quarta-feira, julho 11

Taxista negocia

Adeus Gledson Serafim


Morreu hoje pela manhã, em casa, o radialista e plantonista esportivo Gledson Serafim, de 69 anos.
Considerado o plantonista objetivo, Gledson trabalhou nas rádios Verdes Mares AM e AM do Povo, além de colaborar com o jornal O Povo.
Há três anos, Gledson vinha se recuperando de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Gledson estava com pneumonia e passou os últimos 20 dias internado no Hospital Antônio Prudente, em Fortaleza, de onde recebeu alta ontem.
A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) decretou luto oficial de três dias.
Tenho boas lembranças de Gledson. Toda vez que nos encontrávamos ele me tratava como "e ai doutor jornalista, novidades esportivas".
Para o radialista Lúcio Filho, Gledson "era uma figura singular. De personalidade bem peculiar. Aprendi muito com ele no Rádio. Sua luta chegou ao fim. Era a Voz da Loteria, deixou freses como: 'Doutor, te organiza'. Era um grande contador de histórias. Vai em paz, companheiro! Que fiquem as boas lembranças".
O velório acontece na Funerária Jerusalém (Avenida Heráclito Graça, 330 - Centro de Fortaleza).
O sepultamento será amanhã, às dez da manhã, no Cemitério Parque Sol Poente (Avenida Sol Poente, 8800, em Caucaia), num jazigo da Apcdec.

Terremoto de 5,2 graus a 2.590 quilômetros de Fortaleza

Hoje, às 5h47, ocorreu um novo tremor na dorsal meso-oceânica desta vez com magnitude 5.2.
O epicentro do evento foi localizado a aproximadamente 718 km a N de Ascensão, a 1.580 km a ESE de São Pedro e São Paulo, a 1.910 km a ENE de Fernando de Noronha, a 2.255 km a ENE de Natal, a 2.280 km a ENE de Recife e a 2.590 quilômetros a ENE de Fortaleza.

O epicentro está simbolizado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho indica a localização da estação de Riachuelo (RCBR).

Sismograma 24 horas da estação RCBR. O evento está registrado, em parte, em destaque, após as 5h50.

Fonte: LabSis/UFRN, USGS/Joaquim Ferreira.

Croácia faz final da Copa com a França

Servnac comemora acesso do Ferroviário


Acreditar no cearense e em sua capacidade de se superar é uma marca que o Grupo Servnac leva consigo. Desde o início de 2018, a Servnac acreditou no projeto de retomada do Ferroviário Atlético Clube e passou a estampar sua marca na camisa coral. O acesso a Série C foi bastante comemorado pelo grupo por conta da exposição positiva da marca, que pretende manter a parceria em 2019.
Para Vicente Araújo Júnior, diretor-presidente do Grupo Servnac e torcedor apaixonado do Ferroviário, o ano de 2018 só trouxe resultados positivos, por ter a logomarca da empresa estampada na camisa do time e em outros espaços em momentos tão positivos.
Com o calendário cheio, a equipe participou de quatro competições na temporada. Além do Campeonato Brasileiro, disputou o Campeonato Cearense, Copa do Nordeste e fez uma ótima campanha na Copa do Brasil, parando apenas na 4ª fase diante do Atlético Mineiro.
Sobre o Grupo Servnac - Atuando desde 1987, a Servnac oferece soluções em diversas áreas, como vigilância, rastreamento, segurança pessoal, administração de condomínio, portaria, terceirização de mão-de-obra, limpeza e conservação. Atualmente lidera o mercado em vigilância no Estado do Ceará e é uma das empresas mais competitivas em todas as demais áreas.

