- O Cina Ceará 2015 apresenta hoje:
- 14 horas - Mostra Olhar do Ceará, no Dragão do Mar-Joaquim Nabuco.
- 16 horas - Mostra Novo Cinema Espanhol, no Dragão do Mar-Joaquim Nabuco.
- 18h30 - Longa NN, de Hector Gálvez, no São Luiz.
- 19h30 - Mostra Competitiva Brasileira de curtas, no São Luiz.
- 20 horas - Cordilheiras no Mar, de Geneton Moraes Neto, no São Luiz.
domingo, junho 21
Hoje no Cine Ceará
De olho no lance
- O Ceará empatou em 3 a 3 com o Santa Cruz (PE), ontem, na Arena Castelão.
- Permanece na zona de degola para Terceirona.
- Em oitos jogos, soma apenas cinco pontos.
- Na próxima sexta-feira enfrenta o Oeste, em Osasco (SP).
- Já o Ceará Sub 15 conquistou em cima do Fortaleza, o Primeiro Turno do Cearensão 2015.
- A campanha alvinegra foi invicta e 100% de aproveitamento.
- Oito vitórias com uma goleada de 11 a 0 no Crateús.
No Cine Ceará
- Uma noite marcante a de sábado no 25º Cine Ceará.
- O São Luiz recebeu seleta platéia para a pré-estreia de 'Real Beleza'.
- O filme numa co-produção GLOBO FILMES, tem a direção de Jorge Furtado. O Real Beleza conta a história de João, um fotógrafo que procura candidatas a modelo em cidades do interior gaúcho. João conhece uma jovem de rara beleza, Maria, e acaba se envolvendo com a mãe dela, Anita. O pai da menina, Pedro, não quer deixar que ela seja modelo. João se apaixona por Anita e agora quer levar embora mãe e filha. No elenco, Vladimir Brichta, Adriana Esteves, Francisco Cuoco e a jovem Vitoria Strada. A exibição fez parte da Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem.
- Mas a noitada cinematográfica começou com o longa cubano A Obra do Século (Ficção. 100’. Cor/PB. 2015. 18 anos), de Carlos Machado Quintela, numa co-produção com Argentina, Alemanha, Suíça. Na sequência, foram exibidos três produções da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem: Kyoto (Deborah Viegas. Ficção. 9’. Cor. SP. 2014. Livre), Miragem(Virgínia Pinho. Experimental. 10’. Cor. CE. 2014. Livre) e Quintal (André Novais Oliveira. Ficção. 20’. Cor. MG. 2015. 14 anos).
- A OBRA DO SÉCULO
- O filme A OBRA DO SÉCULO (La Obra del Siglo), que abriu a programação de sábado no São Luiz, conta a história de três homens de uma mesma família que são obrigados a viver sobre o mesmo teto na Cidade Eletro-Nuclear, um ambicioso empreendimento cubano-soviético para construir a primeira usina nuclear, que não chegou a ser concluído por sofrer com o fim da União Soviética. Otto está obcecado com suas poucas posses materiais; já Rafael seu filho, está desempregado e sem qualquer perspectiva de trabalho desde a construção da estação de energia interrompida. E por fim, o neto Leo só voltou pra casa porque terminou com a namorada.
- O diretor CARLOS MACHADO QUINTELA é cubano, nascido em 1984. Estudou no ISA - Instituto Superior de Arte e na EICTV – Escola Internacional de Cinema e Televisão. Durante seus estudos fez uma série de curtas metragens, que se destacaram em vários festivais de cinema. Seu primeiro filme, La piscina (2011), teve sua estreia mundial na 63ª edição da Berlinale e foi exibido em mais de vinte festivais internacionais de cinema. La Obra del siglo (2015) é seu segundo longa metragem de ficção.
- O FESTIVAL
- O 25° Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema vai até dia 24 de junho com mostras, debates e masterclasses, locais diversos de Fortaleza. Mas mostras e exibições especiais são 60 filmes - 20 longas e 40 curtas - representando o cinema de oito países.
- Apresentado pelo BNDES, o 25° Cine Ceará é promovido pela Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Ministério da Cultura por meio da Secretaria do Audiovisual, do Governo do Estado do Ceará via Secretaria da Cultura - Secult, e da Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Secretaria de Cultura - Secultfor. É uma realização da Associação Cultural CineCeará, Corte Seco Filmes e Bucanero Filmes e tem o patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Patrocínio: Oi e Indaiá. Apoio cultural: Oi Futuro.
