Planejamento de Fortaleza, Eudoro Santana; e do senador José Pimentel (PT).
No Brasil existe hoje 11 parlamentos metropolitanos. Agora são 12 com o de Fortaleza.



Senado retira post sobre maconha

As mídias sociais do Senado Federal participam, frequentemente, de campanhas de utilidade pública. Entre os dias 19 e 26 de junho, está sendo publicada uma série de posts dentro da Semana Nacional Antidrogas. A título de referência, buscou-se apoio em material preparado pela Academia Nacional da Polícia Federal, disponível na página de perguntas e respostas sobre drogas daquele órgão, sendo a PF, portanto, a fonte dos dados apresentados nos posts: http://www.pf.gov.br/…/…/perguntas-e-respostas-sobre-drogas…
Diante da grande repercussão e polêmica geradas pelo post enfocando a maconha, a Secretaria de Comunicação Social do Senado, responsável pelo Facebook e pelo Twitter da instituição, optou pela sua retirada das redes sociais, mantendo as demais publicações sobre o tema (ver links abaixo):

Na CMFor

A programação de hoje a sexta-feira na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor):
Hoje - entrega da Medalha Boticário Ferreira a Carlos Ferreira Peixoto (Sargento Peixoto). às dez da manhã; Fórum Parlamento Metropolitano de Fortaleza, às três da tarde; comemoração aos 30 anos da Comunidade Católica Paráclito, às sete da noite.
Amanhã homenagem aos 75 anos de Fundação da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará, às três da tarde.
Quinta-feira (28) audiência pública alusiva ao Dia Internacional do Orgulho LGBT, às duas e meia da tarde; e entrega da Medalha Boticário Ferreira a Maria Helena Férrer, às sete da noite.
Sexta-feira (29) audiência pública para debater o Programa de Assistência aos Portadores de Glaucoma no Município de Fortaleza, às nove da manhã; audiência pública para apresentar e discutir o Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima de Fortaleza, às duas da tarde; audiência pública para Tratar sobre os problemas estruturais e de alagamentos dos bairros Aerolândia e Alto da Balança, na Escola Edith Braga, às seis da noite; entrega da Medalha Boticário Ferreira a Philipe Nottingham e Renato César Pereira Lima, à sete da noite.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...