Prefeitura cadastra ambulantes para Fortal 2018

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Regional II, inicia, nesta quarta-feira (11), o cadastramento das pessoas que desejam comercializar alimentos e bebidas, em barracas, durante o Fortal 2018.
O cadastro ocorrerá na sede da Secretaria Regional II, nos dias 11, 12,13, 16 e 17 de julho, de 9 às 16 horas. Para quem vai se cadastrar pela primeira vez como ambulante, os documentos que deverão ser apresentados neste momento são: cópias da Carteira de Identidade, do CPF e do comprovante de endereço, além da folha corrida e uma foto 3x4. Quem já realizou cadastro anteriormente precisa apenas apresentar RG e CPF, sem cópias da documentação. Será feita uma consulta no sistema de Gestão de Recursos e Planejamento de Fortaleza (GRPFOR) e entregue o número de inscrição para o sorteio.
Como forma de democratizar o acesso às vagas, haverá um sorteio, aberto ao público, na quinta-feira (19), às 15h30, também na Secretaria Regional II.
Ao todo serão 50 barracas fixas, onde ficarão 30 no sentido Cidade 2000 para a Praia do Futuro e 20 no sentido Praia do Futuro para a Cidade 2000. Os comerciantes não poderão vender bebidas em garrafas de vidro, para garantir a segurança da festa. Somente o contemplado com a vaga poderá montar a barraca e comercializar no local, pois o cadastramento é pessoal e intransferível.
As barracas ficarão localizadas na área externa da Cidade Fortal, na avenida Aldy Mentor, que na próxima semana irá receber ações de varrição, capinação e pintura de meio fio, para trazer mais conforto e segurança aos foliões e comerciantes.
Fortal - O Fortal 2018 acontece entre os dias 26 e 29 de julho, na Cidade Fortal, localizada no bairro Praia do Futuro, na Regional II.
Serviço
Cadastro de ambulantes para o Fortal 2018
Quando: 11, 12,13, 16 e 17 de julho, de 9 às 16 horas
Local: Secretaria Regional II (Professor Juraci de Oliveira, 01 - Edson Queiroz)
Informações: (85) 3241-4855

