segunda-feira, janeiro 22

Futricas Cearenses

Bloco dos Jornalistas Cearenses, Matou a Pau...Ta, não sai este ano.
Deixa o Pré-Carnaval por falta de incentivo da Prefeitura de Fortaleza.
O Matou a Pau..ta saiu por 12 anos, de 2006 a 2017, alegrando a categoria jornalística.
Desfilou na Domingos Olímpio, Praça Murilo Borges, Praça do Ferreira, Praça da Gentilândia e Associação Cearense de Imprensa (ACI).

Funceme prevê bom inverno 2018


O presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio, prevê bom inverno para este ano no Ceará

Educação Profissional


GOL inicia vendas dos voos Fortaleza-Estados Unidos

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes inicia hoje a venda de passagens para os dois novos destinos da companhia nos Estados Unidos, Miami e Orlando. Os bilhetes estão disponíveis para compra em todos os ​canais oficiais – aplicativo, site (www.voegol.com.br), Lojas VoeGol, Smiles e agências de viagem – com preços a partir de R$ 2.206,20, com taxas. Serão quatro voos entre o Brasil e a Flórida, a partir de quatro de novembro, com decolagens diárias de Fortaleza e Brasilia escolhidas por suas localizações privilegiadas e oportunidade de conexões com os demais destinos da companhia.
“Estamos contentes por oferecer aos nossos clientes dois novos destinos muito procurados pelos viajantes. Com os nossos diferenciais de produtos e serviços aliados a um bom atendimento e preços competitivos, estamos confiantes que estas operações serão um sucesso”, ressalta Eduardo Bernardes, vice-presidente de Vendas e Marketing da Gol.
A malha da companhia para Miami e Orlando foi construída com base nos clientes de todas as regiões do país, pois tanto em Brasília quanto no novo hub do Nordeste, em Fortaleza, um total de 30 destinos poderão fazer conexões rápidas e eficientes, com duração média de 60 minutos. Os clientes podem, por exemplo, adquirir passagens para embarcar em aeroportos centrais como Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e se conectar rapidamente em Brasília com destino à Flórida.
As rotas serão realizadas com as novas aeronaves Boeing 737 MAX 8 equipadas com tecnologia de última geração. Os clientes terão à disposição toda a comodidade e conforto já oferecidos nos voos da companhia, como internet e entretenimento, bancos de couro, mais espaço entre as poltronas e serviço de bordo gratuito, com bebidas e refeições.
Os clientes podem optar pela classe Gol Premium na hora da compra das passagens. Ela oferece uma série de vantagens, como assento do meio bloqueado, bin exclusivo, check-in prioritário e pontuação diferenciada no programa de milhagem Smiles, para transformar todos os momentos da viagem numa experiência com ainda mais conforto e comodidade em todo o percurso.
Confira detalhes dos voos:

Voo
Origem
Destino
Tempo de voo
Frequência
G3 7600
Brasília
09:50
Orlando
14:50
08:00

 Todos os dias
G3 7601
Orlando
21:30
Brasília
08:20
07:50







G3 7654
Fortaleza
08:35
Orlando
14:25
07:50

 Todos os dias
G3 7655
Orlando
21:45
Fortaleza
07:15
07:30







G3 7748
Brasília
09:50
Miami
14:25
07:35

 Todos os dias
G3 7749
Miami
21:45
Brasília
08:20
07:35







G3 7732
Fortaleza
08:35
Miami
14:05
07:30

 Todos os dias
G3 7733
Miami
22:00
Fortaleza
07:15
07:15

A GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES
Em 17 anos de história, a Gol Linhas Aéreas Inteligentes ajudou a construir elos, aproximando pessoas e diminuindo distâncias com segurança e inteligência. A empresa teve um importante papel na democratização do transporte aéreo no Brasil, contribuindo para que cerca de 18 milhões de pessoas voassem pela primeira vez. Com isso, tornou-se a maior companhia aérea de baixo custo e a de melhor tarifa da América Latina. É ainda líder em passageiros transportados no mercado doméstico, tanto no segmento de lazer quanto no corporativo, e em pontualidade – de acordo com dados da Infraero.
A Gol possui a maior oferta de assentos com o selo “A” da Anac, disponibilizando ainda mais conforto em seus mais de 700 voos diários, que atendem 65 destinos domésticos e internacionais para a América do Sul e Caribe.
A companhia mantém alianças estratégicas com Delta Air Lines, Air France e KLM, além de disponibilizar aos clientes 13 acordos de codeshare e mais de 70 de interline. Essa oferta traz mais conveniência e facilita as conexões para qualquer lugar atendido por essas alianças.
Com o seu programa de relacionamento Smiles, é possível acumular milhas e resgatar bilhetes para mais de 160 países e 800 destinos no mundo. Além disso, a Gollog capta e distribui cargas e encomendas em aproximadamente 2.500 municípios brasileiros e mais de 90 destinos internacionais em conjunto com as empresas parceiras.

51 apresenta 'Wi-Fi, o drink do Verão'

A Companhia Müller de Bebidas lança sua primeira campanha do ano, intitulada "Wi-Fi, o drink do verão". A estreia aconteceu sábado (20), no intervalo do programa Altas Horas, na Globo, em todo o território nacional.
Os 7 filmes criados pela agência MariaSãoPaulo abordam o modo de preparo simples, prático e rápido (Cachaça 51, refrigerante de limão e gelo), fazendo jus ao nome "wi-fi", que representa uma conexão rápida. Os filmes contam também com uma trilha produzida especialmente para o drink. Quem assina a produção sonora é a Jamute.
"Estamos muito empolgados com a nova campanha. O Wi-Fi conseguiu mostrar a versatilidade do produto, que pode integrar drinks que vão além da famosa caipirinha. Os vídeos são modernos e divertidos, alcançando nosso objetivo para falar com o público jovem", diz Rodrigo Carvalho, diretor da Cia. Müller de Bebidas.
A campanha terá dois meses de duração, indo até 20 de março, com os vídeos em diferentes formatos e durações. Com exibições em TV aberta, payTV, YouTube (formato Vogon com mais de 100 variações de chamadas) – a fim de atingir o target de forma abrangente e relevante nas principais praças. O conteúdo estará no intervalo comercial da estreia do Big Brother Brasil 18, spots de rádio, Copa Nordeste, em parceria com influenciadores no meio digital, anúncios em revistas e em mídias Out of Home de São Paulo.
Cia. Müller de Bebidas - Fundada em 1959, por Guilherme Müller Filho, um brasileiro de origem alemã e um dos mais importantes empreendedores da indústria de bebidas do país, a Cia. Müller de Bebidas iniciou a produção e comercialização da Cachaça 51, que se transformou no produto líder entre as cachaças do país. A empresa, referencial de excelência no setor, produz, além da Cachaça 51, a Reserva 51, 51 ICE, 51 Exportação, 51 Gold, Caninha 29, Terra Brazilis, o Conhaque Domus, a 51 Ouro e a Vodka Polak. No mercado interno, os produtos da Cia. Müller são distribuídos em todo o Brasil e podem ser encontrados em mais de um milhão de pontos de venda.

