sábado, maio 23

Na CMFor

Na próxima terça-feira (26) a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) recebe a Ação Crefito VI. A atividade será na recepção da CMFor e vai das oito da manhã às cinco da tarde.


Prudente

O comércio varejista considerou "prudente" o veto dado pelo Governo Federal à proposta que aumenta o limite de crédito consignado de 30% para 40% sobre renda do trabalhador brasileiro. Apesar de sancionada nesta sexta-feira (22), a Lei 13.126 recebeu vetos parciais nos trechos que concediam o aumento do teto do consignado, o que gerou elogios da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), entidade que agrega aproximadamente 500 mil empresários em todo o país.

O presidente da CNDL, Honório Pinheiro, considera uma vitória para a economia brasileira - sobretudo para o setor varejista -, tendo em vista os efeitos nocivos gerados pelos recentes aumentos da inadimplência do consumidor. "Para o comércio, pior do que não vender é vender e não receber. De março para abril deste ano, o número de inadimplentes no país cresceu 2,83%, o que equivale a 600 mil novos consumidores com contas atrasadas. Neste momento, esse tipo de proposta não colabora para um consumo sustentável da economia", explica o presidente.
  
Honório Pinheiro ainda pondera que a falta de educação financeira, muito presente na vida dos brasileiros, poderia até ocasionar a inadimplência de outras linhas de crédito disponíveis no país, já que as prestações do consignado são retidas diretamente do salário, o que compromete o orçamento do consumidor.

Escola de Tempo Integral

O prefeito Roberto Cláudio visitou neste sábado (23/05) as obras de três Escolas de Tempo Integral (ETI) que estão sendo construídas nos bairros Curió, Planalto Ayrton Senna e Conjunto Ceará. O investimento total nos três equipamentos soma mais de R$ 23 milhões e atenderá crianças dos bairros adjacentes, como: Lagoa Redonda, São Miguel, Novo Mondubim, Conjunto Esperança, Cidade Nova e Maraponga.

O Prefeito lembrou que, até o final da gestão, serão 41 escolas de tempo integral em funcionamento, sendo que 12 já estão funcionando. “Nosso maior investimento é em gente. Nosso compromisso é proteger a criança, tirá-la das ruas e dar uma oportunidade para que ela possa aprender com qualidade e passar o dia na escola, com três refeições, esportes e cultura”. Atualmente, Fortaleza já conta com 12 ETIs, que atendem em torno de 6.000 jovens. No total, serão investidos R$ 250 milhões nas novas 29 Escolas de Tempo Integral para chegar ao total de 41 até o final da gestão.

Cada equipamento possuirá quadra, vestiários, biblioteca, hall, salas das coordenações de estágio, sala de professores e pedagógica, secretaria, pátio coberto, auditório, despensa, cozinha, refeitório, lavatório, diretoria, recepção, almoxarifado, banheiro para deficientes, elevador, sanitário masculino e feminino, casa de bombas e casa de gás.

O titular da Secretaria Municipal de Educação, Jaime Cavalcante, explica que existem metas a serem cumpridas, que estão sendo trabalhadas simultaneamente. “A primeira é aumentar a oferta de vagas na educação infantil, com a criação de creches e escolas de tempo integral”, disse. Até o final da gestão, serão pelo menos 30 mil crianças de 0 a 5 anos matriculadas. A segunda, segundo ele, é ampliar o número de escolas em tempo integral e a terceira é melhorar a qualidade da educação.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...