PMF lança Museu Orgânico


A Prefeitura de Fortaleza lança, nesta quarta-feira (11), às 18 horas, o Projeto Museu Orgânico, uma ação inédita que busca sistematizar o roteiro de espaços culturais da Capital, reconhecendo agentes e promotores de programação que fortalecem as manifestações da cultura.
A primeira ação do projeto acontece no Cantinho do Frango (Rua Torres Câmara, 71 – Aldeota) e contempla o campo da Música, expressão que encontra ressonância na história da vida boêmia de Fortaleza, identificada em bares da cidade que têm sido ambientes de convivência e de grandes produções intelectuais, artísticas e culturais.
A criação do Museu Orgânico é uma forma de ligar a criatividade plural, diversa e atemporal das interfaces da música e outras linguagens culturais cearenses e sua contribuição para a formação da alma cultural da cidade, fortalecendo os cuidados com a dinamização da nossa memória e a democratização da arte.
A proposta da Prefeitura de Fortaleza busca trabalhar a cidade como um grande museu aberto, inciativa que se inspira na proposta de potencialização dos conteúdos culturais da vida urbana, vinculando seus campos de sentido, como fórmula apresentada no livro-cd "Bulbrax – Sociomorfologia Cultura de Fortaleza", de autoria do jornalista Flávio Paiva.
MOSTRA DA DIVERSIDADE - Cada espaço selecionado para ser uma galeria do Museu Orgânico na linguagem "Música", receberá um painel de 3m x 1,5m da Prefeitura de Fortaleza, composto por 50 fotos de compositores, músicos e intérpretes de reconhecido valor artístico-cultural para a música do Ceará, como mostra da diversidade musical da cidade.
A disposição das fotos em ordem alfabética, todas em preto e branco e com o mesmo tamanho, assegura o distanciamento da Prefeitura quanto a preferências estético-temáticas e de personalidades.
Cada bar-galeria escolhe entre os 50 nomes do painel um destaque para representar o seu espaço. Fica, contudo, facultado ao proprietário ou gestor do bar o direito de indicar um nome de destaque não incluído no painel, conforme as peculiaridades e preferências do bar e de seus frequentadores.
Os nomes de destaque não podem se repetir no Projeto Museu Orgânico, pelo menos antes de completado o uso dos 50 nomes que compõem o painel. Ou seja: O destaque escolhido por um espaço não pode, por qualquer justificativa, ser repetido em outro. A prioridade de escolha será dada conforme a ordem de inscrições dos bares.
Os destaques do bar-galeria contarão com um quadro específico do homenageado local, no qual um pequeno texto do proprietário ou gestor justifica o motivo da escolha daquele artista para destaque.
Por se tratar de uma mostra com apenas 50 artistas, nomes importantes não foram contemplados. Para evitar a pressão de trocas ou de acréscimos de nomes ao sabor das circunstâncias e influências do tempo presente, fica considerado o horizonte do Projeto Fortaleza 2040 para qualquer revisão de nomes que integram o painel.
COMO SÃO ESCOLHIDOS OS ESPAÇOS - Os bares-galerias do Projeto Museu Orgânico serão convidados pela Prefeitura de Fortaleza, obedecendo o critério de distribuição espacial no território da Capital, contemplando as sete Regionais da cidade, com a identificação desses espaços vivos de cultura. A partir do lançamento do projeto, outros bares poderão se candidatar a receber o selo de Bar-Galeria do Projeto Museu Orgânico.
ROTEIRO DA CULTURA MUSICAL DE FORTALEZA - Os bares-galerias integrantes do projeto Museu Orgânico entrarão no roteiro turístico-cultural de Fortaleza, considerando que essa aproximação por campos de sentido é tão relevante para quem visita a cidade como para quem nela vive.
O Projeto Museu Orgânico será iniciado com um mínimo de cinco painéis de música, a serem fixados em bares até o final deste ano. O primeiro lançamento do programa será no hoje, no Cantinho do Frango, com show de Rodger Rogério, nome escolhido pelo dono do estabelecimento, Caio Napoleão, explicitabndo a relação que liga o artista àquela galeria.
A Prefeitura de Fortaleza abrirá inscrições para espaços vivos de cultura interessados em se tornar galerias do Museu Orgânico. Além dos bares, poderão pleitear o material: restaurante s, equipamentos públicos, espaços culturais, barracas de praia, terminais de transportes, centros educacionais, praças de esportes, tendo obediência ao princípio de que só entrarão no roteiro espaços que ofereçam acesso público.
Em paralelo à implantação das galerias com os painéis da linguagem MÚSICA, a Prefeitura de Fortaleza desenvolverá painéis, nos mesmos moldes e seguindo os mesmos critérios, para outras manifestações culturais, como teatro, literatura, fotografia, artes visuais, humor, esportes etc.
O Projeto Museu Orgânico também contempla a possibilidade de que sejam feitos painéis com a figura de pensadores como Clóvis Bevilácqua, Capistrano de Abreu, entre outros, além de figuras populares da cidade, como Zé Tatá, Bode Ioiô.
Na evolução do programa, está prevista, ainda, a possibilidade de colocação de estátuas em áreas públicas com personagens referenciadas nos painéis e que farão também as vezes de totens com QR Codes, por meio dos quais as pessoas poderão acessar virtualmente as diversas galerias do Museu Orgânico espalhadas pela cidade, suas localizações e características.
CURADORIA DO MUSEU ORGÂNICO - As bases para a constituição e funcionamento do Museu Orgânico, bem como a escolha dos 50 nomes que integram o painel a ser multiplicado nos bares-galerias e a seleção dos primeiros espaços foram desenvolvidas por um grupo de curadores indicados pelo Gabinete do prefeito Roberto Cláudio e é composto pelo jornalista Moacir Maia, Coordenador de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Fortaleza, o arquiteto Totonho Laprovitera, representante da Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza, o escritor e Produtor Cultural Jorge Pieiro, representante da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza, e o jornalista, compositor e escritor Flávio Paiva, autor do livro-cd "Bulbrax – Sociomorfologia Cultural de Fortaleza".
SERVIÇO
Inauguração do Projeto Museu Orgânico de Fortaleza
Local: Cantinho do Frango – Rua Torres Câmara, 71 – Aldeota
Dia: 11 de julho de 2018
Horário: 18 horas.



