terça-feira, setembro 10

Meu Bairro Empreendedor


A Prefeitura de Fortaleza e o Sebrae Ceará realizam, nesta terça-feira (10/9), a partir das 18 horas, o Seminário Movimento Meu Bairro Empreendedor, na Escola Municipal Professor José Maria Campos, no Conjunto Esperança (Regional 10). A iniciativa é da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico que, dentro das ações do Programa Fortaleza Capacita, vem realizando seminários, capacitações, consultorias, ações de benchmarking, além de feiras setoriais e grandes encontros para os empreendedores de Fortaleza. A programação é gratuita e aberta ao público em geral.
As ações para os pequenos negócios estão sendo realizadas, prioritariamente, em territórios que fazem parte ou já estão sendo beneficiados pelo Projeto Meu Bairro Empreendedor. "A ideia da Prefeitura é levar para o bairro ações voltadas para o empreendedorismo sustentável de pequenos negócios. Estamos ofertando diversas capacitações, consultorias e até feiras multissetoriais nos bairros. Vamos dar suporte para o aprimoramento dos empreendedores locais", enfatiza o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.
Programa Fortaleza Capacita: O Programa Fortaleza Capacita é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Fortaleza e o Sebrae Ceará e, desde junho de 2021, já foram qualificados mais de 77 mil empreendedores, tornando-se o maior programa de capacitação para empreendedores do Brasil. Os interessados em participar das capacitações podem entrar em contato com a SDE pelo WhatsApp (85) 9.9935-3476 ou pelo site Fortaleza Capacita (https://fortalezacapacita.fortaleza.ce.gov.br).
Projeto Meu Bairro Empreendedor: A Prefeitura lançou, em 2019, o Projeto Meu Bairro Empreendedor, iniciando com pilotos no Bom Jardim e no Grande Mucuripe (Vicente Pinzon e Serviluz). O prefeito José Sarto já entregou as intervenções da Rua do Comércio nos bairros Vila Velha, José Walter, Pirambu, Messejana, Parque Santana (Mondubim) e Aldeota. A gestão vai entregar as obras no Jangurussu, Planalto Ayrton Senna e Jóquei Clube. Além do urbanismo diferenciado, o Meu Bairro Empreendedor conta com a implantação de Centros de Referência do Empreendedor (CREs) nos bairros Bom Jardim, Vila Velha, Messejana, Jangurussu, Cais do Porto e Cristo Redentor, espaços voltados para empreendedores locais.

Centro de Referência do Empreendedor


A Prefeitura de Fortaleza entregou, nesta segunda-feira (9/9), o 6º Centro de Referência do Empreendedor, desta vez no bairro Jangurussu (Regional 9). O equipamento, gerido pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), visa estimular a organização de pequenos produtores e empreendedores, desburocratizando a formalização, realizando capacitações técnicas e gerenciais, ofertando consultorias, além de facilitar o acesso a crédito orientado, como o Programa Nossas Guerreiras.
"Junto com a parte da urbanização, feita pelo Meu Bairro Empreendedor, é necessário aproximar os serviços da população. Aqui é uma mini SDE dentro do Jangurussu para atender uma população que não vai mais precisar se deslocar até a Messejana ou até a Aldeota para se capacitar e melhorar seu negócio", afirma Rodrigo Nogueira, titular da SDE.
O equipamento já iniciou os atendimentos e seguirá aberto de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A coordenadora de empreendedorismo da pasta, Solange Freira, detalhou algumas das capacitações previstas no espaço para a população do Jangurussu e bairros vizinhos.
"Esse espaço vem na perspectiva de aproximar os empreendedores, dando a oportunidade deles entenderem mais sobre a gestão de seus negócios. Aqui, eles terão cursos profissionalizantes sobre como se tornar um Microempreendedor Individual (MEI), como precificar o seu produto, gestão financeira, além de orientação profissional através do Sine", explicou.
O novo espaço conta com toda estrutura para oferecer atendimento e capacitação aos empreendedores locais, com recepção, sala de administração, coworking, banheiros acessíveis e copa, totalizando cerca de 82 metros quadrados² de área. As obras, executadas pela Secretaria da Infraestrutura, contaram com investimento de R$ 368 mil.
Regilene Silva é empreendedora e conseguiu crédito orientado pelo Nossas Guerreiras, que trouxe uma oportunidade de ampliação de suas vendas de produtos naturais. Ela, que antes precisava se deslocar até a Messejana, tem agora uma oportunidade de seguir melhorando seu negócio tendo orientação mais perto de casa: “Eu fiquei muito feliz porque esse centro é mais perto da minha casa e vai facilitar. Vou poder fazer mais cursos e me aperfeiçoar ainda mais na área de vendas”, contou ela.
Meu Bairro Empreendedor Jangurussu: A Secretaria Municipal da Infraestrutura entregou, em junho deste ano, as obras de urbanização da avenida Bulevar III, no Jangurussu. As intervenções fazem parte do projeto Meu Bairro Empreendedor e têm como objetivo requalificar e urbanizar as principais vias comerciais do bairro, levando mais oportunidades de empreendedorismo e geração de emprego e renda.
A avenida foi contemplada com piso intertravado, novas calçadas acessíveis e padronizadas, requalificação do canteiro central, que também recebeu piso intertravado, caramanchão, paisagismo, além de itens de acessibilidade como rampas e piso tátil, mobiliários urbanos, como bancos, mesas de jogos, lixeiras, jardineiras e playground. Além da avenida Boulevard III, o projeto também contempla outras vias do bairro, como as avenidas Castelo de Castro, Boulevard I e Boulevard II.
As intervenções estão em andamento na região e contam com 93% dos serviços concluídos e devem ser finalizadas em setembro deste ano. Ao todo, serão cerca de 78 mil metros quadrados de área, sendo o maior projeto do tipo já implantado na Capital. Quando concluídas as obras, toda a região contará com sistema de drenagem, nova pavimentação, calçadas padronizadas, passagem elevada para pedestres, mobiliários urbanos, itens de acessibilidade, dentre outras melhorias. As obras estão sendo executadas pela Seinf e contam com investimento de R$ 11,1 milhões.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...