Funceme prevê 40% de inverno 2018 acima da média histórica


A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou, hoje, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, que a quadra invernosa de fevereiro a abril de 2018, no Ceará, após seis anos consecutivos de seca, apresenta cenário favorável para chuvas acima da média histórica. A avaliação climática aponta que há 40% de probabilidade para chuvas superiores à média histórica, 35% em torno da normalidade e 25% de chances do período se encerrar abaixo do normal. 
Os pesquisadores da Funceme preveem que na Região Centro-Sul, o Ceará pode ter chuvas dentro da normalidade. Já para Região Norte, as chuvas poderão ser acima da média histórica.
A divulgação dos dados foi presidida pelo governador Camilo Santana (PT) e contou com a participação do presidente da Funceme, Eduardo Sávio (foto Marcos Studart); do secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira; representantes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) e Defesa Civil.
Em fevereiro, será divulgado um prognóstico climático atualizado para o Ceará, abrangendo o trimestre março, abril e maio.
Camilo Santana avalia com otimismo os dados apresentados pela Funceme, mas destacou que o Governo do Ceará continuará seguindo à risca e com celeridade todos os planos em busca de diversificar as fontes hídricas para garantir que não falte água para a população. O chefe do Executivo lembrou de ações, como o Plano de Segurança Hídrica para Fortaleza e Região Metropolitana, que têm gerado economia de 292 milhões de m³ de água anualmente. O número, destacou, supera em muito a média projetada na adoção do racionamento – economia de 21 milhões de metros cúbicos.
“Mesmo com toda essa perspectiva de um cenário melhor de prognóstico de chuvas e com a conclusão de obras estruturantes neste ano, vamos continuar mais firmes ainda trabalhando com as nossas ações. Já foram mais de 400 quilômetros de adutoras construídas ao longo desses três anos, levando água de uma cidade para outra para garantir esse abastecimento. Vamos continuar com as nossas ações de perfuração de poços, com poços direcionais no Cumbuco, ações na Taíba, São Gonçalo, em todo o Ceará, para assegurar o abastecimento de água e a Segurança Hídrica no nosso Estado”, afirma.
O governador lembra da importância do conjunto de ações que envolveram as ações de autorização de uso da água do Maraguapinho, o reuso da água da ETA Gavião, a perfuração de poços no Pecém e em Fortaleza, a taxa de contingenciamento (que garantiu a redução de consumo de 18% em Fortaleza e Região Metropolitana), dentre outras. “Fizemos um corte de água de consumo na irrigação, 75% da água que é consumida no Ceará vai para a irrigação. Cortamos 70% dessa água. Fizemos também um corte de 20% na água de consumo da Indústria. Todas essas ações que o Estado fez nos garantiu uma economia de quase 300 milhões de m³ de água por ano”, complementa.
O presidente da Funceme, Eduardo Sávio, explica que a situação para janeiro e o trimestre fevereiro, março e abril é mais favorável do que a população cearense viveu no mesmo período de previsão em 2017. Contudo, ele pontuou que haverá tendência similar de irregularidades dependendo da região do Estado.
“Teremos aquela mesma tendência de mais normalidade ou até mesmo abaixo da média para o Sul do Estado, mas para o Centro Norte uma tendência favorável acima da média. O Estado como um todo ficaria acima da média como tendência mais provável. Os sistemas que nós estamos fazendo a previsão começam a atuar em meados de fevereiro até o final da quadra em maio”, diz Eduardo Sávio.
A avaliação climática sobre o semiárido é feito sobre probabilidades referentes a uma tendência média do volume acumulado de chuva para o trimestre. A variabilidade no prognóstico anda juntamente à distribuição de chuvas no setor norte do Nordeste do Brasil, devido a fatores como efeitos topográficos, proximidade em relação ao oceano e cobertura vegetal. Em função das variações, a Funceme recomenda o acompanhamento das previsões diárias de tempo, análises e tendências climáticas semanais divulgadas pelo órgão vinculado à SRH.
O secretário cearense de Recursos Hídrícos, Francisco Teixeira enfatiza que, apesar do prognóstico otimista, é necessário que o Governo do Ceará prossiga com rigor no acompanhamento e trabalhos de contingência, pois os reservatórios ainda seguem em situação emergencial no Estado.
“Precisamos monitorar. A atenção continua sendo a mesma às ações de contingência, sejam de gestão ou estruturais. Com o acompanhamento das chuvas e monitoramento dos reservatórios, vamos continuar no trabalho de controle e na busca de garantir a oferta de água para a população”, destaca Francisco Teixeira.

FitDance em Horizonte hoje

Hoje, às seis da noite, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), Layla Gama agitará os horizontinos com o FitDance.
O objetivo da iniciativa promovida pela Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude de Horizonte é levar alegria e diversão por meio da dança dos hits mais conhecidos do momento.
O FitDance agita o corpo e a mente, elevando o bem-estar de quem o pratica. O valor da inscrição é R$ 15,00 e pode ser realizada no CEU (Rua Baturité, 1943 0 Mangueiral). Mais informações 3336. 6084.

Prefeitura de Marco convoca aprovados em concurso

A Prefeitura de Marco convoca os candidatos aprovados para os cargos de procurador, controlador de almoxarifado, psicólogo, motorista, professor da educação infantil e educação fundamental I, cuidador, auxiliar de ensino infantil e auxiliar de serviços gerais, aprovados no último concurso público, realizado em 2016.
Os candidatos convocados deverão comparecer e apresentar documentação para nomeação e posse, até 29 de janeiro, das 8 às 12 horas, no setor de Recursos Humanos da Prefeitura de Marco (Avenida Prefeito Guido Osterno, s/n, Centro).