Futricas Cearenses

  • Focus Jangadeiro estreia com programa semanal de rádio.
  • O Sistema Jangadeiro de Comunicação e o Portal Focus.joriniciam parceria editorial para as eleições de 2018. A marca Focus Jangadeiro une duas grifes do jornalismo cearense, reunindo, num só nome, expertise, credibilidade, relevância, capilaridade e força arrebatada pela audiência qualificada em todas as plataformas.
  • O pontapé inicial da parceria acontece na próxima quarta-feira (18), com a estreia do programa semanal Focus Jangadeiro na rádio Tribuna BandNews FM, que integra o Sistema Jangadeiro de Comunicação.
  • O programa semanal, sempre às quartas-feiras, ao meio dia, terá como âncoras os jornalistas Fábio Campos, editor do portal Focus.jor, e o colunista de política da Tribuna BandNews, Wanderley Filho, com apresentação da jornalista Ariane Cajazeiras.
  • Com mais de 20 anos de vivência na cobertura e análise política, Fábio Campos iniciou o projeto Focus.jor ao lado da jornalista Nathália Bernardo no início desse ano, dando sequência a uma trajetória de prestígio no segmento de análise conjuntural em profundidade e originalidade.
  • Historiador e jornalista, Wanderley Filho é articulista do portal Tribuna do Ceará e colunista político da Tribuna BandNews desde sua estreia, há cinco anos. Wanderley usa a sólida base teórica e cultural para esgrimar com os fatos políticos, desnudando o contexto em que são forjados, sem perder de vista a perspectiva histórica.
  • A parceria Focus Jangadeiro se replicará principalmente no meio digital, com troca de conteúdo entre veículos jornalísticos e uma forte atuação nas redes sociais de ambos.
  • Em sua apresentação, o Focus.jor se define como veículo que tem como princípio o estado de direito, as liberdades individuais e de expressão, assim como a defesa da democracia e da transparência.
  • Da mesma forma, o Sistema Jangadeiro imprime e expressa em todas as suas marcas a crença irrestrita na democracia e na liberdade de expressão, repudia o patrulhamento ideológico e acredita na transparência como ferramenta de empoderamento social. Com um DNA 100% cearense, junta-se, nesta parceria com Focus.jor, para trazer ao seu público o que sempre se propõe a fazer: conteúdo de qualidade que contribua para a informação e formação do cidadão. Independentemente das crenças que movem cada um de nós, o que todos nós queremos é um ceará melhor para os cearenses.
  • Com informações do tribunadoceara.com.br

Marco Faria participa do IronMan Florianópolis


Um dos incentivadores e participantes do “&Running”, projeto que promove o bem estar, através do esporte, motivando o trabalho coletivo, Marco Faria, diretor regional NET no Ceará, Maranhão e Piauí, participou de mais uma edição do circuito de triátlon do Ironman, dessa vez em Florianópolis-SC. O evento aconteceu no final de maio e reuniu cerca de 2,5 mil atletas, de 44 países. O diretor regional representou os colaboradores do Grupo Claro Brasil com o tempo de 14 horas e cinco minutos de prova.
“Eu adoro praticar esporte e o triatlon me deixa ainda mais feliz porque me proporciona a prática da natação, corrida e bicicleta, mas o mais importante de tudo isso é sempre procurar o auxílio de um acompanhamento médico. Depois que embarquei nessa vida esportiva, além da qualidade de vida, o desempenho no trabalho melhorou com mais concentração, foco e disciplina”, destaca Marco Faria.
Conheça o “& Running” - O “&Running” é um projeto de corridas, subsidiado pela Claro Brasil, realizado aos finais de semana nas ruas de todo o País. A iniciativa reúne diversas histórias de superação de colaboradores do Grupo que perderam peso, melhoraram a saúde e adotaram um estilo de vida mais saudável. O projeto ainda busca incentivar e integrar os colaboradores por meio da prática esportiva.
Sobre a NET - A NET é líder em TV por assinatura e banda larga no Brasil. Também lidera o crescimento da telefonia fixa, sendo a operadora que mais recebe números portados de outras operadoras. Através de sua plataforma institucional, as marcas NET, Claro e Embratel investem em ações relacionadas a Educação, Cultura e Cidadania e propõem a conexão entre as pessoas para a construção de um amanhã gigante. Entre as iniciativas estão os Theatros NET São Paulo e Rio de Janeiro, Estação NET Cinema, entre outros. Além disso, por meio do Instituto NETClaro Embratel, atua em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento, realizando e apoiando projetos como o Campus Mobile, o Educonex@o, Programa Dupla Escola, NET Educação e Naves do Conhecimento.


Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...