sábado, dezembro 26
Em casa
- Os oito pescadores potiguares, que naufragaram por quatro dias nas proximidades do arquipélago de Fernando de Noronha e que foram salvos no litoral do Ceará receberam alta hospitalar e já estão em suas casas em Natal.
- Eles estavam em tratamento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Praia do Futuro e no Hospital Geral de Fortaleza.
- Os pescadores estavam desidratados e com pequenas queimaduras pelo corpo.
- Dois náufragos de 25 e 48 anos foram os últimos a receberem alta do HGF.
- Eles estão com infecção na pele devido os quatro dias em contato com a água do mar.
- Um vaquinha entre jornalistas, pescadores e voluntários pagou as passagens deles para Natal.
- Pessoas doaram roupas e cobertas.
- Os oito pescadores partiram de Natal em 19 de dezembro para passar oito dias em alto mar pescando.
- Mas ao completar um dia de pesca o barco Rei Artur afundou, nas proximidades de Fernando de Noronha.
- O grupo acionou um bote salva vidas, onde ficaram por quatro dias racionando água potável e ração.
- O bote salva vidas furou no quarto dia e eles ficaram agarrados nas bordas do bode.
- Na noite de Natal o bote foi avistado a 15 quilômetros da costa cearense nas imediações da Praia da Caponga, em Cascavel, a 60 quilômetros de Fortaleza.
- Os potiguares foram salvos por pescadores do barco cearense Rio Prata e os levaram para a Praia do Mucuripe, em Fortaleza.
- O comandante do salvamento foi o pescador José Nilton Pereira da Silva, de 52 anos.
- Ele disse que nunca tinha salvado ninguém em mais de 30 anos de pescador.
- "Foi uma emoção muito grande. Avistamos o bote e com calma conseguimos resgatar todos os oito. Eles estavam desorientados. Não diziam coisa com coisa. Acho que fui o papai noel deles", afirmou o cearense.
- Bastante debilitados os potiguares receberam atenção paramédica de duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tão logo chegaram no Porto dos Botes do Mucuripe.
- Em seguida foram encaminhados para a UPA da Praia do Futuro e para o HGF.
- A Capitania dos Portos do Ceará faz relatório para descobrir as causas do naufrágio.
- Informações preliminares colhidas pela Capitania apontam que o Rei Artur afundou devido a uma tormenta que afetou o piso da cozinha do barco.
- A Capitania investiga se navios desconsideraram pedido de socorro aos náufragos, como denunciaram os pescadores.
- Um tubarão seguiu boa parte da navegação dos náufragos em alto mar.
- Quatro nomes dos oito pescadores:
- Francisco Monteiro de Oliveira.
- Carlos André dos Santos.
- Luiz Brito.
- Wilson Rocha.
Feliz Natal
A Nova Acrópole Fortaleza deseja a todos um Feliz Natal com a bela crônica da professora Lúcia Helena Galvão:
Carta para Papai Noel
Querido Papai Noel:
Sei que tenho andado meio silenciosa nos últimos tempos; afinal, minha última carta foi aos nove anos de idade e, dentro de três dias, já chego aos 51... Mas escrevo exatamente para te provar que essas décadas de silêncio não significam em absoluto que eu tenha me esquecido ou desacreditado.
Foi bem difícil, sabe? Durante grande parte da minha vida, tentaram me provar que você não existia, e até tive que esconder essa minha crença. Confesso que até tentei desacreditar, mas havia uma imagem muito forte dentro de mim que não me permitiu: uma paisagem de neve e frio absoluto, e um velhinho sábio e generoso com roupas vermelhas como fogo, no meio de tudo isso. Sabe, Papai Noel, apesar de viver em um país de clima tropical agravado pelo aquecimento global, algumas vezes, nesse tempo todo, eu vivi esta paisagem gelada bem dentro do meu peito: indiferenciada, indiferente, vazia. Acostumada a me virar bem no calor às vezes extremo, confesso que frio deste tipo me pega sempre desprevenida, e gela completamente o meu coração. Corrijo: o gelo nunca foi completo... porque eu sabia que o senhor se escondia por lá, em algum canto, ainda que eu não alcançasse vê-lo, certas vezes. Mas sentia; sentia o calor da sua generosidade, via o reflexo distante de alguma chama de fogo, ouvia os ecos do sorriso que sempre dizia: “Não esqueça! Nada é tão grave; nenhum frio pode me matar! (seguido sempre do indefectível hohoho, é claro), e isso me enchia (e enche!) de esperanças.
Depois destes anos de silencioso diálogo, eu resolvi, veja só, como recompensa pela minha incansável confiança, te pedir um presente. Não sei o que deu em mim; talvez tenha sido o tal nefasto efeito da propaganda infantil; o fato é que estou bem convicta disso: quero mesmo um presente, este ano.