Avianca no Camarote Salvador

A Avianca patrocina o Camarote Salvador (foto Publicom)

A Avianca Brasil marca presença na folia mais tradicional do Brasil, o Carnaval de Salvador. A companhia aérea acaba de anunciar uma parceria com o Camarote Salvador que incluirá, entre outras coisas, um voo exclusivo saindo de São Paulo (Guarulhos) com destino à capital baiana. Nele, passageiros e convidados contarão com um pocket show especial da Banda Eva. De acordo com as empresas, o objetivo é proporcionar uma experiência completa para quem for conferir uma das melhores festas de carnaval do país. A parceria foi viabilizada pela unidade de Arquitetura de Negócios da MChecon.
Durante o voo, os passageiros poderão interagir com os integrantes Banda Eva e usufruir do conforto e diferenciais que a companhia oferece, como por exemplo, wi-fi a bordo. Nomes de influenciadores como Felipe Titto, Léo Picon e Gabi Lopes já estão confirmados para a experiência.
"Salvador é atualmente um dos nossos mais importantes hubs. Então, participar de um dos momentos mais tradicionais para a cidade, faz todo o sentido. Temos a certeza que essa parceria proporcionará uma experiência de voo ímpar para os foliões", comenta Arthur Sorelli Furtado, gerente sênior de marketing da Avianca Brasil.
Além de realizar diversas ativações de marca com o Bloco Eva, que desfilará no circuito Barra/Ondina, na sexta-feira e no sábado de Carnaval, a companhia também patrocinará o Bloco Olodum, icônica banda baiana que sairá na sexta-feira, no circuito do Campo Grande, e no domingo no trajeto Barra-Ondina.
Operação em Salvador - Atualmente, a Avianca Brasil opera 22 voos diários em Salvador e um semanal com destino a Bogotá, na Colômbia. Especialmente para a alta temporada, a companhia incluiu 120 voos adicionais para a capital baiana, até 15 de fevereiro, saindo dos principais aeroportos internacionais de Guarulhos, Tom Jobim (Galeão) e Brasília.
"Salvador tem grande importância em nossas operações, pois somos uma das companhias aéreas com a maior oferta de voos no mercado doméstico. A rota Salvador-Bogotá, por exemplo, abre possibilidades para que a população da cidade e região conheça outras cidades da Colômbia, do Caribe e da América Central, além de, claro, representar mais um ponto de entrada para turistas internacionais conhecerem e usufruírem de todos os atrativos da capital baiana", comenta o vice-presidente da Avianca Brasil, Tarcísio Gargioni.
Avianca Brasil - A Avianca Brasil atende 23 destinos domésticos e quatro no exterior com 236 decolagens diárias, utilizando 55 aviões da Airbus – a frota mais jovem das Américas. Reconhecida pela alta qualidade do seu produto, a companhia oferece diferenciais aos clientes, como entretenimento individual, refeição de bordo gratuita e maior espaço entre poltronas (é a única no país a estampar a categoria "A" do Selo Dimensional ANAC em todas as fileiras de assentos de todas as suas aeronaves). Sempre inovadora, foi a primeira empresa aérea da América do Sul a ter internet a bordo de aviões e uma das pioneiras na operação latino-americana do moderno A320neo. A estas vantagens soma-se o programa de fidelidade Amigo, que possui, mais de 4 milhões de clientes cadastrados. Além disso, como o membro brasileiro da Star Alliance, a maior aliança global de companhias aéreas, a Avianca Brasil conecta passageiros a mais de 1.300 aeroportos em todo o mundo, por meio de voos de 27 parceiras internacionais. Para mais informações, acesse: www.avianca.com.br, siga @AviancaBrasil no Twitter e curta a Avianca Brasil no Facebook.

Faculdade Rodolfo Teófilo será apresentada amanhã

Um café da manhã seguido de visita às instalações marcará amanhã (23), às 8h30, a apresentação ao mercado da Faculdade Rodolfo Teófilo (FRT), novo braço de educação a ser conduzido pelo Instituto do Câncer do Ceará (ICC). O encontro reunirá representantes de órgãos públicos e de empresas e associações dos setores de saúde e educação, empresários e a imprensa, e será realizado no campus da Faculdade Rodolfo Teófilo, localizado na Avenida do Imperador, 1360.
Entidade de referência em saúde há mais de 70 anos e onde o ensino sempre teve um papel relevante na formação de profissionais e na pesquisa por meio da Escola Cearense de Oncologia (ECO), o Instituto do Câncer do Ceará (ICC) dá um importante passo neste natural caminho na área de educação e entra no mercado de ensino superior com o lançamento da Faculdade Rodolfo Teófilo (FRT). A nova instituição está ancorada na história de credibilidade do ICC, conectando os alunos a profissionais renomados e tendo como um dos diferenciais a oportunidade de cursar parte das disciplinas práticas em uma unidade hospitalar com a qualidade do Hospital Haroldo Juaçaba e a possibilidade de oportunidades profissionais no próprio hospital.
A FRT, nomeada em homenagem ao farmacêutico e escritor que tanto empreendeu na luta por saúde no Ceará, irá trabalhar com ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo atividades de iniciação científica e promovendo eventos científicos de destaque, em graduação e pós-graduação. No início de suas atividades, a Faculdade oferecerá os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Gestão Hospitalar e Serviço Social. O primeiro Vestibular já tem data marcada, quatro de fevereiro, e as inscrições estão abertas pelo site www.frt.edu.br Os interessados também têm condições de acesso à Faculdade pelo processo seletivo do seletivo a partir da nota Enem. Em breve, serão ofertados cursos de Pós-Graduação lato sensu em diversas áreas do conhecimento. Além do vestibular e Enem, há a possibilidade de unir Enem + bolsa, para 20% das vagas.
A estrutura da FRT conta com oito salas de aula com capacidade para 50 alunos; um auditório com capacidade para 150 pessoas, laboratórios didáticos (Informática, Estudos e Práticas Sociais, Microscopia, Anatomia, Multidisciplinar e Habilidades) para os quatro cursos de Graduação oferecidos atualmente. Outro destaque da estrutura a Biblioteca, cujo acervo inclui obras de referência, livros, periódicos, monografias, dissertações, teses e materiais multimídia. Além disso, conta com coleções especiais (livros em Braille, folhetos, cartilhas), obras clássicas e bibliografias em áreas correlatas, que servirão de complemento ao desenvolvimento das pesquisas realizadas na Instituição como forma de promover a interdisciplinaridade e a inclusão social. A Biblioteca disponibiliza ainda acesso a fontes de informação online, com diversas Bases de Dados. “Um grande diferencial da FRT é a oportunidade de estagiar no Hospital Haroldo Juaçaba (ICC) e a proximidade entre o acadêmico e o profissional. Ela já nasce com um hospital próprio para campo de estágio”, explica Pedro Meneleu, CEO do Instituto do Câncer.