- SERVIÇO
- 25° Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema - De 18 a 24 de junho de 2015. Cerimônias de Abertura e Encerramento, Mostras Competitivas, Melhor Idade e Acessibilidade, O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece e Exibições Especiais: Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira, s/n - Centro); Mostras Olhar do Ceará, Novo Cinema Espanhol e Exibição Especial: Cinema do Dragão/ Fundação Joaquim Nabuco - Sala 2 (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura); Seminário MAC - Mercado Audiovisual Cearense: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema); Masterclasses: Cena 15 (Rua José Avelino 495 - Praia de Iracema) e Debates com Realizadores: Mareiro Hotel (Avenida Beira Mar, 2380 - Meireles), em Fortaleza, Ceará. Os ingressos para as exibições do Festival no Cineteatro São Luiz são distribuídos diariamente a partir das 17 horas (dois ingressos por pessoa, respeitando a classificação etária dos filmes do dia. É necessária a apresentação de documento de identidade).
'Um Toque de Vida'
O projeto Um Toque de Vida finaliza sua primeira etapa com a entrega dos certificados dos participantes do projeto nesta segunda-feira, 9 horas, no auditório da Coelce, com a participação do músico Manassés de Sousa (foto), patrono da edição 2015, representantes da Coelce e da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) e lideranças de Maranguape. Na ocasião será feita a doação de instrumentos para a União das Entidades Comunitárias de Maranguape (UNECOM).
A sua segunda edição levou o ensino de música aos jovens carentes das cidades de Aracati e Maranguape em aulas gratuitas de percussão e violão.
Durante seis meses, o projeto proporcionou aos participantes, vivenciar experiências para além da música. O projeto apontou novos horizontes aos alunos, como, disciplina e até resgate de vidas que se encaminhavam para criminalidade, contribuindo também para o engrandecimento das comunidades onde as aulas são realizadas.
Em Maranguape as aulas de violão aconteceram em uma escola pública no distrito de Columinjuba e atingem diretamente 12 alunos e indiretamente mobiliza os moradores da região de Penedo, Jardim, Ladeira Grande, Lajes e Vila Nova. As pessoas dessas comunidades participaram como colaboradores, algumas vezes como ouvintes nas aulas e fora do horário do curso, para não prejudicar o desempenho dos alunos, aprendem um pouco sobre musicalização.
Em Aracati, as aulas foram realizadas no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, Nossa Senhora de Lourdes, tendo 10 alunos de percussão e também tem grande participação da comunidade local.
“O objetivo não é a formação de músicos e sim promover e desenvolver a musicalidade de jovens carentes através de cursos específicos, aprimorando a criatividade, a sensibilidade e criando oportunidades de expressão artística”, destaca Leonardo Rocha, músico e coordenador do projeto.
SUSTENTABILIDADE
Os cursos desta primeira etapa foram concluídos. Entretanto, os resultados positivos obtidos junto às comunidades contempladas com o projeto, motivou a continuação dos cursos por parte dos próprios professores. Isto comprova como a música pode influenciar de forma positiva a vida das pessoas e de que há necessidade deste tipo de iniciativa.
O projeto Um Toque de Vida se define não somente na realização de aulas e sim, na socialização através da música.
Ao final dos cursos os instrumentos serão doados a uma instituição sem fins lucrativos, localizada nos municípios onde foram realizadas as aulas. A edição 2015 finaliza no início de junho.
O projeto Um Toque de Vida II é realizado pela Modo Maior Projetos Culturais. Projeto apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Coelce.
Mais informações
(085) 8787 8742/9991 2626
Nesta semana na CMFor
- Nesta semana a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) sedia:
- Quarta-feira (24), às 14h30, audiência pública para discutir a prestação de serviços de telemarketing em Fortaleza.
- Quinta-feira (25), às 15 horas, ato ecumênico em memória as vítimas do uso de crack e outras drogas.
- Sexta-feira (26), às 9 horas, audiência para debater sobre os 25 anos do Estatuto da Criança e dos Adolescente.
- Sexta-feira (26), das 15 às 19 horas, Convenção Regional do PSDB-CE.
Assinar:
Postagens (Atom)
Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos
Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...
.jpg)
-
CONVENÇÃO MUNICIPAL DA FEDERAÇÃO PSOL/REDE FORTALEZA. O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, e a Rede Sustentabilidade, que compõem a Fede...
-
Com o compromisso de buscar a inovação de políticas públicas que garantam soluções e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara ...
-
Com o lema "Amar e cuidar de Caucaia", o pré-candidato a prefeito do município pelo partido dos trabalhadores, Waldemir Catanho, r...