Depois destes anos de silencioso diálogo, eu resolvi, veja só, como recompensa pela minha incansável confiança, te pedir um presente. Não sei o que deu em mim; talvez tenha sido o tal nefasto efeito da propaganda infantil; o fato é que estou bem convicta disso: quero mesmo um presente, este ano.
Uma vez que me decidi a pedir, com cartinha e tudo, começou o difícil dilema de saber o que pedir, para aproveitar bem essa oportunidade, pois já não tenho tantas décadas assim pela frente e, julgando pela periodicidade das cartas até agora... talvez não haja outra. Mas que difícil... não me falta nada! Não consegui pensar em nada que eu quisesse tanto assim ter ou deixar de ter, embora remexesse o mundo dos desejos de polo a polo. Desejar é uma obra difícil: temos que saber o que nos falta para sermos completos, ou seja, temos que saber o que é um ser humano completo; a internet não diz. Talvez haja resposta numa “intranet”, que converse com nossa própria consciência... mas esta vive fora do ar.
Mas... espera um pouco, acho que descobri! Sim, sim, sim, já sei o que eu quero! Presta atenção, Papai Noel, pois este é um momento solene! Anote, por favor (não que eu duvide de sua proverbial memória, mas, como dizia minha vó, prudência e canja de galinha....): de presente de Natal, este ano, eu quero... sua presença. Muito, muito mais da sua luminosa presença. Sua luz, mais visível e perceptível, bem perto de mim. Seu calor, que prova que neves eternas, dentro de nós, são um blefe daqueles que, descuidados, não souberam proteger seus sonhos mais sagrados, e sopram a chama alheia, só de birra. Quero irradiar sua luz, para que outros saibam; os descrentes e esquecidos, ao passarem por mim, quero que tenham dúvidas; os que duvidam, certezas. Quero irradiar Papai Noel. Quero que, antes que meu sopro de vida cesse, e minha luz vá se encontrar com a tua, eu possa ouvir alguém dizer: “- Papai Noel? Sim, sim, eu acredito! Basta olhar para aquela senhora que vai ali: ela anda de mãos dadas com ele o tempo todo!”
Jose Maria de Melo
- Enterro do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), desembargador JOSÉ MARIA DE MELO será hoje.
Rei Artur
- Seis dos oito pescadores potiguares, que naufragaram por quatro dias nas proximidades do arquipélago de Fernando de Noronha e que foram salvos no litoral do Ceará receberam alta hospitalar na noite de ontem.
- Eles estavam em tratamento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Praia do Futuro, em Fortaleza.
- Os pescadores estavam desidratados e com pequenas queimaduras pelo corpo.
- Dois náufragos de 25 e 48 anos continuam internados no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) com infecção na pele devido os quatro dias em contato com a água do mar.
- Boletim médico do HGF indica que os dois pescadores estão em estado estável, mas precisando de mais tratamento espacializado para curar as queimaduras. Eles devem ser transferidos para o Instituto José Frota (IJF), hospital de referência de queimados.
- Os pescadores aguardam vagas de leitos no IJF para serem transferidos. Os seis que receberam alta foram encaminhados para Natal (RN).
- Os oito pescadores partiram de Natal em 19 de dezembro para passar oito dias em alto mar pescando. Mas ao completar um dia de pesca o barco Rei Artur afundou, nas proximidades de Fernando de Noronha.
- O grupo acionou um bote salva vidas, onde ficaram por quatro dias racionando água potável e ração. O bote salva vidas furou no quarto dia e eles ficaram agarrados nas bordas do bode. Na noite de Natal o bote foi avistado a 15 quilômetros da costa cearense nas imediações da Praia da Caponga, em Cascavel, a 60 quilômetros de Fortaleza. Os potiguares foram salvos por pescadores do barco cearense Rio Prata e os levaram para a Praia do Mucuripe, em Fortaleza.
- O comandante do salvamento foi o pescador José Nilton Pereira da Silva, de 52 anos. Ele disse que nunca tinha salvado ninguém em mais de 30 anos de pescador.
- "Foi uma emoção muito grande. Avistamos o bote e com calma conseguimos resgatar todos os oito. Eles estavam desorientados. Não diziam coisa com coisa. Acho que fui o papai noel deles", afirmou o cearense.
- Bastante debilitados os potiguares receberam atenção paramédica de duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tão logo chegaram no Porto dos Botes do Mucuripe.
- Em seguida foram encaminhados para a UPA da Praia do Futuro e para o HGF.
- A Capitania dos Portos do Ceará faz relatório para descobrir as causas do naufrágio. Informações preliminares colhidas pela Capitania apontam que o Rei Artur afundou devido a uma tormenta que afetou o piso da cozinha do barco.