Café da Manhã de Apresentação da Faculdade Rodolfo Teófilo (FRT)
Evento para convidados
Data: Amanhã (23), às 8h30.
Local: Campus Imperador, 1360.

Guia de Palestrantes e Consultores do Ceará ganha 6ª edição

O Guia de Palestrantes e Consultores do Ceará chega à 6ª edição em 2018. A publicação vai ser lançada na próxima quinta-feira (25), no Ponta Mar Hotel. O evento tem início a partir das 18h30 e as inscrições são limitadas e já podem ser feitas pelo link: http://bit.ly/2Dk30E5,gratuitamente. Além do lançamento do guia, os convidados poderão acompanhar a entrega do Prêmio GPC - CE “Profissional do Ano” 2017, promovido pela publicação, e uma apresentação musical com David Valente.
Criado em 2013 pela consultora Madalena Mattos, o Guia do Palestrante é uma publicação anual que tem como principal meta aproximar grandes profissionais especialistas em palestras, treinamentos e consultoria aos diferentes setores empresariais. O Guia agrupa as principais informações sobre os palestrantes, junto a uma apresentação dos trabalhos já realizados por eles e opções de contato.
Atuando por meio da inovação, ética e valorização humana, o guia procura mostrar o Nordeste como uma terra de numerosos e excelentes profissionais capacitados em diversas áreas. Este ano o evento conta com o apoio da Tres Corações, Ricarte Urbano Contabilidade, Centro Automotivo FastWash, Phoenix Soluções, Data Vídeo Fortaleza, Ponta Mar Hotel, Café Novo, Beemu Soluções Web, Inspira! Comunicação, Fix Eventos, Studio MS, Madalena Mattos e Gráfica Autêntica.
Para Madalena Mattos, a importância da plataforma se dá pela demanda crescente das empresas por esses profissionais, apresentando novos caminhos com qualidade e alto desempenho. “Nós juntamos especialistas prontos para motivarem e desenvolverem as melhores estratégias para cada empreendimento. Já evoluímos muito até agora e, em 2019, a meta é ser referência nacional, representando sempre o Nordeste”, explica a palestrante.
Durante o evento, todos os convidados serão presenteados com a nova edição da publicação. Para aqueles que quiserem adquirir posteriormente, o guia ficará disponível no site  www.guiadepalestrantesce.com.br para download.
Prêmio Profissional do Ano - Promovido pelo Guia dos Palestrantes, o Prêmio Profissional do Ano é uma forma de incentivar os profissionais e reconhecer devidamente os talentos e os destaques do período em questão. Na edição deste ano, referente a 2017, serão entregues troféus de 1º, 2º e 3º lugar para os talentos mais participativos e com mais destaque. Nesta edição, o prêmio terá a participação de seis entidades na entrega dos troféus: Rede Coworking, TV Diário, Conselho Regional de Administração - CE, Associação Empresarial de Indústrias - CE, Instituto de Desenvolvimento do Trabalho - CE e Associação Cearense de Atacadistas e Distribuidores.
SERVIÇO
Lançamento do Guia de Palestrantes e Consultores do Ceará 2018 e entrega do Prêmio Profissionais do Ano 2017
Local: Ponta Mar Hotel - Avenida Beira-Mar 2200
Data: Quinta-feira (25)
Horário: 18h30.

Marília Lima lança primeiro CD no Cuca Jangurussu


A cantora cearense Marília Lima (foto Divulgação), arista revelação da cena blues de Fortaleza, inicia 2018 com os preparativos para a gravação e o lançamento de seu primeiro álbum autoral, intitulado Rosa Negra, que busca valorizar ainda mais a expressão da black music no Ceará. O diferencial do álbum está justamente na forma como ele será produzido pela artista. A captação do áudio e do material gráfico, além de todo o processo de pré, pós-produção e divulgação, será feito com um olhar para a realidade do bairro Jangurussu, a partir do show ao vivo que acontece em três de fevereiro, às 19 horas, no Pátio do Cuca Jangurussu.
A experiência da gravação de Rosa Negra será objeto de uma oficina prática, em um total de quatro encontros de duas horas, com 15 alunos previamente selecionados pelo Cuca Jangurussu. Na ocasião, os participantes terão a chance de acompanhar o processo de gravação, percebendo os detalhes que permeiam a captação do áudio de um álbum fonográfico, além de saber sobre as especificidades do processo de gravação de um disco ao vivo. A ideia é que eles coloquem em prática, durante a apresentação no dia 03 de fevereiro, o que aprenderam durante a oficina.
“A gravação e o lançamento do disco é uma forma de exaltar a população do bairro, um dos mais carentes da capital cearense. Também queremos proporcionar uma oportunidade para esses jovens da região de terem o primeiro contato a área musical, algo que pode ser tornar uma bela profissão”, explica Marília Lima. 
A oficina será ministrada por Alencar Júnior, músico, compositor, produtor musical, professor de áudio, som para cinema, sonoplasta, editor, radialista, técnico de som, técnico de captação de som direto para cinema e audiovisual. O facilitador também possui vasta experiência nas áreas musical e audiovisual, realizando dublagens, trilhas, finalização de áudio de filmes, gravação e produção musical.
Amadurecimento musical - Rosa Negra, como faz de ressaltar a artista, mostra uma face amadurecida de sua trajetória. Além de revelar composições suas e de parceiros, canções experimentais e regravações de clássicos em diálogo com a cultura brasileira, o trabalho contará com um time de músicos experientes, como Leonardo Vasconcelos (piano, teclados), Débora Marciel (guitarra), Romualdo Filho (baixo) e Marcelo Holanda (bateria).
“Rosa Negra não deixa de ser numa alusão à valorização do negro e das populações excluídas historicamente. Por isso, fizemos questão de realizar uma gravação ao vivo e a captação de imagens para o material gráfico do disco em um dos espaços historicamente mais esquecidos da capital cearense, quase sempre relacionado à imagem do antigo ‘lixão’ da cidade. Este trabalho vai ter muito de cada um de nós”, reforça Marília Lima.
Trajetória - Nascida em berço musical em 1985, Marília Lima é uma das cantoras e compositoras mais promissoras de sua geração. Dentre seus processos criativos, ela se inspira em grandes divas da música universal, como Dalva de Oliveira, Etta James, Maysa, Aretha Franklin, Janis Joplin, Núbia Lafayette, Ella Fitzgerald, Amy Winehouse e Nina Simone. Embora faça releituras e tenha escrito músicas em inglês, suas composições são, em sua maioria, em português, justamente para aproximar o público do universo sonoro do jazz, blues, rock e soul, entre outros estilos.
Em 2011, insere-se como revelação e referência feminina do gênero blues na cidade como vocalista da Banda InBlues. Considerada uma das principais e mais marcantes vozes femininas da black music de Fortaleza, Marília Lima passa a circular com uma série de shows a convite de casas noturnas especializadas no gênero e através de parceria com a Associação Casa do Blues, participando da gravação do 1º DVD coletivo da categoria no Ceará, com a presença de 3.000 espectadores no Parque do Cocó.
Em 2013, é convidada a participar do Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga e, em 2014, obtém destaque na programação da Casa do Blues Estoril, ainda como integrante da Banda InBlues. No decorrer do ano de 2014, participa da gravação do DVD Casa do Blues Estoril, com sua banda e, no mesmo ano, desenvolve um projeto independente em formato duo, o Piano Blues Project, em parceria com o tecladista e produtor Leonardo Vasconcelos, quando decide apostar no primeiro trabalho solo e autoral, o espetáculo musical intitulado Rosa Negra, que dará origem ao CD gravado em parceria com o Cuca Jangurussu.

