Confira o Arquivo Nirez para 26 de junho na História de Fortaleza:
1907 - A Fábrica de Cigarros Fortaleza, nascida com a firma Marques da Silva & Companhia e que passou para Marcos de Lima perde, mais uma vez seu titular, passando e pertencer a Viúva Marcos de Lima, Mariana Gurgel de Lima. Neste ano lança a marca Cigarros La Morena.
1919 - Instalado, na Rua Senador Jaguaribe, o Dispensário dos Pobres, fundado e mantido pela Liga das Senhoras Católicas, tendo na direção Amélia Barroso Salgado.
1923 - Assume o comando da Força Pública Militar do Ceará, o tenente-coronel José Honorato Carneiro.
1929 - Morre, em Fortaleza, o abolicionista coronel José Corrêa do Amaral, aos 81 anos de idade. Foi membro da Cearense Libertadora e hoje é nome de rua no Meireles. Nascera em Fortaleza no dia 23 de agosto de 1847.
1930 - Inaugura-se, o Cine Phoenix, na segunda sede da Fênix Caixeiral, na Praça Marquês do Herval, atual Praça José de Alencar, com o filme “Gente de circo”, da Metro Goldwin-Mayer.
1947 - Instalada em Fortaleza a Companhia Ceará Seguros Gerais, no gênero, a primeira do Estado, tendo na presidência o industrial Pedro Philomeno Ferreira Gomes (Pedro Filomeno).
1947 - Eleito, pela Assembleia Legislativa, e toma posse no dia 27, no cargo de vice-governador, Francisco de Menezes Pimentel.
1949 - Inaugura-se, às 10 horas, o Mercado José Bonifácio, em prédio próprio na esquina da Rua Antônio Pompeu com Rua da Assunção, na Praça José Bonifácio, no bairro do mesmo nome.
1954 - Inaugurado, no bairro do Pirambu, um Centro de Saúde, pela Secretaria de Educação e Saúde do Estado. É inaugurado também, no mesmo dia outro Posto de Saúde, em Caucaia, pela mesma secretaria.
1954 - Abre-se, sob patrocínio da Secretaria de Agricultura do Estado, a IX Exposição Cearense de Pecuária.
1955 - Morre, no Rio de Janeiro, o professor e poeta Francisco de Paula Aquiles, que lecionou no Colégio Militar e no Instituto de Educação. Era nascido em Corumbá, MT, no dia quatro de maio de 1889. Foi membro da Academia Rebarbativa.
1955 - Miss Ceará, Emília Barreto Correia Lima (Emília Correia Lima) é eleita Miss Brasil, no Baile do Hotel Quitandinha, no Rio de Janeiro. Irá a Long Beach, Califórnia, disputar o título de Miss Universo.
1956 - Incêndio destrói uma casa de fogos na Rua Conselheiro Tristão entre a Rua Domingos Olímpio e Rua Joaquim Magalhães, onde deveria ser esquina com Rua Quintino Bocaiúva, mas nunca foi aberta. Pertencia ao cidadão conhecido como Pedro Fogueteiro.
1956 - A Lei 3.208 agrega a Faculdade de Ciências Econômicas do Ceará à Universidade Federal do Ceará-UFC.
1958 - Assume o comando da Capitania dos Portos do Ceará, o capitão de fragata Roberto Coutinho Coimbra, em substituição ao também capitão de fragata Geraldo Gondim Juaçaba. A Capitania dos Portos ficava em casa localizada na Avenida Alberto Nepomuceno, 297, local hoje ocupado pelo novo Mercado Central.
1959 - Assume o comando da Capitania dos Portos do Ceará, o capitão de fragata Ivan Burgos Feitosa, substituindo Roberto Coutinho Coimbra, do mesmo posto. A Capitania dos Portos ficava em casa localizada na Avenida Alberto Nepomuceno, 297.
1962 - Irrompe incêndio no Posto Elétrico de consertos de rádio, na Avenida Duque de Caxias, 637, atingindo os prédios vizinhos da esquerda e direita, Instituto de Traumatologia e Ortopedia do médico João Estanislau Façanha e a Oficina Guliver. Todos os prédios ficavam no quarteirão entre a Rua Barão do Rio Branco e Rua Senador Pompeu.