Irauçuba 3,8 graus
"Esse tremor foi um dos mais fortes sentidos este ano. Todos sentiram em Passarinho. As portas e janelas vibraram. As cadeiras chegaram a sair do local e os alumínios bateram na cozinha".
O relato é da dona de casa Vera Lúcia Braga sobre o terremoto de 3,8 graus verificado no Natal, às 8h53, na localidade de Passarinho, em Irauçuba, a 190 quilômetros de Fortaleza.
Em setembro passado, Irauçuba registrou um mês inteiro de atividade sísmica com abalos variando 0,5 a 3,3 graus com avariações nas casas (telhados afastados e trincas nas paredes).
Soldado Francisco Frota, da Defesa Civil de Irauçuba, que estava no distrito Coité, perto de Passarinho, informou que o tremor de hoje durou cerca de dez segundos.
"O terremoto foi sentido também nos distritos de Juá e Boa Vista, em Irauçuba e na cidade de Canindé", destacou. Frota recebeu relatos de rachaduras em paredes e pisos de casas de Irauçuba. Não houve registro de mortes.
O terremoto desta sexta-feira foi captado pela estação sismológica de Pau dos Ferros (RN). Este foi o maior terremoto anotado no Ceará este ano.
Em 2015 o Ceará verificou terremotos em 15 cidades.
Tremeu 3,8 graus de magnitude em Irauçuba.
A terra tremeu 3,2 graus em Camocim e Alcântaras.
Terremotos de 3 graus em Uruoca e Beberibe.
Tremores de 2,9 graus em Meruoca, Morada Nova, Ocara e Cascavel.
Tremeu 2,5 graus em Quixeramobim.
Com 2,2 graus tremores em Russas, Palhano, Itaiçaba , Jaguaruana e Senador Sá.
As regiões cearenses afetadas pelos tremores estão em cima de falhas geológicas.
O Laboratório Sismológico do Nordeste, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis-UFRN), estuda os fenômenos no Nordeste.
"A atividade sísmica do Nordeste do Brasil tem sido alvo constante de estudos, uma vez que esta é região mais ativa do país", destaca um informe da LabSis-UFRN).
Este ano foram registrados terremotos em três estados do Nordeste: Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
Areninhas
O prefeito Roberto Cláudio assina, hoje, às 9 horas, ordem de serviço para construção da Areninha Barra do Ceará (Regional I). Com o início da obra, o atual campo de areia, localizado no encontro da rua Dos Holandeses com a rua Dos Abolicionistas, ganhará uma série de melhorias. A área do entorno também será requalificada com reforma da praça e da pista de skate, além de nova iluminação com luz branca.
Com investimento de R$ 852.145,67, o local, conhecido como Campo do Grêmio, será equipado com gramado sintético, arquibancadas, redes de proteção, alambrados, vestiários, iluminação, paisagismo, pavimentação, sala de administração, depósito para materiais esportivos, acessibilidade para cadeirantes e piso podotátil.
O projeto Areninhas, da Prefeitura de Fortaleza, está urbanizando e requalificando campos de futebol em bairros com alto índice de vulnerabilidade social. Três Areninhas já foram inauguradas pela Prefeitura e entregues à população, são elas: Campo do América, Thauzer Parente e Genibaú.
Já as Areninhas do Conjunto Ceará, Conjunto Esperança, Parque Dois Irmãos, Sítio São João, Campo do Pici, Aracapé, Pirambu, São Gerardo e Vila União estão com obras em andamento e possuem entrega prevista para 2016.
O objetivo é entregar para a população equipamentos esportivos de qualidade, onde a comunidade possa, além de praticar atividade física, ter um espaço seguro de convivência, lazer e formação cidadã. Para isso, nas novas Areninhas também serão implantados núcleos de projetos esportivos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, oferecendo, de forma gratuita, escolinha de futebol para a garotada.
Serviço
Ordem de serviço para a construção da Areninha Barra do Ceará
Data: 26 de dezembro 2015 (sábado)
Horário: 9h
Local: Rua Holandeses com rua Abolicionistas - Barra do Ceará
(Após o calçadão do Rio Siqueira, entrar à direita no posto BR)

Assinar:
Postagens (Atom)
Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos
Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...
.jpg)
-
CONVENÇÃO MUNICIPAL DA FEDERAÇÃO PSOL/REDE FORTALEZA. O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, e a Rede Sustentabilidade, que compõem a Fede...
-
Com o compromisso de buscar a inovação de políticas públicas que garantam soluções e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara ...
-
Com o lema "Amar e cuidar de Caucaia", o pré-candidato a prefeito do município pelo partido dos trabalhadores, Waldemir Catanho, r...