SERVIÇO
Show de gravação do CD Rosa Negra – Marília Lima
Dia: Três de fevereiro.
Horário: 19 horas.
Local: Cuca Jangurussu (Avenida Leonel Brizola, s/n).
Classificação: Livre

No Dragão

Programação do Centro Cultural Dragão do Mar de hoje (22) a domingo (28):
FUNCIONAMENTO DO CENTRO DRAGÃO DO MAR:  Geral: de segunda a quinta, das 8h às 22h; e de sexta a domingo e feriados, das 8h às 23h. Bilheteria: de terça a domingo, a partir das 14h.
Cinema do Dragão: de terça a domingo, das 14h às 22h. Às terças-feiras, o valor do ingresso é promocional: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).
Museus: de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); sábado, domingo e feriados das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.
Multigaleria: de terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.
OBS1.: Às segundas-feiras, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura não abre cinema, cafés, museus, Multigaleria e bilheterias.
► [PALESTRAS] CONVERSA DE PROA COM ALEXANDRE MATIAS, PENA SCHMIDT E ROBERTA MARTINELLI
Por meio da aceleradora de projetos artísticos Porto Dragão, o Instituto Dragão do Mar realiza mais uma Conversa de Proa, nesta segunda-feira (22), programa que oferece ao público palestras formativas com grandes nomes do mercado brasileiro das artes. Esta edição terá como convidados Alexandre Matias, que é curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra; o produtor musical Pena Schmidt, que foi executivo e diretor de gravadoras, como a Warner Music; e Roberta Martinelli, apresentadora do programa Cultura Livre, na TV Cultura, e uma das referências jornalísticas da área. A palestra terá como tema “Posicionamento de carreira e audiência na música” e se inicia às 19h, no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Os convidados desta edição da Conversa de Proa, assim como os da última, estão entre os curadores do programa Porto Dragão Sessions, que vai selecionar bandas cearenses para produção de conteúdo musical e posterior distribuição digital desse material. “Estamos aproveitando a vinda dos curadores do Porto Dragão Sessions para que eles compartilhem com o mercado cearense o conhecimento mais atual sobre os novos desafios e fronteiras do mercado nacional e mundial da música”, afirma o diretor de Ação Cultural do Instituto Dragão do Mar, João Wilson Damasceno.
SOBRE OS CONVIDADOS
Alexandre Matias
Nascido em 1975, o jornalista brasiliense Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há vinte anos e colaborou com os principais veículos de comunicação no Brasil. Sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), que mantém desde 1995 (@trabalhosujo nas redes sociais). Também atua como curador, tradutor, DJ e produtor de festas, palestrante e coordena cursos voltados para música. Atualmente é curador de música do Centro Cultural São Paulo e curador de música do Espaço Cultural Centro da Terra. Também possui um blog de cultura pop no UOL, uma coluna sobre música brasileira na revista Caros Amigos, é curador e cocriador da série de debates Spotify Talks, produz a festa mensal Noites Trabalho Sujo e coordena o curso O Ecossistema da Música no Século 21, no Espaço Cult, em São Paulo. Também faz parte do conselho consultivo da Semana Internacional da Música de São Paulo, do júri de música popular da Associação Paulista de Críticos de Arte e presta consultoria para o Prêmio Multishow de Música Brasileira.
Pena Schmidt
Produtor Musical, Pesquisador e Curador Independente. Inicia sua atividade em 1972, ao terminar o curso técnico de eletrônica e iniciar suas primeiras produções de disco, com artistas autorais como Novos Baianos, Moto Perpétuo, Som Nosso de Cada Dia, Walter Franco e Almir Sater. Trabalha na montagem do equipamento de som dos Mutantes e segue com eles em turnê pelo Brasil, operando a mesa. Continua a produzir discos, Rita Lee, Walter Franco e Almir Sater, participa dos primeiros Festivais - Hollywood Rock, Aguas Claras, São Paulo-Montreaux, Free Jazz (todos), como técnico de som e depois diretor de palco e diretor de eventos até 2003. Durante os anos 80, com André Midani e Liminha, na WEA, contrata e produz Ira!, Titãs, Ultraje, Mulheres Negras e Benjor entre outros. Nos anos 90 cria o selo Tinitus, que lança Karnak, Virna Lisi, Música Ligeira e mais dezenas de Cds. Em 1999 participa da fundação da ABMI - Associação Brasileira da Música Independente, da qual foi presidente em dois mandatos, monta a StageBrainz, empresa de produção técnica profissional, em 2003 foi Diretor Geral da gravadora Trama, em 2004 superintendente do Auditório Ibirapuera, de sua inauguração até 2012. Foi Diretor do Centro Cultural São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo entre 2014 e 2016. Atualmente pensa, faz curadorias, escreve e dá consultorias.
Roberta Martinelli
É apresentadora, criadora e curadora do programa Cultura Livre na Rádio Cultura Brasil e na TV Cultura. O programa completou em 2017 oito anos na grade da Rádio Cultura Brasil e 7 temporadas na TV Cultura mostrando a música brasileira que acontece hoje. O programa foi indicado pela APCA como melhor programa de televisão em 2014. É apresentadora do Prelúdio, o único concurso de musica clássica da tv brasileira. Apresenta e produz o programa Som a Pino diariamente na Rádio Eldorado. É colunista do jornal O Estado de São Paulo.Foi professora de jornalismo cultural em rádio na pós-graduação da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP/SP). Especialista em Canção Popular pela faculdade Santa Marcelin
PORTO DRAGÃO SESSIONS