1964 - Regulamentada, pela Lei Municipal 2.621, a Fundação do Serviço Social de Fortaleza, criada pela Lei 2.486 de 26 de outubro de 1963, tendo inicialmente sede em prédio na esquina da Rua Barão do Rio Branco, 1654, com Rua Clarindo de Queirós, onde antes funcionou o Colégio Farias Brito e o Colégio Nogueira, sendo seu primeiro superintendente, Edvar Arruda Filho.
1965 - Inaugurado o Teatro Universitário da UFC, em prédio na Avenida da Universidade nº 2210. Era conhecido como Teatro de Bolso. Depois recebeu o nome de Teatro Universitário Pascoal Carlos Magno.
1970 - Lançado no Náutico Atlético Cearense o livro Antes e depois de 31 de março, em dois volumes, de autoria do jornalista Themístocles de Castro e Silva, com apresentação por José Denizard Macedo de Alcântara.
1973 - Em visita de inspeção, encontra-se em Fortaleza o comandante do IV Exército, General Walter Menezes Paes.
1974 - Inaugurado o Congresso Nacional dos Garçons, às 9 horas, no Centro de Convenções do Ceará.
1976 - Após várias tentativas é finalmente desencalhado o navio norte-americano “Mormacrigel”.
1977 - A Prefeitura Municipal de Fortaleza-PMF inicia a colocação de 20 mil placas de ruas de Fortaleza, sendo as últimas oficias. Depois chegaram as placas com propagandas que hoje inundam a Cidade, porém, mal colocadas, pois faltam muitas placas em muitas ruas enquanto as antigas placas são retiradas para colocação das novas com propaganda. Existem esquinas com quatro placas e outras com nenhuma. Foi um grande prejuízo para a cidade a colocação das novas placas de propaganda.
1977 - A tradicional Farmácia Pasteur, na Rua Major Facundo, na Praça do Ferreira, fecha suas portas. Ponto de encontro de saudosistas que ali se reuniam para um cafezinho, a farmácia marcou época na cidade e por ela passaram gerações de funcionários. Seus proprietários decidiram vender aquele ponto ao grupo Sabino Modas Comércio S/A.
1983 - Morre, aos 54 anos incompletos, o médico e professor Francisco Haroldo Bezerra de Arruda (Haroldo Arruda), ex-vice diretor do Hospital Geral de Fortaleza. Nascera em Fortaleza a 28 de julho de 1929.
1993 - Morre em Fortaleza o general Eduardo Humberto Garcia Ellery, ex vice-governador.
2000 - Fundada em Fortaleza a Academia Leonística de Cultura no Ceará-Alecce, formada por 45 cadeiras.
2001 - Lançamento, às 18 horas, na Casa Amarela da UFC, na Avenida da Universidade, 2591, no Benfica, do livro Orson Welles no Ceará, de autoria do pesquisador e crítico de cinema Firmino Holanda, editado pela Fundação Demócrito Rocha, com exibição de imagens do filme It’s all true.
2003 - Posse, às 19h30, do escritor Carlos Augusto Viana como titular da Cadeira 3 da Academia Cearense de Letras-ACL cujo Patrono é Antônio Augusto e que estava vaga com a morte do acadêmico Antônio Martins Filho, sendo saudado pelo consócio Juarez Leitão. A solenidade é na sede daquele sodalício, no Palácio da Luz, na Rua do Rosário, 1, Centro.
2003 - A Universidade Estadual do Ceará-Uece outorga o título de Doutor Honoris Causa ao chanceler Edson Queiroz (foto), ‘‘in memoriam’’, às 20 horas, no Teatro Celina Queiroz, da Universidade de Fortaleza-Unifor. O reitor da Uece, Manassés Claudino Fonteles, faz a saudação ao homenageado, entregando o título a Yolanda Vidal Queiroz (Yolanda Queiroz), viúva do homenageado.
2005 - Morre, às primeiras horas, aos 80 anos de idade, no Hospital São Carlos, onde estava internado há dois meses para tratamento de um linfoma, o jornalista, escritor e historiador Geraldo da Silva Nobre (Geraldo Nobre). Seu corpo é velado na Capela do Cemitério São João Batista e o sepultamento ocorre à tarde naquele cemitério. Era membro efetivo do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará e ainda em História e Geografia pela Universidade Católica de Filosofia. Atuou como professor das duas universidades, aposentando-se ainda no Curso de História da Universidade Estadual do Ceará, quando passou a exercer atividades de diretoria no Arquivo Público do Ceará, nas décadas de 1980 e de 1990. Nascera a 31 de agosto de 1924 em Morada Nova.