Projeto do Instituto Dragão do Mar (IDM), o Porto Dragão entra, em 2018, numa nova fase no processo de agenciamento da produção artística cearense, com o Porto Dragão Sessions. Trata-se de um programa que tempor objetivo criar conteúdo em música e depois distribuí-lo em plataformas digitais, com o intuito de fomentar a produção artística musical do Ceará. Para esta primeira edição do programa, serão selecionadas dez bandas profissionais e artistas – cearenses ou residentes no Estado – por meio de uma convocatória on-line. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 26 de janeiro, no site www.dragaodomar.org.br.
Para registrar, difundir e distribuir a produção musical cearense, o Porto Dragão Sessions vai produzir junto dos selecionados cinco conteúdos: uma coletânea da Nova Música Cearense, com 20 faixas, para difusão e distribuição em meio digital; um programa para veiculação numa emissora televisiva e canais na web; dois videoclipes ao vivo de cada banda/artista selecionado; duas faixas mixadas e masterizada, de cada banda/artista selecionado; e uma playlist com bandas/artistas selecionados para difusão em plataformas digitais. Além de Alexandre Matias, Pena Schmidt e Roberta Martinelli, são curadores ainda Fabiana Batistela, Arthur Fitzgibbone Daniel Ganja Man.
// Dia 22 de janeiro de 2018, às 19h, no Auditório do Dragão. Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.
► [TEATRO] DOM – HERÓIS GUERREIROS
Cia Palmas
O espetáculo narra a saga de Dom Quixote Quixada Quesada Quixano Fidelis Nemé Galalão Ferrabrás D’Oliveiros Roldão de Magno dos Inhamuns. Uma revitalização de Dom Quixote por Ricardo Guilherme, uma transposição do grande cavaleiro espanhol para o universo regionalista do Nordeste. Dom, nesta aventura, irá se deparar com os guerreiros umbandistas, louvando-os, rogando-os e recebendo-os. Nesse universo místico, Dom sairá na busca incessante de sua digníssima Dona Dulcineia Creuza Teodora de Porcina Magalona dos Cariris. O caminhar de luz o aguarda em suas aventuras brilhantes de cantos e encantos.
// Dias 23, 24, 25, 26, 27 e 28 de janeiro de 2018, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Classificação etária: Livre.
► [PRÉ-CARNAVAL DO DRAGÃO] BLOCO CHÃO DA PRAÇA – COM OS TRANSACIONAIS
Conhecido dos foliões, mas sempre com uma surpresa na manga, o repertório do Bloco Chão da Praça une o Brasil das décadas passadas através de frevos, galopes, afoxés, marchinhas e cirandas. Junto d’Os Transacionais, o público fará uma verdadeira peregrinação musical carnavalesca que vai de Olinda a Salvador, passando pelos bailes cariocas e pelas praias do Ceará. Neste ano, o bloco homenageia o cantor e compositor cearense Fausto Nilo. Confira a programação de convidados do bloco.
Dia 25/janeiro
Os Transacionais convidam Pingo de Fortaleza e Maracatu Solar
Dia 1/fevereiro
Os Transacionais convidam o grupo Afoxé Acabaca
Dia 8/fevereiro
Baile à Fantasia – Os Transacionais convidam o Bloco Luxo da Aldeia
// Dias 25 de janeiro e 1º e 8 de fevereiro de 2018, às 19h, na Praça Verde. Acesso gratuito. Classificação etária: 18 anos. Não será permitida a entrada com bebidas.
► [MÚSICA] DRAGÃO BLUES
Programa mensal do Dragão do Mar em parceria com a Casa do Blues, o Dragão Blues apresenta shows temáticos relacionados ao gênero blues. Nesta edição, confira tributo West Coast Blues – Little Charlie & The Nightcats, Kim Wilson, Rod Piazza, John Harman.
// Dia 26 de janeiro de 2018, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.
► [TEATRO] SEXTA DO HUMOR
SE SOUBESSE...TINHA NEM VINDO
Moisés Loureiro e convidado
“É rindo que se castigam os costumes” diz a máxima latina que permeia o fazer comédia. Do riso, nada escapa: política, futebol, relacionamentos, drogas, sexualidade, comerciais de TV, bandas de axé. Ao riso, a competência de se discutir homofobia, racismo, machismo e outros males que adoecem a sociedade. O escárnio do rei, a chacota do opressor, quem merece a risada-denúncia?
O solo “Se eu soubesse... tinha nem vindo”, escrito e dirigido por Moisés Loureiro, delata e incomoda o espectador através do riso, misturando fatos do cotidiano com histórias vividas pelo próprio ator. Da tristeza pelo término do namoro ao projeto de “cura gay”, debatido no Congresso Nacional, tudo parece familiar neste espetáculo de comédia stand up.
O monólogo reúne os melhores textos do comediante dos últimos sete anos, sob um tom de ironia e um humor genuinamente cearense. Visto por mais de 200 mil pessoas, o solo esteve em cartaz nos principais teatros de Fortaleza, já foi apresentado em diversos estados brasileiros e parte da Europa.
// Dia 26 de janeiro de 2018, às 22h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). Classificação etária: 10 anos.
► [TEATRO INFANTIL] A MENINA DOS CABELOS DE CAPIM
Cia Palmas
Era uma vez, um senhor viúvo que tinha uma filha muito bonita, com os cabelos longos. A mãe, em vida, penteava e cuidada dos seus cabelos, mas a madrasta maltratava a menina, castigando-a pela falta mais insignificante. Como ela poderia se livrar disso? O pai a salvaria com seu amor? Assista a essa linda adaptação da Cia Palmas.
// Dias 27 e 28 de janeiro de 2018, às 17h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Classificação etária: Livre.
► [MÚSICA] PRAÇA DO ROCK
Lilt
Imagine viajar pelas ondas sonoras do espaço. Imagine um universo curioso. Inabitado. A ser explorado. Prazer, LILT. É rock. É noise. É fusion. É instrumental. É o que seu ouvido disser. Com a proposta de apresentar uma sonoridade marcante, o power trio se lança em 2015 como uma banda experimental. Synths, beats, grooves, linhas de baixo bem definidas e guitarras versáteis são as marcas da banda. A ideia é passear por diversos estilos, explorar elementos e desconstruir formatos. A resposta disso tudo está em cada música. É na ausência das letras que o freestyle se faz presente. Um som sem limites, sem rótulos, sem frescura.
Void Tripper
Em meados de 2015, quatro amigos que se conheciam desde os tempos de escola, tinham uma paixão em comum: Black Sabbath. Essa paixão resultou na Void Tripper. A banda pega emprestado a sonoridade do Stoner Rock e o peso do Doom Metal, mesclados com a psicodelia e riffs marcantes. Os dois vocalistas e guitarristas Mário Fonteles e Anastácio Júnior alternam entre a agressividade e melodia enquanto o Baterista Gabriel Mota explode em ataques pesados na bateria acompanhado do baixo alucinante de Samuel Barros, numa sonoridade que, ao mesmo tempo que revive o som clássico dos anos 1970, junta-se ao peso do Fuzz. A banda lançou no dia 21 de Outubro de 2017 seu EP de estréia "Volume I", contendo 5 faixas de puro som pesado, disponível nas principais plataformas de distribuição.
// Dia 27 de janeiro de 2018, às 18h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.
► [FEIRA E DANÇA] FUXICO NO DRAGÃO – ESPECIAL FUÁ DE SALÃO
O Fuxico no Dragão veio para agitar as tardes de domingo com uma feirinha diferenciada que reúne, a cada edição, vinte expositores de produtos criativos em design, moda e gastronomia. Em janeiro, tem atração especial a cada edição. Neste domingo, tem ainda o especial Fuá de São, com um baile de dança de salão gratuito, com variados ritmos da dança a dois. O objetivo é promover um espaço de mistura dos diversos grupos da dança de salão e permitir que praticantes e simpatizantes possam dançar e admirar essa pluralidade.
 Dia 28 de janeiro de 2018, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.
► [PRÉ-CARNAVAL DO DRAGÃO] BLOCO IRACEMA BODE BEAT
Em 2018, depois de ter casado com o Bode e parido o Carnaval, Iracema entra em crise. Crise já vivida pelo Poeta Descomunal, Mário Gomes, cuja vida em toda a sua plenitude não cabia no cotidiano burguês da proviciana Fortaleza ― e inevitavelmente o encontro dos dois provocou no Bode o nascimento dos chifres.
A partir desse mote, Iracema Bode Beat, o Bloco, conta em 2018 a saga desse encontro ― que gerou no Bode muita reflexão (além dos chifres), na Iracema muito tesão (sem mea-culpa) e no poeta o anúncio do fim da depressão que acometeu a humanidade desde que o mundo é mundo, mas que como o beijo encantado de um príncipe que engoliu milhões de estrelas e acordou mil anos depois acordou também na cidade a alegria dos encontros impossíveis e derreteu a maldade dos que erram pela ignorância de que há leis maiores do que a da gravidade.
Ao som de muitos metais, tambores e atrações circenses, o bloco entoa o melhor do Carnaval de rua junto dos cantores Daniel Groove e Nayra Costa.
Dias 28 de janeiro e 11 de fevereiro, às 18h; e dia 4 de fevereiro de 2018, às 18h30, na Praça Verde. Acesso gratuito. Classificação etária: 18 anos. Não será permitida a entrada com bebidas, no espaço.
TODA SEMANA NO DRAGÃO DO MAR
Feira Dragão Arte
Feira de artesanato fruto da parceria com Sebrae-CE e Siara-CE.
Sempre de sexta a domingo, das 17h às 22h, ao lado do Espelho D'Água. Acesso gratuito.
PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura informa que o Planetário Rubens de Azevedo modernização tecnológica. Está, portanto, temporariamente fechado para atendimento ao público amplo, funcionando apenas para escolas agendadas. Informações: 3488.8639 ou www.dragaodomar.org.br/planetario
MUSEU DA CULTURA CEARENSE (MCC)
► Exposições “Fronteiras – Olhar Adiante” e “Meridianos de Infinitude” [Festival Encontros de Agosto]
Em sua sétima edição, o Encontros de Agosto é um dos principais eventos de fotografia realizados no Ceará. Desde sua criação, proporciona uma troca de experiências e saberes entre artistas e estudiosos da fotografia deste e outros estados e países, além de oferecer aos apreciadores das artes visuais a possibilidade de ter acesso à obra de conceituados fotógrafos, de carreiras consolidadas, e novos nomes.
Lançada no Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto, com os eventos FotoFesta e FotoPasseio, esta edição do Encontros de Agosto é comemorativa de sete anos do Festival. A abertura oficial foi realizada no dia 14de dezembro, às 19 horas, no Museu da Cultura Cearense (MCC) no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, que abriga duas das três exposições que integram a programação: as coletivas “Fronteiras – Olhar Adiante” e “Meridianos de Infinitude”, que permanecerão abertas à visitação até 28 de janeiro de 2018.
A coletiva “Fronteiras – Olhar Adiante” reúne ensaios de 20 fotógrafos do Ceará, selecionados por Silas de Paula (fotógrafo, Conselheiro e Curador do Encontros de Agosto), Carlos Carvalho (fotógrafo e representante do Festival Internacional de Porto Alegre - FestFoto) e Daniel Sosa (Diretor do Centro de Fotografia de Montevidéu), que são parceiros desta edição do Festival.
Os selecionados foram: Demétrio Jereissati, Emanuel Duarte, Fernando Maia, Fábio Lima, Francisco Galba Filho, Ingrid Barreira, Jean dos Anjos, João Luís de Castro Neto, Julia Braga, Marcela Elias, Marcelo Barbalho, Raquel Amapos, Ricardo Arruda, Samuel Tomé, Sérgio Carvalho, Tatiana Tavares, Thadeu Dias Bruno, Valdir Machado Neto, Weberton Skeff e William Ferreira.
“Meridianos de Infinitude” conta com ensaios de duas fotógrafas convidadas de Porto Alegre e dois de Montevidéu - Uruguai. Fernanda Chemale traz ao festival o ensaio “Desordem”, com imagens inspiradas nos poemas de Gisela Rodriguez; Letícia Lampert apresenta a obra “Exercícios para perder de vista”; José Pilone Costa expõe “O homem cinza” e Roberto Fernández Ibáñez apresenta os ensaios intitulados “Resiliência Terrenal” e “La Mano”. Esta mostra teve a curadoria de Carlos Carvalho e Daniel Sosa.
A terceira exposição do 7º Encontros de Agosto acontece na Imagem Brasil Galeria a partir do dia 16. É uma coletiva de dez fotógrafas do grupo Mulheres da Imagem Ceará: Camila Pinho, Ingrid Barreira, Jéssica de S. Carneiro, Larissa Bezerra, Lia de Paula, Nely Rosa, Sheila Oliveira, Suelena Moreira, Thais Mesquita e Vânia de Freitas. Esta mostra poderá ser visitada até 28 de fevereiro.
Em cartaz até 28 de janeiro, nas salas 1 e 2 no MCC. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.
► Exposição Vaqueiros
Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.
Mostra de longa duração, no Piso Inferior do Museu da Cultura Cearense. Visitação de terça a domingo, das 9h às 19h (acesso até as 18h30) e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.
► TEMPORADA DE ARTE CEARENSE [artes visuais]
Exposição Memórias do Futuro em Ruínas
Mariana Smith
A Exposição Memórias do Futuro em Ruínas é uma investigação sobre a Praia do Futuro em Fortaleza, a partir das contradições entre um sonho utópico de um futuro hoje falido e as forças naturais que trazem como resistência seus processos corrosivos. Quais são as perspectivas de futuro num mundo em que as esperanças de crescimento e melhoria de condições de vida se esvaem?
A partir dessa perspectiva, os trabalhos apresentados apontam para uma construção de paisagens distópicas em que o homem é vencido pelas forças da natureza, ali passado e futuro se entremeiam, numa proposta de desconstrução dos sonhos de um futurismo tecnológico, para uma possível realidade de um futuro devastado.
A partir de recortes dessa paisagem, vemos uma construção de possíveis ficções de um futuro para esse local em uma instalação com vídeos, fotografias e desenhos. O projeto é resultado da pesquisa em andamento no mestrado de Artes Visuais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e foi selecionado pelos Editais Culturais 2016/2017, do Instituto Dragão do Mar, compondo assim nossa Temporada de Arte Cearense.
 Em cartaz até 28 de janeiro de 2018. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30) e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CEARÁ
► 32ª Bienal de São Paulo – INCERTEZA VIVA
Com realização no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, uma nova etapa nacional das itinerâncias da 32ª Bienal de São Paulo – INCERTEZA VIVA acontece até 28 de janeiro de 2018, trazendo um recorte de 15 artistas e coletivos.
Foram selecionados para integrar a exposição: Antonio Malta Campos (Brasil) Bárbara Wagner (Brasil), Charlotte Johannesson (Suécia), Felipe Mujica (Chile), Francis Alÿs (Bélgica), Gilvan Samico (Brasil), Güneş Terkol (Turquia), Grada Kilomba (Portugal), Jonathas de Andrade (Brasil), Michal Helfman (Israel), Misheck Masamvu (Zimbábue), Mmakgabo Helen Sebidi (África do Sul), Pierre Huyghe (França), Rachel Rose (EUA), Vídeo nas Aldeias (Brasil) e Wilma Martins (Brasil). A curadoria geral de Jochen Volz foi responsável pela última edição da Bienal, em 2016.
Intitulada INCERTEZA VIVA [Live Uncertainty], a 32a Bienal tem como eixo central a noção de incerteza a fim de refletir sobre atuais condições da vida em tempos de mudança contínua e sobre as estratégias oferecidas pela arte contemporânea para acolher ou habitar incertezas. A exposição se propõe a traçar pensamentos cosmológicos, inteligência ambiental e coletiva assim como ecologias naturais e sistêmicas. A mostra foi concebida em torno das obras de 81 artistas e coletivos sob curadoria de Jochen Volz e dos cocuradores Gabi Ngcobo (África do Sul), Júlia Rebouças (Brasil), Lars Bang Larsen (Dinamarca) e Sofía Olascoaga (México).
Em 2017, o programa de mostras itinerantes da 32ª Bienal de São Paulo circula com seleções de obras da 32ª Bienal por doze cidades no Brasil e duas no exterior: Campinas/SP, Belo Horizonte/MG, São José dos Campos/SP, Cuiabá/MT, São José do Rio Preto/SP, Ribeirão Preto/SP, Garanhuns/PE, Palmas/TO, Santos/SP, Itajaí/SC, Fortaleza/CE, Vitória/ES, Bogotá/Colômbia e Porto/Portugal.
Em cartaz até 28 de janeiro de 2018. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30) e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30).
MULTIGALERIA
► [ARTES VISUAIS] ABERTURA DA EXPOSIÇÃO "OS SERES SÃO VIVOS"
De Celso Oliveira
Como pode ainda funcionar a vida na terra? É a partir desse questionamento que Celso Oliveira inicia a pesquisa com a fotografia e os seres vivos. Em 2010 o fotógrafo começou a desenvolver o trabalho de investigação do seu olhar sobre a natureza ao nosso redor. “Os seres vivos se atacam e se transformam permanentemente, eu não sei como ainda estão vivos.” Intriga-se Celso.
O resultado dessa imersão em nosso meio ambiente pode ser visto na Exposição "Os seres São vivos", no espaço Multigaleria do Dragão do Mar, com entrada gratuita. A exposição faz parte do ciclo programático Férias no Dragão - O melhor verão da sua vida, realizado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar com apoio da Prefeitura de Fortaleza.
Celso Oliveira apresenta 12 fotografias do Rio Cocó, do litoral do Ceará, Maciço do Baturité, e o Parque Nacional dos Lençóis no Maranhão. A primeira parte da exposição passou pelo Estoril e agora será apresentada a segunda etapa que fica aberta para visitação até 28 de janeiro.
Nascido no Rio de Janeiro, o fotógrafo começou a carreira em 1975 enquanto trabalhava como assistente de laboratório no Estúdio Fotografismo e Artes. Em 1980, muda-se para Fortaleza, onde integra a equipe coordenada por Chico Albuquerque (1917-2000) no jornal O Povo e participa do grupo de fotógrafos Dependentes da Luz. De lá pra cá tem contribuído fortemente para a fotografia do Ceará, elaborando ensaios documentais e livros de fotografia.
Em cartaz: até 24 de fevereiro de 2018. Visitação: de terça a domingo, das 14h às 21h (com acesso até as 20h30). Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...